06/10/16

Dois ou três volantes?




O Botafogo terá, enfim, o retorno do Sassá na próxima rodada.

Considerando os atacantes disponíveis, ele é, de longe, a melhor das opções. Será um reforço considerável contra o Figueirense. Só nos resta torcer (e esperar) que o Sassá retorne na mesma "maré" que estava antes de machucar, ou seja, marcando muitos gols.

Junto com o Sassá, retorna o Aírton, que cumpriu suspensão automática diante do Corinthians. Inegavelmente outro bom reforço.

No treino de ontem, o time titular foi formado por: Sidão, Alemão, Carli, Emerson, Victor Luís; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Camilo; Neilton e Sassá.

Vale lembrar que o Diogo continua com dores, mas não deverá ser problema no final de semana. Será também a primeira partida - depois de algum tempo - com o trio de volantes titulares (Lindoso, Aírton e Bruno). E aí, mora a dúvida: O Jair manterá o trio e o Diogo (se for liberado) na lateral esquerda? Ou ele dará sequência ao Diogo de meia com o Victor Luís na lateral? Isso sacrificaria um dos volantes (além do próprio Victor, que tem jogado bem)...

E aí, o que você faria?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

50 comentários:

fabio lucas disse...

Escalaria 2 volantes pra mim tanto faz RL+BS,RL+Airton ou Airton+BS e manteria diogo+camilo no meio campo...

Anônimo disse...

RODRIGO,gosto e opinião cada um tem a sua,rsrsrs.
Em futebol,gosto de ouvir as opiniões daqueles que realmente jogaram um grande futebol e são considerados acima da média.
Por concordar com o PC CAJU,que já disse publicamente que gosta do DB jogando no meio,sigo a mesma linha,ou seja,somente dois volantes.JOTA.

Anônimo disse...

Além não. Ou JV sacrificará um volante ou o Victor Luiz

Anônimo disse...

Creio que jogará com Sidão, Alemão, Carli, Emerson e Victor; Airton, Bruno ou Lindoso, Diogo, Camilo e Neilton; Sassá.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Fábio.

Jota, eu também sempre preferi o clássico 442.

Valeu, Anônimo 1.

Anônimo 2, saberemos no dia mesmo. Rs.

Abs e SA!!!

Orlando Sábia disse...

Olha Rodrigo, acredito que o Botafogo comece com diogo b, pois não está bem fisicamente, não aguentará jogar os dois tempos. Jair é um técnico estrategista, foi assim contra o SP e Vitória, seguramos a pressão, jogamos atras saindo no contra ataque, essa formação é ideal para contra ataque, no segundo tempo sai o diogo e entra rodrigo lindoso. Lembrando que não temos um historico bom contra o figueira, temos que ser cautelosos e inteligentes.

Ricardo Rocha disse...

Eu entraria com Gegê no lugar do Camilo e Aquino na vaga do Sassá. O retorno de RF também seria uma excelente opção . Deixaria o ataque com Maranhão e Aquino , tirando Neilton, também.
Afinal era esse o time para o Brasileiro. Ou será que estou cornetando...?

Rodrigo Federman disse...

Orlando, pode ser. Só discordo desse lance de técnico estrategista. Hehehe

Verdade, Celso.

Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Entao Celso, o time titular seria assim ne helton leite,marcinho ou diego,RF,Emerson Silva,Emerson Santos(para jogar na retranca),fernandes e o dudu cearense,gege e o lizio(salgueiro),maranhao,aquino(tanque) timaço placar 23x0 no 1°tempo pra eles...graças a deus que o presidente e melhor que seus cercados dirigentes.

Paulo Eduardo disse...

Colocaria Airton e Bruno Silva, com Diogo e Camilo formando o meio ofensivo.

Planejava colocar aos 15 do segundo tempo o Rodrigo Lindoso no lugar do Airton, pois é quando ele tem a sua queda física.

Fabiano disse...

O Botafogo iniciou o campeonato brasileiro adotando um discurso humilde e, até certo ponto, correto. A ideia era permanecer na Série A e atingir o máximo de pontos para terminar a competição de maneira honrosa. A equipe começou mal e teve muitos jogadores lesionados. Alguns continuam se recuperando, enquanto outros passam regularmente pelo departamento médico. Além disso, Ricardo Gomes saiu e Jair Ventura assumiu o cargo de treinador sob olhar de desconfiança por parte da torcida e da imprensa. Entretanto, a situação mudou; alguns jogadores assumiram um protagonismo inesperado, o novo técnico surpreendeu, positivamente, os torcedores e a diretoria viabilizou uma casa provisória pro Glorioso. Para melhorar a situação, a CBF anunciou que o campeonato brasileiro vai dar 6 vagas para a Libertadores de 2017.
A projeção inicial não condizia com o tamanho de um clube como o Botafogo, porém era necessário manter os pés no chão, para o Alvinegro sobreviver e conseguir fôlego para os próximos anos. O Fogão vinha tentando fazer uma campanha digna, até que algumas peças e a Arena começaram a fazer a diferença. Atualmente a torcida apoia incansavelmente, o time se impõe em casa e faz bons jogos fora do Rio de Janeiro. Muitos fatores, positivos, vêm acontecendo e agora é hora da camisa alvinegra envergar o varal de uma vez por todas.

