14/07/13

Derrota injusta















Aqueles jogos em que o resultado final acaba sendo injusto.

Foi o que vimos na derrota do Botafogo nesta tarde para o Grêmio (1 a 2 - Seedorf), em Porto Alegre.

O GLORIOSO foi melhor durante a maior parte da partida, mas sofreu dois gols bobos e pecou no último toque. Aliás, praticamente não concluiu (exceto na pressão final), preferindo sempre utilizar os cruzamentos para a área adversária (curioso que o Oswaldo sempre disse que não gosta de tal recurso em demasia) e/ou tocar para o lado, deixando de arriscar chutes.

O nosso maior erro, afinal, foi com um chute que vencemos o Unimed FC na rodada passada e foi assim que o Seedorf marcou o nosso golaço de honra hoje. Então por que não chutar com mais frequência, amigos?

Tirando esse detalhe, o Botafogo atuou de maneira compacta e inteligente. Valeu pelo jogo coletivo, já que algumas peças não renderam bem individualmente.


E como eu disse, mesmo assim fomos superiores...
...porém, castigados no fim.


A derrota nos tirou da liderança do Brasileirão, mas ainda continuamos no G4.

Agora é melhorar e rever alguns detalhes para o próximo compromisso.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 1 x 2 Grêmio

1- Jefferson: Quando exigido, foi seguro - 6,0

2- Lucas: Na defesa não teve muitos problemas. No ataque, poderia subir mais - 5,5

3- Dória: Outra grande partida, ganhando a maioria das jogadas - 6,5

4- Bolívar: Também levou vantagem em quase todos os lances - 6,0

5- Marcelo Mattos: Combateu os adversários como pôde - 6,0

6- Júlio César: Regular durante os 90 minutos - 6,0

7- Lodeiro: Mal, errou praticamente tudo - 4,0

8- Renato: Não foi brilhante, mas ao menos não se escondeu - 6,0

9- Rafael Marques: Alguns gostam. Eu continuo achando uma piada de péssimo gosto - 4,0

10- Seedorf: Um gol de placa e todas as jogadas mais lúcidas da equipe - 6,5

11- Vitinho: Errou? Mas tenta e procura jogo. Está sendo queimado (mal escalado) - 5,0

12- Gilberto: Entrou e segurou bem a ponta - 6,0

13- Elias: Só trombou com os adversários - 5,5

14- Henrique: Perdeu um gol e mais nada - 5,0

Oswaldo Oliveira: Continua escalando e substituindo mal ou mantendo as mesmas trocas de sempre - 5,0

43 comentários:

Anônimo disse...

Nao gosto dessa tese de que o resultado foi injusto. Futebol premia quem faz gols e nao os leva e pouco importa quem " joga melhor" ou mais bonito ou mais assim ou assado. Prefiro ver o botafogo vencendo jogando feio ou pior a ter de ver uma derrota jogando "melhor" . O time lá do Sul jogou pior, mas fez dois gols e tomou somente um. Três pontos no bolso . E o botafogo perdeu a liderança. Esse Gilberto eh melhor do que o Lucas.

Sergio Di Sabbato disse...

