12/09/16

Quebrando a cabeça




Após a grande vitória sobre o Cruzeiro, o técnico Jair Ventura falou sobre as mudanças de esquema tático durante a partida e alguns jogadores específicos:

"- Com três volantes o time vinha muito bem, mas se perder não adianta. O grande segredo do treinador é não ficar engessado a um sistema de jogo, não posso jogar só no losango, ou no 4-2-3-1, ou no 4-4-2... Eu tenho que fazer os jogadores entenderem vários sistemas de jogar. Por que essa opção de adiantar o Diogo? O Victor vinha muito bem e pediu espaço no time, então consegui um jeito de colocá-lo. A minha zaga está invicta, não posso mexer, mas o Emerson estava voltando de suspensão e arrumei um lugar para ele também".

Na teoria, concordo plenamente com o treinador botafoguense. Sou daqueles que pensa que o importante é um comandante montar o time com as características do seu elenco. Não forçar jogadores à executarem determinadas funções táticas que não têm o mínimo de aptidão.

Agora, sobre os jogadores, acrescento duas observações:

1- O Victor continua pedindo passagem. Digamos que o Aírton seja liberado para quarta-feira...
...e aí? Voltará com o Victor para o banco ou sacará o até então intocável Diogo? Ou será que o Aírton precisará recuperar o espaço?

2- A zaga está invicta mas agora o Carli recebeu o terceiro amarelo e não vai enfrentar o Santos. O Jair escalará o Diego na lateral e deslocará o Emerson para a função de zagueiro central...
...ou manterá o Emerson improvisado no lado e dará outra oportunidade ao terrível Renan Fonseca?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

50 comentários:

Jacaré disse...

Qualquer coisa, menos o renan.

Parece até piada/pegadinha de boteco: até quando você aguenta o barbudo???

Ricardo Rocha disse...

Manteria o Victor , os dois "Emersons" na zaga com Diego na lateral . Faria o meio com Airton, Bruno , Leandro e Camilo .
O Santos tem característica de partir pra cima . Com exceção do R. Oliveira , adversário na média, nada que assuste .
Tem que lotar o Caldeirão.

Rodrigo Federman disse...

Jacaré, até o Helton Leite na zaga. Menos o RF. Hahaha

Fecho contigo nessa escalação, Celso.

Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Se RF voltar ao time o Bota estará correndo sério risco de derrota. Na minha opinião o Airton só deve voltar ao time se tiver 100 %. A tendência é o JV escalar o Diego na lateral e a zaga com os dois Emersons. O restante igual ao primeiro tempo. Outra dúvida: Sassá ou Canales. Eu iria de Sassá, se estiver bem. Ontem estava sem mobilidade, talvez receio de voltar a sentir contusão.
Vamos torcer por mais uma vitória!
Saudações Alvinegras!!!!!������

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, ficamos na torcida para que o JV não reinvente o RF.
Abs e SA!!!

higor disse...

Renan Fonseca é começar o jogo 0x1 para o adversário. A questão não é se ele vai falhar, mas sim quando e se resultará em gol. Tem que entrar com o Diego na lateral e deslocar o Emerson pra direita da zaga.

Rodrigo Federman disse...

Fecho total contigo, Higor.
Abs e SA!!!

Levi disse...

Entraria com os dois Emersons, claro, e com o Vitor Luiz. Fora Renan de tal. Vade retro! Cedo ainda para falar, mas acho que a permanëncia na elite é certa. Minha preocupação maior é o que fará o Botafogo após alcançar a pontuação mínima. Espero que o Botafogo desperte dessa sono chamado falta de ambição. Fácil não é, mas com um pouco mais de pegada, é possível lutar pelo G4.

Rodrigo Federman disse...

Levi, os dois Emersons na zaga, né? E obrigatoriamente com o Diego na lateral, certo? Caso contrário, com a suspensão do Carli, manter o Emerson na lateral, implica no retorno do RS à zaga.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu ousaria, botaria o Aírton (se disponível) na zaga, pelas circunstancias (carli suspenso) e manteria o mesmo time que jogou contra o cruzeiro. Lembrando que o dudu fez uma grande partida também, e bateu a falta que originou o segundo gol com muita inteligencia... Com os pés no cão e com humildade vamos que vamos.... Saudações alvinegras.

Luis Felipe

Rodrigo Federman disse...

Luis Felipe, mas aí eu acho que é mudar muito. E eu ainda não me convenci da partida do Diogo no meio. Ali eu mexeria na hora (com o Aírton retornando).
Abs e SA!!!

MARIO DO PARA disse...

