03/05/17

Parte dos 0,01%
















Assim que o árbitro apitou o final da partida de ontem, 99,9% da torcida botafoguense lamentou a invenção tática do técnico Jair Ventura, justo em um compromisso que poderia nos classificar antecipadamente na Libertadores, e depois de passar vários e vários jogos atuando com uma formação que todo mundo sabia ser a mais adequada para o elenco botafoguense.

Entre os 0,01%, o próprio treinador, que não reconheceu seu erro crasso:

"- Na verdade não são 3 atacantes, é um 4-2-3-1. Nesses 50 jogos que tenho, não jogamos só em um esquema. Perdemos o Bruno Silva, e não tenho outro jogador com essa característica. Ou eu engesso o esquema com outro jogador ou faço o que fiz em casa contra os outros, com dois volantes. Toda vitória em casa foram só com dois. Passamos a três volantes depois".

"- Se fosse jogar daqui a 10 minutos iria fazer a mesma coisa. Com Guilherme e Pimpão iria chegar mais próximo do time deles, leveza. Com três volantes pesados, eles iriam ter mais dificuldades. É bom espelhar, quem for mais decisivo no terço final. Bom quando vai com sua convicção, durmo de cabeça tranquila. Todas nossas vitórias em casa foram com dois volantes".

Jair, se me permite uma dica: Humildade, o segredo do sucesso.

Pensa nisso.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

87 comentários:

WAYNE disse...

Bom dia.
A grande volta do PROFESSOR PARDAL, ele não aprende e o Mestre ao lado Também.
Os "INIMIGOS DO FOGÃO,COMENTARISTAS E TÉCNICOS DE PLANTÃO, estão em ESTADO DE GRAÇA.
Agora em por FICHAS nos MENTAL PSICOLÓGICO dos ATLETAS.
VENCER OU VENCER.

Abraços e Saudações.

Marcelo disse...

Eu dou um pequeno desconto nestas entrevistas após jogo, porque na maioria das vezes os entrevistados ainda não tiveram tempo de refletir e absorver o que acaba de ocorrer, e por isso se complicam tanto com o que dizem.

O meu receio com o que vejo, é que no dia seguinte, é suposto a comissão técnica assistir ao vídeo do jogo para analisar os erros ocorridos e programar como fazer para melhorar, principalmente as falhas individuais em fundamentos. E como já disse no outro tópico, não vejo melhorias nos fundamentos de diversos jogadores, principalmente os jovens.

Como que o Fernandes fez diversas partidas na lateral direita sem demonstrar absolutamente nenhuma melhoria nos fundamentos da posição? Pimpão e Guilherme não entendem o mínimo sobre como cercar um adversário com a bola para que ele não avance , ou pelo menos reduze sua velocidade?

Rodrigo Federman disse...

Wayne, pior do que resolver inventar em um jogo decisivo, foi a total falta de humildade para sequer reconhecer seus erros. Pior: Ainda foi irônico em algumas respostas.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, eu até daria se fosse um bronco. O que o JV definitivamente não é. Pelo contrário, adora posar e falar em tom professoral com frequência. E pior que eu acho que ele falou sério. Ou seja, acha mesmo que todo mundo está errado na avaliação.
Abs e SA!!!

Marcelo disse...

Bem, eu escrevi que o desconto era pequeno ...

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcelo. E eu disse que, de minha parte (apenas), não tem nem pequeno.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

A torcida toda está errada. Menos ele, onipotente, soberano.
A arrogância é o início da derrotada.

PAULO FERNANDO disse...

Infaltil e babaca. Não é um homem ainda, é um adolescente técnico recém chegado. Tem qualidades, mas a humildade não é uma delas, típico de jovens. Podemos quebrar a cara só por isso, torço que não, mas corremos eese risco. A derrota após a cagada tática dele serviu de lição. O problema é ele não ter aprendido!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Vinny. E algumas horas em tom de deboche ainda.

Paulo, o pior é que para aprender com os erros, a pessoa precisa reconhecê-los. Mas pelo visto, o JV não é maduro o suficiente para isso.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

No intervalo fo jogo conversei com alguém íntimo dele e da sua família que me disse que ele não ouve nem o pai, o Carlos Roberto, nem ninguém. Imagina não ouvir um tricampeão mundial!!!Típico adolescente técnico.

Fabio Lucas disse...

Lateral direito Arnaldo do ituano esta a vista não conheço e você também não ne Rodrigo.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, sério? O pior que não duvido. Ele sempre me passou um ar de arrogância. Posso estar enganado e sendo injusto, mas é a percepção que tenho.

