21/05/17

Primeiros três pontos















Botafogo 2 (Bruno Silva e Rodrigo Lindoso) x 0 Ponte Preta.

Primeira vitória no Brasileirão.

Estou em viagem e não consegui acompanhar.

Espaço aberto para os comentários, notas e escolha do melhor em campo. Quando eu chegar em Vitória, atualizo o CB.



SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

42 comentários:

higor disse...

Vitória extremamente tranquila, não me lembro da última vitória com essa condição. E olha que o time da Ponte não é bobo.

Destaque mais uma vez pra defesa. Eu não voltaria com Marcelo ou Emerson Santos, o Igor a cada dia que passa mostra que é uma boa promessa. Sobrou pro Emerson Silva, que passa a ser terceira opção pro setor.

Será que o Jair terá peito pra barrar o Camilo, que mais uma vez não jogou nada, pra volta do Montillo? Eu duvido.

Se a diretoria ousar e contratar um atacante que chegue pra assumir a titularidade eu acredito em voos altos esse ano.

Rodrigo Federman disse...

Higor, eu ainda acho que o JV não vai barrar o Camilo e que o Emerson Silva voltará ao time tão logo seja liberado pelo DM (não que eu concorde com isso).
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O BS é o JP fizeram uma excelente partida. O BS tem um fôlego invejável. O cara corre o tempo todo. A zaga está bem formada, caso haja necessidade poderíamos pensar em jogar com 3 zagueiros (o Marcelo, compondo com o Carli e IR). O Vitor precisa abaixar a bola, não gostei da partida dele, vem tomando muitas bolas nas costas. O Arnaldo, sei lá?! Mas parece que não é jogador pro fogão, espero que mude e eu queime a língua. O lindoso fez uma boa partida, mas o Airton não pode ser reserva dele. O Camilo, deixa pra lá! O cara é o homem da ligação e joga lá na frente. Tem que explicar pra ele que a função é jogar no meio campo municiado o ataque e não jogando como atacante. Creio que quando ele entender isso, o futebol dele de uma melhorada. O JV tem que ver isso. O Roger pelo amor de Deus, é até esforçado. Mas não pode ser o cara da frente. Precisamos de um bom atacante (não sei quem, mas investir em um que resolva). O time de uma forma geral se apresentou muito bem. Mas precisamos de algumas peças. Quando os que estão lesionados voltarem teremos um time que pode disputar melhores colocações e quiçá o título. Esse campeonato se fosse mais curto poderíamos sonhar com o título, jogando com todos os nossos melhores. Isso será capaz na CB ou até mesmo na libertadores.

SA... André

Rodrigo Federman disse...

André, só não acredito no futebol do Camilo...em situação alguma.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Airton, Lindoso, adianta o JP e tira o Camilo. JP não é volante, no meu entender. Melhoraria a armação do time e fortaleceria o meio
Mais uma vez Igor jogando muito, Bruno é meio time, como participa do jogo, impressiona.
Reinaldo

J. Daniel disse...

Concordo com Rodrigo, assim que sair do DM, o Emerson Silva voltará ao time. Mas, terá que mostrar futebol para continuar entre os onze. O certo é que o time, pela primeira vez nos últimos dez anos conta com cinco bons zagueiros. Está faltando um artilheiro nato, o que colocaria a equipe na briga por boas colocações nas competicoes que disputa. Ainda é cedo para falar em títulos, para isso o time precisa manter uma certa regularidade e o plantel ainda assim, é limitado para disputar as três competições, já que não temos boas peças de reposição. Em frente Fogão!

Anônimo disse...

Precisamos de um atacante e organização tática do meio pra frente, pois não existe.É só bola lançada da intermediária para a área.Não conseguimos trocar 3 passes do meio de campo pra frente.Valeu pelos 3 pontos mas precisamos melhorar muito.
Sds

Anônimo disse...

Arnaldo so sabe atacar e correr e nosso ataque continua uma lástima com Roger camilo e pimpão e dificil ganhar no mano a mano de algum defensor mas a equipe como conjunto foi mt bem aplicação tatica excelente.

