14/08/17

Dois fominhas




Palavras do Bruno Silva, após a vitória de ontem:

"- O Jair sempre sabe que pode contar com todo mundo. Hoje (ontem) quem jogou foi eu, o Matheus Fernandes e o Gatito. Mas quem entrou deu conta do recado. Hoje o foco foi o Brasileiro. Precisávamos ganhar, independente de quem jogou, o importante foi voltar a vencer".

Concordo plenamente com o volante botafoguense. 

Na situação que estávamos (cinco jogos sem vencer e em queda na tabela), precisávamos somar três pontos, independente de atuando com titulares, reservas, bem ou mal. 

Conseguimos. Ótimo. Valeu e muito...
...agora, se teve algo que podemos classificar como "destaque negativo" na vitória sobre o Grêmio, foi a "fominhagem" da dupla Guilherme e Valencia.

O Guilherme já conhecemos tem tempo. Tanto que a solidária partida dele contra o Nacional surpreendeu (positivamente) quase toda a torcida. O Valencia chegou agora e parece ser o mesmo tipo de jogador: Habilidoso, mas excessivamente individualista.

Acho que o Jair pode/deve chamar a atenção de ambos, pois, ok, vencemos, mas poderia ter sido bem mais tranquilo.

Os amigos concordam?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

35 comentários:

Carlos Roberto disse...

Plenamente!
Chega ser irritante!

Rodrigo Federman disse...

Bota irritante nisso, Carlos. Primeiro, o Valencia. Depois, por pura birra, o Guilherme. Nenhum dos dois pensou no coletivo.
Abs e SA!!!

Gernaldo Silva disse...

Desde o começo sempre acreditei no potencial do Guilherme, tem velocidade e certa habilidade, nunca o achei ACÉFALO como dizem. contudo, concordo que o mesmo tem sido fominha em lances importantes, menos mal, que esse problema pode ser resolvido e creio que o JV tem conversado com ele sobre isso.

Quanto ao Leo Valência, já o queriam como titular absoluto com apenas 45 minutos de boa atuação contra o Palmeiras. Está chegando agora, não gosto de fazer avaliações em 2 ou 3 partidas apenas, acho que pode ser mais questão de entrosamento com os demais e também me parece "concertável'.

Esse trabalho é do treinador que tem entre suas funções fazer os jogadores renderem o máximo que pode, nesse aspecto o JV tem se saído muito bem.

Saudações Gloriosas...

Rodrigo Federman disse...

Gernaldo, reconheço a vontade do Guilherme, mas continuo com a impressão de que ele tem sérios problemas com o Tico e Teco. Já o Valencia, EU fui um dos que disse que após a estreia, deveria ser titular. Infelizmente empolguei. Mas parece ter bola. Agora, espero mesmo que o JV saiba identificar momentos, pois não consigo entender porque não usa mais o MV.
Abs e SA!!!

Gernaldo Silva disse...

Verdade, Rodrigo! Também não consegui entender o pq de não usar o MV, quem sabe por sua sonolência e dificuldade em recompor na marcação (apenas um palpite) contudo, tem sido um dos melhores ofensivamente. Acho que o mesmo deveria ser utilizado, pra mim, vacilou o JV.

Saudações

Rodrigo Federman disse...

Sim, Gernaldo. Além de parecer ser dos poucos bons chutadores do elenco.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Claro que o excesso de individualismo tem que ser corrigido. Mas é um problema solucionável. O que não dava era ensinar Gegê,Otávio, Tomas Bastos a jogar bola...

Rodrigo Federman disse...

