22/09/17

Fortalecer é preciso




Não tem jeito. Demorará mais um pouco para esquecer a última quarta-feira.

Hoje, com mais calma, continuo lendo e relendo as declarações dos jogadores, após a derrota para o Grêmio e consequente eliminação na Libertadores.

O lateral Victor Luís era um dos mais emocionados. E falou:

"– Nosso objetivo é classificar novamente porque sabemos que podemos. A equipe tem que se fortalecer cada vez mais, mostrar nossa força e classificar de novo, pois é onde o Botafogo merece estar".

Disse tudo. Até porque, primeiro, precisamos frequentar constantemente a competição para nos acostumar com as suas particularidades. É, de fato, o lugar que o Botafogo nunca deve sair: Nas cabeças, fazendo história, sendo temido, respeitado. Agora, para fortalecer a equipe, é preciso mais do que foi feito. Principalmente no que diz respeito ao uso dos poucos recursos para a montagem do grupo.

Ainda acho que dava para ser melhor.

E os amigos?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

57 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia. Eu lembro quando saiu o sorteio das oitavas, e que na véspera não queríamos confronto contra times brasileiros, pois temíamos pelo desempenho do nosso time. Arrisco a dizer que se o Botafogo não tivesse cruzado com o Grêmio, certamente ele iria mais longe. É estranho falar isso, mais a impressão que eu tive do Botafogo esse ano foi de que ele soube jogar contra adversários de fora do Brasil, mas contra os times locais ele não teve sorte ou respeitou até demais.

Att,
Mário

VinnyMarques disse...

À quanto tempo a gente fala sobre isso? Pouca grana, gastos idiotas com terceiros reservas não sei da onde, apostas nem tão apostas assim, tiros no escuro.
Com esse racionamento de verba, temos obrigação de sermos mais inteligentes nas contratações e renovações.
Que sirva de lição pra 2018.
De resto, falou tudo, Rodrigo... Não podemos sair da parte de cima nunca mais. Temos que disputar a LA todo ano!

Rodrigo Federman disse...

Mário, eu também sempre torci para enfrentarmos adversários de fora do Brasil.

Pois é, Vinny. Se nós, leigos e de fora, imaginávamos, como eles não, né?

Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Eu queria um título este ano. Mas não vou dizer que estou frustrado. Se tivéssemos batido o Grêmio, também seria justo. É gostoso ouvir pessoas dizendo que o Botafogo é time encardido e de personalidade. Não vou dizer que chegamos longe demais e sim que voltamos ao nosso devido lugar. Não lutamos para fugir do rebaixamente. Lutamos, fora o Carioca, para ganhar. Nosso orgulho voltou.

Tenho comigo que a nossa vitória em 2017 será o CT. Com uma bos estrutura estaremos sempre na ponta. Organização financeira e sequência do trabalho do CEP.

Sou sócio torcedor, mesmo longe do RJ. Faço por puro prazer.

Fico feliz pelo Botafogo ter me escolhido. Somos especiais.

Rodrigo Federman disse...

Enéias, ainda não acho que voltamos ao nosso lugar, pois nosso lugar não é comemorarmos quartas de finais (em competição alguma) ou não conquistar título estadual. A temporada - no campo - pode ser considerada boa, mas não estou satisfeito. Quero sempre mais. Justamente por ser o Botafogo.
Abs e SA!!!

Leonardo Germano disse...

Rodrigo, bom dia!

O planejamento previa o Airton sem ser de vidro, alem do meio com Montillo, Camilo (o de 2016), Sassa e Canales (foi artilheiro em todo lugar, quando ainda era jogador de futebol). Inclusive, falava-se que precisariamos vender ativos, ja que o orcamento do clube nao conseguiria arcar com a folha salarial ate o final da temporada.

Resultado: Airton de vidro, Montillo uma pena,Camilo um covarde e ruim pra peste, Sassa e Canales ja era.

Planejamento ruim demais.

Por fim, insisto nesta tecla: o unico jogador com talento individual do time fica no banco para jogarmos com 4 volantes. Queria saber em qual time grande do Brasil o melhor e mais talentoso jogador do meio fica no banco para dar lugar a um volante num jogo decisivo. Leo nao é craque, mas foi responsavel pelas ultimas vitorias e terra de cego, quem tem olho é Rei.

