30/03/14

Gestão confusa e suspeita
















Palavras do presidente Mauricio Assumpção sobre o protesto (realizado na manhã de ontem) dos jogadores botafoguenses que reclamam de dois meses de salários atrasados e  direitos de imagem:

"- O ato representativo da insatisfação deles é legítimo, mais do que isso, nós da diretoria entendemos. Nenhum problema. Acho que é legítimo um trabalhador fazer o que eles fizeram, mas eles têm que entender o seguinte: não é que eu não queira pagar, não tenho da onde pagar. Como é que eu pago com 100% das receitas penhoradas?"

"- Daqui a 20 dias serão os cerca de 400 funcionários do Botafogo que também não vão receber os seus salários. Essa é uma situação que aconteceu no ano passado, um pouco diferente, porque tínhamos receitas liberadas. Então, de uma forma ou de outra, nós conseguíamos honrar os compromissos. Mas neste ano a situação é muito ruim".

É direito de todo e qualquer trabalhador receber os salários pelos serviços prestados. Se o senhor, presidente, assinou os contratos milionários com um monte de "cabeça de bagre", agora assuma a bronca. Assinou porque quis ou porque lhe foi "interessante". 

Os jogadores não tem que entender nada. O senhor que resolva essa situação, afinal de contas, não custa lembrar, o Botafogo saiu do Ato Trabalhista, por exemplo, porque você disse que os termos não eram interessantes para o clube. Explique-se. Seja claro. E aí, não estaríamos um pouco melhor agora se não fosse essa sua estranha decisão?

E para quê serve o seu departamento jurídico, que demora mais de um ano para pensar no que fazer a respeito da interdição do Engenhão? Por que não discutem, negociam com bancos, empresas, governo?

É muita morosidade (além de mentiras) nessa gestão.

Não acredito que seja apenas por incompetência.

Muito pelo contrário...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

40 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, aproveitarei que o velho foi para o interior,não levou a "máquina infernal" como diz a velha, e só volta quarta,pois está dando murro em ponta de faca com a última que soube.
Veja se algum dos seus amigos sabe algo a respeito.Trata-se do seguinte.Há um movimento para asfixiar o clube,com a conivência de gente importante,para o Botafogo desistir do Engenhão e repassá-lo a um clube da terceira divisão, que tem um patrocínio forte e usaria o nome na nova arena.
O clube ganharia uma boa grana, colocaria salários em dia, etc e, obviamente,os canalhas que aceitaram isso também.
Segundo o velho soube,o MA tem que ser responsabilizado por tudo que vier a acontecer,pois é o presidente.Entretanto,sua grande falha foi acreditar e confiar em patifes que estão ganhando uma grana as custas do nosso Botafogo.
O velho pediu-me que não falasse sobre o assunto, mas estou muito puto e ele não vai ler o meu desabafo, pois está dando um tempo.
Custo a acreditar que isso seja possível e que existam tantos calhordas que se dizem Botafoguenses.Jotinha.















Anônimo disse...

A torcida está culpando o Assumpção, mas ele conseguiu os melhores patrocínios da história do Botafogo esse ano.

O Botafogo reconhece as dívidas antigas e quer pagá-las. Tem dinheiro para pagar o passivo e manter os salários em dia. Já disse que quer fazer isso.

Para viabilizar o pagamento do passivo já protocolou há tempos uma proposta no TRT.

Mas o que o presidente do TRT está esperando? O que ele deseja? Acabar com o Botafogo? Ou será que uma eliminação na Libertadores já seria suficiente para em seguida recolocar o clube no Ato Trabalhista?

Rodrigo, não podemos ser pautados pela flapress. O foco da ira da torcida está errado. Está claro que nesse caso o problema não está dentro do Botafogo.

Abs
Pablo

Rodrigo Federman disse...

Jotinha, não duvido de nada disso. Acrescento apenas o seguinte: O MA não é santo, e quem abre pernas para patifes, patife é.

Pablo, não acreditemos cegamente na flapress? Ok. Mas não acreditemos também apenas no que o MA diz.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, sem dúvidas, mas se o Maurício fosse sacana e corrupto já teria "largado" o Engenhão.

É bom lembrar que o Montenegro tentou liderar um movimento nesse sentido lá atrás e o prefeito Paespalho, em várias entrevistas dizia, "pecisamos ver se o Botafogo ainda vai querer o Engenhão"...

O Botafogo está sendo vítima de golpe desde o ano passado, o mesmo tipo de golpe que nos empurrou para o abismo na Ditadura, com a tomada de General Severiano.

