19/11/15

Comemorar: Sim ou não?

















Notícia retirada do site Lancenet:

"Jefferson pode levantar primeiro troféu nacional pelo Botafogo nesta sexta.

Capitão e líder do elenco alvinegro, goleiro Jefferson tem a chance de levantar o primeiro título nacional com a camisa do Botafogo".

Aproveitando o tema, colocarei um assunto em debate aqui no CB...

Caso seja confirmado (amanhã ou na última rodada), você comemorará o título da Série B?

Bom, eu sou da seguinte opinião: Claro que o objetivo principal era voltar para a primeira divisão, mas independente do que está sendo disputado, eu quero ganhar sempre. E além disso, considerando - e respeitando - todos os clubes da Série B, era/é obrigação do Botafogo terminar no lugar mais alto do pódio. 

Mesmo assim, eu me recuso a comemorar título de Série B.

Ficarei mais feliz, é lógico, mas comemorar? 

E os amigos?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

44 comentários:

alex disse...

Rodrigo de uma olhada no link abaixo, onde as vezes vejo jogo do FOGÃO em JUIZ DE FORA ...

Independente do titulo, vou comemorar , comemoram ate turno de estadual, porque não um campeonato brasileiro ???

http://globoesporte.globo.com/mg/zona-da-mata-centro-oeste/futebol/noticia/2015/11/fanatico-botafoguense-gasta-r-500-mil-para-decorar-casa-e-bar-em-minas.html

Rodrigo Federman disse...

Bem legal o link, Alex.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Vale um brilho tem que correr atrás e, se conquistar, comemorar.

Rodrigo Federman disse...

Ronau, eu quero e torço pelo título, mas juro que não consigo me imaginar comemorando o título da série B.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,já emiti ontem a minha opinião sobre o assunto.
É claro que irei comemorar,mas ao meu jeito.Convidei amigos simpatizantes e um dos meus filhos que está por aqui,com farta distribuição do nosso manto,para um churrasco noturno.
Nada de ir para rua,carreatas,etc,isso nunca mais fiz,somente no campeonato de 1957.
Aliás,meu pai,supersticioso como nunca,não foi ao maraca naquele dia.Eu fui com o meu tio e o meu saudoso primo e compadre.Eles eram tricolores e eu estava na torcida das flores,comemorando os gols do PAULO VALENTIM.Hoje em dia isso seria impossível,mas naquela época,não havia porrada nos estádios e os tricolores até achavam,engraçado os dois com as camisas do Flu e eu vibrando com os nossos gols.Bons tempos,quando havia educação e respeito pelas outras pessoas.JOTA.

James disse...

Pelo título de Série B em si, concordo com o Rodrigo, NÃO seria de comemorar, mas pelo que o nome 'Botafogo' passou nesses últimos tempos, SIM. É um renascimento, acredito nisso.

Anônimo disse...

Serie B é titulo amistoso, o sentimento sera de que o Botafogo cumpriu o seu dever!
Não vou comemorar o titulo, mas ficarei feliz porque em 2016 será "a vera"!

Rodrigo Federman disse...

Jota, eu aplaudirei e só. Como você disse, nada de passeatas ou gritos de "é campeão" pelas ruas. rs

Isso, James.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Anônimo. Penso assim também.
Abs e SA!!!

Levi disse...

Pela honra, pelo dinheiro e pelo prazer de esfregar na cara do Unimed para mostrar como é que se faz. Mas não vejo motivo para comemorar como se fosse um "título nacional".

Rodrigo Federman disse...

Tô contigo, Levi.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não vou comemorar. Nada além de obrigação. A camisa é de série A. Não tem porque comemorar. Pode ser outra coisa menos a palavra : comemorar. Isso não.
jacob

Yolanda disse...

Como time grande, o título é obrigação. Comemorar é outra história, fica entre os jogadores. Para a torcida apenas dever cumprido.
Na verdade, não vejo a hora dessa competição acabar logo!
Depois virão as especulações de sempre, relaxe torcedor, nem tudo será verdade.
Dezembro só quero saber de férias e passear bastante, mas sempre dando uma espiadinha aqui.
SA

Marcio disse...

Feliz pelo título, já que é uma vitória do BOTAFOGO e também pelo prêmio em dinheiro, mas sem fazer estardalhaço.
Se por um lado mostra que estamos nos recuperando, também não nos deixa esquecer o que nos colocou na série B e levou a toda essa batalha.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Yolanda. Só quero que esse campeonato acabe de uma vez por todas. rs
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Márcio.
Abs e SA!!!

alex disse...

