12/02/16

Ponto fraco do Diogo

















O técnico Ricardo Gomes avaliou a partida do lateral esquerdo Diogo na vitória da última quarta-feira:

"- Tivemos duas boas chegadas com o Diogo Barbosa. Ele foi muito bem na parte ofensiva. Quando nós o contratamos, sabíamos que a parte ofensiva era o ponto forte dele. Ele precisa evoluir defensivamente, mas foi muito bem contra o Macaé. Vale destacar que o lado direito do ataque também é o ponto forte do Macaé".

Quanto ao ataque, concordo. Ele parece ter certa habilidade e ser bastante agressivo. Agora, no quesito defesa, achei o Diogo tão frágil quanto o péssimo Carleto na temporada passada.

Ah, e se ele levou várias bolas nas costas do lado direito (forte?) do Macaé, imagina quando pegar uns atacantes, apoiadores e laterais bons de verdade?

É preciso melhorar logo esse ponto...
...ou o Ricardo Gomes pensar em outra forma de jogar e proteger o setor.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

40 comentários:

Douglas disse...

Bom dia amigos do CB estava matutando uma possível escalação ideal com o setor defensivo protegido e o ataque sendo abastecido, pensei em um possivel 5-3-2 com o Airton fazendo papel de libero na contenção e cobertura, na linha de meio campo o GG na direita e o Nunes na esquerda ou vice e versa como volante central Bruno Silva e no ataque Ribamar e Lizio acho que ficaria bem protegido e daria para sair jogando sem maiores preocupações. Não sei porque, mas gostaria de ver essa escalação em no mínimo uns 2 jogos. O que os amigos acham ???? . Agora sobre o Diogo, ele me lembra o Bruno Cortez bem menos abilidoso, mas com vontade de ganhar as partidas e em comparação com o Carleto que nem no apoio era eficiente ta ruim mas ta bom. PS: não cancelei meu ST, conforme eu disse que faria... rsrs

Rodrigo Federman disse...

Cloud, até acho interessante, mas de repente o próprio Diogo jogando ofensivamente como meia.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

No meu ver ficaria muito defesivo o esquema e o botafogo nao tem peças de defesa estilo o dener assumcao ou leonardo silva entao nao podemos confiar muito na defesa, so que se a defesa fosse essa na hora em que a gente esta sem a bola ficaria muito boa essa estrategia bruno silva tambem pode cobrir em caso nao so airton(pode ficar cansado ou amarelado com esta defesa do bota) so colocaria o salgueiro ou neiton no lugar de lizio no meu ver jogador pra entra segundo tempo quando nunez cansar fazendo que o gege comece atuar pelo lado esquerdo e lizio(este pode ate ajudar o lateral direito como RG gosta) direito no segundo tempo... temos que treinar fundamento tambem tipo jogada ensaiada e toque de bola rapido

Rodrigo Federman disse...

Fabio, mas também não temos muitas peças de qualidade para atuar de maneira aberta. É uma faca de dois gumes.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Achei que o problema do Diogo está mais na cobertura do meio do que na deficiência dele. Falaram a mesma coisa do Marinho Chagas, do Junior, e de outros laterais, mas estes quando tinham um volante de contenção de certa qualidade ou alguém que ajudasse na marcação, os buracos não aconteciam. No jogo de quarta enquanto o Airton estava em campo e o GG tinha pernas para ajudar na marcação não aconteceram jogadas perigosas pelo lado do Diogo. Mas no segundo tempo o Macaé estava colocando 2 jogadores em cima do Diogo, e sem ajuda, a coisa complica. Lembra do Gilberto naquela malfadada partida que o Botafogo perdeu de 4 contra os mulambos, pois é, o pobre ficou sozinho jogando contra 2 ou 3 jogadores adversários em seu setor, o estádio inteiro viu menos o idiota do OO. Repare que no amistoso contra a Desportiva, havia um enorme buraco no lado direito, não por culpa do Diego, mas pelo maio que não cobria os avanços dele. Espero que com a entrada do BS mais o Airton a cobertura da defesa melhore. Só mais uma coisa: mesmo achando que o DB é deficiente na marcação ou não, comparar com o Carleto é sacanagem. O Carleto nem voltar correndo voltava, voltava andando e devagar.
Achei interessante o time do Cloud e mais ainda o Diogo como meia, pois me pareceu com bastante visão de jogo. Seria uma boa tentá-lo como armador. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, é claro que a falta de ajuda também agrava e evidencia fragilidades. Mesmo assim, me pareceu que ele pode (e deve) treinar mais o posicionamento defensivo e a hora exata de sair e ficar.
Abs e SA!!!!

