07/09/15

Certo ou errado?























O técnico Ricardo Gomes explicou porque não relacionou o atacante Luis Henrique para a viagem à Salvador, aonde o Botafogo derrotou o Vitória no sábado passado:

"- Gosto muito dele, mas é um garoto de 17 anos. Olha o nosso calendário: fica no banco, viaja, trabalha pouco e fica no banco de novo. Isso tem um tempo limite e já passou. Ontem falei com ele em relação a isso. Tem 17 anos e está em formação. A torcida gosta dele e eu também, mas está em formação e não pode ficar no banco o campeonato todo, porque vai ser mais fraco em 2016. Temos que pensar no Luís Henrique. Acho que ele ainda vai dar a resposta que a torcida espera, mas tem que ser com cuidado. Uma coisa é lançar um jogador de defesa de 17 anos, outra é lançar alguém que tem a responsabilidade de fazer a diferença na frente. Se ele estiver em forma, mas o tempo inteiro no banco, não vai resolver".

Eu até respeito a opção do treinador, mas não concordo. Será que o Luis Henrique realmente vai amadurecer e melhorar mais viajando e, dependendo, até atuando de vez em quando com o time principal ou apenas treinando com jogadores afastados ou juniores sem o acompanhamento do treinador bem de perto?

Sei lá, mas eu trabalharia o LH de maneira um pouco diferente do que está propondo o RG.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

35 comentários:

alex disse...

Desse jeito o treinador que desanimar o moleque...tem que colocar ele nas viagens, hoteis , palestra , banco ate precisar dele....

Rodrigo, estava lendo os post anterior sobre a vitoria do BOTAFOGO , esse final de semana.
Foi muito boa em relação aos 3 pts, mas temos que abrir o olho e começar a aproveitar os jogos dentro de casa .....esse time não serve para serie A, falei a um tempo atrás , desse elenco uns 2 a 3 jogadores aguentam poderam ser aproveitados.... estamos vendo o bacalhau como está na classificação então que sirva de lição ...abre o olho presidente.....

Anônimo disse...

Luís Henrique não sabe nem cruzar uma bola. Deveria estar treinando com o sub-19.

Paulo Eduardo disse...

Federman, hoje o Navarro é titular absoluto e tem jogado próximo aos 90 minutos. Então, se for para o LH ficar no banco jogando 10 minutos e perdendo 2 dias de treino por causa da viagem, é melhor que em jogos FORA DE CASA não seja relacionado realmente.

Quando o jogo for no Rio de Janeiro, acho que seria bom que ele ficasse no banco, pois não perderia tanto tempo de treinamentos, que são importantes para seu aperfeiçoamento. Mas quando for fora e não tiver expectativa de ser titular, melhor treinar com os profissionais e atuar pelo sub-20, categoria ainda acima da sua idade.

Só pra não ser mal entendido, meu pensamento é esse não pela sua idade, dizendo que não está pronto pra atuar. Digo justamente o contrário, pois o fato ruim é ele não atuar, ficar parado. Lembrando que daqui a pouco ele vai desfalcar o Botafogo mesmo, já que deverá integrar a seleção sub-17, então talvez seja até melhor pra ele atuar antes de viajar com o time da CBF, pra chegar com ritmo de jogo e assumir a titularidade. Talvez seja por isso que contratamos outro centroavante, pra ser reserva do Navarro enquanto o LH estiver fora, já que ele só voltará na última rodada da série B.

Rodrigo Federman disse...

Tô contigo, Alex. Concordo plenamente.

Ah, tá bom, Anônimo...

