30/10/17

Sem mais improvisações




Após o empate com o Galo, o técnico Jair Ventura falou sobre os desfalques que teve no setor de meio campo:

"- Não gosto de desculpas, mas eles fizeram falta. Rodrigo Lindoso e Marcos estavam jogando bem. Agora já pensamos no Fluminense. É nossa Copa do Mundo, sete finais para nossa vaga na Libertadores".

Meu comentário 1: Sem implicância alguma, mas eu juro que não senti falta do Lindoso na equipe titular.

Meu comentário 2: O Marcos Vinicius não vinha bem. Ele foi bem durante 45 minutos contra o Corinthians. E só.

Meu comentário 3: Vale destacar também que se o meio de campo ficou enfraquecido, talvez possa ter alguma relação com as preferências na escalação inicial e substituições do próprio Jair, que preferiu Gilson ao invés do Valencia ali no meio. Principalmente na segunda etapa, quando nos faltou justamente um cara para colocar a bola no chão no setor.

Como ele disse, agora precisamos logo garantir três importantes pontos na próxima rodada. Certamente voltarão o Lindoso e Marcos. E bem provável que o Matheus substitua o João Paulo, suspenso.

Diante disso tudo, seja no meio ou mesmo no ataque, espero que o chileno também receba uma sequência mínima de oportunidades para mostrar se vale a pena ou não esperar algo dele, afinal, muitos já foram testados várias vezes e já demonstraram suas deficiências técnicas ou táticas.

Se são poucos atletas disponíveis para os jogos, a margem de erro na escalação e trocas precisa ser ainda menor.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

38 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

Não senti falta nem do Lindoso nem do MV, senti falta de alguém no lugar do Pimpão e no do Brenner. Por que não o LV e o Guilherme no lugar do Pimpão e Brenner? Concordo com o Patinhas que no comentário do post anterior falou que o Guilherme fez a jogada certa, méritos para o Vítor que é um grande goleiro.
Eu gostaria de entender a razão do Gílson e não do LV que no último jogo deu o passe para o gol da vitória e contra o Vitória o lance que resultou no penalti a favor do Botafogo. Foi expulso, seria essa a razão, e daí, até Pelé já foi expulso e lembrando que o pai do JV foi expulso numa final de TG, e nem por isso ficou marcado. O Gílson é dose e até o MV vaga lume não é tão produtivo, pois não marca ninguém e some da partida. Essa meritocracia do JV é dose, acho que nem ele entende. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Sergio. O Guilherme e Valencia lá seriam bem melhores. E olha que não gosto do Guilherme. Mas o JV é o estudioso, né? Quem somos nós para opinar?
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Não pude ver o jogo, mas pelos comentários foi o mesmo de sempre quando jogamos pelo empate. Essa insistência no Gilson fora da lateral é que enche o saco. Tipo da escalação improdutiva, já que o Pipão costuma fechar o avanço e ajuda no combate. Se fosse no lugar do Victor eu até entenderia, já que o Victor não continua ano que vêm. Nesse caso já ia dando entrosamento e sequencia na lateral. Apesar de achar também que o Gilson não pode ser o lateral esquerdo da próxima temporada, temos que ir atrás de outro cara mais cascudo. Outra coisa é esse desprezo pelo Leo Valencia. Na minha opinião ele merece muito mais oportunidades do que vem tendo. Parece que o Jair não gosta muito dele....Ou sabe-se lá, o cara não gostou daqui e quer sair no final do ano....

Rodrigo Federman disse...

Paulo, mesmo sem ter assistido o jogo, você logo resumiu. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Eu não senti falta do Lindoso e nem do M. Vinicius.
E outra coisa, se o Jair tivesse sentido falta do M. Vinicius, um jogador mais ofensivo, ele teria entrado com o Valencia desde o inicio ou quando iniciou as substituições.
Para terminar, mais uma frase de efeito, "...É nossa Copa do Mundo, sete finais para nossa vaga na Libertadores"; não seria necessário disputar essa "Copa do Mundo", se não tivesse deixado vários pontos pelo caminho, seja por incompetência e também uma boa dose de falta de vontade de vencer.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, pois é...ele quer falar bonito e difícil, mas acaba se contradizendo. Só para variar.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Isso pra mim é para dar valor aos jogos restantes e torcida achar que realmente ele é o caro.
Só faltar dizer depois que ganhou a copa do mundo.Rssssss.
E chamar a torcida de idiota....

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, tem quem acredita.
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Jair pensa mais em tática de defesa do que tática de ataque. Gilson, neste caso, cumpre papel tático preponderante, na opinião dele. Jogou para empatar ontem.

Rodrigo Federman disse...

Enéias, acho quem ele só pensa em tática defensiva.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Caro Rodrigo. O Leo Valencia é uma verdadeira incógnita. Não entra porque não joga e não joga porque não entra. Quanto ao Ruindoso, não serve nem mesmo para amarrar as chuteiras do Matheus Fernandes, pelo menos no que se refere a marcação. Quanto a atacar, o Ruindoso é menos ruim.

Rodrigo Federman disse...

