09/06/17

Preparado




Depois de dois meses entregue ao departamento médico, o Montillo voltou aos campos pelo Botafogo.

Foram pouco mais de 20 minutos na derrota para o Santos. Agora, visando o Coritiba, no domingo, o argentino falou:

"- Quero jogar... depois de estar dentro de campo, se ele acreditar que posso ser o titular, eu quero jogar. Ontem com certeza não poderia atuar o tempo todo... mas pegarei o ritmo de jogo rápido, trabalhei muito a parte física e força. O mais importante será a confiança, sem sentir nada. No começo, parecia que estava com um pouco de medo. E depois fui me soltando mais. Era mais para confiança minha, sabendo que voltei".

Bom, se o atleta diz que está bem, não há o que contestar, né? E se o cara que diz isso, é aquele que pode fazer a diferença ao nosso favor, não há como deixá-lo de fora. Ou seja, independente do horário das 11h e o longo período em inatividade, espero que o Jair não deixe o Montillo de fora entre os 11 titulares no final de semana.

Não dá mais para ficar esperando a melhor hora e o tempo passar, né? Já estamos em junho, beirando momentos decisivos na Copa do Brasil e Libertadores. Precisamos logo do gringo com ritmo, entrosamento e confiança novamente.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

47 comentários:

PAULO FERNANDO disse...

Não tenho dúvida que está certo Rodrigo, mas uma outra noticia me preocupa: a que com a volta do Bruno Silva o Lindoso será o titular, deixando o Matheus Fernandes (melhor em campo contra o Santos) de fora. Independentemente de ter sido o melhor, ele É MUITO MELHOR que o Lindoso. Se ficar de fora a tal da meritocracia do Jair deverá ser jogada no lixo e será definitivamente desmoralizada.

Unknown disse...

Tomara mesmo Rodrigo, agora quero dizer que fiquei muito chateado com o que aconteceu com o Montillo, alguns torcedores dizendo que ele estava roubando dinheiro do clube, já passei por isso, e sei o quanto é chato você ser acusado de uma coisa que você não fez, sei que essas pessoas que disseram isso não passam de um bando de desocupados, porque o cara que é trabalhador, que ganha seu dinheiro honestamente, não vai dizer uma coisa dessas, porque ele sabe que fere, Montillo é um cara trabalhador e honesto, se contundiu fazer o que, acontece.

Ezieljr disse...

Do jeito que as coisas são so espero que ele não se machuque novamente. Acho que ele e Camilo estão revezando o departamento médico para facilitar a escalação do Jair.

Fabio Lucas disse...

O Botafogo precisa de 2 atacantes ou 1 atacante de muita qualidade.

WAYNE disse...

Bom dia.
Parabéns, é necessário que a lógica funcione. Campeonatos estão ativos e o BOTAFOGO precisa entender que ele participa dos tres. verdade absoluta. O FOGÃO está incomodando FORÇAS OCULTAS DOMINANTES. A MÍDIA falam de vários CLUBES envolvidos nos CAMPEONATOS, MESA REDONDA, QUADRADA, POSES etc...e o nome e o SUCESSO DO FOGÃO nada...quando está quase terminando surge uma VOZ QUE O CITA, isso é que quase uma OBRIGAÇÃO e não a INFORMAÇÃO PRECISA DO ÊXITO, SUCESSO.
Outro detalhe que me prende os pensamentos, se o DEPARTAMENTO JURÍDICO do BOTAFOGO está tomando providências para evitar prejuízos: QUE árbitros tenham "equívocos" quando julgam as jogadas nos jogos do BOTAFOGO, pois no BRASILEIRO do ano passado, tivemos perdas de pontos, em virtude desses equívocos. Há propósito busco informações sobre isso e não encontro nada. Será que vç o Rodrigo, possa me informar.
Saudações Alvinegras

Rodrigo Federman disse...

Paulo, eu também acho que o JV escolherá o Lindoso ao MF. Eu não faria isso.

Ivo, absurdo mesmo. Acusação ridícula de alguns.

Eziel, Camilo nem com JP disputa. Hehehe

Ok, Fábio.

Wayne, eu também não estou por dentro desse assunto, hein? Mas sempre bom se resguardar.

