24/05/15

Mudar maneira de jogar

















Palavras do técnico Renê Simões, após o empate com o Atlético/GO:

"- Perdeu um pouco de profundidade sem o Pimpão. Conversei com o time no intervalo. Estávamos jogando como se o Pimpão estivesse em campo. Sem ele, tem que segurar um pouco mais a bola, girar de um lado para o outro, aproximar... E o time não fez isso. Fez falta, assim como o Sassá. Faltou velocidade. Mas se eles não estão, temos que aprender a jogar de outra forma. Não pode servir como desculpa. Temos que saber fazer a leitura do jogo".

Ok, mas já sabíamos que os dois citados estariam ausentes desde o sábado passado. Não foi treinado ou conversado uma outra maneira de atuar? Além do que, desculpem, mas as características do Lulinha são parecidas com a do Pimpão.

Por fim, se é para aprender a ler o jogo, passou da hora do próprio Renê se tocar que:

1- Com o Bill no comando de ataque não dá. Por que não testar o Vinicius e/ou Luis Henrique?

2- Camacho de volante, deixando o Andreazzi e Fernandes fora até do banco é demais.

3- Emerson precisa/deve ser testado na zaga.

Os amigos têm outras observações?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

41 comentários:

Anônimo disse...

As mudanças feitas por René Simões na equipe titular não surtiram efeito algum. O lateral-esquerdo Pedro Rosa teve uma atuação pavorosa e tirou o treinador do sério em alguns momentos. Lulinha até começou bem, mas aos poucos foi se escondendo e quase não apareceu no segundo tempo. Camacho, que começou como meia ofensivo nas categorias de base do Flamengo, atuou como volante e deixou espaços no setor de marcação, apesar da evidente melhora na saída de bola.
Esse buraco no meio da defesa também causou os melhores momentos do Dragão na partida. Sorte do Glorioso que o fraco Arthur era o centroavante da equipe goiana.
Com os jogadores mais criativos do time atuando num nível abaixo, como Gilberto, Daniel Carvalho e Elvis, a melhor opção do Botafogo na partida foi tentar os arremates de fora da área para surpreender o goleiro Márcio, do Atlético-GO.
A tática até esteve perto de dar certo, principalmente no segundo tempo, com finalizações de Willian Arão, Diego Jardel, Elvis e Tomas. Porém, isso é muito pouco para quem deseja o título da competição e o retorno à Série A.

Anônimo disse...

Rodrigo, desculpe mas colocar um juvenil no lugar do Bill? O Bill é o melhor atacante que temos e compensa a pouca técnica com muita disposição. É muito útil para o time atual.

Fernandes e Andreazzi já tiveram oportunidades e não se firmaram. O Camacho não é titular. É teste.

Enfim, Renê vai se virando com o que tem. Acho que com a recuperação do Roger Carvalho o Giaretta volta para a cabeça de área no lugar do Mattos que seria primeira opção de banco.

Ou então, dependendo do adversário, ele pode ir com Giaretta, Mattos, Arão e Elvis no meio...

Enfim, o que mais falta hoje é um atacante para revezar com o Pimpão na frente, tal qual fazia o Jobson.

Abs
Pablo

Rodrigo Federman disse...

Pouco demais, Anônimo.

Sim, Pablo. Para mim, um juvenil (LH) ou junior (Vinicius) fariam, pelo menos, igual o Bill vem fazendo. E aposto que até mais e melhor.

Abs e SA!!!

Leonardo disse...

Acabei de assistir a reprise de Palmeiras e Goias o verdão foi o clube que mais contratou e com certeza qualquer reserva do Palmeiras seriam titular no Botafogo tirando o Jefferson e como no máximo 50 mil e não são todos que ganham o teto não dá para contratar grandes jogadores o Vasco com um teto de 150 mil não conseguiu ficar com o Felipe Gabriel e não ser o René e nem qualquer ou técnico que vai fazer esse time jogar
o fino da bola , agora para o ano que vem com maiores receitas e as contas mais equilibradas poderemos sonhar mais alto , em 2015 é com esse time que vamos subir , voltando ao assunto do post eu testaria o Luis ,Tanque ,
Emerson e colocaria também o Roger na zaga .

Sergio Di Sabbato disse...