Unknown disse...

Cara sinceramente dá pena do Roger, a gente vê que ele está se esforçando, o cara corre briga por toda bola, mas jogar no Botafogo não é pra ele, teve um time que estava interessado nele, não me lembro qual é, eu se fosse ele, não pensava duas vezes.

Francelino Boueres disse...

Igor, titular! Tem porte de quarto- zagueiro ( sou das antigas, saga é zagueiro-central e quarto-zagueiro); Camilo, inoperante! Centro-avante, urgente! O resto é isso mesmo. SDS alvinegras!

Anônimo disse...

Boa noite Rodrigo, partida quase protocolar. O Botafogo depois que abriu o placar tomou um ou dois sustos, mas de resto controlou o jogo. Destaques pro Bruno Silva (melhor do jogo) e Igor Rabello. O primeiro finalmente resolveu voltar a jogar bem. O segundo vem surpreendendo, mais uma boa opção pra nossa zaga. Lindoso foi bem, e tenho medo do JV inventar o Airton por isso. Se for pra barrar alguém pro Lindoso entrar que seja o Camilo, que pra mim é a maior decepção do ano, mais até q o Montillo. Um meio campo com Airton, BS e Lindoso e JP mais avançado pode ser interessante. Aliás esses três volantes jogaram muitos jogos ano passado, não demoraria para se entrosarem de novo. E por fim, a estreia do Arnaldo, parece só ter corrida mesmo, no mais não me chamou a atenção em muita coisa nessa estreia.

Sds
Mário.

Rodrigo Federman disse...

Uma boa também, Reinaldo.

Possa crer, Anônimo 1.

Atentarei a ele, Anônimo 2.

Ivo, sim. Verdade. Mas não é exclusividade dele também, né?

Francelino, ainda preferia ver uma dupla Marcelo e Carli antes.

Opa, valeu, Mário. Se foi protocolar, ao menos não foi tão nervosa. Rs

Abs e SA!!!

Leo disse...

Igor muito bem, segunda partida q vejo dele e me impressionou pela calma, posicionamento e toque de bola. Arnaldo tb achei só corrida e disposição mas fraco na defesa e no último passe, vamos esperar pra avaliar melhor. Camilo não dá mais, estamos com um a menos no meio. Não marca e não consegue armar uma jogada. Enquanto Montillo não volta, colocaria o Airton e adiantaria o JP q pra mim eh muito mais jogador q Camilo.

Tb acho o Roger fraco mas depender do Pimpão e Camilo pra receber bola fica muito difícil pra ele! Vitor Luís tb não acerta UM cruzamento há alguns jogos não é possível!

Fábio Lucas disse...

Rodrigo o melhor foi o Lindoso que jogou muito e saiu cansado e foi aplaudido.

PAULO FERNANDO disse...

Alguém deu a ideia de tirar o Camilo e adiantar o João Paulo. Boa ideia, mas entrava com o Matheus e não o Lindoso tendo a certeza que o Jair janis faria isso. Testaria também a dupla Guilherme-Pimpão.

Rodrigo Federman disse...

É, J.Daniel. Saindo do DM, acho que ele voltará como titular ao lado do Carli. Mas agora, pelo menos terá mais sombras. Mesmo que a torcida (maioria) não prefira o Emerson Silva.

Leo, isso é importante reforçar mesmo: Qualquer camisa 9 que entre, ficar dependendo de Camilo para receber uma bola é dose. A esperança está no Montillo....o problema é quando teremos o argentino em campo, né?

Valeu, Fabio. Muitos falaram bem do Lindoso mesmo, mas só coloquei o Bruno, por conta da maioria das mensagens que vi no Twitter.

Paulo, também gostaria de ver o JP um pouco mais adiantado.

Abs e SA!!!

Lia disse...

Quanto ao Camilo, sim. Mas Igor Rabelo já é o dono da posição. ES não voltá mais. Pode anotar.

Anônimo disse...

