01/04/17

Insistindo nos erros




Notícia retirada do site Globoesporte:

"Análise: Bota ganha opções no 4-2-3-1, mas quebra cabeça na ponta esquerda.

Joel e Camilo não conseguem render na função e deixam um dilema para Jair Ventura solucionar. Gilson e Fernandes entram bem e ganham pontos com o técnico alvinegro".

Meu comentário 1: Quais opções? Cogitar Joel ou Guilherme é afrontar o torcedor. Camilo é outro que não dá mais. No máximo - e com boa vontade -, uma opção no banco de reservas, que aliás, eu sempre achei que é o condizente com o seu futebol (em um clube grande). Se o Jair realmente quiser insistir com esse novo esquema, só falta testar o Sassá por lá. Não tem mais outro jeito.

Meu comentário 2: Voltar ao esquema antigo, no 4321 ou 4312, fechando o meio de campo com o João Paulo e liberando o Montillo com Pimpão e Roger.

O que não pode é continuar quebrando a cabeça (como diz a matéria) insistindo em velhos erros e/ou sem testar o que falta.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

26 comentários:

Anônimo disse...

RODRIGO,sempre defendi e fui favorável ao que vc propôs em seu COMENTÁRIO 2.O que tem ocorrido em campo demonstra,claramente,que é a melhor formação para o time.Basta o JV insistir na formação,treinar mais algumas jogadas,etc,e não querer inventar com substituições fora da realidade.
As vezes,o amigo e outros participantes do blog falam que A ou B não servem para ser jogador do BOTAFOGO.Acho essa afirmação perigosa e um pouco radical para o atual nível do futebol brasileiro,onde são raros os bons jogadores.
Quantos chegaram ao clube na mesma situação e alguns até viraram ídolos ? Poderia citar vários,mas darei nomes a apenas dois para caracterizar bem o fato: GARRINCHA e QUARENTINHA.Inicialmente ridicularizados pelos torcedores,mídia,etc,inclusive eu que era jovem,mas depois...
Alguém aqui citou que o GILSON foi bem na Ponte e que não era mal jogador.
Assisti a uma partida dele anteriormente e achei que não era tão ruim assim para o padrão atual.
Vc e alguns fazem uma marcação cerrada sobre o rapaz,rsrsrs,tipo não é jogador para o nosso clube,etc.
No último jogo,embora a Portuguesa seja fraca,ele jogou MB,foi eficiente defensiva e ofensivamente.Será que um cara tão ruim pode ter lampejos assim ? Pode até acontecer,são os mistérios do futebol.
Não estou dizendo que,por ter jogado bem,ele poderá ser um novo NS e outras baboseiras que dizem por aí,mas acredito podermos esperar as próximas partidas para ver se ele repete a dose.Caso repita,será bem vindo ao grupo e será útil.
Sempre lembrando que "bunda e opinião cada um tem a sua".Ninguém,por mais presunçoso que seja,é o dono da verdade.Desculpe RODRIGO,esqueci-me de que um brasileiro foge a essa regra.É o exemplar cidadão brasileiro que afirma:" NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAÍS",RSRSRS.JOTA.

Marcio disse...

Ele não precisa jogar com alguém fixo na chamada ponta esquerda; ela pode ser ocupada por qualquer um, dependendo, claro, do desenvolvimento da jogada. Aliás, a movimentação constante confunde a marcação adversária e facilita o jogador encarregado pela armação do jogo.
Outra coisa que me parece claro é que o Montillo deve jogar, com liberdade total, atrás da linha de marcação do meio campo adversário, da intermediária para dentro da área.
O meu palpite em relação a esse Time é que o Jair já era para estar trabalhando o esquema com três zagueiros, não da forma que foi feita, utilizando o Marcelo improvisado como lateral e mantendo uma linha de quatro na defesa. Se o BOTAFOGO não for bem ao se defender com três zagueiros, mais Bruno Silva e Airton na proteção, melhor começar tudo do zero.
E o motivo da manutenção do Marcelo como zagueiro é simples; é o mais veloz zagueiro que o BOTAFOGO tem, além de muito boa antecipação nas jogadas. Qualquer zaga precisa que alguém seja veloz.
Além disso, outro fator que me faz acreditar que é melhor jogar com três zagueiros é o fato de, atualmente, os nossos laterias serem praticamente nulos no apoio.
O problema DO BOTAFOGO não está na ponta esquerda; o BOTAFOGO de 2017 não é o de 2016 e pode haver jogadores com estilos parecidos, iguais jamais.
O Jair precisa deixar de tentar adaptar o jogador ao esquema, já perdeu muito tempo com essa situação.

