01/11/13

Vaga na Lib. não é título


















O lateral direito Edilson falou sobre a possível classificação para a Libertadores em 2014:

"- Sem dúvida nenhuma é um título. Traçamos essa meta para conquistarmos a vaga na Libertadores. Desde o início, o ano tem sido bom. Isso nos deixaria muito felizes, até para coroar o ano que a gente vem fazendo".

É claro que se garantirmos a vaga, gostarei e reconhecerei (como já faço) a boa campanha, mas é preciso mudar esse pensamento em General Severiano: Título é - sempre - o primeiro lugar de uma competição.

Não estou entrando na questão da qualidade técnica e elenco do Botafogo ou adversários, mas a Libertadores deve ser tratada como um "bom prêmio".

Jamais ter o peso ou ser comemorado como um título!

Principalmente porque nesse Brasileirão, o Botafogo só não disputou a taça por incompetência (própria e de muitos dos principais adversários), pois mesmo sem ter o elenco mais forte, o campeonato foi fácil e desde o início estivemos no topo da tabela.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

40 comentários:

VinnyMarques disse...

Pensam pequeno demais...
Sem ambição alguma.
Pobre Botafogo.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Vinny. Se fosse assim, eu poderia dizer que temos 4 ou 5 campeões brasileiros todos os anos (vagas na Lib.).
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Concordo. Ficarei feliz com uma eventual vaga na Libertadores 2014. E quero, com urgência, o TRI do Brasileirão.

SB

Rodrigo Federman disse...

É, Enéias. Vaga na Lib. não é título. Não mesmo.
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Rodrigo, deixei de frequentar certos sítios / blogues pela idiotice de certas posiçõe, tais como, por exemplo, insistir-se que ser vice-campeão é um título!

Só pode ser coisa de mentes pequenas incapazes de olhar o céu. E se não são capazes de olhar o céu porque torcem pela Estrela Solitária?

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Rui, e pior são aqueles que se contentam e/ou procuram justificativas para tamanha pequenez.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Como eu queria ser um anônimo ou caixa alta desses aí...
Bem ignorante, mesmo.
Essas pessoas sofrem menos.
Se contentam com qualquer coisa...

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, devem viver na mesma Lua do Nininho.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Desculpem aos amigos,mas só tem uma resposta para essa besteira que estou lendo...

edilson, VTNC , VAI SE FUDER !!!

Desculpem mais não aguentei..rs

Rodrigo Federman disse...

Alex, nós somos do tempo em que títulos significavam ser o primeiro lugar, né?
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Primeiro lugar ate em pelada , Rodrigo, botão de mesa, bolinha de gude , queria ser primeiro em tudo...detalhe sem ganhar $$$$$$$$ rsrs

Rodrigo Federman disse...

Alex, vulgarizaram a palavra "título".
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Eu falo , os jogaodes vem com essa arrogância que ja fizeram demais , e a diretoria aceita , enfim

Newton disse...

Concordo também que vaga de libertadores não é título.

Mas pelo menos o Edilson não menosprezou nem colocou culpa na torcida pelos maus resultados.

Sinceramente, não consegui e não sei se conseguirei digerir as declarações do seedorf, atribuindo à baixa frequência de torcedores nos jogos a causa do time não alcançar objetivos maiores neste ano.

Seedorf, o Botafogo é muito maior que você. Faça uma auto crítica e observe que você não vem produzindo o mínimo que se espera de um cara com nome no futebol.

Deixe o torcedor em paz, à vontade. Nós sofremos e temos sofrido muito, no decorrer dos anos, por conta da incompetência de dirigentes, jogadores, arbitragem, e outros.

Não consigo admitir essa insensatez. Estou meio revoltado com isso.

Unknown disse...

Os jogadores , tem esse discurso que ja fizeram demais , e adiretoria aceita , so venho observando isso!mas enfim depois perguntam da torcida ok, ta ai sua resposta

Rodrigo Federman disse...

João Paulo, e parte da torcida também aceita.

Newton, mas só faltava o Edilson reclamar da torcida. Até ele! Hehehe

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Mais um a falar merda! Quer dizer então que dois desgraçados vêm a público para dizer a meta, DESDE O INÍCIOS, era a classificação para a Libertadores? É o que acontece com quem não tem ambição. Só não torço contra essa vaga por se tratar do Botafogo, mas dá vontade de torcer contra esses caras, onde quer que estejam. Poderiam ser convocados para o time amarelo da CBf, caso em que eu torceria COM PRAZER e duplamente, contra a tal seleção e contra esses caras em especial. Título é o ca%$##$$ra%$%%#@lho!!!
Com essa mentalidade, vai fazer o quê, na Libertadores? Classificar-se para o mundial?? Tem que lembrar a esses asnos que somente o título na Libertadores lhes garante a participação do mundial!! Ainda ter de ensinar esses caras a pensar!, a ambicionar qualquer coisa de grande! Devem ter uma jujuba dietética no lugar do cérebro! Sem mais saco para aturar jogador de futebol expressando pensamentos por meio do aparelho fonador. Têm mais é de assistir ao show do Belo mesmo!