Saudações Alvinegras.
Alegria mais Alegria. Estamos subindo a ladeira.
Quarta feira temos o SANTOS OUTRA VITIMA.
VÇ TEM RAZÃO O RENAN FONSECA É TERRIVEL.
Abs SA

Marcio disse...

Eu iria de Diego na lateral direita, Émerson (base) e Émerson (velho) na zaga e Victor Luis na lateral esquerda.
Caso o Airton esteja liberado, o escalaria no lugar do D. Barbosa.
A não escalação do R. Fonseca é reforço.
SA!!!

Fabio Lucas disse...

Parece que a sorte inverteu a gente vai com desfalque e o Santos com reforços quem esta voltando Ricardo Oliveira,victor ferraz e o Lucas Lima assim penso que se der empate para mim esta de otimo tamanho. Colocaria o reserva natural do Carli que o RF com os 2 emersons essa e minha opiniao cade um tem a sua, os outros mantinha principalmente o canales,victor luis,sidao,diogo barbosa, colocaria o airton no lugar do dudu cearense ou entao deixa o dudu sei la...

Anônimo disse...

Tirar o Dudu do time?

Daniel Cananea disse...

Sidão

Diego
Emerson
Emerson Silva
Victor Luís

Bruno Silva
Dudu
Airton(Diogo Barbosa)

Camilo
Neílton
Sassá(Canales)


Esse é o time. Entre parênteses as opções caso os titulares não tenham condições. Lembrando que saindo o DB pra volta do Airton voltaremos a jogar com os 3 volantes em losango. Com DB jogamos com 2 volantes centralizados e com DB praticamente de ponta por um lado (e Neílton pelo outro)

Abs e SA!

Anônimo disse...

Airton é baixo pra zagueiro, ele na zaga só no desespero, tipo perder um zagueiro e não poder mexer mais.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Mário.

Isso aí, Márcio.

Fábio, eu nunca voltaria com RF no time.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, se o Airton estiver liberado, sim, eu nesse jogo sairia mais para cima com o Leandrinho.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, eu não escalaria o Airton na zaga, mas não acho ele baixo para a posição.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Daniel. Eu ainda manteria dois volantes e dois apoiadores. Mas pelas últimas partidas não tiraria o BS. Sacaria o Dudu para a entrada do Leandro.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Colocar o Emerson torto de novo e pedir para perde, essa e minha ideia simples e seria. Botafogo tem que seguir em busca de reforços temos ate sexta-feira para apresentar alguem diria que 1 LD, 1 zaga e 1 meio campo ou 1 atacante seria o ideal se vier algum ja ficaria muito mais tranquilo. Dizem que o botafogo tentou o alemao do braga e o cameta do ceara que pediu o victor luis simplesmente nao tem como, partimos para outros dizem que trabalham com 3 nomes 2 estao ai cade o 3º?

Sergio Di Sabbato disse...

Se eu fosse o JV escalaria: Sidão, Diego, Emerson, Emerson, VL; BS, DB, Dudu e Camilo; Neilton e Sassá. Só usaria o Ayrton se estiver completamente liberado, 100%. Embora o Diego seja melhor no apoio, é preciso que ele melhore muito na parte defensiva, mas infelizmente não temos outro, por isso opto pelo Emerson da base simplesmente porque o RF vai estragar a defesa.
Uma pena o Carli sair nesse momento, pois trás segurança e faz com que o resto da defesa fique firme.
O Botafogo tem que jogar como ontem: compacto lá atrás e jogando no erro do adversário. O Santos é um bom time, mas nada que impressione. Aliás, no futebol atual e principalmente nesse campeonato não tem nada que me impressione. Vai vencer quem tiver mais coração. Abs e SB!

Anônimo disse...

A volta do Diego já coloca o time mãos pra cima, ele chegará muito mais a frente qUÉ o zagueiro Emerson

Vinty Habbar disse...

Meu time também!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, mas prende mais um dos volantes também.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fabio, contratar por contratar, sou totalmente contra.

Sérgio, concordo com o Airton, apenas se estiver 100%. Se sim, eu voltaria com ele e ainda começaria com o Leandro na vaga do Dudu.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Vinty.
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Creio que O Jair vai colocar Emerson na lateral e RF no time. No mais será o time de domingo passado. Não concordo, mas creio que ele fará isso. Ao que tudo indica, Emerson "ganhou" a lateral direita.

Rodrigo Federman disse...

Tomara que não, Enéias.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Eu não tiraria o Dudu não, pois com o Leandrinho a pegada no meio diminui muito e o Santos tem um meio campo bom. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, mas com a volta do Airton, ganhamos pegada. Basta instruir o BS a ficar mais preso também.
Abs e SA!!!

jeremias disse...

