25/05/17

Primeiro lugar confirmado





O Botafogo perdeu de 0 a 1 para o Estudiantes na Argentina...
...e mesmo assim, terminou como primeiro colocado do seu grupo.

Graças - além dos nossos cinco resultados anteriores -, também, à vitória do Atlético Nacional sobre o Barcelona por dois gols de diferença. No final, mesma soma de pontos e um gol no saldo que nos garantiu a liderança e vantagem de decidir a oitava de final no Niltão.

Sobre o jogo, não gostei.

O time não entrou com o mesmo empenho da Libertadores. Fora isso, uma escalação - ao meu ver - equivocada e dificuldade gritante para trocar passes e criar jogadas do meio para frente. Nos primeiros 45 minutos, não vimos a cor da bola. E ainda levamos o gol, após falha/azar do Rabello.

Pouca mudança na parte técnica no segundo tempo, mas uma postura levemente diferente. Tomamos mais conta da bola e não permitimos tanta posse dos argentinos, que também não faziam questão, afinal, o placar já garantia a Sul Americana para eles.

Na etapa final, então, a torcida maior foi para que o Botafogo não vacilasse em levar um outro gol e para que o Barcelona não diminuísse lá na Colômbia.

Deu certo. Os resultados garantiram o GLORIOSO como melhor do grupo A.

Inegável que, além de surpreendente, essa campanha na competição tem sido louvável e digna de aplausos. Mas tomara que ninguém se dê por satisfeito. Podemos mais! Só precisamos "querer" mais também. Para isso, a apatia demonstrada nesta noite precisa ser deixada de lado.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 0 x 1 Estudiantes

1- Gatito: Defesa salvadora no final do jogo que nos garantiu a liderança - 6,0

2- Emerson Santos: Correto - 5,0

3- Carli: Boa partida - 6,0

4- Rabello: Calculou mal o tempo da bola no gol argentino - 5,0

5- Rodrigo Lindoso: O de sempre, burocrático e correndo para não chegar... - 5,0

6- Victor Luiz: Muita transpiração sem tanta inspiração - 5,0

7- João Paulo: Até tentou e se apresentou para o jogo. Mas hoje não tinha ninguém bem no setor - 5,5

8- Bruno Silva: Muito preso apenas no corredor direito. Pode ser melhor aproveitado - 5,0

9- Roger: Uma nulidade. Incapaz de dominar, concluir, trocar passes, etc. - 3,0

10- Gilson: Sem qualquer cacoete de meia - 4,0

11- Guilherme: Ciscou bastante, criou pouco - 5,0

12- Joel: Presente do "setor de inteligência" - 4,0

13- Fernandes: Deu maior presença no lado direito - 5,0

14- Dudu Cearense: Poucos minutos em campo - Sem nota

Jair Ventura: Errou na escalação inicial. O discurso de "meritocracia" ainda não condiz com tudo que vejo em campo - 5,0

47 comentários:

Anônimo disse...

Jogou como tem que jogar uma Libertadores. Com erros e acertos, chegou onde precisava chegar. E no 2° tempo tomou as rédeas da partida e jogou com maturidade.
Jacob

Gernaldo Silva disse...

Líder do grupo mais difícil dessa libertadores. Parabéns ao time, diretoria e principalmente a comissão técnica que tem feito o Botafogo surpreender e figurar entre os grandes! Como é o seu lugar!

Saudações Gloriosas

Rodrigo Federman disse...

Pai, hoje, discordo. Hoje jogou mal.

Gernaldo, acho que o principalmente deveria ir para os jogadores. Mas concordo com suas observações.

Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Joel, Gilson, Roger e Fernandes são a expressão da mediocridade de um clube que se contenta apenas com razoáveis campanhas.

Rodrigo Federman disse...

Celso, falta gente aí.
Abs e SA!!!

Ivan disse...

Preocupado com essas invenções do treinador. Joel como opção no ataque. Haja nervos para as oitavas.

Ricardo Rocha disse...