Fabio Lucas Alvinegro desde dos 5 anos de idade disse...

So quero dizer que se o bota atuar muito la atras tomaremos gol e nao iremos fazer nem um o jeferson e milagreiro mais nao e santo para salvar todas, se lembra em 2014 ? o jeferson injou de salvar o time e depois o que chutava ele aceitava de raiva da zaga do esquema furado do vagner idiotini que insistia em bolivar(que naquele ano virou um merda) e o matheus menezes zagueiro de varzea mais tambem nao tinhamos outro zagueiros

PAULO FERNANDO disse...

Não é o primeiro lateral que gosta de jogar avançado na história do futebol. Vale lembrar que o maior de todos Nilton Santos foi o primeiro a lançar a moda de avançar a linha de meio de campo e revolucionou a história do futebol mundial no que se refere a essa posição, daí ser considerado o maior de todos os tempos. Depois veio o não menos espetacular Marinho Chagas, na minha opinião o segundo maior lateral esquerdo de todos os tempos. Esse eu vi jogar e muito. Tinha uma porrada que explodiu muitas redes adversárias. Também vivia no ataque, sendo injustamente criticado pelo bosta do Leão na derrota da seleção para o carrocel Holandes de 1974. Em sua breve passagem o Márcio Azevedo (que eu considerava um dos melhores do Brasil na posição) também gostava mais de subir do que de descer. Para isso tem sempre solução. Sacrifica-se a defesa é claro, mas com uma estratégia de cobertura adequada resolve o problema. Na última partida o fraco Gegê cansou muito no segundo tempo e não ajudou mais o Diogo, sacrificando a defesa como um todo. Claro que a responsabilidade sempre será em primeiro ligar do lateral e será cobrado por isso, mas também serão dele as jogadas pela esquerda que poderão resultar em gol. É o caso de medir o que vale mais a pena: ter mais uma opção de ataque e preparar a defesa para essa carga extra ou ter uma ameba que não consegue fazer nada na frente e ainda corre o risco de ser driblado pelo atacante adversário. Prefiro a primeira hipótese com uma boa cobertura da zaga, de um dos volantes ou até mesma do - pra lá de fraco - Gegê (que parece que tem 3 pernas e vai tropeçar numa delas, ao menos descobriu que uma delas sabe chutar em gol, mas é muito pouco).

Levi disse...

O Sergio viu exatamente o que eu vi in loco no "Gigante de Xerém". Enquanto teve cobertura, foi bem. No segundo tempo, eu parei de contar na quinta vez em que o Macaé entrou pelo lado esquerdo da nossa defesa. Mas o lateral é bom de ataque, mesmo tendo perdido duas chances clara em jogadas criadas por ele mesmo. Pode melhorar.

Rodrigo Federman disse...

Fabio, mas um esquema com 3 zagueiros (ou libero) não significa necessariamente um time defensivo. Tudo é questão de treino, muito treino.

Boa, Paulo. A questão é essa mesmo.

Levi, o importante é que ele mostrou virtudes também. Pode se tornar um bom lateral.

Abs e SA!!!

Fabio Lucas Alvinegro desde dos 5 anos de idade disse...

PELO AMOR DEUS GOIAS NAO,o diogo barbosa e lateral nao meia to vendo que pelo visto se esse for o pesamento vamos voltar para serie b digo e repito diogo barbosa e lateral nao meio campo
no goias ele atuou de meio campo foi expulso nao ajudou nada e comprometeu o time

Rodrigo Federman disse...

Ok, Fabio.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Tartá está chegando e resolve este problema de marcação.

Rodrigo Federman disse...

Não, Celso.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas Alvinegro desde dos 5 anos de idade disse...

