03/02/16

Se não tem técnica, vai na raça

















Destaque absoluto (quem diria!) na vitória de ontem, o volante Aírton teve o seu nome ovacionado pela torcida presente e falou sobre a nova temporada, após um 2015 "estranho" com a camisa do Botafogo:

"- Fico feliz de estar podendo ajudar o grupo. Pude começar desde a pré-temporada e fico satisfeito mais pelos três pontos. Depois de 2015, em que não joguei muito, o Ricardo Gomes e a comissão técnica estão me dando todo o apoio e estou podendo jogar minha bola".

Com toda a sua limitação técnica, não é de hoje que mostra ser um dos mais empenhados em campo. Foi assim, inclusive, sempre que solicitado antes de sair e "voltar" no ano passado.

Em um time que carece de jogadores diferenciados, ganha mais respeito aquele que corre, briga e transpira sangue em toda rodada.

E por ontem, os aplausos foram mais do que merecidos ao Aírton.

Tomara que ele continue com a cabeça no lugar, afinal, é meio "maluco" (e sabemos disso).


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

35 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

Não acho o Airton limitado tecnicamente. Acho mais jogador que muitos volantes que andam por aí. O problema dele é saber se vai manter a estabilidade ou dar uma de maluco. Tinha ido bem contra o Bangu e foi b ontem contra a Portuguesa. O que eu acho é que falta um jogador no meio que dilogue melhor com ele, porque com Lindoso tá complicado. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, eu já acho que com a bola nos pés, ele tem dificuldades. Mas a seriedade e dedicação dele são louváveis.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...


NÚMEROS DE AIRTON CONTRA A PORTUGUESA
– Dados do Footstats

90 minutos em campo
77 passes certos
2 passes errados
2 assistências para finalização
1 finalização para fora
4 faltas recebidas
0 faltas cometidas

Anônimo disse...

Bom dia RODRIGO e amigos.SÉRGIO,mais uma vez concordo com os seus dois comentários.Quem achar que vai ver grandes partidas do nosso Botafogo é melhor não assistir os jogos.
Aliás,por uma questão de justiça,não só os nossos são fracos tecnicamente,mas qualquer partida no país,na atualidade,é o mesmo padrão de ontem.Quem quiser ver bom futebol,só nos campeonatos europeus.
Quanto ao jogo de ontem,não gostei do LD,pareceu-me já meio deslumbrado,muito "marrentinho",tipo Gilberto,que levava esporro do Seedorf até nos treinos.
A zaga continua saltando uma gilete do chão.Nosso goleirão parece que lê o CB,pois ontem saiu 4 vezes do gol,duas muito bem e duas muito mal.Como é competente,treine bastante que ficará completo.
Alguns NÃO ENTENDEM que são os jogadores que temos,não adianta se estressar e falar bobagens sobre o RG.Gostem do Ayrton ou não,ele é o melhor cabeça de área do time.Falam do Gegê,mas o RG,que treina o time,deve saber que ele é menos ruim do que os outros,por isso o escala.Inclusive,dentro de suas limitações,tem jogado bem.
As paixões ficam tão exacerbadas,que para o LH há sempre uma desculpa,faltam lançamentos,não tem com quem dialogar,etc,mas a realidade é que individualmente não tem jogado nada.
Sou apenas realista,pois embora sempre torça pelo sucesso da garotada da base,esse jovem,tomara que eu esteja errado,o que admitirei sem qualquer problema,parece-me um balão japonês.
Para encerrar,confio plenamente no trabalho do treinador até agora.Ontem,quando a Portuguesa empatou,fez logo duas substituições para tentar reverter o quadro.
Resta esperarmos algumas estreias e mais algumas partidas,principalmente contra os grandes,para ver o comportamento do time e de alguns jogadores.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, ontem ele jogou um bolão.

Sim, Jota! Daqui a pouco teremos uma ideia real do que podemos esperar (quando todos estrearem).

Abs e SA!!!

Francelino Boueres disse...

Realmente... tem coisas que só acontecem com o nosso glorioso! Aírton, 90 minutos em campo: "0 faltas cometidas"! Bom carnaval para todos nós, muita prudência e bastante alegria! Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô...

Sergio Di Sabbato disse...

Independente de achar o Airton bom ou não tecnicamente, vejo por uma grande parte da torcida um preconceito enorme em relação a esse jogador. Eu li por exemplo um comentário que disse que o Airton tropeçou na bola, errou passes e outras coisas, pode até ser que isso tenha acontecido, mas não nos dois primeiros jogos do atual campeonato. De qualquer modo eu acho que quem mais destoa nesse meio é o Lindoso. Pode ser que com a entrada do BS o meio melhore. Acho que o mais importante é que clube contrate um centro-avante, pois o LH além de não contribuir individualmente não consegue achar uma posição no ataque por pura falta de experiência. É sempre bom lembrar que o Neymar quando subiu pela 1ª vez para os profissionais teve que voltar para os juniores. A transição do sub 17 para os profissionais queimando a etapa dos juniores é muito complicada. O PC Cajú estreou com 18 anos contra o América na decisão da TG de 67, foi o nome do jogo, porém, é bom lembrar que ele já jogava com aquela turma a algum tempo, tendo sido inclusive campeão juvenil, se não me engano, foram 5 ou 6 campeonatos de 60 a 68. Além disso, jogar com aquela turma ajudava muito. Talvez o LH jogando com outro atacante a coisa melhore. Vamos torcer. Abs e SB!

