26/01/17

As minhas desconfianças




Palavras do zagueiro Emerson Silva, após a derrota para o Madureira, na estreia do estadual:

"- Nós vínhamos fazendo um bom jogo, só que não conseguimos o resultado que pensávamos. A derrota serve de aprendizado. É lógico que estamos no início de um trabalho, sabemos que temos um ano com vários jogos. Então temos que aprender com essa derrota. Mas desconfiança, jamais com o grupo, pois o grupo é bom. Mas vamos ter que nos dedicar bastante para voltarmos a vencer".

Ok, era estreia. Ok, pouco tempo de pré-temporada. Ok, embalaremos uma sequência de jogos em breve. Ok, aprender com a derrota (desde que realmente reflitam)...
...mas não tem jeito, eu continuo com algumas desconfianças no grupo.

Insisto: Uma Libertadores com atacantes como os que temos no momento, uma zaga com Renan Fonseca sempre prestigiado, um meio de campo em que Rodrigo Lindoso sempre tem vez... É perfeitamente aceitável quem não sinta tanta firmeza. 

É o meu caso.

E claro, espero queimar a minha língua.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

48 comentários:

Fábio Lucas disse...

Botafogo tem 7 ou 8 jogadores que não presta e tem que contratar 3 que vale alguma coisa o que fazer?
Camilo ontem mostrou que tem futebol e que joga bonito, mas não é salvador da pátria. Isso porque jogamos contra o fraco madureira se fosse atl-mg tomaríamos um outro sacode que fique bem claro aqui Emerson Silva e mediano, Renan Fonseca e ruim e os dois juntos da uma péssima zaga.

Rodrigo Federman disse...

Fabio, nem vi a seleção. Não ligo a mínima, sério.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Emerson Silva é um zagueiro regular,jogar ao lado do Renan Fonseca é dose, o Emerson Santos que o diga, naquela eliminação da Copa do Brasil contra o Cruzeiro.
Renan Fonseca, na várzea aqui em São Paulo, tem no minimo 10 zagueiros melhores do que esse Renan Fonseca.
A sorte do Joel Carli é que não joga com o Renan Fonseca.
Eu tenho um colega aqui na torcida organizada do Botafogo e o mesmo falou que a renovação do Renan Fonseca foi exigência do Ricardo Gomes e renovamos por 02 anos com esse fraco jogador.
Logo Ricardo Gomes, que jogou tão bem como zagueiro,renovar com esse cara, era para ter ido embora, junto com os demais no encerramento da série B.
Renan Fonseca sendo titular contra o Colo Colo, seremos praticamente eliminado no primeiro jogo.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, de fato, o RF é uma piada de péssimo gosto.
Abs e SA!!!

Silva disse...

O problema é qualificar mais o elenco.O time completo,com Carli João Paulo e Camilo melhora bastante tecnicamente,mas os reservas são sofríveis.Pra colocar RF em campo é preferível colocar os meninos da base.Mas agora é hora de apoiar.Quarta feira precisamos da vitória.Todo o projeto Nilton Santos/Sócio Torcedor depende da nossa ida para a fase de grupos da Liberta.

Marcio disse...

Não podemos esquecer que a zaga que jogou ontem treina junta há muito tempo; as falhas cometidas não tem relação alguma com o fato da temporada estar iniciando.
No primeiro gol, toda o sistema defensivo estava desatento e o R. Fonseca simplesmente desistiu de acompanhar o atacante adversário. Se ele fosse até o fim da jogada impediria o gol? Não sei, mas a sua obrigação é não permitir que o atacante finalize sem marcação alguma.
No segundo gol, estava na entrada da área sem saber a quem marcar, totalmente perdido.
E não podemos esquecer que o Victor Luis é um dos remanescente da linha de defesa de 2016, ou seja, 3 dos 4 já estavam no elenco.
É urgente que sejam testados o Marcelo e o Rabello nessa zaga e se possível, contratado um outro zagueiro que possa brigar pela titularidade, pois essa dupla que jogou ontem não dá mostras que poderá melhorar.
SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Como já disse , a derrota faz parte . A equipe do Madureira, com certeza , já vem treinando antes de nós. Afinal , cada jogador faz o jogo da sua vida . Não acho que foi desastre perder , nem avalio por este jogo . Apenas não justifica Renan Fonseca . Todos nós somos imbecís e apenas Jair é o inteligente que vê futebol nele .
Quanto ao jogo no NS , a TV colocava as câmeras em posição para não mostrar o símbolo do Botafogo . Cabe ao marketing encher a pista, atrás dos gols , tudo com algo relacionado ao Glorioso .
Vice do Fla preso . Entendemos agora a lavagem de dinheiro em tantas contratações ...
Rodrigo, em dois blogs onde externei minhas opiniões políticas fui CENSURADO, agradeço sua liberdade de expressão.

