17/07/17

Um salto na classificação




O Botafogo não jogou bem, mas venceu o Sport por 2 a 1 (Rodrigo Lindoso e Guilherme) nesta noite, no Nilton Santos.

E como no Brasileirão, o que importa é somar três pontos, ótimo! Com o resultado, saltamos para a sexta colocação na tabela, ultrapassando - entre outros clubes - o próprio Sport na tabela.

Se formos analisar a bola rolando, difícil imaginar que terminaríamos com a vitória. Principalmente após o primeiro tempo, fraquíssimo. Depois do gol relâmpago com menos de 2 minutos, até cheguei a acreditar na facilidade, afinal, jogaríamos do jeito Botafogo. Ou seja, nos contragolpes. Mas após o empate pernambucano antes dos 10 minutos, precisaríamos sair para o jogo. E aí mora a dificuldade desse time botafoguense.

Até o apito final da primeira etapa, domínio de posse e territorial do adversário. Chegaram a nos assustar em dois lances. E a preocupação aumentava...

Na volta do intervalo, nada muito diferente dentro do gramado. O Botafogo apresentavam as mesmas dificuldades e certo nervosismo à medida que o tempo passava. Menos mal que o Sport piorou no segundo tempo e não mais nos assustou também.

Quando tudo se arrastava para um empate sem graça, uma jogada de pivô do Roger serviu para o gol do Guilherme.

Tranquilidade no placar, bastou ao time controlar a posse de bola e esperar o final. O problema é que mesmo com a vantagem e com um avanço desordenado do rubro-negro, desperdiçamos vários lances que poderiam decretar os três pontos sem tanta ansiedade e preocupação.

E assim se arrastou...terminando com a bola no campo adversário, os três pontos na bagagem e a certeza de uma ótima noite de sono na segunda-feira.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 2 x 1 Sport

1- Jefferson: Quando chegou nele, deu conta - 6,0

2- Arnaldo: Fez uma boa jogada, mas bobeou no gol dos caras - 5,0

3- Carli: Seguro na maior parte do jogo - 6,0

4- Rabello: Não estava tão confiante. Andou falhando em alguns lances - 5,0

5- Rodrigo Lindoso: Ditou o ritmo do time. Tudo passou pelos seus pés - 6,5

6- Gilson: Partida café com leite - 5,0

7- Rodrigo Pimpão: Não foi tão efetivo. Muito preso em um só lado do campo - 5,0

8- Matheus Fernandes: Não conseguiu fazer uma grande partida - 5,0

9- Roger: Primeiro tempo ruim. Valeu a disposição na segunda etapa - 5,5

10- Marcos Vinicius: Pareceu preguiçoso e não repetiu a sua última boa partida - 5,0

11- João Paulo: Melhorou bastante no segundo tempo - 5,5

12- Guilherme: Fez o gol, mas conseguiu irritar com vários lances desnecessários. Deu correria ao time - 5,5

13- Leandrinho: Entrou para segurar a bola - 5,0

14- Luis Ricardo: Considerando todo o tempo de recuperação e falta ritmo, não comprometeu - 5,0

Jair Ventura: Acertou ao repetir a escalação do último jogo e deixou claro que o Botafogo não conta mais com o Camilo - 5,0

41 comentários:

Enéias Teles Borges disse...

Perdemos SASSALOTELLI e agora vamos perder o CAMITO?

Rodrigo Federman disse...

Enéias, não lamento nada.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Só quero saber como você chegou a essa nota ao Arnaldo, não é uma critica, é uma curiosidade, como ele ficou pouco tempo em campo, me deu uma curiosidade de saber que critérios você usou pra dar a nota.

Leonardo Germano disse...

Gracas a Deus Camilo vai sair.

Fiquei muito puto com Marcus Vinicius: sem vontade,parecia estar numa ressaca enorme. Não corria, não marcava, não se esforçava e deixava espaço na marcação. Quando teve a bola, foi fominha ou falhou tecnicamente.

Segundo tempo o time melhorou e o Sport cansou. Melhor para nós.

Roger surpreendeu positivamente.

