20/07/15

Dedo do treinador

















Na vitória sobre o Náutico, quando o Fernandes cansou e pediu substituição, o técnico Jair Ventura não recuou o time e nem fez uma simples troca "seis por meia dúzia".

Ele preferiu colocar o lateral direito Diego e deslocar o Luis Ricardo para o meio, aproveitando as características de velocidade e visão de jogo do jogador pelo meio de campo.

Uma mudança ousada, saindo trivial.

Resultado: Poucos minutos depois, em uma boa jogada do Luis Ricardo pelo meio, o gol da vitória botafoguense.

Por que estou lembrando essa situação?

Para mostrar que se técnico não ganha jogo, ele pode sim, ajudar bastante. E o Jair fez em 90 minutos, muito mais do que o "palestrante" em sete meses. Ele soube enxergar o jogo e mexer taticamente na equipe. Diferente das substituições rotineiras que o Renê fazia, independente do adversário e placar.

E falávamos dessas coisas desde o início do ano, hein?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

36 comentários:

Marcio disse...

Se bem que o RS havia tentado o Luis Ricardo jogando no meio campo no segundo jogo da final do carioca; a diferença é que ele iniciou o jogo no setor. Naquele dia, particularmente, eu não gostei da atuação dele, o que não impede de lembrar que o jogador iniciou a carreira como atacante; não é absurdo aventurar-se de forma boa na frente.
Quanto ao Jair Ventura, não custa lembrar que ele era o responsável por coletar dados informativos sobre os adversários, observador técnico, e ter trabalhado na base como técnico. Em algum momento terá de subir de patamar definitivamente.
Para um primeiro trabalho, sabendo que não há como mudar muita coisa, gostei da ousadia em sacar alguns do time e na aposta nos jovens; o que mostra que foi gasto muito dinheiro à toa, já que os da base, no mínimo, jogaram igual aos "cascudos" do RS.
Também achei que a laterais estiveram um pouco mais fechadas.
SA!!!

PS: Quanto ao Ricardo Gomes, penso ser uma aposta de alto risco devido os problemas por ele vividos. Primeiramente, deve ser resguardado a pessoa e em uma segunda análise, o CLUBE, pois se acontece dele ter de se afastar novamente, o BOTAFOGO poderá ficar em um beco sem saída.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, mas ele tentou sem nunca ter pensado ou estudado. Fez aquilo porque não gosta de trabalhar com jovens. O Jair, pelo contrário: Viu o que acontecia no jogo e pensou na colocação do LR ali de acordo com a partida.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Concordo contigo, Rodrigo, ao olhar por esse ângulo onde não é o fato de colocar o jogador naquele setor e sim o como e o porquê. Outra coisa, provavelmente o RS teria continuado com o Roger na zaga e o Giaretta na proteção e entraria no segundo tempo com o Daniel Carvalho para "congelar" a bola.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Com toda certeza, Márcio.
Abs e SA!!!

Celso Ricardo disse...

Porque ninguém tira jogadores importantes do Vasco, Flamengo ou FluminenC durante o campeonato ? Em alguns momentos, dá a impressão que nossas diretorias é que saem oferecendo jogadores para outros clubes. Estamos SEMPRE na contramão, enquanto nossos rivais contratam, nós vendemos. E isso acontece em TODOS os anos. Coisa muito esquisita...

jeremias disse...

Basta apenas assistir o jogo e fazer as alterações onde pede no jogo o pior e assistir e tirar um ridículo e colocar Tomás bostas ou mesmo o ex jogador sem vontade

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Celso.

Possa crer, Jeremias.

Abs e SA!!!

Antonio de Padua disse...

Carlos Alberto Torres sugeriu que o Botafogo formasse um trio para comandar o time: Gonçalves, Carlos Alberto Santos e Jair Ventura.
A ideia me parece boa, já que o clube está sem dinheiro, esse ´´triunvirato`` poderia dar caldo.
Parece que estão adiantadas as conversas para contratação do Lindoso... Acho que essa novela ainda terá mais alguns capítulos.
Abraços e saudações alvinegras.
Fui.

Rodrigo Federman disse...

Antonio, mas será que se somar esses 3 salários, não seria melhor centralizar em um único treinador?
Abs e SA!!!

Celso Ricardo disse...

Mais uma coisa, Rodrigo e demais. Lindoso, Bazallo e Serginho são volantes. Os 3 sendo contratados em uma tacada só. Porque isso, se o presidente fala em prestigiar a base? E ainda temos o Camacho.Todos sabemos que zagueiro vale menos , de um modo geral, como investimento, como retorno financeiro. Será este o motivo de não contratarem zagueiros?