Não, Fábio.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Se o Botafogo sair da Libertadores, espero que não, quero vera um clube brigar para contrata-lo.
Só tem a nosso favor a entrega que estão dando nos jogos e isso não é suficiente para um time que não tem um atacante razoável.
Outra verdade é que essa entrega e mais pela vitriné que a Libertadores proporciona ou estou enganado em relação ao Carioca e até mesmo a CB ???
Mase uma; se o treineiro não consegue enxergar o jogo durante a partida pra que serve durante o jogo ?
Sds

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, prefiro nem pensar nisso.
Abs e SA!!!

Conceitos disse...

Vamos ver como o time se comporta no próximo jogo com o esquema de 3 volantes novamente. Airton e Marcelo estão fora devido aos 3 cartões amarelos. Camilo bichado. Montillo chinelinho. Então, vamos de Gatito, Carli, Igor R. Emerson Santos e Vicky Luis; John Paul, Dudu (nossa senhora), Lindoso (Deus nos acuda) e Matheus Fernandes (pqp); Roger Poste (ele mesmo) e Pimpão (é o que temos, infelizmente).

Rodrigo Federman disse...

Conceitos, o Montillo estará liberado. E espero que o JV não repita a merda que fez ontem.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo depois da explicação do Jair defendendo seu esquema tático, cheguei a conclusão de que entrar com três atacantes na frente não era tão ruim, mas depois do que ele disse, a cagada dele foi bem pior do que achavamos.

Rodrigo Federman disse...

Ivo, pelas circunstâncias e caráter do jogo, além das peças disponíveis, eu achei cagada do início ao fim. Do anúncio da escalação até a entrevista pós-jogo.
Abs e SA!!!

Gernaldo Silva disse...

Rodrigo, o JV errou ontem e merece ser criticado e cobrado por isso. Agora, com todo o respeito, avaliar um treinador pelo seu nível de arrogância é o mesmo que avaliar um jogador pelo seu corte de cabelo. Vejo que o trabalho do treinador tem que ser avaliado em um contexto geral, de resultados objetivos e metas, além do trabalho jogo a jogo. Queiram ou não o JV está sendo o melhor treinador dos últimos anos no glorioso. Arrogância? Desculpe, mais me falta tempo em observar se alguém trata bem ou não jornalistas. Existe coisas mais importantes pra fazer.

Conceitos disse...

Ontem era pra ter sacado o Sassá ou o Guilherme no intervalo e entrado com mais um ou dois volantes (Lindoso e Matheus Fernandes). O problema estava no meio campo que não criava. Se a bola chegasse no ataque ontem, bastava apenas 1 atacante. Agora a gente vai chorar sobre o leite derramado, mas só devemos esperar que a arrogância do Jair não persista, visto que ele não assumiu o erro de ontem, vai que esse cara invente de encher o time de atacantes de novo dia 18. Ver os 4 juntos ontem foi um pesadelo. Um fato engraçado pra dividir com vcs, tive um sonho com o Renan Fonseca fazendo um gol de um título e, depois acordei. Juro por Deus.

Rodrigo Federman disse...

Gernaldo, aí depende para quem você está se referindo. Minhas críticas (e também elogios, quando os faço) são pelo que acho do JV como treinador. E como líder, acho que análise comportamental também precisa ser observada. E arrogância/humildade é bem diferente de estética capilar (citando seu exemplo dado). Por fim, reforço também que o que ele fala, é para a sua torcida. Analiso o tema, não a maneira que ele trata jornalista.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Conceitos, todo mundo viu...Menos o treinador. E pior: ele disse que fez o certo e repetiria se tivesse nova oportunidade.
Abs e SA!!!

Gernaldo Silva disse...

Só acho quem existem outras características mais importantes para serem avaliadas (trabalho no geral, resultados etc) que ao meu ver, são mais importantes do que o comportamento pessoal. Quanto ao exemplo citado, fiz apenas uma analogia, pra dizer que "ser arrogante" não quer dizer nada em relação a ser ou não bom profissional. Como já disse, costumo avaliar o trabalho no geral, resultados, isso é oque vale ao meu ver. Deve ser criticado em relação ao jogo e elogiado em relação ao trabalho (resultados alcançados) com o time medíocre que temos.

Saudações Gloriosas

Rodrigo Federman disse...

