31/07/12

Enquete: Elkeson no ataque


















Por conta de mais um erro estratégico e de planejamento da diretoria, o Botafogo atual só conta com a aposta Rafael Marques e o limitado Willian como atacantes.

Os outros (Vitinho, Cidinho, Elkeson...) são meia ofensivos, mas sem características de finalizadores.

Nessa situação - e com parte da culpa também - o técnico Oswaldo Oliveira tem escalado o Elkeson improvisado no setor ofensivo.

E depois de um início surpreendente, quando marcou três gols em duas rodadas, o ex-Vitória não resistiu e passou a atuar da mesma maneira que o Loco Abreu e Herrera vinham atuando quando revezaram a titularidade: Isolado e recebendo pouquíssimas bolas em condições.

Mas depois dos dois primeiros jogos, vi, li e ouvi vários botafoguenses dizendo que o Elkeson tinha que ser o atacante, que havíamos encontrado o "homem gol", etc.

Assim, resolvi colocar esse tema em discussão no CB. Perguntei: Você prefere o Elkeson no meio de campo ou ataque?

Dos 86 votos computados, 52 (61%) preferem o jogador no ataque, exatamente como vem sendo escalado.

Eu não acho uma boa. Penso que além de não saber jogar de costas, ele fica sem ter com quem "dialogar", e o principal: Perde a sua maior característica, que é abrir espaços e arriscar chutes.

Por isso eu fui com os 22 (25%) amigos que preferem o Elkeson na sua, ou seja, no meio de campo.

Mas diante das opções do técnico Oswaldo Oliveira, há aqueles que disseram que tanto faz, no meio ou no ataque, o Elkeson tem que jogar. Foram 12 (14%) internautas que escolheram essa opção.

Cabe ao treinador resolver, mas me parece que com o Oswaldo, o Elkeson só tem chance se for no ataque mesmo, pois o meio de campo tem muita concorrência.

Enquanto não chegam reforços para o ataque, vamos a nova enquete: Você gosta do esquema tático (451) do Oswaldo Oliveira?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

18 comentários:

Anônimo disse...

Pra ser atacante não é necessario jogar de costas para o gol, para mim o elkeson nunca foi apoiador, ele sempre atuou como um atacante de mais mobilidade, muito parecido com o hulk na maneira de jogar, atua assim desde as categorias de base do vitoria, não atoa, por vezes, era o homem mais proximo do loco abreu no esquema de três meias no qual jogava o bota no ano passado, ate mais que o proprio herrera.

Anônimo disse...

Rodrigo pois eu acho que o fogão deveria contratar o Messi do barcelona junto com sedoorf

Rodrigo Federman disse...

Anônimo 1, me refiro ao centroavante. O Elkeson não tem cacoete algum. Além disso, eu ainda o prefiro vindo do meio, de frente e centralizado.

Legal, Anônimo 2.

Abs e SA!!!

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Hoje os jornais publicaram que após oito rodadas, venda da Herrera, ele continua sendo o artilheiro do clube no brasileirão. Esse é o “planejumento” que vemos, escrevemos e criticamos do presidentista omisso omissão e seus medíocres e incompetentes dirigentes, desde 2009.
Não reclamo da venda, reclamo de não ter um único atacante de verdade (posição) com experiência!
Agora é fazer testes e improvisar, aliás, agora não, isso acontece desde 2009!

Como comentei em mensagem anterior, o Palmeiras jogará completo e já está classificado para a Libertadores de 2013. Eles sabem o quanto é importante título de expressão! Sabem que é isso que renova e faz crescer uma torcida e clube. Querem mais um título importante nesse ano!
Outro clube que jogará com força máxima é o São Paulo. Não preciso escrever quantos títulos nacionais e internacionais possui.
Enquanto isso, no atual Botafogo, o Botafogo dos medíocres e incompetentes, mudaram de posição após perceberem que os adversários darão prioridade a Sul Americana e não continuaram cometendo os mesmos erros de anos anteriores.

Acredito e confio na personalidade do Seedorf para mudar e mostrar a todos de General Severiano o que é preciso fazer.
Escrevo isso, pois desde a sua estreia o OdeO diz que vai poupar o jogador na próxima partida. Um repórter, semana passada, falou algo com ele sobre ser poupado e ele disse que agora não está mais de férias no Rio de Janeiro. Achei simbólica a atitude dele em chamar o grupo e agradecer a torcida que compareceu ao estádio no último jogo. Quantos anos isso não acontece no atual Botafogo? Atualmente só reclamam e nos enfrentam com braços cruzados, mãos nos quadris ou querem nos ensinar a torcer!
Ninguém possui competência, discernimento, para melhorar a saída do lado oeste no estádio, devido as obras da prefeitura! Depois culpam a torcida por não comparecimento. Já ouvi muitos torcedores reclamando daquele infortúnio, pouco caso, desrespeito, e prometendo nunca mais voltar.