Abs e SA!!!

WAYNE disse...

Bom dia.
Saudações Alvinegras.
Quando fazemos comentários sobre esse ou aquele jogador e ainda mais sobre o técnico,
deixamos levar pela PAIXÃO e a lógica talvez até a ÉTICA é jogada no LIXO. PQ falo isso: O JAIR mesmo sendo novo ao dirigir um TIME tem demonstrado que segue uma filosofia de JOGO, seu método de fechamento na DEFESA,apesar de alguns EQUÍVOCOS tem SUCESSO ele só não ser responsável por PERDAS DE GOLS dos ATACANTES. Creio que ele vai
CRESCER em melhorar para melhor, e nisso que ganha é o BOTAFOGO. Talvez eu faça a voz de muitos que dão CRÉDITO ao seu TRABALHO. Deixo meu registro.
Abs SA

Rodrigo Federman disse...

Wayne, eu reconheço todos os méritos do trabalho dele. Os números não me deixam pensar diferente. Ainda assim, faço algumas ressalvas. Mas é opinião pessoal.
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Concordo plenamente com a entrada do MONTILLO, mesmo com o jogo sendo as 11:00 hs. Aliás vai ser o .momento de provar que ele está, realmente, recuperado da lesão. Eu testaria também o MF em lugar do Lindoso. No ataque vamos ter que aturar, não sei até quando, o Roger de centroavante. Saudações Alvinegras!!!

Fatos disse...

Pelo contrário. Barrar um jogador que vinha jogando bem e colocar o outro por causa de uma partida é que não é meritocracia.
E que fique bem claro, acho MF muito bom jogador. Mas ele está em vantagem por exemplo, em relação ao Dudu, já que a última partida ele começou jogando e Dudu começou no banco. Na próxima se ele começa com Dudu e deixa MF fora, aí eu concordo com você. Mas em relação ao Lindoso, de jeito nenhum.


SA!

VinnyMarques disse...

No início do ano, sonhava com Maicosuel e Pratto... Acordei com Marcos Vinícius e Luciano. Sei que a grana anda curta, mas... Que daria pra ser melhor que isso, ah daria...
Vamos torcer pro Montillo engrenar e esses "reforços" servirem pra algo além de onerar nossa folha e encher Nossa paciência.

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Vinny, foi um baita sonho, hein?
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fato, para mim, se o cara é melhor e o outro não faz nada diferente do insosso, não há nem porque ter dúvida. E desculpe, não consigo ver esse futebol útil no Lindoso.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Boa tarde Rodrigo e amigos, eu vou fugir um pouco do assunto do post, e passar um dado a título de curiosidade/informação relacionado ao post de ontem. Desde a saída de Loco Abreu e Herrera que na minha opinião foi o último melhor ataque o Botafogo teve passaram pelo Glorioso: Rafael Marques, Bruno Mendes, William, Sassá, Jobson, Henrique, Vitinho, Elias, Alex, Bruno Correa, Ferreyra, Murilo, Rogério, Wallyson, Zeballos, Emerson Sheik, Yuri Mamute, Pimpão, Bill, Luiz Henrique, Navarro, Ronaldo, Tanque, Tassio, Neilton, Ribamar, Canales, Anderson Aquino e por último Roger. O que eu quero dizer citando esses nomes, é que apenas Loco Abreu e Herrera tiveram MAIS GOLS que todos esses caras juntos. Eles dois marcaram 114 gols, e eu embora não tenha conseguido apurar tenho certeza que esses 29 atacantes que passaram pelo Botafogo depois deles dois, não bateram essa marca, e se bateram foi por uma margem pequena de diferença. Isso beira o absurdo, o inacreditável. Pq é muita aposta errada, muita mesmo. Só pra acalmar o meu ânimo depois dessa pesquisa, eu fiz o Botafogo ideal dessa década e ficou mais ou menos assim:

Jeffersson
Marcio Azevedo
Lucas
Carli
Igor Rabello
Airton
Bruno Silva
Fellype Gabriel
Seedorf
Herrera
Loco Abreu.

Que tal? Rsrsrs
Sds.
Mário

Unknown disse...

