23/05/17

Como explicar/justificar?




Parece que, quem diria, o Aírton começou a perder espaço no Botafogo. E pelo que parece, o Emerson Silva, se recuperando de contusão, também.

Palavras do técnico Jair Ventura, logo após a vitória sobre a Ponte Preta, em que o Rodrigo Lindoso começou como titular e o Aírton no banco de reservas:

"- Meritocracia, né? Não posso falar aqui e não cumprir com eles. Lindoso foi muito bem, e tem também o Rabello. Aqueles que estiverem no melhor momento vão jogar. Nem sempre quando joga com três volantes é retranca, hoje nossos volantes fizeram os gols. O 10 clássico não tem, porque os volantes chegam com muita qualidade. Lindoso era o 10 do Madureira".

Ok, concordo plenamente com a escalação daqueles que estiverem melhores. No caso do Lindoso, gostei dele contra o Atlético Nacional e não vi o jogo diante da Ponte (muito elogiado pelos amigos). O Aírton, de fato, não repetiu suas grandes exibições nas duas últimas oportunidades. Mas não achei péssimo ou abaixo da média dos companheiros - considerando os mesmos jogos. Ou seja, respeito, aceito, porém, ainda considero precipitada essa troca. Até porque, parece que estão esquecendo o tempo de casa do Rodrigo Lindoso e as raras partidas de destaque. 

Agora, se o Jair fala tanto nessa meritocracia e consegue mexer rápido em algumas posições, como ele pode justificar a paciência eterna com o Camilo?

Na boa, por essas e outras que eu considero o discurso bonito, mas não me soa verdadeiro.

Ah, o Montillo está machucado. Ok. Mas quer dizer que ali só podem jogar o Camilo ou Montillo? Vai deixar um cara sendo "um a menos" em campo por não ter outro "camisa 10" no elenco? Já testou mais o Leandrinho? Ou recuando o Pimpão? Ou adiantando o João Paulo? E como o próprio Jair Ventura falou: O Lindoso não era o "10 do Madureira" (como se isso empolgasse)? Então, porque não o testa ali mais adiantado na vaga do Camilo (até que o argentino volte aos campos)?

Então, desculpe, Jair...
...se existe meritocracia de verdade em General Severiano, ela deve servir para todos.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

59 comentários:

fabio lucas disse...

Explico temos os 3 melhores volantes do campeonato Airton,Bruno Silva e o Rodrigo Lindoso e ainda tem os que correm por fora com Matheus Fernandes, Gustavo Buchecha.

fabio lucas disse...

A opiçao de Rodrigo Lindoso adiantando para mim e furada assim como Pimpao, ja Joao Paulo acho uma boa de meia poderia ter trago o Marquinhos Gabriel para fazer peso no Camilo troquem o Sassa no Elber para fazer peso ao camilo.
Emerson Silva e o nosso zagueiro reserva e sempre devera ser ate se aposentar.

Enéias Teles Borges disse...

Boas perguntas. Eu manteria Lindoso e Ayrton. Sacaria o Camilo. Jogar com 1 a menos não dá. Roger não recebe bolas e tem que sair da área.

Marcio disse...

Esse discurso tem pouca consistência.
Se hoje, como ele diz, não existe o dez clássico, a culpa é dos próprios técnicos e não por causa dos volantes terem qualidade. Aliás, não há novidade alguma nessa conversa de volante saber jogar; até o fim dos anos 70 não faltaram volantes com qualidade.
Não há meritocracia quando ele, o técnico, mantém o Camilo titular absoluto e indiscutível; e se os seus volantes tem tanta chegada, inclusive sendo "dez" em outros clubes, poderiam ser adiantados em seus posicionamentos e assim solucionar o problema.
Não custa lembrar o episódio Renan Fonseca; insistentemente titular até ser eliminado na Copa do Brasil 2016.
Se alguém perguntar o porquê do Camilo e Roger serem titulares absolutos, ele dirá que exercem uma função tática importantíssima; que o primeiro fecha o setor tal e que o segundo impede a saída de bola da defesa adversária, abre espaços para a infiltração, entre outras coisas.
Se ele quer fazer o Lindoso titular, faça sem utilizar esse discurso, pois a passagem dele com a Camisa do BOTAFOGO ainda é deficitária; o Airton tem muito mais atuações de bom nível.
SA!!!

Anônimo disse...

E agora o Camilo vai ser poupado.De que? Será prêmio pelas "belas" partidas que fez?Ou o JV barrou e não quer dizer ?
Quanto ao Lindoso de 10 é covardia com a torcida...Rssss

Sds

Silva disse...

