29/10/16

Faltou a sorte (?)





Depois de cinco vitórias seguidas, a torcida botafoguense lotou a Arena esperando a sena contra o Coritiba...
...mas dessa vez o "estratégico gol" no final não veio e o Botafogo ficou no 0 a 0 com a equipe paranaense.

Resultado que praticamente nos tira da briga pelo G3, mas ainda com uma vantagem para ser administrada dentro do G6.

Uma pena que hoje o goleiro do Coxa resolveu fechar o gol. Operou pelo menos uns quatro milagres. Um deles, inclusive, já nos acréscimos, quando eu já estava esperando o tal "gol estratégico". E olha que o Botafogo não atuou bem, hein?

Aliás, o primeiro tempo foi muito ruim. Um time nervoso, completamente espaçado entre defesa e ataque, com o meio de campo morto.

Na volta do intervalo, a mesma escalação, porém, com mais atitude.

Dentro das suas limitações - e noite pouco inspirada -, o Botafogo até tentou uma pressão, ficar mais no campo adversário, mas sempre esbarrando nos últimos toques. Aí o treinador Jair Ventura resolveu mudar algo, mas já era tarde demais. A melhora havia sido pequena e incapaz de fazer o time conquistar mais três pontos.

Tudo bem, uma hora deixaríamos de vencer nos lances finais, né? E hoje, dirão: Foi azar. O goleiro dos caras pegou tudo... Ok, só não esqueçam que em alguns dos nossos últimos triunfos, eu dizia - sem tirar o mérito da equipe - que estávamos com sorte e uma hora ela não daria as caras, né?

Será que voltará no próximo sábado, contra o Flamengo?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 0 x 0 Coritiba

1- Sidão: Quando exigido, compareceu - 6,0

2- Alemão: Muitos passes errados - 5,0

3- Carli: Precisa controlar os nervos - 5,5

4- Emerson: Nervoso e errando tudo - 4,0

5- Rodrigo Lindoso: O futebol lento e burocrático de sempre - 4,5

6- Victor Luís: Mal a beça nos cruzamentos - 5,0

7- Neilton: O único que ainda tenta algo novo e diferente - 5,5

8- Bruno Silva: Ficou sozinho e abandonado no meio de campo - 5,0

9- Sassá: Muita marra e pouco futebol - 4,5

10- Camilo: Deve ser a enésima partida de baixo nível seguida... - 4,0

11- Rodrigo Pimpão: Ao menos lutou - 5,5

12- Núñez: Buscou a bola e arriscou chutes - 5,5

13- Leandrinho: Se movimentou tentando criar algo em poucos minutos - 5,0

14- Vinicius: Uma conclusão...para fora - 4,5

Jair Ventura: Resolveu mudar o esquema inicial (nem critico isso), mas precisa buscar alguma formação que auxilie o Camilo e não apenas nos três volantes ou três atacantes - 5,0

36 comentários:

higor disse...

Muito medo desse papo precoce de elenco pra jogar a LA 2017...

Resultado ruim, mas vida que segue. Uma eventual derrota pros molambos pode desestabilizar o ambiente e por em risco a provável classificação pra Libertadores. Tem que entrar pra vencer.

Obs: Camilo é menos um. Não fosse o elenco fraco, teria que ser sacado do time titular

Orlando Sábia disse...

Hoje ficou claro que não dá pra jogar com 3 atacantes. O time não toca a bola, só rifa pra frente, os volantes são péssimos pra sair jogando. Alemão e Emerson perdidos em campo.
Mesmo assim, jogando igual índio, time tudo bagunçado, só não ganhamos por conta do goleiro e a falta de um matador.

OBS: Carli como sempre... todo jogo leva cartão, bom que está garantido contra a mulambada.

O Destaque da partida foi a torcida, maravilhosa, comparareceu, quero ver alguém reclamar agora.

Rodrigo Federman disse...

Higor, eu também. Está claro que não temos elenco. Mal, mal...temos uns 3 ou 4 jogadores que podem ser titulares.

Orlando, sim...agora, com 3 volantes ou 3 atacantes, tem dado quase no mesmo, pois ficamos esperando o camisa 10 dar um toque diferenciado e ele segue apagado.

Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Não é toda hora que sai pão quente .
Está bom, melhor que perder ou ser rebaixado. Esperamos que em 2017 Camilo não seja O CARA. Olha , Luís Fabiano tá livre , dentro da realidade do futebol...

Rodrigo Federman disse...

Celso, definitivamente o Camilo não pode ser o 10 de um time grande. Já comentamos várias vezes que, no máximo, um bom apoiador para fazer papel de coadjuvante no setor.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Acabei de chegar da Arena, fiquei surprêso com a escalação do nosso técnico,abrindo mão de nossos 03 cabeças de area e no segundo tempo com um trunfo na manga da camisa o Sassá ou o Pimpão.
Escalou com 03 atacantes,sem necessidade alguma,para mostrar ao torcedor não sei o quê; pois o time estava ganhandoem outras partidas e o Coritiba cansou no segundo tempo já que vinha de uma maratona faltou estratégia de um jogo e não tivemos um jogador no banco para suprir nosso ataque; pois os únicos 03 atacantes, já estava em campo, depender do Vinicius Tanque e Luis Henrique e pedir demais e perdemos o trunfo para o segundo tempo, abrimos nossa defesa,tomamos vários contra ataques perigosos e a ótima forma do Sidão e de nossa zaga toda aberta e por pouco não tomamos um gool.
Ainda bem que sabado,não é possível repetir essa escalação suicida de 03 atacantes cansando os 03 e ficar sem opção nenhuma no banco; pois o Vinicius Tanque é dose para mamute.
Se Entrar com essa formação,a defesa toda aberta para sabado contra os mulambos perde e de feio.
O time é limitado,não tem qualidade para jogar aberto com ninguém, não foi a sorte dos últimos resultados foi a competência do time mesmo.

Anônimo disse...

Hoje era jogo para meritocracia dos resultados, jogar com 03 volantes organizado sem oferecer contra ataque nenhum para o adversário e no segundo tempo colocava o time para frente com o Coritiba cansado.
Estratégia completamente errada do nosso treinador hoje, sacar os 03 volantes e foi embora 02 pontos importantes em casa, contra um time fraco como esse Coritiba.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo 1, não contesto a escalação inicial. Eu acho que faria o mesmo. Talvez ele (JV), assim como eu, esperasse mais do cara que poderia fazer essa ligação entre meio e ataque. Só que outra vez o cara sumiu. Contra o Flamengo ele certamente virá com os 3 volantes. E eu também faria o mesmo.

Anônimo 2, eu sempre pedi pelo time mais ofensivo desde o início. Não seria justo eu culpar o JV por isso hoje. Mas realmente não deu resultado.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Nosso time só tem 03 atacantes mais ou menos, gastar os 03 no inicio dos jogos, não dá resultado.
Quando jogamos como time pequeno, marcando forte, sempre espero alguma coisa, agora quando se achar quer o tal,não dá.
Continuando com essa escalação de hoje, não chegaremos entre os 06 pode acreditar.
Coritiba faltou gás para ganhar o jogo;pois os caras chegaram de madrugada da Colômbia e cansaram no segundo tempo.
Nosso time estava doido e todo aberto para sofrer um contra golpe mortal parecia o jogo contra o santos.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, não acho que jogar com 3 atacantes seja "se achar o tal". No segundo tempo continuamos com o esquema, mas com mais atitude. Melhorou.
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