Mas está tudo bem. Estamos apenas há 22 anos na fila.
Está tudo bem...

Rodrigo Federman disse...

Ivan, que isso, amigo...é tudo na base da meritocracia, esqueceu? rs

Celso, mas não está bem. E também ninguém diz isso, né? Só que concordo contigo, quando fala que muita gente tem se contentado apenas como figuração e/ou idolatrando jogadores que não poderiam vestir essa camisa.

Abs e SA!!!

Gernaldo Silva disse...

O time é mediano para baixo tecnicamente, apesar de brioso, vários disfalques sempre. Mesmo assim mantém organização tática que o transforma em um time capaz de surpreender, por isso, como a maioria dos botafoguenses que conheço, atribuo grande parcela a comissão técnica que tem feito grande trabalho.

Anônimo disse...

feliz, graças aos deuses do futebol classificamos em primeiro.
passado essa primeira fase, é ora de analisar alguns fatos, como a necessidade de reforços. não dá pra aguentar mais o Roger. é um cara até esforçado, mas não consegue dar andamento a uma jogada, tanto na aérea quanto fora dela, não domina, não chuta, não cabeceia, cara, não dá mais! um ponto positivo foi o ajustes na zaga que melhorou bastante com a entrada do IR. ainda tenho esperança pela volta do futebol do Camilo, por mais uma campanha surpreendente e positiva.

Marcelo Lopes

Rodrigo Federman disse...

Ok, Gernaldo. Não vou discutir. Respeito, mas penso justamente que por serem jogadores de medianos para ruins, que esses caras são os principais responsáveis. O que não inviabiliza e nem tira os méritos do trabalho da comissão. Apenas acho que em campo que se decidem a maior parte dos jogos.

Marcelo, eu só não tenho esperança na volta do futebol do Camilo, porque sei que o futebol verdadeiro dele é esse dos últimos muitos meses. Aqueles 6 ou 7 jogos iniciais foram o momento iluminado da carreira dele.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Gernaldo, pelo Federman o Jair Ventura, já estava no olho da rua, a implicância dele com Jair ou é para render comentários por aqui, ou babaquice ou ele não assiste jogo nenhum e ficar tirando sarro da cara do torcedor, comentando o que não assistiu ,Ferinha você está sendo rídiculo em falar mal do Jair; porque todo torcedor que conhece alguma coisa de futebol, mesmo nossos adversários, reconhece o belo trabalho do Jair Ventura.
Ferinha, não estou a fim de estragar minha noite, com suas opiniões desprovida de inteligência.

Boa Noite.

Marcio disse...

Jogo bem ruim apresentado pelo BOTAFOGO; passou 90 minutos sem criar uma única jogada de real perigo para o Estudiantes; além disso, não precisava o Jair inventar na escalação.
Também acho que o BOTAFOGO pode mais um pouco em jogos onde tudo parece resolvido. Vencer é sempre bom!
No mais, classificado já estava e a combinação de resultados permitiu a liderança do grupo.
Agora é ir se preparando e esperar o sorteio para o confronto das oitavas. Com umas contratações acertadas esse Time aumentaria e muito as suas possibilidades, o problema é que esse departamento de futebol/inteligência (?) pode trazer gente pior do que os que estão no elenco.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ok, ferina anônima (para variar). Não esqueça de tomar seu remedinho, tá?

Concordo com suas observações, Marcio.

Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Falei ontem mais cedo com Gilson de meia iriamos perde tentou jogar assim no america ano passado e se deu mal.

Anônimo disse...

Jaír teve que "inventar". Os 3 meias (Camilo, Montillo, Leandrinho) do elenco não estavam disponíveis

Anônimo disse...

Jaír Ventura cobrou publicamente um atacante da diretoria.

Unknown disse...

