29/10/17

Faltou ousadia















Empatar com o Atlético em Minas Gerais nunca pode ser considerado um resultado ruim.

Hoje, no 0 a 0, o ponto acabou sendo bastante importante para o Botafogo, que se mantém ali no bloco de cima e manteve a diferença para os que mais ameaçam seu posto. Um deles, inclusive, o próprio time mineiro.

Agora, pela partida apresentada, sei lá, fiquei com uma sensação meio dividida: Um pouco de decepção pelo não aproveitamento dos bons 20 minutos iniciais e um tanto de raiva pela postura covarde e satisfeita com o empate desde os 30 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa então...
...ficou claro que o GLORIOSO já comemoraria o ponto único ao invés de buscar os três que eram plenamente possíveis, pois o sistema defensivo do Atlético é fraco.

Se considerarmos também que em 2017 o adversário está longe de ser forte na sua casa, mais uma sensação de que poderíamos/deveríamos ter sido mais agressivos e ousados.  O problema é que o técnico Jair Ventura esteve em uma tarde ainda mais comedida do que os seus comandados. Aí já viu, né?

Como eu disse, não foi o pior cenário, mas também não empolgou (pela forma como o empate se deu). Principalmente porque o nosso objetivo é o G4 e hoje não ficou tão evidente que realmente o queremos. 

Será que no próximo final de semana, contra o ECTD, a postura será diferente?

Bom, precisa ser! Não pode ser igual a que vimos no empate deste domingo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 0 x 0 Atlético/MG

1- Gatito: Tranquilo quando exigido - 6,0

2- Arnaldo: Não falta vontade - 6,5

3- Carli: Sério e simples - 6,5

4- Rabello: Ainda precisa tomar cuidado com alguns botes próximos (e dentro) da área - 6,0

5- Matheus Fernandes: Jogo regular, se apresentando e distribuindo a bola - 6,0

6- Victor Luís: Falta mais apoio ofensivo - 5,0

7- Rodrigo Pimpão: Uma nulidade. Não está conseguindo dar sequência a uma só jogada - 4,5

8- Bruno Silva: Participativo e com excelente preparo físico - 6,5

9- Brenner: Faltou apenas ficar na área. Saindo dela, é pouco útil - 5,0

10- João Paulo: Novamente o melhor do time. Está em todos os cantos do campo - 7,0

11- Gilson: Nada justifica sua improvisação e/ou mesmo a titularidade - 5,0

12- Guilherme: Entrou para perder um gol que não se perde - 5,0

13- Vinicius Tanque: Piorou o que já estava ruim com o Brenner - 4,5

14- Dudu Cearense: Outra entrada injustificável, apesar de poucos minutos em campo - Sem nota

Jair Ventura: Resolveu aparecer e inventou na escalação inicial. Depois, errou em algumas trocas e principalmente em não dar chance ao Valencia, quando o time precisava de um cara para parar a bola - 4,5

24 comentários:

Ricardo Rocha disse...

Existe algum problema entre LV e JV.
Quem perde é o Botafogo.

Marcio disse...

O empate não foi um resultado ruim, pois, afinal, o Atlético é grande e estava jogando em casa, embora seja um dos piores mandantes; o problema é que o BOTAFOGO foi jogar por esse resultado, em momento algum trabalhou ou demonstrou vontade de vencer o jogo.
Primeiro tempo onde o BOTAFOGO tocou a bola sem objetividade alguma e de forma justificada nada criou. E para piorar, o Gilson não acrescentou rigorosamente nada e o Pimpão em fase péssima, ou seja, dois a menos em campo.
No segundo tempo o BOTAFOGO nada fez para buscar o resultado, embora o Guilherme tenha desperdiçado uma excelente oportunidade, e o panorama continuou o mesmo.
Tanto que a primeira substituição deu-se por causa da contusão do V. Luis, entrou o Guilherme e para coroar a falta de vontade de vencer o jogo, o Jair mandou a campo o D. Cearense no lugar do inoperante Pimpão; ainda colocou o Tanque no lugar do Brenner.

