08/11/16

De novo, a meritocracia




Uma pitada de polêmica para um bom debate entre os amigos daqui do CB...

Falarei um pouco sobre a função de homem de criação do meio de campo botafoguense, ok?

Uma das palavras mais utilizadas - e sempre lembrada - pelo técnico Jair Ventura é a "meritocracia". Com ela ele justifica suas escolhas e convicções. Quase sempre com sucesso.

Mas aí eu quero voltar à essa questão, agora falando sobre o atual camisa 10 do time: Camilo.

Inegavelmente, um dos principais responsáveis pela melhora da equipe. Quanto a isso, não há discussão. Só que, depois dos primeiros grandes jogos, foi caindo de rendimento. Ao ponto de, em minha opinião, ser o pior do time (ou um dos piores) nas últimas várias rodadas. Me arrisco a dizer que há pelo menos dez jogos o Camilo não tem colaborado e, muitas vezes, até comprometido o rendimento da equipe. Sobre ele, mantenho a opinião de que pode ser um bom "camisa 8", mas jamais um "10" de clube grande. Não tem bola para isso.

Como o Yaca Núñez também não tem.

Aliás, já digo que o argentino não me agrada e se dependesse de mim, estaria na barca dos dispensados ao final da temporada. Só que, também é inegável que nas últimas vezes em que foi chamado pelo Jair Ventura, até que entrou razoavelmente bem. Para falar a verdade, me surpreendeu pela dinâmica e disposição que eu não tinha visto até recentemente. Entretanto, nada que empolgue, deixo bem claro.

Só que, se o Yaca tem entrado jogando um futebol nota "5" e o Camilo tem disputado partidas nota "4", a tal da meritocracia não deveria ser aplicada também? 

Para mim, nenhum dos dois é armador, cerebral. Mas se o titular está mal e não consegue render, alguma coisa precisa ser feita, né? Se as opções são poucas no elenco, ao menos devem ser tentadas. Ou estarei sendo exagerado?

Se não o Yaca, o Leandro ou até mesmo o Lindoso adiantado, sei lá... só não dá para o Camilo ser titular absoluto sem estar justificando dentro das quatro linhas.

O que os amigos pensam a respeito desse assunto?

Obs: Entendo também que por estarmos na reta final do campeonato, seja absolutamente normal manter o time nessas rodadas que faltam (caso esse seja o pensamento do Jair).


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

58 comentários:

Anônimo disse...

Eu não mudaria exatamente pela observação. Quando entrou, nas poucas vezes, o Jacaré também não mostrou coisa alguma. Teve chances e não aproveitou. Além de achar que o Camilo pode surpreender mais que ele. Um chute, uma jogada etc.
jacob

Enéias Teles Borges disse...

Eu manteria Camilo. Sem dúvida. Claro que taticamente ele não está mal. Está ruim tecnicamente.

Rodrigo Federman disse...

Pai, as chances do Yaca também foram menores, nem sempre nessa função, com o time não encaixado, etc. Também não gosto dele, mas não podemos ser reféns eternos de Camilo.

Enéias, acho que ele está mal como um todo.

Abs e SA!!!

higor disse...

O Camilo proporcionou 3 contra-ataques pros mulambos no último jogo que poderiam ter se transformado em gol. Eu só não sacaria do time por conta da sua observação no final do post. Só por isso.

Sempre achei o Camilo um jogador normal que tem bons lampejos. Para o ano que vem algo precisa ser feito, principalmente por conta da anemia do ataque, que tem feito poucos gols.

Rodrigo Federman disse...

Exato, Higor. Ele está comprometendo o desempenho do time. Principalmente o ofensivo. Entendo perfeitamente uma não mudança só por conta da "observação" mesmo. Em caso contrário, já deveria ter saído.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

http://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/audax-topa-liberar-sidao-para-renovar-falta-discutir-tempo-de-contrato-e-reajuste/

Rodrigo Federman disse...