Vimos o Conte no Chelsea adotar os três zagueiros, após iniciar no badalado 4-1-4-1... Além de melhorar a performance do time, anulou o fator David Luis, que não é um zagueiro que guarda posição e proporciona aos adversários generosos espaços.
O Barcelona levou uma cipoada do PSG e no jogo de volta, precisando reverter o placar, o Luis Enrique sacou o Alba e formou com três zagueiros; Piqué, Mascherano e Umtiti. Assim, permitiu que o Iniesta, já naturalmente distante da sua melhor forma, fazer uma partida bem mais efetiva, por exemplo.

Cabe ao Jair quebrar a cabeça, olhar o que andam fazendo seus colegas de profissão e encontrar o melhor caminho.
SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo, penso igualmente, Guilherme e Joel servem para afastar o torcedor, desmotivar aqueles que o clube mais precisa,o tão sonhado décimo segundo jogador. Sobre o esquema, com o que dispomos, não tem o que inventar, 4-3-1-2, com os citados pelo amigo. No segundo tempo, com o cansaço do Montillo ou João Paulo, teremos opções, na meia com o Camilo e no ataque com o Sassá. Assim poderemos renovar as forças dos setores do meio e do ataque.Guilherme e Joel, já que cometeram o erro de contratá-los seriam opções de reservas dos reservas. Quero dizer que ainda caberiam contratar mais 2 atacantes, embora que não acredito nisso. Abs e SAN!

Unknown disse...

Por falar em insistir no erro, parece que esta é mesmo a nossa sina. Não é que ainda não perceberam a mediocridade do futebol do Lindoso! Pqp! Querem renovar com o cara! Temos ainda 3 opções para a posição dele, melhores que ele! Matheus Fernandes, Dudu Cearense e o João Paulo. Não precisamos deste volante de segunda divisão! Sem contar, que para renovação, será necessário um bom aumento salarial! Desnecessáriamente! Erros em cima de erros! Não há um análise de desempenho! Com uma dispensa dos "serviços" desta besta, sobraria algum valor que abriria a possibilidade de ir completando melhor o elenco, corrigindo parcialmente alguns erros que já foram cometidos. SAN!

Ricardo Rocha disse...

Cogitar Gilson, Joel, Guilherme, Fernandes, RF,Roger nos levará a NADA.
Estava no Maracanã na eliminação do Brasileiro em 94, para o Galo. Em uma entrevista, após o jogo Tulio disse "O presidente precisa contratar jogador bom, que entre pra ser titular. Vim para o Botafogo pra ser campeão." Veio 95...
Presidente , o time ainda é fraco.
Queremos TÍTULO.

Rodrigo Federman disse...

Jota, não é marcação cerrada. É opinião baseada no que ele apresentou até agora. Aliás, no que não apresentou. Em minha opinião, continuo achando fraco e não seria minha contratação.

Márcio, o JV parece não saber trabalhar com o que tem em mãos. Ele tenta impor sua tática preferida sem analisar as características dos jogadores.

Marcos, concordo. E ainda cogitam renovar com Lindoso.

Celso, e não adianta só usar desculpa da falta de dinheiro, quando utilizam mal o pouco que têm.

Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

FogãoNet:
"Reservas do Botafogo aproveitam chance e podem ter deixado dúvidas para Jair"
Se os titulares não são "uma Brastemp",imagine os reservas.
Mas, se o "professor" JV falou, agora vai...

Anônimo disse...