Uma coisa que me chamou a atenção no LH foi a previsão que tem da jogada, característica dos grandes centroavantes que vi jogando, como diz o Canhota, a bola procura de quem tem cheiro de craque, Lembra do Túlio, Romário, etc, parecia que a bola tava sempre procurando eles. Não o estou comparando com nenhum dos dois, ou com outros centroavantes, mas o garoto tem grandes chances de vir a ser um grande jogador, sem contar que finaliza muito bem ´tem habilidade, características que o Bill não tem. O Bill é um trombador ruim. Será que é temeroso escalar o LH ou o Tanque (esse vi poucas vezes, sei apenas que faz gol pra caramba). Eu acho que poderia colocar os dois aos poucos, porque aguentar o Bill tá complicado. O que eu não entendo é que tem vários volantes melhores ou iguais a esse Camacho na base e o RS não testa nenhum. O mais engraçado de tudo isso é sentirmos falta do Sassá e perceber que o Aírton pode ser mais útil que o MM, Camacho e etc. Que dureza. Abs e SB!

Gustavo disse...

Meu time ideal : Jeff , Gilberto ou LR
Emerson , Roger , Carleto , Giarreta ,
Arão , Elvis , Daniel , Pimpão e Luis H
como opção no banco Renan , Renan F.,
Pedro , Mattos , Fernandes , Tomas , Bill , Henrique e Lulinha , li no fogaonet que está chegando um uruguaio
da Lázio que é atacante e artilheiro como o Ayrton tá de saída e ganha 150 mil vai abrir espaço para a chegada de
um bom jogador.

Rodrigo Federman disse...

Leonardo, no Palmeiras, mais do que aqui, o problema lá é de técnico. O Maldito Oliveira é ainda pior que o RS.

Sergio, sem contar que o LH não é franzino.

Gustavo, no meu time o Gilberto é titular se comparado ao LR.

Abs e SA!!!

Gustavo disse...

Rodrigo e amigos alguém leu essa notícia da chegada do uruguaio da Lázio
que foi o artilheiro do campeonato uruguaio no ano passado ele está emprestado a um clube do Uruguai esse
post saiu no fogãonet .

Gustavo
S A

Rodrigo Federman disse...

Eu li, Gustavo. Mas não conheço o jogador citado.
Abs e SA!!!

Paulo Eduardo disse...

Emerson na zaga com Giaretta de 1º volante.

Pimpão e Vinicius Tanque no ataque.

Marcos Oliveira disse...

Rodrigo, o nosso time é, tecnicamente muito fraco, ao nível de série B mesmo, além disso, hoje temos jogadores que não estão rendendo nada ou muito abaixo que renderam no ano passado, e a aposta neles foi uma furada, caso do Tomas e DJardel. Quanto ao Camacho, na minha opinião, foi aquele "acordo" de algum empresário, que não cobra as tais comissões, mas pede que levem um jogador que está sem mercado, para valorizá-lo e possibilitar algum trocado com ele...Camacho é isso...

Rodrigo Federman disse...

Paulo, do pouco que vi, acho que o LH tem ainda mais bola do que o Vinicius.

Marcos, até que ontem o DJ entrou bem.

Abs e SA!!!

Marcos Oliveira disse...

Quanto a treinar um esquema alternativo sem o Pimpão ou Sassá, esqueça...Jogamos no fim de semana, treino leve na terça pela manhã e viagem para o jogo contra o Figueirense, na quarta a noite...Depois nova viagem e mais um treino leve, para nova viagem na sexta, para o jogo de ontem em Brasília. Com muitas viagens longas e jogos 4ª e sábado, fica difícil...SAN!

Rodrigo Federman disse...

Marcos, treinamentos e variações devem ser feitos ao longo da temporada. E o RS parece trabalhar apenas de uma maneira desde o início.
Abs e SA!!!

Renan SP disse...

Rodrigo, minhas observações são :
1- realmente esperar algo do Bill é complicado, sempre achei interessante apostar no Tanque e no LH, mas como sei que esses meninos não vão ter oportunidades, vejo com bons olhos a chegada desse Uruguaio. Nunca vi ele jogar, mas sei que ele fez 20 gols no Campeonato Uruguaio pelo Liverpool ( da série B, se não me engano) , é um Jogador que já foi convocado pela seleção E pertence a Lázio, por tanto é melhor que o Bill.
Por alguns vídeos, vi que ele sabe fazer gol.

2- não sei pra que o Camacho foi contratado, acho que na posição de Volante estamos bem servidos com a molecada da Base.

3- Minha zaga titular é Roger Carvalho e Emerson.
O Roger o pouco que jogou ( devido as lesões), mostrou ser melhor que o Renan Fonseca, do Giaretta nem vou falar. E o Emerson o pouco que vi gostei, acho que esse menino vai vingar.

