08/09/16

Amadurecimento




Palavras do técnico Jair Ventura, sobre o Neilton, autor do gol da vitória contra o ECTD:

"- Hoje  (ontem) na preleção falei para o Nei: atacante vive de gol, mas o jogador pode me ajudar de outras maneiras, não só fazendo gols. O Neilton no último jogo foi o maior ladrão de bola depois dos três volantes. Mais que os zagueiros e os laterais. Essa é a importância de o atacante jogar para a equipe. Um dia faz o Sassá, outro ele".

Eu sempre fui bastante crítico ao Neilton. Muitas vezes, o tratei simplesmente como um "clone" do Neymar, mas apenas na questão estética. Até acho que tinha razão, afinal, eram muitas firulas e pouca efetividade (além de uma aparente má vontade). Mas justiça seja feita, o atacante mudou da água para o vinho. Hoje em dia, tem sido incisivo, decisivo, e, o mais importante: Participativo.

O Neilton tem sido visto na frente, se movimentando pelos dois lados, dando carrinho e vindo até a linha de fundo da defesa botafoguense para ajudar os laterais e zagueiros.

O resultado está sendo notado em campo: Gols, elogios e reconhecimentos...até de críticos (meu caso).

Que ele continue assim.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

51 comentários:

alex disse...

Rodrigo, ele resolveu jogar bola com seriedade e esqueceu as comparações ...bom para o BOTAFOGO...

FALTAM 15 PTS PARA 2017 MELHOR....

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Alex.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Ele mudou sua função em campo . Antes , era atacante que recebia e partia para o ataque. Hoje , ele volta pra compor o meio e Camilo joga mais solto . Creio que quando Dudu melhorar sua parte física , vai render mais este novo esquema.

Ricardo Rocha disse...

Neilton era tratado como um craque que bastava receber a bola e partir pra cima . Não tem bola pra isso . Quando descobriu que teria que marcar , correr atrás, começou a se destacar.

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Celso.
Abs e SA!!!

Jacaré disse...

É impressionante a má vontade que a mídia tem com o Botafogo!! Já nem sei se é má vontade ou perseguição!

É tanta merda, tipo: "o Grêmio e o Palmeiras perderam para o gramado da arena, que é péssimo, campinho de várzea, etc."

Até o "terceirona", que treina no terreno baldio das laranjeiras e joga em Edson Passos, está reclamando do gramado!

O Grêmio, um dos trombetas, tomou de 4 ontem do Coritiba. Pelo jeito, o gramado do couto pereira deve ser um pasto, cheio de terrão de cupim, pois só assim pro "grêeeemiooo" perder de 4, com o "elenco" que tem!

Pô, tá enchendo o saco!

O Neilton, após a vitória sobre o microscópico florminenC, foi dar uma entrevista para um merda na saída de campo, e falou que o Fogão poderia sonhar mais alto. O segurador de microfone só faltou dar risada e com sarcasmo, perguntou: "o que seria "esse" sonhar mais alto???

Vamo embora, Fogão! 90% dos outros são horrorosos, também! A mídia é que gosta mais de uns e menos de outros!!!

Fabio Lucas disse...

Viva a melhora do Neilton, "TV: caso o Botafogo aceite negociar, Niltão será estádio dele e do Flamengo" palavras de andre rizer insistem nisso ate quando ja to ficando bravo e de saco cheio disso. Quando pagarem pelo W.Arao negociamos o Engenhao com eles caso contrario nao se eles quiser por jogadores para trocar seria uma boa tambem

Rodrigo Federman disse...

Jacaré, faça como eu: cague e ande para essa imprensa parcial.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não lembro se foi o Camilo ou o Sassá que na saída de campo, ao ser indagado pelo repórter sobre as críticas dos jogadores do fluminenC sobre o gramado, teve que mandar na lata, e com sorriso sarcástico : "UÉ NÓS TAMBÉM JOGAMOS NESSE GRAMADO"

Renan SP disse...

Rodrigo, o Neilton tem sido extremamente importante para o time, eu não vejo problema algum em mudar minha opinião, pois minhas críticas e elogios são feitas através do que vejo dentro de campo. Me lembro quando o Rafael Marques, começou a jogar uma bolinha no Botafogo muitos disseram :
" olha aí, cadê os cornetas agora ".
Mas calma lá! Não se pode críticar um atacante ( sim, atacante) que ganha um salário na casa dos 300 mil reais e que levou 24 rodadas para fazer um gol?
- Ha, mas tem que esperar o cara se adaptar!
Adaptar oque? Ele nunca jogou no Brasil? Ele nasceu onde? no Azerbaijão?
O próprio Oswaldo, já tinha desacreditado do cara.
Pelo amor de Deus...
Estamos falando de Botafogo e a torcida tem que cobrar o Máximo do Jogador, nada de ficar passando a mão na cabecinha não.
O Sassá hoje é o artilheiro do time ( e um dos artilheiros do campeonato), que bom, ótimo, quem ganha é o Botafogo, torço muito para que ele mantenha esse ritmo.
Ele sempre foi criticado por mim e por muitos, mas foi pelas péssimas temporadas passadas ( desde 2012).
O Ayrton mesmo, não da pra imaginar o time sem ele em campo. E todos nós sabemos do rendimento dele naquele horroroso time de 2014. E por ai vai...
Futebol é muito do momento, reconhecer o bom momento/rendimento de algum desses jogadores, também não quer dizer que viraram super estrelas do Barcelona ou Real Madrid. hahaha

Um abraço

Kal disse...