Cada vez mais difícil de entender (aturar!) as escolhas e mexidas do JV. Não consigo mais e olha q tentei bastante! Po nao é possível q ele não saiba q o esquema q funciona melhor com esse time é o de 3 volantes.. E em vez de ele só colocar o Airton, titular absoluto até muito pouco tempo atrás, e adiantar o JP q joga como meia tb, não.. Muito simples pra ele.. Pois parece q ele tem q aparecer mais q todos! Então ele coloca um lateral, q já provou q é muito fraco pois nem pra lateral serve, de ponta esquerda! Ou seja, deixa o time todo torto, ninguém se entendendo no meio.. E mesmo vendo q não deu certo, demora uma eternidade pra mudar! Espero q sorte não nos abandone tão cedo!

VinnyMarques disse...

Nesse ano, o Jair tá pagando: Inventou, perdeu. Esse jogo era pra ferrolho e contra ataque. Gilson de meia é piada. Fomos um bando em campo. Tosco. Fora que, já classificados, entramos com aquela vontade de estar em qualquer outro lugar, menos ali... Mas ainda assim, dessa vez sem mérito, saímos em primeiro do grupo e vamos decidir o mata mata em casa.
Entre trancos e barrancos e burrocracia a parte, indo...

J. Daniel disse...

Valeu a classificação em primeiro lugar, mas continuo pedindo reforços. Ontem, mais uma vez, ficou comprovado que o time não tem banco. É necessário, com a máxima urgência urgentíssima, a contratação de dois atacantes. Outros setores precisam de mais um atleta para compor elenco, mas as limitações financeiras impedem essas contratações. Vamos com o que temos, mas sem artilheiro corremos o risco de abortar qualquer tentativa de títulos. A diretoria tem que pensar grande nesse momento, o time está na Libertadores, enquanto nossos adversários com plantéis milionários estão no sofá. Vamos lá Fogão!!!

Anônimo disse...

Outro dia o Joel no treino plantando bananeira com a bola.Tem foto disso. O Roger pedindo quem não tem oportunidades para ensinar cabeceio. Tem foto. Guilherme contando piadas e desesperado com olhos arregalados para mostrar para que veio.Pelo menos ele sabe acertar bola no goleiro com raiva e não é julgado. Tem como mandar eles para casa e leva alguma coisa junto, o cotonete e o mijao.Eta merdocracia

Anônimo disse...

Olha aqui você está ganhando quanto para defender o Jair. Vai você com a meritocracia omissa e subtendida pro olho da rua mesmo. Leva a cabeça de cubo, a perna de pau, o pau de bananeira, e a imitação da ema, a cabeça Redonda e o mijo.

Anônimo disse...

Deve ser alguma desesperada por você! Estou até com ciúme dela. Gatinha apaixonada. Euzinha Abs.Rodrigo. SA!!!

Anônimo disse...

Se fosse por mim tinha que ter ido a muito tempo. Que meritocracia é essa. Meritocracia para ele também. Pega suas malas e sai a de fininho para não se queimar perto da Estrela acima de tudo.Rodrigo é melhor que você. Mostre a cara. SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Joel é uma total nulidade e o Jair já se deu conta disso, tanto que parece que vai ser devolvido para o Cruzeiro. O time estava muito mal no primeiro tempo, mas no segundo encaixou e merece melhor resultado (o empate me pareceria um resultado mais justo). Pra variar a imprensa credita ao fator sorte nossa classificação, desmerecendo tudo o que foi feito até agora. De parabéns sim o Jair que tira água de pedra. Critico pontualmente quando não concordo com uma ou outra escalação, mas inegável a qualidade do seu trabalho e os resultados apresentados até aqui. Voltamos a ter uma defesa forte e acertando a lateral direita fechamos esse setor. O maio depende do retorno do Montillo para que tenhamos o Camilo na reserva, mas temos peças suficientes como os 3 volantes que já foram taticamente desenhados. Só falta mesmo é centro-avantes já que o Pimpão e o Guilherme são os 2 agudos. O Roger se mostra cada vez mais o "esforçado nulo". Não combina com o desenho tático do time, já que se é para jogar em contra ataque, precisa de alguém mais rápido e versátil. O problema é achar 1 atacante com essas características no futebol brasileiro a um preço viável. Esse dilema a diretoria (e coitada dela, não é fácil mesmo) pena em encontrar. tentaria a solução caseira, mas pelo visto o Jair reclamou do empenho do Gorne e em casa não conseguimos sequer fazer a promessa Luis Henrique se cumprir! Ajustada essa questão podemos pensar em vôos mais altos ainda, considerando que temos 3 competições importantes e paralelas. Parabéns time, diretoria e torcida!!!

