30/03/15

Diferença entre os dois laterais

















Não é de hoje que alertamos sobre a fragilidade defensiva dos dois laterais botafoguenses.

Ontem, mais uma vez, o gol adversário saiu nas costas da lateral. No caso, do Carleto, na esquerda.

E aliás, é sobre isso que quero falar rapidamente...

Muitos torcedores só criticam o desempenho defensivo do Gilberto. Algo que concordo plenamente. Mas sempre disse que minha maior preocupação (e nervoso) ficava no outro lado.

Isso porque, problemas na marcação a parte, o Gilberto ao menos é útil e tem sido importantíssimo quando o time ataca. Aliás, me arrisco a dizer que, mesmo sem querer, é o nosso melhor "armador". Bem mais produtivo que Diego Jardel, Tomas ou Gegê, por exemplo.

Já na esquerda, o Carleto tem o mesmo problema atrás...
...com o agravante de ser pouco produtivo no setor ofensivo.

E querem saber? Me parece displicente e mascarado. 

Pelo pouco que mostrou contra o Barramansa, eu daria uma sequência mínima para o Jean no time titular.

Quanto aos problemas defensivos, cabe ao Renê Simões dar um jeito.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

32 comentários:

alex disse...

Fácil, colocar o Jean para jogar e arrumar cobertura para o Gilberto...

VinnyMarques disse...

Onde assino? Concordo plenamente. Gilberto é defensivamente fraco, mas muito útil la na frente.
CarLENTO é ruim nos dois setores. Nem correr o puto corre.
Anda em campo. Um nojo.
Ele e o Bill. Farinha do mesmo saco.

Anônimo disse...

Eu já acho que a culpa nem é do Gilberto. Imagina se o Garrincha hoje fosse lateral/ala. Iam cair de pau em cima dele. Hoje o lateral ou ala tem como característica principal ser quase como um atacante vindo de trás. Quase que tá perdendo as características iniciais de armação de time da década de 50/60/70.
São novas formas de armar e distribuir o time em campo.
Tudo isso pra dizer que SE a principal característica e qualidade do Gilberto é ser um atacante então, cabe ao técnico suprir com outros jogadores suas subidas ao ataque. Afinal de contas, por seus pés podem sair grandes jogadas decisivas em gol.
A culpa é do técnico (não tô falando só do Renê tô falando da grande maioria que não sabe ver as grandes qualidades e características de cada um). Por isso sempre digo que o CUCA tá mil anos à frente da maioria dos técnicos.
O Gilberto é bom jogador. Não é bom defensor é NEM é sua melhor característica.
Na vida temos que aprimorar primeiro as qualidades inatas é só depois partirmos pra adquirr novas competências.
Jacob

Marcio disse...

Pois é!
O Carleto se comporta como se estivesse em um simples amistoso. Ele sempre se coloca mais ou menos 20 metros antes e/ou 20 depois da linha que divide o gramado, ou seja, fica confortavelmente, para ele, em uma zona de pouca ação.
Talvez isso também tenha contribuído para a subida de produção do R. Fonseca, quando passou a atuar do outro lado da zaga, pois o Gilberto, apesar das falhas, tem maior dedicação.
Aliás, tanto o Fonseca quanto o Roger e mais o Giaretta passaram sufoco jogando pelo lado esquerdo da zaga.
Nenhuma zaga consegue jogar no combate direto tantas vezes, pois em regra, o atacante tem mais habilidade.
A verdade é que o Carleto tem sido menos um.
SA!!!

Fabão disse...

Carleto é mentiroso. Não dá para ir com ele no Brasileiro. Sério. Espero que a direção de futebol veja isso. Enganador nato! Da estirpe do Antonio Carlos.
Outros mentirosos que devem ser dispensados assim que terminar o carioca: Jobson e Bill.
Temos de reformular o ataque para o Brasileiro! Isso é muito sério.
Não culpo o Rene. Pois a ideia dele era ter Pimpao (que infelizmente é meio bichado, mas bom) e Leo Gamalho. Botafogo murrinhou pelo Gamalho. Tá o cara fazendo gol no Bahia. Dai...veio o Bill. E tai o resultado do que uns 30.000 por mes de diferença faz.

Sergio Di Sabbato disse...

Realmente as laterais do time são um problema, e sobrecarrega demais os zagueiros. Acho o Gilberto um bom lateral atacando e acho que não se pode perder essa arma, então, que se crie uma cobertura para ele. Essa correção deve ser feita no meio-campo, que com o Arão e o Giaretta a coisa pode melhorar, mas ainda faltam 2. eu continuaria com o Elvis e o gg tem que virar jj prá aprender futebol. Quanto ao Carleto, os jogos que vi não gostei, mas não posso falar do Jean, pois não o vi jogando ou se vi não me lembro. Acho que atrás aos poucos a coisa vai melhorando um pouquinho, mas repito, faltam 2 no meio e pelo menos um bom atacante, que sei que é difícil conseguir sem dinheiro, mas quem sabe para a série B. E agora mais um motivo para torcermos para o Fogão voltar a 1ª divisão: a Maitè Proença disse que o Botafogo subir ela prometeu que fica peladona. Promessa é promessa, vamos que vamos Fogão. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Alex, basta querer.