O time está tão acostumado a jogar com três volantes que ficou engessado. Por incrível que pareça espero que volte a jogar assim contra o Lixo. Airton de volta ajuda e se o Diogo puder jogar será melhor ainda. Prefiro Pimpão + Neilton trocando posições na frente ou Sassá + Neilton.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Enéias.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Não desgostei do time, apesar de um 1º tempo desencontrado, mas fez um bom 2º tempo. Faltou a criação mas aguda, e acho que não foi incompetência nem falta de sorte, mas uma atuação espetacular do goleiro do Coritiba que está ali para isso mesmo. Não fosse ele o Botafogo teria vencido o jogo.
Vejo o time do Botafogo um time esforçado, com um bom entrosamento e muita luta, novamente ressaltando que o 1º foi fraco, mas mesmo no 2º tempo melhor algumas peças não correspondem. Teve um lance do Sassá, que não é um jogador ruim, mas peca pela falta de inteligência futebolística, em que ele deu uma arrancada e ao invés de tentar olhar os companheiros resolve chutar. Ora, depois de uma arrancada de quase 20 metros o cara tá cansado, as pernas pesam e o cara resolve dar um chute a gol só poderia sair um peteleco.
O Botafogo tem extrema dificuldade em jogar contra times que se fecham na defesa e tentam jogar no erro, como foi o caso do Coritiba hoje, mas quando joga com time que buscam a vitória ele cresce porque encontra os espaços. Contra times retranqueiros nós não temos jogadores habeis e criativos para vencer a defesa.
Gostei do Sidão, do Neilton que sempre tenta alguma coisa. O Camilo ficou devendo, muito embora mais recuado no 2º tempo produziu mais. Acho que o JV poderia ter entrado com o Leandro mais cedo, mas pelo amor dos meus filhinhos, nos poupe do Tanque.
Como a minha esperança era não cair esse ano e isso já se cumpriu, o que vier daqui para frente é lucro. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, no resumo da ópera, não gostei. A primeira etapa achei horrível. Na segunda melhorou, mas faltou justamente uma dupla de criação. O Jair demorou demais para mudar.
Abs e SA!!!

Leonardo Germano disse...

Grende Rodrigo, boa noite!

Primeiramente, a rodada foi maravilhosa. Estamos a 4 pontos ainda, o que denota nossa sorte.

Nos havíamos conversado sobre esquema tático essa semana. Não adiante três atacantes. Demos mole demais a zaga no primeiro tempo. Não conseguiamos trocar passes , tudo no balão.

Nosso time é limitado e nos esquecer disso é loucura. Minha modesta opinião. Quer jogar mais à frente, coloca outro armador no time. Três atacantes é estratégia de final de jogo.

Precisamos não perder dos mulambos. A classificação ficará sobre Chapecoense e Ponte Preta.

Abracos,

Leonardo Germano

Enéias Teles Borges disse...

Estou com o Sérgio num aspecto. Eu temia sofrer até as últimas rodadas para não cair e com este time limitado, cheio de contusões e improvisações, estamos quase conseguindo uma vaga na pré Libertadores. O que vier é ALTO LUCRO.

Matheus Quitete disse...

Uma coisa que nenhum dos amigos do blog falou, o Coritiba viajou 30 horas(ida e volta) lá da Colômbia e o time que terminou o jogo cansado foi o Botafogo? Que ficou 10 dias só treinando... Essa preparação física tem que mudar urgentemente pro ano que vem!

Voltando ao jogo, na minha opinião o fogão perdeu uma grande chance de abrir vantagem pra essa briga, tendo em vista que temos 3 confrontos bem difíceis tirando os em casa, mas o Botafogo é assim, nunca é fácil. Mas ainda estamos bem tranquilos e dependemos apenas das nossas próprias forças, que venha a mulambada. Abs

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Leonardo. O JV tem sido assim sempre: 3 volantes ou 3 atacantes.

Sim, Enéias.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Matheus, e vale lembrar que foram dados 4 dias de folga pós-vitória sobre o Santa Cruz.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mais um jogo que não consegui assistir e mais uma vez não vou me aprofundar na atuação da equipe.
Mesmo assim, penso não se tratar de três volantes ou três atacantes e sim como melhorar a qualidade no meio campo.
SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo, concordo com suas notas, o desempenho foi muito fraco. Empatar com esse time que jogou no meio da semana enquanto o Bota só treinou não dá pra engolir. A semana promete terrorismo da mídia pelo próximo jogo.
SA.

Rodrigo Federman disse...

É exatamente isso, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Classificação do segundo turno do campeonato brasileiro 2016

1)Botafogo e Palmeiras 31 pontos

2)Santos e Flamengo 28 pontos

3)Atlético MG 25 pontos

4)cruzeiro 22 pontos

5)Atlético PR 21 pontos

6)Fluminense 20 pontos

7)Ponte Preta e Coritiba 18 pontos

8)Grêmio e Sport 17 pontos

9)S.Paulo, Corinthians e Internacional RS 16 pontos

10)Vitória 14 pontos

11)Figueirense 12 pontos

12)America MG 11 pontos

13)S.Cruz 06 pontos

Anônimo disse...