Ok, Anônimo...
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

http://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/botafogo-tera-de-desembolsar-r-800-mil-para-assegurar-permanencia-de-alemao/

Bom lateral, mas apenas reserva do Luis Ricardo. Não entendo muito de valores... 800 mil por 60% dos direitos é um bom negócio? Gostei da sua partida contra o Flalixo.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, eu não gostei muito. Enfim, se possivel, vamos tentar nos concentrar nos temas propostos aqui para discussão, senão desvirtua total.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

http://espn.uol.com.br/noticia/645324_botafogo-inicia-conversas-por-renovacao-de-jair-ventura-para-a-proxima-temporada


Vai ser o Ferguson alvinegro.
Vamos valorizar o nosso técnico que merece muito. Salário do Ricardo Gomes pra ele!!!
O Jair é joia da casa e deve ser mantido no clube haja o que houver, ele tem o time na mão e acho que ele só tem a evoluir.
O Botafogo tem que fazer um trabalho diferenciado e a longo prazo para levar o clube a grandes conquistas.
No caso de vitória contra a Chapecoense, do jeito que as coisas estão acontecendo, o Botafogo já pode garantir a vaga na pré Libertadores, então o trabalho deve começar com a avaliação e o aproveitamento dos jogadores que vem da base, a manutenção dentro do possível da maioria dos jogadores titulares da campanha atual e contratações precisas que possam dar a consistência necessária ao time para a disputa da Libertadores, principalmente meias e atacantes, e ter sempre a mentalidade de vencer, pois o que interessa são os títulos.
Com um bom planejamento, o Botafogo pode apostar alto e transformar em realidade o que há muitos anos tem sido um sonho para os torcedores.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Anônimo...
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Meio campo para o botafogo ano que vem yaca,camilo,leandrinho,precisa contratar-1,precisa contratar-2 entre os meias seria 1 titular e 1 outro para brigar por posiçao lista extensa no caso o mais importante e sempre o titular logico seijas,damian diaz,cristian rodriguez,edwin cardona,yimmi chara; brigar por posiçao joao paulo,osman,magno cruz, alex(elber,alisson),fellype gabriel(renato caja) este 2 ultimos se aceitarem diminuir $$ seus ganhos.

Rodrigo Federman disse...

Fabio, esses três para Libertadores é pouco. Nenhum deles tem bola para ser titular.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Por isso Rodrigo, citei alguns que o botafogo poderia trazer tem tambem edgar benitez,edson puch,michael arroyo,juan quintero,giovanni moreno outro bom para o lugar do neilton e o fidel martinez. Fica evidente que precisamos de 1 camisa 10 camilo e bom jogador mas nesse momento esta mal pode melhorar pode sim, so que nao serve para ser nosso meio campista camisa 10 titular.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Fábio...só que de nada adianta ficar especulando mil nomes. Até porque uns são caros, outros não serão negociados, outros também são fracos, etc.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,sobre o YACA já falei anteriormente que eu ficaria com ele.Vejo muitos falando que tem que contratar e eu pergunto quem bom de bola está disponível? Como contratar 3 ou 4 jogadores para serem titulares ? Calma meus amigos,muita calma nessa hora.Para arriscar com essas "OFERTAS" de empresários eu deixaria ele para compor o grupo.
Ontem contei o caso de um jogador que acabou sendo vendido e não tinha mais condições de jogar profissionalmente.E tem gente desavisada,que fala em jogadores que estão contundidos há anos e querem que o clube contrate.Darei só um exemplo,por onde anda o FELIPE GABRYEL que muitos querem ? Pesquisem e terão a resposta.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, eu ainda acho o Yaca fraco e não renovaria. Entretanto, quando entra atualmente, tem sido bem mais participativo que o Camilo, que nunca sai do time.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Acho que isso é mais do que meritocracia. É falta de opção, pura e simplesmente. Yaca pode ter mostrado vontade em alguns jogos faltando alguns minutos. Mas qual foi o grande jogo que o mesmo fez? Ou a grande participação em lances importantes? Não consigo lembrar de nenhum. Quanto ao leandrinho, é nítida a falta de foco. Garoto novo que deveria entrar com sangue nos olhos. Devia entrar querendo mostrar serviço mas o que percebe-se é a acomodação dele. Está acomodado com o pouco que faz. Único que poderia ao meu ver mostrar algo mas dificilmente tem chance é o Salgueiro. Mas o rendimento pifio nos primeiros jogos tirou a confiança de todos. Abraços

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, cabe ao técnico pensar. O que não pode é deixar um cara que não está jogando nada sendo intocável.
Abs e SA!!!