Concordo, Vinny. É, além de fraco, marrento.

De pleno acordo, Pai.

Marcio, e pior: O Carleto é mascarado e se acha um novo Roberto Carlos.

Fabão, e daí também entendemos porque o Carleto e Bil rodaram, rodaram e nunca se firmaram em clubes grandes.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Sergio. Se o forte do Gilberto é o apoio, vamos continuar aproveitando isso. E ao mesmo tempo, treinar para melhorar na defesa, aumentando a sua cobertura. Já o Carleto, esse não tem jeito, pois é inútil na frente e atrás.
Abs e SA!!!

Celso Ricardo disse...

Jacob foi perfeito na análise, ou quase. Cuca...não esqueço o primeiro jogo contra o Figueirense ,pela CB em 2007, e ele escalou um tal de Iran que fez de tudo, batia faltas, laterais e errava tudo. Outra: Barrou Zé Roberto no importante jogo contra o São Paulo no Maracanã por este ter chegado atrasado ao treino e escalou Adriano Felício. Resultado, outra derrota. Isso é apenas para mostrar que ele errou muito também. Quem não se lembra da virada para o River...

Anônimo disse...

Rodrigo.

Antigamente, havia uma propagando que fazia a seguinte indagação: Adivinha o que brilha mais, o assoalho da mamãe ou o sapato do papai ?
Hoje, fazendo uma inversão eu pergunto: Adivinha quem se ofusca mais, o caneludo Bill ou a bichinha (só tem tamanho) Tácio ?
Esses dois me faz lembrar também os famigerados Cesar's. O Júlio e o Jr. Quando entrava um, nós pedíamos o outro, quando entrava o outro, nós pedíamos o um. Era triste.
Quanto ao Carletto, eu nem falo. Ele pensa que joga no Barcelona, é muito mascarado.
Outro que pensa que joga muito é esse tal Thomas, quem será que indicou essa peça ?



Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Celso, mas ele amadureceu bastante. Faz parte do processo de aprendizado e crescimento, né?

Patinhas, e o que me surpreende mais é quem ainda defende esse Tomas. Tô contigo nessa, amigo.

Abs e SA!!!

Celso Ricardo disse...

Concordo com você, Rodrigo.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Celso.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Como pode diego jardel e pimpão se machucar toda hora ?

Anônimo disse...

Giareta de lateral pra mim não dá ele tem que jogar de libero ou 1 volante, O jean é muito melhor que Carleto ate nos cruzamentos .

Rodrigo Federman disse...

Anônimo 1, as lesões musculares estão numerosas nesse início de temporada mesmo.

Concordo, Anônimo 2.

Abs e SA!!!

Rafaelias disse...

Acrescentando: sei que o Tomas nao tem se destacado, mas ONTEM ele jogou pro time, fazendo muito pelo setor esquerdo, onde o Carleto deixava espaços e cometia erros infantis. Talvez isso explique pq o treinador goste do meia. Ainda sobre o lateral, que tem qualidade tecnica, concordo com o amigo. Gostei do Jean e acho que ele poderia ter mais chances. Lembra quando o gilberto comecou a aparecer? Tinhamos lucas e depois edilson, impossibilitando a afirmacao do garoto que sempre foi muito melhor.

Rodrigo Federman disse...