Paulo, eu apenas acho que ele ganharia muito mais participando das viagens, concentrações e experiências com grupo de cima do que treinando em separado e desmotivado.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Lendo o que o Ricardo Gomes diz sobre o Luis Henrique, fico com a sensação que o jogador não terá oportunidade tão cedo, pois não briga pela titularidade.
Particularmente eu não vejo muita diferença entre lançar um jogador de ataque e um de defesa aos 17 anos, pois se um tem a "obrigação" de decidir lá na frente, o outro terá a obrigação de entrar em campo e, muitas vezes, marcar atacantes com muito mais bagagem do que ele.
Não quero dizer que não deve ter cuidado com quem inicia a carreira, mas não será apenas olhando de longe que ele vai amadurecer. A comissão técnica tem de dar condições ao Luis Henrique, não só a ele, de brigar para ser titular. Sou da opinião que jogou bem fica no time, jogou mal sai e dá a vaga para quem estiver melhor; sem muita psicologia.
Não há jogador que chegue "pronto" aos profissionais e invariavelmente os técnicos brasileiros inventam um monte de coisas para não colocar para jogar. Quem não se lembra do Luxemburgo em relação ao Neymar e, recentemente, o O² em relação ao Gabriel Jesus no Palmeiras? Aliás, o jogador do Palmeiras completou 18 anos esse ano.
SA!!!

Marcos Oliveira disse...

Este tema, certamente gerará opiniões diferentes. Vou colocar uma pimentinha: E se aos 10 minutos deste jogo contra os baianos, o Navarro acusasse uma contusão? Com Lulinha no ataque e o Sassá no banco, vocês "técnicos" estariam enrascados, não acham? Todas as alternativas devem ser consideradas, pensadas, pois tudo é possível num jogo e por esta razão, eu levaria o LH, pois ele é o substituto natural ao Navarro. O Sassá, taticamente, deve ser opção ao segundo tempo dentro deste elenco. Assim penso. Feliz dia da Independência a todos! SAN!

Unknown disse...

Pelé jogou e foi decisivo em Copa do Mundo aos 17 anos. Quem é bom de bola, tem talento, deve jogar sempre, independente da idade. O melhor para a formação do Luis Henrique é a sequencia de jogos como titular.

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Márcio. Minha linha de raciocínio é igual a sua.

Exato, Marcos. Ele é o camisa 9 reserva imediato, queiram ou não.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Concordo com o Paulo. O Sassa é o reserva para o segundo tempo. É o que temos.

Newton

Rodrigo Federman disse...

Zabumbeiro, hoje o Navarro é titular incontestável, mas o LH tem que estar sempre pronto para qualquer for necessário.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Saudações alvinegras.
Li seu comentário, mas creio que RG está com a razão, pois que treina pouco e não se esforça deve ter cobrança. Ele, o RG, precisa de um atacante para resolver e não estrelar que não merece. Pode ter a oportunidade quando o técnico achar que deve.
Viva o PRAGMATISMO, doa a quem doer. Rsss
Abs, SA.

Rodrigo Federman disse...

Newton, como camisa 9 eu sou muito mais o LH do que o Sassá.

Anônimo, mas aonde foi dito que o LH não treina ou não se empenha?

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu acho que a subida do Luis Henrique foi precoce demais. Subiu por necessidade devia ter entrado durante algumas partidas no segundo tempo, e não entrar de cara como titular igual foi feito. Tem que amadurecer tanto na parte técnica quanto na física, precisa ganhar mais corpo, ainda leva desvantagem contra zagueiros profissionais e chuta como jogador sub-17, preciso, mas ainda tem pouca força para finalizar. Poderiam ter esperado mais para subir o LH, não teve preparo para queimar etapas, até 8 meses atrás quase ou ninguém o conhecia. Mas agora é fazer o que você disse, não adianta o deixar de fora dos jogos, muito menos fazer ele voltar a treinar com os juniores, isso seria um regresso. Tem que lança-lo aos poucos até ter a certeza de que de fato está pronto.

Gabriel Marques

Marcos Oliveira disse...