Naquela época, vivíamos o mesmo crescimento. Era a torcida que mais crescia e precisavam parar o clube de qualquer jeito.

A torcida tem que aprender a analisar as coisas de forma mais ampla do que o noticiário tendencioso da flapress.

Se libertando dessa imprensa venal, aumenta ainda mais a paixão pelo clube pois vemos com clareza que o Botafogo é mais do que um clube de futebol.

Abs
Pablo

Rodrigo Federman disse...

Pablo, eu continuo achando que a omissão e subserviência de 365 dias é meio que "largar" o Engenhão. Nenhuma atitude e/ou represália firme. Enfim, eu não confio nem um pouco nessa gestão. Tenho esse direito.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Omissao disse na entrevista que a responsabilidade dos jogadores nao eh para com a diretoria, e sim a torcida.
E eu me pergunto: E o vc, seu canalha, na pessoa do presidente do Botafogo suas responsabilidades e o obrigacoes estao ligadas a que??
Oq parece, ate pela normalidade com que trata os problemas vividos pelo clube, eh que esta tudo sob controle de acordo com o que foi planejado. Fico com essa impressao.

Daniel Victor

Rodrigo Federman disse...

Daniel, esse cara é tão sem vergonha que tira o dele de qualquer jeito, sempre desviando o foco. Típico da sua pessoa e gestão.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, concordo com você e repito o que o velhão fala: " O CHEFE, O COMANDANTE, O PATRÃO, ETC, É SEMPRE RESPONSÁVEL POR TUDO QUE ACONTECE OU DEIXA DE ACONTECER, SEJA PARA O BEM , SEJA PARA O MAL.

RODRIGO,a frase acima mata a pau qualquer tentativa de justificar fatos.
Às vezes,quero disputar com ele algumas idéias, mas porra, caralho, ele arruma alguns argumentos do fundo do baú que eu e meus irmãos jogamos a toalha.Jotinha.

Jacaré disse...

Eu acho que é um pouco de tudo, desde incompetência e omissão da diretoria e até mesmo má vontade do governo em ajudar. Não sabemos ao certo como está funcionando tudo, mas deve ter muita coisa errada aí. Se todo o dinheiro da venda de jogadores que ocorreu estiver preso, quando liberar vai ser uma fortuna. Não creio que a culpa seja somente da diretoria.Temos sim que preocupar só com o Botafogo, mas tem clube que consegue o que quer do governo, até mesmo patrocínio do próprio, então porque o Fogão não consegue nem o ato trabalhista? Qualquer empresa privada consegue refinanciar suas dívidas com o governo e só o Bota emperra? Pelo que me consta, o vasco conseguiu voltar ao ato trabalhista. O framengo deita e rola com o governo. Acho que o quê atrapalha o Bota, além da nítida omissão e incompetência dessa diretoria amadora, também é um pouco da questão de popularidade dos clubes. Os mais queridos conseguem o que querem e chegam na frente.

Geraldo disse...

Rodrigo
Concordo plenamente... com tudo... mas o que estão fazendo é uma verdadeira aberração você bloquear 100% de uma receita é você tornar impraticável qualquer empresa... e em qualquer lugar do mundo... infelizmente qualquer dinherio que caia no CNPJ do botafogo vai ser bloqueado... entendeu como é difícil o caminho... voce poderia jogar dinheiro em outro CNPJ ou CPFs mais é pior pois é considerado caixa 2 e aí a situação piora e piora muito pois é sonegação fiscal... como sou contador estou sentido na pele tudo o que o nosso Botafogo esta passando... a certeza tem que ser voltarmos para o ato trabalhista e lutar pelo proforte pois todos estes débitos seriam parcelados... algumas bestas da mídia escrita e televisada estão dizendo que o proforte é para deixar de pagar os débitos... é mentira é só ir ao na pagina do presidencia da republica e pedir informação sobre proforte e como esta a tramitação no congresso... eu tenho acompanhado e isto ainda é uma colcha de retalho... que tem que ser muito bem costurada para não faze agua lá na frente... um abraço... saudações alvinegras...

Levi disse...

Somente espero que esse cara não "coroe" o seu período como mandatário com o rebaixamento para a série B.
E penso que os jogadores nem devem entrar em campo, enquanto a grana não estiver na conta, mas se resolverem jogar, que façam o que deve ser feito.
Não vejo a hora da saída desse sujeito. Ah, mas quem iria pegar no pepino? Não sei, mas esse MA já deu!

Levi disse...

