12/09/15

Sangue frio

















Jogar em "casa" e com a pressão de milhares de torcedores deve mexer até com o mais experiente dos jogadores. O que dizer então de um jovem de 17 anos?

A torcida inteira queria ver o Luis Henrique, que é capixaba, em campo ontem, na vitória sobre o Mogi Mirim.

E quando ele foi derrubado na área, euforia total com o pênalti marcado.

Tanto é verdade, que se não fossem os torcedores, a cobrança seria feita pelo Tomás. Mas o LH não só bateu o pênalti, como ainda ousou: Cavadinha, para delírio dos milhares de alvinegros.

Questionado sobre a cobrança do jovem atacante, o técnico Ricardo Gomes falou:

"- Chamar atenção? Não, vou conversar. Ele está em formação ainda, tem 17 anos, mostrou muita personalidade, ele entendeu que por estar 2 a 0 poderia correr esse risco. Só conversar, não chamar a atenção".

Tomara mesmo! Aquele tipo de batida é um recurso de quem tem o mínimo de intimidade com a bola. E muita personalidade.

Que o Luis Henrique continue com essa liberdade!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

34 comentários:

Valadao disse...

Bom dia Rodrigo ...grande noite alvinegra aqui no ES ,muito bom ir com minhas filhas ao jogo,emoçao pura,concordo com o comentário do Marcio no post anterior.
obs: Padrão FIFA ontem no estádio Kleber Andrade , banheiros podres e a entrada foi ridícula..muita gente e os caras queriam fazer pente fino..desanima assistir jogos assim onde vc compra um ingresso caro e é tratado como gado...

Antonio de Padua disse...

Já que o RG vai conversar com o LH sobre a cavadinha, poderia também conversar com o Carleto, sobre a preguiça dele em jogar; Com o Arão, sobre a má vontade nos jogos; Com o Serginho, sobre a quantidade de erros nos passes; Com o Tomas, sobre a quantidade de oportunidades, pouco aproveitadas; Com o Lulinha, sobre seu fraco desempenho nos jogos; Etc...
Porque, só no Botafogo, um lance genial é tratado como uma aberração?
Esse papo que o RG vai ter com o LH, não é motivo para matéria em jornal e sim, como dizem os casais: ´´COISAS PARA SEREM DITAS ENTRE QUATRO PAREDES.``
Fui.

Rodrigo Federman disse...

Valadão, quando eu tentei ir ao banheiro e vi aquele lixo, preferi ficar segurando o xixi até sair do estádio. Chiqueiro.

Antonio, também acho. No Botafogo, os lances bonitos e bons são tratados com cuidado demais. Já os péssimos e rotineiros, recebem afagos.

Abs e SA!!!

WAYNE disse...

Saudações alvinegras.
RF voçe deve estar em estado de graça, pois o seu favorito fez um GOLAÇO DE PENALTI.
LULINHA coitado, não acerta uma. Gostei do JOGO, valeu não só pela VITORIA, pelo tb o futebol apresentado pelo FOGÃO. Querer a perfeição e querer demais. Terça-feira tem mais. Espero que RG acerte de novo as substituições. Está com a ESTRELA BRILHANDO.
Abs. SA

Anônimo disse...

RODRIGO,ando meio sumido pois não há muito o que comentar.O previsto está acontecendo,só não vê quem não quer ou é teimoso.Times muito fracos e o nosso um pouco melhor,por isso temos o melhor ataque,a melhor defesa e somos líderes.Quem esperar belas exibições de jogadores fracos vai se estressar a toa.
Meu amigo,não consigo ver nada diferente desta realidade,por isso não comento sobre o jogo ou atuações,pois quase sempre são as mesmas "perebices".
Sobre a partida de ontem,apenas chamou-me a atenção a ruindade do GIARETTA,que não marca,não apoia,enfim,não faz nada de bom,para mim o pior do time.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Wayne, não tem essa de favorito. Eu torço apenas pelo Botafogo, não por jogador A ou B.

