29/12/16

O perigo dos números





Notícia retirada do site Globoesporte (na última terça-feira):

"Com aval de Jair, Botafogo inicia conversas por colombiano Caicedo.

Conhecido como 'Pantera', atacante, 27 anos, está no Independiente de Medellín e foi artilheiro do Campeonato Colombiano no ano passado, com 19 gols".

Alguém conhece?

O único Caicedo que conheço é o equatoriano Felipe.

Apesar de ter sido artilheiro do futebol colombiano, vi as estatísticas do atacante...
...a média de gols no seu último clube foi de 0,25 por partida. Ou seja, um gol a cada quatro jogos.

Não estou criticando, mas é o que sempre digo: O tal de aval (de treinador ou departamento de futebol) baseado em números dos últimos 8 ou 10 meses são sempre perigosos. Até porque, eu aposto que ninguém do Botafogo viu o Caicedo atuando in loco.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

41 comentários:

Fábio Lucas disse...

Se eu pudesse e fosse dirigente traria o Gustavo bou(tevez) e o lucca(nilmar) fechava o time com um contrato logo para receber um bom dinheiro quando vendesse-os.

Rodrigo Federman disse...

Fabio, com que dinheiro? E revender jogador que já tem 30 e poucos anos? Sejamos realistas.
Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Prefiro o Riascos ou o Angel Romero do que cai mais cedo, sonhamos com atacante bom e iremos acorda com claYson o chorão da ponte preta só que faltava.

Anônimo disse...

Lucca? Tá de sacanagem? Só o Palmeiras colocou como MOEDA DE TROCA três atacantes melhores, Rafael Marques, Erik e Barrios.
Graças a Deus você não é dirigente do Botafogo

Anônimo disse...

RODRIGO,não dou qualquer crédito a essas notícias.
Para o bem ou para o mal,espero a palavra oficial do clube,CEP falando ao vivo e a cores ou o JV idem,para não serem "editados" e deturparem o que disseram.
Já comentei que assisti ao JV ao vivo e ele desmentiu várias afirmações que seriam dele.A mídia quer é fofocar para vender.Veja o caso do campo da Portuguesa,que os fofoqueiros de plantão publicaram só o que interessava.Por que não mostraram o documento assinado entre os clubes? Por que não disseram a realidade? Acontece que o "queridinho" da mídia queria aproveitar o que foi feito sem pagar e o CEP mandou eles "chuparem" e foi bem claro dizendo que se não pagassem retiraria tudo.
Fico a cada dia que passa achando que não entendo nada de futebol.Vejo citarem nomes de caras que não jogam nada e são "disputados"por vários clubes do mundo inteiro,rsrsrsrs.
Sem grana,prefiro tentar com a base,a não ser que venham os CAICEDO da vida por 0800 e salários pequenos,com aumento por produtividade.Aí é que mora o perigo,ahahaha.JOTA.


Orlando Sabiá disse...

Eu acho que o Botafogo so vai trazer algum jogador de peso para o ataque se pintar uma oportunidade de mercado, ou seja, se o jogador estiver sem contrato ou puder assinar um pré contrato. Botafogo não tem poder de fogo para tirar jogador de outro time. Um bom nome que esta sem contrato e esperando propostas é do Calleri ex são Paulo, é jovem e rendeu bem, o problema deve ser o alto salario.

Marcio disse...

O que me deixa inconformado é ver a passividade do Departamento de Futebol do CLUBE, além de parecer que tal conduta não será modificada. Só leio comentários que este ou aquele jogador foi oferecido; até o momento, desconheço algum nome que tenha sido garimpado por quem deveria descobrir talentos para o CLUBE.

"Caicedo, que também despertou interesse de outros brasileiros, foi oferecido ao Glorioso e teve seu nome aprovado tanto pelo departamento de análise de desempenho quanto pelo técnico Jair Ventura."

E tem mais:
"Números de Caicedo no Torneio Finalización 2016.

"Na competição, que terminou no último dia 18, o centroavante disputou 19 jogos (17 como titular) e apesar de ter feito apenas três gols mostrou ser ‘completo’: um deles foi com a perna direita, outro com a esquerda e também deixou sua marca de cabeça."

http://www.goal.com/br/news/805/mercado-de-transfer%C3%AAncias/2016/12/27/30914912/com-final-de-temporada-de-gols-completos-fernando-caicedo

Como é tempo de muitas especulações, sempre é melhor esperar. Caso venha, nos resta apenas torcer para que se saia muito bem com a nossa CAMISA.
Agora, não dá para deixar de observar que o citado jogador fez apenas 3 gols em 2016, como diz o Site O Goal.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Anônimo.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fabio, todos iguais e ruins.

Jota, mas são nomes especulados por jornalistas que vivem o dia a dia do clube. Não dá para desconsiderar por completo também. Onde há fumaça, há fogo.

Orlando, muito caro.