Espero que o pouco dinheiro que temos (ate o Vitoria possui folha salarial superior a nossa) seja bem gasto. As notícias que correm em General Severiano nao sao auspiciosas.2018 tende a ser pior no tocante aos investimentos em razao do aumento das parcelas das dividas.

Abracos,

Leonardo Germano disse...

Nosso saldo esse ano é bom para quem tem a dimensao que o Botafogo é time medio (e olha que respeito quem pensa assim).

Para mim, que alimento a ideia (ilusao dirão alguns) que o Botafogo é time grande, estou irresignado com mais um ano de quase.

Perdemos a semi-final do Cariocs e Copa do Brasil para o maior rival (Framengo), quartas de final da Libertadores e nos resta a serima posicao do brasileiro, brigando por G6. Isso tudo num contexto em que ganhamos tres cariocas nos ultimos 18 anos e de oito finais com times grande, perdemos seis (inclusive para o Vasco da serie B).

Me desculpem, mas nao aceito e nao reconheco isso como bom nem aceitael.

Rodrigo Federman disse...

Leonardo, concordo contigo sobre a avaliação da temporada. Sobre planejamento, eles sabiam das condições clínicas do Canales, por exemplo. Sem contar a péssima condução de renovações e dispensas. Perdemos um zagueiro e um atacante com potencial valor de mercado de maneira "free".
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo e turma.
Sempre repito o mesmo.
Por qual razão não estamos com observação no interior de São Paulo ou na Colômbia e Equador, pra trazermos promissores jogadores que iriam parar nos clubes menores da Europa. Sermos uma perspectiva brasileira para jogadores até 23 anos. Por qual motivo recorrer a empresários que levam os seus melhores a outros clubes e nos mandam refúgios? Porque não estar com observadores no interior do país e em países que tem lançado bons atacantes? O Barcelona de Guayaquil paga quanto para o seu 9? O Ayovi ganha qual fortuna? Quanto ganhava o 9 do Atlético Tucuman? Não me venham com não temos dinheiro pra comprar. O Botafogo é vitrina.
Paulo, de POA

Rodrigo Federman disse...

Paulo, o mercado sul americano é pessimamente trabalhado pelos clubes brasileiros. Sem exceção. Depois reclamam da falta de recursos.
Abs e SA!!!

WAYNE disse...

Tudo bem, perdemos, ganhamos experiências ou não. Creio que o JAIR deve mostrar ao IGO RABELO não fazer faltas que facilite cobranças que poê em risco nosso GOL e ele com sua BURRICE sempre faz e o BOTAFOGO perde ou empata.
Abs SA

Marcio disse...

Creio que o foco inicial deve ser ficar entre os quatro primeiros e assim entrar diretamente na fase de grupos. Hoje somos o 7° colocado.
Por esse motivo sempre fui contra esse negócio de poupar jogadores no campeonato brasileiro, pois não podemos nos esquecer dos vários pontos deixados pelo caminho que nos daria uma excelente colocação atualmente; além disso, Palmeiras e Santos, 4° e 3° colocados, só voltam para a Libertadores (direto na fase de grupos) se mantiverem ou melhorarem as suas posições até o fim do campeonato.
Acrescento ainda que o Flamengo (5°) e Cruzeiro (6°) fazem a final da Copa do Brasil e um deles vai para a fase de grupos, o Flamengo ainda tem a Sul-americana, atualmente, pela colocação, abrem vagas somente na chamada Pré-Libertadores.
Para terminar, se o Grêmio for campeão da Libertadores e se mantiver entre os quatro primeiros colocados, abrirá mais uma vaga direta na fase de grupos.
Só nos resta encarar todos os jogos restantes como decisões e não vacilar, pois tem muita gente para brigar por vagas e o progresso no momento significa entrar diretamente na fase de grupos.
Penso que faltou encarar de modo mais firma os campeonato brasileiro.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Wayne, principalmente com o adversário de costas e indo no sentido contrário da nossa área.