Problema na marcaçao de gol talvez na defesa ele nao joga, falo isso porque jobson tambem veio da coreia para o fogao e naquela ocasiao de fim de ano salvo o botafogo, talvez o tarta ajude o ano todo o fogao a ganhar talvez serviria de meio campo pra ameaçar ou incomodar o gege no time

Rodrigo Federman disse...

Fabio, antes, porém, vamos ver se ele se recupera primeiro. Sem expectativas.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Vou levar o foco do debate para outro lado.
O Ricardo Gomes disse que ao contratar o Diogo, sabia que o seu forte era o apoio ao ataque e a sua fraqueza a marcação. Disse também que o lado direito de ataque do Macaé era forte.
E o que fez ele enquanto técnico, sabedor de todos esses detalhes para minimizar a situação?
Não fez rigorosamente nada, essa é a verdade, pois com a saída do Airton e o cansaço do Gegê no segundo tempo, em nenhum momento ele fez alguma mudança pensando em inibir o Macaé de jogar por aquele lado, como proporcionar maior liberdade no que o Diogo tem de melhor. Deixou o Lindoso o tempo todo no jogo fazendo rigorosamente nada; nem para mandar esse indivíduo dar uma atenção àquele setor quando o Diogo fosse à frente...
Se o Diogo tem essa deficiência, até a mesma ser minimizada, é obrigação do treinador encontrar alguma solução. Ou ele vai deixar o jogador se arrebentar por ali?
Não vou discutir capacidade técnica, mas Daniel Alves e Alba no Barcelona não são bons marcadores, Marcelo no R. Madrid também não; todos titulares absolutos e com os seus respectivos técnicos encontrando um modo de facilitar as coisas para os jogadores e para o próprio Time.
Em um jogo do Real Madrid, o Ancelotti foi questionado do porquê de ter deslocado o Sérgio Ramos para a cabeça de área. O técnico italiano respondeu que ele precisava do S. Ramos para fazer a cobertura do Marcelo, pois este não é tão bom marcador, mas cria muitas situações ofensivas.
Seria bom ele observar o posicionamento do Busquets, facilitando a cobertura da zaga aos avanços constantes do Alba e do Daniel.
E nunca ouvi nem os técnicos do Barcelona e nem os do Real ficarem com esses discursos.
Que o Diogo e qualquer profissional tem de evoluir, todo mundo desde que nasce sabe; entretanto, esses técnicos jamais saem do lugar comum. E para terminar, tudo leva a crer que ele também tinha conhecimento da avenida Carleto e também nada fez para fechar a passagem por lá; vai ver estava esperando a evolução defensiva do referido jogador.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Márcio. É o que sempre comentamos por aqui: Falar é uma coisa, fazer é outra. O RG foi bem na teoria, mas na prática, acabou se "contradizendo".
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, se o Diogo não melhorar a marcação, me sinto no direito de acreditar que a avenida vai permanecer. Esse não é um problema novo, pois em 2015 acontecia o mesmo, na esquerda era mais grave, já que o Carleto ficava entre as intermediárias, não defendia e nem atacava, e o Ricardo Gomes não corrigiu o problema; e ele chegou em julho ao BOTAFOGO.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eu concordo, Márcio.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Já vi muito técnico sem grife fazer trabalhos brilhantes com equipes fracas. Mas também já vi técnicos de grife fazerem grandes cagadas com elencos milionários.
Um meio termo já ajudaria nosso Botafogo.
Não vi nenhum dos dois no Ricardo ainda...
Mais um que "filosófa" ai falar e "fisiolofa" ao fazer?
Vou dar um crédito pela remontagem, mas esses pontos que todos nós vemos e eles, que são pagos pra isso, não enxergam, irritam...

Fabio Lucas Alvinegro desde dos 5 anos de idade disse...