Pedro Chiling disse...

Perfeito o comentário do anonimo sobre o Jair Ventura. "Ferguson alvinegro" foi demais rsrsr

Unknown disse...

- Eu queria entender o que aconteceu com o Salgueiro tem mais bola que o Camilo ou no mínimo é igual, reparei que teve um jogo que ele entrou e estava com uma má vontade visível, tem algum problema entre ele e a comissão técnica.
- Agora sinceramente por mais boa vontade que eu tenha com o Yaca , pelo amor de deus é horrível, não cria nada de perigo se enrola com quase todas as bolas que recebe.
- O Leandrinho também vinha muito bem foi o melhor jogador no jogo contra o curintias no primeiro turno, se contundiu e sumiu, parece que gosta de uma noitada.
- O Camilo quando chegou ao Botafogo começou dano umas arrancadas pelo lado direito que gerou alguns gols, contra Inter, framengo, etc, depois foi caindo, caindo, não consegue a uns quatro jogos dar sequência a uma jogada, só está vivendo da sua bola parada, que é muito boa.

Pedro Chiling disse...

O Camilo não é craque, sempre soubemos... mas não o barraria. É um jogador que pode fazer um gol de falta, pode tirar um coelho da cartola, e principalmente, por não termos opção melhor. Nessa reta final tirar um cara que tá entrosado e que sabemos que pode render(apesar de realmente não estar rendendo) pra colocar alguém que nunca rendeu, não acho uma boa.
É aquela história : estamos cobrando o Camilo porque já vimos que ele pode jogar melhor, pode render mais. Já as outras opções...

Rodrigo Federman disse...

Pedro, eu juro que não cobro ou espero muito mais do Camilo, porque diferente da maioria, eu sempre vi aquele bom início dele (com direito a golaços) como um "espasmo" (sorte nossa que ele teve naquele período). Acho que o futebol atual do Camilo é o que ele tem a oferecer mesmo. Sem muita surpresa a mais.

Hildebrando, mas nem a bola parada dele tem sido efetivo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

De fato o Camilo não está rendendo e nem será o tal camisa dez; ser o dez não faz parte do seu DNA.
Uma possibilidade que pode ser pensada, sem alterar muito a estrutura do Time e assim possibilitar uma tranquilidade maior ao Camilo, seria adiantar o posicionamento do Airton, já que ele é quem mais tem armado o jogo.
Do modo que o Airton tem jogado bem, não duvido que com menos obrigações defensivas o seu futebol ainda possa crescer um bom percentual.

Quanto ao Núnñez, também não vi um futebol que o credencia a permanecer; entretanto, não posso deixar de observar que entra sempre aos finais dos jogos e até de lateral esquerdo já jogou, embora, segundo informações, ele iniciou a carreira jogando de lateral. E, ao longe, me parece que ele está se dedicando e fazendo tudo para permanecer, pois não são todos os jogadores que têm esse espírito de colaboração.

