05/11/16

De bom tamanho




Segundo empate seguido em 0 a 0 do Botafogo.

Hoje, em um Maracanã cheio, um ponto conquistado contra o Flamengo. Ponto, aliás, importante e que pode ser considerado bom na nossa briga por uma vaga no G6, afinal, era contra o vice-líder do campeonato.

E o resultado, em minha opinião, acabou sendo justo.

O Botafogo não se intimidou com a maioria adversária no estádio e nem com o time rival. Soube jogar com inteligência, administrando a hora de se defender (com maestria) e buscar o ataque. Enfim, um empate que eu considero satisfatório. Principalmente pela partida do GLORIOSO.

Na primeira etapa, um time que chamou o Flamengo no início e depois foi se soltando. No segundo tempo, saindo mais para o jogo. O único porém, foram os gols perdidos no final. Não tivemos competência de matar o clássico quando os caras já estavam no desespero no ataque. Aquelas duas bolas do Pimpão...

Mas está bem. Hoje eu gostei da disposição e aplicação da equipe. Uma pena que nem todos jogadores estiveram na mesma tarde/noite inspirada do Aírton, Carli ou até mesmo o Pimpão. Mas ok, faz parte. Continuamos vivos, surpreendendo, somando pontos e agora teremos o domingo - e segunda - para secar os nossos adversários diretos pelo G6.

E, claro...partir com tudo para cima da Chapecoense na próxima rodada. Aí sim, três pontos serão obrigatórios, custe o que custar.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 0 x 0 Flamengo

1- Sidão: Não comprometeu, mas errou duas saídas de bola perigosas - 5,0

2- Alemão: Voluntarioso, não se intimidou. Só erra muitos passes - 5,5

3- Carli: Garra, liderança e segurança. Um monstro de zagueiro - 7,0

4- Emerson: Partida correta - 6,5

5- Aírton: Até ser substituído, era o melhor botafoguense em campo - 7,0

6- Victor Luís: Com alguns problemas na marcação - 5,0

7- Neilton: Hoje não ganhou nenhum mano a mano - 5,0

8- Bruno Silva: Jogou sério, sem máscara. Foi importante no lado direito - 6,5

9- Rodrigo Pimpão: Boa partida...apesar de dois gols perdidos - 6,5

10- Camilo: Novamente, destoou do restante. Mal, errando tudo e ainda comprometendo o time - 4,5

11- Rodrigo Lindoso: Só toca para o lado e se esconde. Não pode ser titular - 5,0

12- Sassá: Entrou para brigar e segurar a bola. Teve pouca chance para isso - 5,0

13- Núñez: Poucos minutos em campo, mas não se escondeu e procurou jogo - 5,0

14- Diogo: Sentiu a falta de ritmo de jogo pelo período em inatividade - 5,0

Jair Ventura: Escalou bem o time, mas para mim, demorou para mexer e não foi muito feliz em algumas decisões (manter Camilo, Diogo na lateral e Victor no meio) - 5,0

44 comentários:

Anônimo disse...

Nem meu pai erraria o gol que Pimpão errou. Mas também tô satisfeito. Com essa raça é que o time chegou no G6. Agora Rodrigo, na próxima vez que colarem esse narradorzinho mulambo pra transmissão do jogo do Fogão, juro que ponho numa rádio qualque! Como é puxa-saco e babão por esses jogadores do framengo, é difícil encontrar um narrador imparcial hoje em dia.

Marcelo Lopes

Enéias Teles Borges disse...

Além do ponto nós ferramos o lixão.

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, uma pena maior ainda porque o Pimpão fez boa partida. Mas enfim, não era para ser, né? E encaramos o vice líder sem medo e buscando a vitória. Isso valeu.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Enéias, não ligo e nem preocupo com eles.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Gostei do time, apesar da atuação abaixo da média do Neilton, Camilo e Alemão. De resto todos jogadores se esforçaram e correram muito. Como o campo do Maracanã é grande, fechar os espaços como o Botafogo fechou exige muito preparo. O último lance em que o Pimpão quase marca, credito ao desgaste físico, e ao nosso Sassa que estava impedido no começo da jogada. Pimpão chega a olhar para o Sassa, mas como esse estava adiantado correu para o gol. Uma pena.