Tem outra maneira de arrumar isso tambem e contratar(sei que precisa de dinheiro mais tem jogadores bons tipo bryan do america-mg,marlon do santa cruz e joao paulo do palmeiras que serve nao vou falar titular mais para fazer sombra ao diogo), ah o botafogo acaba de fechar um contrato com a topper de 2 milhoes espero que este fornecedor ajude o botafogo a contrata pelo menos 2 jogadores medianos pra bom tipo os citados acima... outra noticia o empresario de navarro querendo por ele dinovo no botafogo para o brasileiro so lamento por ele, dele ter ido para disputar a pre libertadores e o time dele nao conseguir vaga na competicao so que no meio do ano ele poderia vir se for o caso de nao fechar com o canales agora prefiro o navarro no meio do ano do que o canales no meio do ano e ai o que os companheiros acham ?

Marcio disse...

"O Botafogo acertou a mudança de fornecedor de materiais esportivos: após o Campeonato Carioca, sairá a Puma e voltará a Topper, empresa que já havia trabalhado com o Alvinegro entre 1999 e 2001. A informação foi divulgada pela Rádio Tupi e confirmada pelo GloboEsporte.com. O acordo terá duração de três anos, mas os valores não foram informados - especula-se que o clube vai receber R$ 2 milhões por ano e mais uma porcentagem sobre as vendas. Diretor de marketing alvinegro, Klay Salgado revelou que falta apenas a assinatura para o anúncio oficial."

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/02/sai-puma-entra-topper-botafogo-fecha-com-novo-fornecedor-esportivo.html

SA!!!

Elios disse...

Pra mim esse Diogo é fraco em todos os sentidos. Não confio.

Yolanda disse...

Rodrigo, concordo, ele até teve lampejos na parte ofensiva, agora na defesa foi uma avenida, não fosse São Jefferson, o castigo seria certo. Agora o que faz o RG que não protege as laterais??? Tomara que Bruno Silva seja uma grata surpresa, porque o Lizio foi decepcionante,
mas temos que dar mais chances e tempo, afinal tem o período de adaptação. Lindoso não dá!
Gostei do garoto Ribamar, mais que o LH. Que venha mais uma vitória, porque o grande teste será no clássico, e com esse time desorganizado, estou apreensiva.
SA!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Vinny. Ele ainda está muito sem sal.

Fábio, que o Navarro fique desempregado. Foi outro que pediu mais do que valia.

Márcio, espero que os números não sejam esses. Não gostei do que li.

Elios, menos pior que o Carleto.

Yolanda, tomara que esse BS realmente seja uma grata surpresa. No amistoso contra a Desportiva não me encheu os olhos.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Nem eu, Rodrigo. E o pior é que tem Sites dando conta que os royalties são de 1%. Claro que tudo é na base da especulação, mas a Ponte Preta assinou, segundo especulado, com a Adidas por 10 milhões de reais.

Quanto ao Navarro, assisti parte do segundo tempo do jogo entre Racing versus Puebla, atual time do Navarro. Não ví o uruguaio pegar na bola. Não podemos descartar a possibilidade dele ter tido um vento favorável e por isso ter feito muitos gols pelo BOTAFOGO.

SA!!!

Jallin Habei disse...

Não creio que o Ricardo possa colocar esse time pra jogar com 3 zagueiros, num 3-5-2 ou num 3-4-3, ele não é o Cuca, e não está em condições de inventar, tem que fazer o "básico".
Precisamos pra serem titulares de um volante bom que marque e saia pro jogo, e um centroavante camisa 9, mas que seja goleador, e de preferência bom na bola aérea o que parece bobagem mas é um detalhe que ajuda muito a defesa na marcação do escanteio adversário por exemplo, fechando na primeira trave.
Creio que nossa melhor escalação seria com 3 no meio e três atacantes. Todos atacando e todos defendendo.
No meio Airton, esse volante que falta, e o Gege.
Permitam-me defendê-lo, pelo que vem jogando, garoto da base, que chuta de fora da área, por voltar pra compor a marcação, (poderia se aprimorar ainda mais pois tem disposição e técnica razoável).
Lizio no momento seria seu reserva imediato, e Fernandes também seria boa opção, foi titular ano passado +ou- nessa função.
No ataque Neilton, Salgueiro, e o tal camisa 9. Tanto Neilton quanto Salgueiro são atacantes rápidos e que finalizam pro gol. Yaca seria um bom reserva e ainda tem o Sassá voltando. Mais o camisa 9 matador nosso time seria muito interessante. Mas tem que ser nome de peso.