Marcio disse...

O Celso Ricardo levantou uma bola importante sobre as saídas dos jogadores do BOTAFOGO, algo constante em todos os anos. Pode ser a forma como os contratos são redigidos um facilitador, mais a "necessidade" financeira.
SA!!!

Antonio de Padua disse...

A escola de samba, Beija Flor, deixou de lado os carnavalescos medalhões e formou uma comissão de carnaval, com pessoas ligadas à escola, gastando muito menos do que com um único carnavalesco. O resultado dá pra notar todos os anos.
Acredito que a reunião dos 3, será bem mais barato que o salário do RG.
Abs e SA.
Fui.

Sergio Di Sabbato disse...

Concordo que técnico não ganha jogo, mas ajuda a ganhar, assim como ajuda a perder. Nem sempre o que o técnico tem em mente dá certo porque o jogador que ele coloca não consegue realizar o que foi pedido, ou por falta de categoria ou por falta de entendimento. Porém, o que não pode é um técnico fazer sempre as mesmas coisas e não mudar a maneira do time jogar, e isso era o que fazia o RS. O Jairzinho fez exatamente o contrário: mudou a maneira do time atacar. Deu certo porque o LR e o Diego conseguiram realizar o que o Ventura imaginou, ainda bem, e isso mostra que o Ventura pode continuar a comandar o time, mesmo perdendo para o Bahia, e esse com certeza será um jogo complicado. Assim como o Ventura acreditou nos garotos, está na hora da diretoria acreditar no jovem técnico, pois esse medalhões que ganham uma fortuna são os mais do mesmo. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Celso, vamos aguardar e ver quais e quantos desses realmente serão contratados.

Márcio, mas no caso do Botafogo é sempre mais fácil e rápido perder jogadores. Irrita isso.

Antonio, tenho receio de novas apostas nesse momento.

Exatamente isso, Sergio.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

O René Simões enquadrava-se na frase do Einstein:

"Insanidade é fazer sempre a mesma coisa várias e várias vezes esperando obter um resultado diferente"

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Márcio.
Abs e SA!!!

James disse...

Sei não, mas se contratarem o Ricardo Gomes acho um risco desnecessário. Vai ter que conhecer os jogadores, montar uma filosofia de trabalho e nem soubemos se ele está em atividade no futebol. Deixa o Jair mesmo sob a batuta do Antonio Lopes por um tempo. Acho que é mais garantido e lucrativo.

Yolanda disse...

Rodrigo, será que RS aprendeu alguma coisa com Jair Ventura? deveria ficar envergonhado, vamos esquecer o palestrante, que não convenceu em nenhum momento.
Márcio, concordo com vc, RG é uma aposta de alto risco, estou apreensiva, não seria hora de apostar na ousadia do jovem JV? é certo que será um jogo difícil contra o BH, dá uma reforçada no meio campo sem abrir mão da habilidade e talento dos jovens.
Abs e SB!!!

Rodrigo Federman disse...

James, essa de conhecer jogadores eu acho balela.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Duvido, Yolanda. A empáfia dele não permite reconhecer que errou ou que é fraquíssimo.
Abs e SA!!!

Celso Ricardo disse...

"- Tivemos um encontro muito bom, uma conversa muito boa. Mostramos a estrutura do clube e falamos sobre o elenco. Mostramos ao Ricardo a nossa situação financeira. Ele vai nos responder ao longo da semana - disse o presidente Carlos Eduardo Pereira. "
O RG está fora do mercado há tempos e ainda quer dias pra pensar. Desde semana passada já sabia da intenção do Botafogo em contratá-lo. Não consigo entender, nenhum clube demora tanto pra substituir um técnico, principalmente no meio de uma temporada. Tenho gostado do trabalho do presidente mas algumas coisas não consigo entender. Talvez eu esteja errado.

Rodrigo Federman disse...