Gernaldo, eu nunca contestei os resultados. Pelo contrário, mesmo não sendo um técnico que me passe confiança, reconheço o mérito que ele tem desde que assumiu. Só acho que ainda está aquém do que muitos pintam. E acho que existe uma dose acima da média de paciência e adoração por ser filho de quem é. Por fim, sendo bom ou mau profissional, eu sempre criticarei o comportamento egocêntrico e nada humilde de alguém. Neste caso específico, do JV.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Atualmente os técnicos colocam o futebol como se precisasse de pesquisa da NASA para ser praticado, o futebol foi, é e sempre será simples.
Imaginou o "professor" ganhar os holofotes após o jogo, passando por grande estrategista, ao "dar" a classificação antecipada e com o estádio cheio.
Sinceramente, duvido que cogite a possibilidade de ter errado, pois no intervalo ele teve a possibilidade de tentar organizar o Time no setor de meio campo, adiantando o João Paulo para a função do Camilo e colocando o Matheus Fernandes no jogo; não, ele preferiu colocar o Roger e partiu para um 4-2-4 insano.
O pior é que se o resultado positivo tivesse vindo, como aconteceu em outras oportunidades em que o "professor" foi mal, para muitos tudo estaria bem.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, jamais cogitará isso. Deixou bem claro na entrevista após o jogo. E na próxima partida, virá com o esquema correto mas não dirá que por conta do seu erro ou das críticas. Dirá que estudou o adversário e por convicção própria.
Abs e SA!!!

Gernaldo Silva disse...

Tem todo meu respeito por isso. O problema é que treinador nenhum permanece no emprego por ser humilde e nem alcança resultados por isso. Desculpe,ao meu ver, treinador não tem que ser humilde, ao meu ver treinador tem que alcançar os resultados e ponto! Se não alcançar tem que ser criticado pelos erros e acertos. Só sei de uma coisa, com o JV o Botafogo nunca será estigmatizado como time de perdedores e de chorão como foi a herança deixada pelo humilde Cuca por exemplo.

Saudações Gloriosas

Marcio disse...

Rodrigo e se vencer o jogo, espero que vença e irá vencer, perguntarão por onde nós, os críticos do Jair, andamos.
SA!!!

Anônimo disse...

http://sportv.globo.com/site/programas/troca-de-passes/noticia/2017/05/para-goncalves-zaga-do-bota-foi-mal-nos-gols-e-carli-estava-se-arrastando.html
Olha o massacre!!! Precisava disso? Isso é o fim!!!!!!!!!Façam alguma coisa pelo Carli, tem que indenizar o Carli! Já que ele quer velocista, bicicleta, põe esses tipo de atletas na defesa.SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo concordo, o que digo é que pensávamos que ele tinha entrado com um esquema com três atacantes na frente, e a cagada foi até antes do jogo com a escalação, até a entrevista, mas quando escutamos ele dizer, que entrou no esquema 4231, esquema com o qual ele ganhou todos os jogos no Niltão até ontem, e que o Pimpão jogou fazendo a mesma função do Bruno Silva, a merda que ele fez foi ainda muito maior, do que acreditavamos, primeiro porque mesmo que tenhamos esses jogos com dois volantes, tínhamos o Bruno Silva e o Airton, e tínhamos dois meias ajudando na marcação e o Pimpão jogava um pouco mais a frente, por isso teve o rendimento que teve, e o pior colocar o Pimpão pra fazer a mesma função do Bruno Silva, mostra que ele não entende porra nenhuma de esquema e que não conhece nem um pouco seus jogadores.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Gernaldo. Bom, não fiz qualquer comparação. E sim, prefiro muito o Cuca. De todo modo, acho que quem é humilde sempre pode chegar mais longe.

Com toda certeza também, Márcio.

Anônimo, mas foi alguma mentira? Pior que não.

Ivo, ok, mas com todo respeito, não discordo ainda mais da justificativa tática dita por ele.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Ontem todos os comentaristas cravavam o Botafogo como classificado pra próxima fase da libertadores e que o Botafogo passaria fácil pelo barcelona, tanto na fox, como no SporTV, que são os dois canais que assisto, ai quando o comentarista Osvaldo Pascoal, disse que o Botafogo não iria se classificar e que o Barcelona poderia ganhar, fiquei puto, mas muito puto com esse cara, mas depois do Botafogo perder da forma que jogou, e o barcelona , ter ganhado da forma que jogou, tenho que dar mão a palmatória e dizer que infelizmente, ele estava coberto de razão.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Ivo. Bom, eu também estava muito preocupado com a euforia excessiva da torcida e imprensa. Infelizmente.
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Jair erro feio ontem. Posso dizer isso pois falei na hora que li a escalação. Time ficou muito aberto. Espero que tenha aprendido a lição.

Rodrigo Federman disse...

Enéias, pela declaração, não parece ter aprendido.
Abs e SA!!!

Levi disse...

Era para vir neste post Rodrigo. Refazendo. Abraços.