Total de acordo, Marcio. Penso o mesmo. Principalmente sobre a frescura de poupar jogadores.

Abs e SA!!!

Conceitos disse...

Ansioso para ver como o Botafogo vai encarar a primeira rodada desse Brasileiro, pois afinal foi uma viadagem sem tamanho poupar os caras durante todo o torneio até hoje. Agora volta aquele velho discurso de que o objetivo era escapar do rebaixamento em 2016. Foi triste o fato de o Botafogo ter tido sorte em alguns jogos quando venceu com Roger e Pimpão, aí a diretoria achou q não era necessário contratar um matador pra fazer gol. O resumo de 2017 pro Botafogo é: Faltou um atacante. Um 4º lugar nesse campeonato brasileiro é o mínimo que o time pode oferecer para sua torcida. Classificação direta e já.

Rodrigo Federman disse...

Bem por aí mesmo, Conceitos.
Abs e SA!!!

Pedro disse...

Rodrigo, é complicado julgar que a diretoria jogou dinheiro fora com o Canales, o Roger, o Brenner e o Joel, pois obviamente quando foram contratados havia uma expectativa que não foi realizada. O Fluminense fez uma aposta no Richarlison e investiu 10 milhões no passe dele, o jogador demorou a engrenar mas acabou dando lucro. Esse Henrique Dourado é bom atacante mas parece que ganha 400 mil por mês. Certamente não valeria a pena pro Botafogo apostar num jogador meio desconhecido com salário tão alto.

Lembro também que tentamos o Barcos, que é melhor que o Roger, mas ele pediu um absurdo de salários e luvas. Concordo que talvez seja melhor dar uma chance para a garotada da base do que investir nesses jogadores mais ou menos, mas o Gorne sempre que entrou decepcionou. O Sassá era bem melhor que o Roger, mas não quis ficar. A verdade é que não tem no mercado jogador muito melhor que o Roger disponível e os que tem não temos condições de pagar. Duvido que você consiga citar cinco atacantes de área tão melhores que o poste do Roger, mas na realidade orçamentária do Botafogo. Isso que complica muito.

Rodrigo Federman disse...

Pedro, mas se havia expectativa em Joel, Aquino, Brenner, Roger... O erro permanece. Aí, neste caso, bastava o mínimo de feeling para saber que nunca serão jogadores para o Botafogo.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

O grande salto do SP na década de 90 foi além de manter um técnico por bastante tempo, foi investir na base e procurar jogadores promissores que começavam no interior, como sugere o Paulo de Poa. Sem contar que muito tempo antes o clube ficou muitos e muitos anos sem títulos mas montou a estrutura principal: estádio e centro de treinamento.
Estádio o Botafogo tem e parece que vem aí um belo CT. Em outras épocas o Botafogo o que o SP fez na década de 90, mas parou e um dos maiores erros do Bebeto foi ter abandonado a base assim como procurar jogadores em centros desconhecidos. Dessa forma, ser não tem grana vai atrás das promessas e investe na base, o que não pode é gastar dinheiro com apostas de jogadores em fim de carreira e jogadores que nunca foram mais do que medianos. Enfim, é preciso uma equipe que ponha isso em prática, pois mesmo que alguns jogadores não deem certo, pelo menos não se gasta tanto. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

É isso ai, Sérgio. Concordo contigo.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Os dirigentes do Botafogo poderiam conversar com os do River Plateia para saber como um clube atrasado a 3 ou 4 anos atrás consegue sair do buraco, ganhar uma LA no ano em que voltaram a primeira divisão e mantém um belo time de futebol. ABS e SB!

Marcio disse...

o problema é que dá muito trabalho sair em busca de bons valores...
Observem que o estrangeiro que trouxe os melhores resultados foi o Carli (Fernández já atuava por aqui e é conhecido). A curiosidade fica por conta de que foi indicação de um Conselheiro, Rodrigo Farreh, e o Gustavo Noronha disse não saber a razão do Conselheiro assinar o campeonato argentino e acompanhá-lo.
E o Conselheiro conhecia mesmo o futebol do Carli, pois até o R. Gomes ficou surpreso com o que apresentou no jogo, já que nos treinos não ia bem, segundo disse.
E isso deveria ser motivo de reflexão, pois quem não tem obrigação encontrou um bom zagueiro no futebol argentino e quem tem...