Kal disse...

Concordo com quase tudo que o JOTA disse, excessão ao LH.
Óbvio que a torcida tem um carinho especial por ele, o que por si só, já prejudica uma análise imparcial.
Mas realmente tenho visto ele isolado nesse esquema, as vezes se distanciando muito da área adversária, pra poder tocar na bola. E no ano passado ficou evidente que bola ⚽ ele tem.
E é sempre bom lembrar: ele tem 17 anos, nem nos juniores passou, veio do juvenil ao profissional.
Ele está em plena evolução, e está faltando um Seedorf, um Nenê,um cara experiente dentro do campo, pra poder ajudá-lo nessa transição.

Abs e SAN!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Francelino, isso é incrível! rs

Nisso eu concordo, Sérgio. Entre o Airton ou Lindoso, o segundo é muito pior.

Kal, e vale lembrar que o Ribamar entrou e o problema da falta de bolas continuou. Um atacante isolado sempre passará por dificuldades.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Certa imprensa faz o mesmo em relação a Botafogo e framengo:

https://www.youtube.com/watch?v=9sb0mHN4AkM

Só não enxerga quem é bobinho...

Abs
Pablo

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Pablo.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Nunca achei o Airton ruim. Mais do que isso sempre achei um bom jogador e vou mais longe, é o xerife que qualquer time precisa. O problema dele já sabemos e ele também já sabe. Não é fácil controlar um destempero e o desafio tá mais na área da psicologia do que da bola, mas quem já teve Mário Sergio, Gerson e outros cabeções não pode reclamar de nada. Assunto mais do que "batido", prefiro 10 malucos que saibam jogar do que 100 santinhos ruins de bola. Claro que tudo tem limite e nisso o Airton extrapolou. Me parece que está mais tranquilão, mais solto. Vai que arrumou um rabo de saia mais gostoso ou coisa equivalente... Mas que ele precisa de outro cara melhor do que o Lindoso, isso precisa! Achei o Bruno um cara chamador de jogo. Não deu pra avaliar melhor o cara, mas pode ser um bom par para o Airton.
O LH só vai mostrar mais jogo na hora que um cascudo encostar nele, tiver mais volume de jogo perto dele. Isso precisa ser corrigido, mas pode ser que o tempo, entrosamento, continuidade façam isso por ele.

PAULO FERNANDO disse...

Fala sério Pablo! Tico Sta Cruz defendendo o Lula foi dose, mas vou logo adiantando: política aqui não debato nem se tiver um 38 na minha cabeça. Senão esse espaço vai perder a graça e a camisa que é uma só e a mais linda do mundo pode mudar para 2 ou 3 cores feias pra caramba.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, eu sempre achei o Aírton limitadíssimo com a bola nos pés, mas também sempre reconheci que ele busca compensar na raça e entrega. Isso conta muito. E ontem ele até me surpreendeu na técnica! rs
Sobre política, fecho contigo, cara. Tenho minha posição, mas não comento em espaço público. Principalmente aqui, onde falamos apenas e exclusivamente do nosso Botafogo.
Abs e SA!!!

Kal disse...

Concordo com o Paulo, também prefiro 10 malucos que saibam jogar do que 100 santinhos ruins de bola. E creio que o Airton está levando essa questão disciplinar mais a sério.
Mas pra companheiro dele, prefiro o Fernandes! Achei o Bruno Silva muito fraquinho tecnicamente.

Abs e SAN!

Rodrigo Federman disse...

Kal, ainda quero ver o Bruno, pois só atuou no amistoso. Mas entre Fernandes ou Lindoso, sou mais Fernandes para companheiro do Aírton.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Eu também gosto do Fernandes, mas como o RG tinha escalado ele como meia e também acho mais meia do que volante, nem pensei no nome dele. Taí boa polêmica: o Fernandes é segundo volante ou meia? Quando jogava na meia me deu a impressão de que sua bola crescia.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, acho que ele pode fazer o papel de 2º ou 3º homem de meio campo.
Abs e SA!!!

Elios disse...

O rapaz realmente postou um vídeo do idiota útil Tico Sta Cruz defendendo um dos maiores bandidos que esse país teve o desprazer de conhecer? Inacreditável, meu deus, como tem gente que gosta de viver num universo paralelo.

Enfim, polêmicas a parte, já comentaram aí em cima, o Airton é um bom jogador, para a média brasileira. Problema é que o seu passado é mulambo, e isso alguns torcedores não perdoam. Tomando como padrão o Felipe Gabriel, acho que devemos dar uma chance pro cara.