Acredito que o Gilson ganhará uma posição no meio campo e sobrará para o Camilo.
Airton,Bruno Silva,Montilo e Gilson, pode anotar que esse será o meio campo titular.
Se o nosso treinador; já viu Gilson jogar no meio campo, atua melhor do que na lateral pois a marcação dele não é o seu forte,conheço bem esse jogador.
É Rápido,habilidoso e chuta bem, como lateral,só como ala, já assistir várias partidas do Gilson no meio campo e gostei muito.


Marcos

Anônimo disse...

Comentário de um Botafoguense:

Um botafoguense comentou uma vez sobre as 3 linhas com Montillo, Gilson e Pimpaõ e Roger adiantado, Gilson faria as dobradinhas com Victor luis e Camilo no segundo tempo quando Montillo cansar e Sassá no lugar do Roger pra dar a correria, assim O Botafogo, teria opções importantes.

Rodrigo Federman disse...

Triste, Celso.

Tá doido, Marcos. Não consigo ver o Gilson na posição dele. Quiçá como meio campista. Não basta aquele jogo da Libertadores.

Discordo, Anônimo. Não vejo qualquer formação com Gilson.

Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Pra mim nesse elenco falta somente mais 1 reforço não mais 3 reforços, e é justamente no meio campo agora estou achando nosso elenco bom conforme o que temos em caixa, casa e moral.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Fábio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O fato do BOTAFOGO não ter dinheiro não significa que não precise de ALGUNS reforços. Agora, se o elenco é esse que aí está, cabe fazer o melhor dentro daquilo que é possível no momento.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Márcio.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Gilson, Guilherme, Joel... Que fase, amigos... Que m...
É só voltar com o esquema antigo. Mais nada. Que dificuldade... Carai...

Rodrigo Federman disse...

Vinny, me preocupa mais quando esses começam a satisfazer alguns torcedores.
Abs e SA!!!

Gernaldo Silva disse...

Obs: 1 de abril.

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Ufa, Gernaldo. Me segurei para não perguntar se você estava doido? Rs
Abs e SA!!!

Gernaldo Silva disse...

Kkk. Que isso, amigo! Fiquei esperando uma resposta genial. Nervoso aqui com prova amanhã, pra descontrair um pouco.

Marcio disse...

Por pouco o BOTAFOGO não teve em 2016 o trio MSN... Maranhão, Sassá e Neilton.
SA!!!

J. Daniel disse...

De uma coisa o torcedor Alvinegro pode ter certeza: Montillo e Camilo não podem atuar juntos. Com eles o time fica lento, sobrecarregando os atacantes, principalmente o Pimpão, que vem correndo pelos dois. A solução, seria fechar o meio com a entrada de João Paulo, ou do Sassá. Na verdade, o Camilo não tem rendido o esperado. No Carioca JV, poderia testar Gilson na mesma função que deu certo com Diogo Barbosa. Ele já jogou nessa posição e foi bem. Com o plantel limitado, JV tem que procurar opções dentro do elenco. Espero que a diretoria se movimente para reforçar o meio e o ataque para a disputa do Brasileirão. Necessário também, a vinda de lateral direito, mesmo com a recuperação de LR. Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

Ahahah. Valeu, Gernaldo.

Cruz credo, Márcio.

J.Daniel, por favor, esqueçamos Gilson.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Eu apoiava o Jair nessa de jogador de velocidade pelas pontas, mas como os jogadores contratados não responderam as espectativas, vejo que a sua opção com o João Paulo de terceiro volante, não um volante marcador, mas que ajude na criação a melhor possível, agora só falta o Jair também enxergar e parar de insistir com esses caras
.

Vitor disse...

Faço minhas as palavras do JOTA. E ainda, tenho, a pretensão, em dizer: brilhante, preciso, inteligente o comentário dele!

Vitor disse...

Ah! Só não assino embaixo desta frase "NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAÍS", que soa como ironia. Mas nem por isto o comentário do JOTA deixa de ser brilhante.

Rodrigo Federman disse...

Ivo, jogador velocista apenas por ser velocista....por essas e outras que o futebol está ficando sem graça.

Valeu, Vitor.

Abs e SA!!!