Fernández- Não teve trabalho, Nota 5,0;
Arnaldo- A correria de sempre e uma boa jogada de linha de fundo. Nota 5,0;
Carli- Partida muito segura. Nota 6,5;
Rabello- Um pouco abaixo do seu companheiro de zaga. Nota 5,5;
V. Luis- Erros de passes, fraco no apoio, ou seja, jogo muito ruim até ser substituido. Nota 4,5;
M. Fernandes- Se apresentou um pouco melhor do que em outras oportunidades. Regular. Nota 5,5
B. Silva- Andou fazendo umas bobagens que poderiam ter trazido sérios problemas para a Equipe. Nota 5,0;
J. Paulo- Partida mediana, muito preocupado com a marcação, pouco ajudou na criação. Nota 5,0
Gilson- Inexplicável a sua escalação. Nota 1
Pimpão- Errou praticamente tudo que tentou, péssima partida. Por causa do passe que deu paara o Guilherme perder um gol, nota 1;
Brenner- Jogador que só tem serventia se ficar dentro da área, como foi pouco acionado, nada produziu. Nota 4,0.

Guilherme- É o jogador que tem a melhor capacidade de drible, o problema é que sempre escolhe a jogada errada, como no lance em que perdeu o gol, podendo chutar de pé direito, a boa, levou para o esquerdo e perdeu chutou no goleiro. Se for um pouco mais inteligente, seria titular fácil nesse ataque, embora esteja longe de estar pior do que o Pimpão. Nota 5,0;
V. Tanque- Mais uma das inisitências do professor. Nota 4,5
D Cearense- Entro no final para segurar o resultado (?). Sem nota.

J. Ventura- Obviamente apenas três resultados são possíveis no futebol, contudo não se pode entrar no jogo pensando em empatar.
Além disso, permite que jogadores ruins tenham cadeira cativa no Time titular e também trabalha com as mesmíssimas opções. Nota 3,5.

SA!!!

WAYNE disse...

Boa noite.
Empate com valor de tres pontos. Perdão o GILSON, mas meu coração batia mais acelerado
quando pensava para tocar bola dando passes e errava sempre. Como vç disse o BRENNER quando sai da área é uma lástima. IGOR RABELLO quer voar batendo os braços aí surge a dúvida de PENALTI. O HIENA se ele chuta de primeira tinha melhor chance de GOL, agora
ajeitar e depois bater é RUIM RUIM. Bem estamos ainda subindo ao pico e isso é BOM.
Abs SA.

Rodrigo Federman disse...

Celso, eu só consigo pensar nisso também. Nada justifica Gilson e Tanque entrarem sempre, o Pimpão ser eterno, Brenner...e o Valencia não atuar ou ter uma sequência mínima.

Marcio, hoje eu não concordo tanto com as notas, mas isso que é o legal do futebol. De todo modo, com a sua análise da partida, estou de total acordo.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Wayne, para mim foi empate com sabor de um ponto só.
Abs e SA!!!

higor disse...

Vi o jogo em pedaços e corroboro o comentário do Celso. Existe algum problema pessoal entre o treinero e o chileno.

Rodrigo Federman disse...

Só pode, Higor.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, eu não gostei do jogo do BOTAFOGO, por isso as notas baixas. Contudo, deixo claro que não há problema algum em não concordar com as minhas avaliações.


Essa situação do Valência me faz pensar se foi somente por falta de futebol que os outros estrangeiros não conseguiram jogar.
Considerando que o Fernández já vinha de outras temporadas disputadas aqui no Brasil, somente o Carlki se firmou; ainda assim, não podemos nos esquecer que foi preciso o Renan Fonseca fazer aquela lambança toda no jogo frente ao Cruzeiro para que o argentino ganhasse a vaga. Insistiram com o Barba até não poderem mais.
SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Resultado normal e justo. Fico me perguntando como o Botafogo conseguiu chegar aos 48 pontos com esse elenco. Com uns 2 jogadores melhores que o Brenner e o Pimpão dava para ir mais longe. Não que eu desmereça completamente o Pimpão, foi importante em muitos jogos, mas está muito mal e o JV o mantém em campo. Não entendo a não utilização do LV, que se não é nenhuma sumidade não deixa nada a dever a maioria dos que estavam em campo.
Enfim, acho que faltou um pouco de ambição ao JV e, quando entrou o VT e o Dudu desisti de torcer pois o objetivo passou a ser empatar. Repito: o time luta, está bem montado, mas falta categoria do meio prá frente, e aí fica complicado. Nem vou mais falar das derrotas ridículas em casa contra a turma da zona, porque a raiva é enorme. Poderíamos estar disputando o título. Abs e SGB!