Celso, de repente agora falaram a proposta financeira. É diferente da situação financeira do clube. Por isso entendo se ele quiser pensar, apesar de também achar que precisamos definir rápido.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,muita gente se emprenha pelos ouvidos e fica acreditando no que esses FDP da mídia falam.No Brasil atual,da mediocridade e da alienação de muitos,etc,fica fácil fazer a cabeça das pessoas,particularmente aquelas que tiveram poucas oportunidades de estudar,pois conseguiram acabar até com o ensino público.Mas deixemos a política para os canalhas...
Hoje fiquei estarrecido com o dois pesos e duas medidas de um cara que até não considero dos piores,o Calazans que escreve uma coluna no Globo.
Um formador de opinião NÃO PODE E NÃO DEVE emiti-la sem ouvir a outra parte.Ele critica a demissão do RS dizendo que foi ESTAPAFÚRDIA,sem a menor coerência,etc,etc,que os dirigentes queriam escalar o time e outras baboseiras.Por que ele não procurou ouvir ou ler as declarações do presidente alvinegro,em nota oficial,após o RS tornar público a sua insatisfação com a demissão? Por que ele não procurou saber os motivos da insistência do RS com os jogadores bancados por ele e que não jogavam nada há muito tempo? Daqui a pouco teremos torcedores malhando o CEP por ter demitido o RS.Você já reparou quantos treinadores foram procurados pelo Botafogo ? Tem cara que nem sei quem é,mas a notícia é plantada e há quem acredite.
Por essas e outras é que não me deixo levar por esses babacas da imprensa irresponsável,que adora inventar ou plantar notícias só para polemizar e faturar $$$$ as custas dos "inocentes úteis" que acreditam em papai noel.
Atualmente, seja na área econômica, política e principalmente no futebol,só leio aqueles que passam confiança e são responsáveis pelo que publicam(raridade).Infelizmente, no Brasil, a famosa lei da imprensa não funciona e ninguém é responsabilizado por mentir,publicar notícias destorcidas,etc.
Para encerrar, caso o RG não queira, eu daria uma chance ao Jair,pois esse papinho de Doriva,etc,etc, etc, não me convence,pois formarão as suas panelinhas e pedirão mais contratações para atender aos amigo$$$$$.O Jair conhece e confia nos jovens, que jogam tanto ou até melhor que os Bill, Tássio, Diego Jardel, Tomas, etc.Jotinha.

Yolanda disse...

Rodrigo, depois dessa conversa do CEP com RG, acho que estamos perdendo tempo, é fato que estamos com urgência, mas tenho dúvidas se será a melhor escolha, por tudo que estamos vendo, não sei se RG aguenta o tranco, enfim espero que a diretoria saiba o que está fazendo. Estou muito preocupada.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Yolanda, mas se não continuarem com o Jair, espero que o RG esteja pronto para o desafio. E com saúde, que é o mais importante.
Abs e SA!!!

James disse...

Ainda insisto que técnico não vai ser nossa salvação, e pelo jeito vai ser o Gomes mesmo. A ousadia do Jair e a disciplina do Antonio Lopes seria uma mistura legal. Mas claro que torço pro melhor do clube, com técnico ou interino.

Rodrigo Federman disse...

James, quem for terá a nossa torcida!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Perguntem ao Calzans se a cozinheira dele resolver fazer ovo frito no almoço e no jantar de segunda a segunda, se ele permanecerá com ela. Ela poderá reclamar que seu patrão está querendo se meter na cozinha e no cardápio... Ele não poderá reclamar, já que a função principal dela, cozinhar, está sendo cumprida.
SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Amigos,

Eu respeito Ricardo Gomes, mas não creio que o Glorioso esteja fazendo uma escolha correta. Ele ainda está doente e fora do mercado. Não é o técnico para o momento. Mesmo sendo inexperiente eu prefiro o Doriva ou mesmo a manutenção do Jair Ventura.

Ricardo Gomes ainda tem sequelas que afetam seu trabalho.

SA

Rodrigo Federman disse...

Boa, Márcio.

Eneias, eu gosto do RG.

Abs e SA!!!

JorgeFs disse...

Gostei de ver essa garotada em campo, principalmente as alterações já deu pra ver o meio de campo mais ocupado, que antes era um vazio. Quanto ao proximo jogo terão que jogar muito mais, pois o Bahia nos seu dominios não é fácil pra ninguém, e precisamos acabar com essa maldita freguesia.

Rodrigo Federman disse...

Jorge, ainda foi pouco, mas também já vi uma pequena melhora no time.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Federman,

Tô preocupado em o Botafogo acertar mesmo com o Ricardo Gomes. Gosto de técnico vibrante na beira do campo, como fez o Jair Ventura Filho no vestiário. E o Ricardo não me parece em condições físicas para aguentar tamanho estresse que é comandar este Botafogo.

Rodrigo Federman disse...

Botafogo, mas o técnico pode ser mais tranquilo no banco e também ser vibrante e fazer o time inflar.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Essa questão das condições de saúde do Ricardo Gomes, não podem ser colocada em segundo plano. Comungo da mesma preocupação dos que postam nesse sentido. Estamos praticamente nos jogos da volta do Brasileiro e, portanto, quanto menos riscos melhor.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, mas se ele realmente tiver aval médico (como parece ter), acredito que seja um assunto que precisamos acreditar (até por muitos de nós sermos leigos).
Abs e SA!!!