Celso, depende muito dos caras também, pois é uma característica que certamente vem desde a base. Então, uma mudança na maneira de jogar pode não ser tão simples assim. Demanda tempo, paciência, muita instrução, elogios e broncas.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Esse tipo de situação deve ser corrigida urgentemente, pois um dia poderá custar caro.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio. Ontem não fez falta, mas nem sempre será assim.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,a minha visão sobre o tema proposto é um pouco diferente.Por que o VT,o ROGER ou o BRENNER,atacantes disponíveis,não são egoístas e fominhas ? Simples meu amigo,por não terem as qualidades individuais de velocidade e dribles que os dois citados possuem.
No nível atual do nosso time e no futebol tupiniquim do momento,GUILHERME é de grande utilidade,gostem dele ou não.A meu ver,o LV também e não entendo os motivos do PROFEXOR ainda não ter tentado usar o PIMPÃO e um dos dois só para ver o que acontece.
Ser egoísta ou fominha é uma situação que pode ser corrigida pelo JV,mostrando o tape das jogadas em que eles poderiam ter passado a bola,etc.Eles são velozes,possuem razoável domínio de bola e gostam de partir em direção ao gol.São gênios da bola,grandes jogadores ? É claro que não,mas os prefiro a muitos endeusados pela mídia e que andam em campo querendo a bolinha nos pés.
Para encerrar o tema,não aguento mais essas historinhas de que a bola não chega,fulano é matador e outras idiotices midiáticas.O cara sabe jogar bola ou é pereba,não tem meio termo.Aliás quem é pior o ROGER ou o BRENNER ?
Para encerrar,o MV deve ter aprontado algo muito sério,pois colocar o SONGA MONGA no lugar do BRENNER,em detrimento do MV é dose para mamute.Resultado,com a entrada do INÚTIL,perdemos totalmente o meio de campo,pois o SONGA não corre,não marca e parece uma barata tonta em campo,mas inexplicavelmente tem prestígio com o treinador.
Por que o LR não jogou para ganhar ritmo ? Com a palavra o tal que tira leite de pedra,frase que a meu ver é outra babaquice midiática.De qualquer forma,parabéns a todo que jogaram pelo empenho e raça.JOTA.

PAULO FERNANDO disse...

Eu até gosto do individualismo produtivo, aquele onde o cara parte pra cima e tenta fazer a jogada em profundidade, como fez o Arnaldo ontem. é uma jogada que quebra a monotonia do jogo e muitas vezes surpreende o adversário. O que deixa todo mundo p. da vida é o egoismo, que o cara vê outro em melhor posição pra finalizar e mesmo assim não passa a bola. Como disse no outro post, isso muitas vezes é sinal de desentrosamento. No caso do Guilherme não se justifica, pois já está no time faz tempo, mas é diferente do LV que chegou agora e não sabe o jeito de jogar da maioria. Quem e boleiro sabe que jogar com alguém que você conhece é muito mais fácil, dá pra saber aonde o parceiro vai, como ele gosta de receber a bola, vai meio como uma dança na música. No caso do Guilherme ele é um bom jogador e já fez seus gols, mas não justifica a fome quando tem alguém melhor posicionado, aí o parceiro e a torcida ficam muito p. da vida, com toda a razão.

Rodrigo Federman disse...

Jota, também não sou contra quem é ousado. O problema é ser ousado, driblador...mas produtivo. Pelo menos ontem, os dois não foram.

Paulo, essa é a grande questão. E especificamente ontem, os dois abusaram. Ao ponto do Guilherme desperdiçar um lance por pura birra em não ter recebido um toque do chileno em lance anterior.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Boa tarde Rodrigo, desculpa mudar de assunto, mas não tem como deixar de relatar a tradicional polêmica que a mídia flamenguista gosta de plantar as vésperas de Botafogo X Flamengo. A última, uma reportagem do Globo Esporte, uma foto do JV com o Renato Gaúcho na época quando ele jogava no Flamengo. E já foram dizendo "Será q o JV torce pro Flamengo? ". Irrita tanto descaramento, juro por Deus.

Sds,
Mário

Rodrigo Federman disse...

Mário, essa é antiga já. Nem vamos dar bola.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo outras questões me preocupam muito mais, como o enorme número de passes errados no meio, o nosso último passe, a enorme facilidade com que o Arnaldo é driblado, a grande dificuldade em nossos centro avantes aparecerem dentro da área na hora do cruzamento, tanto faz Brenner como Roger eles não aparecem na hora do cruzamento.

Rodrigo Federman disse...

Ivo, alguns desses pontos me preocupam o tanto quanto.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Que o BOTAFOGO não entre nessa armadilha de que está vivendo um momento melhor do que o adversário da semifinal da Copa do Brasil.
Será mais um jogo para entrar organizado, aplicado e com muita simplicidade.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Marcio.
Abs e SA!!!

Mauro Tavares disse...

Quem deve brilhar é o Botafogo. Ontem, se os dois tivessem, o mínimo de, solidariedade em campo venceríamos por, pelo menos, 3x0. Que o jogo de ontem sirva de aprendizagem!