Rafael, desculpe, mas continuo não vendo nada disso no Tomas.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Grande RODRIGO,que bobagem é essa de se desculpar por não concordar comigo? Somos amigos,você sabe que pode discordar à vontade,sempre que quiser,afinal ninguém é dono da verdade.Só vou ficar "P" da vida com você,se tudo isso for porque sou setentão rsrsrsrsr? Gozações a parte,você demonstra a educação que teve em sua formação,o que não acontece com muitos jovens Brasil a fora.Parabéns aos seus pais.
Gostaria de explicar sobre o que falei do GILBERTO,não é birra,mas sim constatação de vários fatos relatados aqui por mim,com SEEDORF,com o ABELÃO aqui no sul,com MM e,recentemente,no CC,com JEFFERSON,é só consultar seus arquivos.Todos esses fatos aconteceram porque ele se acha craque e não aceita ser chamado a atenção.Seria imbecilidade de minha parte ter birra com um jovem,cria da base.Há pouco tempo,inclusive,disse aqui que,pelas suas qualidades ofensivas,poderia ser aproveitado no meio de campo,lembra-se disso ?
Segundo o seu ex treinador aqui no Sul,ele não gosta de marcar,nem quer se esforçar para melhorar,o que é uma pena,pois tem um bom potencial e por isso não ficou no INTER,a preço de banana.
Talvez a minha comparação com a marra do BILL e do CARLETO tenha sido exagerada.Vou retratar-me,apenas um "marrentinho" em início de carreira rsrsrsrs.
RODRIGO,BIRRA,com maiúsculas mesmo, eu tenho é dos falsos ídolos,que enganam os torcedores,saem pela porta dos fundos e denegrindo a imagem do clube,esses,além da birra,eu tenho é raiva mesmo e desejo a reserva eterna em qualquer time.É a PRAGA ALVINEGRA.
Para encerrar gostaria de falar sobre o ELVIS,que a meu ver,entrou bem na partida.Eu evito falar certas coisas para não ser do contra,mas li muita gente criticando o RS por não dar oportunidade,etc.Comentei que ele treinava mal,etc.A realidade é que o cara estava totalmente fora de forma e com percentual elevado de gordura, e o pior não queria aceitar e teimava.Levou uma encostada,aceitou as recomendações,passou a treinar melhor e teve a sua chance.
Nós torcedores,às vezes,criticamos sem saber o que se passa nas internas.Aí vem aquela conversa de que a torcida tem que saber, etc.Existe a ética médica e muitas "coisas" não podem ser divulgadas.
Só hoje o RS falou sobre os problemas físicos do ELVIS.Eu sabia porque um dos meus filhos é médico e conhece gente da fisiologia.
Em alguns casos,certos jogadores estão é com uma venérea das brabas e como é que isso pode vir a público? A contusão passa a ser uma séria distensão muscular ahahhaha.
Já falei demais,tem gente esperando e ansiosa para falar comigo,mas o CB é prioridade absoluta,rsrsrsrs.JOTA.

PAULO FERNANDO disse...

Esse Carleto é muito fraco. Jean já!
Gostei do Giareta. Pode jogar junto com o Arão fácil.
Elvis no lugar de qualquer um dos 2 meias. E Pimpão (quando jogar?!?) com o Jobson.

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Grande Jota, saiba que a recíproca (da admiração) é mais do que verdadeira. E lógico que considero sempre tudo o que o amigo comenta. O importante e bom é fazermos como de hábito: Colocarmos nossas visões de maneira franca e educada!

Paulo, tô nessa linha de raciocínio também.

Abs e SA!!!

Rafaelias disse...

Sempre leio tds os comentarios do Jota. E muito bom saber algo das internas hehehe

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Rafael.
Abs e SA!!!

Wesley Machado disse...

Federman, realmente o Carleto tem deixado uma avenida. No final do segundo tempo o Vasco chegou várias vezes ali pelo lado esquerdo da defesa do Botafogo. Mas assistindo ao VT nesta segunda-feira, com calma cheguei à conclusão de que ele não foi tão mal. Detalhe: Foi ele quem tirou a bola de cabeça no último lance da partida, quando estávamos com um a menos - o Giaretta teve de sair de campo. Temos de ser justos.

Wesley Machado disse...

Gosto muito do garoto Jean. Quando bati o olho nele, pelo jeito de dominar a bola, vi que tinha bola. Mas colocá-lo como titular agora é queimar etapas. Nisto temos de concordar com o técnico, que é experiente. Tudo bem que trata-se de um jogador da base, pelo qual sempre temos um carinho mais especial. O que pode é sair do habitual nas substituições e ir colocando-o aos poucos para adquirir tarimba. Lembrando que a Série B é para cascudos. Aliás, este time do Botafogo me parece muito fraco (literalmente) para a competição.

Rodrigo Federman disse...

Wesley, mas ele ter salvado uma bola não anula a péssima partida (que continuo achando que fez) ou a máscara que demonstra ter, concorda?
Abs e SA!!!

Wesley Machado disse...

Concordo que ele é mascarado, Federman. Mas isto o Jóbson também é. É clichê, mas devemos nos lembrar que clássico se decide num detalhe. Poderíamos ter tomado o gol naquele último lance. Bem como se o Vasco faz 2 a 0, logo após marcar o primeiro gol no final do 1º tempo, a vaca ia pro brejo. Por isto que temos de comemorar o pontinho que nos manteve ainda com chances de sermos campeões da Taça GB. Por mais que este título não valha muita coisa, mas tem o prêmio. O Estadual sim considero importante. Até pq estamos brigando com o Vasco em número de conquistas.

Rodrigo Federman disse...

Wesley, da mesma forma que foi em um erro de posicionamento (a famosa avenida) do Carleto que resultou no gol deles também. Poderíamos ter vencido por 1 a 0 (e claro, o RC também falhou no lance).
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Carleto tem muito pontos negativos. Não é o jogador que pensa ser e o mínimo que deveria fazer é correr em campo.
Hoje se sair não fará falta alguma.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

So eu que acho o esquema tático ruim não existe tabela entre os laterais posse de bola inexistente descompactação da marcação etc .

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, acho que pesa também a limitação técnica da maior parte do elenco.
Abs e SA!!!