Eu mandaria embora junto com o Ayrton, o Tassio, Henrique, Marcelo Mattos e Tomás.
Com isso teríamos uma boa folga na folha, oque permitiria trazer um primeiro volante melhor, o atacante uruguaio e talvez mais um meia sul-americano.
Um abraço

Rodrigo Federman disse...

Renan, eu não acho que devemos aceitar os meninos do ataque simplesmente não serem testados. Devemos cobrar isso. Quanto à zaga, acho o RF menos ruim do que o RC, cara.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Cobertura pós-jogo Atletico-go x Botafogo
https://www.facebook.com/novaaliancaesportes/videos/vb.1010400695656221/1065441050152185/?type=2&theater

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Nova Aliança.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não há justificativa em manter o Bill e não testar, pela ordem, Vinicius Tanque e luis Henrique. Como "achar" um bom jogador se as oportunidades não são dadas?
Eu não aceito contratações estilo Camacho sob a alegação de pouco dinheiro, pois no BOTAFOGO deve ter alguém que jogue o mesmo futebol desse cara, fora o fato que o mesmo nunca jogou rigorosamente nada em lugar algum.
E o RS não vai fazer esse Time jogar o fino da bola, parte por falta de capacidade do elenco, montado em sua maioria por ele próprio e também porque ele nunca fez Time algum jogar esse futebol todo.
A minha quase certeza é que os técnicos nacionais não tem capacidade para fazer uma equipe variar o seu jogo e as desculpa são sempre as mesmas; a de não ter tempo para treinar por causa da quantidade de jogos e, quando são desclassificados das competições, a falta de ritmo por causa dos poucos jogos.
Se ele acha que o Time precisa aprender a jogar de outra forma, que precisa aprender fazer a leitura do jogo, cabe a ele que é o Técnico resolver isso, afinal ele escala e determina o esquema de jogo.
Na hierarquia das responsabilidades, o RS está acima do Time e portanto sua cobrança deve ser maior.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, falam muito das idades deles, mas por que esse receio extremo só no Botafogo, né? O Gerson, do ECTD, tem 17 anos e já é titular lá.
Abs e SA!!!

Gilson disse...

Rodrigo eu li uma matéria que o Botafogo demitiu dois funcionários da base da época do SAFADO e continua pagando os seus salarios pois não tem dinheiro para as indenizaçoes portanto ainda estamos na UTI , o Palmeiras contratou 21 jogadores e vários medalhoes e hoje perdeu em casa do Goias , então não dá para cobrar desse elenco muita coisa é testar os garotos da base é com eles que vamos subir.

Enéias Teles Borges disse...

Meus amigos,

Além de times fracos o futebol brasileiro passa por um crise terrível no que diz respeito a treinadores. Eu até prefiro, muitas vezes, ter um jovem treinador como Doriva e novos que estão aparecendo.

Vejam só: o Palmeiras e o São Paulo têm elencos muito bons (pelo menos no papel). Acontece que os treinadores brasileiros engessam os times. Não existe leitura rápida de um jogo e mudança que resulte em algo imediato.

Creio que Tite e Marcelo Oliveira são os únicos técnicos com alguma modernidade.

Muricy, Felipão, Luxemburgo, Leão, Oswaldo de Oliveira, Renê Simões, Parreira e outros tantos pararam no tempo.

Imaginem o fraco Renê Simões com um elenco pífio nas mãos?

É isso que temos hoje e será com com esta limitação que sairemos da B.

SA

Marcio disse...

Rodrigo, falta audácia, coragem...
Há muito que o BOTAFOGO insiste de forma infeliz em jogador improdutivo sob o argumento da "experiência".
Para quem está sem dinheiro, a solução primeiramente deveria ser buscada dentro de casa.
Ontem no Real Madrid o Carlo Ancelotti botou para jogar um norueguês de 16 anos, no Avaí tem um de 17.
No nosso BOTAFOGO vamos aturando ao longo do tempo Bill, Mamute, Dankler, Brinner, Rogério, Mattos e outros tantos mais.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Gilson, mas pelo visto, não serão testados.

Eneias, sou sempre favorável à novas ideias.

Disse tudo, Márcio.

Abs e SA!!!

Gilson disse...

Eu acredito sim que será testado assim como o Jean , Dierley , Gege ,Sassá , André uma hora o Bill vai se machucar ou mesmo ser expulso e grande parte da torcida já está contestando a sua presença em campo e não existe treinador que consiga manter um jogador
no time com o torcedor exigindo mudança
o Tanque estava disputando os juniores e o Luis Henrique só agora foi alçado ao time principal tenham mais calma.

Fernando disse...