O Botafogo começou a temporada pensando em se manter na primeira divisão e procurando um lugar para mandar seus jogos. Agora o Glorioso tem a Arena, que é o alçapão para este ano, um elenco melhor do que o de 2015, as certidões necessárias para ser patrocinado por um banco estatal, a chance de começar 2017 com o patrocínio master da Caixa Econômica Federal, o Estádio Nilton Santos, agora cada vez mais Olímpico, depois do histórico Rio 2016 e uma grande chance de estar na Libertadores. Além dessas boas novidades, o Alvinegro é campeão estadual e brasileiro sub-20 e está prestes a lançar boas promessas no time principal.
A recuperação já era muito bonita, mas a chance de classificação para a maior competição do continente é real e o tamanho do Botafogo não permite outro discurso que não seja o da luta pela vaga. A possibilidade do “G6″ virar “G7″ também é grande e a concentração deve ser total. O Fogão tem que agarrar essa chance para enterrar o passado recente. Não deve haver medo de frustrar a torcida, pois quaisquer que sejam as palavras dos responsáveis pela campanha, a massa vai se alegrar com a entrada na Libertadores ou se frustrar se este objetivo, atualmente factível, não for alcançado. O papel que cabe ao Glorioso é assumir a responsabilidade e ir pra cima dos adversários.

Marcio disse...

Complicado...
Li e ouvi muitos comentários citando a boa atuação do D. Barbosa no jogo frente ao Corinthians; como assisti ao jogo quando da defesa do Sidão no pênalti para os paulistas, não posso avaliar toda a atuação e assim fico com as opiniões as quais tomei conhecimento.
Deste modo, e até por acreditar ser necessário o Camilo ter um companheiro na armação do jogo, iria com o D. Barbosa na armação, Airton e Lindoso ou B. Silva na contenção; manteria o Victor Luis na lateral porque o vejo com uma condição melhor de marcação.
O "problema" é que provavelmente o Jair irá com o D. Barbosa na lateral e escalará o trio Lindoso, B. Silva e Airton, pois me parece que o esquema com três volantes é o seu preferido e as idas do D. Barbosa para o meio apenas se dá por uma eventualidade.
O fator preponderante, independente de escalação ou escolha tática, é uma postura forte do Time durante os 90 minutos de jogo; o espírito de decisão tem de prevalecer.
SA!!!

Fabio Lucas disse...

Ou entao Airton de zagueiro e o emerson santos de volante kkkkkk

Enéias Teles Borges disse...

Tiraria o Lindoso e colocaria o DB. Acho que será isso.

Renan SP disse...

Sem dúvidas eu manteria o Diogo na meia com o Camilo e colocaria Airton com Lindoso de volantes.
Não gosto muito de ver o Camilo isolado no setor de criação. E além disso o Diogo tem feito uma boa dupla com o Vitor Luiz na esquerda.
Eu iria dessa forma contra o Figueira.

Um abraço

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Fabio.

Paulo, pode ser uma também, mas jogando fora de casa, algo me diz que o JV começará mais precavido, com três volantes e o DB na lateral (VL sendo barrado).

Fabiano, o Botafogo precisa apenas de uma coisa: Ser Botafogo, independente do momento.

Sim, Marcio. O Diogo foi bem. E olha que eu sou um daqueles que ainda não me convenceu quando ele atuou no meio. Contra o Corinthians, de fato, foi bem.

Pode ser, Enéias.

Renan, entre Lindoso e Bruno, eu acho que pelo menos o BS corre mais (ou não se esconde tanto).

Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Bom, pra ganhar do Figueirense é só não inventar , fazer o simples . O time deles tem dois ou três jogadores razoáveis. Não dá pra garantir vitória mas também não há a menor necessidade de três volantes .

Renan SP disse...

Pode ser Rodrigo, confesso que a escolha entre Lindoso e Bruno Silva é uma das mais difíceis Rsrs.

Com Lindoso, eu imagino ele atuando mais fixo e dando mais liberdade ao Ayrton. Sendo com Bruno Silva em campo, acredito eu, que o Ayrton ficaria mais fixo.
Poderia até ser melhor, o problema é a irregularidade de Ambos, mas realmente o Bruno Silva se movimenta melhor que o Lindoso.
Independente de quem entrar em campo, eu espero que o Jair não acovarde o time, por estar jogando fora de casa, e que venha os 3 pontos.

Um abraço

Rodrigo Federman disse...

Celso, e independente da escalação, jogar sem medo.

Sim, Renan. Mas que fique claro: Não sou fã de nenhum dos dois. Rs

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O Leandrinho sumiu?

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, acho que o futebol dele não cativa tanto o Jair.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Vou no 4x2x2x2: Sidão, zaga, Airton + 1 (o BS se movimenta mais/erra muito passe, o Lindoso tem melhor passe e o Dudu marca melhor/erra muito passe), Camilo e Diogo Barbosa, Neilton e Sassá.
Considerando a possibilidade do Airton pregar no segundo tempo e, dependendo do andamento, mudaria para o 4x3x1x2.