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/12/amador-com-orgulho-diretor-do-bota-destrincha-reestruturacao-e-planos.html

SA!!!

Pix disse...

Tivemos, sim, uma participação honrosa na Libertadores, o que significa que o Botafogo voltou a um patamar internacional. E o número de sócios-torcedores aumentou para quase 40 mil. Mas vai terminar o mandato com um título da Série B, o que não dá orgulho nenhum. E foi duas vezes vice pro Vasco... Pagar conta e ser honesto é obrigação de qualquer um. QUEREMOS ATACANTES

Pix disse...

Jair tem sido criterioso ao poupar

Uendel disse...

Não creio em ficar atrás de Cruzeiro, Fla. Quem vencer a CB vai entrar de férias no Brasileiro ..

Marcio disse...

"Botafogo lucra R$ 7 milhões com ingressos na Libertadores– e precisa muito dela em 2018 "

"...Foram sete jogos disputados pela equipe alvinegra nesta Libertadores, cuja receita líquida, depois de descontadas despesas e taxas com as próprias partidas, somou R$ 7 milhões e alguns trocados. No Brasileiro, com 12 jogos realizados até aqui, essa mesma soma para nos R$ 670 mil. Daí a diferença em lucratividade ser de dez vezes. Nos três confrontos de Copa do Brasil feitos neste ano, inclusive uma semifinal contra o Flamengo, um clássico regional que naturalmente põe mais grana nos cofres, o Botafogo somou R$ 547 mil líquidos. A última comparação parece até maldosa: o clube teve um prejuízo de R$ 1,8 milhão com o Campeonato Carioca..."

Público pagante médio em 2017
8.135 – Carioca
10.241 – Brasileiro
21.872 – Copa do Brasil
31.831 – Libertadores

Renda líquida acumulada em 2017
-R$ 1,8 milhão – Carioca
R$ 670 mil – Brasileiro
R$ 547 mil – Copa do Brasil
R$ 7 milhões – Libertadores

Tíquete médio em 2017
R$ 20 – Carioca
R$ 28 – Brasileiro
R$ 21 – Copa do Brasil
R$ 51 – Libertadores

http://epoca.globo.com/esporte/epoca-esporte-clube/noticia/2017/09/botafogo-lucra-r-7-milhoes-com-ingressos-na-libertadores-e-precisa-muito-dela-em-2018.html

SA!!!

Unknown disse...

Pra isso precisamos tirar urgente o Matheus Fernandes do time, porque eu digo isso, por mais que nós falemos mal desse ou daquele jogador, eles já fizeram nesta temporada alguma coisa na qual podemos confiar, por exemplo o Roger contestado por todos nós, é ruim mas fez gol em todos os clássicos, o Lindoso marca bem, mostrou que é bom passador e chuta bem fora de área e já fez alguns golfinhos, poderia citar outros contestados sim, mas que já mostraram alguma utilidade, e o incontestado Matheus Fernandes o que mostrou até agora pra ser tão incontestado, se alguém quiser falar fique a vontade, mas até agora o que eu vi, é um cara que chuta muito mal a gol, erra muitos, dá muitos passes de graça ao adversário, fora que marca muito mal, até agora não demonstrou nada, se alguém vê ou viu de forma diferente, me desculpe, mas o que eu tenho visto é isso.

Rodrigo Federman disse...

Discordo de poupar, Pix. Sobre o segundo comentário, concordo total.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Sérgio. Ou seja, é possível.

Marcio, e não deve ser apenas preguiça por tanto trabalho. Deve ser falta de vontade também. E isso é ainda mais irritante de tentar imaginar.