Jacaré disse...

O Maurício Assunção vendeu para a grobo aquele jogo do framengo, só não esperava que os jogadores ficassem tão putos com sua decisão, permitindo aquele placar tão elástico, por isso foi dar "os parabéns" no vestiário. Ela (rede roubo) deu dinheiro para o Botafogo pagar os salários atrasados e como prêmio "deixará" o clube participar da próxima libertadores (foi um acordo). O Seedorf disse que, depois de tudo, espera que o "investimento" da emissora termine em colocar o framerda na final, pois isso valorizaria a derrota do Fogão. Tá tudo se encaixando...
Não esqueci do "almoço" realizado na véspera do clássico carioca, que pra mim teve um acordo para ter finais em 2 jogos.

Anônimo disse...

É fato que o Botafogo em toda sua história nunca foi um papa-títulos (nem no próprio carioca), portanto, azar nosso. É nossa sina, nosso carma. Conviver com essa cruz. No entanto, nossa tradição (apesar do azar que nos acompanha históricamente), sempre foi a de conviver com grandes jogadores, vitoriosos em suas carreiras, maior parte delas vividas no próprio Botafogo ou na seleção (quando essa ainda era uma coisa respeitada e admirada).
A questão é que esses caras não conhecem a história de tradição do clube.
O Seedorf vem falando desde que chegou e anteontem no Sportv - (o único programa que presta da Sportv sobre futebol com o André Hisek Redação Sportv)- que o Botafogo deve continuar reverenciando seus ídolos do passado, pois, esses fizeram a história do clube até o momento. Entretanto, pra angariar novos torcedores tem que pensar grande. Reverenciar o passado, como ele disse, faz parte da obrigação, tanto quanto, perseguir sempre o crescimento do clube em busca de novos ídolos pra sua vitoriosa história.
Esses cabeças-pequenas, tipo jogadores do Goiás, Coritiba, Ponte Preta etc etc não servem aos propósitos do Botafogo. Pra esses pequenos que apenas jogariam nesses pequenos clubes participar da Libertadores é um título.
I D I O T A S!!!

jacob

Unknown disse...

é verdade a torcida está anestesiada...essa questão da libertadores vem com o gosto amargo ,pq sem dúvida alguma eramos pra disputar o time , nenhum time de cima perdeu tantos pontos como nos e agora temos que aguentar a seco e aplaudir a incompetência.

Márcio disse...

Clube pequeno e assim mesmo afinal de contas são 18 anos sem disputar a Libertadores ,e o 12 clube em publico , tem a menor receita entre os maiores , recebeu menos de televisão que o Criciuma e o Figueirense , tem o menor numero de títulos entre os grandes do Rio seja estadual ou nacional , tem a segunda maior divida , não tem oposição , esse e o BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS.

Márcio

Dudu Lopes disse...

Newton

Eu fiz questão de acompanhar a entrevista na íntegra , sabia que esse tipo de coisa ia acontecer, trechos tendenciosos . A entrevista foi pessimamente conduzida pelo André Rizek , o mesmo por vários momentos abordou o tema da torcida , esperando uma " porradinha " do Negão na torcida , que de fato aconteceu , porém , o tema discutido era o baixo público no campeonato Brasileiro ( média por volta de 12 mil ) comparado com outros países . Ele disse que se surpreendeu com a falta de Hábito do torcedor BRASILEIRO de comparecer aos estádios e busca explicação para isso , que o Brasil tem muito potencial a ser explorado e que o problema da falta de público , NÃO ERA UM PROBLEMA SÓ DO BOTAFOGO , que ele raramente encontrou estádios lotados pelos 20 clubes que disputam a séria A . Enfim , acho que o Seedorf deu o que a imprensa gosta , motivos pra massacrar uma torcida e esconder nuna cortina de fumaça um problema NACIONAL.

Dudu Lopes disse...


o Seedorf não falou especificamente do Botafogo e sim do futebol brasileiro em geral. Não temos como negar que a média de público do Brasileiro é um fiasco.

Na minha opinião, o que faz a média deste campeonato ser tão baixa em relação a alguns anos atrás chama-se TV a cabo.

Há alguns anos atrás não era qualquer pessoa que tinha a possibilidade de ter TV a cabo em casa e muito menos pagar pelo Pay per View. Hoje em dia, além do valor das TVs a Cabo ter baixado muito, devido ao grande aumento de concorrência (antes só ouvíamos falar de NET e SKY), tem o fato de na maioria dos bairros existe um "fornecedor de gato-net" e quem não tem dinheiro ou não acha certo adquirir este "produto" tem a opção de qualquer esquina ter um bar passando jogo.