Fábio Lucas disse...

Raul Meireles uma vez foi oferecido nome interessante não sei se tem verba para tal... mas seu antigo clube o boavista de Portugal tem 2 zagueiros brasileiros bons quem sabe nome deles é Philipe Sampaio e Lucas tagliapietra poderia trazer para ser testados, uma vez trouxeram o rodrigo denfedi não deu certo péssimo zagueiro só que não é por que ele deu errado que os outros também darão né concorda.

Rodrigo Federman disse...

Silva, muita gente tratando JP como solução. Eu fico um pouco mais ponderado, lembrando que ele ainda é uma aposta, que pode dar muito certo ou não.

De acordo, Márcio.

Celso, mas mesmo que o Madureira te BA voltado das férias ontem, ainda acho imperdoável uma derrota em estadual para esses clubes pequenos.

Fábio, não vejo aonde o RM acrescentaria tanta coisa.

Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Exemplos recente era ferrera que era ruim e o Carli que é excelente,para mim não falta só zagueiro falta um outro João Paulo e um outro R.Pimpão ou então um outro navarro.
Precisamos de renovação de jogadores também para eles intenderem que pertence ao botafogo e que devem jogar sério para colocar o clube no seu patamar.

Marcio disse...

O problema é que se o cara cumpre as etapas do treinamento, jamais se atrasa, tem bom comportamento e é "jogador de grupo", pode jogar rigorosamente nada que mesmo assim terá vaga cativa no elenco.
Não faz muito tempo, ouvi de um comentarista esportivo de que o comportamento do Romário em relação aos treinos, "Treinar prá quê?", não caberia no futebol de hoje. Às favas com esse bom mocismo hipócrita, pois ligando para treino ou não, o cara decidiu muitos jogos, aqui, na Espanha, Copa do Mundo; foi chamado para o último jogo das eliminatórias e arrebentou o Uruguai.
O Grande DIDI e o seu "Treino é Treino e Jogo é Jogo", teria sérios problemas com os ditos "professores"; o próprio Carli quase sobrou do Time por causa disso.
Só esse bom comportamento imposto pelo politicamente correto justifica determinados jogadores terem tantas oportunidades seguidas.
O primeiro requisito para quem pretende entrar em um campo de futebol deveria ser saber jogar futebol; ou alguém, por exemplo, vai barrar o Messi e o Neymar porque estão com problemas com o fisco espanhol?
Não se trata de louvar coisas erradas, mas esse padrão de comportamento extrapola o limite do razoável.
Em tese, é melhor um contrato de um ano com um jogador que gosta de farra e decida jogos importantes e traga títulos, do que um contrato de três anos com um jogador família que não joga rigorosamente nada.
SA!!!


PAULO FERNANDO disse...

Celso Ricardo, de acordo 100%. Não pude ver o jogo por isso me abstive de comentar, mas me chamou a atenção a quantidade de gente creditando ao Renan Fonseca essa derrota. Sinceramente qualquer derrota me incomoda, mas no inicio da temporada parece mais acidente de percurso do time com, infelizmente por culpa também desse fraco jogador. Considerando que o Carli é o cara e que antes do RF temos o Marcelo ou o Igor, faz-se necessário pensar imediatamente nessas opções e o JV tem que pensar em mudança já. Até mesmo se o Carli puder jogar essa opção deve ser definitiva em relação ao seu substituto. Fica fácil entender que os 2 Emersons quando jogam com o RF se perdem tbm, pois ninguém aguenta. Qqer um dos 2 com o Carli jogam muito mais.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Fábio.