Rodrigo Federman disse...

Claro, Marcio. Além do que, não faço cerimônia quando discordo também! hehehe! Mas sobre o Valencia, cara...aí tem algo. E não é apenas questão de treino/jogo/campo.

Sergio, hoje realmente o JV deixou claro que não queria vencer. Talvez, se tivesse um pouco mais de coragem, poderíamos estar comemorando um resultado muito melhor.

Abs e SA!!!

Ezaú disse...

Para início de conversa, a última vitória do BOTAFOGO sobre o Atlético-MG, no Independência foi em 11 de setembro de 2005, já faz mais de doze anos. Tivemos vitórias mais recentes no Mineirão, na Arena do Jacaré e no Ipatingão. É claro que a gente que torce pelo clube, sempre espera que aconteça vitória, mas, convenhamos que não é tarefa fácil, mesmo que os mineiros não estejam fazendo bem o dever de casa, em 2017.
Com o plantel resumido e bem abaixo financeiramente dos outros adversários, inclusivo o do Galo, o empate nas condições do jogo de hoje, não pode e nem deve ser considerado algo ruim, mas, a maioria que aqui posta, sempre realça os pontos negativos das partidas, ao invés de enaltecer o trabalho de razoável para bom, feito pelos atletas, treinador e diretoria.
Incrível como você e Márcio estão sempre afinados nas opiniões.
Saudações BOTAFOGUENSES

Rodrigo Federman disse...

Ezaú, talvez por acharmos (Marcio e eu) que para evoluir, deve-se sempre trabalhar os pontos mais frágeis e não ficar elogiando e se contentando com tudo que acontece sem o menor senso crítico. Pode ser por isso. Incrível como alguns (não são muitos) preferem elogiar tudo e qualquer coisa, como se isso significasse ser mais ou menos botafoguense.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Já pensou se o caro Ezau fosse dirigente do Botafogo ?Rssssss
Apesar que a atual diretoria e comissão técnica não pensam diferente dele.

VinnyMarques disse...

Se não jogássemos tão covardemente, poderíamos estar disputando o título.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Vinny. E tem gente que acha que falar isso é injustiça ou criticar sem qualquer fundamento.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

O jogo foi uma m...da. Eu tive o pressentimento que o Botafogo entrou por entrar em campo, não teve nenhuma vontade de vencer a partida. Eu não tenho antipatia e nem morro de amores pelo Jairdiola, achoa até que deveria continuar a frente da equipe para 2018.

O grande problema e que , ele demora a mexer no time, fica impassível a beira do campo sem se importar com a quantidade estupida de passes laterais e atrazadas de bola pro Gatito. Não raras vezes a bola está na area adversária e derrepente o atacante atrasa pro meio campo, o meio campoo atrasa pro zagueiro e esse pro goleiro.

Eu sou meio bobo, mas sempre acreditei que futebol se ganha jogando pra frente, e não com essa retranca absurda de toques improdutivos. Eu sei que vc e outros companheiros não gostam do Guilherme, assim como eu não gostava do Abreu Caneludo, é tudo questão de ponto de vista. Mas eu pergunto, como o cara vai produzir se a sua característica é a velocidade e a equipe só faz esse jogo miúdo e lento ? Apesar de todas as suas deficiências ele é quem mais tenta e joga pra frente, mas não pode jogar sozinho.

O time melhorou após a sua entrada, e o único momento de perigo que o time ofereceu foi através dele. Muitos falaram que ele escolhe sempre a pior jogada, eu digo ele fez o certo o goleiro é que mais feliz e tá lá pra isso, pra defender. Se ele bate de primeira, talvez fizesse o gol, se perdesse iriam dizer que é burro do mesmo jeito, então....

Eu não sei qual é o crtério que o Jairdiola usa, mas insistir com Pimpão, Brenner e Tanque, eu só vou dizer uma coisa. Pare o mundo que eu quero descer.

Patinhas.

Unknown disse...

