13/10/17

Mudança no meio




Contra o Vitória, o Jair resolveu inventar e tirou o Matheus Fernandes para começar com o Marcos Vinicius. 

Não deu muito certo.

Na quarta passada, apesar da vitória sofrida e sem um bom futebol, o jovem volante voltou ao time titular, que iniciou com o esquema tático mais utilizado até aqui ao longo de toda temporada.

Inegável que ganhamos mais consistência no importantíssimo setor de meio campo.

No clássico de amanhã - contra o Vasco -, o Matheus não poderá atuar, pois recebeu o terceiro amarelo diante da Chapecoense.

Aí entra a pergunta: E agora? Tentar algo novo ou buscar uma substituição que mantenha mais o esquema? O que você faria?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27 comentários:

Unknown disse...

Ainda bem, porque esse cara não acrescenta nada, o que o Jair deve fazer é o seguinte, recuar o João Paulo e colocar o Léo Valencia na armação, esse foi o esquema que vinha dando certo no primeiro turno e que nos deu a vitória contra a chape, porque se o Matheus não sai, jamais teríamos ganho.

Eduardo Samico disse...

Rodrigo, se eu fosse treinador, teria treinado opções táticas, variações no modo de jogar até mesmo para compensar eventuais ausências que, todos sabemos, acontecem.

Então, nessa hipótese (que não me parece ser o caso, acho que o "tiozão" Jairzinhoinho passa a mão na cabeça da rapeize e dá folgas e moles, ao invés de treinos exaustivos), eu entraria com o Leo Valência (o Botafogo conseguiu o tal efeito suspensivo) e tentaria também algo diferente no ataque. Pimpão e Guilherme, por exemplo.

Agora, jogue quem jogar, o time não pode deixar o adversário jogar à vontade, não pode passar o jogo a dar chutões a esmo. Tem que entrar ligado, disputar cada bola como se fosse a última da vida, não desistir nunca. Ah, e Luis Ricardo, não ! Entra o Marcelo, o Emerson Santos, o Moreira (lateral de 67/68), mas LR, não !!

Estava presente nos dois fiascos homéricos (derrotas no finzinho para SP e Vitória) e não perdoo o time por não ter vencido 2 jogos ganhos. Não fossem essas vexatórias e desonrosas derrotas, estaríamos em 2o lugar no campeonato.

Abs.

Fabão disse...

Como o Valencia podera atuar, iria de Lindoso, Bruno, JP e Valencia.
...
Mas se Valencia não pudesse entrar, ousaria: iria de Lindoso plantado, Bruno e JP. Com Pimpão e Guilherme abertos. E Brenner enfiado. Dando liberdade ao Arnaldo. E Plantando o Victor Luis.
...
Agora, só não me venha com esse apático do Marcus Vinicius.

Lucas lima disse...

Acho importante a conscistencia defensiva dos 3 volantes , mas o problema eh que poucas vezes eles se apresentam pra criar as jogadas salvo o bruno silva , acho que o valencia pode contribuir bem mais do que qualquer um deles!

Lourenço

Pedro disse...

Eu daria uma chance pro chileno. Apesar de não ter jogado nada contra o Vitoria e ainda feito M no final é o único jogador do elenco que temos com habilidade e que parte pra cima.

Rodrigo Federman disse...

Discordo total sobre o MF, Ivo.

Claro, Eduardo. É o que cobramos tanto do JV: Treinar variações.

Fabão, eu fico preocupado de abrir muito o time.

Verdade, Lourenço.

Pode ser mesmo, Pedro.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Vou na linha de pensamento do Samico; Léo Valência no meio e Pimpão e Guilherme no ataque.
Não creio que essa formação enfraqueceria demasiadamente o sistema defensivo, já que o Pimpão é mais marcador do que atacante; ele retornando para marcar, o Time continuaria com quatro marcadores no meio campo.
Resta saber se alguma vez essa formação foi treinada.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, duvido muito. Rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,repito o que já falei anteriormente.Tentar o PIMPÃO,GUILHERME e LV,sem terem que voltar até a nossa área para marcar.Garanto que o Vasco ficará com,no mínimo,5 jogadores sem ultrapassar a linha do meio de campo.
O problema é que o nosso TLP não consegue tentar nada diferente e parece ter tesão agora pelos possantes BRENNER e TANQUE.JOTA.

Marcio disse...

Rodrigo, veja os horários dos treinamentos. Será que deu tempo de ensaiar alguma coisa?

12/10 - Quinta
9h - Treino no Estádio Nilton Santos

13/10 - Sexta
17h - Treino no Estádio Nilton Santos

http://www.botafogo.com.br/programacao_treinos.php?cat=futebol

SA!!!



Rodrigo Federman disse...

Pois é, Jota. Também acho pouco provável que o JV tente algo "diferente" do que sempre faz.