SAN,

Lincoln.

Rodrigo Federman disse...

Lincoln, pois é. Hoje concordo com sua avaliação da partida e do Botafogo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Bom resultado pela posição na tabela e por ter sido “fora de casa”. Pelo que a partida ofereceu, deixamos de sair com os três pontos.
O BOTAFOGO fez um primeiro tempo, no que diz respeito à parte defensiva, perfeito; marcou forte e não deu muitas possibilidades ao ataque adversário; o problema é que o homem encarregado de municiar o ataque, Camilo, mais uma vez esteve muito abaixo do que se espera de um “organizador” e o ataque teve um Neilton meio displicente e o Pimpão atuando melhor como auxiliar de lateral.
No segundo tempo, o adversário se lançou mais ao ataque, fez as costumeiras substituições e os espaços começaram a se oferecer e, como na primeira etapa, o Camilo não deu segmento a uma única jogada e o ataque permaneceu morto; mesmo assim o Pimpão teve a bola do jogo e falhou na hora decisiva.
Sidão- Não teve trabalho e foi bem quando exigido, embora tenha dado uma bobeada em uma tentativa de drible no adversário, nota 6,0;
Alemão- Teve muito trabalho na marcação e me pareceu ter sentido um pouco o jogo. Não comprometeu, nota 5,0;
Carli- Tomou conta da zaga e foi o melhor homem em campo, nota 7,5;
Émerson- Quase prejudica a sua atuação quando deu um passe errado e ofereceu o contra-ataque ao adversário, mas no combate com os adversários foi muito bem, nota 6,5;
Victor Luis- Também teve de trabalhar muito na marcação e pouco apoiou, mas é mais seguro do que o seu companheiro que joga pela lateral direita, nota 6,0;
Lindoso- O jogo discreto de sempre , mas protegeu bem a entrada da área. Poderia se arriscar um pouquinho mais quando de posse da bola, nota 6;0;
B. Silva- Fez uma partida correta e sem as firulas desnecessárias, nota 6,0;
Airton- O mais qualificado do meio campo. Ajuda na marcação e ainda tenta municiar o ataque. Mais uma bela partida, mesmo sobrecarregado. Nota 7,0;
Camilo- Mais uma partida apagada, onde errou tudo o que tentou. E, para piorar, em algumas possibilidades de contra-ataques, se “esconde” nas laterias e assim não se oferece como opção. Não basta somente correr para ajudar na marcação, tem de jogar quando tiver a bola, nota 4,0;
Neilton- Me pareceu meio alheio ao jogo e quase não superou seus marcadores, poderia ter sido substituído mais cedo, nota 5,0;
Pimpão- Melhor ajudando o lateral a marcar do que na sua função de ofício, atacante. Perdeu a bola do jogo. Não pode ser apenas tético. Nota 5,0;

Sassá- Poderia ter entrado mais cedo no jogo e assim ter tempo de, quem sabe, definir o jogo.
D. Barbosa- Substituiu ao cansado Airton no meio campo e logo depois foi para a lateral. Não mostrou muita coisa.
Núñez- Entrou para ajudar na marcação pelo lado esquerdo, também pouco apresentou.

Jair Ventura- Fez a leitura perfeita de como seria o jogo; o problema é que algumas peças não renderam o esperado. A única observação que faço é que demorou a colocar o Sassá no jogo, mas nada que comprometa o seu trabalho, nota 7,0.

Quanto ao rendimento coletivo, dou nota 6,5
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Boa, Márcio. Então alguns pontos, concordo e em outros nem tanto. Mas no final das contas, a média eu vi bem parecido. Ao menos hoje não lamentamos o empate (como foi na última rodada).
Abs e SA!!!

jeremias disse...