Tem uma turma que só joga bola na hora de renovar o contrato.Lindoso parece ser um deles.Estamos bem servidos de zagueiros e volantes.A saída do Camilo do jogo da Argentina me parece mais o início da sua barração do que realmente ter intenção de poupar.
Agora time tem que render bem sem ele.Se perder lá vai voltar a ideia na cabeça do JV que o nosso coalhada faz falta,mesmo não estando jogando nada.

Rodrigo Federman disse...

Fabio, não chego a tanta euforia.

Enéias, o imediato, concordo, seria sacar logo o Camilo.

Exato, Marcio. Por isso eu sempre digo que acho bonito quando ele fala em meritocracia e tal, mas que infelizmente não acredito tanto assim na utilização desse conceito na prática no Botafogo.

Anônimo, coitado do guerreiro. Deve estar cansado! Cara, eu até acho que, hoje, o Lindoso seria menos pior do que o Camilo ali adiantado.

Concordo contigo, Silva.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo o Jair cantou a pedra, quem está marcando e criando no jogo são os nossos volantes, então não temos necessidade de termos um dez clássico, nesse caso a presença do Camilo se faz desnecessária, coloca mais um volante e ai adianta ou o João Paulo ou o Lindoso, o Camilo só tá atrapalhando.

Rodrigo Federman disse...

Ivo, será que ele terá coragem para barrar o Camilo?
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, não há a mínima necessidade do Jair ficar repetindo constantemente que aplica a meritocracia, até porque essa deve ser a lógica, já que não se pode admitir que alguém seja privilegiado em uma concorrência.
SA!!!

Pedro Lima disse...

O Airton não está barrado. O Jair está sendo mal interpretado. RL mostrou apenas que está num bom nível e que da conta de entrar sem deixar o nível cair. Ou cair muito. Só isso. Airton é o titular do Jair. E convenhamos, Airton jogou 40% das partidas em 2016 (não tenho a estatística desse ano), e ainda joga numa posição de muitos cartões e suspensões. Veio a calhar essa boa fase do Lindoso, pro time, pro Jair, e pro próprio Airton.
Quanto ao Rabello, ele ENGOLIU a concorrência, é um caso diferente. E com isso Emerson Silva não voltará aos 11 iniciais. Na verdade, creio que ele não perdeu a vaga pro xará E.Santos apenas por causa do imbróglio contratual que acabou queiramos ou não atrapalhando o ínicio da temporada do E. Santos.

E agora, minha opinião: Emerson Santos, Airton, Sassá... francamente, não podemos tratá-los como jogadores que NA VERDADE NÃO SÃO apenas porque o nosso Botafogo não pode gastar com jogadores melhores. Se não querem renovar, ADEUS, pra mim não farão a menor falta.



SAN!



Anônimo disse...

Acho que Lindoso já renovou o contrato em Março

Anônimo disse...

A situação do Camilo creio em falta de opções mesmo. Montillo e Leandrinho estão lesionados. Na Argentina devemos jogar com 4 volantes.

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio.

Pedro, pelo fato do Aírton ter começado no banco e pelas palavras do JV, não vejo erro de interpretação.

Não sei, Anônimo 1.

Anônimo 2, essa eu não aceito. Até porque, para fazer o que ele "não faz", então coloca qualquer outro ali.

Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Eu colocaria o Aírton no lugar do CaMICO...
Bruno, Aírton, JP e Lindoso. O que sairá disso, não posso afirmar. Mas fiquei curioso...
E o "10 do Madureira" passou a ser salvação? Eita p...

Unknown disse...

Poderia também colocar o Gilson, já que ele tem colocado ele em alguns jogos nessa função, e aposto que o substituto do Camilo no jogo de quinta será o Gilson.

Ricardo Rocha disse...

A situação do Camilo é contornável. Temos gente para essa função. Já o Roger...

Pedro Lima disse...

Contra o Atlético Nacional o Airton estava suspenso.
E Jair, que conhece o clube e os atletas como ninguém, sabe das condições "atléticas" do Airton, se é que vc me entende.
Quero ver no jogo de ida das Oitavas da Libertadores ou no jogo de volta contra o Sport ma Copa do Brasil se o Lindoso jogará no lugar do Airton. DUVIDO.

Rodrigo Federman disse...

Pedro, eu queria ter essa certeza.

Vinny, o 10 do Madureira passou a ser o cara. Hehehe

Tem essa, Ivo.