Em resumo, o elenco do BOTAFOGO não tem jogador que possa se sustentar na titularidade sem apresentar um bom futebol; e com cinco minutos em campo ou fora de posição, não há jogador que consiga mostrar alguma coisa.
Hoje não há mais desculpas para o baixo rendimento do Camilo, embora não possamos negar a sua importância. Aliás, o V. Tanque já foi mais testado pelo Jair Ventura do que Núñez, por
exemplo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É isso mesmo, Marcio. O seu resumo (no último parágrafo) foi perfeito e vai total de encontro ao que penso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, dar uma melhor oportunidade ao Núñez ou outro jogador, não significa que alguém será barrado.
Repito que o Núñez não me convenceu, mas se ele tem colaborado, não custa receber a oportunidade de provar que pode permanecer.
Para terminar, como disse anteriormente, há informações que dão conta do seu inicio como lateral esquerdo; o Victor Luis deve retornar ao Palmeiras, o D. Barbosa tem a sua permanência indefinida... Quem sabe ele possa ser uma solução inicial para a lateral?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Minha ideia e impressão são as mesmas.
Abs e SA!!!

fabio lucas disse...

Com jogador improvisado nao ganharemos libertadores.

Rodrigo Federman disse...

Fabio, e nem com qualquer reforço ou muitos dos atuais jogadores.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,só para encerrar o dia morrendo de rir,após ler e ouvir algumas "novidades".
Acabo de saber o seguinte: "BOTAFOGO terá dificuldades em renovar com JV,pois há interesses de vários clubes do Brasil e (pasme o amigo)do exterior.Corinthians,internacional e fluminense deverão fazer propostas para ter o técnico revelação do futebol brasileiro em 2017."
Ou o JV resolveu "adotar" algum brilhante empresário ou.....cala-te boca.
Várias vezes alertei como funciona as "internas" de um clube de futebol.Rola muita grana e é uma baita "fonte" para ganhar dinheiro,muito dinheiro,os torcedores apaixonados quase nunca sabem a realidade.Espero que o CEP,um empresário respeitado no meio,saiba administrar essas,digamos "jogadas maneiras".Só rindo muito.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, não duvido de nada nesse mundo sujo do futebol.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

http://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/aproveitado-por-jair-ventura-yaca-nunez-deve-receber-proposta-para-renovar/
Lizio, Geovane Maranhão e o uruguaio Salgueiro ate ai tudo bem mais esses 4: Hélton Leite, Diego, Diérson, e Gegê poderia servir de moeda de troca ate ser emprestado para um futuro se evoluirem voltar de menos o gege. Alem disso sera que nao seria melhor esperar o final dos estaduais para poder contratar o substituto do neilton dentre outras posiçoes.

Orlando Sabiá disse...

Primeiramente o Yaca. Com a visão da meritocracia de Jair o "coringa" Yaca deve renovar, veja bem, não estou defendendo mas, no jogo contra o Santa Cruz, Jair chamou o gege e perguntou se ele faria a lateral esquerda pra ele, gege negou, yaca topou e ganhou mais pontos com Jair.
Não gosto desses "coringas", quebra galhos, mas mostra que o técnico tem o elenco na mão e pode diversificar. Yaca pode evoluir, pois, ainda está se adaptando, creio que se ficar vai apresentar um futebol melhor, foi por duas vezes um dos melhores do campeonato argentino.
Não da pra gente ficar esperando que ele seja um "novo" Rafael marques, mas a marca do time esse ano qual foi?? A raça e disposição mesmo limitado. Prefiro um yaca(com salario baixo é claro) que se arrisca, mostra garra e pode evoluir do que um gege que entra morto e não dá pra contar com ele.

Quanto ao Camilo, está jogando em posição errada. Na minha visão ele é um jogador de técnica mas de pouca explosão e leitura de jogo, creio que, se jogasse um pouquinho a frente dos volantes(como vc diz Rodrigo, como um "8"), e um armador a sua frente com certeza cresceria de produção. Camilo é o jogador que fornece o camisa 10 que é aquele que tem a capacidade de concluir a jogada finalizando ou servindo os atacantes.
Ele fazia essa função na chapecoense, vindo do banco de reservas, entrava fresco e jogava atras do Tiago Luís que era o "10".

Falta a leitura de jogo que o "10" tem para escapar da marcação, cair para os lados, observar falha de cobertura em algum setor do campo. Jogando mais recuado Camilo terá mais espaço, pois tem qualidades, como passe, controle de bola e um ótimo chute.