Como o amigo Jota falou,um churrasco noturno com a familia e alguns amigos para relaxar e comemorar....

Sergio Di Sabbato disse...

Ficarei feliz com o título, acho que é obrigação, mas comemorar, acho que não. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Alex, eu ficarei feliz e sem churrasco. rs

Eu também, Sérgio.

Abs e SA!!!

Paulo Eduardo disse...

A vergonha não é subir/ser campeão/comemorar, mas sim, cair. É pra ficar satisfeito, mas com comemoração moderada, sem churrasco.

Título da segunda divisão é igual a parente que está saindo da cadeia. A gente fica feliz, comemora, mas fica com vergonha de sair espalhando por aí.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, perfeita analogia! rs
Abs e SA!!!

Paulo Eduardo disse...

Alguém sabe os valores para o Campeão da Série B. Será que ganha mais ser campeão da Série B ou ficar na Zona da Sul Americana na Série A?

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Pai.

Eu não sei, Paulo.

Abs e SA!!!

Paulo Eduardo disse...

Pesquisei e verifique que não. A premiação para o campeão da série B é de R$400 mil apenas. Já o 15° da Série A desembolsa R$450 mil.


http://extra.globo.com/esporte/botafogo/elenco-do-botafogo-pode-dividir-quase-900-mil-em-premiacoes-caso-conquiste-serie-b-17977783.html

http://www.cbf.com.br/noticias/campeonato-brasileiro-serie-a/premiacao-financeira-do-brasileirao-2015?ref=more#.Vk4LOnarTIU

Rodrigo Federman disse...

Pra você ver que não temos nada que comemorar, Paulo! rs
Abs e SA!!!

alex disse...

Me ajuda ai Rodrigo, sexta feira , final de semana , BOTAFOGO jogando, o ano acabando ,passamos sufoco, o churrasco é uma desculpa para comemorar tudo isso....rsrs
AMIGOS NÃO TEM COISA MELHOR QUE UM CHURRASCO COM OS AMIGOS E O BOTAFOGO....invejosos..rsrsrs brincadeira...rsrs

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha! Alex, eu também gosto, mas churrasco a noite, passo mal a madrugada inteira! rs
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Empenhado em dar uma resposta à altura do Cantinho e de seus mais ilustres e frequentes comentaristas, fui ao dicionário buscar o significado do verbo comemorar.

Ei-lo:

"Celebrar; fazer cerimônia festiva para enaltecer um fato, acontecimento, uma pessoa..."

Então, Rodrigo, eu respondo que sim, comemorarei. Agora, como e com que intensidade, aí a coisa muda de figura.

O time em momento algum empolgou. Ao contrário, foram várias as ocasiões ao longo dessa nefasta série B que presenciei o time jogando com freio de mão puxado. Não me recordo de grandes momentos, em termos de emoção, superação, dedicação e entrega de quem envergava nossa gloriosa camisa.

Como foi dito aqui exaustivamente, subimos e provavelmente ganharemos mais devido à indigência técnica dos demais competidores do que de nossos atributos como time de futebol. A camisa e sua história pesaram, e muito.

Confesso que temi por um insucesso em nosso retorno à série A (não conhecia os demais times) . Então, vale celebrar o retorno, a sobrevida que meu amado Botafogo de Futebol e Regatas tem. Que aproveite. Que não caia outra vez em mãos espúrias como as do safado da praia e sua quadrilha.

Mas nada de churrascos noturnos nem excesso de bebida alcoólica. Não tenho mais idade para isso, vou tentar me preservar para conquistas mais expressivas.

abs.

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha. É isso aí, Eduardo. Prefiro me guardar para comemorar conquistas mais expressivas. A grande questão é: Que não demore muitos anos para isso. rs
Abs e SA!!!

Celso Ricardo disse...

O pouco, conseguido com dignidade e honestidade, vale muito.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Celso. Mas em minha opinião, nada que mereça festa ou comemoração de título nacional (que de fato será, apesar de segunda divisão).
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

A base do Botafogo acaba de conquistar mais uma grande vitória, só que dessa vez fora dos campos. Na tarde dessa quinta-feira (19/11), o Glorioso recebeu um ofício vindo da Confederação Brasileira de Futebol que o certifica como Clube Formador de Atletas.

Essa conquista é comemorada por todos como um grande na passo na reformulação feita no clube. Tal documento trará uma série de benefícios as categorias de base do Alvinegro, como por exemplo, na proteção de jovens atletas contra o interesse de outros clubes. Manoel Renha, diretor da base alvinegra e peça fundamental nessa conquista, deu detalhes sobre a importância do documento para o clube.