Temo que de alguma forma, premeditadamente ou não, estejam detonando a imagem de um futuro e talvez, o maior ídolo Alvinegro, desde a época do Mendonça...O afastamento do LH, acaba por abortar o crescimento de algo raro e importantíssimo a um clube endividado e com uma torcida em envelhecimento. Acaba por desvincular diante da mídia a imagem do clube ao ídolo e isto, neste momento, poderá ter como consequência, facilitar a investida de algum grupo/empresário no jogador. Tudo isto, apenas por uma opinião de um técnico, com argumentos totalmente frágeis e absurdos, que não tem nenhuma compreensão ou afinidade com a história Alvinegra. A fragilidade desta argumentação dada pelo RG, está em que ele o desmotiva não lhe dando chance e também para 2017, ainda terá uma preparação muito melhor que a pré-temporada dos profissionais, que será a copa SP de juniores. Decididamente, temos que ficar atento às artimanhas da vil moeda...É difícil imaginar, acreditar, que algum técnico viva distante de empresários? Abram o olho! SAN!

Anônimo disse...

A diferença é que o empresário do LH é a mãe dele, aeromoça que não tem influência no meio do futebol. Isso não vai terminar bem, virá outro clube pagará a multa rescisória e vamos de novo ficar chupando dedo.

Rodrigo Federman disse...

Gabriel, esse amadurecimento pode vir naturalmente com o elenco principal.

Isso me preocupa também, Marcos.

Anônimo, isso não pode ser desconsiderado mesmo.

Abs e SA!!!

Marcos Oliveira disse...

Mas com uma desvalorização dele, talvez nem a multa rescisória aumentada, seria paga, clube endividado acaba aceitando "pechinchas", basta a "faca" estar encostada no pescoço e isto a Rede Esgoto sabe fazer...

Rodrigo Federman disse...

Marcos, tudo estranho. Ainda acho a decisão errada.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Acho que o LH depois da estréia não jogou absolutamente nada, e a continuar assim seria queimado. É bom jogador, mas acho que tem que ir entrando aos poucos e com o time bem em campo, porque esperar dele resolver alguma coisa, ainda é cedo. Acho que o RG está agindo corretamente. Em 67 o PC Cajú, que na minha opinião foi um dos grandes craques que o país teve, arrebentou na final da TG contra o América, tinha 18 anos, mas, fez um carioca apenas razoável, mas podia, pois aquele time era um grande time e não dependia dele. Agora eu acho que a situação é bem diferente e cá prá nós, longe do LH ser um PC Cajú, e muito, mas muito longe dele ser um Pelé, que era gênio e jogou com um monte de gênios em 58. Zabumbeiro, me desculpe, mas em se tratando de Pelé e Garrincha não ha termos de comparação. Como dizia o Tim: tirando Pelé e Garrincha o resto é tudo japonês. Exagero, mas Pelé é Garrincha não dá prá compara com ninguém. Abs e SB!

Anônimo disse...

👩 A professora diz:
Quem for no desfile de 7 de setembro representar a escola , ganhará 3 pontos.

👦 Então Joãozinho grita
ALGUÉM AVISA O VASCO !

😂kkkkkkkkkkkkkkkkkkk😂

VinnyMarques disse...

O engraçado é que o Sassá vinha mal (sempre) e entra direto... Deu sorte no último jogo, mas não vinha merecendo nem ser escalado.
E o pequeno Lula que também nada faz?
Enfim...
Prefiro continuar dando chances a quem sabemos ter um potencial a ser desenvolvido, a outros que sabemos que pode apresentar apenas aquilo ali mesmo...
Não entendi a tentativa de explicação do RG.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, eu sinceramente não achei ele bem pior do que os outros jogadores. E se não temos reserva imediato de qualidade para o Navarro, eu não abriria mão do LH.

Ok, Anônimo.