Me desculpa também, mas eu vejo.

Rodrigo Federman disse...

Seria uma boa, Mário.

Valeu, Ivo.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Obrigado Rodrigo, não quis discordar de você, cada um tem uma visão, valeu
Mário excelente escalação, só trocaria o Márcio Azevedo pelo Victor Luiz.

Rodrigo Federman disse...

Claro, Ivo. Opiniões contrárias com respeito, sempre bem-vindas.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Se o Montillo está liberado, deve ir a campo ajudar ao BOTAFOGO conquistar três pontos importantíssimos. Como escrevi anteriormente, espero que o Jair não faça o argentino marcar o volante adversário, fechar a lateral, ou outras modernidades futebolísticas; deixe-o incumbido exclusivamente da criação e ajuda na conclusão.
Quanto ao Lindoso, quase não tenho dúvidas de que será o titular; não vamos nos esquecer que ele era meia de origem, o dez... Tem muito prestígio junto à comissão técnica.

Uma observação:
Os treinadores quando têm muitos desfalques e são "obrigados" a escalar muitos jovens, dizem que não é o ideal. Entretanto, quando não têm desfalques e podem escalar um jovem e dar-lhe bagagem, também não fazem. Qual e quando é o momento ideal para esses treinadores?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, mas pela declaração do JV hoje, acho que ele começará do banco de novo.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, eu espero que ele comece jogando mesmo, mas vai saber como pensam os "professores", né? Espero que não inventem argumentos e motivos para deixar o cara jogar só 30 minutos de novo. Até porque ele já disse que está se sentindo pronto.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Declarações do Jair Ventura:

Sobre o Marcos Vinicius:

"Vai ajudar bastante. Jogador de muita força. Aquele meia que entra na área e tem um passe muito bom. Ele consegue fazer os dois. Ele tem o drible de um contra um e tem o passe de um meia clássico. Ele vem de lesão, ainda vai demorar um pouquinho. Mas é forte e jovem e logo logo vai ajudar a equipe do Botafogo. Grande reforço."

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/jair-confirma-camilo-fora-pede-atacante-e-elogia-marcos-vinicius-grande-reforco.ghtml

"Grande reforço", disse o Jair. Claro que ele jamais iria falar mal do jogador e ninguém em seu raciocínio perfeito acharia isso correto. Agora, o que não concordo é com essas declarações superlativas.
Por enquanto é apenas mais uma contratação; reforço, na minha modestíssima opinião, acontece quando um jogador de reconhecida capacidade é contratado e eleva o patamar de um Time, mesmo que na teoria.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, será que ele acompanhou de verdade? Será outro grande reforço, como também já foram os elogiasíssimos (pelo próprio JV) Joel, Guilherme e alguns outros?
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo, outro dia o Jota, postou um comentário aqui indignado com os comentarista da ESPN que colocavam o lixão como melhor elenco do Brasil, você disse que entendia os comentaristas, e eu disse que concordava com você e com o Jota, mas hoje pensando um pouco melhor acho que nosso amigo Jota tinha razão, e já tem muito comentarista pensando como ele, então pensando nisso fiz a seguinte comparação, como fazem na Fox, posição por posição.

Goleiro: o nosso terceiro goleiro Helton é melhor que o goleiro titular deles, o Muralha
Dupla de zaga: não coloco nem a titular vou com a reserva, Marcelo ou Emerson Santos com Emerson Silva, é muito melhor que a zaga titular deles, tirando toda a história do Rever e do Juan no momento nossos reservas são melhores.
Lateral direita, mesmo que o Arnaldo se firme de vez pra mim o Pará é melhor.
Lateral esquerda: pra mim se equivalem empate (tô considerando o Victor Luiz como titular)
Primeiro volante: considerando que um volante seja primeiro, segundo ou terceiro, tem que saber marcar e ter um bom passe além de saber aparecer no ataque, fico com o Lindoso,pois o Márcio Araujo só sabe marcar
Segundo volante, a mesma coisa, como o William Arão não sabe marcar e só sabe aparecer como homem surpresa fico com o Bruno Silva, que marca bem, aparece e tem um bom passe.
Terceiro volante ou meia, vou colocar empate entre o Emerson e o João Paulo.
Meia de criação: com o Montillo o Diego já ganha, que dirá com o Camilo.
Entre o Pimpão e o Éverton eu não quis colocar posição pois o Pimpão não joga numa posição definida, já o Éverton é ponta, mesmo assim eu voto pelo empate.
E centro avante, mesmo que juntassemos todos nossos centro avantes, o Guerrero ganharia disparado, vamos ver como ficou a comparação.
Placar Botafogo 8 x 0 mulambos.