Não duvido de que haja sim, manobras de bastidores contra o Botafogo no caso do "João Havelange" (se o que o Jotinha diz acima tiver fundamento, terei acertado em sempre chamar o Engenhão de João Havelange), mas o que realmente me irrita é a falta de , no mínimo, uma aparição do MA na mídia para , pelo menos, berrar contra esse estado de coisas. Botafoguenses das antigas já teriam posto o pau na mesa! e pouco se importariam com possíveis consequências danosas. Esse não comportamento atual deixa no ar uma impressão de tibieza ou de conivência com as sacanagens contra o clube, ou mesmo as duas. Saco bem cheio de acompanhar o Botafogo. E mesmo assim, já foram vendidos mais de 10 mil ingressos até ontem! O Botafogo ainda não acabou em razão da insistência da torcida em permanecer firme na luta.

Rodrigo Federman disse...

Concordo com o Jota, Jotinha.

Jacaré, então que esse cara (MA) meta a boca no trombone se está sendo boicotado ou coisa do gênero. Continuar omisso, covarde e se lamentando pelos cantos não adianta em nada.

Sim, Geraldo. Concordo, mas não consigo entender porque tanta demora, morosidade. Tudo, repito, TUDO, no Botafogo é muito demorado, confuso, arrastado.

Pois é, Levi. Isso seria o mínimo que ele poderia fazer. Pelo menos em consideração e transparência com o seu torcedor.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Bom, é direito de qualquer trabalhador receber em dia, e de fato eles tem de protestar, pois se foi assinado um compromisso com eles, o mesmo tem que ser cumprido. Essa historia de estar no ato trabalhista realmente complicou ainda mais as coisas, pois o clube já vivia com algumas penhoras desde o ano passado, mas conseguia pagar os salários pois entrava pelo ao menos alguma coisa nos cofres do Botafogo, que geralmente era completado com empréstimos de bancos ou de ''botafoguenses ilustres'', então desde o ano passado a dificuldade para pagar os salários já era considerável. E esse ano, o nosso presidente adotou a politica ''pés no chão'', abaixando a folha salarial, vendendo jogadores para diminuir a folha de salario e contratando jogadores com custos mais baixos, mas ai vem a pior coisa: O fato de estarmos fora do ato trabalhista só piorou as coisas, pois agora temos 100% das receitas penhoradas, e isso dá os patrocínios da Viton 44(Guaraviton e Guaravita) que paga 24 milhões por ano, Telexfree que paga 11 milhões anualmente, e Puma que paga 8 milhões ao clube, além das cotas de TV da Globo, que são de 14 milhões. Pouco para cota de TV né? Mas juntando tudo isso, dá R$ 4.750.000 que deixam de entrar por mês em nossos cofres, e considerando o fato de que a folha diminuiu para R$ 3.500.000, seria suficiente para pagar os jogadores em dia e ainda sobraria dinheiro, isso sem contar com a renda dos jogos. Mas o nosso competente presidente, no ano passado, retirou o clube do ato trabalhista, pois como você disse, alegou que não seria vantajoso ao clube, e naquele tempo, mesmo com algumas penhoras, elas não eram tão altas, e hoje, não entra dinheiro algum nos cofres do Botafogo.
E de fato, quando essa diretoria covarde vai tomar uma atitude sobre o assunto Engenhão? Outra diretoria competente já teria posto a prefeitura do Rio na justiça.

Rodrigo Federman disse...

Gabriel, infelizmente eu contesto (tenho dúvidas) até desses números todos que de vez em quando se fala por aí.
Abs e SA!!!

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Desde o início do mandato desse pau mandado, omisso, submisso, subserviente, tínhamos certeza que essas coisas aconteceriam.
É muito fácil ver isso e não é chutar gato morto.
Quando esse incompetente assumiu o cargo ele empossou um outro incompetente como vice de futebol. A primeira declaração dada foi: não entendo nada, sou apenas torcedor de arquibancada! Lembram disso?
O próprio presidentista, antes de ser eleito (candidato único no primeiro pleito) disse que era pato novo e precisaria do apoio da raposa felpuda do Montenegro! Lembram disso?
Nada é tão ruim que não possa piorar! O presidentista trouxe de volta a GS, empossou em cargos importantes, todos aqueles que arrasaram o clube financeiramente, administrativamente, no patrimônio e futebol (rebaixamento para segunda divisão).
Todos os canalhas que o Bebeto suou sangue para tirar do clube e nos conduziu a credibilidade financeira e no futebol.
Esses caras perderam o ato trabalhista que o Bebeto conseguiu além de outras várias conquistas.

Repito aquela frase bíblica: Diga-me com quem andas, que lhes direi quem é!