Não vi o 1º tempo, mas o que vi o 2º e foi um time bem compacto e pecando nas finalizações e um outro time medíocre que fez dois gols cagados (o 1º nem tanto), jogando na retranca e tentando sair no contra-ataque. RM completamente inoperante, teria que ser substituído, Lodeiro mal, Renato burocrático mas não foi mal. Vitinho está fora de posição. Porque entrar o Henrique e o Elias e não o Sassá? Gostei do Gilberto, que entrou e mostrou personalidade. Até agora não entendi o critéro do soprador: a entrada do Zé Roberto no Lucas era prá vermelho direto, nem amarelo o soprador deu, idem o kleber, verdadeiro marginal. Numa falta comum o soprador dá amarelo pro Vitinho. O lance do gol foi estranho, mas se fosse a favor do Botafogo o soprador anulava. lembra da piranha em 2007? O kleber corre prá bola, portanto participa do lance, mas segundo o comentarista soprador a bola foi cabeceada pelo Bolivar. mas me explica uma coisa: o lance em que o Kleber corre prá bola é depois e ele já estava impedido. Esse são os nossos árbitros e comentaristas. O curioso é que o bandeirinha deu o impedimento. Não acho que o Botafogo tenha perdido o jogo por causa desse lance e acho que foi um lance de interpretação, mas a interpretação é sempre contra o Botafogo. De qualquer maneira gostei do time e da atitude e, podemos sonhar, exceto pela insistência do OO com o RM e com o Vitinho. Sobre o Seedorf, é craque e acho que merecia uma nopta mais alta e o RM uma bem mais baixa. Abs e SB!

Mikael disse...

Acho que faltou maldade ao time nesse jogo: faltou raiva na hora de dar aquele chute forte dentro da pequena área, faltou maldade na hora de aceitar o jogo de cai-cai do Grêmio e colocar a bola para fora em vez de continuar jogando e faltou maldade nos olhos do juiz, que não deu sequer cartão numa entrada criminosa do Zé Roberto sobre o Lucas. Acho que o Lucas fraturou o tornozelo. Foi bem dura a entrada. E o juizinho, que deveria ter expulsado, não deu nem cartão. No lance do gol faltou maldade ao time por parar de jogar ao ver o bandeira errar, quando se sabe que apenas o árbitro pode determinar a paralisação do jogo.
De qualquer forma, acho que estamos no caminho certo.
Acho que o time chutou pouco para o gol e levou dois gols que servem como lição. Esse time já mostrou que aprende nas derrotas. Vai tirar boas lições de um jogo em que merecia a vitória, mas saiu derrotado.
Para finalizar, quero destacar que considerei desastrosa a arbitragem. Aliás, como sempre desse senhor nos jogos do Botafogo: ele foi conivente com a violência do adversário.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Anônimo. O Grêmio foi mais efetivo e isso não se discute. Também reconheço que não existe o "se" no futebol, mas o título é meramente teórico e ilustrativo, tentando dizer apenas que jogamos bem, mas não soubemos (faltou competência) vencer.

Sergio, sabe o que é pior? É saber que hoje o Botafogo do OO é Seedorf, RM e mais 9. Agora ferrou. Alguns passaram a elogiar esse cara e duvido que ele saia do time. Quem pagará a conta infelizmente será o time. Sobre o lance do segundo gol, amanhã falarei especificamente, mas adianto que não vi nada para reclamarmos.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Mikael, o que mais senti falta foi da vontade em chutar. Um time que não arrisca não marca. E esperar gols de RM é dose pra mamute. rs
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

O Mikael falou exatamente o mesmo que eu sobre a arbitragem principalmente sobre a violência do time do Grêmio e, no lance do 2º gol, vi apenas agora, o bandeirinha atrapalha o Botafogo ao dar o impedimento e o time do Botafogo para na jogada, portanto, ouve erro no lance. mas desse soprador eu espero tudo, é um péssimo árbitro e ainda por cima caseiro. Uma coisa fica evidente, falta um matador de qualidade e, volta a insistir: com RM em campo, é menos um. Prá terminar: porque o MM não deu uma porrada naquele chute logo no início do 2º tempo. Se sai aquele gol, certamente o Botafogo viraria o jogo. Abs e SB!

Anônimo disse...

Gilberto > Lucas. Gabriel + Renato é a melhor folha e Seedorf = Monstro.

Rodrigo Federman disse...

É, Sergio. Fecho contigo principalmente no que diz respeito ao fraquíssimo RM.