Eu iria neste jogo. Ainda bem que desisti um dia antes. Sou cético com coisas transcendentais, mas sabem aquele sentimento de que a coisa não iria funcionar? Pois é!
-Bruno Silva faz falta ao time, o que não significa, claro, que a equipe se agiganta com ele em campo. Fica um pouco melhor;
-O tal Camilo não pode mais entrar em campo como titular. Já deu. Atrapalha o time, esse cara;
-Escalação errada. Como disseram alguns amigos, antes do jogo, era para ter entrado com uma formação mais conservadora. Arrogância do pretendente a treinador;
-Como sempre diz o JOTA, técnico não ganha jogos, mas atrapalha a ganhar partidas e campeonatos. Eis aí o JV para ratificar a tese;
-Estamos jogando sem um único atacante de qualidade. São todos MEDIANOS (rsrsrs...). MEDÍOCRE, na pior acepção do termo, é o Renan Fonseca!;
-Não sei se com um meio de campo minimamente melhor, que faça a bola chegar ao ataque, fará com que esses atacantes resolvam o problema, mas nenhum deles hoje está prestando;
-O Carli está visivelmente mal e isso é um problema sério. Hora de lançar o Marcelo como titular (nas vezes em que atuou por ali foi muito bem). E se o Carli não joga bem, o Emerson também vai mal;
- Lateral Direito com urgência. Sério!, ontem eu cheguei a clamar pela contratação do Maicon! Fazer cruzamentos da intermediária não adianta quase nada, uma vez que os zagueiros do adversário ainda estão de frente para a bola, o que facilita a antecipação do cabeçudo Roger e o corte;
-O fantasma daquela eliminação precoce na última Libertadores deu o ar da graça ontem...É obrigação, principalmente do JV, classificar esse time para as oitavas. Se não, demita-se esse prepotente. Alguém aí disse, com propriedade, que ele não se cria em outro clube. Estou de acordo;
Sigamos.

Ricardo Rocha disse...

Além de ter errado no esquema , JV está prejudicando Sassá. Sempre que entrou e fez gol, Sassá não jogou como pivô,mas sim pelos lados. Tirar o poste e colocar Sassá dentro da área, como está sendo colocado, não é justo, nem com o jogador, nem com o Botafogo.
Nos dois gols, nossos zagueiros tinham que sair na cobertura , ficando expostos à velocidade dos atacantes. Não houve erro individual, mas sim de posicionamento porque JV acreditou que eles viriam com medo, expondo assim, a nossa zaga

Unknown disse...

Concordo totalmente com o Geraldo, a grande maioria dos treinadores que foram campeões brasileiros, da libertadores e mundiais são arrogantes ou professorais, cite-se aí Wanderlei Luxemburgo, Felipão, Mano Meneses, Tite, o pai do Eduardo Batista, o Abelão e muitos outros, claro que existem os treinadores com o estilo que você gosta e que foram campeões, mas são uma minoria, então discordo totalmente de você, de que treinador que é humilde tem muito mais chance de ir longe, pode até ser em outro campo de trabalho, mas não no futebol.

Rodrigo Federman disse...

Levi, integralmente de acordo, amigo.

Celso, ontem então, ele teve a audácia de deixar o Roger como atacante de lado. Na boa, isso é invencionisse demais.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Na minha opinião o Jair errou em tudo
1- errou ao escalar três atacantes contra um time que tem como características um contra ataque muito rápido
2- tendo de propor o jogo com três jogadores leves no ataque a bola não parava na frente ,batia e voltava .era jogo para o roger que prende mais a bola na frente do que o sassa
3- ele falou que em todos os jogos em casa jogou com dois volantes e ganhou .sim ok mas nenhum desses times tinha um contra ataque tão rápido quanto o Barcelona .

Até acho q o Jair vai bem no comando do time mas essa noite ele errou tudo

Ezieljr disse...

Ontem Jair foi muito infeliz muito mesmo. Crucificá lo agora depois de vários jogos que o time foi bem me parece um pouco de ingratidão depois de tudo que passamos ate aqui.

Sobre o jogo acho que o Jair subestimou o time do Barcelona justamente por causa do primeiro jogo lá. Ele deve ter achado que seria fácil ganhar dos caras no Niltão por que jogando no equador quase saímos com a vitoria se não fosse a nossa falta de sorte e o camilo.

Cara acho que nos torcedores temos que entender que nosso elenco é limitado e sem peças de reposição para competir libertadores, brasileiro e copa do brasil. É complicado cara veja bem pensado como Jair pow vou tirar o camilo quem vai criar?? Ontem certamente ele teve esse dilema. Ontem o Camilo estava mau mais estava criando.... Quando ele saiu a coisa ficou ainda pior... Mais infelizmente Jair teve a infelicidade de colocar o Roger no meio campo pronto acabou com time.

Agora não adianta lamentar acho que o treinador tem colocar a cabeça no lugar e analisar os erros neste jogo para melhor na próxima decisão contra o Atl Nacional.

Dejair disse...