Outra coisa que observo e não é de hoje, são os responsáveis por motivar e cobrar do grupo serem os primeiros a dar motivo para desculpas. Os técnicos e alguns dirigentes são os primeiros a reclamar do calendário, falar em cansaço, pouco tempo para treinar, etc. O contrário nunca acontece, ou seja, quando tiveram tempo livre (semana cheia, parada para seleção, etc.) não fazem e apresentaram nada. Lembro que após essas paradas, mesmo com os adversários jogando, passamos vergonhas e vexames.

Esse, realmente, não é o Botafogo que aprendemos a amar!

Seedorf, não desanime e não permita que eles lhe contaminem!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Volta loco abreu

MEDUNA disse...

Eu sempre achei o Elkeson mais com caracteristicas de atacante do que de meia. Ele pode não ser um centro avante típico que joga fixo na área feito o Loco, mas como no esquema 4-2-3-1 do Bota não existe o atacante fixo, ele se adaptou muito bem. Seria bobagem fazer ele voltar a jogar como meia de ligação.
Foi uma boa sacada do O2 redescobrir sua posição natural.

Rodrigo Federman disse...

Fala, Gil. Pois é, meu amigo. Esse Botafogo está longe de ser o que amamos. O atual Botafogo é um clubinho social e que se contenta em ser coadjuvante inexpressivo e inofensivo no futebol. É uma pena, mas é a realidade.

Anônimo, eu tb gostaria.

Meduna, eu já acho que ele não se adaptou. Mesmo nas partidas em que marcou gols (Corinthians e Bahia), não achei que ele tenha atuado bem. Ele foi sim, feliz em encontrar dois gols, mas em minha opinião, nada além disso. Nas outras partidas, o de sempre (para quem atua na frente no esquema do OO): Isolado e batendo cabeça com os adversários (o tempo todo).

Abs e SA!!!

Gustavo disse...

Na verdade eu acho ele muito mias um segundo atacante do que um atacante fixo propriamente dito. Na verdade eu acho que ele tem que jogar perto da área, mais com uma referencia. Uma formação que eu acho que poderia dar certo é com o Elkesson fazendo o papel do Herrera.

UM quarteto possível sem a saída do Loco seria Seerdorf, Andrezinho, Elkesson e Loco.

Loco com um centroavante reserva poderia ser bastante útil. Esse atacante seria o Alex. Agora a nossa brilhante diretoria emprestou o atacante duas vezes nesse ano.

Dispensaram o Gustavo e contrataram o Brinner.

Contrataram 5 apoiadores: Lodeiro, Seedorf, Andrezinho, V Junior e FG.

Na verdade o time ficou desequilibrado, onde em certas posições o time é recheado de opções e em outras não temos opções. Não temos um centroavante. O que tínhamos o tecnico e a diretoria fizeram questão de vender, emprestar e dispensar.

SAN

Rodrigo Federman disse...

Gustavo, o pior é que a tendência é o Elkeson continuar isolado (caso o OO mantenha o esquema), pois a concorrência no meio só aumentará com a chegada do Lodeiro. Já no ataque, hoje qualquer um pode jogar, pois a concorrência é nula.
Abs e SA!!!

Émerson disse...

Federman, não votei nesta enquete porque não tinha a opção "bem longe de General Severiano".

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Boa, Émerson!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Seria.muito bom ser o nosso fogão fossem campeão da sul americana com gol do sedoorf em cima da universidade de chile no nosso engenhao para a gente disputar a libertadores em 2013 com a volta do nosso loco abreu seremos um time muito forte na libertadores e tomará que o elkenson volte pro vitória rodrigo esse cara e pior jogador do botafogo não gosto do futebol dele

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, acho que tem muita gente pior do que ele. E olha que tb não sou fã do Elkeson, hein!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Que falta faz o marcelo cordeiro

Corneta disse...

Eu gosto do Elkeson no meio... do banco de reservas. E o Rafael Marques na ponta... na ponta do bando de qualquer time do Japāo...

Rodrigo Federman disse...

Nada a ver, Anônimo.

Hahahah. Boa, Corneta.

Abs e SA!!!

ari dias disse...

Ficou provado que o esquema do OO não ajuda ao jogador que fica isolado no meio dos zagueiros adversários. Pode botar qualquer jogador ali, até o Pelé iria ter dificuldades de jogar tão isolado.
SALVE NILTON, ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Ari. Com esse esquema (e mal treinado do jeito que é), nem o Messi jogaria bem.
Abs e SA!!!