08/03/15

Lições da derrota















O Botafogo até saiu na frente, mas hoje conheceu a sua primeira derrota oficial na temporada: 1 a 3 (Jobson) para o ECTD.

Curiosamente - mas dentro das suas limitações técnicas -, até que o time atuou melhor do que no último domingo, quando venceu o Flamengo. Só que o resultado final não foi o mesmo. E não foi injusto. Diante do que as duas equipes apresentaram, qualquer resultado seria aceitável.

Digo aceitável porque o Botafogo lutou. As carências continuam evidentes, mas realmente não falta entrega dos jogadores.

Faltam sim, homens que parem a bola e pensem no meio, melhores opções para zaga e no banco de reservas, etc. Mas essa é a realidade do Botafogo em 2015. E assim lutaremos até o final do ano.

Apesar da derrota, ficou claro que podemos brigar de igual para igual pelo título estadual.

E querem saber? Como dificilmente não estaremos classificados para as semifinais, acho que um revés agora até pode fazer "bem" ao time. Abaixar um pouco a bola e rever determinados conceitos. Inclusive do próprio Renê Simões, que precisa fazer algumas mudanças de ordens táticas e técnicas.

Enfim, clássico é assim mesmo. 

O jeito é correr atrás dos pontos perdidos na quarta-feira, contra o Tigres.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 1 x 3 ECTD (Eterno Clube de Terceira Divisão)

1- Jefferson: Sem culpa nos gols, ainda operou outros três milagres - 7,0

2- Gilberto: Começou mal na defesa, mas depois melhorou. No ataque, bem - 5,0

3- Renan Fonseca: Falhou feio no último gol - 4,5

4- Giaretta: Não esteve tão seguro - 5,0

5- Marcelo Mattos: Um leão em campo, correndo por todos no meio e atuando com raça - 7,0

6- Carleto: Parece displicente em vários lances - 4,5

7- Gegê: Sumidinho, sem muita função no jogo - 4,5

8- Willian Arão: Até correu, mas errou mais do que acertou - 5,0

9- Bill: Fez o papel de pivô e lutou até o final - 5,5

10- Tomas: Outra partida apagada (está virando rotina)... - 4,5

11- Jobson: O mais perigoso dos homens de frente- 6,0

12- Sassá: Entrou e pouco acrescentou - 5,0

13- Tássio: Um toque na bola...de canela - 4,5

14- Diego Jardel: Apesar de poucos minutos, teve uma chance clara e foi lento demais - 4,5

Renê Simões: Mudou mal o time. Não poderia ter tirado o Jobson. E novamente não soube compor o meio de campo - 4,5

30 comentários:

Anônimo disse...

Time sem meio de campo e zagueiros seguros fica complicado

Sergio Di Sabbato disse...

Não vi o jogo, mas acho que ainda é cedo para muitas cobranças e concordo com você: a derrota veio no momento certo. Agora pode perder. Não tem como se montar um time, e ainda limitado como é o Botafogo atual sem muito trabalho e muito entrosamento. Nos comentários parece que o RS errou nas substituições, mas o momento das experiências é agora, ele tem que saber quem é quem. Continuo achando esse carioca uma sacanagem depois do penalti inventado para o Vasco, mas fazer o que. Apesar da derrota, esse torneio é muito nivelado por baixo, portanto, qualquer coisa pode acontecer. O que não pode é desanimarmos e achar que tudo que foi feito até agora é uma droga e que o time não tem condições de subir como li em alguns comentários. mas torcedor é assim: ganhou, maravilha, perdeu, nada presta. Muita água ainda vai rolar debaixo dessa ponte, então calma, nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, precisamos mesmo resolver principalmente a questão do meio de campo. São apenas ligações diretas. O Tomas não é camisa 10 (e ainda questiono se tem bola para ser titular). Nesse plantel, a última esperança reside no tal do Elvis.

Sim, Sergio. O RS errou. Já estava sem meio e aí ferrou mais ainda. E piorou quando tirou o único jogador que poderia criar algo na frente (Jobson).

Abs e SA!!!

alex disse...

Rodrigo, se certos jogadores, jogassem o arroz e feijão deles, acho que dava para empatar ou ganhar, é o casso do gilberto, carleto, arão, e o bill,esses caras fazem muitas firulas e pensam que jogam mais que apresentaram.....a derrota foi "boa"para baixar a bola mesmo....e tambem vejo condições de disputar o carioca de igual para igual com os outros times...

Levi disse...

Também penso que é menos pior perder agora. Precisa de alguns ajustes. Mas se existe algo que me irrita mais do que derrota para o clube da beira da lagoa, é perder para essa escumalha!
Minha preocupação, repito mais uma vez, é com a série B, sem que com isso eu não esteja torcendo para o título do estadualzinho. Enfim...de volta aos trabalhos. Caiu, levanta.

Rodrigo Federman disse...

Alex, também achei que houve excesso de firulinhas desnecessárias. Por isso essa derrota hoje até pode ser boa para eles caírem na real.