Fatos disse...

Nada diferente de insosso na sua opinião, que é diferente da do treinador Jair, e dos resultados.
Não acho Lindoso um primor, mas creio que com a lesão do Airton ele esteja por mérito no time. Por melhor tecnicamente até que MF possa ser, ele não está "comendo a bola", "pedindo passagem" a ponto de barrar um companheiro que está jogando bem (apesar de não ter o potencial técnico do menino).
Creio que Jair está conduzindo bem a situação. Vamos precisar de todos.

SA!

Rodrigo Federman disse...

Ivo, mas isso eu já comentei algumas vezes também. Time titular, nós temos para fazer frente. A questão - no caso deles - é que o elenco é muito mais homogêneo. Os reservas (maioria deles) mantém o nível dos titulares. No nosso elenco, uns 3 ou 4, apenas. E com muito boa vontade.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

E Luciano "fazendo doce"

Rodrigo Federman disse...

Claro, Fatos. Eu dou a minha opinião, apenas. Do mesmo jeito que não vejo essa situação em que o Lindoso esteja jogando bem ao ponto de alguém considerar injusta a sua saída do time. Mas ok, respeito.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fatos, e o Botafogo aceitando "doce" de Luciano. É se contentar com pouco, né?
Abs e SA!!!

Daniel Cananea disse...

Jobinho cracudo jogou muito em 2009

Daniel Cananea disse...

Saudade dos mercenários Jorge Henrique e Dodô.... aquele ataque de 2007 era demais

Rodrigo Federman disse...

Daniel, exceção ao goleiro, aquele time todo de 2007 dá saudade.
Abs e SA!!!

Pedro disse...

Visando desconstruir argumentos fracos e clubismo barato, vamos aos fatores que colocam Jair no topo dos melhores treinadores.


Sistema de jogo sólido:

Um dos maiores méritos do nosso treinador é conseguir fazer com que a equipe mantenha um padrão de jogo independente das peças utilizadas. Não importa quem entra em campo, sempre veremos um time taticamente forte e competitivo, seguindo à risca o nosso estilo de jogo.


Muito com pouco:

Outro fator marcante é o material humano que tem para trabalhar. Com uma folha salarial muito abaixo dos times “ricos”, Jair consegue jogar de igual pra igual com qualquer elenco do Brasil. Mesmo diante das carências em algumas posições, principalmente no setor ofensivo, ele tem o grupo nas mãos e consegue manter o nível mesmo com improvisações.


Resultados impressionantes:

Ventura assumiu o Botafogo à beira da zona de rebaixamento. Rapidamente detectou os defeitos deixados por Ricardo Gomes e implantou sua maneira de jogar. De Agosto pra cá, tirou o time da sarjeta, fez excelente segundo turno no Brasileirão, atropelou duas pré-Libertadores, classificou com antecedência na fase de grupos e hoje está nas oitavas de final da competição, além das quartas de final da Copa do Brasil. No Brasileirão, segue 100% em casa e na parte superior da tabela, mesmo com o time desfigurado.


Incorporação da base:

Na falta de recursos, um dos méritos do treinador é dar espaço para quase todos os atletas das categorias de base. Por estar no clube há muitos anos, Jair conhece bem os garotos de General Severiano. Marcelo, Igor Rabello, Emerson, Wenderson, Bochecha, Matheus Fernandes, Leandrinho, Yuri e Renan Gorne são alguns dos nomes que vêm figurando no elenco principal – muitos até como titulares.


Performance acima do resultado:

Como o próprio Jair gosta de frisar, a qualidade do jogo fala até mais que os próprios resultados. Mesmo nas derrotas, o time costuma vender caro o resultado e jogar bem mesmo quando não sai vencedor – caso da partida contra o Santos, por exemplo.