Anônimo, ainda acho que o Lucas deve ser titular (mas gosto do Gilberto). E prefiro Gabriel + MM.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

É uma pena, Rodrigo, o time jogou bem. Só faltou um pouco mais de atenção nos passes, o Grêmio além de comer a bola, fica atento ao menor erro do adversário! Continuo achando que o Vitinho poderia passar mais a bola ao invés de tentar resolver sozinho. Jogar com RM é jogar com um a menos. Precisamos de uma opção a mais na armação e esse jogador é Jeferson Paulista. Não adianta colocar 3 atacantes e desorganizar o meio de campo. Dá pra recuperar em cima do fraco Náutico na próxima rodada.


Marcelo Lopes

RICARDO disse...

O BOTAFOGO JOGOU UMA BOA PARTIDA E NÃO MERECIA A DERROTA,AINDA MAIS QUE O SEGUNDO GOOL DO GREMIO FOI IRREGULAR,ACREDITO QUE EM UM LONGO TORNEIO COMO ESSE O TIME NÃO VAI CONSEGUIR MANTER A REGULARIDADE E SE CHEGARMOS ENTRE OS QUATRO SERÁ UM MILAGRE , COM ESSE ELENCO VAI SER DIFÍCIL DISPUTAR O TÍTULO, APÓS O ESTADUAL SE O FELIPE FICASSE AINDA ASSIM PRECIZARIAMOS
DE NO MINIMO MAIS DOIS JOGADORES PARA ENTRAR NO TIME,COM ESSA PORRADA DO ENGENHÃO OS PLANOS DE REFORÇAR O TIME ACABARAM E AGORA E TORCER PARA APARECER OUTROS GAROTOS DA BASE PORQUE GRANA PARA CONTRATAR FICOU DIFÍCIL

SDS ALVINEGRAS
RICARDO

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, o OO continua engessado! Isso me deixa fulo!

Ricardo, só não acho que fomos prejudicados no segundo gol gremista.

Abs e SA!!!

luiz sergio cunha disse...

FEDERMAN,

o botafogo perdeu, mas não foi derrotado, pois foi melhor durante 80 minutos, sendo que no 2 tempo, encolhemos o grêmio.
a sorte não andou do n osso ladi e o próprio dória, que jogou muito bem, falhou no primeiro gol, pois deixou o vargas solto e se tivesse colado, não permitiria o chute de primeira.
perdemos dois gols claros, com o mattos e com o Henrique e outro no primeiro tempo que o lodeiro concluiu desequilibrado e se toca para o RM, sairia o gol.
no mais, vejo que o Gilberto vai tomar conta da posição, pois é muito mais efetivo que o lucas e o renato o vi pegar 6 vezes na bola, o que muito pouco para um 2º volante e não combater, mas só cercar.
de qualquer forma o Oswaldo não tinha opção, pois colocar o zen é trocar 6 por meia dúzia.
no mais, acho que os torcedores de todos os clubes deveriam fazer uma campanha para esse kleber não assinar contrato com mais ninguém, pois é mau caráter, pois todo lance ou faz falta maldosa ou simula falta grave para arranjar uma expulsão.
o juiz é aquilo que sabemos, apita para o time da casa, a não ser que o visitante seja o Corinthians.
o lance do zé roberto era para expulsão.
abraços,
lscunha

Moisés Domingues disse...

O jogo foi daqueles que lamentamos a derrota porque fica aquela sensação de que poderíamos ter saído de ´lá com pelo menos um ponto. Pra mim o time foi mais organizado durante o jogo, teve algumas chances de gol que por azar a bola não entrou, em alguns momentos o time errou o último passe. O OO demorou muito pra tirar o Vitinho que não tava bem. Minha visão de cada jogador individualmente: O lodeiro não vem jogando bem e hoje errou tudo que tentou, o pior do time. Vitinho por enquanto não pode jogar como titular por enquanto, tem que entrar no segundo tempo quando o outro time está cansado, mas não no final do jogo, precisa ter mais confiança nas jogadas. O Dória falhou no segundo gol deixando o Vargas livre. O Henrique entrou bem no jogo, talvez se ele jogar mais vezes ganhe ritmo, o Elias também me agradou quando entrou. Mas eu gostei da vontade do time de ganhar o jogo o tempo inteiro, enfim, taticamente gostei do que vi do time hoje, mas também se levarmos em consideração que o jogo foi contra o Grêmio lá no sul o resultado não foi desastroso. Espero que isso não abale o time nas próximas rodadas e jogue com vontade de ganhar.