Dudu Lopes disse...

Agora me diz, pra que o cara que acabou de chegar do trabalho e que vai acordar cedo no outro dia pra voltar pro batente, vai as 22 horas pro estádio, enfrentar transtornos na entrada, correndo risco voltando tarde, pagando uma média de R$50 no ingresso + consumo + passagem (isto se ele for sozinho), tendo a opção de ficar no conforto e desligar a televisão ao fim do jogo no conforto do seu lar?

É igual estar no estádio? Óbvio que não. Este cara preferia estar lá? Claro que sim. Mas é preciso criar meios que atraia o torcedor, que mesmo sendo menos "confortável" ele pense "Mas vale a pena". Valor do ingresso é tudo? Não. Tem que ter melhorias nos horários dos jogos, nos transportes, no acesso ao estádio, no policiamento, etc. Mas acho que valor do ingresso é o primeiro passo para atrair, pois é algo mais visível para o torcedor.

O torcedor não pensa: "A violência diminuiu" ou "Agora tem mais transporte" e passa a ir, até mesmo porque ele só verá isso depois que passar a ir. Mas com certeza pensará "O ingresso está mais barato" ou "O horário é bom".

Dudu Lopes disse...

Mas apesar do Seedorf não ter falado diretamente pra torcida do Botafogo, se tivesse falado também não estaria errado porque realmente a torcida não tem comparecido. É verdade que se for olhar a média de público do campeonato e o percentual do tamanho da torcida do Botafogo no Brasil mostra que não devemos nada a ninguém, pois somos a 12ª média de público e a 12ª torcida mais "populosa", como pode ser visto abaixo:

http://globoesporte.globo.com/.../publico-brasileirao.html

http://top10mais.org/top-10-maiores-torcidas-do-brasil/

Só que tem uma coisa que dá oportunidade de criticar a torcida do Botafogo. O time passou a maior parte do campeonato entre os 2 primeiros e isso só em si deveria alavancar a média de público do time. O Cruzeiro por exemplo, tem a 6ª maior torcida e o maior público devido a excelente campanha, mas só que realmente a torcida não tira a bunda do sofá.

Sou sócio torcedor, vou a todos os jogos e não me julgo mais botafoguense do que ninguém por isso, pois cada um tem os seus motivos de não ir e quem não vai torce do mesmo jeito seja onde for. Mas não é porque eu frequento o estádio que temos que negar isso (baixo público). É a triste realidade... E justamente ir, ser sócio-torcedor, sei que é verdade. Óbvio que é pelos recentes fracassos e repito, nem vou criticar quem não vai, mas que dá brecha para criticarem dá... Inclusive pelos jogadores do próprio time, que é chato para os botafoguenses que vão ao estádio ouvir, pois a carapuça não serve pra esses, mas as vezes é bom isto acontecer pra ver se acorda os outros.

Até porque mesmo sendo somente a 12ª maior torcida do país, isto significa que temos torcida "ativa" pra encher o Maracanã. Num passado recente por exemplo, em 2009, colocamos aproximadamente 100 mil pessoas no Maracanã, na final contra o Resende, sendo 72.301 pagantes. O que aconteceu com estes torcedores? Morreram todos? Sei que não pois eu era um dos que estavam lá (e continuo indo), mas a maioria, repito, devido aos recentes fracassos, só vai "na boa" como foi neste jogo contra o Resende. Ninguém mais quer arriscar, pois na maioria das vezes "quebramos a cara".

Como que isto pode mudar? Quem sabe o primeiro passo é a Libertadores que se aproxima? Com certeza será um atrativo, principalmente pelo fato do tempo que não vamos. Mas se acontecer um apagão nestes últimos jogos e tudo mudar (toc toc toc), tem como culpar a torcida de não ir? Óbvio que não!

Lorismario disse...

Rodrigo. Completamente de acordo. Caso o Botafogo consiga a classificação espero que não haja comemoração alguma.Seja por parte dos jogadores ou da torcida. Estaremos pura e simplesmente classificados . Sem festa e ponto final. Loris

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, ridículo, né? Título é único. Classificação para Libertadores é um prêmio, mas que não merece festa de título.

Jacaré, eu acho difícil, mas não duvido de nada nesse meio do futebol.

Pai, e diante disso tudo, quem é o idiota maior? Aquele que comanda o clube e se diz orgulhoso de tudo o que está acontecendo.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, João Paulo. A torcida infelizmente ficou anestesiada.

Márcio, não acho que seja clube pequeno. Acho que são jogadores e dirigentes que pensam pequeno e que jamais deveriam representar o Botafogo.

Valeu, Dudu. Boa análise!