Nem acho que jogou mal. Na verdade jogou como 90% das vezes nesse 2º turno. Não houve até agora desde o 1º turno mais que 2 ou 3 partidas acima da média nacional. Nesse 2º turno tem sido muito igual aos que estão nos primeiros 4 lugares, tanto que, somos os líderes do 2º turno. Indica que não há equipe alguma jogando melhor que o Botafogo nesse 2º turno. Se tivéssemos feito ao menos 2 gols dos 5 que o "Jefferson" deles salvou, estaríamos muito felizes. Ontem, não fosse o "Jefferson" deles tereiamos ganhado de uns 4/5. O nosso "Jefferson" reserva também operou 2 milagres. Teria sido então 5x2. Belo resultado, não?
Por sorte, os concorrentes direto (abaixo ou acima) menos o Atlético PR também empataram o que indica que todos jogaram a mesma partida que têm feito no 2º turno. E... continuamos sem perder.
Fato é que agora podemos dizer que temos um time e uma liderança. O Jairzinho com sua filosofia de jogo tá dando uma aula aos "professores".
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Yolanda, esse time não pode ter descanso ou tempo para treinar. Parece que sempre piora quando isso acontece. Rs

Ok, Anônimo.

Bom, Pai...eu não me contento com pouco então.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Torcedor é foda. Se ganha, o esquema com 3 atacantes seria perfeito...

Marcio disse...

Pela nota do Camilo, entendo que o problema não está no cansaço, já que o período sem jogos foi bem razoável para o BOTAFOGO.
Além disso, o Matheus Quitere observou a viagem que o Coritiba fez no meio de semana e questionou a preparação física do BOTAFOGO; realmente algumas coisas em relação a esse assunto precisam de respostas.
Fosse em outros tempos, nem tão distantes, diriam que faltou rítmo de jogo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, bom, estou tranquilo porque essa mensagem realmente não foi para mim.

Exatamente isso, Marcio.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Na minha humilde opinião, ontem era jogo para entrar com 03 volantes e no segundo tempo, colocaria o Sassá e o Leandrinho no meio, prefiro um esquema com 02 meias de ligação; já que os adversários já perceberam que tudo na armação do Botafogo, passa por Camilo. Não é craque e marcado, amarra o nosso único homem de criação.
Camilo, não é isso tudo, mais os adversários está marcando ele melhor; porisso acredito que colocando mais uma meia de ligação, que poderia ser o Leandrinho ou o Salgueiro, poderia o time ficar melhor, embora perdesse na marcação;já que nossa defesa quando joga com 03 volantes é dificil ser vazada,fica bem protegida.
Resumindo a batata fica com o Jair e suas convicções e quem sou eu para questionar; já que o cara é lider do segundo turno, com um time mais que mediano.
Fazer 31 pontos até agora com um elenco desse é de qualquer torcedor descente, aplaudir, colocando as mãos para o céu,contra fatos não há argumento.
Um elenco desse, com boa vontade,era para está lutando pelo rebaixamento mais é como se diz tem que coisas que só acontece com o Botafogo e esse time está a passos largos pode acreditar para conseguir a melhor campanha de todos os tempo de pontos corridos no Brasileirão é quase um milagre, galera e olha que o Assunção quebrou o clube, para fazer uma campanha dessa ou parecida,trazendo até o Seedorf.

Ubiratan

Rodrigo Federman disse...

Ubiratan, também acho que o JV não está conseguindo solucionar esse baixo rendimento do Camilo. Alternando 3 volantes ou 3 atacantes não vai ajudar muito. Ele precisa de um companheiro.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Esquema com 3 volantes o time joga feio,marcação forte e jogando por uma bola.
Fica um futebol pragmático com as vitórias, não convencendo a nossa torcida.
Que exige um futebol melhor, sem compreender a qualidade do nosso time.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, ou tem torcedor que por conta das vitórias também acha que temos uma boa base para o ano que vem. Ou seja, não existe análise certa ou errada. Cada um tem uma.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não disse que foi. Desarme-se

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, quando a pessoa não se identifica, fico sempre armado, afinal, não se sabe quem é do outro lado...
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Melhor do jogo chama-se Wilson pegou tudo!

Rodrigo Federman disse...

Fabio, sempre escolho apenas entre os botafoguenses.
Abs e SA!!!