A derrota de ontem teve alguns aspectos bons pra abrir os olhos em relação ao Jair ser um técnico arrogante, Sassá ser jogador de 2º tempo e Guilherme nem servir para banco. Pimpão já perdeu o gás, Camilo é bichado e só corre 45 minutos. Agora acaba o salto alto e a prepotência do time. O time q está jogando atualmente é mediano. Sei que é raçudo, mas a diretoria é covarde e não investe sério. Esquema bom pro Botafogo seria o 4-5-1, mas não temos esse 1 lá na frente

Unknown disse...

Acho que o Jair não errou no esquema, o 4231, era o esquema que estávamos usando até a contusão do Montillo e estávamos jogando muito bem, acho que errou no posicionamento do time e ao dar funções a certos jogadores que não tem o menor cacoete pra isso, o Pimpão fazer a função do Bruno Silva, se queria usar esse esquema, primeiro colocasse os dois volantes, Airton e Lindoso ou outro, colocasse o João Paulo e o Camilo no meio armando o time, usasse o Pimpão um pouco mais a frente pois foi assim que ele conseguiu se destacar, e colocasse o Roger ou o Sassá lá na frente pois foi dessa forma que conseguimos passar pelo colo colo, olimpia, e estudiantes, como já disse o Jair não conhece seu time, nem seus jogadores.

Renan SP disse...

Oque irrita mais , é o fato dele ter errado e não ter assumido.
Isso é chamar o torcedor de trouxa na cara , qualquer pessoa que ver a escalação com Guilherme, Pimpão e Sassá , dirá que o time jogará com 3 atacantes, mas porque ? Por que são atacantes , oras!

Esse papo de que tal jogador jogará taticamente como um ala , falso ponta , décimo quinto homem de meio campo ou sei mais oque , é pura conversa fiada .
São todos atacantes , que mal e mal tem inteligência para exercer suas posições de origem em campo e ele me vem com essa de que era 4-2-3-1.
Jair , na moral , VSF !!!
Se ele vencesse , aposto que diria que deu certo jogar de maneira mais ofensiva e bla bla bla .

Quem quiser me criticar fique a vontade, só deixo claro que não estou criticando os números do "Professor" , estou criticando a cagada que ele fez ontem , foi irresponsável e tentou inventar sim !

Ficaria mais bonito se depois do Jogo ele dissesse :
O time estava desfalcado e tentamos mudar a formação , acabou não dando certo mas vamos buscar a classificação.
Ou outra coisa parecida .
Se ele reconhecesse , eu ficaria mais tranquilo , porque concerteza ele não tentaria de novo essa escalação.

De toda forma, temos tudo (e mais um pouco) nas mãos, para conseguirmos essa classificação.

Um abraço

Silva disse...

Não tem essa de ingratidão,errou feio ontem e nem assim dá o braço a torcer.
Além de entrar com 3 atacantes dando o meio para um time que o forte é o contra ataque rápido ainda me volta com Roger no lugar do Camilo,totalizando quatro atacantes.Espero que o nosso Guardiola pare com as invencionices no próximo jogo.

fabio lucas disse...

https://www.fogaonet.com/noticia/emprestado-pelo-botafogo-gege-e-campeao-e-eleito-craque-do-potiguar-2017/ kkkkkkkkkk dinheiro a vista ou a prazo, devemos aproveitar disso simples.

Rodrigo Federman disse...

Com certeza, Valter. O JV errou do do início ao final.

Eziel, não vejo nada de ingratidão. Aliás, não sei se isso é válido em futebol. Eu, pelo menos, trato o futebol como um jogo a jogo. Elogios e críticas quando se fizerem necessários.

Dejair, sobre o Camilo correr 45 minutos...até nisso eu contesto um pouco! hehehe

Ivo, essa foi a explicação dele. Da qual eu discordo.

Renan, uma pena que ele tenha mostrado ser arrogante demais para reconhecer seus erros. E só quem sai perdendo é ele.

Isso aí, Silva. Tô contigo e não abro.

Ok, Fabio.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Respeito, mas não concordo com uma suposta falta de gratidão ao trabalho feito pelo Jair Ventura. Ele não faz trabalho voluntário, é um profissional remunerado e deve ser cobrado como tal.
Os números gerais são bons? Claro que sim! Só não podemos misturar análises gerais e específicas.
SA!!!

Paulo Brifficado disse...

Vários e vários jogos? Que jogos? Todos os jogos no RJ pela Libertadores o Botafogo jogou com 2 volantes.
A diferença é que João Paulo, por mais que seja habilidoso e técnico, não tem 30% do poder de marcação do Bruno Silva. E Emerson Santos... bem, tem quem defenda que não precisamos de lateral direito... mas onde ele estava nos dois lances de gol do Barcelona?

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e muito bem remunerado. Quer gratidão, faça trabalho voluntário.