Ivo, discordo de você. Prefiro muito mais o MF ao Lindoso.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Independente do erro do MF no jogo contra o Grêmio eu o acho um bom jogador e com futuro, muito mais jogador que o Lindoso. Claro que é novo e inexperiente, afinal subiu esse ano, mas cada pessoa tem uma visão diferente.
Me lembro de como o Gonçalves foi execrado depois daquele gol contra em 89, mas o Emil acreditou nele e se tornou um dos bons zagueiros do Botafogo. Outro que era execrado foi o Júnior Baiano, que nas mãos do Telê se transformou num bom zagueiro.
Acho que um dos grandes problemas do atual futebol no país é a falta de treinar fundamentos, pois o erro do MF foi na minha visão falta de orientação na base, afinal você não pode marcar um atacante dando as costas para ele. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Fecho total contigo, Sérgio.
Abs e SA!!!

Ivan disse...

Acho que o clube não tinha que buscar vaga em libertadores, e sim entrar pra ganhar títulos.
E Difícil esquecer as renovações. Fico preocupado em seguirmos com os mesmos atacantes do atual elenco, e deixarem o Airton. Aí será demais.

https://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/botafogo-inicia-negociacoes-por-renovacoes-roger-e-dudu-cearense-puxam-fila/

Jonas disse...

Fala Rodrigo.

Depois de muito relutar comigo mesmo, concluí que o Botafogo ficou para trás na história. Hoje, já não somos mais um clube de primeira linha. Estamos atrás dos considerados grandes e na frente dos médios.

Veja clubes como o Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, CAM, Palmeiras e por aí vai, a cada dois anos, quase todos citados beliscam um título de expressão, enquanto nós, estamos na fila a 22 anos. Isso nos apequena, mesmo não se querendo admitir.

Até nós mesmos, não tínhamos muita confiança plena, numa CB, ou na Libertadores, pelo menos, eu. Infelizmente, tantos anos de revezes, cria-se uma cultura negativa, e para mudar esse cenário, tem que voltar a vencer. E para que isso aconteça, o Botafogo terá que disputar campeonatos, e não apenas participar.

O clube terá que povoar os primeiros lugares por muito tempo, participar de muitas Libertadores, para então, recomeçar a ganha-los.

Tomara, o clube adquira logo esse CT, porque com boa estrutura, as chances de revelar jogadores aumentam e, principalmente, uma coisa ligada a outra, a continuidade de boas administrações.

É isso aí, mas o amor pelo glorioso não muda.

Abraço e SA.





Anônimo disse...

Não vejo grande diferença entre o Matheus Fernandes e o Fernandes, separado apenas por Matheus,até agora não mostraram nada.
Matheus Fernandes, ainda tem muito a provar que é bom jogador, péssimo finalizador,péssimo marcador e o gool foi mal no fundamento da marcação, causador direto de nossa eliminação.

Marcos

Rodrigo Federman disse...

Ivan, também acho que deveria ser assim.

Clóvis, é uma triste e dura realidade.

Discordo, Marcos. Vejo diferença entre eles. E considerável.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Do atual time do Botafogo o único jogador que poderá crescer é o Valencia os demais jogam no seu limite.
Não entendo esse técnico pedir reforço e colocar os caras no banco o Valença fez 02 jogos contra Flamengo e Santos muito bom o técnico barra o cara e coloca um meio campo que não produz nada só marcação não constroem nada por falta de qualidade contra o Flamengo não criaram uma chance sequer e mantido contra o Grêmio.
Muitos elogiam esse Jair não vejo tudo isso.Acredito que o sucesso é mais do Antonio Lopes do que dele mesmo.

Marcos

Marcio disse...

E mais, não custa tentar saber se o M. Fernandes deveria marcar o Barrios, reconhecidamente bom na jogada aérea.
Tanto que em faltas, como aquela, e escanteios, o centroavante desce para ajudar na marcação, pois além do centroavante adversário, os zagueiros também vão para área.
Tinham 7 jogadores do BOTAFOGO contra 5 do Grêmio; mais Pimpão e J. Paulo na barreira e Arnaldo na entrada da meia lua.
Carli, Rabello e Roger deveriam se preocupar, em tese, com Barrios, Geromel e Kannemann
Em resumo, embora o M. Fernandes tenha marcado mal o paraguaio, creio que o BOTAFOGO falhou na determinação de quem deveria marcar os melhores nas jogadas aéreas do Time do Grêmio.
SA!!!

Unknown disse...

Tudo bem, me diz porque.

Rodrigo Federman disse...

