19/03/16

O especialista


















Há poucos anos, o Botafogo tinha uma arma e tanto nas bolas paradas: O zagueiro Juninho.

Faltas eram com ele. O percentual de acerto era altíssimo. Se não terminava em gols, quase sempre eram lances perigosos.

Eis que surge um novo zagueiro com - aparentemente - a mesma qualidade na bola parada.

Contra o Vasco, um golaço (certamente o mais bonito de bola parada na temporada). Diante do ECTD no último domingo, um foguete que acertou o travessão adversário.

O Emerson deu a volta por cima. Começou o ano inseguro, mas agora está com a confiança em alta.

Precisamos aproveitar o momento. Por isso, deixemos o Emerson ser o "Juninho de 2016": Falta de longe ou de perto...
...é com ele.

Chega de Lindoso ou Gegê tentando fazer o que não sabem.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

30 comentários:

Fabio Lucas Alvinegro desde dos 5 anos de idade disse...

Es que surge um talento esplendoroso em 2006 o zagueiro juninho vindo do coritiba este sim caiu como uma luva nas maos do cuca que soube elevar seu potencial ao maximo levando agente a disputar ate o titulo da serie a daquele ano contra o sao paulo chute era gol certo um dos melhores que ja vi mais ai cresceram os olhos dos bambis sao paulinos, sai do botafogo mais este pela porta da frente e o filho prodigo a casa torna em 1 ano nao muito bom pelo sao paulo volto ao botafogo continuou sua saga uma das melhores e depois vendido para o mexico que ainda la esta sendo ate conciderado para atuar na seleçao, ja em 2016 depois de idas e vindas do juniors para o time profissional surge contra o vasco o chute forte indefensavel o que leva a crer em um novo canhao de general severiano e muito sendo para falar mais e titular absoluto e indiscutivel para mim, jogadores para o botafogo marcelinho (ludogorets),ari (Krasnodar),diogo (penarol),Cacau (cerezo osaka),souza(ex-cruzeiro),kevin kuranyi

Marcio disse...

O percentual de acertos do Émerson em cobranças de falta é alto, o G² mais erra do que acerta e o Lindoso, das que vi cobrando, errou todas. Logo, a lógica manda que no momento o cobrador deve ser o Émerson.
Já em relação à subida de produção do Émerson, não pode ser simples coincidência que este fato tenha iniciado quando passou a ter o Carli como companheiro. Creio que o jovem zagueiro está deixando para trás o nome "aposta".
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ok, Fábio.

Com certeza, Márcio.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sé faço uma ressalva que embora o Juninho fosse bom de falta, penso que era um zagueiro bem mediano. Perdemos muitos jogos por não ter goleiro e zaga confiáveis, o meio campo e ataque, de certo modo, davam conta do recado. Lembro também do Cuca dizer que arrumar a zaga era fácil, nunca arrumou. Agora no Tigres, México, treinado pelo Ferreti que jogou no BOTAFOGO, parece ter melhorado.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Melhorou muito, Márcio. Pela qualidade do passe e visão de jogo, ele podia ter sido um bom volante.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Batedor de falta direito 1-emerson, 2-gege, 3-salgueiro, 4-diogo barbosa, 5-rodrigo sem mais. Gege ja colocou a bola 3 vezes na trave nesse inicio de temporada sem contar assistencia para RF sendo emerson bate forte, cobrador de falta e colocado e gege e o salgueiro
E tem outra o mesmo caso do juninho e o do emerson no alto eles peca mais o RG deve trabalhar isso
Sem contar os direitos dele ja esta divididos entre empresarios ou clubes que nem o do juninho eu lembro disto ate hoje pode acreditar

Marcio disse...

Também acho isso, Rodrigo. De volante ele poderia ter alçado vôos mais altos.
Somente agora, ví os comentários dos amigos em relação ao que postei, sobre os jogos do BOTAFOGO no Caio Martins no Brasileiro de 1995.
Revelo que isso não foi fruto de PESQUISA e sim uma busca no jornal que tenho guardado e serviu de fonte, ou seja, foi uma pesquisa com minúsculas.
De todo modo, é sempre bom colaborar com o Blog.
SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Desde o ano passado vinha gostando do Emerson. Naquele jogo contra o Cabofriense fiquei muito P da vida, mas errar é humano e ainda mais para um garoto que está começando. Novamente o Emerson voltou a crescer e em termos de bola parada deveria ser o batedor oficial, pois até agora não entendi porque no domingo em duas faltas perigosas ele não bateu, mas sim o GG e o Lindoso: achei inaceitável. Eu acho que mais prá frente o RG poderia testar o Emerson como volante, quem sabe. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Fabio, acho que batedores devem ser 2 no máximo!