Sim, Márcio. Por isso eu gosto dos famosos "bad boys" no futebol. Têm personalidade e na maioria das vezes, resolvem.

Paulo, sim. Ali é o calcanhar de Aquiles do time e do JV.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Repare que quando o Carli joga toda a defesa se acerta, até o Emerson Silva. Não é para menos que foi a entrada dele ano passado que mudou a defesa. RF não dá, os dois gols ontem foram erros da defesa, mas principalmente dele RF: é muito fraco. Uma coisa é certa: se o RF e o Lindoso jogarem contra o Colo-Colo é certo do Botafogo tomar pelo menos um gol.
Outra coisa que não consegui entender ontem foi a substituição do Ayrton e não tirar o Lindoso, sem contar a entrada do VT que é muito ruim.
A única coisa a fazer é torcer e torcer muito, porque se jogar como ontem, sem inspiração, indolente e mal aramdo, bye bye LA. Abs e SB!

Orlando Sabiá disse...

A derrota esta na conta do Jair que não tem peito pra barrar o barbudo e o camisa dez do madureira(lindoso). É incrível, mesmo contra Madureira e cia, Jair não muda a maneira do time jogar, tem que ter variações, a hra de tentar é agora, sempre com três volantes. O pior é que o time não propõem o jogo, fica retrancado la tras e demora a sair porque o único criativo é o Montillo. Com o joao Paulo teoricamente o time ficaria mais criativo, então fazia o teste, com leandrinho no meio, pra simular ao menos o time que vai jogar contra o colo colo.
Espero que o time mude a maneira de jogar contra os pequenos, temos que aprender a propor o jogo, pois contra os outros grandes ele já sabe a receita, jogar fechado e no contra ataque.

Loverboy disse...

Parece que o Botafogo vai colocar um time misto pra jogar contra o Nova Iguaçu (chance de derrota grande) e depois vai pegar o Colo Colo com alguns jogadores revigorados e em boas condições, porém, sem ritmo de jogo. Me ajudem a entender. Não seria o caso de escalar o provável time que vai pegar os chilenos? Se perdermos na quarta que vem, vão culpar a faltas de ritmo de novo. O time chileno está sem disputar o campeonato local deles desde 14/12, então, não tem muita desculpa.

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, o JV é trivial. Além de insistir em determinadas peças, quase sempre faz as mesmas modificações.

É isso aí, Orlando.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Loverboy, sou sempre contra essa frescura de poupar jogar. Principalmente esses de clubes grandes e que ganham muito dinheiro.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Embora aborrecido com a derrota, não é isso que me deixa preocupado. O que não dá para aceitar e me deixa preocupado é o Jair Ventura enfrentar o Madureira e proceder a primeira alteração no Time somente após o gol do adversário; se o Time está em inicio de temporada, nada mais adequado do que as substituições ocorrerem mais cedo.
As atitudes do Jair, na escalação e conduta no jogo, substituições, me fazem acreditar que o BOTAFOGO entrou em campo para empatar e se fizesse um gol e vencesse o jogo, melhor.
Atitude nada diferente de quando vencemos jogos com o tempo regulamentar se esgotando.
Com a chegada do Montillo e considerando no momento o Camilo titular, seria necessário o Jair experimentar o Time com dois meias... Não fez no amistoso e nem se deu ao trabalho de fazê-lo, frente ao Madureira, com o Leandrinho ou outro jogador qualquer atuando na mesma zona de ação do Camilo.
Ele e o mundo sabem como o BOTAFOGO atua com os três volantes, já com dois meias...
Eu esperava que o Jair iniciasse 2017 com alguma tentativa de novidade na forma de jogar, mesmo que contra times considerados mais fortes o esquema com três volantes voltasse.
Ele perdeu para o Madureira com o seu esquema favorito e não com uma tentativa de inovação, fora o fato, já citado, de ter sido apenas reativo.
Isso me preocupa.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Márcio. Eu sempre achei o JV "mais do mesmo". Não adianta...reconheço a importância dele no ano passado, mas ainda crédito mais à sorte do que propriamente ao JV na beira do campo.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Ninguém aguenta mais esse estorvo do RF, agora não é possível que JV não veja isso, qualquer garoto da base é melhor. Se a alternativa (ameaça) no banco for essa, eu desisto, adeus pré libertadores.
RG tinha a mesma preferência, agora JV vai pelo mesmo caminho. Cuidado!
RF após o jogo X Cruzeiro na CB, Rua!
SA!