Celso, que saiam os dois.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,não acredito nessas conversinhas de meritocracia,etc,etc.Hoje,no baixíssimo nível do futebol brasileiro,não vejo ninguém insubstituível e se o antes titular jogou mal e o reserva treina bem,entra e atua melhor do que o tido como titular,acredito que deva ser mantido até cair o seu padrão em campo.Gosto sempre de opinar sobre o que vejo e só tenho má vontade com o treinador quando ele insiste em jogadores que nunca fazem nada,como aconteceu com RF,FERNANDES e atualmente o POSTE e o COALHADA,totalmente inúteis.Infelizmente,alguns opinam baseados nas opiniões da imprensa.
Meu caro amigo,fico impressionado como certas pessoas se "emprenham pelos ouvidos" e repetem o que a mídia publica,sem se dar ao trabalho de verificar a realidade dos fatos.
Ontem,um cunhado,desses que acreditam no que os "ENTENDIDOS" falam,vira-se para mim e diz:"e aí Jota,o PALMEIRAS que você elogia,que tem bom time,bom treinador,etc,tomou ferro da Chape.O Vasco que tem um time ruim para você,ganhou do Bahia que vinha ganhando de todo mundo,com show do fabuloso,que para você é menos um em campo".
Estarrecido,olhei para ele e perguntei se ele estava de sacanagem,pois o Palmeiras jogou com um time reserva,o Vasco afastou os ex jogadores em atividade,inclusive o NENÊ,e penou para vencer os reservas do Bahia.Disse ainda,que o FABULOSO de araque não deu assistência nenhuma,deu sorte que a bola bateu na perna do zagueiro e sobrou para o atacante marcar.No gol 400,badalado pela mídia ame$$trada,até eu com mais de 70 faria,com o gol vazio e na pequena área.Ficou me olhando incrédulo,com cara de vaca atolada e disse que ouviu as manchetes e acreditou,rsrsrrs.
É assim que a banda toca para muitos torcedores dos diversos clubes,e aí surgem os CAMITOS da vida,etc,etc.
BEOCUTAS.JOTA.

Ricardo Rocha disse...

Sim, Rodrigo. Para o lugar de Camilo tem o Montillo. Mas,e para o lugar do Roger?

Rodrigo Federman disse...

É bem por aí mesmo, Jota.

Possa crer, Celso. Se o JV tivesse ao menos testado o Gorne no estadual...

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Li alguns boatos de que o Botafogo irá trocar Sassa no Kieza. Será que seria uma bota pra gente?

Sobre o lance da meritocracia tenho que concordar com Rodrigo acho que se funciona pro Airton tem funcionar pra todos neste ponto acho justo. Agora a questão do camilo será que valeria apena jogar com 4 volantes? Fizemos isso em um jogo da libertadores fora se não me engano contra o colo-colo e não fizemos uma partida brilhante e sim uma partida para empatar e naquela oportunidade perdemos de 2 a 1 ... Então não sei se seria justo tirar o camilo do time.

E outra muitos falam ha coloca o João Paulo em seu lugar na boa não vi esse futebol todo dele pra jogar com a 10 do glorioso. Ele é um bom volante mais tem vezes que perde cada passe ridículos podemos ter o jogo contra o grêmio como parâmetro. Não é que eu esteja defendendo o Jair mais acho que faz o melhor com que tem na mão, pois o nosso elenco é muito muito limitado.

Ass: Eziel

fabio lucas disse...

Kieza pode ser envolvido em troca do Sassa bom para trazer Kieza tem que ter um plano e para o plano ja começou errado nao testando o Renan Gorne, mais ele substituiria o Roger a altura, poderia fazer essa troca e trazer o Thalles do vasco ou brenner do inter para o lugar do Sassa

Rodrigo Federman disse...

Pensamos igual sobre isso, Eziel.
Abs e SA!!!

fabio lucas disse...

Ricardinho do ceara que joga de volante, o João Paulo do santa cruz era meio campo no santa assim como Rodrigo Lindoso no madureira.

Rodrigo Federman disse...

Fabio, sou total contra a vinda de Kieza.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Thales? Kieza?

Kieza, 30 anos, 294 jogos profissionais e 122 gols; média de 0,41 gol/jogo.
Obs: Passou por Fluminense e São Paulo, jogou seis partidas e não marcou um único gol.
A sua média em 2016 no Vitória foi de 0,28 gol/jogo; Lembrando que a equipe baiana estava na 1ª divisão do brasileiro.

Thales, 22 anos, 142 jogos profissionais e 34 gols; média de 0,24 gol/jogo.
Obs: Em 2016 teve média de 0,27 gol/jogo; lembrando que o Vasco estava na Série B do brasileiro.

Sassá, 23 anos, 134 jogos profissionais e 42 gols; média de 0,31 gol/jogo.
Obs: Em 2016 o Sassá teve média de 0,45 gol/jogo.