Valeu, Marcio!

Sergio, eu confesso que no início da temporada o Emerson me deu uma desanimada. Mas cresceu de maneira assustadora e hoje é titularíssimo.

Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Fora de Tópico.Caro Rodrigo. Pensei muito, faz muito tempo e esperei o momento exato para escrever o que vou fazê-lo abaixo. Antes quero justificar meu ponto de vista: Poucos aqui se lembram do jogador Elzo da seleção Brasileira de 1986, protegido do medíocre Tele Santana - 7° e 8° lugares respectivamente nas Copas de 1982 e 1986. Pois é, o Elzo foi o volante titular de Tele Santana. Depois veio o horrível (ia escrever medíocre mas mudei pois medíocre, que vem de médio) Dunga. Não jogava nada , Distribuía porrada e muito fôlego durante os jogos. Mais nada. Titular da seleção. Depois veio o enganador Felipe Mello, mais recente, que com o frangueiro do Julio Cesar foi o principal responsável, aliado ao Julio Cesar e Juan- entregou o escanteio, sem necessidade, no último gol da Holanda-. O Felipe Mello ainda foi expulso por jogo violento no mesmo jogo. Todos foram titulares nas copas do mundo defendendo o Brasil. O que eles tem de melhor do que o Airton? Falo do Airton na era Ricardo Gomes, embora o observe desde há muito. Absolutamente nada de melhor. Consequentemente, nós botafoguenses, que assistimos sem fazer nada, o Dunga tirar o Jefferson da seleção, agora queremos o Jefferson de volta e o Airton. Comecemos pois, sem medo de errar, uma campanha para AIRTON É SELEÇÃO. Botafoguenses, se duvidam, lembrem-se do Elzo, Dunga, Felipe Mello e se quiserem incluam o Mauro Gomes também. Velho Loris, botafoguense até após a morte.

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha. Loris, quem diria, hein?
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Lembro que quando tinhamos um time com o dodo era 7 cobradores de falta entao acho que precisamos ainda de mais 2 mais e claro que tem que ter o numero 1 que deve cobrar 5 chutes diretos se precisa e esse e o emerson claro... foi so um exemplo nao quer dizer que vai ter 5 faltas no jogo perigosas mais uma coisa eu sei RL nao serve para isso

Outra observacao quem bate o escanteio sempre e o gege porque nao colocar o DB, RL ou salgueiro pode a ver um revezamento e geralmente quem bate escanteio tambem bate falta

Yolanda disse...

Caro Rodrigo, desculpe a ausência e problemas à parte.
O Emerson é um jovem promissor que desponta com muito talento. Dé Aranha chegou a comparar seu estilo de jogo com o nada mais que "brilhante" Leônidas. A base do nosso Fogão vai muito bem obrigado.
Lorismario, deixa quieto, prefiro eles no Fogão, deixa esse Dunga incompetente se ferrar.
SA!

Anônimo disse...

Airton é o cara a defesa esta ótima e ele tem meritos nisso tbm observem o volante wiliam do madureira é duro de passar por ele abraços .

Lorismario disse...

Rodrigo. O último volante chama-se Mauro da Silva Gomes mas no esporte ficou conhecido como Mauro Silva e eu o chamei na postagem anterior de Mauro Gomes. Fica a correção embora Gomes seja o último nome do Mauro Silva.

Sergio Di Sabbato disse...

É Mauro Silva Loris, e o Dema, Lembra? Me lembro que o João Saldanha ficava doido com o Dema e tinha até uma uma faixa da torcida assim: E"DEMA" NÂO. Márcio, só lembrando que esse Ferreti do Tigres é o Tuca irmão do Ferretão, que faleceu em 2013 ou 2014. Esse quando entrava decidia, bom reserva, tipo talismã. Que Deus o tenha. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Fábio.

Tomara mesmo, Yolanda. Que vingue e torne um grande zagueiro.

Anônimo, não vi nenhum destaque nesses times pequenos.

Hahahah. Eu entendi na hora, Loris.

Sim, Sérgio. É ele mesmo.

Abs e SA!!!

Jacaré disse...

Nunca gostei do Juninho: era amarelão e quase sempre entregava a paçoca!

Melhor comparar com o Sandro... este, sim, tinha sangue nos olhos... e batia falta tão bem quanto o outro!!!

Rodrigo Federman disse...