Perfeito, Loris! Perfeito!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Essa história de falta de público já encheu o saco também. Tivessem ganhado aqueles seis pontos perdidos contra Atlético, Inter e Lixo e mais aqueles seis contra Bahia e Ponte Preta, a torcida estaria com o time, enchendo a parte que lhe cabe no estádio. Ok, isso é passado, mas não aceito essa patacoada de que a torcida não comparece. Jogou no lixo o título mais fácil dos últimos anos. Só havia um competidor à altura. A propósito, quem foi mesmo que perdeu o pênalti contra o Cruzeiro que, àquela altura, daria o empate ao Botafogo?

Rodrigo Federman disse...

Concordo contigo, Anônimo.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Também ficarei feliz caso confirmemos a vaga na Libertadores 2014, pois nunca vi o Botafogo disputa-la, mas não tem o peso de um titulo, a competição Sul-americana é um dos objetivos pelo os quais clubes grandes entram no campeonato, mas não é pelo o único, todos os grandes sempre visam o titulo, e a Libertadores vem como um belo premio de consolação para os times que não conseguiram ser Campeões do Brasileiro ou Copa do Brasil, mas essa declaração mostra como é a cobrança dentro do Botafogo, sei que todos lá estão ansiosos para disputar a Libertadores pois tem 18 anos que não disputamos, mas não é a mesma coisa de um titulo, espero que esse premio que o time conseguiu nos levem a um possível titulo Sul-americano.

Rodrigo Federman disse...

Gabriel, até porque, não disputamos a competição desde 1996, mas o título desde 1995. Ou seja, seria muito melhor e mais importante.
Abs e SA!!!

ari dias disse...

Assino em baixo de tudo que disse o Dudu. Também acho que temos de analisar essa falta de frequência da torcida do Bota, mesmo o time estando entre os primeiros o tempo todo.
Com relação ao Seedorf, acho que é a visão européia sobre o futebol brasileiro, tenho certeza que na cabeça dele aqui no Brasil era casa cheia todo dia, mas a realidade é outra.
SEM ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Ari, mas o simples fato de estarmos na média das demais torcidas tb já basta para só falarmos da torcida botafoguense. Esse assunto cansou!
Abs e SA!!!

Renan sp disse...

Titulo?! Libertadores titulo??? Ta de sacanagem...
Eu só não digo que a Libertadores é ( no minimo) obrigação do Bota disputar todo ano,pq temos varios grandes clubes no Brasil (12 pelo menos)...
Mais passar 17 anos sem disputar a Libertadores e 18 sem ganhar Brasileirão,ou no minimo uma Copa do Brasil (furreba), é ridiculo, ridiculo, ridiculo....
A nossa Torcida , é muito machucada!
Quando ve o time num bom momento fica desconfiada ( e com razão)
Isso só vai mudar quando o time levantar enfim um caneco que preste!!!
Eu até que relevo as criticas do Seedorf a torcida,poís ele vem de fora e não sabe. Realmente o quanto Sofremos....é gostoso ver os Estadios Lotados mais o time tem que corresponder dentro de campo e não dar vexame como contra o time da macumba!!!

Um abraço

Rodrigo Federman disse...

Renan, o problema é que enquanto esses jogadores medíocres que se contentam em "não conquistar títulos" continuarem sendo aplaudidos, dificilmente comemoraremos algo grande.
Abs e SA!!!

Newton disse...

Dudu,

Entendi perfeitamente sua análise.

Só acrescento duas coisas:

1) Como o Seedorf, um jogador cosmopolita e experiente, se deixou levar e caiu na armadilha dos jornalistas? Uma cutucada na torcida no momento errado, após o 4 x 0 do time do inferno. Cara, estou convicto que não há nada mais vexatório do que perder pro flamengo (um time comum) do modo como perdemos;

2) A média de público do Botafogo (cerca de 12000 pagantes/jogo) está subestimada em razão dos jogos em Volta Redonda. Além do preço, horário, histórico, capacidade técnica, e outras causas, o Seedorf poderia e deveria ter defendido o Botafogo, mostrando outros argumentos possíveis, e não jogar a culpa exclusiva na torcida, ignorando as circunstâncias.

Eu estou chateado com isso. Não esperava essa atitude por parte dele.

Rodrigo Federman disse...

Newton, mas eu também acho que de maneira geral ele falou com um todo do futebol brasileiro. Depois citou os alvinegros por razões óbvias (é o clube que ele defende).
Abs e SA!!!

jorgeFS disse...

Participar de um Campeonato, sem pensar em ganha-lo? melhor ficar de fora. sonhar custa tão pouco!. Com essa mentalidade, não fica difícil, fica impossível.

Rodrigo Federman disse...

Jorge, pensamento pequeno mesmo.
Abs e SA!!!