30/03/17

Sem fazer muito esforço















O Botafogo venceu a Portuguesa por 4 a 1 (Roger, Gilson e Bruno Silva, duas vezes) e deu um grande passo para se garantir nas semifinais da Taça Rio e também do Campeonato Carioca.

Na próxima - e última - rodada, receberemos o Resende.

A vitória desta quinta-feira veio sem nenhum problema. Mesmo após um primeiro tempo apenas regular (e com muito boa vontade), ficou evidente a diferença entre as equipes. E olha que tivemos vários reservas, hein? Isso só mostra a fragilidade extrema da Portuguesa.

Após a descida para o vestiário com a vantagem de 2 a 1, bastou um jogador diferenciado entrar (e bem!), que a diferença aumentou muito mais.

Com o Montillo em campo, o Botafogo simplesmente não levou mais sustos e criou outras oportunidades. Converteu duas, meteu bola na trave e obrigou o goleiro adversário a pelo menos duas grandes defesas.

Jogo morno, no vazio estádio de Los Larios e três pontos. Por hoje está de bom tamanho, afinal, vencer os pequenos no estadual é obrigação. E continua valendo para o domingo que vem.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 4 x 1 Portuguesa

1- Gatito: Não acho que falhou no gol. De resto, não teve trabalho - 5,5

2- Marcinho: Começou um pouco nervoso e terminou melhor - 5,0

3- Renan Fonseca: Entre umas e outras estabanadas, não chegou a comprometer - 5,0

4- Emerson Silva: Contra ele, apenas os vários chutões sem direção. De resto, ok - 5,5

5- Aírton: Conseguiu terminar os 90 minutos correndo. Boa partida - 6,0

6- Gilson: Um gol e uma assistência. Beleza. Mesmo assim, não é jogador de Botafogo - 5,5

7- Joel: Uma lástima - 3,5

8- Bruno Silva: Em noite de artilheiro, foi visto em todas as partes do campo - 6,0

9- Roger: Fez o seu papel de camisa 9. Ou seja, gol - 5,5

10- Camilo: Um atraso para o time. Errou tudo - 4,0

11- Fernandes: Desperdiçou uma ótima oportunidade de se firmar - 5,0

12- Guilherme: Nada de produtivo - 5,0

13- Sassá: Uma bola na trave e mais nada - 5,0

14- Montillo: Mudou a cara do time, com bons passes, lançamentos e conclusões perigosas - 6,5

Jair Ventura: Segue insistindo com determinadas peças que não merecem mais chances - 5,0

38 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que você nunca viu Gilson Jogar em sua vida, para essa birra toda com o rapaz.
Gilson, para você que não conhece o jogador, ele já não só jogou no America Mg, Como você sempre quer diminuir o futebol do rapaz, com sua opiniões de tia velha.
Gilson já jogou em diversos clubes, como por exemplo Cruzeiro,Ponte Preta e Grêmio.
Tia velha, deixa de opiniões barata, em cima dos jogadores.
Gilson foi um dos melhores em campo, tia velha mereceu a melhor nota.

Chato botafoguense

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, ele é um craque que vingou en todos esses clubes, né? Um mito da lateral. Tanto que é reserva do apenas razoável e esforçado Victor Luís. Patéticos que se contentam com pouco. Isso explica um pouco o porque o Botafogo não ganha nada relevante há tanto tempo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

No primeiro tempo, embora tenha saído com a vantagem no placar, O BOTAFOGO pouco criou jogadas de perigo, pois além de pouco organizado, pareceu mais uma vez desinteressado do jogo.
No segundo tempo, o terceiro gol logo no início acalmou a disputa e o BOTAFOGO teve mais espaços em campo, o que possibilitou a criação de algumas jogadas e assim chegou ao quarto gol.
É preciso que o Jair faça o Time entender a importância da manutenção de postura do Time, independente de competição, pois ficar aguardando a Libertadores pode ser uma grande armadilha.
No mais, não se compreende a insistência do Jair no R. Fonseca, não inscrito na Libertadores, e muito menos no Joel e Guilherme; além disso, olhando as opções de ataque, o Sassá está à frente de muita gente.
Voltando ao jogo, placar excelente e poucas coisas a serem aproveitadas; dado o futebol jogado pelo BOTAFOGO e a própria limitação do adversário.