Rodrigo Federman disse...

Com certeza, Mauro. E a solidariedade tem sido a marca registrada desse Botafogo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Gatito Fernández:

RIVALIDADE DIFERENTE COM FLAMENGO?
Não percebe isso, não. Joguei outros clássicos em outros países, acho bem normal. Rivalidade vem de vários anos anteriores e vem crescendo, mas não vejo nada fora do normal em relação a outros países.

BOTAFOGO FAVORITO?
Não é favorito. A gente chega em uma situação diferente (fisicamente), mas acho que esse tipo de jogo não tem favorito. A gente quer fazer o melhor para o jogo de volta não sofrer tanto.

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/gatito-confirma-sondagem-do-napoli-mas-garante-foco-no-bota-nao-me-mexeu.ghtml


É isso aí, nada de entrar na pilha da imprensa, valorizar demasiadamente o clássico e assim colocá-los em patamar muito elevado. Mandou bem o Fernández.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, ele mandou bem.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Os dois foram irritantes. Pareciam duas crianças. Merecem um belo esporro. Quanto ao MV, também não entendi. Também não entendi o Leandrinho mais atrás? Ele pediu? O Jair pediu? Só sei que mais na dele, fez nosso gol... Enfim...
Quarta, jogo a responsabilidade prós molambos... Eles são didáticos, melhores do mundo, com elenco milionário e goleiro de seleção, pegador de pênaltis. Somos franco-atiradores... #Sarcasmo

Rui disse...

Passamos de 35.400 ST, estamos a menos de 500 sócios pra passar o fluminenC



Abs e SAN!

Eduardo Samico disse...

Acho que o JV irá, sim, ter uma conversinha com os dois "esfomeados". Creio que foi no Fogãonet que li, Jairzinhozinho não vai, é lógico, dizer aos 4 ventos que dará esporro, deu uma relativizada, mas não é besta de deixar correr frouxa uma situação que, como bem dita acima, poderá nos custar caro.
É, foi no fogãonete mesmo...

https://www.fogaonet.com/noticia/jair-corrigira-individualismo-de-guilherme-e-valencia-e-explica-caso-de-marcos-vinicius/

Outra coisa, o chileno chegou há pouco. Ainda tem que se entrosar melhor com o time e até mesmo melhor se adaptar a um novo país.

Um puxão de orelhas aqui, um videozinho mostrando que teria sido mais eficaz passar a bola para quem vem entrando, um banco. Acho que o Leo Valencia tem bola, sim. Ainda é cedo. Aguardemos com paciência.

E o Guilherme, ao invés de "vingar-se" do tipo, "não me passou a bola, também não passo pra você", tem que tomar um esporro mesmo.

E vamos em frente, a semana promete.

Abs.

Rui disse...

Jair não entrou com MV porque perdeu 2 jogadores por necessidade, aí ficou limitado

Rodrigo Federman disse...

Vinny, sobre o Leandrinho, gostei. Aliás, tema do post de amanhã. rs
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Eduardo. Que não passe em branco.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

E nos outros jogos, Rui?
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Beleza, Rui.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E o Jair... Não precisava falar sobre contratação de técnico estrangeiro justamente no dia em que eles apresentaram um para comandar o seu time.
A imprensa, agora, tentará tirar proveito disso e criar alguma situação.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, ele foi ingênuo. Quis pagar de professor diferenciado e mandou muito mal, dando corda para a imprensa. Tem que comer muito arroz com feijão ainda para ser tornar o técnico que já acha que é. Foi imaturo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
E ainda "não considerou" o fato do BOTAFOGO ter estrangeiros no seu elenco... Estariam eles tomando o espaço de jogadores brasileiros? E se ele no futuro receber um convite para treinar uma equipe em outro pais, recusará o convite?
Mesmo tendo o direito de emitir uma opinião, embora eu não concorde com esse tipo de posicionamento, não se pode deixar de avaliar o momento do questionamento, o que há nas entrelinhas, para emitir uma opinião...
Como você escreveu, foi ingênuo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, ele quis posar de arauto da justiça, o porta-voz dos professores e caiu na armadilha feito um pato. Até tentou se retratar hoje, mas tarde demais. Já deu a arma para a imprensa parcial.
Abs e SA!!!