U.m dos principais responsaveis p.e.l.a falta de gol do Roger e o Camilo, que recebe a bola na intermediaria do campo adversario, no contra ataque, e s.e.m criatividade toca a bola lateralmente, quando o Roger esta muito bem posicionado entre os zagueiros esperando a bola enfiada, mas o Camilo sempre escolhe a opçao lateral. O Camilo e f.r.a.c.o fisicamente, perde a bola em quase todos os lances, n.a.o sabe bater escanteio, n.a.o ajuda na defesa e s.e.m meritocracia permanece de titular. Ja vi essa falha no meio de campo p.o.r varias vezes e a Comissao Tecnica n.a.o ve.
Queria ver o Roger e o Pimpão junto com Móntillo. Esses 3 não jogaram junto no esquema com 3 volantes.

Rodrigo Federman disse...

Tomara que você esteja certa, Lia.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Como escrevi anteriormente, comecei a ver o jogo a partir dos 33 do primeiro tempo e por isso não posso fazer uma boa avaliação. Mesmo assim, a partir deste momento, ví um BOTAFOGO bem arrumado em campo e por isso pouco ameaçado pela equipe paulista.
Sobre o Camilo e o Roger, ambos ainda terão muitas oportunidades, pois depois que inventaram de elogiar o jogador apenas por correr e ter dedicação, jogar bem parece secundário.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, na verdade o Camilo tem sido de uma inutilidade absurda. Não ajuda na criação e nem na marcação. E pensar que dias atrás ele deu piti exigindo ser titular indiscutível, né?

Exatamente isso, Marcio. E pior que alguns nem isso fazem.

Abs e SA!!!

Felipe Pimenta de Souza disse...

Finalmente vejo Bruno Silva acertar o alvo: a rede fundo da gaveta!

VinnyMarques disse...

Pelos dois últimos jogos, eu poderia até vislumbrar um meio campo com Aírton, Bruno, João Paulo e o 10 do Madureira...
"Porra, tá maluco?! "
O Lindoso deu passe pra gol e fez um de longe contra o Atlético (que foi anulado) e ontem fez outro. Muito mais que o CaMICO desde outubro passado.
Posso estar falando uma M enorme, mas até a volta do Montillo, não vejo outra opção. Na zaga, manteria o Igor.
Arnaldo? Tem fôlego, levou algumas bolas nas suas costas, mas foi pelo desentrosamento... Esperemos.
Roger é esforçado. Fez o pivô no segundo gol, e não lembro se foi ele quem escorou a bola pro Bruno bater no primeiro gol, mas acho que sim.
Nosso esquema com 1 a menos (CaMICO) não favorece o centro avante. Mas o considero útil em algumas situações.
É só o Jair não inventar e nos deixar jogando no esquema que sabemos jogar, que seremos sempre esse time difícil de ser batido.

PAULO FERNANDO disse...

Jamais falo em nomes para contratações, mas tem um cara que pode ser útil, apesar de polêmico: Obina. Está no Japão em má fase e com 33 anos é o tipo de artilheiro que me agrada.

Enéias Teles Borges disse...

Vi todo o jogo e vencemos sem sustos:

1. Igor jogou muito, mas a zaga composta por ele e Carli fica lenta. No futuro eu creio que Marcelo + Igor farão a zaga ideal;
2. Roger é menos ruim quando NÃO SAI da área. Quando sai, mal consegue dominar a bola. Se for para sair da área, aproveita para sair do time. Melhor jogar sem centroavante.
3. Camilo está tão ruim que a entrada do Gilson melhorou o time. Incrível, mas sem meia de ligação e sem centroavante o time melhorou. Pode isso?
4. Acredito que o Camilo está mal posicionado. Única explicação. Ele não pode ter desaprendido. A impressão que tenho é que ele em campo, o Glorioso tem 1 jogador a menos.
5. Destaque para o JV, que enxergou o momento de sacar Roger e Camilo.
6. Meio de campo pode ser com BS, Aytron, RL, JP e Camilo fora.

Se continuarmos jogando com essa tranquilidade não teremos susto em 2017.

SB

Anônimo disse...