VinnyMarques disse...

Não deve haver mudança no time. Só por desfalques. O Camilo está mal, mas pra ele sair, após aqueles gols, acho que não... Se pelo menos o Lindoso participasse do jogo, acho que ele teria com quem dialogar... Mas não acerta mais nenhuma falta, nem dá passe final pra gol. Erra e dá contra ataques... Complicado...

Marcio disse...

Esse negócio de improvisação é relativa, pois uma coisa é fazê-la em uma emergência tendo alguém da função à disposição; assim eu sou contra. Outra é alterar um posicionamento para aproveitar a melhor característica de um jogador e fazer um trabalho específico antes de colocar em prática.
Sem comparar capacidade técnica, o Pirlo jogava de segundo atacante e o Carlo Ancelotti, seu técnico no Milan, vislumbrou que ele poderia ser recuado para o meio campo, como armador, e como o próprio jogado diz, sua carreira mudou.
O próprio Cafu no seu inicio no São Paulo, jogava como atacante e foi recuando até se firmar na lateral direita. E o Cafú foi apenas um jogador voluntarioso.
Repito que nada impede, caso o técnico veja possibilidade e o jogador aceite, que haja mudança no posicionamento e trabalhem para isso.

Vale a leitura sobre o que diz o Pirlo da época em que trabalhou com o Ancelotti no Milan.
http://trivela.uol.com.br/o-pirlo-como-conhecemos-existe-por-causa-de-ancelotti-segundo-o-proprio-jogador/
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fabio, precisamos do time de 17 definido o quanto antes.

Orlando, eu não espero muita evolução do Yaca não. Quanto ao Camilo, exato: Um camisa 8 e nada mais.

Vinny, e esperar algo dinâmico do Lindoso...melhor ficar sentado. Hahaha

Boa, Márcio.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Adiantar o Airton? Quantos gols tem o Airton? E assistências? Até o Lindoso e o Bruno Silva tem seus golzinhos, até o Dierson fez gol. E o Airton??
Francamente, é cada uma...

Anônimo disse...

https://esportes.terra.com.br/lance/imprensa-argentina-coloca-atacante-do-estudiantes-na-mira-do-botafogo,f93e01d2ec3b5f432595fdc1bd13058a07df482w.html

Fabio Lucas disse...

Entao para o lugar do neilton o wellington silva do fluminense seria uma boa pedida...

Rodrigo Federman disse...

Fabio, não adianta ficar falando em nomes a rodo...quiçá de jogadores que dificilmente poderão vir ou ser liberados dos seus clubes.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Impressiona como um indivíduo perde tempo criticando a opinião de terceiros sem apresentar alternativa alguma.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, não se assuste, sempre tem desses.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, acho uma alternativa válida sim.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Na boa, o cara não tem o menor cocoete, nunca jogou com esse posicionamento na vida, não é bom finalizador, não tem características sequer próximas. Opção melhor preparar o Leandrinho, conversar pra ter mais intensidade, convence-lo a se preparar melhor pra colaborar. Deixar o Diogo Barbosa flutuando atrás dos atacantes. Adiantar o Lindoso que já jogou assim. Até ressuscitar o Salgueiro. Menos colocar o Airton no papel de camisa 10, deixa ele ali na dele que tá fazendo exatamente o que se espera dele.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, não sei...eu nunca havia falado do Yaca até ser contratado. E aposto que nenhum botafoguense também não. Rs
Abs e SA!!!

Primer Deabril disse...

Botafogo fecha com Dankler !!

Anônimo disse...

Yaca é voluntarioso mas não o manteria pra 2017 a não ser que ele jogue o que não jogou nessas 4 últimas partidas. Se não, obrigado e até nunca mais.

Rodrigo Federman disse...

Haha, Primer...