(Kieza) https://www.ogol.com.br/player_seasons.php?id=97596

(Thales) https://www.ogol.com.br/player_seasons.php?id=371860

(Sassá) https://www.ogol.com.br/player_seasons.php?id=249690

O fato de não ficar com o Sassá, por ele ser problemático ou outro motivo qualquer, não faz de outros jogadores a solução.
É preciso critério para contratar.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Márcio. Espero que não estejam cogitando isso de verdade.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
Por isso que acredito não custar rigorosamente nada levar o Gorne para o banco de reservas e dar-lhe uma oportunidade quando o jogo estiver bem encaminhado.
Esse jogo contra a Ponte serve de exemplo, pois foi jogado em casa, em paz com a Torcida, sem ser ameaçado e fazendo o segundo gol aos 20 do segundo tempo.
Se o jogador não quebrar o gelo e mostrar algum futebol em uma condição favorável como essa, não sei quando poderá fazê-lo.
Aliás, eu não consigo vislumbrar como um jovem jogador pode evoluir sem entrar em um jogo valendo três pontos, apenas treinando... E o Gorne já tem 21 anos, não custa lembrar.
SA!!!

Conceitos disse...

Tem uma galera louca aí falando maravilhas do Lindoso só pq ele fez DUAS PARTIDAS razoáveis em TRÊS ANOS de Botafogo. Já tem vagabundo concordando com a renovação de contrato e tal... Conefesso q ele é um bom banco, mas o Botafogo não precisa de alguém limitado pra sempre. Então vamos renovar com Renan Fonseca pq ele tem um bom diálogo com a diretoria e os companheiros e também com o Tanque pq ele é aguerrido.

J. Daniel disse...

Só a diretoria que não enxerga: precisamos com urgência de atacante meia e lateral direito (mais um). Meia e lateral para compor elenco, mas um goleador, necessitamos com a máxima urgência. Quanto ao Airton, não acho que ele fique fora do time por muito tempo. O Bruno pode pegar um gancho, e quem seria seu substituto imediato? De qualquer maneira o Airton caiu de produção nos últimos jogos e o Lindoso está fechando bem o meio. Por enquanto o meio seria Lindoso _ Bruno _ João Paulo e Camilo, porque o Montillo ninguém sabe quando voltará. Vamos acreditar fogão!!!

PAULO FERNANDO disse...

Fui publicar em uma página do face ("Pela Paixão ao Botafogo") que o Camilo tinha que sair do time e esquentar o banco e fui até chamado de Flamenguista. rsrsrsrs. Disseram que o Camilo fez muito pelo Botafogo. Eu perguntei "o quê?", "algum título?" O cara é o maior engodo, mas tem muita gente que gosta dele. Não joga nada desde o final de 2016 e mesmo assim vai levando...Nossa torcida está se apequenando e isso é muito grave!

Pix disse...

Erick(PAL) ou Maicossuel(ATL) seria uma boa troca.

Unknown disse...

Valeu Márcio, o Departamento de inteligência poderia te contratar.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo novamente. Mas não, ainda preferem segurar o máximo possível e, muitas vezes, lançarem os caras no fogo, em situação adversa, com pressão, etc.

Pois é, Conceitos. Isso muito me preocupa, cara.

J.Daniel, a diretoria não enxerga muita coisa. Na montagem do elenco então, deixaram passar vários pontos.

Paulo, é por essas e outras que depois fica difícil cobrarmos grandes conquistas: Uma grande parte se contenta com Camilos da vida. Isso é atestar a mediocridade eterna. Não podemos nos conformar, resignar.

Pix, o Maicosuel é muito utilizado no Galo. Difícil. O Erick, juro que não lembro. O pouco que vi, não me chamou atenção.

Quem dera, Ivo.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Mas Rodrigo não é você mesmo que diz que quando joga bem merece ser elogiado, então não entendo, se o Lindoso jogou bem duas partidas tem que ser elogiado mesmo, assim como outros foram e serão quando merecerem, ninguém tá dizendo que o Lindoso virou um craque do dia pra noite, está apenas sendo elogiado pelas duas belas partidas que fez só isso.

higor disse...

Esse relato do amigo Paulo Fernando é curioso. O Gajo, da radio Botafogo, disse que a torcida do Botafogo é ingrata ao criticar o Camilo, que nós devemos muito a ele. Ora, devemos o que? Quantos títulos esse cara conquistou? Em qual time grande ele foi destaque? Quantos gols nos nossos rivais ele já fez?