Ate a forma de olharem esse BOTAFOGO treinado por JV e diferente sabem que o time não tem estrela e nem medalhão ai que ta o diferencial pode ate ser CAMILO não ta conseguindo jogar mais oq o cara corre e marca não e brincadeira agora a chapecoense na arena BOTAFOGO vitoria certa e não esquecer to aki torcendo por 3 acima da tabela e torcendo contra 3 abaixo da tabela

Anônimo disse...

Partida bem jogada. Com seriedade e maturidade. Incrível como o Jair tem o time sob controle. Pena termos ficado tanto tempo com o merda do RG. Certamente, estaríamos com tranquilidade entre os 4 com folga. Enfim, um fim de semana sem gosto amargo, muito ao contrário.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Jeremias, eu ainda prefiro um camisa 10 que corra e marque menos, mas que faça 30% do que o Diego fez hoje como autêntico camisa 10. O Camilo, repito, no máximo um camisa 8.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pai, hoje eu gostei sim.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Rodrigo.
Toda análise é influenciada pelo que cada pessoa acredita ser melhor no futebol e por isso não existe verdade absoluta.
Para te dar um exemplo, eu penso que o melhor para o BOTAFOGO seria escalar alguém para ajudar ao Camilo na armação. Entretanto, para o jogo de hoje, mesmo não gostando, entendo ter sido a melhor escalação possível.
Há sempre uma distância entre o que desejamos e o que é possível fazer.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, penso o mesmo sobre o Camilo e também reconheço que a escalação inicial de hoje foi, de fato, a melhor.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mais uma observação.
Pelo que foi o jogo, apenas tive preocupação por causa da chamada bola vadia; principalmente depois do gol perdido pelo Pimpão.
Fora isso, o time deles não tem jogador para pôr a bola embaixo do braço e ganhar o jogo.

E, como sempre acontece quando o Time joga com dedicação, a galera deu o seu RECADO.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu até achei que o Diego chamou o jogo no time deles. Mas os nossos jogadores não se deixaram intimidar.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Tbm fiquei satisfeito com o time hoje.... aí se o botafogup tivesse ao menos dois jogadores de um " bom nível", aí se o Jair tivesse assumido antes...

San

Luís Felipe

Rodrigo Federman disse...

É, Luis. Mas vamos torcer para que anos que vem apareçam essas peças que sentimos falta.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, talvez não tenha me expressado bem. Ele é muito bom jogador, mas não o coloco na categoria de craque; aquele que o torcedor sabe que pode decidir a qualquer momento.
E isso não tira de maneira alguma o mérito do sistema defensivo do BOTAFOGO que não deu chances a ele e nem ao centroavante que também de craque não tem nada.
SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Não vi o 1º tempo, mas gostei do que vi no 2º: time bem montado na defesa e saindo bem para o ataque e com muita garra. Uma pena os dois gols perdidos pelo Pimpão, principalmente o do finalzinho, mas o resultado acabou sendo justo. Uma pena o Carli não ter sido titular antes, provavelmente teríamos avançado na copa do brasil e não perderíamos alguns pontos bobos, pois o Carli foi um achado, é zagueiro muito bom. Agora é pensar no próximo jogo, pois pelos cálculos dos entendidos, com uma vitória e um empate o Fogão tá na LA. Valeu Fogão. Abs e SB!

Levi disse...

Vi somente o segundo tempo, prática que tenho adotado nos últimos jogos.
Houve um lance em que numa saída de bola da nossa área, um bravo defensor botafoguense deu um passe perfeito para um fulano de tal trajado de vermelho e preto...Gelei na hora. Achei que o referido adversário fosse parar somente dentro do nosso gol. Fora isso, gostei da aplicação do time. Carli tem sido o que de melhor vem acontecendo ao Botafogo nos últimos anos. Zagueiraço! Aírton é outro que tem merecido todos os louvores. E o tal Bruno Silva? Quando quer, joga bem, muito bem, diga-se de passagem.
Alguém aí se lembra quando o Cruzeiro fez uma proposta para o Ricardo Gomes? Pois é, deveria ter ido já naquela época. Tivesse ido, acho que estaríamos em segundo, no mínimo. Sim, gosto do trabalho do Jair Ventura, mas continuo achando que falou besteira na hora errada, lá na tal entrevista em que disse não ser obrigatória a classificaçao para a Libertadores.
Enfim, sigamos...
Pimpão, Pimpão!! Como assim, Pimpão?!?

