21/06/15

Menos estatística, mais bola























Ainda sobre o péssimo empate contra o Boa Esporte, o técnico Renê Simões tentou explicar o fraco desempenho dos seus comandados:

"- Foi a defesa mais difícil que enfrentamos até agora. Não foi apenas pelo jeito que o adversário estava construído, mas pela marcação individual que foi feita. Por exemplo, o Willian Arão era do Radamés. Nós tivemos três boas oportunidades. Se acertamos, mudamos o jogo. Hoje demos 563 passes, o que é um bom número, mas tem que qualificar. Não adianta ficar só no número, não pode ser só passe lateral. Tem que ser passe com rapidez, para quebrar o equilíbrio do adversário. Hoje tivemos um número maior de erros de passe, foram 16%, quando normalmente são 9% ou 10%. Quando você entrega a bola para o adversário tem que correr atrás".

O mesmo blá blá blá de números de sempre. Por que, ao invés de esperar o scout final, ele cobrou menos passes laterais e mais agressividade durante os 90 minutos?

Alguém consegue explicar?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

33 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

O Gérson dava um passe e botava o atacante na cara do gol. Em 68 contra a Argentina o Botafogo deu mais de 40 passes para fazer o 4º gol, mas o objetivo era envolver o adversário, ou seja, posse de bola tem que ser com o objetivo de construir uma jogada aguda. Posse de bola sem esse objetivo prá mim é masturbação. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, e desses 563 passes citados pelo RS, aposto que pelo menos 70% foram aqueles inofensivos entre zagueiros, laterais e volantes sem um único passo em direção ao gol adversário.
Abs e SA!!!

Celso Ricardo disse...

Rodrigo , falta objetividade ao nosso time. RS precisa entender que podemos dar 200 passes em um jogo mas pra frente . Tomou a bola, já tem que saber o que fazer . O que parece é que o time desconhece os adversários e não sabe o que fazer na posse de bola .

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Celso. E isso é, além de pouca qualidade técnico do elenco, falta de treinamento e instruções à beira do campo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sem saber o que ele havia falado após o jogo e ao mesmo tempo imaginando o que seria falado, citei anteriormente o jogo da sub 20 da cbf, que teve posse de 63%, jogou no ataque, rodou o jogo, executou jogadas de ultrapassagem, tabelas, arrematou 24 vezes a gol, obrigou o goleiro adversário a fazer várias defesas difíceis e perdeu para a Sérvia que se defendia com 10 atrás da linha da bola e fez o gol da vitória em um contra-ataque. Isso é futebol! Por isso o Mário Sérgio, de quem não gosto como comentarista, disse para o RS que "scout" é bobagem.

Quanto ao RS, penso que exige o que o Tima não tem competência para fazer. Posse de Barcelona é legal, desde que se tenha jogadores com capacidade de segurar a bola e saber o momento do passe diferenciado de forma a quebrar a marcação adversária. Quem pode fazer isso nesse Time do BOTAFOGO?
É a velha manis dos técnicos quererem obrigar o Time a jogar em seus esquemas favoritos; são "preguiçosos" em sua maioria. Ele deveria se preocupar em dar padrão ao time, fazê-lo jogar de forma mais compactada, ter aproximação e tudo mais.
Ele falou da marcação individualizada do time do Boa sobre o BOTAFOGO, citando o Arão... O que ele fez para mudar essa situação? Outro dia, no carioca, tivemos um jogador que saiu por cartão ou contundido e ele disse ter ficado em dúvida sobre o que fazer.
O que se espera minimamente de um técnico é que ele tenha o jogo elaborado e todas as possíveis variações estudadas.
Que o BOTAFOGO tem vencido muitos jogos é fato e não se discute; o problema é que pouquíssimas vezes dominamos por completo o adversário e não é preciso estatística alguma para saber disso.
Estatística serve muito para o IBGE; futebol é outra coisa.
SA!!!

Anônimo disse...

Saudações Alvinegras.
Por mais que não quero as imagens da atuação da seleção feminina quando RS comandava me veêm e dizendo: REPETECO no Botafogo. Será que RS não uma faz introspecção, o fica perguntando ao ESPELHO, QUEM É MAIS ESPERTO DO QUE EU.
Todos os jogos do Botafogo, vemos os mesmos defeitos táticos e a demora de mudança aparente. A torcida grita, xinga, está ela errada! Talvez o angulo que ele esteja o impossibilite de uma análise, ou então o ELENCO que ele tem em mãos o impeça de fazêlo. Tô certo ou Tô errado. Devo perguntar ao ESPELHO TAMBÉM?

Anônimo disse...