Marcio disse...

Sobre o Airton, desde 2014 que vejo utilidade em mantê-lo no Time, já naquela época, ao meu ver, não jogava um futebol ruim, embora tenha recebido uns cartões vermelhos. O problema é que ele é violento porque está no BOTAFOGO; fosse de outro, seria "raçudo". Para se ter uma ideia, o cara que narrou o jogo contra o Bangu, sportv, proferiu o seguinte comentário quando a bola mal havia rolado: "O Airton é considerado por muitos um jogador violento".
Penso que a maior qualidade do Airton é não pipocar e futebol não ganha apenas jogando bola, tem de chegar firme também.
Atá o Barcelona, de qualidade técnica incontestável, quando precisa, Mascherano, Busquets e Piquè, abrem a caixa de ferramentas.
Quanto ao Emerson, realmente tem se apresentado um pouco abaixo. Entretanto, quando o René Simões o colocou em campo naquele jogo frente ao Figueirense, Copa do Brasil, o fez no lugar do Renan Fonseca, ou seja, jogou pelo lado direito da zaga e foi muito bem.
Talvez essa possa ser a explicação pelo baixo desempenho; lembrando que o próprio Renan também melhorou quando mudou de lado.
SA!!!

Anônimo disse...

Na base ele era segundo volante

Marcio disse...

Em 2015, o René Simões desejava que o Time do BOTAFOGO chegasse ao cabalístico 600 passes e tivesse alto percentual de posse de bola, números de Barcelona. Particularmente, não via capacidade técnica daquele Time atingir tal objetivo, sem contar que a troca de passes pura e simples mais a posse sem objetivo, não significa rigorosamente nada.
Na atual temporada européia, mais precisamente na Premier League, o atual líder Leicester, tem mostrado um outro lado do futebol. O Clube inglês tem posse de bola por volta dos 40% e um percentual alto de erros de passes; mas a forma com que ele, quando está com a bola, parte para agredir o adversário é muito forte, ou seja, é um time muitíssimo vertical.
Ao meu ver, está aí mais uma prova que se pode jogar bem, desde que se respeite o limite entre suas forças e fraquezas.
Gostaria que o BOTAFOGO apresentasse um futebol de Barcelona, mas ficarei feliz se apresentarmos um futebol de Leicester.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Elios, na verdade o Airton começou no Flamengo, mas já declarou que é botafoguense de berço.

Verdade, Márcio. O mais louvável no Airton é que ele não pipoca e nem tem medo de cara feia. Sempre bom um cara assim no time.

Valeu, Anônimo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Perda de tempo essa preocupação com o passado do Airton pelo rival local. Reclamar que ele não tem futebol, que às vezes perde a linha é aceitável, mas até o presente momento tem respeitado a nossa CAMISA.
E mais, está mais do que comprovado que não precisa ter origem nos rivais para arrebentar com o CLUBE. Serve a gestão moderno praiana?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Márcio.
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Amigos,

Meu sonho de 2015 foi alcançado e o de 2016 é apenas um: ficar na Série A. O mais importante mesmo é sanear o clube financeiramente. Não me importo em ficar no meio da tabela, num REAL planejamento de longo prazo.

SA

Rodrigo Federman disse...

Eneias, a permanência será de grande valia.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E o Henrique foi para o Grêmio.
O acordo proposto pelo Internacional de pagar, mesmo estando o Henrique liberado pela Justiça para seguir o seu caminho, 5 milhões de reais ou incluir jogadores (ou coisa parecida), foi para o ralo.
O acordo estava muito bom...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, agora é com o jurídico.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, não podemos deixar passar batido a postura do Internacional no caso, pois mesmo que tal atitude fosse para livrar-se de problemas futuros e hoje na verdade o Henrique está liberado, procurou o BOTAFOGO para um acordo.
Comportamento diferente de alguns que se dizem moralizadores do futebol.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Márcio. Exatamente.
Abs e SA!!!

Rafaelias disse...

To com o Sergio, nao acho o Airton limitado. Ele tem um bom passe. Em forma, pode ajudar muito. Parece que está. Gostei do post, Rodrigo. Merecido. Gosto do trabalho do Ricardo, sério, sem invençoes. Tomara que ele continue dando chances pra garotada, a hora é agora. Nao é isso que sempre cobramos? Emerson, Diego e até o Gege tem me agradado. O Luis Henrique é um caso à parte. Esse esquema com tres meias compromete um pouco, demora a encaixar pra bola chegar ao 9. Vamos aguardar. É o que temos no momento. E podemos melhorar com o que temos.

Rodrigo Federman disse...

Rafael, eu só acho que não dá mais para o Lindoso.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Lindoso e luiz ricardo estão abaixo dos demais Renan Fonseca também está dando mole nas jogadas aéreas .

Rodrigo Federman disse...

Sim, Anônimo.
Abs e SA!!!