Jacaré, eu até gostava dele. Principalmente no início.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Ambos jogaram no BOTAFOGO, Sérgio. Ainda tem o Ferreti, técnico de futsal.
O técnico de futsal frequentava o maracanã, pois é BOTAFOGO.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Márcio.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Di Sabbato. Do É DEMA é difícil esquecer. Mas foi tão insignificante que me esqueci. Obrigado pela correção do Mauro Silva. Outros Brucutús tbém poderiam ser lembrados. Falar em Brucutu o Dunga é o protótipo dele. Até no andar.E tem mais: jamais conseguí entender o Sergio Manoel não jogar na seleção. Era um Zagallo melhorado. Para os mais novos saberem, a seleção campeã do mundo de 1958 saiu do Brasil com o seguinte ataque como titular: Joel (Flamengo), Didi (Botafogo), Vavá (Vasco), Dida (Flamengo) e Zagallo (Flamengo). Voltou ao Brasil campeão do Mundo com o seguinte ataque titular: Garrincha (Botafogo), Didi (Botafogo), Vavá (Vasco), Pelé (Santos) e Zagallo (Botafogo). Sobre o Zagallo é que o Botafogo o comprou quando estava ainda na Europa com a Seleção Brasileira. Desembarcou e assinou com o Botafogo. Aliás, desafio aos Flamenguistas a darem o nome de um único jogador do Flamengo, depois do Zagallo que foi titular da seleção em uma copa do mundo. Portanto é o maior jejum do mundo. Cinquenta e seis anos (56 anos) sem jogador titular na seleção. Dizem que o Brito era. Engano. Ainda pertencia ao Vasco e formava o miolo da área com o capixaba, de Santa Tereza, Fontana que jogou algum tempo com o nome de Anchieta, se não me engano no Santo Antonio de Vitória. É mole ou querem mais.

Unknown disse...

O direcionamento que levanto não é o alvo deste tema, me desculpem Rodrigo e amigos do CB, mas relaciona-se à função de um especialista, só que de meia, porque não dá para imaginar um ano com o GG sendo o nosso camisa 10. Assim acho que será um desperdício com o Salgueiro, pois o futebol deste não "casa" com o do GG.Precisamos tanto ou mais de um outro meia, do que de um camisa 9. Assim, com a chegada de alguém efetivo para esta função, vejo um futuro promissor para o esquema do Ricardo Gomes. O que pensam os amigos?

Sergio Di Sabbato disse...

Márcio, eu me lembro do famoso ataque do Botafogo: Cremílson, Tuca, Puruca e Tiquinho; éramos felizes e não sabíamos. O Tuca não era mal jogador, me lembro de um Botafogo 3X1 Grêmio, mas não me lembro o ano, que o Tuca entrou e incendiou o jogo e fez o 3º gol. E dizer que essa barangada que joga hoje no futebol dos 1X7 chamam de jogadores profissionais. Abs e SB!

Eduardo Samico disse...

Complementando, Sergio, com minhas recordações de uns 40 anos atrás, ou mais, víamos o Tuca jogar nas preliminares disputadas pelos juvenis. Era então promessa de craque, que nunca vingou.
Os mais novos, ou seja, praticamente TODOS aqui do Cantinho talvez não tenham chegado a ver partidas preliminares disputadas por juvenis -atualmente juniores.
Prosseguindo, o Tuca jogou no lendário ataque Cremilson, Tuca e Puruca. Talvez o Tiquinho -outro destaque da base- tenha jogado nesse ataque.
Marcio, seja em jornais ou revistas, seja na internet, suas pesquisas e demais intervenções são sempre muito boas.
Valeu.

Rodrigo Federman disse...

Loris, eu já estudei com o filho do Fontana!

Marcos, claro, não dá para Gegê ser o titular no ano inteiro. No Brasileirão, é pouco.

Valeu, Sérgio.

Eduardo, esse ataque mágico é mitológico. Rs

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, Eduardo, Loris e demais amigos, esse time com Puruca, Cremílson, Tiquinho e Tuca, com todo o time juvenil do Botafogo, representou a seleção brasileira no mundial de Toulon em 1973 (salvo engano) e foi campeão mundial juvenil de seleções. Só mesmo o Botafogo para salvar o futebol do país. Depois não sabem o porque de tanta frustração e inveja com o nosso Fogão. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sensacional, Sérgio!
Abs e SA!!!

Rui disse...

Lindoso cobrando falta foi demais. Além do Emerson tinha o Salgueiro e o Gegê. Que isso não se repita!!

SAN!

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Rui.
Abs e SA!!!