Acho que o Jair se preocupa demais em se defender, não tínhamos homem de criação, pois o João tava jogando de volante, quatro volantes, cinco com a entrada do Dudu, claro que a defesa é importante, mas não devemos abrir mão da criação e do ataque, cadê nosso homem de criação, nossa criação não pode passar pelas mãos de Matheus Fernandes,( melhorou um pouquinho), nem de Gilson, se não quer colocar o Valencia, então adianta o João Paulo, mas não coloca o time jogando com cinco volantes.

Marcio disse...

Assim iniciei o meu comentário sobre o jogo:

"O empate não foi um resultado ruim, pois, afinal, o Atlético é grande e estava jogando em casa, embora seja um dos piores mandantes; o problema é que o BOTAFOGO foi jogar por esse resultado, em momento algum trabalhou ou demonstrou vontade de vencer o jogo."

Ou seja, uma coisa é a análise do resultado, outra é analisar a forma como o mesmo foi conquistado.
Jamais vou aplaudir um Time do BOTAFOGO que entre no pensando no empate.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, esqueceu os critérios de escolha do JV? Meritocracia, meu amigo. Hehehehe

Pois é, Ivo. Também acho.

Tô contigo, Marcio.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo acho que os comentários foram injustos com o Igor, pra mim ele foi o melhor em campo, e aquele pênalti no final que ele cometeu, não aconteceu, a bola bate no peito e se você reparar bem, o Igor até afasta o braço pra bola não bater, aquele comentários tava puxando muito pro lado do at, num lance que o jogador simula pênalti, ele diz que o jogador não deveria receber cartão amarelo, ora se o jogador simula pênalti, o árbitro tem que dar cartão amarelo, se fosse jogador do Botafogo que fizesse isso ele diria, que merecia cartão amarelo, ah o lance do gol do Nenê do vascu foi ainda mais nítido, é disseram que não foi pênalti.

Anônimo disse...

RODRIGO,errar é humano,insistir no erro por teimosia e por se achar o dono da verdade é IDIOTICE E BURRICE EM ALTO GRAU.Entendo que o torcedor fanático goste de A ou B,e tenha suas preferências,mas um treinador não pode nem deve ser assim.
O TLP tem tido N provas de que o ataque com PIMPÃO e BRENNER é quase inútil.Ao invés de tentar algo diferente o que o GÊNIO faz? Escala o seu protegido,o excepcional GILSON polivalente,como terceiro atacante!!!!.
Sobre o GUILHERME,concordo plenamente com o comentário do PATINHAS,mesmo sendo regular é o nosso melhor atacante.Sei que alguns não gostam dele,tudo bem são torcedores,mas o técnico não pode escalar por simpatia ou por imposição das PV que mandam no time.O LV,mesmo sem jogar bem,é muito melhor do que o GILSON,então porque não escalá-lo? Já dei a resposta aqui,as PV do time não gostam dele e do GUILHERME,mas adoram os baixa cabeça tipo BRENNER,ROGER e GILSON.
Não sou torcedor que acha que o importante é ganhar até com gol de mão.Perder ou empatar em jogos difíceis é normal.O que me deixa chateado e a "mesmice" que o "melhor treinador brasileiro" tem como filosofia de jogo e acha que realmente tira leite de pedra.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, estaria tudo lindo!

Ivo, não achei que ele foi mal também. Mas no lance, confesso que marcaria pênalti.

Estou de total acordo, Jota.

Abs e SA!!!

Yasser Almeida disse...

Amigos, considerando o elenco atual do Botafogo, e os "relampejos" que os "craques" contratados oferecem, que bons nomes no mercado os amigos sugerem que nosso Glorioso busque?
Impressionante como não conseguimos manter um elenco competente por mais de uma temporada. Todo ano tem que começar quase do zero. Esse time de hoje, se contentará facilmente se conseguir se classificar para a Pré-Libertadores, pois não confiam em si mesmos e se contentam em ser chamados de "time guerreiro", "time inferior", resumindo, time sem obrigação de fazer melhor que os demais clubes do Brasil. Infelizmente, há muita luta, mas tanto faz hoje em dia vencer ou perder para esses jogadores, nem mesmo se dão o trabalho de fazer bonito para vitrine internacional...
SAN!!!

Rodrigo Federman disse...

Yasser, o mal maior é que esse pensamento resignado parte de cima. Os jogadores são apenas reflexo do que pensa o comando do futebol.
Abs e SA!!!