Rodrigo Federman disse...

Ivo, 17 minutos não são 5. Dá para fazer uma análise rasa de jogador que fica esse tempo em campo.
Abs e SA!!!

Silva disse...

Jefferson quando chegou nele deu conta,falhou feio no gol do Sport,rebatendo uma bola fácil pra frente da área.

Rodrigo Federman disse...

Leonardo, o MV também me passou essa impressão que você teve.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Silva, não achei falha feia. Acho que ali foi reflexo. E se estivesse com maior ritmo de jogo, a tendência que espalmasse para outro lado. Também achei que ele poderia ter feito melhor, mas não vi essa falha em uma bola que você afirmou ter sido fácil.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

No primeiro tempo o BOTAFOGO “já” iniciou vencendo, mas apresentou um futebol bem ruim, onde não conseguiu trocar passes e teve pouquíssima movimentação.
O gol saiu em uma cobrança de falta onde a bola foi escorada no segundo pau e o Lindoso concluiu. Quando imaginava-se que o BOTAFOGO controlaria o jogo, já que gosta de jogar nos contra-ataques, o adversário chegou ao empate em uma cobrança de falta que cruzou a área e o Arnaldo, mal posicionado, permitiu que o jogador deles recebesse a bola sozinho para finalizar e no rebote proporcionado pelo Jéfferson, creio que foi mal no lance, empatou o jogo.
No segundo tempo o Time voltou um pouco mais ligado, mas continuava com dificuldades em organizar o seu jogo ofensivo, principalmente com o Marcos Vinicius que continuou mal.
O Jair resolveu mudar e apostou com o Guilherme no lugar do Pimpão e foi feliz. Em uma jogada iniciada pelo Pimpão, que lançou o Roger, este fez uma grande jogada e serviu ao Guilherme que entrava pelo lado esquerdo da área adversária e conclui para marcar o segundo e definitivo gol.
Depois o Sport praticamente não criou jogadas de grande perigo e o BOTAFOGO conseguiu segurar o placar.
A observação final em relação à dificuldade que o BOTAFOGO encontrou no jogo, passou pelo baixo rendimento do meio campo, onde o J. Paulo caiu de produção em relação aos outros jogos e M. Vinicius que ainda está na época de provar que pode ser útil, também foi mal. Além disso, a pouca movimentação do ataque, principalmente o Pimpão que é mais auxiliar de lateral, dificulta muito o passe oriundo do meio campo.
A saída do Arnaldo foi providencial, pois seria complicado segurar as duas avenidas.
Jéfferson- Uma meia falha no gol, nada de absurdo e foi bem no restante do jogo. Nota 5,5;
Arnaldo- Mais um gol que sai pelo seu setor. Não tem condições de ser titular, nota 4,5;
Carli- partida em bom nível. Nota 6,0;
Rabelo- Partida muito segura. Nota 6,0;
Gilson- Cobrou a falta que originou o primeiro gol e deixou muitos espaços no seu setor. Nota 4,5;
Lindoso- Fez o gol e fez uma partida regular. O gol fez sua nota subir. Nota 5,5;
M. Fernandes- Um pouco abaixo de outras jornadas, partida regular. Nota 5,0;
J. Paulo- Abaixo de outras jornadas, principalmente no primeiro tempo. Nota 5,0;
M. Vinicius- Partida fraca,. Nota 4,5;
Pimpão- Muito fixo na esquerda, praticamente não causa desconforto ao sistema defensivo adversário. Iniciou a jogada do gol da vitória. Nota 5,5;
Roger- Quase atrapalhou o primeiro gol e compensou com um excelente passe para o gol do Guilherme. Entretanto, não pode sair da área. Nota 5,5;

Luis Ricardo- Nitidamente sem ritmo de jogo, mas transmite muito mais confiança do que o Arnaldo. Nota 5,0
Guilherme- Deu mais velocidade ao Time e fez o gol da vitória. Entretanto, continua pecando em segurar demasiadamente a bola. Pelo gol, sua nota sobe. Nota 5,5;
Leandrinho- Entrou para recompor o meio de campo, já que com a entrada do Guilherme o Tome estava com três atacantes. Nota 5,0.

