24/10/15

O verdadeiro Botafogo (de 2015)















O que tanto comentamos ao longo da temporada?

Nosso time é fraco, mas se jogar sempre com vontade, sobre na série B. Quando não entra em campo com seriedade, acontece o que vimos na última terça-feira, mas quando o Botafogo quer encarar os 90 minutos para valer, não tem para ninguém na segundona.

Hoje, por exemplo, visitamos o Náutico e saímos com sonoros 4 a 1 (Diego Jardel e Sassá, três vezes). E até certo ponto, atuando bem. Principalmente na segunda etapa, quando os comandados do Ricardo Gomes tiveram espaço para os contragolpes e, assim, finalizar o adversário sem dó e nem piedade.

Depois da vergonha diante do Ceará, os aplausos (merecidos) em Recife.

Agora receberemos o Bahia, no Nilton Santos. 

Típica partida em que esperamos muito...
...e torcemos para que, desta vez, os atletas tenham aprendido a lição da semana passada. Até porque, dependendo dos demais resultados, podemos terminar a próxima rodada matematicamente garantidos de volta na elite do futebol brasileiro.

Atitude e vontade. Hoje nós vimos novamente!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 4 x 1 Náutico

1- Jefferson: Sem culpa no gol. De resto, foi quase um torcedor em campo - 5,5

2- Luis Ricardo: Continua mascarado, mas hoje nem foi tão mal - 5,0

3- Renan Fonseca: Boa partida - 5,5

4- Roger Carvalho: Mesmo nível do companheiro de zaga - 5,5

5- Rodrigo Lindoso: É fraquinho para ser titular do Botafogo - 5,0

6- Carleto: Pouco acionado no jogo (ainda bem!) - 4,5

7- Sassá: Hat trick e a vontade de sempre - 8,0

8- Willian Arão: Alternou bons lances e alguns erros - 6,0

9- Navarro: Participou ativamente em um dos gols e se movimentou bastante - 5,5

10- Daniel Carvalho: O mais inteligente do elenco. Ainda se superou na parte física, atuando os 90 minutos com intensidade - 7,0

11- Camacho: Voluntarioso, mas limitadíssimo - 5,5

12- Giaretta: Entrou com o jogo ganho - 5,0

13- Diego Jardel: Bem mais participativo do que o de costume. Marcou um bonito gol - 6,0

14- Vinicius: Poucos toques na bola - Sem nota

Ricardo Gomes: Ainda acho que errou na escalação inicial, mas hoje o time conseguiu o resultado e isso ameniza um pouco as possíveis críticas - 5,0


41 comentários:

WORF NETO disse...

Pois é; fica constatado que Otávio e Tomas, atrasam e muito ! Sem eles o Botafogo é outro time. Grata surpresa (mais uma !) na tarde/noite de hoje. Time aplicado, bem posicionado e colocando a bola no chão.

Que continue assim até o final !

Abraços e SA !

W. Neto

Rodrigo Federman disse...

Worf, tomara que agora os empresários permitam que o Botafogo seja escalado por meritocracia, né?
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Estava pessimista depois do jogo contra o Ceará, mas hoje o Botafogo jogou bem e n'ao tomou conhecimento do adversario controlou a partida e soube explorar as deficiências do Náutico. Bela atuação do Sassá. De um modo geral gostei do time, não muito do Camacho, muito burocratico, embora o 1 gol tenha tido uma boa participa;'ao sua. Só não concordo com a nota do LR, só a jogada do 2 gol merecia pelo menos um 6,5, sem contar que ele foi o desafogo em v[arias jogadas. Pode ate ser mascarado, mas hoje jogou bem. Outro que me surpreendeu foi o DJ, belo gol. Essa atuacao foi tao surpreendente que ate o meu teclado parou de acentuar, nao tem nenhum tipo de acento e perdeu o cedilha. Que coisa. Qual e o verdadeiro Botafogo. Abs e SB!

Jeremias disse...

Esse Camacho e mto pessimo o lindoso e futebol dele e tao escroto quanto o nome DC jogo 90 min parabéns o Sassá nunca foi craque mais não se entrega

EDGAR disse...

Não entendo porque critica tanto o Luiz Gustavo, acho um bom jogador.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, não gostei do 1 tempo do LR. A máscara dele é tanta, que nem uma boa jogada (e, de fato, foi) me faz conseguir olhar com bons olhos para ele. Confesso! hahaha

Valeu, Jeremias!

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Edgar, Luiz Gustavo? Não quis dizer Luis Ricardo? Não critico tanto. Apenas comento jogo após jogo. Como já o elogiei algumas vezes. Só o considero mascarado demais e inferior ao Diego. De repente poderia ser testado no meio de campo.
Abs e SA!!!

Edgar disse...

Lindoso, esse é fraco mesmo.