Jefferson, Luis Ricardo, RF, Carli e Diogo;
Airton, volante indiscutível e Gegê;
Neilton, Salgueiro e centroavante indiscutível.

Abs e SAN!

Sergio Di Sabbato disse...

Se os valores desse contrato com a Topper forem esses mesmos , melhor parar com o futebol, é o apequenamento explícito do clube, pois além de irrisório é aviltante para um clube de fama internacional como o Botafogo, que mesmo na M em que está é reconhecido fora do país. Não é possível receber uma merreca dessas, que seria muito menos que o que a Puma pagava. Ou alguém tá levando algum ou são uns completos idiotas caso isso seja realmente verdade. Abs e SB!

Marcio disse...

"Com imenso prazer e satisfação, o Botafogo de Futebol e Regatas e a Topper anunciam que fecharam parceria para o fornecimento de material esportivo. O contrato, que terá duração de 3 anos e validade a partir de maio, foi assinado nesta quinta-feira (11/2). O valor total do contrato é superior a R$ 40 milhões."

http://www.botafogo.com.br/noticia_interna.php?cat=oclube&session=2092&subtag=Botafogo

Que bom que o BOTAFOGO veio a público e acabou com as especulações; de 2 milhões para 40 é uma diferença enorme.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, mas ainda assim, ficou muito estranho o que foi especulado e o noticiado pelo clube, né? Tomara que seja verdade mesmo, mas achei curioso falarem em valor "superior". Poderiam dar uma estimativa com os royalties inclusos e o fixo.

Jallin, ainda acho que o Gegê não tem condições de ser titular. No máximo, compor elenco.

Pois é, Sérgio. O clube emitiu uma nota com valores bem diferentes.

Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Tomei um susto. 2 milhões por ano? 40 milhões em três anos está bom, mas precisamos crescer para cobrar igual "gente grande"...

SA

Marcio disse...

Rodrigo, só o fato de terem noticiado oficialmente os valores já é uma grande coisa; geralmente esses contratos tem cláusula de confidencialidade.
Outro detalhe é que pode estar embutido no contrato os valores referentes ao fornecimento do material esportivo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Enéias.

Isso com certeza, Márcio.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Prezado RODRIGO,finalmente encontrei tempo para olhar o CB.O amigo sabe que termino a minha visita anual aos netos vindo para a FLÓRIDA.Esse ano o frio em CLERMONT está brabo,muito vento,mas a gurizada só quer saber de passar o dia inteiro nos parques.Eu e minha mulher estamos pregados de tanto andar.
Não assisti ao jogo contra o MACAÉ e só dei uma lida nos comentários de vocês.
Pelo que li,minhas expectativas não mudaram,pois ainda é cedo para saber realmente quem é quem.Como acredito no RG,esperarei até o final do CC para ver o que iremos enfrentar na série A.Lembro sempre que é o que temos para formar um time e sem ovos não se faz omeletes.
Quando voltar ao Brasil,espero que o time já esteja um pouco melhor.Perderei mais 3 jogos,mas lerei os comentários dos amigos.
Saudações alvinegras.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Grande, Jota. Eu sinceramente não acredito que o time mude (para melhor) nos próximos três jogos.
Abs e SA!!!

Kal disse...

Achei muito coerente o comentário do Jallin, e concordo plenamente com a forma de jogo e distribuição tática citada por ele. Acho que sobre o GG ele deu um voto de confiança devido ao desempenho fraco dos concorrentes atuais.

SAN!

Rodrigo Federman disse...

Kal, mas o Gegê não é confiável. É muito inconstante.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Só um detalhe Jalin: qunado o Cuca inventou também tomamos um sacode, e foi naquele 1º jogo contra o Figueirense em 2007 que perdemos a classificação, não fosse o JC teríamos perdido de uns 5X0. O Cuca nunca foi bom de invenções, é um bom técnico que nunca consegue armar uma boa defesa. Outra coisa, o Botafogo não tem time para jogar com 3 atacantes, se escalar esse time com 3 atacantes vai ser uma tragédia. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, verdade. Mas hoje o Cuca amadureceu muito. É, em minha opinião, o melhor técnico brasileiro disparado.
Abs e SA!!!