Anônimo disse...

Meritocrata mostra a sua casa e diz pra mim que os seus atacantes querem ser estrelas, mas não conseguem sabe por quê? Treinam no jogo é jogo! TEM QUE IR PRO DM PORQUE A ESTRELA DO BOTAFOGO É GRANDE DEMAIS PARA A SUA CABECINHA! SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fabio, o Gilson sequer deveria ter sido contratado.

Anônimo 1, por que não adiantou o JP, que já atuou como armador e entrou com outro volante?

Anônimo 2, ok...fez bem. Mas eu lembro que os atacantes que lá estão, também foram solicitados e aprovados por ele.

Unknown, fecho contigo. Mas ele certamente diria que é tudo questão de meritocracia! hehehe

Vinny, quando ele quer aparecer mais que os jogadores, sempre dá nisso.

Claro, J.Daniel. O elenco é fraco. Sem banco será difícil aguentar a temporada inteira. Pior agora, que a Libertadores dura o ano todo.

Anônimo 3, e tem gente que bate palmas e acredita quando o JV fala na "meritocracia". rs

Anônimo 4, mensagem foi para quem?

Anônimo 5, deve ser alguma pessoa da família Ventura.

Anônimo 6...quando você se identificar, a gente conversa, tá?

Paulo, uma pena que esse setor de inteligência é uma farsa. Mesmo sem dinheiro, poderíamos ter um elenco bem mais homogêneo. Mas ao invés disso, contratam por contratar, sem nenhum critério.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, não sei o que e para quem você comentou. Entendi nada.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Para quem escala e ponto final.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Anônimo.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Esses anônimos complicam o debate né? Eu nunca sei quem comentou o que...se é o mesmo cara comentando muitas vezes. Fica meio confuso debate.
Aê galera, se identifica, é mais fácil! Se não quer se identificar nominalmente bota um apelido no final do texto, só pra facilitar pro Rodrigo administrar e para todos comentarem sua opinião. Afinal é para isso que estamos por aqui, bate papo de Botafoguenses de verdade!

Anônimo disse...

Mostre a sua cara é para os técnicos que treinam.

Conceitos disse...

Graças a Deus não precisou ter que jogar ontem por algum ponto contra os caras. Imagine se o Estudiantes ainda tivesse chance de classificação, ia ser tragédia.

Time fraco, infelizmente temos que aceitar. Marcamos apenas 6 gols na fase de grupos inteira. Apenas 3 times na competição inteira fizeram menos gols que a gente. Contar com a sorte sempre não vai dar.

Temos agora uns 40 dias pra arrumar um atacante e um meia criador (ou que o Montillo se cure). Ou no pior cenário possível, o marginal do Sassá.

Incrível como o meio sem o Camico e o Airton ficou pavoroso ontem. Espero que a galera que estava babando o ovo do Lindoso tenha acordado pra vida ontem e visto que ele é apenas medíocre.

Agora vamos torcer para pegar um time mais medíocre para nos dar tempo de preparação para jogar para valer nas quartas. Palpite: pegar Godoy Cruz, The Strongest ou George Wilson (aquele do Denis Pimentinha)

Unknown disse...

Sinceramente acho que você foi até muito generoso com os jogadores.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, pior é quando alguns desses Anônimos não falam nada com nada...

Ok, Anônimo...

Conceitos, concordo plenamente contigo. Aliás, só não acho uma boa pegar o Strongest agora. Lá na altitude, são muito fortes.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Realmente o Jair foi injusto não testar o Gorne e acreditar nos treinadores, sabendo que o Gorne nunca ia dar esse mole de não treinar bem. Ele tem potencial para ser invejado e isso incomoda quem tem pedido para ser escalado.