Sergio Di Sabbato disse...

Desculpe Rodrigo, mas nao acho o LR inferior ao Diego nao. Abs e SB!

Edgar disse...

Também tinha vontade de velo no meio

Marcio disse...

Elevo a nota do Sassá, pois fez três gols, o que não é pouco, e batalhou o jogo todo. Vou dar nota 9 para ele. Aumento também a do Daniel Carvalho, darei 8, pois foi sempre buscou um espaço em campo para servir de opção de passe aos companheiros, movimentou-se e por várias vezes o vi na intermediária de defesa auxiliando a saída de bola. Portanto, penso ter sido o Sassá o melhor do jogo, acompanhado de perto pelo Daniel Carvalho.
Faço uma observação ao Renan Fonseca, que desde que mudou de lado na zaga, tem feito partidas, dentro da sua limitação, seguras. Não é um zagueiro nota 8 ou 9, mas não se colocas abaixo de 6.
Se esse elenco tivesse um pouco mais de gana, estariam batendo o recorde de pontuação nessa série B, pois deixaram escapar vários pontos por pura displicência.
Minha certeza é única, a que pode faltar técnica e jamais entrega.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Edgar.

Sérgio, eu acho. Se derem uma sequência (e tiverem paciência) com o Diego, ele pega essa vaga fácil. Espero que não cometam o mesmo erro do passado, quando preteriram o Gilberto para escalar Edilson ou Lucas.

Justamente, Márcio. Se jogarmos sempre com a aplicação de hoje, nessa série B ninguém aguenta. Agora, muita coisa precisa ser melhorada para o ano que vem.

Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Jogo travado no primeiro tempo... Camacho, Arão e Lindoso batendo cabeça, com o Daniel sem ter com quem dialogar.
Achamos um gol e fechamos o primeiro tempo em vantagem.
O time aproveitou a tentativa de correr atrás do Náutico e finalmente o Luís Ricardo fez bela jogada e fizemos o segundo, pra abrir a porteira.
Bela (e completa!!) partida do Daniel e Hat-Trick do Sassá.
Jardel também entrou muito bem (e correndo!!).
Jogo estranho... Nem.o CarLento fez merda...
E o gol do timbu foi em impedimento.

Anônimo disse...

Hoje concordo com o Federman e suas notas,foi o retrato do futebol apresentado e o Lindoso,Camacho,Tomás e Otávio não pode ser titular no botafogo.
Quanto ao Sassá, acho o negão um jogador com limitações,mais briga se entrega,faminto como um prato de comida.
Acredito que a torcida do botafogo tenha um pouco de paciência, porque jogador com a disposição de Sassá são poucos.
Quanto ao Lorismário, eu falei que ganharia do Náutico, sabe porque o sapato alto da terça feira ficou no Rio de Janeiro.
Tô com o Federman, quando jogamos sério não temos adversário na série B, problema que as vezes o time é escalado mal e o sapato alto em algumas partidas.
Ricardo Gomes, mesmo com alguns erros é bem melhor que o palestrante.O time com o palestrante que estava caindo subiu muito com o Ricardo também o palestrante só reclama da saída do Bill e Cia.

Marcos

Anônimo disse...

É por isso que o Ayrão bota tanta banca,porque jogar com Lindoso,Camacho,Otávio e Tomás é dose para mamute.

Rodrigo Federman disse...

É, Vinny. Várias situações "atípicas". hahaha

Boa, Marcos. Concordo 100% contigo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Perfeito, Rodrigo.
Resultados são muito bons e ponto. Outra coisa é analisar as atuações durante o ano.
Hoje foi um daqueles jogos onde não fomos pressionados, o que não é uma constante. Se o BOTAFOGO não aceitar os seus defeitos, não vai trabalhar para melhorar; e isso não significa dizer que está tudo completamente errado.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, não acho que ele bote banca. Até porque, acho o Arão melhor, claro, mas nada muito acima dos outros citados.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Marcio. O meu receio é de que lá em GS, eles não analisam por esse prisma.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Se o time só tivesse craques não estaria disputando a B. Criticamos o Lindoso e Camacho, agora me digam, que segunda bola o Náutico ganhou na frente de nossa área? Por que o Arao e LR tiveram a folga que tiveram? E como foi importante isso?
Cansam de criticar o Renan Fonseca, mas dentro de suas limitações alguém joga tão seriamente como ele?
Ora, se não temos um time de série A, ao menos que os medianos joguem seu arroz com feijão. Com os dois à frente da zaga fizemos os melhores jogos. Claro, adoraria Carlos Roberto e Gerson, Nei Conceição e Afonsinho, Airtin/Pampolini e Didi, mas não é possível né?
Seria muito bom que o time ao menos jogasse sempre assim tb.
Reinaldo

Jacaré disse...