Jota, ao vivo é diferente. O Giaretta não esteve tão mal. Piores que ele, disparados, o Lulinha, Serginho.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Que horror o lulinha e serginho hein, ele se posiciona mt mal deixa um buraco danado no meio .

Marcos Oliveira disse...

Sobre a "conversa" do RG com o Luís Henrique, digo que lamentável que no futebol de hoje, o cara que arrisca algo diferente, um drible ou uma cavadinha, tenha que levar um "puxão de orelha" dos professores, que estão cada vez piores...Esta é mais uma das razões da pobreza do nosso futebol. Concordo em gênero, nº e ° com o Antônio de Padua no seu comentário acima: antes de "falar" com o LH, que chame o Tomas, o Lulinha e todas as perebas do nosso elenco...
Chegou a hora de embalar no brasileiro e, enfim, acumular gordura para ser campeão antecipado. Dá-lhe Fogão! SAN!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, os dois são péssimos.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcos, tomara que não role esporro.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Vou repetir o que disse no outro Post.
Não pode colocar o Luis Henrique para decidir porque tem 17 anos e pode colocar o Lulinha com 20 e tantos que não decide nada?
Penso que no futebol, tratam os indivíduos de forma geral e há uma determinação implícita dizendo que um jovem não pode assumir determinadas responsabilidades.
Como confirmar a exceção à regra se não forem observados comportamentos, atitudes e oportunidades não forem dadas?
Há de se ter cuidado para que a cautela em excesso não limite a evolução do Luis Henrique, já que cada indivíduo reage de forma diferente às situações encontradas. E convenhamos, no BOTAFOGO atual não há quem possa ser, dentro de campo, observado como forma de aprendizado.
Quanto a cobrança da penalidade de cavadinha, apenas deve-se deixar claro que há ônus e bônus, no caso específico ficará com o bônus, já que o gol aconteceu; o que não tira o tamanho da responsabilidade assumida por um jovem. Espero que o RG apenas o alerte e oriente sobre os riscos dessa cobrança, sem deixar de observar que a mesma é um recurso técnico. Só não precisava dizer externamente que iria conversar sobre isso, pois sabemos que os técnicos, em sua maioria, são contra esse tipo de coisa.
Espero que o BOTAFOGO, com todo o avanço da ciência no esporte, tenha um perfil traçado do garoto e não esteja trabalhando apenas na base do achismo.
Como bem disse o Antonio de Padua, há muito o que se conversar com muita gente do Time; nosso problema passa longe da cobrança à Panenka do Luis Henrique.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, também sou muito mais um imaturo com o mínimo de futebol do que um "experiente" que não acrescenta em nada.
Abs e SA!!!

Celso Ricardo disse...

Se um zagueiro jovem não precisa ser tão blindado como um atacante, como declarou RG, porque Emerson sempre é preterido ?

Depoiseuconto disse...

É impressionante a ma vontade e até acho, preconceito que a maioria sente sobre os jogadores Tomas e Serginho. Um ontem entrou e logo teve um acidente de trabalho seguido do gol que deu a tranquilidade para a vitória. Neste gol, ele estava la na velocidade e na precisão da finalização. O outro, Serginho é um volante escalado para defender e destruir. O que querem mais? Por acaso esta cercado de craques? Por acaso tem alguém que recompõe para ajudar? Alias, essa é uma qualidade que o Tomas mostra muitas vezes voltando para ajudar la atras. Neste plantel não tem nem um fora de serie pelo contrário. Jefferson? Bem, no Brasil atual o que não falta são bons goleiros, mas poucos ou nem um com o salário do mesmo.
Acho que todos reconhecem que esta serie B é fraquíssima e o Botafogo provavelmente com o plantel mais caro é o menos ruim.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Celso. Vai que ele está satisfeito com Renan Fonseca.