Márcio, não deixa de ser preocupante. Números não muito empolgantes.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Juan Fernando Caicedo:
https://es.wikipedia.org/wiki/Juan_Fernando_Caicedo

A questão é toda a de custo x taxa de risco. É assim que banqueiro trabalha e ganham rios de dinheiro. Óbvio que o Botafogo não é um banco, mas analisemos essa questão: qual o custo de mandar uma pessoa verificar além do "scout" (e isso o cara tem) quais as informações "in loco", como foi a passagem deles nos clubes anteriores, qual a informação da crítica desportiva local, como ele é avaliado, quais os pontos fracos e fortes, esses pontos se adequam ao time que vamos montar, etc... Se fizermos esse dever de casa direito o risco diminui muito e o resultado pode ser bem melhor. Gosto dessa diretoria, dessa comissão técnica e do JV e acredito em um trabalho que está dando bons frutos, mas só falta aprimorar um pouco isso para minimizar os riscos e calar um pouco a única crítica que ainda temos a eles todos. Se isso está sendo feito, retiro tudo o que disse acima.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, a grande questão é que parece que a análise ficou apenas nos números, sem ninguém tendo assistido uma partida sequer in loco do referido jogador.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

"VOCÊS CHEGAM A IR VER OS GRINGOS IN LOCO?
Em alguns casos sim, a gente manda o analista para ir ver o jogo. Mas hoje a informação... Esse programa pega as informações das Séries A, B e C do Brasileiro, do Argentino... Às vezes a gente precisa ir muito mais para conversar com as pessoas, depende se tem acesso ao clube, mas só para ver o jogo em si não tem muita necessidade."

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/12/amador-com-orgulho-diretor-do-bota-destrincha-reestruturacao-e-planos.html

Por isso que dos gringos, apenas o Carli mostrou serviço nesse 2016; coincidência ou não, não foi indicado por empresários e sim pelo Conselheiro Rodrigo Farreh, que acompanha o Campeonato Argentino.
Talvez, se tivessem consultado o Conselheiro, o Núñez não tivesse sido contratado. Quem sabe?
Agora, quem é do Departamento de Futebol acompanha quais campeonatos assiduamente?
E olha que fui favorável a vinda do Salgueiro.
Para o BOTAFOGO não basta fazer apenas o que os clubes com melhor poder financeiro fazem, pois a sua margem de erro tem de ser a menor possível, pois a correção custa caro.
Só como exemplo, se o salário do Aquino era de 50 mil reais, o BOTAFOGO gastou 400 mil reais somente com salários. E ainda tem os valores gastos com o Maranhão e outros mais.
Esse valor corresponde a mais da metade do valor que o Audax pediu pelo Sidão.
E não precisava de análise alguma para saber que as chances do Aquino não vingar eram gigantescas.
SA!!!

Kal disse...

Exatamente. CEP respeitou o contrato. Esses dirigentes da Portuguesa vivem em qual mundo? Após eles fecharem a concessão com o Flamídia, alguém em sã consciência acreditaria que o Botafogo daria alguma colher de chá, sabendo que vai favorecer os mulambos??? Francamente, só um idiota pra achar isso.
Se eles tivessem fechado com outro clube ou ficado pra uso exclusivo deles, acredito que CEP poderia ser benevolente. Agora, abrir mão de direitos assegurados em contrato sabendo que vai ajudar a mulambada?? Estão de brincadeira esses dirigentes da Portuguesa se pensaram isso

Anônimo disse...

Tem muito mercado na Europa

PAULO FERNANDO disse...

E isso aí Rodrigo, mas como as palavras que eu disse foram SE ISSO ESTÁ SENDO FEITO e a que você disse foi PARECE, ainda estão com telhado de vidro. Mas entendo também que divulgar que estão mandando um espião antes é meio incoerente.

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Márcio. Por essas e outras que diferente de muitos, eu não classifico o trabalho da diretoria de futebol como bom. Dou uma nota média para o que foi feito até agora.

Paulo, sim, mas duvido que mandem. Rs

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Tem mesmo, Anônimo.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Claro, Kal. E digo mais: Não seria benevolente com nenhum outro. Contrato é contrato.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Desculpe sair um pouco do tema, mas que alguns já postaram sobre isso vai lá minha opinião: é impressionante como uma imprensa vendida publica uma noticia dessa e um bando de gente acredita. Como disse o JOTA o real interesse é que o Flamengo quer receber as benfeitorias e economizar na obra aí a imprensa Flamerda, atendendo aos interesses deles faz isso. Imagina você avaliar uma obra (com fotos) durante a construção das estruturas e dizer que vai ficar assim no final. É isso que estão fazendo: durante a desmontagem estão mostrando os entulhos como se fosse já o final do desmonte. O que está no contrato? O que foi dito pelo representante do Botafogo? Desprezível e nojenta essa matéria!