Marcio, é muito vida boa. Não dá nem tempo para treinar.

Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Boa tarde pessoal.

Vi aqui comentários de colegas dizendo que seria bom Pimpão e Guilherme. Na opinião seria bom jogar com os dois sendo um em cada ponta e com brenner centralizado no ataque. Mais pra isso seria bom o pimpão fazer apenas papel de ponta mesmo. Acho que seria ideal pra jogar com o time mais ofensivo.

Mais como já sabemos que Jair jamais ousaria fazer desta forma acredito que amanha iremos de três volantes no meio.

E outra não fiquem surpreso se colocar um meio campo com "Lindoso, Bruno Silva, Joao Paulo e Dudu Cearense". Ele adora surpreender nossas mentes botafogueses.

:-D

Unknown disse...

Eu já imaginava, você tá sempre defendendo esse Songa Monga que nunca fez absolutamente nada atuando pelo Botafogo, enquanto outros jogadores criticados por você fazem gols, dão passe, roubam bolas, dão passes, eu pergunto a você, o que esse Songa Monga que você tanto defende faz?

Rodrigo Federman disse...

Eziel, o Pimpão com incumbência principal em atacar? Com o JV? Esquece. Hehehe

Ivo, vamos lá: Eu não sou formado em direito para defender ou "atacar" ninguém. O que faço, modéstia a parte, é o que muitos não têm peito: ter uma opinião e mantê-la (baseada nos critérios e visões que tenho dos jogos), sempre respeitando quem diverge.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Tudo bem ok, então baseado no que você viu dos jogos do Botafogo me diz aí, quantos gols o Songa Monga fez até agora, ok não é a função dele, então me diz, quantos passes pra gol ele deu, ok também não é a função dele, então me diz quantas bolas ele roubou para o time sair no contra ataque e resultou em gol, quantas bolas ele levantou que resultaram em gol, baseado em tudo que você viu, o que ele fez até agora, quanto a defender, você não é mais criança, acho que entendeu o que eu quis dizer.

Rodrigo Federman disse...

Ivo, da mesma forma que você também não é mais criança e também deve ter me entendido que vejo virtudes no futebol do MF para ser titular do time. Da mesma forma que não acho que para ele ser volante, precisa ter participação em gols, apenas.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Gosto muito do MF, ainda vai evoluir muito. Mas, na sua ausência, iria com Lindoso, João Paulo, Bruno e Valencia. Simples assim.

Ricardo Palhares.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, eu também iria nessa escalação.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Ivo,meu nobre. Já discordei e já concordei com você. Mas,porque sempre que alguém não concorda contigo, você faz um afrontamento? Deixa o Rodrigo gostar ou desgostar, cara. Assim como eu não gostei do que o Montillo fez, você tem todo direito de gostar. Eu,particularmente, gosto do MF. Você não gosta? Ok. Ah...mas eu tenho que provar porque gosto ou desgosto? Não. Isso é futebol, paixão. Não é matemática. Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Celso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Venho observando uma queda de produção do M. Fernandes; entretanto, por ser jovem, precisa de alguém que o oriente em campo, que lhe mostre os atalhos do campo de jogo.
E não há ninguém com condições de exercer esse papel, de comandar e orientar os outros, principalmente os mais jovens.
Tanto que todos reconheceram que na semifinal da Copa do Brasil faltou chutar a gol e ninguém teve a capacidade de mudar a postura ainda no decorrer dos jogos.
E nesses últimos dois jogos, sinceramente, individualmente o Time foi muito abaixo do que pode produzir, embora tenha ficado com 50% dos pontos disputados.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Mas ainda assim, não vejo qualquer diferença, por exemplo, no futebol do Lindoso para o momento do MF.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Também constatei uma queda na qualidade do jogo do Matheus F (o Marcelo também decaiu um pouco).
No caso do MF, a

Eduardo Samico disse...

Ooops!
Acho que vacilei aqui nesse tecladinho.
Mas, dizia eu, que parece que o MF caiu mais depois daquela entrada criminosa do jogador do esgoto na semifinal da Copa do B.
Lembro ainda que o MF foi o único a tentar o chute a gol nos 2 jogos contra o esgoto.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, acho que é oscilação normal de um jogador iniciando carreira. Primeira temporada no time profissional.
Abs e SA!!!

Ronaldo Menezes disse...

Amigos Botafoguense,

Não sou nenhum especialista no futebol, mas puxando na memoria lembro que no ano passado e nesse ano, todas as vezes que nosso treinador tentou algo diferente o time cai e muito de produção. O time com menos recursos das 8 primeiras colocações é o Fogão, temos um elenco limitadíssimo jogando no limite a cada partida, eu acredito que tente algo diferente, no entanto não temos material humano para isso.

Sdd

Rodrigo Federman disse...

Ronaldo, só acho que essa muleta de menos recurso precisa ser parada de uso.
Abs e SA!!!