O Botafogo deveria fazer uma enquete para deixar a responsabilidade da escolha do técnico para o torcedor porque depois que o Cuca saiu todo treinador que assume o Botafogo os caras reclamam , queriam que fosse sacado o Carletto e colocado o Pedro Rosa agora estão malhando o René que deveria ter colocado o Jean , pediam a saída do Mattos o cara colocou o Ayrton que a torcida chamava de maluco e botinudo e tem torcedor pedindo a renovação do contrato do Ayrton o torcidinha chata.

Rodrigo Federman disse...

Gilson, quando Bill é titular absoluto de um time, não dá para ter muita calma.

Fernando, mais chato, só os professores de arquibancada, ou seja, os que querem ensinar os outros a torcer e assim se julgam mais botafoguenses...

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Que torcida chata!
Bom mesmo são aqueles que nos deixaram vinte anos na seca, nos deram dois rebaixamentos, faliram o Clube dúzia de vezes.
Aliás, excelentes!!!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, e os que batem palmas para qualquer mediocridade.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, eu fico imaginando, por exemplo, os torcedores do Real Madrid, que reclamam do Casillas, do Ancelotti, que já vaiaram o time todo e causaram indignação no CR7, estando no nosso lugar.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Márcio.
Abs e SA!!!

Vitor disse...

Nós, há bem pouco tempo, TIVEMOS O PIOR PRESEIDENTE DA HISTÓRIA; AGORA TEMOS O PIOR CENTROAVANTE DA HISTÓRIA. Até o Henrique, que não faz gol, cria alguma coisa, além de correr mais. O meninos é uma boa, mas com a torcida impaciente, corre-se o risco de queimá-los. Já com relação ao Bill, a torcida não é impaciente, APENAS NÃO O AGUENTA MAIS! E nunca esteve tão certa! Já o Simões, deve estar querendo provar que o Mantuano não interfere e que é ele quem manda. Deus nos livre desta burra teimosia. É de se suspeitar da própria inteligencia...


Rafaelias disse...

Rodrigo, nao se joga com 3 meias (sim, o lulinha eh um meia atacante) e centroavante de pouca mobilidade, nao que eu saiba. Rene inventou legal.

Rafaelias disse...

Em outras palavras, quando nao se tem um atacante de profundidade (como o rene mesmo disse), nao se usa um "banheirista". Era pra ter jogado o henrique ou o nosso luis henrique no lugar do bill (que nem foi o pior mesmo), mas era. Rene fraquinho...

Rodrigo Federman disse...

Boa, Vitor. Gostei do que falou por último: É querer suspeitar da própria inteligência.

Rafael, na verdade o Lulinha é fraco...seja como meia ou atacante. hehehe

Abs e SA!!!

WAYNE disse...

Saudações Alvinegra.
Assisto de vê o NENRIQUE desde que ele chegou ao Bota. O inicio foi muito bom GOLS fora da area. Achei era o goleador. Graças. O sonho foi curto. Apresentou defeitos: desequilíbrio dentro das jogadas; tira o pé nas divididas; não sabe diblar o goleiro para fazer o GOL; passe para o companheiro muita força; mêdo de chutar ao GOL; chega....
Será que o RS poderia ajudá-lo?
Como também o RENAN,para ir contra o atancante caindo de lado evitando o penalti, mas isso caberia o treinador de goleiro. A gente vê, eles não.
Uma coisa é certa, precisamos de um matador que não fique nas costas dos zagueiros e sim afastado próximo, afim de finalizar na frente deles.BILL tem o defeito de ficar escondido atrás. Salvo uma jogada ou outra tem sorte, mas na maioria perde a chance.
Ainda vou ver um jogo melhor....

Rodrigo Federman disse...

Wayne, o Henrique começou marcando muitos gols? Você está confundindo, cara.
Abs e SA!!!

CHATINHO BOTAFOGUENSE disse...

E PRA JA https://fogoeterno.files.wordpress.com/2008/10/autografo1.jpg

Rodrigo Federman disse...

Very funny, Chatinho! Very funny!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O HÁBITO FAZ O MONGE, CACHIMBO FAZ A BOCA TORTA,MARCELO MATTOS AOS 44 MINUTOS NO PRIMEIRO TEMPO OU NO SEGUNDO COM UMA FALTA EMPURRANDO O ADVERSÁRIO EM FRENTE A ÁREA DO BOTA É GOL. ÊTA HÁBITO INFELIZ. ONTEM MESMO JOGANDO BEM ELE NÃO RESISTIU TENTOU MAS OS DEUSES NÃO DEIXARAM. MM ACORDAR....

Rodrigo Federman disse...

Ainda bem que não resultou em gol deles, Anônimo.
Abs e SA!!!