Fernández- Não teve trabalho no jogo, nota 5,0;
Marcinho- Ainda indeciso em boa parte do jogo, seja na marcação ou no apoio. Nota 4,5
R. Fonseca- Os costumeiros bicos para frente, embora não tenha comprometido a sua atuação, nota 5,0;
Émerson Silva- No mesmo nível do Fonseca, nota 5,0;
Gilson- Muito fraquinho. Mas fez um gol e fez um bom cruzamento no gol do Roger. Pelo passe e pelo gol, nota 5,5
Airton- Atuação segura, seja na proteção à defesa ou na tentativa de ajudar na armação, nota 6,0;
Bruno Silva- Além dos dois gols marcados, um de oportunismo e outro em um belo arremate de fora da área, trabalhou bem no meio campo e tentou ajudar na armação do Time, nota 6,5;
Camilo- Sai para o lado esquerdo do campo, sai para o lado direito, volta para o meio campo e não cria rigorosamente nada. Está devendo muito para quem é um dos “principais” jogadores do elenco, nota 4,0;
Fernandes- Não apresentou o mesmo futebol da última partida e assim, lembrou o jogador de sempre, nota 4,0
Joel- Horroroso. Zero!
Roger- O mesmo de sempre, muita briga e pouca técnica. Como é centroavante, cumpriu com a obrigação ao marcar um gol, nota 5,0.

Montillo- Entrou no segundo tempo e apareceu razoavelmente bem no jogo. Deu mais rapidez ao jogo, o passe para o gol do Gilson e ainda entrou na área para finalizar. Nota 5,5
Guilherme- Apenas muita correria, nota 3,0;
Sassá- Entrou com um tempo de jogo mais avançado e quase marcou o seu gol. Nota 5,0.

Jair Ventura- Não tem conseguido fazer o Time apresentar um crescimento no jogo coletivo e parece não ter muitas alternativas táticas viáveis. As susbstituições são sempre as mesmas e também não consegue retirar uma maior disposição da Equipe em jogos que não sejam da Libertadores. Nota 5,0.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Boa, Márcio. Isso tem me deixado preocupado: O tempo passa e o JV parece não ter a menor ideia de como fazer ou armar o time com algumas variáveis táticas e de peças mesmo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, só espero que a acomodação não esteja tomando conta.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É verdade, Márcio. Tomara que não.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Com Jair Ventura não vamos chegar a lugar nenhum.Hoje a vontade dos jogares conseguiu ganhar da poderosa PortuguESA. Alguém viu algum esquema tático
? Sds

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, nem ao céu e nem ao inferno também.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, sem contar que hoje o Carli e o Marcelo estão contundidos e o Renan Fonseca não está inscrito na Libertadores; a lógica mandaria ele testar a zaga com Rabelo e Émerson.
Depois, se precisar, o Jair virá com a ladainha de que zagueiro para mudar de lado precisa de tempo, entre outras coisas.
SA!!!

Anônimo disse...

Para quem gosta de estatística, campanha do Jair Ventura, até agora no Botafogo, desde do ano passado, apesar de muitos de nós, reclamar do seu trabalho o resultado até agora é o seguinte.
São 37 partidas com Jair Ventura, 20 vitórias, 07 empates e 10 derrotas.
Observação:Derrotas contra Cruzeiro na Copa do Brasil,Madureira,Macaé,Boavista e Flamengo, jogamos com nosso time reserva.Apesar de ser muito questionado por aqui o Trabalho do Jair é vitorioso com resultados surpreendentes, como a classificação para Libertadores,que nós torcedores já tinha colocado o time como rebaixado,a classificação na fase de grupos e praticamente a classificação para as finais do campeonato carioca desse ano.
Pode não agradar as atuações, mais o time é muito bem montado, com grandes resultados e poucas derrotas.
Não sou fã do Jair, mais duvido de algum treinador hoje no Brasil, conseguir os seus resultados e a maior bola dentro dessa diretoria, foi a sua efetivação como técnico.

Marcos

Rodrigo Federman disse...