Marcos, também nunca vi tudo que falam no JV, mas discordo sobre o AL. Para mim, tem mais culpa/responsabilidade em erros do que o treinador.

Exato, Marcio. E isso é erro estratégico. Logo, de preparação pré-jogo, quando se definem marcadores antes da bola rolar. Ou seja, o JV também tem culpa.

Ué, Ivo. Porque eu acho, prefiro. Simples assim.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Meu caro Clóvis, há um problema na sua avaliação, pois os times citados também passaram por períodos sem títulos e só quando apareceu um investidor é que esses clubes voltaram a ganhar títulos.
Senão vejamos:
Palmeiras, quando a Parmalat encerrou o patrocínio o Palmeiras ficou um longo tempo sem títulos, inclusive o paulista e foi a segundona duas vezes. Só voltou a ganhar quando o Paulo Nobre investiu pesado.
CAM: levou mais de 40 anos para ganhar um "título importante" e só com investimento pesado venceu uma LA e uma copa do brasil, que quando foi criada disseram que era um torneio caça-níquel, de repente virou um título importante.
Cruzeiro: foi o último clube importante a ganhar um brasileirão e só ganhou com investimento pesado e posteriormente o perrela colocando grana no clube.
flamengo e coríntians não dá nem prá comentar os benefícios tanto estatais como particulares que recebe, isso sem contar com os "auxílios" extra campo. É bom lembrar que até 1981 o poderoso mengão só tinha um título nacional relevante, e também não podemos nos esquecer das viradas de mesa que evitaram o poderosão ir para a segundona.
Nem vou citar os casos do Vasco que quando com grana ganhou 4 brasileiros ou o fluminense que foi para a terceirona, voltou pela janela e com o Celso Barros voltou a vencer depois de 23 anos um título importante, muito embora só para o Botafogo que ganhar um carioca é que não é importante.
Lembra do período em que o Emil assumiu o Botafogo? Pois é, o Botafogo ganhou 9 títulos, sendo 1 nacional e um internacional oficial e o importantíssimo Tereza Herrera, oficial ou não prá mim vale mais que uma copa do brasil: ganhar do campeoníssimo Juventus de Torino é coisa prá caramba. A conquista da Conmebol com um time do que sobrou quando o Emil deixou o clube foi um ponto fora da curva. Poderíamos dizer que depois de 92 o Emil saiu, tudo bem, mas a herança deixada por jogadores que atuaram com ele e se identificaram com o clube como Gottardo, Gonçalves, fizeram a diferença.
Em resumo, sem grana não se monta grandes times. E não é só aqui. Veja o poderoso Milan, o time com o maior número de títulos internacionais até 10 anos atrás. Saiu o berluscone e aí, não ganha nada a quantos anos? Amigo, sem grana só milagres esporádico como o Santo André, Criciúma, Paulista,m São Caetano, Juventude, etc. E onde eles estão e qual o prestígio deles?
Devemos lembrar que a partir da venda de GS o Botafogo simplesmente perdeu a identidade os beneméritos e consequentemente a grana. Com o Emil um período de crescimento somente no futebol, mas não aproveitaram para reestruturar o clube, novo período de seca. Quando o clube começa a se reerguer com o Bebeto, apesar de muitos erros, consegue progressos significativos, vem o FDP do nefasto da praia e liquida todo o trabalho. É bom lembrarmos da absurda intervenção no Niltão que deu prejuízos enormes ao clube, e essa foi uma manobra externa que levou o clube outra crise muito grave.
Sem querer me alongar inclusive porque ficou um texto enorme e poucas pessoas se darão ao trabalho de ler, eu digo o seguinte: sem grana é muito difícil se montar grandes times. Concordo que com inteligência e muita procura dá para se fazer até um bom time, mas mesmo assim, há necessidade de se ter um bom suporte financeiro.
Claro que todos nós queremos ver o Botafogo forte e vencedor de títulos, ms para um clube que a 3 anos atrás era dado certo que ele fecharia, o progresso foi considerável. Abs e SB!

Leonardo Germano disse...

Jair poupou o Pimpao no jogo contra o Santos. Dai, quando tomamos o gol do Gremio, ao inves de tirar dois volantes (Joao Paulo e Mateus) e colocar o Leo e o Guilherme, elw tira exatamemte o Pimpao.