Pobre do atual Botafogo!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Gil. Nada mais a acrescentar!
Abs e SA!!!

Geraldo disse...

Rodrigo
Não conheço pois nunca me foi apresentado a Cia. Botafogo, em razão desta cia. é que perdemos o Ato Trabalhista, pois o dinheiro do BFR entrava nesta conta que não estava cadastrada no TRT (Tribunal)e o nosso clube passou a ser beneficiar pois é uma cia. independente do BFR criada para este fim (Pagamento em dia e não ter dinheiro penhorado). E no caixa do BFR só entrava o dinheiro para os pagamentos serem efetuados Lembrando que esta cia. foi criado na presidência do Bebeto e assim era só penhorado 20% desta receita, ficando o restante na cia. Só que os advogados viram que a coisa estava diferente e era pouco dinheiro que caia na conta BFR e chamou para fazer parte do processo a cia. só que por tentativa de ludibriação o BFR perdeu o Ato. E assim estamos lutando desde setembro do ano passado. Amigo agora temos que torcer para que o TRT tenha boa vontade dom o nosso BFR e que este volte ao ato, inclusive por isto também perdemos a TIMEMANIA que é pouco mais ajudava.
No tocante a morosidade infelizmente isto faz parte da justiça brasileira. O que temos de fazer é ir todo dia ao TRT em seu Presidente e mostrar o caos que esta se sucedendo. É só lembrar que os outros timinhos tentaram criar a cia. e quando viram a situação que se desenhava deram um parada neste processo. Na minha opinião tem que se ficar na porta do TRT 24 horas por dia e mostrar que não houve fraude e sim uma forma de tentar se equacionar o problema das dividas e que o Botafogo nunca deixou de pagar e nem de apresentar os seus balanços... foi para tentar mostrar para os outros botafoguenses que as vezes não adianta tentar ser esperto tem que ter fundamentação naquilo que se faz... para não deixar o FUTURO hostil como esta. saudações alvinegras... que consigamos sair desta...

Rodrigo Federman disse...

Geraldo, pelo visto, um futuro sombrio nos espera. Que tenhamos sorte e a boa vontade do TRT.
Abs e SA!!!

Gustavo disse...

Geraldo. Interessante a sua análise; Mais te indago uma coisa? Porque ninguém tem acesso as informações contábeis da dita tal companhia? Hora se essa companhia está sendo usada para receber dinheiro em nome do Botafogo, os dados contabéis e financeiros desta tem que ser disponibilizados. Se você não torna público esses dados, você da margem a vários tipos de interpretações, as que inclusive indicam que o clube estava usando a dita cia como instrumentos para ocultar receitas e conseguentemente pagar menos encargos socias e trabalhistas.

O que sempre se discutiu aqui, inclusive já saiu em alguns artigos analisando os números do Botafogo, é a ausência de informações sobre o Engenhão, etc..

A impressão que da é que está diretoria achou que iria omitir algumas informações e tudo ficaria por isso mesmo.

Agora eles, sentem com o TRT e procurem uma forma de equacionar o problema. Como vários clubes já fizeram.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente isso, Gustavo. Essas são algumas das muitas dúvidas que pairam no ar.
Abs e SA!!!

Geraldo disse...

Rodrigo e Gustavo
Por isto é que entramos nesta dificuldade toda pois a cia. recebia toda a receita de um tempo para cá. inclusive Engenhão e patrocinio. E assim levamos vantagem por um bom tempo... mas como foi descoberto o castigo esta sendo duro... importante seria termos o contrato da cia. botafogo para podermos fazer uma análise... e isto nós não temos... alguns dados segundo informação aparecem no balanço da cia. botafogo e não aparece no balanço do BFR... e fica ainda mais dificil de se fazer uma análise... talves esta seja a maior dificuldade do TRT para nos fazer voltar ao Ato... um abraço deste botafoguense que sofre como todos vocês... por falta de transparência...

jfco disse...

Sr assuncao eu ti garanto qe a grana dos patrocinios e cotas de tv nao estao comigo va culpa outro trouxo eu ja tirei meu corpo fora vai qi ele fala qi a culpa e minha srmpre ele axa um pra culpar...jeremias

Rodrigo Federman disse...

Geraldo, além disso, tem certamente algumas mutretas em GS.

JFCO, ele nunca é responsável por nada.

Abs e SA!!!

Daniel Victor disse...

Impressiona a capacidade dos tecnicos de Penapolense e Ituano em organizarem seus jogadores em um sistema de jogo competitivo para disputar, "na bola", um campeonato paulista. Enquanto o Botafogo acumula fiascos de um bando em campo sob o comando do EH.