Eu costumo dizer que o Camilo é o novo Lucio Flavio. É de uma inutilidade tremenda, tem um ou outro bom momento, e causa indignação em parte da torcida se vc criticá-lo.

Marcio disse...

Rodrigo e mais uma vez o Jair chamou a meritocracia para justificar o não aproveitamento do Gorne até o momento.
Ser "preterido" em oportunidades pelo Tanque é dose para mamute enfurecido.

"Meritocracia. Dou treino todos os dias e ele ainda não demonstrou que está na frente dos concorrentes. Não é nada pessoal, mas tem um treinador que acompanha os treinos. Não é só chegar e colocar, tem que merecer."

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/jair-confirma-camilo-fora-e-fala-da-busca-pelo-1-lugar-melhor-decidir-em-casa.ghtml



Ivo, apenas dou os meus palpites.
Só acho que para fazer determinadas contratações, melhor não fazê-las.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ivo, sim. Tanto que o fiz no jogo contra o Nacional. Mas o que tenho visto parece ir um pouco além. Muitos parecem que agora enxergam um futebol diferenciado em Lindoso. Uma importância nunca antes vista. E esquecem o tempo que ele está no clube.

Higor, e eu acho que o LF foi muito mais jogador e fez pelo clube que o Camilo.

Márcio, então ele deve ser muito ruim.

Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Gorne ,cria da base , fruto de investimento, tem seu contrato até final de 2019. Aí chega um babaca , diz que não serve ,SEM NUNCA TER TESTADO O JOGADOR realmente, e o coloca à disposição para empréstimo.

Rodrigo Federman disse...

Celso, é revoltante.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Alguém precisa chamar aquele objeto esférico para uma conversa. Ele precisa colaborar com o Camilo, não se posicionando do lado oposto ou se recusando a ser dominado.
Se não se enquadrar, não vai para o jogo, simples assim.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, logo o JV colocará a culpa na bola mesmo. E não no Camilo. Hahaha
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Só tem um problema Márcio, quem decide se esse tal objeto esférico vai estar em campo ou não, não é o Botafogo, é a Comenbol, e a CBF

Rodrigo Federman disse...

Ivo, mas quando entra em campo, ainda assim, esse objeto precisa se adequar ao Camilo. E é difícil. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O jogador se vê preterido por outros de qualidade duvidosa e é colocado em disponibilidade... Acontece de ser emprestado, começar a jogar bem, fazer gols e se valorizar, vão querer ampliar o tempo de contrato; aí, o cara pede todos os dólares do mundo e a diretoria se dirá decepcionada.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, absurdo maior é o JV ainda ter cara de pau de dizer que ele ainda não merece chances, mas insiste com Tanque, Joel...cara de pau.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O treinador que coloca quem ele quer http://www.gazetaonline.com.br/esportes/futebol/botafogo/2017/05/agora-auxiliar-felipe-conceicao-ex-tigrao-fala-das-lagrimas-do-presente-e-do-futuro-dentro-do-botafogo-1014050194.html

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Anônimo.
Abs e SA!!!

Pix disse...

Não seriam os atletas que eu desejaria, mas com a situação do Sassá (fim de contrato e indisciplina) acho uma boa troca.

Marcio disse...

Rodrigo, esse é um mal do nosso futebol.
Se lembra do O³ dizendo que o Gabriel Jesus era um jogador normal, regular?
A ladainha era a mesma; "calma", "vai prejudicar o menino"...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Pix.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, o 7 a 1 explica.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

So uma duvida Airton ja renovou?

Rodrigo Federman disse...

Não, Fábio.
Abs e SA!!!

Junior disse...

Não vejo o Camilo tão mal assim como os amigos que consideram ele o câncer do time, mas acho que mesmo se ele fosse sair não tem jogador pra jogar ali... Pimpão nem pensar, perderiamos ele na ponta e ele não é jogador cerebral, JP perderiamos atrás, a única coisa que dá pra fazer é testar o Leandrinho, que pra mim joga menos que o Camilo e tem sido burocrático quando entra ou esperar a volta do Montillo

Anônimo disse...

Meritrocacia no Brasil é uma palavra subtendida. Arre égua de Meritrocacia

Impõe dizer que na meritocracia não há qualquer problema, não há erros nem desvios. É resultado de um esforço individual tendente a atingir algo proveitoso a si ou a sociedade, desde que sem trapaças ou qualquer iniquidade. Contudo, problemas existem nos sistemas e regimes de governo, na democracia que temos – muitos deles derivados ou concorrentes da corrupção.

Rodrigo Federman disse...

Junior, eu acho. Mal, muito mal. E sou mais qualquer um do que ele por ali.

Possa crer, Anônimo.

Abs e SA!!!