Vou dar minha opinião é não estou justificando. Apenas meu ponto de vista. Aparentemente o RS gosta de scouts. Tem os que gostam e os que não. Fato é que, atualmente, é uma ferramenta largamente utilizada por treinadores no mundo todo. Não resta dúvida que ajuda é muito a interpretar fatos PASSADOS. Evidente que, durante o transcorrer do jogo, o treinador em princípio não tem os índices pra avaliar o comportamento estatístico da equipe. À beira do campo ele tem que usar da sua presença e experiência pra monitorar a tática pra fazer a equipe evoluir de tal forma que a quantidade de passe seja feita na medida exata do que o treinador pretende alcançar.
A análise feita por ele após o jogo demonstra que ele fez a leitura perfeita do que gostaria da forma como a equipe deveria ter feito com trocas de passes na quantidade e objetividade certas.
Isso demonstra qu, em princípio, ele deve nos treinamentos tentar corrigir a esses defeitos (posse de passe alto sem objetividade). Aqui cabe uma defesa pra ele: o futebol brasileiro há muito tempo tá carente de jogador de qualidade e habilidade. Quanto mais em jogadores de segunda divisão.
Aparentemente ele tá tentando dar uma característica ao time (posse de bola e trocas de passes objetivos). Se ainda não conseguiu ou mesmo se não vai conseguir é uma questão que depende da qualidade dos jogadores. Nesse caso, ele não tem o que fazer.
Como disse, apesar de achar que ele ainda é antigo, ainda assim, me parece até "moderno" no uso das ferramentas atuais.
Reparem que ele fez a mesma observação que todos nós (falta de objetividade e chutes em gol). Melhor do que os medalhões que jogam a culpa nos juízes ou dizem que o time jogou bem blá blá blá...
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Márcio. Problema desses técnicos brasileiros, que ao invés de criarem sistema baseado na qualidade do elenco, tentam forçar os jogadores dentro do esquema que eles (treineros) têm em mente.

Anônimo, sem contar que sempre são as mesmas substituições e nenhuma variação tática.

Pai, o problema é que ele força o time a jogar em números pré-estipulados (quais os critérios e baseado em que?).

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Muito boa a argumentação do Jacob.
Só que ao meu ver, o RS ao desejar 3.753 passes, deveria primeiramente dar uma melhor organização ao Time, acabando com os mesmos defeitos apresentados desde janeiro.
Sempre pensei que esse Time pode render um pouquinho mais e me parece que o RS utiliza os números para justificar a sua tese e não para indicar o melhor caminho.
SA!!!

Marcos Oliveira disse...

Rodrigo, entendo da mesma forma, como o Jacob analisou a questão que cobra o R. Simões nos jogos. Este conceito do futebol, mais evidenciado agora com o Barcelona, mas já praticado desde os anos 70 em copas do mundo, primeiro no tri-campeonato do Brasil e depois com a Holanda em 74. Mas todos estes citados, tinham uma equipe altamente técnica, assim como o Barcelona, que repaginou este conceito. O "coitado" do R. Simões não está errado em tentar fazer isto com este nosso time, infinitamente, inferior aos citados, até porque com estes, ou ele treina isto à exaustão, e pelo menos cansa o adversário, porque terá que ser eficiente também na marcação, correr muito atrás da bola e cansar em algum momento, ou ele então, retorna ao futebol que consagrou o Papai Joel, com retranca e chutões à frente. O princípio é certo: posse de bola, movimentação, articulação e abrir os espaços, para enfim, finalizar certo...E este último detalhe tem sido o nosso maior problema. SAN!

Rodrigo Federman disse...

Fecho contigo, Márcio.

Marcos, ok, mas ele tem que ter consciência que não tem elenco capaz disso então. Recebe para, entre outras coisas, análises assim.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mais o Barcelona, também já o citei por aqui, hoje é um tanto diferente do que aquele da época do Guardiola. Aquele tinha mais posse; o de hoje, embora continue com a bola, é muito mais agudo, inclusive um contra-ataque mortal. E melhorou em gols na chamada "bola parada".
O Bayern de Heinckes, que também ganhou tudo, era veloz e agudo ao extremo, retomava a bola e ia para matar o adversário. O Guardiola que criou o Messi como falso nove, ao chegar ao Bayern, pediu a contratação de Lewandowski, típico centroavante.
Ao meu ver, não existe esquema perfeito ou bom e sim aquele que se enquadra aos elementos que formam o time.
Em relação ao Joel, é que se não for na retranca que o consagrou, não sabe fazer outra coisa.
Muito boa as argumentações dos amigos, isso faz a "discussão" tornar-se agradabilíssima.
SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, acho que qualquer técnico faria esse trabalho razoável no bota, mas se fomos retornar a série A, com esse técnico teremos sérios problemas.

Rodrigo Federman disse...

Márcio, isso aí. Os caras (tecnicos) precisam identificar os pontos fortes e fracos dos seus elencos, para só depois, pensarem em esquemas táticos adequados.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, mas para uma série A, precisamos muito mais do que uma simples troca de treinador.
Abs e SA!!!

João David de Deus disse...

Prezado Marcos Oliveira, me desculpe nobre ALVINEGRO, más não existe treinamento algum que faça o zagueiro Bil, aprender a jogar futebol.