Paulo, mantenho, vários e vários jogos. Não estou falando apenas de Libertadores ou de 2017.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

A grande maioria da torcida e dos comentaristas criticou o posicionamento do Roger recuado pra ajudar na armação, confesso que gostei, achei interessante, hoje em dia os centro avantes brasileiros, (os estrangeiros não sei dizer) estão mudando sua forma de jogar, não jogando tão centralizado lá dentro dá área, vou citar três centro Abantes bem conhecidos.
O Fred no inicio do ano foi muito criticado pela torcida do atlético, inclusive muitos gostariam que ele saísse e não o Pratto, aí ele passou a jogar recuado ajudando na armação, o seu rendimento melhorou e hoje ele é artilheiro na libertadores e no mineiro,
O Guerrero é outro que passava por uma péssima fase sem fazer gols, o Zé Ricardo recuou ele e o rendimento melhorou, hoje é artilheiro do carioca
O Jô é outro que joga recuado e é um dos grandes destaque do corinthias no paulista, inclusive o primeiro gol do corinthias, saiu dessa forma.
Sei que a grande maioria gosta de ver o centro avante enfiado dentro da área, mas isso tem mudado nos últimos tempos.

Anônimo disse...

Penso que esta derrota começou já la no Equador. A leitura do Jair sobre o jogo foi aquela de que o time poderia ter ganho o jogo, tantas oportunidades perdidas, inclusive um pênalti.
Apesar do empate, viu um jogo fácil e com isso foi contudo ontem para ganhar de muito.
Um pouco de humildade e respeito ao adversário, hoje estaríamos celebrando a classificação.
Minhas notas são 03 para todos que jogaram e ZERO Jair. Uma tática maluca, irresponsável.
Este jogo valeu para os futuros adversários enxergarem a falta de velocidade da nossa zaga.
Enquanto for mantido o Emerson Santos na lateral vai ser, tem sido uma avenida por ali. Zagueiros lentos como vem jogando tem que ter proteção dos laterais, volantes para que atacantes adversários não cheguem em velocidade como os gols sofridos. Ontem todos foram muito mal.

Rodrigo Federman disse...

Ivo, achei outro absurdo cometido pelo JV. De positivo, apenas o fato do Roger, mesmo com toda sua limitação técnica e de movimentação, ter tentado fazer o que o JV pediu. Mas tendo Sassá e Roger juntos, é óbvio que o Roger precisa ser referência e o Sassá atuar pelos lados. Só o JV fez diferente.

Anônimo, o pior foi ter entrado com todas opções de mudança no início e ter ficado no banco sem qualquer opção que possa correr atrás do marcador.

Abs e SA!!!

Kal disse...

Sassá e Guilherme são opções de velocidade para o 2°tempo, são as peças que fazem o contrapeso com o cansaço físico na parte final dos jogos e mantém o Botafogo inteiro ainda nas partidas. Sem essa "estratégia", a preparação física/fisiológica ruim fica evidenciada.
Outra coisa: Marcelo não pode em hipótese alguma ser reserva nesse time. Se for para improvisar alguém na lateral, melhor que seja ele. Ágil, forte, preciso nos desarmes e bom pelo alto. Jair só precisa falar com ele sobre os carrinhos desnecessários que vem aplicando, algo a ser corrigido.
Montillo é outro. Voltando e bem fisicamente, considerando Airton/JP/BS titulares, o argentino tem que ser um dos 3 jogadores de frente. Camilo Pimpão ou Roger, um dos 3 tem que sair.


Rodrigo Federman disse...

Concordo contigo, Kal. Minha zaga hj seria Emerson Santos, Carli, Marcelo e VL. No meio, Airton, BS, JP e Montillo. Na frente, ainda Pimpão e Roger.
Abs e SA!!!

Kal disse...

http://globoesporte.globo.com/es/futebol/noticia/apos-polemica-zagueiro-luan-desiste-de-receber-o-bolsa-atleta-no-es.ghtml

Luan recebe 160 mil no milionário Palmeiras e Emerson Santos quer quanto mesmo de salário? 200 mil?!

Rodrigo Federman disse...

Kal, independente de valores astronômicos, bola por bola sou mais o Emerson que Luan.
Abs e SA!!!

Kal disse...

Eu iria com Gatito, Marcelo, Carli, Emerson Silva e VL. No meio, Airton, BS, JP, e mais a frente Montillo, Pimpão e Sassá.

Sassá e Pimpão poderiam alternar de posição, com Montillo chegando de trás pra finalizar também.

Aliás, assim como Roger jogando atrás do Sassá, não entendi Emerson de LD e Marcelo de quarto zagueiro. Emerson é quarto zagueiro de origem e Marcelo joga pela direita.





Unknown disse...