Como e ótimo vencer porraaaaa esse JV diria osvaldete oliveira ele e do caralho conheçe o grupo e tem eles na mão me parece qe entre eles pelo menos no campo não existe birrinhas são todos operarios todos ajuda a carregar o piano

Fabio Lucas disse...

renatinho ex fluminense agora no avai seria uma boa, tinga do bahia e o matheus ribeiro do atletico-go servia como suplente do diego esse ano, http://www.fogaonet.com/semcategoria/cruzeiro-envia-carta-de-protesto-a-cbf-e-credita-derrota-a-atuacao-do-juiz/ ta zuado a minha cara eles deveriam mostra o roubo para eles no jogo da copa do brasil.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Jeremias.

Fábio, suplente do Diego para 3 meses? E ano que vem faz o que com esse custo?

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não adianta o zagueiro ser alto e não ter posicionamento; O Renan Fonseca tem 1,92 e... Melhor deixar para lá.
Tem na história, zagueiros não tão altos que foram excelentes. O chileno Gary Medel, Internazionale, tem apenas 1,71m.
SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Airton, com lesão , afastado por tempo indeterminado. Sassá será avaliado .
O que esses caras fazem fora das quatro linhas que vivem lesionados ?
Sem a desculpa que se doam , isso é o mínimo que têm que fazer .

Rodrigo Federman disse...

Márcio, o Cannavaro é outro grande exemplo. Além do Córdoba.

Celso, desconfio que não conseguem sequer realizar ou diagnosticar realmente se os jogadores estão 100% fisicamente bens. Não é possível tanto azar.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, um que jogou "muito pouco" de zagueiro ou líbero e tem 1,76m; Franco Baresi.
Fraco, não?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É, no futebol, tamanho nem sempre é documento. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Essa situação do Airton já está pedindo uma ponderação por parte da comissão técnica, médica e preparação física. Pela importância que ele está tendo no Time, negociar os seus minutos em campo pode ser uma saída para evitar que fique afastado por muito tempo.
SA!!!

Francelino Boueres disse...

Olá amigos, um técnico que conhece de fato o seu elenco e tem audácia de utilizar esquemas e jogadores alternativamente faz enriquecer a nossa resenha e mexer com os nossos ânimos. Vida longa e gloriosa para Jair Filho. Sds!

James disse...

A grande verdade é que nosso time tem peças que quando ausentes não vejo substitutos a altura (ex: Carli, Camilo, Neilton), não que sejam craques, mas na atual formação são fundamentais. É mais uma partida difícil que temos que contar com a raça e aplicação dos últimos jogos. Acho que o Jair vai dar um tempo no Renan Fonseca e manter os Emerson´s.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Márcio. E se consultar externamente também para comprovar os exames e diagnósticos, pois não é possível que o cara seja tão frágil ou azarado.

Francelino, o JV foi muito bem ontem, mas eu ainda tinha sérias restrições à alguns pontos do seu trabalho. Por isso, prefiro esperar (e torcer) mais um pouco.

James, acho que os insubstituíveis são Carli, Airton e Camilo. O Neilton está bem, mas dá para armar o time sem que percamos tanto e/ou faça tanta diferença.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Acho que o JV não terá muito o que inventar: apenas a simples troca de posição do Emerson Santos para a zaga e a escalação do Diego na direita. No meio repetir o mesmo que jogou contra o Cruzeiro. Na frente, se não podemos ir com o Sassá, vamos de Canales. Não temos o que temer, se jogar como fez com o Cruzeiro, não dando espaços, agrupando o time, sem afrouxar a marcação, vai ser mais uma vitória nossa...O time do Santos é bom, mas caiu no calderão da Arena, vai virar moqueca...SAN!

Rodrigo Federman disse...

Amém, Marcos. Que assim seja. Importante é não termos RF. Hehehe
Abs e SA!!!

Yolanda disse...

O time do Santos como visitante é fraco, perdeu até para o América. Acredito em mais uma vitória, basta jogar com a mesma determinação e aplicação tática.
Acho que JV vai manter o mesmo time apenas voltando Emerson pra defesa e entra Diego na lateral direita, quanto ao ataque pode ser Canales.
Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Yolanda, mas precisamos de atenção redobrada, pois sobra talento individual no time deles.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Leandrinho(contusão hoje no treino) e Sassá já está fora do time de amanhã, além de Carli(suspenso) e Airton contudido.

Rodrigo Federman disse...

Péssima notícia, Anônimo. Mas como esses jogadores se machucam também, hein? Diante desse quadro, acho que no meio deve ser o mesmo time que venceu o Cruzeiro. Mas espero que o Salgueiro ao menos seja relacionado para o banco dessa vez.
Abs e SA!!!