Recordes e tabus:

É marcante o número de tabus quebrados pelo treinador, como vencer fora do país após 24 anos de jejum, derrotar o Cruzeiro no Mineirão novamente depois de 19 anos e se classificar à fase de mata-mata da Libertadores após 21 temporadas, além de alguns outros dados marcantes. Essas conquistas expressivas são ótimas demonstrações do tamanho do trabalho de Jair à frente do clube.


Competição à altura:

Com a volta de Cuca ao Palmeiras, o título de melhor técnico do Brasil ficará mais disputado. O campeão brasileiro do ano passado, no entanto, ainda tenta arrumar a casa diante de tantos reforços e opções no elenco. Por isso, até aqui, Jair ainda leva vantagem – como mostra a tabela do Brasileirão atual.


Trajetória no clube:

Jair tem trajetória consistente no Botafogo. Foi preparador físico, treinador dos juvenis, treinador dos juniores, auxiliar técnico, treinador interino, auxiliar técnico novamente e por fim, treinador do time principal.


Depois de todos esses argumentos, ficará difícil negar a tese de que não há ninguém à frente de Jair no Brasil atualmente. Para consagrar seu trabalho, no entanto, o treinador precisa conquistar um título para marcar de vez o seu nome na robusta historia do Glorioso. Possibilidades não faltam: estamos a 8 jogos do título da Libertadores e a 6 da taça da Copa do Brasil.

Kal disse...

Tem saudade Alessandro?? kkk

Kal disse...

E o Tulio Souza, lembra desse? Atualizou o conceito de "chinelinho", e olha que eu achava que ele iria arrebentar no clube

Rodrigo Federman disse...

Não, Kal. Mas o Joilson (de quem nunca também fui fã) fez uma boa temporada e até jogou mais, né?
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ok, Pedro. Bom, apesar dos ótimos argumentos e números (e concordo com a maioria), ainda não acho o JV o melhor treinador. Acho que ainda tem que comer mais arroz com feijão para, quem sabe, chegar a esse patamar.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo o Joílson jogou muito em 2006, não em 2007, não estou certo até porque teve dois Joilsons que jogaram no Botafogo.

Rodrigo Federman disse...

Não, Ivo. Ele passou a ser titular absoluto em 2007.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo passaram dois Joilsons pelo Botafogo, aquele que ficou conhecido por tentar enganar o Botafogo com a história do assalto, e que depois disso não jogou mais nada, e outro que era um pouco mais forte, se destacou acho que nessa época que você tá dizendo, e depois foi para o cruzeiro, junto com nosso técnico, qual o Joílson que você fala.

Rodrigo Federman disse...

Ivo, você está se confundindo: Jonilson e Joilson. Dois diferentes.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Muito pouco. Outro detalhe: quando acabou a fase de grupos da Libertadores faltavam 40 dias para entrega da lista com os 3 novos inscritos(e com o atacante contratado incluído) e metade do tempo já passou.
Levando em conta que quem chegar precisa se entrosar, de repente chegar a uma melhor condição física... em resumo, vai começar os mata matas e esse tal atacante não estará apto, se é que terá atacante né.

Fatos disse...

O outro era Jonilson

Fatos disse...

Quem tentou enganar o Botafogo foi o volante Somália, que disse que foi sequestrado

Rodrigo Federman disse...

Fatos, se é que o atacante virá mesmo. E sim, Joilson e Jonilson. O Ivo deve ter confundido.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Jonilson se destacou no Carioca de 2005 e foi contratado pelo BOTAFOGO; depois entrou na justiça, alegando salários atrasados e foi jogar no Cruzeiro em 2006.
Joilson pertencia ao Cruzeiro e estava emprestado à Cabofriense em 2005; depois foi contratado pelo BOTAFOGO e permaneceu até ir para o São Paulo em 2008.
Quem inventou a estória do sequestro foi o Somália.
Jonilson e Joilson foram contratados pela gestão Bebeto de Freitas; Somália pela gestão moderno-praiana.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É isso mesmo, Márcio.
Abs e SA!!!