Saudações Alvinegras

Rodrigo Federman disse...

Tô contigo, João. rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Caro RODRIGO,repito até a exaustão,não há quem faça um time jogar bem sem pelo menos dois ou três bons jogadores.O RS pode treinar 24 horas por dia novas jogadas,etc,etc,mas como disse alguém aqui,será que nossos fracos jogadores aprenderão algo?
Concordo com quem disse que eles deveriam adaptar o sistema de jogo as características dos jogadores.Mas isso é muito forte para a cabeça dos nossos "treineiros" atuais.Jairzinho virou o furacão,quando um treinador inteligente tirou-o da ponta e colocou-o mais como meia atacante para aproveitar a sua velocidade e explosão.
O maior problema do futebol atual é a falta de jogadores e técnicos com uma inteligência para o futebol,no mínimo,razoável.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, continuo respeitando a opinião do amigo, mas eu acho que sim, o Botafogo poderia estar apresentando melhor futebol mesmo com esse elenco.
Abs e SA!!!

Marcos Oliveira disse...

Concordo contigo João, temos que procurar alternativas, pois continuar com o Bill, chega ser estupidez. Acho que já temos que colocar agora(prá ontem), o Luís Henrique, pois ele é acima da média e com estas defesas fracas da série B, acho que tem grande chance de vingar e no ano que vem na série A, estará mais preparado para o front. SAN!

Rodrigo Federman disse...

Marcos, também penso assim. Pena que o RS parece ser Bill e mais 10.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Quebele calcule os mg do Rivotril que ele deve dar aos jogadores pra jogarem com tamanho sono... E talvez troque por cafeína...
Muito blábláblá... Pouquíssimo e ridículo futebol. Apenas somos líderes por conta da péssima qualidade dos adversários.
Méritos? Claro, alguns... Mas não podemos continuar contando com lampejos e sorte.
Ah, e para quem critica a torcida, eu fui...
Frio, chuva, ingresso caro (sou ST mas sei os valores) e apesar de nem morar tão longe, cheguei as 00:50h em casa.
E os framengo lotaram o maracanEIKE e levaram um sacode. O Cruzeiro perdeu pra chapecoense...
Expliquem, por favor, doutores de torcida.
Quando o time é ruim, a torcida não dá jeito.
Virei ST novamente pelo CEP. Mas vai de cada um.

Rodrigo Federman disse...

Hahha! Vinny, haja maracujina paras esses caras!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Vinny foi ao jogo; esta aprovado no primeiro quesito.
O segundo quesito consiste em saber se vaiou o Bill ao ser substituído.
Obs: Esse segundo quesito refere-se a apoiar incondicionalmente, antes, durante e depois do jogo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Márcio!
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Vaiar, vaiei apenas quando ele saiu, Márcio. rsrsrs
Mas xinguei a mãe dele algumas vezes...
Passei no segundo quesito? Hehehe
Cara, tirando o Gilberto e na maioria das vezes (apesar do gol perdido), o Pimpão, todos foram mal.
Elvis e Jardel pareciam não estar em campo. Um sono dos infernos!! Deu raiva...
Não tem uma outra jogada aguda senão os avanços do Gilberto e as jogadas do Pimpão pela esquerda. Temos que arrumar um 10.
Ou mexer ali, mudando o Gilberto e jogando com dois alas abertos.
Sei lá... Nem o René sabe...

Rodrigo Federman disse...

Vinny, também acho que o Gilberto está subaproveitado ali apenas como lateral direito.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

A partir de 1º de julho, Gilberto já pode assinar um pré-contrato com outro clube. Em caso de saída, o Botafogo nada teria a receber, já que, mesmo sendo dono de 50% dos direitos econômicos, essa fatia foi dada como garantia a credores por empréstimos em anos anteriores. A outra metade dos direitos é do CFZ, clube formador do atleta, que chegou ao Botafogo na categoria juvenil.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Anônimo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Vinny e amigos, o engraçado é que quando não precisa, os técnicos adoram ser professor Pardal. No nosso caso, onde alguns elementos não funcionam e a carência em determinadas posições é nítida, são incapazes de tentar algo diferente.
SA!!!


PS: Vinny está aprovado e nomeado para fazer parte da comissão técnica.

Rodrigo Federman disse...

Hahahah! Boa sugestão, Márcio.
Abs e SA!!!

WAYNE disse...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
HOJE FOI ANUNCIADO PELO VASCO CONTRATAÇÃO DE HERRERA E ANDREZINHO QUE VESTIRAM CAMISA DO BOTA. PARA MIM TIVERAM BOA PASSAGEM, UM ARMAVA E O OUTRO FINALIZAVA. NO ATUAL TIME CAIRIA COMO UMA LUVA. CREIO NOSSOS PROBLEMAS SERIAM RESOLVIDOS.
ABS

Rodrigo Federman disse...

Wayne, pouco para resolver nossos problemas. Eu gostaria apenas do Herrera.
Abs e SA!!!