Isso, Marcio. Aliás, venho batendo nessa tecla desde o jogo contra o ECTD. De uma incoerência (ou seria burrice?) incomum.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcos, ele inegavelmente tem seus méritos e importância. Isso ninguém coloca em discussão. Apenas alertamos para alguns pontos que podem e devem ser melhorados e algumas incoerências ou insistências injustificáveis e que ele, até o momento, não reconheceu ou não quer aceitar.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

VOLANTES ARTILHEIROS
Muito se fala do fim, da carência do camisa 10, aquele meia clássico, organizador. Mas é muito por conta dos volantes que têm hoje uma função ofensiva, que pisam na área. Você falou do Paulinho (da Seleção), o Bruno fez muitos gols ano passado, inclusive o gol da nossa classificação para a Libertadores. Por isso nem sempre quando se joga com três volantes a equipe é defensiva. É uma situação nova, o camisa 8 médio pisa muito na área e acaba fazendo muitos gols.

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2017/03/jair-ventura-destaca-forca-do-elenco-e-comemora-primeira-goleada-do-ano.html#equipe-botafogo

A maior mentira que está sendo contada no futebol de hoje é sobre os volantes e a sua obrigação em saber jogar futebol.
O fato do volante saber jogar bola, entrar na área, não impede de ter o chamado camisa dez. Basta olhar o passado do futebol brasileiro e exemplos não faltarão; fora que os próprios treinadores se encarregaram de acabar com os jogadores técnicos.
Será que o jair não sabe o que fez o volante Paulo Roberto Falcão no futebol italiano, considerado de excelente marcação?
Volante que joga, ajuda armar o jogo, não tem nada de moderno Jair.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, em contrapartida, eles estão fazendo os outrora atacantes camisas 7 ou 11 primeiro se preocuparem em marcar e depois em agredir os adversários. Ódio eterno à esses professores do futebol moderno.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, por isso eles gostam de jogadores estilo Joel e Guilherme, pois têm a chamada obediência tática... Jogam sempre, mesmo que nada resolvam no ataque.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, atacantes que não fazem gols. Realmente os tempos são outros. Pobre, futebol.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, sem querer mudar o assunto. Mas se isso for verdade, tem que haver uma punição.

http://m.lance.com.br/internacional/stjd-comprova-falsificacao-documentos-caso-victor-ramos.html

Gernaldo Silva disse...

Rodrigo, coincidência ou não, foi só o Montillo ficar no banco pra começar jogar bola. Bom, boa vitória (não consigo reclamar de uma vitória) mais assim como nas derrotas não está tudo perdido, nas vitórias tbm não é o melhor time do mundo. Embora ache que o JV desde quando entrou consegue fazer o time render tudo oque pode e mais um pouco. As vezes falamos aqui de fora muitas coisas, mais verdadeiramente não sabemos oque ocorre no dia a dia dentro do clube, avaliamos um trabalho com base em escolhas que achamos que são erradas, em que pese, não saberíamos nem se teríamos resultados melhores. Uma coisa é certa, resultados conseguimos alcançar, bem ou mal, boa parte com grande parcela do JV. Isso não significa que somos torcedores que só aplaudem, analisar erros, incoerências é um dever dos torcedores, temos um elenco limitado, ao meu ver não estamos entres os 10 do Brasil em elenco. Espero seguir podendo comemorar sempre com muitas noites tranquilas de sono sempre após vitórias do fogão.

Saudações Gloriosas.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Anônimo.

Gernaldo, uma coisa é fato: Nesse elenco, Montillo não pode ser reserva. Nunca.

Abs e SA!!!

WAYNE disse...

Bom dia.
A bola redonda de MONTILLO deixou-me contente, como foi visto e dito acima, ele deu consistência ao ATAQUE. Só tem um porém, não tem FORÇA no chute ao GOLL e nem chutar no CONTRA PÉ do GOLEIRO. BRUNO SILVA se redimiu da BOBAGEM do PENALTI feito no JOGO contra o FLU. Agora, CAMILO, O JAIR VENTURA tem que descobrir o que se passa, pois ontem fez a mesma coisa como nos jogos anteriores, ao invés de partir para frente ao receber a bola, ele para, dá a voltinha mostrando que não tem velocidade ou não tem PERNAS. Será algum EXCESSO nas folgas ou ordem do JV, MISTÉRIO. A nossa defesa do lado DIREITO, NÃO TEM JEITO. JOEL E GILSON iam para o ATAQUE, ABRIAM quele espaço, onde a PORTUGUESA tinha as OPORTUNIDADES. Se não for CORRIGIDO, COM JOGADORES DE MAIS PESO, vamos ter sérias CONSEQUÊNCIAS.
Gostei primeiro jogo, que encheu-me de ESPERANÇAS. VAMOS AGUARDAR AS SEMI FINAIS DO ESTADUAL, seja VASCO OU FLAMENGO.
Abs SA