Analisando friamente e sem alcool e ira , Jair demonstra inexperiencia e medo. Leo entrar apenas depois do gol tomado quando a bola era apenas alçada a area, ja demonstra a merda.

Simplesmente nao conseguimos jogar contra Framengo e Gremio apos tomar o gol.

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, pelo contrário. Ler todo o seu comentário é um prazer. Concordo que sem dinheiro é tudo mais difícil, mas falta inteligência ao nosso suposto departamento de inteligência.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Toda montagem desse elenco e inclusive da indicação de Jair ao cargo passou pelo Antonio Lopes, embora algumas contratações não obtiveram êxito, esse elenco está acima do que qualquer expectativa, como os torcedores sempre queremos o melhor e o impossível, não ficamos conformados com os resultados conseguidos, mais juro que Antonio Lopes e a diretoria, quando da montagem desse elenco, esperasse os resultados obtidos, embora não conseguisse títulos,mais esse time ficará marcado na cabeça dos torcedores.
Para não ser repetitivo,do jeito que o futebol está, é difícil montar times sem dinheiro e sem crédito na praça.
Perigo maior é aparecer, mais uma diretoria sem responsabilidade com o clube e mudar tudo que está sendo construído até o momento, porque o torcedor é sempre oportunista acredita sempre em milagres.
Quase 99% da torcida, pensava que o time ficaria brigando por rebaixamento e pior muitos tinha certeza que o time seria rebaixado e o time está conseguindo mudar esse paradigma dentro do campo e o Botafogo andou perdendo as esperanças na saída do Montijo,Sassá e com a contusão do Aírton.
Vamos em frente, que opiniões são assim mesmo no meu entender o Antonio Lopes junto com o presidente são os grandes pilares dessa campanha, que mesmo sem títulos super vitoriosa.

Marcos

Anônimo disse...

Sergio Di Sabbato, você fez um perfeito comentário, realista do nosso clube e disse tudo cara, só que o torcedor não admite isso de forma nenhuma é cortar na carne o que ninguém quer ouvir, você foi brilhante.
Torcedores acredita que sem dinheiro, você chega na pelada da esquina e encontrará jogadores,é bom frisar que essa lei Pelé,acabou com os clubes, já que os empresários reina.
Contratações é sempre um risco, veja o caso do flamengo os caras cataram o que tinha de melhor e não consegue ganhar fácil do botafogo falido e com contratações feitas a base de apostas.
É fácil você conseguir um goleiro do nível do Gatito,Carli,Bruno Silva a base de 0800 claro que não.

Marcos

Anônimo disse...

"Só para recordar um pouco"

Mauricio Assumpção presidiu o Botafogo em dois mandatos, entre 2009 e 2014. Os maiores feitos de sua gestão foram os títulos cariocas de 2010 e 2013, além de levar o Botafogo de volta à Libertadores após 19 anos. O dirigente também fez barulho ao contratar o holandês Clarence Seedorf, em 2012. No entanto, ele deixou o clube atolado em dívidas, com oito meses de salários atrasados de jogadores e funcionários.
Segundo a Comissão Julgadora, foram vários os motivos para a exclusão de Maurício Assumpção. Foram citados atos de improbidade administrativa, como a utilização de R$ 500 mil para pagar antecipadamente a empresa da família dos ex-dirigentes. Maurício também foi acusado de não pagar direitos trabalhistas que resultaram na saída de jogadores, a exclusão do ato trabalhista durante sua gestão.

Marcos


Rodrigo Federman disse...

Leonardo, em minha opinião, ele é muito bom no comando de grupo, mas ainda tem bastante caminho para percorrer como técnico na questão tática/técnica mesmo.

Marcos, o mais legal sempre é debater as opiniões contrárias como estamos fazendo aqui: Com respeito e educação. Boa!