Unknown disse...

Caros não vejo o JV um fraco treinador vejo com um treinador em potencial é que esta crescendo junto com time. Muitas pessoas falam que ano passado foi apenas sorte e bla bla bla. Mais a postura que o time teve com a entrada de JV mudou muito e isso não podemos negar.

Acho que esta muito cedo para avaliar o trabalho da comissão técnica e do time agora. Sei temos uma final pela frente mais acima de tudo neste momento temos que apoiar por que o jogo mais importante do ano acontece na próxima quarta feira. E todos nos torcedores estamos na expectativa e sinceramente não dou a minima para o estadual mais vejo obrigação do Botafogo esta na fase de grupo da libertadores.

E outra se eu fosse o Jair entraria com o time reserva contra o NI no sábado para escondermos o time titular dos espiões do Chile.


Rodrigo Federman disse...

Yolanda, na boa? Eu acho o JV bem parecido ao RG. A diferença é que parece ter mais sorte. Nada muito além disso.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eziel, eu respeito, mas divirto em boa parte do seu comentário.
Abs e SA!!!

Dejair disse...

Senhores, vamos crer que no jogo de ontem o Botafogo apenas entrou de sapatinho de cristal e cheio de soberba e, que o melhor está por vir. Discordo de poupar jogadores contra o Nova Iguaçu, pois os caras têm que suar sangue nesse jogo para estarem preparados na quarta. Todo mundo só botando no fiofó do RF, o cara não jogou sozinho ontem. Mas concordo que o barbudo deveria ser banco no time do Bonsucesso.

higor disse...

Caro Eziel, apoiar todo torcedor apoia. Eu mesmo vou sair de Juiz de Fora na quarta, faltando dia de serviço, pra ir ao Nilton Santos.

Se o cara torce pras coisas darem errado, esse cara deve pensar em mudar de time.

Não acho que seja cedo pra avaliar o trabalho, pois como o Marcio disse num comentário do post passado, os erros e insistências irritantes persistem. Isso pode ser fatal num torneio eliminatório.

Boa parte das críticas são justas, e devemos sempre lembrar que toda crise se inicia com elogios e palmas exageradas para quem está no comando.

Fábio Lucas disse...

Concordo com eziel em entrar com reserva mais não compactuo que JV seja melhor que RG, para mim o RG é mais tecnico que jair ventura.
Resta agora é trabalhar que duvido que de mudar muita coisa, gostei quando a torcida xingou Willian Arao e pediu Camilo no amistoso.

Ricardo Rocha disse...

JV não tem tempo para erros primários. Escala RF contra o Colo Colo e estaremos eliminados já na primeira partida. Este "zagueiro" é uma das coisas mais TOSCAS que vi nos últimos anos .
- JV , conta logo , quem leva vantagem na escalação do horroroso Renan Fonseca?

Marcio disse...