Rodrigo, 8 pro Sassá????? Tá certo!!!!! Nem Loco Abreu e o lateral Cortês (jogo contra o vasquim em 2010-brasileiro) que um jogador do Fogão não levava nota tão alta assim no seu blog!! KKKKKKK!!!

Rodrigo, Fogão é assim mesmo, contagia!!!

Tava lá no bar do Ceará, meu amigo, ainda tava "discutindo" futebol, com uns framenguistas (e arrebentei) da seguinte maneira:

Jogador=zico, KKKKKKKK... Mendonça foi melhor!!!!!!

Drible desconcertante no júnior em 81, se lembra???? Ví ao vivo, KKKKKK!!!!

Futebol é isso aí!!!!!

Um abraço, Rodrigo!!!!!!

Anônimo disse...

Márcio são 62 pontos, fora o empate contra o Sampaio que fez 2 gols de impedimento, 01 ponto para o Ceara com aquele penalty fabricado 01 ponto contra o Paissandu,penalty no final do jogo e outros pontos que as arbitragens nos tirou,fora o sapato alto em algumas partidas e o declínio do time na mão do palestrante que chorava todo dia com saudade do Bill, derrota para Macaé,Bragantino e empate com O Boa Esporte no Engenhão em sequência e as escalações um pouco equivocada do Ricardo Gomes já era para está com 70 pontos.

Anônimo disse...

Está ficando claro que quando tentam jogar de igual para igual com o Botafogo, levam de goleado. Aconteceu com o Sampaio e outros.
Estamos indo em direção ao título.
O time está bem mais veloz com o Navarro, Neilton, Sassá e outros. O próprio Arão ficou mais veloz. A entrado do Jardel tambme aumentou a velocidade.

Agora é encher o Nilton Santos no sábado.
SA
Lincoln.

Lorismario disse...

Marcos. Obrigado por me incentivar após o jogo com o Ceará. Hoje dormirei rápido. Talvez a felicidade atrapalhe um pouco. Já vi os gols umas dez vezes. tenho certeza que o Botafogo prolonga minha felicidade. Caro Rodrigo: não seria possível aumentar a nota de todos um pouquinho? Paciência com o Luis Ricardo. Você se lembra do Rui Cabeção? Do Alessandro? Acho que do Perivaldo você não se lembra. LR é craque em relação a estes. Ganhamos sem sustos. Uma reclamação, ou seja, duas. Pênalti contra o Ceará não existiu. Gol do Náutico foi impedido. Tenho assistido aos jogos sem som, pois não dá para aguentar estes comentaristas da Globo. Abraços a todos os botafoguenses. Inclusive aos mais exigentes.

Rodrigo Federman disse...

Reinaldo, eu já elogiei a seriedade do RF. No caso dos volantes, claro, a menos pior dupla disponível, mas o adversário também, não apertou hora alguma.

Que nada, Jacaré. Esse ano mesmo já dei um 9. Se não me engano, para um jogo do Navarro. Rs

Bem mais de 70 pontos, Anônimo.

Lincoln, o Botafogo não sabe jogar em cima do adversário. É melhor na retranca e tentando o contragolpe mesmo.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Loris, eu tenho tanta paciência com ele, que ainda nem iniciei campanha firme pela efetivação do Diego na lateral. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Verdade, anônimo.
Perdemos 34 pontos nesse campeonato. Tirando uma má arbitragem aqui e uma má atuação acolá, o que é padrão, pelo menos metade desses 34 pontos poderiam estar na conta do BOTAFOGO.
Com os 62 de fato, mais os 17 hipotéticos, estaríamos com 79 pontos.
O importante é que hoje falta menos, do que faltava em abril para voltarmos a primeira divisão; muito pouco na verdade.
SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,para mim nenhuma surpresa,pois venho dizendo antes do CBB começar que se os perebas se convencerem que não são craques,não entrarem de salto alto e correrem,o título seria mole pela fraqueza dos outros.Algumas constatações,pelo menos para mim:
1.O RG finalmente acordou e viu que com Tomas e Otávio não dá.
2.Diferentemente do RODRIGO,que não dá o braço a torcer,rsrsrs,eu reconheço que hoje o perebão do Carleto não foi uma avenida.Marcou razoavelmente bem e errou pouco,um milagre!!!
3.Consegui descobrir um cara pior do que o marretão que acabo de elogiar.O tal do Giaretta é horrível.Mal entrou e o Náutico começou a ameaçar por ali até sair o gol.É destrambelhado e marca muito mal,mas tem gente que gosta e eu respeito.
4.O ARÂO,que o RODRIGO adora e não vê nada,rsrsrsrs,joga fácil em qualquer time da série A.Erra como todos,e as vezes fica displicente,mas temos que levar em consideração as dragas que estão ao seu lado.Quando o DC está em campo o seu jogo é eficaz,pois sabe procurar espaços e dá bons passes.É claro que não é nenhum craque,mas para o nível atual...
5.LINDOSO eu acho útil para o time.Com ele e o CAMACHO em campo,as invasões a nossa área,constantes com os escalados anteriormente,foram escassas.
6.É bom não esquecer que o Náutico vinha de duas vitórias,estava jogando em casa com o apoio da torcida e lutando pelo G4.
Para encerrar,perder em casa para um time da Z4 e vencer fora de um brigando pelo G4, demonstra o que ??????Espero que contra o BAHIA,entrem com a mesma disposição.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

É isso aí, Márcio.