Eu discordo pra mim foi a única coisa boa que ele fez, vale dizer que quando ele entrou o Botafogo melhorou, sei que pra maioria não vai fazer sentido, mas o Roger pra mim não consegue render o que pode por jogar muito avançado, o único gol dele na libertadores, (um gol lindo diga se de passagem) só saiu graças a uma bicicleta errada que o Bruno Silva deu, e o Roger é um jogador que fica constantemente em impedimento, isso porque joga muito adiantado, só no primeiro jogo contra o barcelona, acho que ele ficou impedido umas dez vezes, sei que não dá pra gente ter certeza, mas vendo todas as atuações do Roger nessa libertadores, não sei se ele teria uma atuação melhor, acho que precisamos rever nossos conceitos sobre futebol, como disse os centro avantes, hoje em dia, (e citei três nomes muito conhecidos) não estão jogando mais tão enfiados lá na frente.

Rodrigo Federman disse...

Kal, o post de amanhã será sobre esse final do seu comentário. Rs
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ok, Ivo. Continuo (e pelo que tenho visto por aí, a grande maioria também pensa assim) com a opinião de que foi mais um grave erro do JV, que ontem não acertou nada.
Abs e SA!!!

Kal disse...

É Rodrigo, eu acho que se equivalem, mas na hora de fechar contrato outras coisas são levadas em conta, inclusive pensando em venda futura. Luan é campeão olímpico, tem convocação pela seleção principal, titular a mais temporadas no clube, etc. E reitero, o Palmeiras pode fazer "extravagâncias" que o Botafogo não pode. Na minha opinião, pelas bases que ele quer, Emerson pode ralar peito em dezembro pra Lazio, Flapito ou onde preferir.


Abs e SAN!

Unknown disse...

Me desculpa Kal, mas quem é Luan, eu assisto os programas esportivos e você se assiste com certeza sabe que 80% da programação desses programas é dedicada a palmeiras e coríntias e sinceramente nunca ouvi falarem no nome desse Luan, se for o Luan do Grêmio tudo bem ele é bem conhecido, mas esse Luan nunca ouvi falar, e acho que nem a torcida do palmeiras conhece.

Unknown disse...

Tudo bem, só gostaria que você apresentasse argumentos, pra sustentar sua tese, ano passado você criticou o Sassá, e muitos o defenderam (não quero dizer quem estava com a razão) mas muitos que o defenderam apresentaram bons argumentos e você não apresentou nenhum, só disse que ele era ruim, mas não deu nenhum argumento, você diz que esse jogador é bom, que aquele é ruim, mas não apresenta argumentos, como disse só gostaria que você apresentasse argumentos, uma tese sem argumentos, não pode ter validade.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Kal. Mas eles são livres para pedirem o quanto quiserem. Cabe aos clubes aceitarem ou não. E se hoje eles pedem esses absurdos, é por culpa dos clubes, que tratam risíveis em mitos.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ivo, teses? Argumentos? Ah, companheiro...me poupe disso. Sou torcedor e tenho o direito de achar que jogador A é bom e que jogador B é ruim. Não tenho qualquer preocupação em agradar ou desagradar quem concorda ou não. Da mesma maneira que, como simples torcedor, não vou perder tempo elaborando teses e argumentos para tentar convencer outro torcedor do porque acho A bom ou B ruim. E minha opinião tem validade...para mim. Já me basta e satisfaz.
Abs e SA!!!

Kal disse...

Ivo, você assiste tanto programa esportivo e não sabe quem é o zagueiro Luan, ex-Vasco, rival do Botafogo, mesmo eu dando diversas dicas.
Aliás, desculpa falar, mas creio que pra opinar sobre a opinião de outra pessoa, deve no mínimo ter entendido do que se trata. Era uma comparação entre zagueiros (LuanXEmerson) e Luan do Grêmio é atacante.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Kal.
Abs e SA!!!

Kal disse...

Fato.

Marcio disse...

De fato o que o Kal disse sobre o Luan procede. Mesmo sem entrar no mérito se é ou não bom jogador, ele foi convocado para seleção sub-20 e foi campeão olimpico. Além de ser titular no Vasco.
Isso na hora de negociar um contrato faz diferença.
SA!!!

Unknown disse...

Kal eu não Opinei sobre seu comentário, só queria saber quem é, pois o nome dele não é comentado, pelo menos nos programas esportivos, não foi uma opinião e sim uma pergunta, não entendo porque você ficou com raiva.

Rodrigo Federman disse...

Claro que faz, Márcio.

Ok, Ivo.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

É uma pena que você pense assim Rodrigo, só gostaria de lembrar que você não é apenas um torcedor, a partir do momento que decidiu gerenciar um blog, se tornou muito mais do que isso, não sei se você tem noção, mas você influência a opinião das pessoas aqui, a sua opinião pode valer pra você, se é desse jeito, então pra que você criou o blog?