O Botafogo voltou a cometer bullying com o anão do Rio. Já são três vitórias em 2016 contra os mimadinhos das Laranjeiras, sendo essa a primeira na Arena Botafogo. O sétimo gol de Neílton no Campeonato Brasileiro nos levou ao 10º lugar na tabela, a apenas 5 pontos do G-4. O Fluzinho, que até hoje ainda deve duas Série B, pode recorrer à mamãe STJD e tentar anular mais essa derrota, porque já tá feio, né?

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Anônimo.

Exatamente, Renan. Penso e faço assim também.

Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Esses repórteres imbecis não se criavam com o Loco . O cara vem perguntar do gramado ? O jogador tem que falar do jogo , da vitória, até mesmo da derrota , se for o caso . Isso é pra desviar o foco . Porque não perguntaram do gramado na derrota para o Cruzeiro?

Rodrigo Federman disse...

Kal, nada é mais patético que o ECTD.

Verdade, Celso.

Abs e SA!!!

Daniel Cananea disse...

Da grama sintética na Arena da Baixada ninguém fala nada..

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Daniel.
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Sobre o Engenhão eu ouvi o Mauro Cézar Pereira, que é flamenguista, dizer que o Flamengo só vai usar o nosso estádio se resolver o assunto Willian Arão. Ponto final!

Fabio Lucas disse...

Nao to falando que o Diego nao mereça ser titular e ainda bem que a falta foi fora da area mais dizem que o botafogo negocia com 3 laterias direitos para vir ainda nessa janela, estou excluindo 1 que e o Maicon pediu alto de mais e finalizo falando que precisamos sim. "Atlético-PR faz proposta de empréstimo por Luis Henrique, que só vai se renovar" empresta e traz um lat.direito de la ou meio campo.

Rodrigo Federman disse...

Enéias, quero que eles se ferrem.

Ok, Fábio.

Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

O gramado irregular pode ser a causa de tantas lesões em atletas do Fogão. Se observarem, o maior número de contusões ocorreu na Ilha, exceto o caso do Airton, que tem problema crônico na coxa. Minha preocupação, é que o prazo de inscrição vai encerrar e ai, se machucar JV vai ter que escalar jogador da base. Sem experiência e exposto a "queimação".
Saudações Alvinegras!!!!!

Yolanda disse...

Realmente, o Neilton está vivendo um ótimo momento, isso me surpreende porque nunca pensei que isso fosse acontecer. A doação do time ontem no final do jogo foi demais, espero que continue assim porque domingo tem outra decisão e o adversário está atravessado na garganta, é confronto direto. Boa sorte Botafogo!!!
Abs e SA!

VinnyMarques disse...

O Neílton melhorou quando resolveu participar do jogo. Volta pra armar, marca e reveza ponta/ataque com o Sassá.
Mas o que vamos sentir falta é do mascarado da lateral direita. Bem ou mal, ele sabe jogar e vinha se destacando na frente...
E sobre a entrada do Tanque, surgem boatos de empréstimo do Luís Henrique ao patético-PR...
Tem angu nesse caroço...

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, acho balela da imprensa isso logo. Por que só ocorreu com nossos jogadores e nenhum adversário? É azar/fatalidade mesmo.

Yolanda, está queimando a minha língua também.

Concordo, Vinny.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

"Raphael Rezende confia em evolução do Botafogo após se afastar do Z-4".

RODRIGO e amigos,depois que o "Capita" desafiou e sacaneou todos esses babacas antes do jogo contra o Grêmio,eles agora chegam com essa conversinha de "madalena arrependida",mas viviam nos sacaneando e colocando o time na B junto ao AMG,como pule de dez.
Entendo que muitos torcedores,na hora da raiva,pela série de problemas que passamos,com contratações erradas,contusões seguidas,etc,esculhambassem tudo e desacreditassem.Mas esses profissionais metidos a entender,não poderiam denegrir o clube logo no início do CB como fizeram diversas vezes.Por tudo isso,e conhecendo as "mumunhas" dessa mídia escrota,o Capita aloprou. Qual deles pretende entender e conhecer mais de futebol do que o TORRES ?
Aliás,já disse aqui que,aparentemente,só nós acreditávamos no FOGÃO.Ele por conhecer do riscado e eu,modestamente,por assistir a jogos de todos os times e constatar que,como diz o Torres,tirando uns dois ou três,todos são umas boas "bostas".Vence aquele que tiver garra e disposição durante os jogos.
É claro que tudo pode acontecer ainda,ou seja,G4 ou até Z4. Sempre acreditei e disse que sem grandes problemas não correríamos qualquer risco de rebaixamento.Vamos aguardar.JOTA.