Jota, o Carleto só não foi mal porque participou pouco do jogo. Fato! Sobre o WA, continuo achando medíocre (o melhor que temos, mesmo assim), mas longe de jogar em qualquer time de serie A.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Algumas considerações:
1. Importante renovar com o Daniel Carvalho;
2. Pra mim Sassá é titular no lugar do inconstante Neilton (e não é só por causa dessa atuação não);
3. A defesa que fechou o jogo é a titular pra mim e acho que o time não confia mais no Carleto, basta ver como foi pouco acionado (felizmente);
4. O Luiz Ricardo tem problemas com sua segunda jogada. Em geral sua primeira é sempre boa, o problema é a continuação;
5. A zaga jogou muito bem e acho que a dupla junta pode dar caldo. Renovaria com os 2;
6. Lindoso e Camacho juntos não dá. Acho até que tem a mesma pegada. Ou um ou outro, mas ainda acho o Ayrton titular sem os 2.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, concordo basicamente com tudo. Principalmente sobre o primeiro ponto, que aliás, será o tema do post de amanhã.
Abs e SA!!!

Levi disse...

Aniversário de um amigo vascaíno, coitado!, fui exercitar meus dotes culinários e preparar um coelho com cogumelo, alecrim e batatas para enriquecer-lhe o churrasco. Vi somente o quarto gol do Botafogo. Feliz sim, sem dúvida, dada a realidade, mas não tem como não concordar com o comentário do Sergio de outro dia, quando disse que o Botafogo atual é bipolar. Continuo a afirmar que o time atual não suporta a série A e que o treinador não está preparado para dirigir o Botafogo na elite do campeonato brasileiro e que o elenco atual não resiste à pressão dos grandes e pouco me importam, com todo o respeito, as notas atribuídas aos jogadores num jogo qualquer num jogo de segunda divisão a essa altura dos acontecimentos depois de tudo o que tem acontecidos nos últimos anos. Espero a volta à elite e pouco me importa se um tal de Sassá se conduziu desta ou daquela forma num jogo de hoje. Quero somente, hoje, os pontos necessários à volta à primeira divisão e vida nova ao Glorioso Botafogo. E que se foda o fluminense, somente para não perder a viagem.

Rodrigo Federman disse...

Exato, Levi. Ficamos felizes mas não podemos encarar a realidade com fantasia: esse time não suporta uma série A.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Eu também

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Ronau.
Abs e SA!!!

WAYNE disse...

Saudações alvinegras.
Espero que o SASSÁ não seja como os outros que preparamos e quando eles ficaram na ponta do casco, vendemos ou deixamos fugir por falta de pagamento. Lindosso, que bolinha...
RG " Professor Pardal" acertou ou não....
Jogo com o BAHIA vamos vencer ou não....
NEILTON é melhor do que SASSÁ ou não....

Abs. SA.

Rodrigo Federman disse...

Wayne, me preocupo pouco com isso, pois gosto da raça do Sassá, mas não imagino que ele evolua muito mais tecnicamente.
Abs e SA!!!

Paulo Eduardo disse...

Agora é garantir a classificação o mais rápido possível para começarmos 2016. Afinal, para muitos do elenco deste ano é dizer um muito obrigado e tchau. Por mim, deveríamos continuar somente com: Jefferson, Renan Fonseca, William Arão, Daniel Carvalho e Navarro, sendo que os 4 últimos tendo chances de titularidade, além de alguns que podem ficar para compor o elenco, como H. Leite, Roger Carvalho, Emerson, Diego, Aírton,R. Lindoso, Fernandes, Neilton e Sassá. O resto, é resto...

Rodrigo Federman disse...

Paulo, acho que titular absoluto para 2016, só mesmo o Jefferson. hehehe
Abs e SA!!!

Paulo Eduardo disse...

Concordo, por isso mesmo que disse que Renan Fonseca, William Arão, Daniel Carvalho e Navarro tendo chances de titularidade, mas nunca titulares absolutos, posto que atualmente somente nosso camisa 1 possui.

Rodrigo Federman disse...

Aí sim, Paulo. Concordo!
Abs e SA!!!