Rodrigo Federman disse...

Wayne, diferente do amigo, eu não gostei tanto do jogo ao ponto de dar maiores esperanças. Não esqueçamos do adversário em questão.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Do jogo só lamento que o Montillo não tenha feito seu gol. Mudou a cara do jogo, mas precisa fazer o seu pra ganhar mais ânimo e moral. De resto avalio da mesmo forma Rodrigo. Esse Joel é uma nulidade e o Gilson, apesar do gol não significa que tenha bola pra jogar no Botafogo, considerando que um lateral DEFENDE e ataca e a Portuguesa não é parâmetro pra ninguém.

Anônimo disse...

Comentário de um botafoguense:

Na minha opinião, os jogadores que renderam abaixo da média foram Joel e Camilo. Gilson não deixou espaços na defesa, como afirmas, amigo. Tanto que o treinador mudou Romarinho de lado. Sou de opinião que quem joga não esquece, e o que eu vi o Gilson jogar na Ponte Preta...! Reparem como ele toca na bola, com segurança e precisão. É preciso observar mais o jogador antes de taxá-lo como fraco. Não entendi, a clara opção de Jair em mandar o Gilson apoiar pelo meio, quando apoiava. Nitidamente ficou preso à defesa, sem que Jair percebesse que Romarinho mudou de lado. Antes de me manifestar acerca deste jogador, esperei que tivesse uma boa atuação. Confesso que não me surpreendeu.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, uma pena mesmo. Foram duas boas conclusões. Ele mudou o jogo ontem.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Essa boa performance do Montillo, já que entrou no segundo tempo, pode significar que de fato o seu preparo físico é ruim.
Ou seja, quando escalado nos onze iniciais, por causa do mau preparo e sem saber quanto tempo estará em campo, diminui um pouco mais o ímpeto; como entrou no segundo tempo, não iria correr, óbvio, mais do que 45 minutos. Claro que resguardando o fato do adversário ser a Portuguesa e o terceiro gol ter saído rapidamente e assim, esfriado uma pouco provável reação.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, pronto, Gilson passou a ser uma excelente opção.

Exato, Márcio.

Abs e SA!!!

fabio lucas disse...

Bruno Silva merecia 7,0 foi o melhor e ainda esta parecendo o paulinho ex curinga, para o Gilson mostrou que pode jogar no fogão daria 6,0 ta melhor que o titular Victor Luis no momento, Roger tambem 6,0 se nao me engano ja tem 5 gols com a camisa alvinegra prometeu 20 gols esse ano falta 15 gols vamos ver.

Anônimo disse...