- É um reconhecimento do trabalho que fazemos na formação de jogadores. Existe uma série de exigências que devem ser cumpridas e o clube atendeu à todas. Isso dará uma proteção maior aos atletas e ao investimento que é feito na base, uma vez que, por contrato, só a partir dos 16 anos se consegue ter um contrato oficial com um atleta. Sem o certificado ficamos muito vulneráveis, com ele agora temos uma proteção maior a todo jogador que o Botafogo investiu. - explicou.

Para atender todas as exigências feitas pela CBF, que não foram poucas, o clube correu atrás de soluções para situações antes pouco observadas. Segundo Renha, a reforma em Caio Martins, a estrutura oferecida pelo CEFAT e a volta do gramado de General Severiano, foram pontos essenciais para a certificação do Glorioso.

- Eram diversas exigências que deviam ser cumpridas. A adaptação maior foi lá no Caio Martins, nós utilizamos tanto o Caio Martins quanto o CEFAT para dar sustentação a todo esse processo que temos na formação dos atletas. Hoje podemos dizer, com orgulho, que a base do Botafogo tem uma estrutura, se não ainda ideal, bem desenvolvida e em condições para nossos profissionais e atletas poderem evoluir no dia-a-dia de trabalho. Acho que hoje, o atleta da base do Botafogo quando chega para treinar, seja em Caio Martins, General Severiano ou no CEFAT, vê que está em um clube grande e que as coisas melhoraram significativamente nesse ano de 2015. - disse Renha.

Além das melhorias estruturais, Manoel Renha aponta a dedicação e o comprometimento dos profissionais que estavam à frente do processo, também como um pilar da conquista alvinegra. Orgulhoso, o diretor agradeceu à todos da base pelo brilhante trabalho realizado.

- Acho que devemos fazer o reconhecimento à todos que trabalham na base do Botafogo, mas em especial a três pessoas que foram fundamentais e que lideraram esse processo, Marco Antônio Tristão (Assessor da direção da base), Eduardo Freeland (Gerente Geral da Base) e o Alvaro Antunes, coube a esses três interagir com a federação. Eles viram toda a necessidade e a demanda que era necessária, o que tínhamos que fazer a nível de correção nas nossa instalações e nos nossos procedimentos para nos enquadrarmos nas exigências, que não eram poucas em relação ao que a gente encontrou na base no inicio do ano. Queria externar o meu agradecimento pessoal a esses três e também ao nosso vice-presidente geral Nelson Mufarrej, que foi importante no relacionamento com a federação interfaceando o contato com as pessoas, o que fez com que ganhássemos tempo e velocidade no processo. - pontuou.

Jacaré disse...

Eu vou comemorar sim! Vou lá no bar do Ceará, tomar uma e comer um pé-de-porco!

Bom, mas isso eu já faço toda sexta! KKKKKK!!!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Valeu, Jacaré.
Abs e SA!!!

Jeremias disse...

Pela gdeza do clube e tudo que representa não deve comemorar mais pelo oq fizeram com o nosso clube deve sim comemorar pois ta ressurgindo das cinzas feito fênix e com MTA alegria agredeco o CEP e diretoria juntamente com Jefferson pois ele não nos abandonou como fizeram os ratos quando o navio afunda o capitão fica e os ratos fogem Jefferson idolo

Rodrigo Federman disse...

Jeremias, comemorar...com moderação. rs
Abs e SA!!!

Renan SP disse...

Estou com o Jota. Rodrigo, tentei me imaginar soltando fogos de artifício, gritando é campeão po#*%, correndo pelas ruas e beijando o escudo no peito, e realmente não rolou hahahaha... Apenas ficarei contente , mas nada de exageros kkkk...
Vamos guardar toda essa euforia, pra quem sabe,ano que vem...
Um abraço

Rodrigo Federman disse...

Renan, essa é a minha "vibe" também.
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Concordo com você.

Anônimo disse...

EDÍLSON TEM QUE MANDAR O TITULO DO CORINTHIANS PARA MAURICIO ASSUNÇÃO.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Eneias.

Beleza, Anônimo.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Anônimo. Que a base gere bons frutos no futuro.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

TOMARA QUE ESSE TITULO ACOSTUME O BOTAFOGO A GANHAR TITULO,PORQUE A SECA DE TÍTULOS É GRANDE E DEPOIS DE 1995 ESSE É O PRIMEIRO EMBORA DA SÉRIE B NACIONAL.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, esse nacional eu não comemoro.
Abs e SA!!!