Pri Ramos disse...

Vamos torcer e acreditar que o fogão tem muito potencial. Esses repórteres de beira de campo È um bando de imbecis corruptível e sò querem vender matéria tosca. Eu acredito e torço pelo fogão!

Marcio disse...

De fato o Neilton melhorou e muito a sua performance; já tem 7 gols no campeonato.
Esteve presente em 22 jogos e 1519 minutos em campo; os seus minutos em campo representam 16,88 jogos completos (1519 minutos/90 minutos), ou seja, 16 jogos completos mais 79 minutos.
Outro fato importante é que o Neilton e o Sassá contribuíram com 17 gols no total de 30; isso representa 56,67% do total de gols marcados.
Fui inicialmente contra o retorno do Neilton, pelo seu rendimento em campo e também pelo valor noticiado desembolsado pelo BOTAFOGO para pagamento de 70% do salário.
A avaliação de momento mostra que está dando retorno ao que está sendo investido; tomara que ao fim de 2016 possamos dizer que valeu à pena todo o investimento.
SA!!!

J. Daniel disse...

Rodrigo, acontece mais com jogadores do botafogo, porque a preparação física do time é deficiente, tamanho o número de jogadores que se lesionaram até aqui. Não temos outro clube com tantas lesões como o alvinegro. Até agora, com as reincidências, foramais de 20 lesões. Fatalidade? Tenho dúvidas!
Saudações Alvinegras.

Marcos Oliveira disse...

É inegável a ascenção do Neílton, por melhora física, por sequência, por entender que jogador não pode só jogar quando tem a bola, mas muito mais sem ela, com disposição e inteligência prá perceber que todos ganham e crescem quando o time ganha. Não é só o Neílton, outros também tem demonstrado mais disposição e inteligência coletiva, para o time...Acho que podemos evoluir sim, desde que as lesões também não voltem a assombrar...SAN!

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, várias dessas contusões aconteceram bem antes da Arena.

Jota, entendo, mas aí são avaliações pessoais, né? Particularmente, não acho que o CAT entenda mais de futebol do que A, B ou C por ter sido um craque e por ter experiência nas 4 linhas. Já cansou de falar muita bobagem também. Apesar da inegável crescente, eu ainda acho tudo igual ao que disse no início do campeonato.

Valeu, Pri.

Márcio, e taticamente está sendo muito útil também.

Isso aí, Marcos.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

O que a mídia "especializada" fala sobre futebol eu aproveito muito pouco e o pouco aproveitável não serve praticamente para nada. Conta-se nos dedos os que são isentos em suas análises.
SA!!!

Marcos Oliveira disse...

O Botafogo hoje, tem possibilidade de tudo! Até porque estamos numa posição equidistantes do G4 e do Z4, só que agora, num verdadeiro viés de alta...Dá prá apostar em outra vitória do Cruzeiro domingo? Acho que não, mas...Foram 2 jogos e duas derrotas! Chegou a hora de dar o troco, né? Imagino um jogo bem diferente do último, até porque o Renan Fonseca, já era...Mas o Diego vai ter trabalho, tem que ter uma boa cobertura pro garoto...SAN!

Rodrigo Federman disse...

Penso a mesma coisa, Márcio.

Marcos, se vencermos o Cruzeiro agora, pode ser o gás que precisamos para um outrora milagre que seria sonhar com coisas maiores no campeonato.

Abs e SA!!!

Marcos Oliveira disse...

Concordo Rodrigo, mas vencer lá é difícil prá caramba...Temos que estar daquele jeito,"iluminados", mas não é obra impossível...O risco é que agora, a mídia nos descobriu, e as "entrevistas" hoje, voltaram, com o Neílton e com o Sidão...É continuar com muita humildade e seriedade no trabalho, porque se vestirem máscaras, voltaremos a levar porrada...

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Marcos. Será muito difícil, mas não impossível.
Abs e SA!!!

Yolanda disse...

Rodrigo, esse jogo de domingo é chave para nós, tem que jogar com inteligência e determinação, essa raposa está atravessada na garganta, espero que os jogadores entendam a importância desse jogo. Esse tal Ábila é um jogador marrento e debochado, mas o Carli cuida dele, afinal são hermanos. O Mano gosta de apitar o jogo, olho nele.
Abs e SA!