Nada a ver com má vontade ou preconceito, Depoiseuconto. Grande bobagem você escreveu. As pessoas apenas veem jogos e têm opiniões diferentes sobre os times e/ou jogadores.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Gostei da vitória, mas o gol aos 3 min. tornou o time do Botafogo indolente e, só depois de tomar um susto resolver definir o jogo com as boas substituições do RG, principalmente a do Fernades. O melhor do jogo foi a torcida capixaba; e ainda dizem que o Botafogo não tem torcida. E aí Rodrigo, dua vitórias seguidas ao vivo, que beleza. Ontem o Daniel foi? Sobre o penalti do LH não tenho muito o que comentar, apenas acho que ele deve ter cuidado, pois no futebol brasileiro atual qualquer lance mais refinado é logo motivo de reclamação. Gol da Alemanha. Abs e S!

Yolanda disse...

Se o LH estivesse em um elenco mais qualificado, com certeza sua evolução seria enorme, basta ver o jovem Gabriel Jesus do Palmeiras com apenas 18 anos e com futebol de gente grande. RG deixa o garoto jogar, grande injustiça é ele ficar fora desse time!!!
Quanto ao jogo no segundo tempo, com placar magro, o Mogi até se assanhou, e Jefferson foi muito importante, aí o Botafogo resolveu de uma vez e o placar foi justo, para presentear aquele público maravilhoso que compareceu e torceu o tempo todo.
Abs e SA!

Jacaré disse...

Goleirinho vagabundo do mogi... KKKKKKK... depois de ser humilhado, aínda apelou, jogando a bola em cima dos jogadores do Fogão.

Rodrigo, semana que vem, sexta a noite, tô lá no Melão, aqui na minha cidade, Varginha, terra do ET, acompanhando o Fogão contra o Boa Esporte.

Antes, é claro, aquela passada no bar do Ceará, meu amigo, que fica a caminho do estádio, comendo um pé-de-porco e tomando uma gelada.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Sergio. Em compensação, se não fosse aquele gol tão cedo, poderia ser complicado, já que o time foi mal escalado de início. Não, amigo. Infelizmente o Daniel já está na casa dele e ontem não pôde ir comigo! rs

Exato, Yolanda. Entre ele ou Lulinha, é até sacanagem a escalação do pequeno molusco.

Jacaré, que você tenha a mesma sorte para comemorar a vitória ao vivo e a cores.

Abs e SA!!!

Chico da Kombi disse...

A conversa que o Ricardo Gomes teria de ter com o jovem Luis Henrique seria para parabenizá-lo pelo pênalti muito bem batido. Mandou bem o garoto, que me fez lembrar do Loco13 - o rei da cavadinha.

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Chico!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fico imaginando o Garrincha e seus dribles nos dias de hoje...
Tem de conversar com o Tomas pela cobrança do escanteio; não pode inventar nessas horas.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahahahahaha. Márcio, com o Tomás todo mundo tem paciência e ainda espera o dia em que ele vai "estourar".
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Claro que cada um pensa diferente, deve ser respeitado e é bom que seja assim mesmo.
Entretanto, defendiam a permanência do Bill, que não fazia gol, porque dava "pressão" na defesa adversária; o Carleto, que defende mal e não faz uma jogada de fundo, porque acerta uma cobrança de falta em trezentas tentativas. Agora é o Tomas, que é meia e não arma nada no setor, mais que, em tese, ajuda na marcação.
Em resumo, não executam nada da função para a qual foram contratados. Ajudariam muito se fossem bons em suas funções de origem.
Sem querer comparar jogador, outro dia o Guardiola referiu-se ao Xabi Alonso como um volante que não deve marcar.
"- Queremos manter a bola o quanto pudermos, então o que quero são jogadores como Xabi e Thiago. Mas quando ela corre para os pés de outro jogador, Xabi Alonso é o pior jogador do mundo, mas não foi para isso que o contratamos."
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, bem lembrado. Estávamos errados e sentiríamos falta de Bill. E agora precisamos ter paciência eterna com a joia Tomás, que um dia, quem sabe, vai estourar e justificar a fama de craque incompreendido.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Eu acho que o Ricardo Gomes falou isso pq foi questionado não? Ele não iria falar isso sem um motivo e do jeito que a mídia brasileira é, já tavam querendo encher o saco do.garoto.