Perfeito, Vinny.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Só para lembrar, o Neymar quando subiu a 1ª vez não fez o que se esperava, voltou para os juniores e depois subiu novamente, o que também aconteceu com o Ganso se não me engano. Acho que o LH tem futuro, mas calma não faz mal a ninguém. O Zico começou a ficar no banco com 17 ou 18 anos, estava inclusive no banco nos 6X0 que o Botafogo aplicou no flamengo. Ele entrava em alguns jogos e aos poucos, até começar a se firmar em 74. Era craque, sem dúvida, mas é preciso ter paciência com essa transição. Agora, se o LH merece ou não ficar no banco e jogar é outra história, mas pelas últimas apresentações acho que ele ia se queimar. Quanto a merecer, acho que o único que merece vestir a camisa do Botafogo pela tradição do clube é o Jeferson, mas como os tempos são outros, vamos aturando esses jogadores. Afinal, o nefasto ferrou com o clube e, termos um time na ponta da série B com vias a subir é algo bastante bom, pois no início do ano a previsão dos "otimistas" era o Botafogo ir para a série C. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Sergio. Acho importante ele participar das viagens, preleções e eventualmente ir entrando em partidas mais tranquilas. Acho melhor do que fazer voltar aos juniores e/ou treinar em separado com jogadores que não estão nos planos do RG.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo eu não digo, que você tem que ser o técnico do botafogo, tá sabendo mais do que o Ricardo Gomes.
Você é um gênio só falta colocar o bravo Ederson Moreira no botafogo.

Rodrigo Federman disse...

Ainda bem que você sabe disso, Anônimo.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Eu sempre defendi o LH mas depois do Navarro ter entrado tão bem o peso sobre o moleque diminuiu, o que me faz discordar do RG. Mas entendo que sexele vai servir a seleção, nada nais justo do que deixa-lo treinando nais, até porque a opção Bavarro LH juntos não parece a ideal.

Marcio disse...

"Uma coisa é lançar um jogador de defesa de 17 anos, outra é lançar alguém que tem a responsabilidade de fazer a diferença na frente."

Quer dizer que se for para marcar o Messi, Suarez, ou Neymar, pode ter 17 anos e ser escalado; se for para ser marcado pelo Piqué, Mathieu ou Mascherano, com 17 anos não pode...
Desculpa esfarrapada, não me convenceu nem um pouco.
O problema é saber se o técnico está disposto a ensinar e preparar um jovem para encarar os desafios de uma carreira profissional.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Paulo, pode não ser a ideal, mas pode ter um momento que ela se faça necessária.

Márcio, boa! Como explicar essa? Hehehe

Abs e SA!!!

Rafaelias disse...

Rodrigo, vc é de Vitória? Estive por aí fds. Já voltei e estou pensando seriamente em ir ao jogo hoje, mesmo com chuva. Sobre o LH: se fosse outro treinador eu mandaria matar, mas sendo o RG, prefiro esperar. A proposito, o Tomas (contratado a seu pedido hahaha!) ate que faz alguma funcao tatica.

Rodrigo Federman disse...

Rafael, sou do RJ mas moro em Vitória. Estou no RJ e também pretendo ir ao jogo. Só não irei se chover bastante, pois estou com meu filho. Sobre o Tomás, bom, a única função dele é irritar. Lixo de jogador! Rs
Abs e SA!!!

WAYNE disse...

Sauações alvinegtas.
Rodrigo Federman, lí o que Anônimo escreveu sobre quem não treina e não se empenha estava inserido na sua coluna.É ra sobre LH. Eu tb, lí só não posso afirmar o dia.Cabe a vç desvendar esse mistério. Hoje vou torcer como nunca, como todos, para o nosso FOGÃO E SECAR O PAPÃO DA CURUZU. Aguardo seu esclarecimento do mistério.
Abs. SA.

Rodrigo Federman disse...

Wayne, não vou investigar nada. Apenas não acho que seja corpo mole.
Abs e SA!!!

Rafaelias disse...

Entendi, Rodrigo. Cara, que partida vai fazendo o Roger Carvalho!

Rodrigo Federman disse...

Rafael, gostei (além do Sassá) também do Elvis.
Abs e SA!!!