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Perfeito o comentário do Sergio di Sabbato. Textão, nada, amigo. O que não dá para ler, ao menos para mim, são textos incompreensíveis e/ou desrespeitosos.
Não considero excludentes seu comentário e os do Paulo de PoA, quando sugere maior eficácia na prospecção do mercado sul americano.
Batemos muito nessa tecla, até pelo fato muito bem apontado de não dispormos de grana nem de "ajudas" outras, não podemos cometer erros crassos como, por exemplo, com o Canales, A Aquino, etc.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Eduardo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

A única coisa que não sou partidário é do fato de que esse Time foi além do poderia ter ido inicialmente, já que não entendo determinar de forma antecipada onde este ou aquele time poderá chegar, já que as variáveis que levam ao sucesso ou fracasso são muitas.
Diziam que esse era o Time que seria rebaixado; esta a meu ver é uma meia verdade, pois o fato era que estava muito mal trabalhado pelo R. Gomes. Tanto que o técnico foi para o São Paulo e foi demitido antes do término do campeonato brasileiro.
A questão é: O BOTAFOGO era o Time que seria rebaixado ou era o Time que seria rebaixado se continuasse sendo treinado pelo R. Gomes?
Se o Jair conseguiu retirar um melhor desempenho da Equipe, não me resta dúvida que o trabalho do seu antecessor era ruim.
O BOTAFOGO tem coisas para melhorar? Claro que tem! Entretanto, o Time está na média do futebol nacional.
É mais fácil os comentaristas insistirem que o BOTAFOGO foi além do que deveria do que admitir que fizeram uma avaliação errada.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, perfeito. Sempre achei isso. Essa desculpa pronta foi, em minha opinião, nosso maior adversário. E muita gente a comprou.
Abs e SA!!!

Pix disse...

Jair poupou todos (ou quase todos) no Estadual, no Brasileiro acho que ele estava mesclando bem e surtindo efeito. Falta peças essa é a verdade, (vida longa a Jair Ventura no BOTAFOGO, tomara que crie-se uma filosofia no clube a partir de agora que o BOTAFOGO pode chegar e ser campeão da Libertadores ou da Copa do Brasil, jogar sempre os jogos decisivos) se não tem atacante titular imagina pra um time misto, todo torcedor sabe que essa foi a falha na montagem do elenco, precisamos de um "camarão", tipo um Vitinho, como tínhamos o Dodô a alguns anos. Aí o Roger pode ser um bom reserva.

Pix disse...

Precisamos jogar todo ano a Libertadores

Pix disse...

Cara, sem papo furado, tava pensando mais ou menos nisso antes do jogo contra o Grêmio, naquela coisa de joga o Valência, não joga, eu me peguei pensando: Matheus é excelente e pode ser um craque no futuro, mas está oscilando e se pararmos pra ver, rouba bolas e defende bem mas ele não se mostra um volante que finaliza, pelo contrário, não chuta de fora e quase não entra na área adversária, e atualmente tem errado bastante passes. Enfim, teria começado com 3 volantes, não esquema parecido ao nosso jogo contra o Barcelona lá em Guayaquil, onde empatamos num jogo que Camilo desperdiçou um pênalti. Mas sem o Camilo. Deveria ser Montillo, mas que fosse Valencia, ao lado de Bruno, João e Lindoso. Com esses 4 teríamos mais criação e poder de infiltração do meio pra frente.

Pix disse...

Se engatarmos uma sequência de vitórias quem sabe não damos um calor no Corinthians.
Atacantes eu só renovaria com o Roger pra ser reserva, Pimpão já renovou, o resto é rua.

Pix disse...

Eu não tinha confiança plena, mas não pelo tempo sem ganhar nada de expressão(horrível), mas por só ter jogador de mediano pra fraco no setor ofensivo. Sabia que se tomasse gol não teria força pra reação, como ficou demonstrado

Rodrigo Federman disse...

Pix, não boto fé em sequência história assim e nem em queda tão vertiginosa do Corinthians. Título é completa ilusão. Ainda mais quando o JV decide continuar poupando jogadores, mesmo depois de eliminado nas demais competições. O elenco já é fraco e ele ainda fica poupando (babaquice extrema) um ou outro.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Na atual conjuntura, nosso título nesse Brasileiro é vaga direto na fase de grupos

Rodrigo Federman disse...

Sim, Fatos.
Abs e SA!!!