Anônimo disse...

Entre outras bobagens CAT comparou o Arão ao Toni Kross

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Bem lembrado, Anônimo.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Yolanda, o Ábila é artilheiro nato, mas com o Carli no lugar do RF, melhora para a gente.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não fossem os muitos pontos deixados para trás, como por exemplo a derrota para os reservas do São Paulo, estaríamos mais ou menos com uns 8 pontos a mais na tabela.
Frente ao Cruzeiro, será preciso fazer um jogo de entrega e também de inteligência; o resultados obtidos por eles aqui no Rio, poderá ser o nosso aliado.
SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Os amigos me desculpem, mas se a Imprensa não acredita no time , se os adversários não nos respeitam, se nem a torcida realmente confia no time , existe um responsável, a Diretoria com sua comissão técnica . Tivesse feito um trabalho decente, transparente, não haveria tantas críticas e incertezas .
Mas é lógico que há uma

Rodrigo Federman disse...

Márcio, incrivelmente estaríamos brigando pelo G4.

Possa crer, Celso.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Concordo e tinha a mesma opinião que vc Rodrigo. Ele me surpreendeu!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Paulo.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Pessoal, fiz uma planilha com os últimos resultados e previsões baseadas nesses números. É óbvio que os números são meras previsões e erram já que futebol não é uma ciência, nem exata.

Enfim, por esses números o Botafogo fez 12 pontos nos últimos 5 jogos. Se mantiver essa média e somado aos pontos que já possui (32) ele chegaria ao final do campeonato com incríveis 68 pontos e na provável.......4a. colocação. Fiz a mesma conta para todos os demais clubes. Resultado:

Posição atual Pontos Previstos Posição Final

1 Palmeiras 85,0 1
2 Flamengo 79,0 2
3 Atlético-MG 72,0 3
4 Corinthians 61,0 6
5 Santos 45,0 12
6 Grêmio 48,0 11
7 Ponte Preta 55,0 9
8 Fluminense 61,0 7
9 Atlético PR 42,0 16
10 Botafogo 68,0 4
11 Chapecoense 52,0 10
12 Cruzeiro 56,0 8
13 Coritiba 62,0 5
14 São Paulo 43,0 15
15 Internacional 45,0 13
16 Sport 42,0 17
17 Figueirense 45,0 14
18 Vitória 38,0 18
19 Sta. Cruz 26,0 19
20 América-MG 22,0 20

Repito...é mera especulação.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, torçamos muito por esse final, que poderíamos sim, considerar um milagre. rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,ok,se o amigo acredita que o CAT fala bobagem é a sua opinião,mas eu discordo.Não tenho a pretensão de discutir medicina com médicos,computação com especialistas,etc,embora alguns deles,por vezes,cometam erros em sua profissões,o que é inerente ao ser humano.
Qual a bobagem que ele disse ao dizer que não via o nosso time pior do que a maioria ? Ele erra em avaliações como qualquer ser humano,mas garanto que em futebol avalia muito melhor do que qualquer um de nós.Jogou muita bola,tricampeão do mundo e capitão da seleção.Podem não gostar dele,pode ter pisado na bola em alguns momentos como dirigente,etc,mas dizer que fala muita bobagem é um critério um pouco estranho,que eu respeito mas não concordo e acho injusto.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, eu não disse que ele somente fala bobagem. Eu disse que também fala bobagem. E isso, tendo toda a experiência no futebol. Apenas para manter minha posição de que não acho que o que o CAT fala tem mais peso por ter sido um brilhante boleiro.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Exatamente. Dentro de campo foi um craque, isso é indiscutível. Mas como comentarista é um desastre, se você observar os próprios companheiros comentaristas não levam muito a sério os comentários dele

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, com todo respeito que tenho ao CAT, concordo contigo. E tenho a mesma impressão nas raras vezes que assisto programas de mesa redonda no SporTV.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Desde o ano passado o Neyton vem jogando bem, terminou o ano passado com um desempenho muito bom em minha opinião, veio a contusão dele no início desse ano, que complicou sua recuperação, mas é indiscutível que tem futebol e se quiser ser participativo como está sendo no momento seu futebol melhorara muito, tem poucos atacantes igual no futebol brasileiro. Quanto ao Cruzeiro se olharmos aquela partida dos 5X2, fomos roubados e jogamos até o gol de mão do centroavante melhor do que eles mesmo com RF na defesa, ou seja com menos um homem em campo ainda jogamos melhor, se jogarmos com a mesma intensidade que jogamos contra as flores ganhamos o jogo fácil, podem me cobrar, defesa do cruzeiro é fraca.

Rodrigo Federman disse...

Hildebrando, no ano passado ele não me empolgou em nada. No início da atual temporada também. Mas nas últimas 6, 7 partidas, tem queimado a minha língua.
Abs e SA!!!