Rodrigo Federman disse...

Ivo, acho que a liderança alcançada amoleceu um pouco meu coração! rs

Aí eu já não sei, Anônimo. Mas é, no mínimo, estranho.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu penso o seguinte:
Torcedor é torcedor, não tem que se identificar, ele faz parte de um grupo. E o grupo é muito grande. Vou colocar um apelido no meu comentário, JAVEN, Tá bom ou quer mais?

Rodrigo Federman disse...

Tá bom, Javen. No mais, se não quer se identificar, ok....apenas não responderemos, pois gostamos (pelo menos, eu gosto) de tratar as pessoas de maneira individualizada nas conversas. Mas está bom. Assim fica melhor.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Vou começar a cobrar ao bloguer mais sério que tem e que tomo a liberdade de falar.
Senhor Paulo você acompanha os treinos? Rodrigo Também?
Então sim, a verdade tem que ser dita quando se acompanha os treinos. e eleger quem será escalado pela torcida. Vamos ser democratas na escolha, porque ficar reclamando é fácil. O melhor não contratar jogadores para tirar dinheiro do Botafogo e querer aparecer na mídia. É o que estão fazendo, Aí pode vir até um atacante de Ponta, vai levar uma mordidinha de mosquito, vai ficar no DM até terminar o contrato, e aí a torcida ainda fica gritando por ele e ele no DM gastando o dinheiro de todo mundo, depois vai e se aposenta. JAVEM

Rodrigo Federman disse...

Ok, Javem...só não entendi o contexto do seu comentário.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Gilson esta jogando mesmo nivel do victor luis as vezes ate melhor mais tem que colocar na cabeça des caras que ele no maximo e lateral esquerdo nada mais.

Rodrigo Federman disse...

Fabio, ainda prefiro o VL.
Abs e SA!!!

WAYNE disse...

Bom dia.
Nas observações acima elas são conflitantes,pois as paixões são visíveis,é o futebol.
Agora uma se destaca entre todas; sobre o Jair. Ao ligar a TV no canal que transmitia
o jogo do Bota, fiquei admirado ver o nosso lateral, ele não tem cacoete nessa posição não vou numerar os adjetivos negativos, não precisam, são evidentes. Jair Ventura dando uma de Pitonisa. Você opinou bem. Ele escorrega na casca de banana. Mexe mal, escala mal. O Fogão está com sorte de Campeão: Time fraco; Treinador inventando; Banco que dá dó em vê. Acho que os DEUSES foram convocados. È isso aí Fogão, vamos em frente, o Mata é nosso.
Abs SA



Conceitos disse...

Gilson em campo ontem, sabendo que tínhamos o Airton no banco foi sacanagem.

Achei sinceramente que o Airton estava sofrendo alguma punição disciplinar interna, pois do contrário ele teria feito uma ligeira diferença na meiuca ontem.

Quando o Joel entrou ontem, parecia um drogado, não acertava nada.

Por fim, teremos o clima de Libertadores até a primeira semana de agosto. Boa visibilidade pro time. Há tempos o Botafogo não vivia isso. Agora é hora do marketing fazer sua parte e, da diretoria trazer um reforço. Já que a galera tanto fala desse Gorne, talvez pudesse deixar o muleque jogar agora e inscrever ele pras oitavas, caso o motivo de não contratarmos ninguém seja a falta de grana.

Rodrigo Federman disse...

Wayne, diante do quadro, cheiro de título surpreendente mesmo! Que assim seja! rs

Conceitos, realmente não deu para entender essa "barração" do Aírton, que até pouco tempo, vinha sendo nosso melhor jogador. Sobre o Gorne, pode até não dar em nada, mas só saberíamos vendo, né? Pior é continuar insistindo com Roger, Joel, Tanque, Guilherme, etc.

Abs e SA!!!

Anônimo 1 disse...

Aí VOCÊ que está querendo que ele invente