Sobre o Tomas, foi o artilheiro da série b ano passado, foi pretendido por vários clubes, é muito.jovem e pode ser vendido por um bom valor. Tem que ter paciência com ele sim.

Rodrigo Federman disse...

Paulo Ricardo, o Dill, Dimba, Oziel...foram artilheiros da série A. Nunca ninguém teve tanta paciência com eles. Porque teríamos com um da série B? Tomás é uma droga.
Abs e SA!!!

Paulo Eduardo disse...

Sinceramente, acho que a declaração do Ricardo Gomes foi justamente o contrário do que muitos estão interpretando.

Pra mim, o repórter quis insinuar para o RG que o LH9 deveria levar uma bronca.

O RG disse que iria conversar justamente para dizer que não daria bronca nenhuma.

E acho certo, tem que conversar mesmo. Foi um lance lindo, mas que deve ser feito em situações como a de ontem, final de jogo, com 2 x 0 a favor. Tem que conversar com ele pra que não se repita quando o jogo estiver 0 x 0. Pois se entrar, vai ser ainda mais lindo (como foi o lance do Loco Abreu), mas se não entrar (o que pode acontecer, pois acontece até quando é batido de forma "padrão") vai se tornar um "ato de irresponsabilidade".

Rodrigo Federman disse...

Paulo Eduardo, mas ninguém ainda achou nada. Só dissemos (e torcemos) para que o RG apenas converse mesmo, sem querer podar a liberdade, personalidade e talento do LH.
Abs e SA!!!

Paulo Eduardo disse...

Rodrigo, quando eu disse muitos estão falando, não quis dizer muitos do CB. Quis dizer muitos com quem conversei sobre o assunto.

Ouvi muita gente dizendo "Ah, o RG já quer reclamar com o moleque, tirar as características dele", quando o RG quis dizer, na minha opinião, justamente o contrário, ao falar que bastava uma conversa, que ao meu ver, será do tipo "Faz isso quando pode fazer"

S.A

PAULO FERNANDO disse...

Esses lances do tipo que foi protagonizado pelo LH é que fazem o futebol agradável de ver, sai da mesmice e cala a boca dos idiotas do saber. Aí vêm um monte de babacas de plantão dizer que foi irresponsabilidade e blá, blá, blá... depois reclamam que os jogos estão chatos, enfadonhos. O Loco tinha essa manha de fazer diferente e falar o que pensava, sem se deixar influenciar pelo politicamente correto. Se o LH se espelhou nele naquele momento - e acho que sim - está é certo! Alguns reclamam do DC mas é um dos poucos que fazem jogadas usando o cérebro com lançamentos precisos.
Aos teóricos de plantão minha humilde mensagem: vão pro inferno, vão assistir futebol de botão!!!

Rodrigo Federman disse...

Entendi, Paulo Eduardo.

Concordo plenamente, Paulo Fernando. O futebol seria tão sem graça sem lances assim.

Abs e SA!!!

paulo ricardo disse...

Rodrigo, eu quero dizer que ele ja mostrou potencial nos anos anteriores. q ele ta jogando nada no Botafogo é fato, já me irritei muito com ele. mas é jovem, veio de time pequeno e de cidade pequena, normal a camisa pesar. nao quero ver ele se destacando e sendo valorizado por outro time, quero que o botafogo ganhe um bom dinheiro na venda dele pra um time do oriente medio ou china como varios times daqui tem feito. por isso eu acho q tem q ter paciencia com ele, mas respeito quem pense o contrario SA

Rodrigo Federman disse...

Paulo, mas quem de fato conhece e acompanha a carreira do Tomás? Ele foi um dos artilheiros da série B em 2014. Isso é tudo que sabemos. Duvido que alguém realmente acompanhou a carreira dele. E mesmo o fato de ter sido artilheiro não significa que se trata de um bom jogador. Enfim, eu acho que já teve oportunidades suficientes e mostrou ser muito fraco.
Abs e SA!!!