Enéias Teles Borges disse...

Incrível como um time bem armado complica o adversário. Claro que um matador é fundamental. Era para trazer 3 pontos. Mesmo assim estou muito feliz hoje.

Rodrigo Federman disse...

Ah sim, Márcio. Nisso eu concordo.

Isso aí, Sérgio. O Carli foi um achado. Um senhor zagueiro. E tipicamente com raça argentina.

Hahahaha. Isso aí, Levi. Fecho contigo.

Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Bom resultado. Como já disse , o Corinthians vai derrapando . Amanhã , o Furacão também ficará mais distante . A LA será certa vencendo Chapecoense e Ponte .

Marcio disse...

E ninguém falou que o Jorge poderia ter sido expulso naquele lance com o Airton e o Émerson no lance com o Carli.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Enéias.

Amém, Celso.

Teve isso ainda, Márcio.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Que o Jair dê uma atenção especial ao ataque, pois hoje perdemos um gol claro e frente ao Coritiba, segundo os relatos, algumas oportunidades também foram perdidas, embora digam também que o goleiro foi muito bem no jogo.
Não podemos passar em branco no próximo jogo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, e na próxima rodada não terá o Sassá ainda.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, depois do brasileiro sub 20, poderiam ter dado uma preparada no Gorne e agora começarem a levá-lo para os jogos. Em uma emergência, pode ser que decida, pois depender do Tanque...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, que já o utilizem desde o início do estadual então.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Rodrigo.
Ainda mais que tem a Libertadores com duas eliminatórias; o planejamento tem de estar na ponta da agulha.
SA!!!

Sergio disse...

Como vi grandes jogadores perderem gols "feitos", inclusive o gênio Pelé, e sem goleiro, então não posso condenar o Pimpão, inclusive porque
mesmo mal se entrega o jogo todo. É tem mais, do sofa ou da arquibancada é mole. Abs e SB!

Anônimo disse...

Hoje gostei mais do Alemão que do Victor Luis

Anônimo disse...

Pimpão tem crédito. Nos deu 3 pontos contra o Vitória, 3 contra o Santa Cruz, ajudou contra o Figueirense quando cruzou pro Bruno Silva fazer o gol sem falar no gol contra o Galo. Acho que o Pimpão vem fazendo boa reta final de campeonato!

Rodrigo Federman disse...

Certeza, Márcio.

Verdade, Sérgio.

Eu também, Anônimo 1.