Rodrigo Federman disse...

Paulo, e o CEP faz bem em manter o que está no contrato.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Caros, se alguem te oferece um salario de 150 mil e diz que vai contratar um jogador totalmente desconhecido.Vc recusa o jogador ou recusa o salaário?

Sds

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, não entendi sua comparação.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Urubu e ectd são inimigos históricos do Botafogo. Ainda bem que o CEP sabe disso, pois se fosse o nefasto era bem capaz de além de deixar as benfeitorias na arena da ilha, e ainda era bem capaz de ainda dar uma graninha pros mulambos.
Sobre o Caicedo, não conheço, mas se Cai"Cedo", não deve ser lá essas coisas. Tirando a piadinha infame, 3 gols em 19 jogos é uma média menor que a do Sassá, e aí amigo, vai ser dose. Não sei como estará o Canales, mas valia a pena se possível investir num atacante de qualidade. O problemna é achar algum. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

De pleno acordo, Sérgio.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Esse negôcio de numero não me preocupa, o Iaca e o Lizio tinham bons nümeros, e olha no que deu, o problema é a adaptação, o campeonato Colombiano, é diferente do campeonato brasileiro, o Loco e o Herrera deram certo, mas já haviam jogado por aqui, não é qualquer estrangeiro que chega aqui, e fica logo adaptado, Carli foi uma excessão, outra coisa, é ridiculo ficarmos analizando a qualidade de jogador por causa de nome, se o Caicedo tiver qualidade e jogar bem, que se lixe qual o nome dele.

Anônimo disse...

RODRIGO e amigos que não se emprenham pelos ouvidos,a partir de 2017 estejamos atentos as "notícias fajutas",partidas de alguns botafoguenses,que dizem amar o clube,mas preferem cargos na diretoria e o ano das próximas eleições se aproxima.
Nessas horas,esses "pilantras" dão munição a "framídia" com o objetivo de enfraquecer o grupo atual e colocar um "tal grupelho"muito melhor,que vem forte com mil promessas de contratar craques,conquistar títulos,etc,etc.Já vimos esse filme algumas vezes e sabemos os resultados catastróficos no final.
Mantenho o pé firme e não mudo de opinião quanto ao que é dito ou publicado,seja elogio ou crítica,enquanto o fato não for constatado publicamente.
Só acredita ou se ilude quem quer,haja vista o que acontece no país atualmente,onde os conchavos são feitos na calada da noite,na maior cara de pau,e nada acontece com os poderosos.JOTA.

Ricardo Rocha disse...

Canales fica,a diretoria quer manter Sassá,contrata Roger. Pela lógica,não precisamos de outro matador. Não seria melhor mais um bom armador?Ou estou errado?
Quanto aos números, amostras, acredito que um pouco de tudo . Números, observações in loco, indicações, tudo com muito bom senso e critério.

Rodrigo Federman disse...

Ivo, ninguém está falando do nome. Mas dos números, já que ninguém o conhece. O que não quer dizer que não possa dar caldo.

Jota, insisto: Não é acreditar ou desacreditar. Apenas comentamos sobre noticias que são ventiladas. Muitas, inventadas. Outras, dependendo do profissional que divulga, certamente têm fundo de verdades. Onde há fumaça sempre há um pouco de fogo.

Concordo contigo, Celso.

Abs e SA!!!

Kal disse...

Recuso os dois. Não contrataria um desconhecido, ainda mais por esse salário.

SA!

Anônimo disse...

Já contrataram, o cobiçado armador/volante João Paulo...

Unknown disse...

Rodrigo, não falo de você, falo de alguns comentários que tenho visto aqui, de alguns participantes, já faz algum tempo, levando mais em consideração o nome do cara, do que suas qualidades.

Anônimo disse...

RODRIGO,o meu alerta não é para o amigo,que é esclarecido e sabe discernir o joio do trigo.Tento mostrar aos que se emprenham pelos ouvidos que não podem e não devem levar a sério os factoides publicados diariamente.É claro que alguns são sérios e não forjam notícias,por isso sempre espero para não ser surpreendido.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Boa, Kal.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, é para empolgar?
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Ivo.

Entendi, Jota!

Abs e SA!!!

jeremias disse...

Eu não gosto do Lópes mais ele saber fazer bem sua função garimpar jogadores está de parabéns mesmo não gostando dele mais a diretoria ta de parabens

Rodrigo Federman disse...

Jeremias, não acho tanto assim.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

É melhor contratar jogadores por características e plano tatico do que apostas q tecnicamente não vão bem . Exemplos carli Bruno silva Camilo victor Luiz foram boas contratações .

Rodrigo Federman disse...

Ok, Anônimo. Mas o Carli não veio por nenhum desses pontos. Foi um chute que deu certo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Foi uma piada

Rodrigo Federman disse...

Ainda bem, Anônimo.
Abs e SA!!!