"Presidência do TRT inclui Cia Botafogo em Ato Trabalhista, encerrando penhoras

A presidente do TRT da 1ª Região, Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, que se despede do cargo nesta sexta-feira e será sucedida por Fernando Zorzenon, concedeu ao Botafogo a inclusão da Cia. Botafogo no Ato Trabalhista que estabelece um teto percentual para as penhoras desta origem. A medida chega em momento crítico para os atuais cartolas alvinegros. A Justiça do Trabalho havia autorizado neste mês a penhora de dois apartamentos do presidente do clube, Carlos Eduardo Pereira, e do seu vice geral, Nelson Mufarrej, gestores da Cia. Botafogo, para quitar ação movida pelo ex-volante Túlio Lustosa. Ambos os imóveis ficam na zona sul do Rio de Janeiro, a área mais nobre da cidade.
A decisão faz com que não seja mais necessário o aporte imediato de R$ 1,4 milhão para liberar os bens. O ex-jogador passa a receber dentro do percentual estabelecido pelo Ato Trabalhista, que também obedece uma "fila"..."

http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/presidencia-do-trt-inclui-cia-botafogo-em-ato-trabalhista-encerrando-penhoras.html

Muito boa notícia, sem esquecer que a Auditoria tem de terminar.
SA!!!

VinnyMarques disse...

Estamos cheios de "treineiros" professora is que se acham muito mais do que realmente são. Jair está se tornando um deles. Força uma linguagem rebuscada, cita cursos, sistemas e afins. Dois pés atrás com ele. Vendo o que ele tem feito em termos de escalação e substituição, engessado...

Unknown disse...

Cara JV nos primeiros jogos o cara não inventou ele simplesmente fez o tem feito desde do ano passado vcs acham isso ruim? Estamos no começo de temporada e pra busca entrosamento e outras coisa não é melhor de primeiro momento deixar o time como tava no ano passado?

A unica coisa que me deixa chateado com JV é a insistência no RF agora de resto não vejo nada de errado no que ele tenha feito ate agora. Cara temos que ser realista estamos empolgados com a libertadores mais nosso tem muitas limitações. Temos um meio campo novo com "Camilo e Montillo e João Paulo" será que vale a apena joga com os três sabendo que os caras não tem muito entrosamento de jogo?

Visto que no ano passado jogamos com três volante o campeonato inteiro. Será que o Botafogo sabe jogar de outra maneira? São esses questionamentos que temos que pensar cara.

Não adianta a gente querer escalar os caras e não termos uma boa guarnição na parte de trás.

Se eu fosse JV também tiraria o Roger do time titular e deixava o Sassa... O cara ta pedindo passagem nesse time.

Rodrigo Federman disse...

Dejair, mas se foi salto alto, devemos puxar as orelhas deles, pois tirando dois ou três, os demais não têm bola para calçar salto alto.

Perfeito, Higor. Disse tudo. Muitas vezes, as palmas e elogios cegos ficam com preços caríssimos se não houver criticismo.

Fábio, discordo completamente de poupar jogador.

Só pode ser isso mesmo, Celso.

Ótima notícia, Marcio.

Tô contigo, Vinny.

Eziel, não penso assim. O elenco mudou, as características dos jogadores, ídem. O JV não pode ficar engessado achando que continua a temporada de 2016.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

É fácil apontar os problemas de ontem para o R.Fonseca, porem o lado esquerdo estava uma avenida, mesmo com o novo queridinho Pimpão supostamente defendendo mais do que atacando.
V.Luis irreconhecivel e não só por seu cabelinho. Talvez o brilho o ofuscou...

Marcio disse...

Nem sempre é bom deixar o passado totalmente enterrado; ele pode nos livrar de armadilhas futuras.

Eduardo Hungaro depois da eliminação no Carioca:
"- Nosso sentimento é de chateação. O tempo todo temos dito que a prioridade é a Libertadores. Se vamos ter proveito dessa situação, o futuro vai dizer. O imaginado era termos chegado nesse período disputando as duas competições em condições de ganhar"

https://esportes.terra.com.br/futebol/hungaro-diz-que-eliminacao-no-carioca-nao-garante-sucesso-na-libertadores,2b948f1dedf94410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Jair Ventura depois da derrota para o Madureira:

Resultado influencia no planejamento de poupar o time?
" Nunca pode mudar no futebol a sua conduta por causa de um resultado, e eu não vou mudar a minha. Não posso botar risco, nosso principal objetivo no ano é a Libertadores. Não que quando jogue o Carioca não queira vencer, a gente quer sempre, mas não vai mudar o discurso nem o que estava programado."