RODRIGO,ontem o JV conseguiu me tirar do sério,antes,durante e após a partida,a ponto de minha mulher perguntar quem eu xingava tanto,rsrsrss.
Poucas vezes me irritei com ele,mas ontem,foi INCOERENTE ao extremo,um autêntico PROFESSOR PARDAL.Claro que a maioria nem quer saber,ganhou de goleada está ótimo,mas o troco e o choro logo chegam,e aí é tarde INÊS é MARTA.
Tentarei resumir o que me deixou muito puto com o JV,não se trata de ACHISMO,mas uma análise consciente dos nossos jogadores,nas diversas partidas:
1.ano passado,o time jogava melhor,ficava mais equilibrado defensivamente e pouco sofria pressão quando usava 3 na contenção e um armador.Foi assim que nos recuperamos e chegamos a LA,pois o BS e o AYRTON,além de marcarem,chegam bem a frente.O próprio treinador afirmou,diversas vezes,que pelas características do grupo,era o melhor sistema de jogo.
2.o tema foi discutido aqui e em vários blogs que com a chegado do MONTILLO poderíamos usar dois meias.Com os jogadores que temos no grupo,sempre disse que não acreditava,particularmente em jogos da LA e fora do Brasil,a não ser sacrificando um atacante.
3.em breve,jogaremos duas partidas fora pela LA.O que fez o INCOERENTE ontem ? Mesmo com um adversário fraquíssimo,começou a preparar o time para os jogos da LA? Com vários jogadores disponíveis,escala RF,JOEL e SONGA MONGA com "CAMULA",o pior em campo ? Queria testar o que ?Tá de sacanagem,escala esse meio fora do Rio e leva um sacode.Para não ser radical,até admito ele ter testado o FERNANDES naquela posição.Só espero que JV entenda que esse rapaz não tem dinâmica de jogo,produz muito pouco para jogar na posição.
4.se o JV diz que fora usará os três na contenção,por que não usou os disponíveis,JP,DUDU CEARENSE,etc,para pegarem forma e se entrosarem?
É muita "invencionice" para os meus tico e teco.Enfim,como "bunda e opinião cada um tem a sua",vida que segue.
Gosto do modo do cara que transmitiu ontem pelo PPV,pois é engraçado sem ser chato.Aguentei até um bom tempo,quando o comentarista???? começou a elogiar o CAMILO,pela visão de jogo,participação na partida,empenho,etc,aí não aguentei e tirei o som,rsrsrs.Desculpem o desabafo.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Fabio, questão de opiniões diferentes, apenas.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jota, so não me surpreendo, porque desde o ano passado, mesmo naquela sequência positiva, eu vinha dando meus pitacos sobre algumas questões e incoerências do JV. hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Jota e Rodrigo, o ar de "sabe tudo" não permite a esses caras fazerem o simples no futebol. Buscar inovações não significa sair do raciocínio lógico; menos para os ditos "professores", "doutores" em futebol.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, esse tom professoral dos caras é de irritar.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Ano passado reclamavamos da zaga com Renan Paçoca levando gols e mais gols... E o Carli no banco.
Bem, Carli titular, deixamos de levar gols e fomos subindo... Camilo entrou no time e mesmo sem jogar tudo aquilo que acham que ele joga, fez 3 golaços que é levaram a auto estima do time. Fora os gols salvadores do Sassá. Lindoso foi outro nulo, mas a boa fase do Aírton e do Bruno, compensaram...
Hoje temos João Paulo, Montillo e Roger pra tentarmos manter o esquema é o entrosamento do ano passado. Só trocar as peças. Mais nada. Simples assim. Mas... Já estamos em abril e o dançarino ainda não percebeu isso?

Rodrigo Federman disse...

Vinny, disse tudo. Aliás, esse será o tema do post de amanhã.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Perfeito Vinny. O JV resolveu vestir o manto dos gênios da tática, o novo Prof. Pardal do futebol. Vai quebrar a cara se não mantiver a humildade. O time só chegou aonde foi porque jogava com um modelo adequado a qualidade de seus jogadores, se está achando que subiu de patamar está enganado. O time ainda é de guerreiros que compensa a técnica com muita vontade e um esquema bem fechado e eficiente. O Camilo não joga nada faz tempo e não precisamos dele com o Montillo sendo a peça que vai municiar o Pimpão e o Roger (ou Sassá). Hoje o Camilo é o reserva do Montillo. O terceiro que deveria fazer o papél do fraco Lindoso é o JP (...ou Matheus Fernandes, ou Dudu Cearense). Nas 2 laterais perdemos em qualidade, portanto, não inventa Jair!!!

Rodrigo Federman disse...

Paulo, não é de hoje que ele me passa uma falsa humildade quando fala ou analisa os jogos, suas escalações e mudanças.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

É fazer o simples! Mas... A campanha do ano passado deve ter sabido a cabeça do JV... Temos tudo pra nós sairmos melhor que o ano passado, mas ele emperra essa evolução de uma forma bem arrogante... Uma pena.

Rodrigo Federman disse...

Subiu sim, Vinny. Hoje, fica nítido que ele procura uma câmera antes de qualquer gestual, por exemplo.
Abs e SA!!!