Daniel Victor

Rodrigo Federman disse...

Daniel, dois times bem montadinhos.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Pois eh, Rodrigo. Paixao clubistica a parte, em se tratando da arte de jogar futebol, Ituano em campo me agrada mais que o bando comandado pelo Hungaro.

Daniel Victor

Rodrigo Federman disse...

Sem dúvida, Daniel.
Abs e SA!!!

Renan Bernarde disse...

Rodrigo, os times pequenos de SAMPA nos mostra que não precisa ter um elenco cara para jogar bem, precisa sim é ser bem treinado ( fora húngaro). A situação financeira do clube esta precária e culpado é o que não falta. Além disso, achei uma falta de respeito com a torcida, por mais que os jogadores tenham esse direito, organizar uma greve numa semana tão importante. Que dê tudo certo. SA

Rodrigo Federman disse...

Renan, eles (jogadores) estão em seus direitos. Gostemos ou não da hora que decidiram pelo manifesto. Cabe ao MA resolver.
Abs e SA!!!

alex disse...

Vou continuar perguntando , cade o omissão ?

É um absurdo o que &%$&*#V¨&, está fazendo com o BOTAFOGO.

Rodrigo Federman disse...

Alex, ele só aparece na boa.
Abs e SA!!!

Ricardo disse...

O torcedor fala questiona dá sugestão
mais de nada adianta porque na verdade não sabemos ao certo o que acontece em GS , venho sendo repetitivo em meus comentários sobre
a questão da sobrevivencia do clube o que cada dia que passa parece se tornar verdade , todos os clube devem e que eu saiba nínguem vive esse momento pelo qual estamos passando , final de mandato muita coisa ruim está por vir.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, com certeza. São muitos mistérios e informações sigilosas demais por ali.
Abs e SA!!!

Roberto disse...

Muito boas as considerações a repeito desse momento extremamente delicado que nosso Clube atravessa. O BFR virou uma verdadeira "caixa preta" confusa e sem nenhuma transparência. Dizem que nas reuniões do Conselho Deliberativo o grupo do MA, Paulo Mendes, Chico Fonseca dentre outros "empurram" as decisões goela abaixo dos demais conselheiros. No entanto, o que mais me incomoda é a nulidade de inúmeros departamentos (Jurídico, Social e Comunicação dentre outros) e evidentemente do próprio Presidente. Quero aqui lembrar da "guerrinha" criada pela imprensa e aceita pela Diretoria ano passado colocando o time contra o nosso maior patrimônio; a torcida. Ao invés de blindar os jogadores abafando o caso e proibindo (sim proibindo mesmo!) que comissão técnica, jogadores, dirigentes, etc, fossem a público cada um com suas pitadas, nada fizeram e na verdade alimentaram o debate jogando nós torcedores contra o time. Nada, absolutamente nada me tira da cabeça que a queda de produção, o vexame da goleada na CB, a perda do título no BR e quase a não classificação para a Libertadores foram influenciadas pelo ocorrido. Era pra nosso Presidente chutar o balde, reunir todo o grupo e ditar as regras naquele momento! Não gosto de comparações mas o SPFC prima em fazer isso. Enfim, a próxima quarta-feira é um dia importantíssimo na Gloriosa história do Fogão, dentro de campo e em Brasília com os acordos que se Deus quiser nos permitirão respirar.

Rodrigo Federman disse...

Roberto, é isso mesmo. O Botafogo atual está guardado em uma blindada caixa preta.
Abs e SA!!!

Ricardo disse...

Roberto está previsto para quarta feira o nosso retorno ao ato trabalhista e nessa reunião que irá acontecer em Brasilia será para tratar exclusivamente da situação do
Botafogo ou todos os clubes estarão envolvidos nessa conversa .

Sds Alvinegras
Ricardo

Rodrigo Federman disse...

Amém, Ricardo. Tomara que tenhamos uma boa notícia.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

A gestão do Mauricio Assumpção se tornou muito suspeita nos ultimos tempos, com a interdição do engenhão, e agora com as penhoras relativas a expulsão do ato trabalhista. Ele precisa vir a público debater as declarações do Bebeto de Freitas, o qual fez duras críticas a gestão atual, mesmo acreditando ser em um momento inoportuno, devido a partida de quarta feira. parabéns peelo blog Rodrigo, e saudações alvinegras!

Abs!

Daniel meneguelli

Rodrigo Federman disse...

Daniel, eu acho suspeita desde o final de 2009.
Abs e SA!!!