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2017/01/jair-lamenta-tropeco-na-estreia-e-ainda-ve-botafogo-abaixo-fisicamente.html

A gestão é totalmente diferente, só que todo o cuidado é pouco.
O ano não inicia e termina somente com a Libertadores.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, quem dera se Pimpão ou VL fossem os maiores problemas...

Isso mesmo, Márcio. Falou e disse.

Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Opinião igual a minha um ilustre botafoguense falando "esse time não tem condições de mostrar algo agora, até porque vários jogadores estão completamente fora de condições, além de alguns jogadores que não podem jogar mais no clube, junta se a isso, a total falta de experiência do jair ventura, ontem novamente ficou claro, esse time só poderá render algo daqui uns dois meses, espero que esteja errado, mas não estou confiante para quarta, logo eu um aplaudinte de carteirinha, mas ver um time ontem covarde em campo, me faz me desanimaram, e outra coisa que acho, Camilo e Montillo juntos não dá, o Pimpão mostrou ser o único com condições de correr nesse ataque. Acorda jair, você está muito preso a esquema,futebol e momento..."
Completo que daqui 2 meses todos da série A estará rendendo não só o botafogo sendo alguns times com jogadores bem melhores.

Fábio Lucas disse...

Aí vem um outro e manda um soco na cara diretamente correto "outro dia um amigo alvinegro me disse que Pimpão escolhe camisa nesse time do botafogo. Me deu uma tristeza, ouvir uma declaração dessas pra mim é o mesmo que dizer que podemos desistir de ir longe na libertadores." Vou falar que eles falaram tudo que queria dizer e não conseguia talvez por medo ou receio.

Rodrigo Federman disse...

Ok então, Fábio. Na verdade, fui EU quem disse que nesse time atual, Pimpão escolhe camisa. E mantenho a opinião.
Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Rodrigo, se você leu o que escrevi na outra mensagem viu que não foi eu que falou só ir no canal botafogo comentários na minha humilde opinião verá só coloquei o que é minha opinião igual a de outros. E ainda incluo a idéia um outro alvinegro "resta torcer para o time do colo-colo ser uma necessidade fisiológica do nível do adversário do amistoso( rio branco ) no espírito santo". Incluo que sabemos que não é com Ramon Fernandez, Octavio rivero e Cláudio baeza e osso duro de roer e este é o jogo do ano pra gente.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Fábio.
Abs e SA!!!

Daniel Cananea disse...

A "sorte" do Jair não foi necessariamente os gols nos fins das partidas. As voltas de lesão de Carli e Sassá, a contratação do Camilo, a ascensão do Sidão, a parceria da diretoria com a Portuguesa pra jogar no estádio da Ilha, podem ser consideradas "sortes" que o Ricardo Gomes por exemplo não teve.
Não que eu goste de RG, nunca gostei, aliás impossível gostar de um treinador que: a) não joga pra vencer, criando jogadas, nem contra equipes nitidamente inferiores, e b) fica apático à beira do gramado mesmo com resultado adverso.
Mas se observarmos bem, JV manteve o mesmo esquema de jogo do antecessor, com mínimas mudanças, como no posicionamento do Neílton, mas ainda sim, manteve os 3 volantes e a quase debilidade ofensiva. Um time que não agride quando tem a bola, só joga se for no erro do adversário, e quando o adversário "se planta" já viu né, não consegue levar mínimo perigo.

SA!

Kal disse...

Lindoso também é inexplicável

Anônimo disse...

"Vendo o que ele tem feito em termos de escalação e substituição, engessado" É ISSO. JV NÃO TEM FEITO NADA DE EXTRAORDINÁRIO, ESTÁ APENAS COMEÇANDO

Daniel Cananea disse...

Todo jogo é a camisa do BOTAFOGO que está em campo. Perder pro Madureira é um "ponto fora da curva", não pode acontecer.

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Daniel.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ok, Anônimo.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Kal.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Daniel. Penso muito por aí também.
Abs e SA!!!