Rodrigo Federman disse...

Criei o blog para mim, Ivo. Se hoje se tornou um bom ponto de encontro, que bom. Sinal de que fiz algo legal e pessoas agregam. Ainda assim, como não vivo disso, continuo com o blog para atender, antes de qualquer coisa, às minhas ideias e observações sobre o Botafogo. Concorde ou discorde quem quiser. Não cobro isso e juro que é algo que não me preocupo. Apenas respeito.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Veja bem Rodrigo, não estou te criticando por não apresentar argumentos, o único motivo pelos quais o pedi foi pra que enriquecesse a discussão, muitos aqui apresentam argumentos alguns bons outros não tão bons assim, e isso enriquece muito o blog e seria muito bom vindo de uma pessoa como você, muito querida e respeitada aqui no blog, que apresentasse alguns argumentos sobre opiniões que você emiti, é só uma opinião, mas se você acha que não deve apresentar argumentos, tudo bem, ah também não tô te exigindo nada. OK.

Rodrigo Federman disse...

Ivo, meus argumentos são bem simples, como torcedor: Acho jogador ruim porque pode ser burro, perna de pau, fraco fisicamente. E acho jogador bom quando me agrada na movimentação, entrega, etc. Argumentos não faltam, por isso opiniões são pessoais.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ivo, meus argumentos são bem simples, como torcedor: Acho jogador ruim porque pode ser burro, perna de pau, fraco fisicamente. E acho jogador bom quando me agrada na movimentação, entrega, etc. Argumentos não faltam, por isso opiniões são pessoais.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Putz, Rodrigo! Quanta paciência meu nobre. Já arranjou um lugar no céu. SA.... André

Rodrigo Federman disse...

André, levo quase sempre na boa, pois quero uma poltrona com massagem automática lá no céu. Rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O JV, o ex-Tigrão e o AL, podia ir para outro Clube para ganhar experiência, são muito de grupo e atrapalha os jogadores do Clube. Arranca o couro de quem faz alguma coisa,muda de posição o jogador para abaixar a estima do jogador. E depois quer que o jogador vá para outro Clube todo esbagaçado. Só porque foram uns fracassados como jogadores. Um se agarra no outro e o AL acredita neles. Só pode ser. Ainda tem uns jogadores que carregam a trancinha dos três pernetas. Geralmente aqueles que atrapalham a entrada de outros jogadores.

Rodrigo Federman disse...

Aí já acho exagero, Anônimo.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Ótimo, bom argumento, me diz aí doeu alguma coisa, custou, agora não foi sobre isso que eu pedi que tu argumentasse, mas tudo bem, vou te deixar em paz, já vi que você não gosta de ser contestado, nem criticado, o que é estranho vindo de alguém que adora contestar e criticar os outros, fique na paz do senhor, não vou mais incomodar vossa majestade, desculpa incomodalo.

Rodrigo Federman disse...

Pelo contrário, Ivo. Se me incomodasse ser contestado, eu nem responderia os comentários. E faço isso com todos. Só não preciso apresentar teses e argumentos para dizer porque gosto de jogador A ou B. E tenho total direito de criticar e elogiar o profissional de futebol que eu bem entender, afinal, sou torcedor. Papel de torcedor. Apresento meus motivos, quem não concorda, aceita. Simples.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Você responder todos os comentários, não prova nem um pouco que você aceita ser contestado ou criticado, eu não sou a primeira pessoa aqui no blog a te contestar, já vi outras te contestarem,e sei muito bem qual é a sua reação, então não me vem com esse papo de responder todos os comentários.

Rodrigo Federman disse...

Beleza, Ivo.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Texto muito interessante do Thiago Pinheiro, blog no Globoesporte.com -@othiagopinheiro
"Para azar do Botafogo, Jair Ventura não tem limites (...) E hoje, amigas e amigos, foi o caso clássico de o Jair Ventura não entender o nosso limite e ligar o acelerador. Não foi a primeira, não será a última. E o pior que, na desagradável entrevista coletiva, não houve um pedido de desculpas, nem nada. Jair afirmou que repetiria a escalação, usando como desculpa a ausência do Bruno Silva.
Difícil...
Não foi a primeira vez que isso ocorreu. No ano passado, em casa, Jair foi para cima contra equipes mais fracas como Coritiba e Ponte Preta. E passou sufoco. Contra a Chapecoense, também tomou a iniciativa e fomos derrotados. Mas tivemos exemplos este ano também. Nos jogos no Rio de Janeiro contra Colo-Colo, Olimpia e Estudiantes, o time pode até ter cansado, mas acabava ficando exposto com Montillo e Camilo, com Roger espetado lá na frente. Não foram jogos fáceis."

Rodrigo Federman disse...

Gostei muito, Edson.
Abs e SA!!!