Eu também não, Anônimo.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Eu tenho tido a boa impressão de que o trabalho tático tem sido mais eficiente do que o elenco individualmente. Vejamos pela melhoria brutal do esquema defensivo. Sai L. Ricardo e entra Alemão. Saí Diogo Barbosa e entra Victor Luiz. Sai BS e entra Dudu Cearense, que sai e entra R. Lindoso. Sai Neilton entra Sassá e sai Sassá e entra Pimpão...Enfim, o trabalho tático tem falado mais alto e nesse sentido o Camilo tem sua importância, tal como o Yaca. O time como um todo tem alterado algumas peças mas tem mantido a coerência tática. Com exceção do Carli, do Airton, do Pimpão (apesar da sua falha no final) e do Sidão, os demais são operadores de máquinas e o grande engenheiro tem sido o JV, que montou uma equipe, um time. Muito tem se falado em reforços e concordo com o Jota, tá difícil encontrar nomes no mercado. Quem? Eu investiria na base e tentaria manter o elenco (o que já será pedreira).

Rodrigo Federman disse...

Paulo, manter o elenco ok...desde que, muitos dos atuais titulares sejam apenas peças do banco.
Abs e SA!!!

Silva disse...

Camilo agora é vigiado sempre por dois adversários,sabem que é o único lúcido do meio.No esquema com três volantes fica sacrificado.Concordo que pro ano que vem deveria ser o oito,aquele que vem de tràs com a bola dominada.Em várias partidas está dando o primeiro combate aos zagueiros na saída de bola adversária,aí não dá.Mesmo concordando que está mal a vários jogos não tem substituto,é titular tranquilamente.

Rodrigo Federman disse...

Silva, antes diziam que era questão física. Eu acho que Camilo nunca foi o que boa parte da torcida vibrava.
Abs e SA!!!

Silva disse...

O problema é que a torcida do Botafogo é muito carente,com três bons jogos a galera já se empolga e acha que é o Messi.É claro que Camilo não é isso tudo,senão não estaria solto por aí,mas também está longe de ser um cabeçudo.Ninguém faz os gols que fez(Inter na estréia,bicicleta contra o Grêmio e de prima contra o Cruzeiro,só para citar os mais bonitos)sem ter uma qualidade técnica.É um bom jogador que deve nos ajudar muito no ano que vem,mas com certeza não pode carregar nos ombros o peso de ser a estrela da companhia.

Rodrigo Federman disse...

Silva, na verdade nem é ele que não pode carregar o peso de ser estrela da companhia. É a companhia que não deve dar esse fardo à ele.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Poise Rodrigo, mas espero que a torcida abrace o camilo por que tem qualidade e pode ficar mais tempo no botafogo do que o Lucio Flavio por exemplo temos que ver que nao acontece isso so com ele ou com agente. No gremio tem o douglas(idolo la) nem sempre apresenta 1 bom futebol, no inter tem o alex que mesmo caso do douglas, no lider o cleiton xavier que ate outro dia era banco porque tambem estava muito mal temos e que abraçar nosso meio campo que ele seja titular ou reserva tem bola e agente sabe disso.
Pra mim yaca poderia ser testado no meio campo,"Oferecido, Carlos Auzqui não agradou, mas novos gringos podem pintar" quer 1 atacante para ser titular e agente campeao da libertadores tragam daryo moreno ou adrian ramos se torcessem 1 desses e concordaria ate dispensar o canales que tem muita experiencia em liberta.

Rodrigo Federman disse...

Fabio, acho que não deve ter essa de "abraçar" ninguém. Devem ser elogiados e criticados sempre que jogarem bem ou mal. São pagos para isso. Abraço e proteção eu dou à minha família e amigos.
Abs e SA!!!

Renan SP disse...

Rodrigo , como já citei , o camilo tem me dado nos nervos , então não acho nenhum absurdo se ele for sacado do time . eu testaria o yaca por ali , talvez até o Leandrinho. pra mim o importante é o rendimento do setor de criação melhorar, por que do jeito que está ...

um abraço

Rodrigo Federman disse...

É, Renan...ele tem me irritado bastante também.
Abs e SA!!!