PAULO FERNANDO disse...

Pra mimo Leandrinho pode estar com algum problema extra campo ou físico, pois depois que jogou bem contra o Corinthians no primeiro turno, se machucou e não voltou como antes....

PAULO FERNANDO disse...

O Carlos Alberto, que diria, era o melhorzinho por lá...depois que saiu o que era ruim piorou.

Anônimo disse...

Diogo Barbosa no meio-campo, na vaga de Lindoso.

Lindoso,Leandrinho e Pimpão como opções para o segundo tempo.

É preciso jogar para ganhar o jogo. Se o Jair entrar para segurar o empate,a chance de um revés aumenta drasticamente.

Botafogo, não se subestime!
Botafogo, respeite suas tradições!
Botafogo, tu és gigante, não podes perder,perder pra ninguém!
Botafogo, vença as suas limitações que a vitória virá naturalmente.

Newton

Ricardo Rocha disse...

Já li algo sobre o Leandrinho não ser profissional, farras . Um cara da noite. Será?

Rodrigo Federman disse...

Paulo, entre as três opções de volantes (fora o Airton), por incrível que pareça, o BS é quem menos me irrita. Rs

Isso é certo, Newton. Temos que entrar para matar o jogo.

Celso, já li coisas a respeito também. Se for, tarefa para a gerência de futebol chamar o atleta e colocar o dedo na ferida.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Fala Rodrigo! Não sou fã do Leandrinho. Da última vez que vi um jogo com ele, achei fora de forma. Muito novo para não estar voando quase no final da temporada. Ele tem futebol, mas não é só isso que garante ser jogador profissional. SA... André

Maria Cecília disse...

Lindoso roubou 9 bolas contra o Corinthians, e tecnicamente me parece ligeiramente melhor que Bruno Silva, que é mais aguerrido.
Mas creio que as carateristicas do Airton se assemelham mais as do Lindoso, por isso creio que se jogar com 2 volantes Jair deverá escalar Airton e Bruno Silva

Maria Cecília disse...

Como não havia contra o América MG

Maria Cecília disse...

Tem entrado no decorrer dos jogos, mas quando JV assumiu ele estava voltando de contusão e como DB agradou na posição, Leandrinho está na fila tendo que esperar a vez. Acho coerente por parte do Jair, que inclusive deve conhecê-lo bem do sub20

Maria Cecília disse...

É isso!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, André. Depois que machucou, não voltou bem.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Maria.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Maria, entrado pouco. Alguma coisa acontece ou aconteceu com o Leandrinho. Ele caiu muito de rendimento.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Maria, contra o América não só havia, como era obrigação. Mas a covardia do JV naquele dia nos tirou 3 pontos.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Maria, eu acho o Lindoso um chupa-sangue que sempre procura um espaço longe da bola para não se comprometer.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Sem ler nenhum dos 37 comentários -tem uns amigos do Cantinho cuja leitura é obrigatória: Marcio, JOTA, Levi, Sergio di Sabbato, o Paulo, entre outros- respondo na lata: manteria o Vitor Luiz, entraria com o Diogo na meia esquerda, deixaria o Bruno esquentando o banco.

abs

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, minha única diferença para a sua escalação seria o Bruno no lugar do Lindoso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Melhor seria escalar o Gérson Canhotinha, mesmo com 70 anos, no meio campo e ostentando a faixa de capitão.
Como deve ser difícil para a galera mais veterana, que frequenta o Blog, discutir se devemos ir de Lindoso ou B. Silva no meio campo.
Sinal dos tempos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, deve dar uma dor no peito danada.
Abs e SA!!!

Maria Cecília disse...

Pois é. . Espero que não repita o erro no domingo

Maria Cecília disse...

Que nada, além dele não ser nenhum fora de série, é normal o jogador perder um pouquinho quando volta de contusão, e oscilar tbm é normal na idade dele.

SA!

Anônimo disse...

Acho o Lindoso mais importante para a manutenção da posse de bola .

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, não acho. Se esconde e na maior parte das vezes só dá toquinho lateral burocrático.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Maria, ainda acho que tem coisa.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

http://esporteinterativo.com.br/futebol-brasileiro/disse-sim-luis-ricardo-revela-renovacao-de-contrato-e-fica-no-botafogo-em-2017/

J. Daniel disse...

Se o Diogo não estiver 100 %, acho que poderia poupá-lo, para não correr o risco de agravar o problema. Portanto, com ou sem Diogo eu escalaria: Sidão - Alemão - Carli - Emerson Santos- Vitor Luiz - Airton - Bruno Silva - Camilo - Diogo (Lindoso) - Nelton e Sassá. É o melhor que temos.
Rumo à mais uma vitória. 2 x 1 pra nós.
Saudações Alvinegras!!!


Rodrigo Federman disse...

Valeu, Anônimo.

J.Daniel, 1 a 0 já será goleada.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Anônimo.

J.Daniel, 1 a 0 já será goleada.

Abs e SA!!!