Os problemas do time são conhecidos, tem um armador que não arma e muito menos defende, Camilo e temos um atacante inoperante, até porque raramente recebe um cruzamento ou passe decente. Temos também V. Luis muito esforçado, que corre como um tonto, deixa brechas as suas costas e não acerta um cruzamento.
Ontem pudemos ver dois laterais direito, um que foi contratado e o outro não, o não mostrou ser muito melhor jogador, pelo menos ontem.
Vimos também Guilherme, um jogador execrado por muitos como burro que erra tudo, só que esta com 5 assistências ( ontem mais uma) e três gols jogando como reserva.
O time melhorou muito na frente com a saídas de Roger e Camilo, o que não quer dizer muito.
Então, temos um meia que não joga nada a muito tempo mas esta em campo sempre e temos um outro, que pra mim já foi craque e até agora um residente do DM.
Montillo, 2013 a 2014 no Santos, fez 50 jogos marcou 8 gols. Muricy Ramalho o dispensou por não agradar ao treinador. Vendido pra China onde ficou dois anos, fez apenas 32 jogos, marcou míseros dois. Possivelmente la que começaram os problemas físicos e é este Montillo que o dpto de inteligencia e diretoria contrataram, não o ex craque do Cruzeiro que muitos acreditam. Torço para que ele se recupere e justifique as altas expectativas e alto salário.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Felipe.

Vinny, por incrível que pareça, o Lindoso também me irrita bem menos que o Camilo.

Paulo, nessa eu discordo demais. Hehehe

Enéias, mesmo sem ter visto o jogo, afirmo: O problema do Camilo não é posicionamento. É futebol mesmo. E o dele é muito pequeno.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Eu bem que disse que era polêmico.....kkkkkkk

PAULO FERNANDO disse...

Vou fazer coro com a turma que pede o JP jogando mais avançado no lugar do Camilo, com a diferença que isso até o Montillo tiver apto a voltar. Pra mim é titular absoluto.
Prefiro o time com Guilherme e Pimpão na frente.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, mas aí já polêmico demais para o meu gosto! hahaha
Abs e SA!!!

Biriba disse...

Ao contrário da maioria, não veja grandes coisas no futebol do João Paulo. Não tem explosão e nem velocidade (péssimo para cobrir as laterais), erra demais quando força o passe (seja de curta ou longa distância), não tem poder de penetração e não serve para a estratégia de concentrar o jogo defensivo no miolo da zaga (quando o time abre mão de conter o passe de origem, se fiando na capacidade da defesa de rechaçar o jogo aéreo), porque não tem estatura pra isso. Os 3 da base são melhores: Matheus Fernandes, Bochecha (machucado) e Wenderson.

Saudações botafoguenses!

Rodrigo Federman disse...

Biriba, nem acho que seja questão de grande futebol, mas um futebol melhor entre os que estão disponíveis no elenco.
Abs e SA!!!

Conceitos disse...

Pessoal discutindo sobre os tantos zagueiros bons que temos no momento... a dúvida é: o que fazer com o Renan Fonseca?

Rodrigo Federman disse...

Conceitos, o mais bem pago de todos e, até outro dia, capitão do JV. Heheh
Abs e SA!!!

WAYNE disse...

Boa tarde.
Achei bem proveitoso o comentário da atuação do Sansão sem Dalila, realmente perde todas jogadas num combate direto, vive ainda pela boa vontade do Jair Ventura, outro treinador já o teria sacado do time principal há muito tempo. Incrível o "pomba lesa" deu o passe para o primeiro Gol e o de "leme de direção quebrado" deu o passe para o segundo Gol. Creio que ontem eles fizeram jus ao Salários que recebem. Realmente após as substituições do "Sansão" e do "pomba lesa" o Botafogo melhorou bastante. O comentarista disse que a retirada do Sansão foi pra preservá-lo, será verdade?. Pimpão ontem era Pimpinho, Airton se não se cuidar perde a posição, Jorge Luis teima em chutar de primeira e manda bola para arquibancada. Igor parece Nilson antigo jogador do Fogão antes de levar o lençol, do dinamite em decisão do Campeonato Carioca. Jogador firme, inteligente.
Ao menos ontem senti um gostinho de um jogo melhor e um melhor entrosamento. O esquema que é duro de aturar que diga os jogadores. O plano B não sai nem nas anotações do Jair, esperamos que um dia ele, Jair, seja inspirado. Tento em rebater o Casa Grande em virtude ele ter tido que o nosso Botafogo era "fogo de palha" já tinha feito muita coisa e era só isso,ia patinar no mesmo lugar, mas não consigo mandar-lhe um e-mail.
Bem gostei da Vitória e do jogo, quinta feira tem mais, quem sabe mais pontinhos e seremos o primeiro da chave com grande vantagens.
Abs SA