Jair Ventura – Dentro do possível, escolheu bem os onze iniciais e pensou bem as substituições, não utilizando o inoperante Camilo. Conseguiu fazer o Time ter uma melhora no segundo tempo. Nota 6,0.

Grande vitória e tranquilidade para a sequência do trabalho.
SA!!!

Unknown disse...

Valeu, como disse não foi uma critica. Bem eu discordo de vocês, em três pontos, primeiro o Marcos estava mal sim, concordo, mas pro final do primeiro tempo melhorou e estava jogando bem até a troca pelo Guilherme, Roger pra mim o melhor em campo, já no primeiro tempo estava melhor, e ponto principal, o sport não cansou, o Botafogo que acertou a marcação no segundo tempo e jogou melhor, méritos do Jair.

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Marcio. E agora, não tem mais desculpa para deixar o Luís Ricardo de fora. Mesmo se não tiver sido nada de grave com o Arnaldo. A diferença é gritante.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Ivo. Bom, eu não gostei da partida do MV. Já o Roger, não faltou vontade, mas ainda está aquém do que precisamos de camisa 9.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Quando o time tem que sair pro jogo complica muito, não é a forma que o Glorioso sabe jogar. Ai parecem os chutões, passes errados, e a falta de categoria de alguns jogadores. Mas vencemos uma equipe extremamente bem treinada e já é alguma coisa. Quinta, um castigo e tanto, já tem outra pedreira contra o Furacão, com certeza será mais complicado do que hoje.

Marcelo Lopes

Rodrigo Federman disse...

É, Marcelo. Importante é que vencemos uma equipe bem treinada mesmo. Na quinta, pela característica do jogo, pode ser até mais interessante para a gente.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Caros amigos botafoguenses. Gostaria de indicar dois possíveis pontos que atrapalharam nosso jogo hoje. 1- O time do Sport é um bom time. 2- Quando o Bruno Silva não joga a nossa marcação cai muito de produção, pois ficam "buracos" na nossa intermediária. O importante é que ganhamos os três pontos. fraternos abraços.

Marcio disse...

O fato é que estamos em 6º lugar e deixamos alguns pontos pelo caminho e não é exagero pensarmos que poderíamos ter 30 pontos e a 2ª colocação.
Por isso que penso que o BOTAFOGO deve pensar jogo a jogo, pontuar e esperar dezembro.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É isso mesmo, Loris.

Perfeito, Marcio. Mas sempre pensando no grande, na frente. Nunca apenas no que pode ser pior cenário.

Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Rodrigo o Lindoso me lembra o ,Augusto Fernandes volante argentino do Celta e com passagem pela seleção discreto mais de fundamental importância todas as bolas passa por ele ,faz o time jogar.

Rodrigo Federman disse...

Não conheço, Tiago. No caso específico do Lindoso, não me agrada, mas além de ter feito boa partida hoje, entendo que para compor elenco, se torna útil.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Rodrigo.
Pensar grande não significa falta de pés no chão.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Creio que o Camilo pode ser útil no elenco, mas precisa se esforçar para estar pronto quando entrar pq tem entrado muito abaixo fisicamente

Rodrigo Federman disse...

Fatos, eu já prefiro que ele seja feliz longe de GS.
Abs e SA!!!

WAYNE disse...

Saudações alvinegras.
Parabéns Marcio, grande análise do time no jogo de ontem. Falar o quê, tudo já foi dito. Posso só externar minha satisfação que o SANSÃO SEM DALILA já vai embora e já vai tarde. As FORÇAS OCULTAS se manifestaram no Programa BEM AMIGOS, forçaram praticamente o JAIR A REVERTER SUA POSIÇÃO SOBRE O SANSÃO. É DOSE a INTERFERÊNCIA e a INTENÇÃO, elas não aceitam CRESCIMENTO DO BOTAFOGO, e sua condição de permanência na próxima LIBERTADORES E quiçá ser CAMPEÃO BRASILEIRO. Registros,FOMINHAS:MV; GUILHERME, este salvo pelo GOL.
JEFFERSON anos de FUTEBOL tinha que espalmar bola para o lado, IGOR E MATHEUS ainda acanhados mostrando em jogadas VERDINHOS. O LABIRINTITE E VESGO teve seu MÉRITO do lançamento do GOL.
Em tempo. BOLA REDONDA P/ JAIR na escalação e substituição.
Abs SA

Rodrigo Federman disse...