Disse tudo, Levi!

Abs e SA!!!

jorgeFS disse...

Futebol é coisa séria!!
Uma gracinha do Jobson & uma mãozinha do Fred, digo do juiz, e aí a vaca foi pro brejo.

Rodrigo Federman disse...

Jorge, faltou seriedade em muitos momentos mesmo. Sem contar os erros da arbitragem (dois impedimentos mal marcados no segundo tempo também).
Abs e SA!!!

James disse...

Perdemos na hora certa! Foi o melhor jogo do Estadual, disputado e com boas jogadas. Poderiamos ter ganho, mas continuamos errando muitos passes pelo meio. o Flu errou menos e ganhou o jogo.

Rodrigo Federman disse...

James, na verdade, não tivemos meio, né? O MM jogou sozinho hoje!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO e amigos,um abraço do JOTA.Para mim nada mudou,pois como tenho dito aqui,estamos bem para a série B,que deve ser o nosso foco.
Sobre a partida,cheguei a algumas conclusões e,como sempre,pode discordar à vontade:
1.o resultado não foi justo e o empate seria mais correto.
2.houve um impedimento mal marcado, quando poderíamos ter feito o segundo,além de uma jogada em que o BILL partiria livre e o apitador marcou falta no meio de campo.
3.o RS escalou mal,pois contra um time mais entrosado e com alguns jogadores melhores,colocar GEGÊ e TOMAS de início complica.Acredito que seria melhor colocar alguém que marcasse e deixaria o TOMAS,pois o Arão e o MM se matam em campo para cobrir os laterais.
4.nossos laterais não marcam ninguém, sendo que o Gilberto é irresponsável defensivamente,uma verdadeira avenida.Levou um baita esporro do JEFFERSON e do MM.Aliás,esse rapaz possui boas qualidades ofensivas, portanto,seria o caso de o RS encontrar uma posição para ele no meio,pois de LD,defensivamente,é fraco.
5.eu também não sacaria o JOBSON,que mal ou bem estava incomodando.
Para encerrar,depois da roubalheira a favor do Vasco,vou repetir o que já disse.Nosso time tem muito mais chances na B,do que os outros do Rio na A.

Rodrigo Federman disse...

Jota, o problema maior é que o Luis Ricardo é tão ruim (ou pior) do que o Gilberto na defesa. E vou além: O Carleto me irrita muito mais! Acho que aí cabe ao RS acertar o time mesmo. De repente, a saída do Arão e a entrada de um volante que seja mais defensivo. Enfim, ideias...cabe ao RS consertar muitos pontos.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

É Rodrigo, falta o camisa 10, até mesmo no jogo contra o mulambos. O time não consegue sair do seu campo sem dar balão. Por essa falta do camisa 10, a tática usada era a de sempre: se encolher e partir pro contra ataque, poderia até dar certo, mas ficar se defendendo o tempo inteiro não dá! A marcação até funcionou no primeiro tempo, depois deu muito espaço, sobretudo do lado do Gilberto que subia e não tinha cobertura. Nossos zagueiros mostraram toda limitação em lances contra o Fred, falharam feio! Gosto da raça do time, mas é pouco pra quem quer chegar longe.

Marcelo Lopes

Rodrigo Federman disse...

Certeza, Marcelo. Tomas não é jogador para ser titular da armação de um grande clube.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

QUANDO HENRIQUE DEU A COTOVELADA SEM BOLA NO BILL O JOGO TAVA 1X1 E NOSSO TIME NAQUELE MOMENTO FICARIA COM UM HOMEM A MAIS; AÍ O BILL FOI DEU TROCO E ELE FEZ VISTAS GROSSAS OU MELHOR FOI CAVALHEIRO JÁ QUE É ESSE O NOME DO POSSANTE JUIZ.
PRESIDENTE ABRA TEU OLHO NÃO SEJA VACA DE PRESÉPIO COM A ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR.
HOJE O VASCO GANHOU O JOGO, COM UM PENALTY QUE JUIZ SÓ DÁ PARA TIME GRANDE.
HENRIQUE FICOU ENVERGONHADO COM O JUIZ JÁ QUE NÃO FOI EXPULSO É SÓ VÊ O JOGO E PERCEBER A TAMANHA LAMBANÇA DO SOPRADOR DE APITO.

MARCOS ANTONIO

Anônimo disse...

ESCUTEI HOJE NO MARACANÃ QUE O ALISSON TEVE UM PROBLEMA MÉDICO ESTAVA HOSPITALIZADO E SÓ AGORA COMEÇOU OS TREINOS.
ACREDITO QUE SEJA TITULAR JÁ O THOMAZ GOSTO DELE ACREDITO QUE VAI CRESCER AGORA TEM QUE JOGAR NO ATAQUE CORRENDO ATRÁS NA MARCAÇÃO E FORÇAR A BARRA.
O THOMAZ É O MAIOR TALENTO HOJE DO BOTAFOGO,ACREDITE.

MARCOS ANTONIO

Anônimo disse...