Rodrigo Federman disse...

Wayne, e ser primeiro da chave é importantíssimo. Até pela moral.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Caros amigos botafoguenses
Partida fraca como já é rotina, o BOTAFOGO foi dominado o jogo todo, mas ganhou nos contra-ataques mesmo desperdiçando um monte deles, alguns em situações de três jogadores do BOTAFOGO contra dois da ponte, coisa que não pode ser desperdiçada.
A defesa foi bem, esse tal de Arnaldo não agradou não acertou passes simples, me preocupa, o Lindoso agora com esse jogo foram 170 minutos e mais 180 minutos do último jogo perfazendo um total de 350 minutos sem um único desarme e ele como o último homem de contenção da defesa o cara responsável por dar combate desarmar os atacantes antes deles entrarem em confronto direto com os zagueiros, ele só cerca até fez um gol mais não dá consistência nenhuma ao meio de campo, o Camilo não tem condições de mais nada, tem que ir para o banco como terceira ou quarta opção, foi nítido quando o Guilherme entrou o time melhora muito, fica mais rápido menos previsível e sinceramente eu não gosto do Guilherme, muita correria e pouco pensamento.
Eu concordo com o comentário do PAULO, de que o melhor meio de campo seria os quatros melhores: Mateus Fernandes (de titular e nem no banco tem ficado), Airton, Bruno Silva e chegando mais à frente o João Paulo, iriamos ficar com um meio de campo muito combativo e com alguma criatividade.......

Rodrigo Federman disse...

Hildebrando, mas o time foi dominado ontem? Por enquanto, foi o primeiro comentário que vi a respeito.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo

Segue os dados estatísticos do footstats, o Botafogo perde em todos......:

Posse de bola do Botafogo: 41%
Posse de bola da Ponte Preta: 59%
Finalizações certas do Botafogo: 6
Finalizações certas da Ponte Preta: 2
Finalizações erradas do Botafogo: 5
Finalizações erradas da Ponte Preta: 11
Cruzamentos certos do Botafogo: 7
Cruzamentos certos da Ponte Preta: 5
Cruzamentos errados do Botafogo: 9
Cruzamentos errados da Ponte Preta: 25
Passes certos do Botafogo: 358
Passes certos da Ponte Preta: 570
Passes errados do Botafogo: 44
Passes errados da Ponte Preta: 37................

Olha dois dados estatísticos que sempre me preocupam são posse de bola e passes certos, vê que os dois estão inferior aos da ponte, esse ano o nosso meio de campo não se encontrou, até contra os pequenos no campeonato carioca na maioria dos jogos ficamos atrás nestes dois quesitos, isso é preocupante porque no ano passado a diferença não era tão grande nos numeros.

Rodrigo Federman disse...

Boa, Hildebrando. Concordo. Principalmente os passes certos. Nosso time tem sérias dificuldades com isso.
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

É quase unânime, a torcida está pedindo a contratação de 1 ou 2 atacantes e agora, depois de ouvir que o Camilo poderá voltar daqui a 3 ou 4 semanas, acho necessário também, a chegada de um meia, ou a formação do meio com Airton. Lindoso. B. Silva e J. Paulo mais adiantado. A diretoria tem que se conscientizar, apesar das dificuldades financeiras, que o plantel precisa ser qualificado, afinal não é pra qualquer um, participar de três competições simultâneas. rsrs. Em frente Fogão!!

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, e eles também precisam reconhecer que erraram na montagem do elenco.
Abs e SA!!!