Possa crer. Valeu, Wayne.
Abs e SA!!!

MARIO DO PARÁ disse...

Saudações alvinegras
Aí Wayne falou o que eu queria dizer. Só faltou falar que o Diego Souza tentou comandar o juiz e o jogo com suas falsas contusões e ainda que o Igor o homenageou com o pedido de troca de camisa, -esse cara tem que esquecer-, faz lembrar o Henrique do Curitiba e o Souza do Bahia, pelo menosprezo ao Botafogo. Vencemos e estamos subindo e vamos subir mais. Discordo de que não fizemos um bom primeiro tempo, jogamos o feijão com arroz de sempre. O Roger, PQP, não tem jeito sempre em impedimento e quase anula o gol do Fogão. Grande volta do Luis Ricardo. Estamos bem agora na lateral direita , o meio de campo com o estrangeiro vamos melhorar.
Agora vencer a próxima.
Abs SA

Rodrigo Federman disse...

Mário, eu não gostei da primeira etapa.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Meu caro RODRIGO e amigos,nós torcedores vemos o mesmo fato de formas diferentes.Temos a tendência de atenuarmos os erros daqueles que simpatizamos e acentuarmos os mesmo erros daqueles que não gostamos.Sempre tento analisar por partida,para evitar o que disse acima,pois o pereba de um dia pode jogar bem no outro e vice versa.Vi a partida de ontem da seguinte forma:
1.JV,que tanto critico,foi bem,pois não INVENTOU .
2.O ROGER,outro que critico,pareceu-me um pouco menos ruim,pois conseguiu fazer algumas jogadas e deu o passe para o gol.No total muito fraco,dispersivo,saindo da área e o pior,querendo cantar o jogo para os companheiros,gesticulando muito.Aí é dose,rsrsrs.
3.O ARNALDO fazia uma boa partida até se contundir e,a meu ver,não teve culpa alguma no gol.
4.JEFFERSON,após longa inatividade,voltou bem em duas partidas,mas ontem entregou o primeiro gol e ia entregando o segundo,quando foi com mão de manteiga e o IGOR conseguiu colocar para escanteio.Comigo não tem essa de ser ídolo,ter crédito,etc.Errou,errou e pronto,tem que ser criticado sim.Onde está a coerência nas criticas se eu só criticar os mais fracos ?
5.Outro que as vezes critico é o GILSON.Ontem,não senti falta alguma do VL,pois ele foi bem na partida.
6.Fiquei preocupado com o segundo tempo do LR.Não questiono suas qualidades,mas estava mortinho e não acompanhava mais o adversário.A longa inatividade é florida.Torçamos para que entre logo no ritmo.
7.Prefiro o GUILHERME,com todas a suas limitações,a muitos que entram e ficam olhando a banda passar.
8.O MV não esteve bem no início,mas depois melhorou um pouco com algumas arrancadas.No total não foi bem como na anterior.
9.O restante o de sempre,muita luta suor e sangue.Superam a pouca qualidade individual com garra e disposição.
Para encerrar,é um nojo ouvir qualquer comentário ou narração,seja SPORTV,PPV,etc.Dois certos clubes,apadrinhado$$$ por certa emissora,fazem gol em impedimento,empurrando os zagueiros adversários,cometendo penalidades não marcadas,etc,e tudo é justificado.Já nos que eles não gostam,tudo é realçado contra,chega a ser patético.JOTA.

Marcio disse...

Valeu Wayne!
Sobre a imprensa esportiva, novidade alguma. A maior parte dela vive de fazer média; não tem peito para falar o que realmente pensa, mesmo que entre em desacordo com a maioria.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jota, o amigo sabe que não tenho muita frescura. Crítico e elogio qualquer um, independente de gostar ou não dele. Tanto é que o Lindoso, por quem não nutro simpatia foi o meu eleito como melhor em campo.