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Cunha. Bem observado. Principalmente sobre o mau caráter do Kleber. Esse cara deveria ser banido do futebol.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Como o Gabriel faz falta. Se estivesse em campo acho que não sairia o 2º gol. Abs e SB!

Enéias Teles Borges disse...

Eu estava viajando na hora do jogo. Considero que o resultado foi normal, ainda mais jogando lá no Sul. Sabendo que jogamos bem e que o segundo gol foi num lance duvidoso, fico conformado. Importante vencer a próxima e não desgrudar do G4.

SA

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, eu acho que nem o primeiro gol aconteceria. Repare que o Vargas foi entrando livre antes mesmo do Dória não marcar na área.

Enéias, jogamos bem e o resultado lá é normal, mas o 2º gol deles não foi duvidoso.

Abs e SA!!!

Valadão disse...

Botafogo jogou melhor hoje doquê com o FRUFRU .....nós não temos centroavante para colocar a bola pra dentro ....o Grêmio tem,a diferença foi essa,simples assim.....os dois gols foram legítimos.Fizemos uma boa partida,mas estamos muito dependente do Seedorf.....isso é perigoso.....precisamos de um centroavante URGENTE se quisermos alguma coisa neste campeonato

Rodrigo Federman disse...

Moisés, eu discordo um pouco. Tirando o Seedorf, todos no meio estavam mal. Assim, é inadmissível manter o único que é incapaz de algo diferente (RM) em campo.
Abs e SA!!!

luiz sergio cunha disse...

FEDERMAN,

eu acho que em relação ai gol, não temos do que reclamar.

o jogador tem que parar no apito do juiz e não no aceno do bandeira.
achei o gol legal e mais uma falha de marcação, pois aquele espaço deveria estar ocupado e normalmente seria pelo fellype Gabriel.

esse problema de encontrar alguém para fazer a função do fellype, temos que resolver e se não temos o cara no elenco e acho que não temos, vamos ter que buscar nesse grupo de gente que está no exterior ou mesmo em clubes do continente.
abraços,

lscunha

Rodrigo Federman disse...

Fecho contigo, Valadão.

Perfeito, Cunha. E o amigo já adiantou o que eu comentarei no primeiro post de amanhã! rs

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Acabei de ver o 1º tempo. Os dois gols do Grêmio foram duas falhas da defesa, principalmente o 1º. Em minha opinião O Dória falhou no 1º gol. Abs e SB!

Anônimo disse...

Para um time com 7.000 sócios, dívida gigante e o elenco já começa a dar sinal de falta de reposição apesar da derrota achei que o time esteve bem.
Perdemos como em Aracaju nos detalhes,Renato atuou bem mais com a saída do Andrezinho e do Felipe Gabriel já começamos a sentir falta de banco.
Preocupa demais isso e as contratações muito tímida aquém de um time que quer disputar titulo.
Torcida precisar urgente virar sócio do clube, porque já contamos com a renda da tv abaixo dos outros clubes da frente e penhorada , fica complicado nós torcedores imaginar coisas boas.

Juarez

Rodrigo Federman disse...

Sim, Sergio. Também acho que faltou atenção na entrada da área (1º gol).

Juarez, é por aí mesmo. Aliás, venho falando há tempos: Temos um bom time titular, mas um elenco limitado.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Será que o botafogo no Brasil todo, só tem condições de ter 7.000 sócios,enfim quantos torcedores somos?
Para a gente cobrar tem que colaborar com o clube.
Ou urubus estava na zona de rebaixamento e colocaram quase 70.000 em Brasilia quando o botafogo joga é publico de 8.000

Juarez

Juarez

MEDUNA disse...