A questão agora é encontrar "O" número 8 ou 10.

Ai tá a grande variável que pode dar a estabilidade necessária. As opções testadas não parecem ter qualquer característica minima pra essa tarefa.

Jacob

Rodrigo Federman disse...

Marcos Antônio, mas não foi o lance determinante. Ainda assim, não tínhamos meio de campo.

Pai, para a 10, tem que testar o Elvis. Para a 8, podemos insistir com Fernandes ou Andreazzi.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O melhor do time pra mim mais uma vez foi o Arão, que inclusive, deixou o Bill na cara do gol (mal impedido). O Tomas ta longe de ser a primeira opcao pra sair, com gege em
campo. Torco muito pro diego jardel voltar bem. Hj ele teve muito pouco tempo, o rene demorou uma eternidade e nao sacou o nulo e displiscente gege. Tirar o jobson foi brincadeira. E concordo com todos q disseram q houve firulas. O time deles jogou bem mais serio.

Rafa Elias

Anônimo disse...

Com todo o respeito, Rodrigo:

2,0
Marcelo Mattos
Lento demais. Perdeu na corrida para Gerson no segundo gol do Fluminense e foi expulso.

5,5
Willian Arão
Carregou Marcelo Mattos nas costas. Boa opção ofensiva, inclusive. Jogo seguro.

Nota do LANCE! pra nao achar que tenho perseguicao kkkk abs

Rafa Elias

Rodrigo Federman disse...

Rafael, as notas do Lance são baseadas em gols e expulsões. Eu que digo, com todo respeito, mas nesse caso, acho que é birra pessoal sim. Hahaha. Ao menos, vários amigos que foram ao jogo tiveram impressão parecida com a minha. Rs
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Também gostei do Mattos. Arão que jogou no esquema "arame liso"...
Não sei o que houve, mas GG não dá.
Não criou nada...
O fato é que temos laterais bons ofensivamente, vide a jogada do gol, mas que não tem proteção adequada quando sobem.
Aliás, a defesa é totalmente desprotegida.
Só o Mattos fica. Acho que seria a hora de colocar mais um volante defensivo, já que o Arão sobe e o time não troca passes no meio... É apenas via chutão.
Ontem, a arbitragem foi uma bela merda, e junte a isso a displicência, a ruindade, e a irresponsabilidade de alguns... 3 gols das flores.
Os 3 em falhas. Impressionante.
Se o René não rever alguns conceitos, estamos fu...

Rodrigo Federman disse...

Sim, Vinny. O MM ficou sobrecarregado ontem na marcação. E com as dificuldades dos laterais em marcar, só piorou para ele.
Abs e SA!!!

bruno disse...

Ontem fui ao jogo. Podem falar do MM em qualquer jogo. No de ontem, não! O cara deu o sangue. muito bem defensivamente e ainda arriscava alguns lançamentos. Claramente sobrecarregado. Arbitragem foi malandra ontem, deu dois amarelos, nos jogadores que mais discutem os lances com o juiz. Calou a boca do mattos e do bill e consequentemente da equipe. Ontem, só ganharíamos com a Perfeição. E isso estava longe de acontecer, visto que nosso meio ofensivo contava com GG que não é dez nem do bonsucesso. SAN

FLAVIO SILVEIRA disse...

nada de assustar.Enfrentamos um time q tem maiores valores individuais, enfim, q é bem melhor q o nosso.E não tem espaço para cobranças, ainda, pelo simples fato q estamos começando o trabalho e o objetivo é a serie B.Quando chegar a hora, a gente cobra.Nossa realidade é de serie B, não adianta querermos arrotar caviar , se estamos comendo taioba.Devemos seguir em frente, com esses pé de ratos q temos ai, pois é o q temos.E por falar nisso, em time ruim, serie B:Ô nininho, Mauricio assumção , aonde vc estiver não quero q tome no rabo, pois talvez vc goste.Então vá para a puta q pariu e q sua mãe esteja na zona portuaria do Rio, dando o rabo para um estivador qualquer, seu filho da puta.

Rodrigo Federman disse...

Bruno, exatamente como eu vi pela TV. Criticar o MM pelo jogo de ontem só pode ser birra gratuita! Rs

Hahahah! Gostei principalmente do recado ao Bandido Omissão.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

A zaga, com o acumular dos jogos, demonstrou que é preciso ser repensada, ela não passa a confiança necessária.
Vejo apenas uma solução, que é a entrada de mais um marcador no meio campo e assim fazer com que ela jogue na sobra.
Esse marcador entraria no lugar do Arão.
Outra solução, que particularmente não gosto, seria jogar em um 3-5-2.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, vou mais na linha da sua primeira sugestão.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Outra coisa que gostaria de ver é o Fernandes tendo mais oportunidades no time titular, já que o RS não se cansa de "esperar" pelo futebol do Tomas, por exemplo.
Não é mudar o Time todo, mas uma peça ou outra pode e deve ser experimentada.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

De pleno acordo, Márcio.
Abs e SA!!!