Isso aí, Marcio.

Abs e SA!!!

LUANA DO PARÁ disse...

Saudações Alvinegras.
Ao ler os comentários do Wayne, Mário do Pará e Marcio faço o registro: No intervalo do primeiro tempo uma repórter mostrou um erro clássico ao perguntar ao Bruno Silva, deixando-o -em uma saia justa- o que ele achava da atuação do jogador Diego Souza. O jogador de Botafogo devolveu a saia justa, que ele não falava de nenhum jogador adversário e só comentaria sobre o time que defende. Parabéns BS. Ela estava muito "FOCA" era evidente sua busca sobre opiniões favoráveis sobre DS. Pois ao entrevistar um jogador do SPORT, buscou saber o que ele achava de exuberante atuação DS. Como disse o Marcio: afirmando ao Wayne, sua opinião da imprensa esportiva.
Abs SA



Rodrigo Federman disse...

Boa, Luana.
Abs e SA!!!

LUANA DO PARÁ disse...

Saudações Alvinegras.
Mil desculpas. Citei o Bruno Silva, mas foi LINDOSO. Agradeço a correção.
Abs SA.

PAULO FERNANDO disse...

Tive outra visão do jogo, mas ainda bem que futebol tem disso:
- Que felicidade ver o Luis Ricardo de volta. Para mim é um reforço e infelizmente o Arnaldo teve que se machucar para o cabeçudo do nosso bom técnico deixar o Luis Ricardo mostrar na bola que é 1000 vezes melhor do que o outro.
- Gostei da atuação dos 2 zagueiros. Firmes e seguros. O Carli então foi muito bem.
- O Trio MF, Lindoso e JP como sempre bem no jogo, equilibrados e sérios.
- Gostei muito das investidas do Marcos Vinicius pelo meio, mostrando habilidade e abrindo um pouco o repertório de jogadas para o ataque.
- O Guilherme entrou muito bem e foi premiado com um belíssimo gol. Ele é jovem e por isso ainda inconstante, mas gosto muito dele e ainda vai nos ajudar muito.
- Roger foi importantíssimo ontem apesar de não fazer gols. Tenho gostado cada dia mais dele como centro avante. Mesmo que chegue outro eu manteria ele como titular, pois o time precisa é de opção, não que ele não jogue.
- Finalmente que boa noticia a saída do Coalhada. Não aguentava mais ver ele jogando como um aposentado em campo.

PAULO FERNANDO disse...

Faltou dizer, o JV deu um nó tático no Luxa no segundo tempo. No primeiro fomos mal. O Sport vinha de muitas vitórias seguidas e quebramos essa sequencia com marcação efetiva no meio, recomposição rápida e contra ataques fortes. Perdemos algumas chances, mas fomos muito superiores no segundo tempo. Mais uma partida boa do JP que merecia ter feito aquele gol que foi na trave. Que pena, seria um golaço.

WAYNE disse...

Saudações Alvinegras.
Ultima: Confirmado, CAMILO já é jogador do INTER. Saiu do BOTAFOGO HOJE.
ABs SA

Fatos disse...

Fizemos um péssimo primeiro tempo, rifando a bola e tendo o meio campo sendo engolido pelo fraco Sport Recife. Além de bater cabeças na ocupação dos espaços, ainda senti um "salto alto", ou uma 'molenguice", de uns 2 ou 3 jogadores, porém não creio que intencional e sim por falta de concentração.
E a volta do Luis Ricardo vamos combinar, no máximo, correta. Preocupou-se apenas em fechar o setor.

SA!

Fatos disse...

E outros que não entendem NADA de futebol.

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Fatos.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Luana.

Paulo, só discordo do nó tático, mas ontem o JV foi bem mesmo.

Amém, Wayne.

Abs e SA!!!

Fatos disse...

Espero, sinceramente, que o Botafogo (direção) saiba o que está fazendo