Tá mais do que na hora de efetivar o Elias. O time joga no 4-2-3-1 e precisa de centro-avante de área. O Rm vem jogando ali improvisado porque depois da queda de rendimento do Bruno, não havia mais ninguém com esse perfil. E não venham me falar que Vitinho pode ser esse jogador, pelo amor de Deus! O Vitinho cada vez mais parece com o Maicosuel, depois que voltou da Alemanha: baixa a cabeça, e vai tentando driblar em diagonal até perder a bola.
Perdemos esse jogo, mas estou satisfeito com o rendimento do time que no 2º tempo, encurralou o grêmio como se fosse um time pequeno e só não viramos porque faltou categoria para MM e Henrique que mostraram que não são jogadores de decisão, perdendo 2 oportunidades incríveis, praticamente dentro da pequena área de frente para o gol.
Fiquei feliz com os desempenho do Elias - mudou o panorama do jogo, do Renato que mostrou vontade e fôlego e do Gilberto que substituiu o Lucas a altura.
O campeonato é longo e vai conquista-lo quem mantiver mais regularidade. Pelo que vi hoje o Botafogo é candidatíssimo.

Anônimo disse...

Jeferson Paulista estava no banco hoje e o Osvaldo devia ter colocado, porque chute de longa distância, poderia fazer a diferença.
Mais o perebinha do Paulo Cesar de Oliveira não marcava falta próxima a aréa do Grêmio de jeito nenhum.
Paulo Cesar de Oliveira foi a maior decepção do apito no Brasil, sendo sincero achava que o cara seria o melhor juiz do Brasil, mais é mais caseiro do que Heber Roberto Lopes,detesta o botafogo, péssimo arbitro.
Botafogo quando jogar fora tem que vetar esse camarada,Juizinho caseiro e o time que consegue ganhar fora de casa com ele no apito só o Corinthians, o coração dele deve ser do time mosqueteiro.

Rodrigo Cesar

Rodrigo Federman disse...

Juarez, acho que como torcedores, independente de colaborar ou não financeiramente (cada um sabe da sua situação), temos todo direito de cobrar, criticar ou elogiar.

Meduna, o RM é pífio. O Elias ainda não me mostrou nada que tenha chamado atenção. Enquanto não há ninguém e o OO não muda esse maldito esquema, eu manteria o Vitinho como homem mais avançado sim.

Rodrigo, acho que nossa derrota foi mais por incompetência e azar do que interferência direta da arbitragem.

Abs e SA!!!

Moisés Domingues disse...

Rodrigo esqueci de comentar alguns detalhes. O bolívar e o MM marcaram o kléber de forma implacável e por isso eu não vi ele no jogo. Tomara que as lesões do Seedorf e do Lucas não sejam graves e eu acho que o Lucas tem um substituto a altura, Gilberto entrou bem. Uma coisa errada é que nos principais lances de ataques do Grêmio perto da área, eu não vejo o Renato.

Anônimo disse...

Não me lembro de ter visto um jogo do Botafogo contra o Grêmio no Sul em que nossa superioridade tenha sido tão grande.

Tivemos algumas falhas mas no geral jogamos bem. Se mantivermos esse padrão vamos chegar lá.

Nada de entrar em pilha de flapress durante a semana que vai enaltecer a "arrancada" do time da Globo e arrumar um monte de problemas para o Botafogo.

Todos ao chiqueiro do Vasco no sábado. Precisamos vencer o Náutico para nos manter no topo da tabela.

E aí depois é pra cima deles no Maracanã para recuperar a liderança.

Abs
Pablo

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Moisés. Vamos torcer para que os dois contundidos não fiquem fora do próximo jogo.

Pois é, Pablo. Batemos naquela velha tecla: Ah, se tivéssemos um bom atacante...

Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Esse jogo foi mais uma prova que não temos atacante, embora tentem a todo custo nos enfiar essa íngua chamada Rafael Marques. Aliás, minha vontade era de enfiar um GPS no c* desse desgraçado pra ver se ele encontra o gol adversário.
Outra coisa: até quando o Oswiado vai insistir com Vitinho fora de posição? Já irritou!!
Ainda mais vendo o Renato bem.
E quando o Lodeiro volta da seleção Uruguaia?
Jogamos bem e perdemos, e em outros jogos, jogamos mal e ganhamos... Faz parte...
Mas se fosse a nosso favor, não aconteceria...

Rodrigo Federman disse...

Vinny, eu acho que o RM não encontra o gol adversário nem com gps. Hehhee
Abs e SA!!!

Newton disse...

O problema foi único:

Se Gabriel jogasse, no lugar do passivo Renato, o Botafogo venceria.

Outro detalhe importante, e que concordo com muitos que escreveram:
O Gilberto é mais jogador do que o Lucas.

Ah, para não esquecer, mais uma péssima partida do Lodeiro e uma ótima partida do Sidão. Esse joga muito!

Rodrigo Federman disse...

Newton, prefiro o Gabriel, mas ontem eu acho que nosso maior problema foi a ausência de atacante de verdade.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

O que me deixa p... É ver os problemas e o cara que ganha 400 mil pra isso, nem tenta!!! Porra!!
Prefiro o lento, mas técnico Renato ao afobado e fominha Vitinho.
O moleque é bom, mas fora de posição e com muito mais funções é complicado. Estão queimando um talento e podem por na conta do imbecil Oswiado.
Li comentários da falha do Dória, mas quem deixou o cara cruzar? Perdemos nosso melhor volante e os espaços ficaram mais expostos.
Nosso time não chuta!!! Quando chutou, fez... Dida no gol...
Meu time jogaria com Gilberto, Renato e Sassá ou Vitinho no ataque.
É o que temos pra hoje!!
E por que caraios o Oswiado não testa???
Teimoso engessado do KCT...

Rodrigo Federman disse...

Vinny, ele sequer testa, né? Isso também me tira do sério.
Abs e SA!!!

marcelo disse...

Ja falei isso antes, não acho o Vitinho isso tudo ainda... pode ate tornar a ser, pode ate ser que ele esteje mal escalado mas ele esta na mesma posição que ele entrava durante os jogos do carioca e só entrava bem na 2ª etapa quando titular não rendia, para mim ele continua o mesmo fominha e nem ta sabendo o que fazer com a bola. Não acho a melhor formação mas se for pra manter o esquema tatico eu testaria recuar o "insubstituivel" R. Marques e tracaria o Vitinho pela " super promessa" Elias.

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, era diferente, né? Estadual e Brasileirão. Além disso, o muleque está sendo queimado. Por fim, desculpe discordar, mas se é para recuar um cara que não sabe jogar bola (RM), prefiro o Vitinho improvisado. Dali pode sair uma jogada qualquer. Em compensação, do RM eu não espero nada além de passar raiva.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Tipo de jogo , que podemos "aceitar" a derrota, jogo fora de casa...mas que faz falta um homem de area, faz...se voces reparem todos os jogos do BOTAFOGO tanto em tv e radio os narradores comentam isso , falta um homem de area... e nós não entendemos nada de futebol , só o engessado do treineiro...
Nesse jogo faltou o vitinho como sempre levantar a cabeça e passar a bola e o lodeiro ontem errou passes demais ...
Realmente falta um homem de area.

Rodrigo Federman disse...

Alex, entramos sempre com 10 em campo. RM é piada, seja no ataque (aonde teoricamente ele é da função) ou pior ainda improvisado.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O santo dele é forte ...rsrsrsrs

Rodrigo Federman disse...

Alex, tem força maior que um $imple$ $anto. Entendeu? hehehe
Abs e SA!!!