Melhorou muito mesmo, Anônimo 2.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,até os meus 50 anos,os únicos grandes craques nossos que nunca xinguei em campo foram NILTON SANTOS,GERSON e ZAGALO,pois sempre se empenhavam e faziam jus ao salário.Os demais,cansei de ir ao vestiário e você sabe da história que quase apanhei do DIDI e do MANÉ.Quando eles não queriam correr,chegava a irritar os mais pacientes torcedores.
Também quando queriam jogar,ninguém os segurava.
Lembro esses fatos,porque acho injustiça algumas criticas ferrenhas a alguns jogadores titulares e imediatos atuais,pois são apenas razoáveis e não chupam sangue em campo,muito pelo contrário,correm o tempo todo e erram por serem justamente jogadores medianos.
Mesmo assim,com esse grupo que alguns achavam que cairia e agora querem se justificar que foram contratações,etc,não vi nenhum dos times badalados e tidos como muito melhores nos darem calor.O time do lixo só tem,a meu ver,um jogador que seria titular no nosso,é o DIEGO,que embora não seja craque,para o nível atual está acima da média.
Não se trata de ACHISMO do JOTA,mas a realidade,e contra fatos concretos não há argumentos,pois esses apenas razoáveis estão fazendo uma boa campanha no segundo turno.
Infelizmente,a mídia ame$$$trada age dessa forma,sempre enaltecendo a quem interessa e desconstruindo e desmerecendo a quem não interessa.O pior é que tem torcedor que acredita e repete muitas baboseiras.As vezes,tento assistir a essas "mesas" sobre futebol,onde quase sempre colocam uma GOSTOSA para dar palpites e a maioria só fala idiotices.Felizmente alguns escapam da mediocridade.
Quando falam do BOTAFOGO,parece que estão em outro mundo,dão mil explicações para a arrancada,mas o crucial,o mais importante e fundamental nunca ouvi ninguém dizer,e sempre falamos aqui:"teimosia do RG em escalar RF,FERNANDES e GEGÊ e do JV,que também insistiu,mas tomou uma dose de SIMANCOL e nunca mais escalou esses pernas de pau".
Pena o PIMPÃO ter perdido 3 gols feitos,particularmente no final,pois aí o CHEIRINHO DE MERDA estaria mais forte ainda,rsrsrsrs.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Entendo, Jota. Mas também não vejo assim esse ponto de só o Diego ser titular no nosso time. Enfim, são gostos. Algo bastante pessoal.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,respeito e entendo o fato de você não concordar.
Eu vejo sempre a realidade do mercado,é o meu trabalho.Por isso analiso futebol dessa forma,diferente da maioria das pessoas.
Não vejo ninguém melhor do que os nossos,a não ser o citado,pelo menos os resultados não provam nada diferente.
Enfim,como o amigo diz,gosto são gostos e eu acrescento que cada um vê o mesmo fato de formas diferentes.Ninguém é dono da verdade,isso é incontestável.
Um bom domingo.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Jota.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Concordo com o Jota quanto aos jogadores dos mulambos, só gostaria do Diego, que também não é essa cocada toda, mas para o baixo nível atual estaria de bom tamanho. A defesa deles é muito ruim.
Veja bem, a mulambada quando começou a pegar times mais cascudinhos começou a decair, se deu bem no começo porque pegou a fina flor das barangas. Aliás, eu escrevi isso tempos atrás: quando começar a pegar times mais tradicionais o flamengo vai se dar mal. Ontem o Botafogo não ganhou por infelicidade.
O mais interessante é que em agosto fazíamos uma previsão de que em novembro estaríamos rebaixados, e agora estamos quase a LA: o futebol é fascinante, e quem morre de véspera é peru. Abs e SB!

Anônimo disse...

O Jovem e bom zagueiro Emerson tem um problema que precisa ser corregido. Não é a primeira vez que em situações com um espasso vazio a sua frente, como ontem, tinha uns 10 metros e o jogador adversário Sheik, lhe entregou uma bola de bandeija que quase nos custou um gol. Ja o vi fazer este mesmo lance algumas vezes.
Neilton faz jogos como ontem com uma displicencia de dar raiva. Ele se acha com a capacidade de passar por todo mundo sem o menor esforço. Cabecinha que precisa ser trabalhada.

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, por essas e outras que futebol é o melhor esporte do mundo. Rs

Anônimo, ontem o Neilton estava se achando a última Coca Cola no deserto mesmo.

Abs e SA!!!

fabio lucas disse...

Da outra vez(coritiba) quem errou o gol foi o vinicius tanque dessa vez o R.Pimpao com os favelados(flamengo) o Jair Ventura tem que ensinar a chutar no gol, mesmo que o goleiro defenda ha mais possibilidade de fazer o gol em vez de isolar a bola. Emerson shakira era para ter sido expulso no lance com o carli, talvez uma compesaçao do juiz com o fla.

Rodrigo Federman disse...

Fabio, não é questão de ensinar. É treino, muito treino.
Abs e SA!!!