Loris, fecho contigo sobre os três citados.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Salve, Rodrigo.
Realmente nao dá para entender a insistência com o Gilson, junto com o V. Luis.
E pelo que náo vem jogando Pimpão merece um descanso sentadinho no banco. Que escale o L. Valencia. Ou, se nao gosta dele (como preferia o Renan Paçoca ao Carli), que comece com o Guilherme.
Abs.

PAULO FERNANDO disse...

O Matheus mudará de patamar quando aprender a chutar em gol. Nessa temporada perdi a conta da quantidade de chutes a gol que ele errou. No mais é um bom jogador.

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Eduardo. Ele só precisa deixar de ser teimoso e fazer prevalecer a tal meritocracia que tanto fala e não o "coleguismo".

Concordo, Paulo. Tem a vantagem de não se esconder e não ter medo de tentar algo diferente de vez em quando.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Tem razão o Paulo Fernando na crítica ao MF. Lembro que contra o esgoto e, acho, contra o Grêmio foi o único a tentar o chute de fora da área. Chutes errados. Mas tentou.
Cabe à comissão técnica identificar a deficiência e treinar, treinar, treinar.
Abs.

Unknown disse...

Encontramos nosso piadista, esse Loris, o cara é muito bom, o Matheus Fernandes faz duas jogadinhas boas e já é o Gerson do Botafogo, para o futebolzinho que ele tava apresentando, tem que jogar assim e muito mais.

Rodrigo Federman disse...

Foi mesmo, Paulo. Naquela semi contra o Fla, só ele arriscou.

Ivo, totalmente desnecessária essa ironia com o Loris, apenas por ele não pensar o mesmo que você (sobre o MF). Eu, por exemplo, penso igual a ele.

Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Rodrigo e amigos,

Não sei se comentaram por aqui sobre a FORMAÇÃO de técnicos que o Botafogo tem. Caso saia o Jair, efetivar alguém formado em casa. Seria uma nova tendência? Creio que o segredo hoje não é apenas entender de futebol, mas também ter autoridade e trânsito com os atletas. Caso Jair saia, melhor não inventar com técnicos meia boca. Olho o Brasil de ponta a ponta e só vejo técnicos caros e pouco efetivos.

Sergio Di Sabbato disse...

Acho que o Mateus Fernandes muito bom jogador para quem está começando e a tendência é ele crescer, claro que vai oscilar, mas vejo futuro no garoto. Quem viu o começo do Jairzinho sabe que a experiência vem com o tempo. Sempre cito o Carlos Alberto Santos cujo 1º ano de Botafogo era de doer a vista, mas depois foi um dos jogadores mais importantes da campanha de 89.
Sobre o JV se preocupar mais com a defesa que com o ataque acho lógico: na defesa tem jogadores mais capacitados que no ataque, que para mim é um ataque de nervos, tenho calafrios quando olho Brenner e Pimpão, muito embora eu goste e respeite o Pimpão, mas atualmente tá muito mal, Vou ser sincero, com esse ataque nem o Canhota no meio dava jeito: ia olhar prá frente e lançar prá quem se ninguém na frente da opção de receber o passe. Aliás, o Canhota já afirmou várias vezes que uma das razões do seu sucesso foi ter jogado com grandes atacnates, em especial o Furacão. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Enéias, salvo raríssimas exceções, todos técnicos são iguais. Para mim, decide quem entra em campo, por isso não me preocupo com JV, técnico A ou B.

Sérgio, penso o mesmo sobre o MF. Sobre ser defensivo ou ofensivo, entendo essa preocupação, mas em relação ao ataque, ele parece sequer se preocupar.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,esquece,o TLP só deixará de improvisar quando o ZORRO for preso pelo Sgt GARCIA.
Meu amigo,às vezes eu me surpreendo com o endeusamento e fanatismo de alguns torcedores por certos jogadores,e as justificativas que usam.
Estou no Rio e ontem fui a um churrasco com alguns parentes.Os presentes eram em maioria botafoguenses,pois meu primo é radical e evita convidar quem torce para as cores do mal,rsrsrs.
Lá pelas tantas,alguns sobrinhos vieram bater um papo e me perguntar pelo Fogão,histórias antigas de GARRINCHA,DIDI,NS,etc,um varandão da saudade,mas que a turma mais jovem gosta de ouvir.
E o Botafogo desse FDP do JAIR tio,o que VC acha? Respondi que na mediocridade do futebol atual estávamos no mesmo nível dos demais,gastando muito menos.Temos um excelente goleiro,que quando não defende a bola vai na trave ou passa raspando,a defesa é boa,com a exceção atual do VL,a meu ver meio desligado.O meio de campo bom e o ataque horrível.Aí para minha surpresa,partiram de xingamentos ao JV,dizendo que era uma injustiça barrar o único ídolo do clube e colocar um paraguaio falsificado,frangueiro e blá,blá,blá.Um outro,pegou o CEL e me lascou uma estatística mostrando que eu estava errado,pois o ROGER era um excelente atacante e mais blá,blá blá.Fiquei estarrecido com tanto fanatismo e falta de bom senso,e olha que a maioria tinha trinta anos ou mais.Achei graça,dei os tradicionais soquinhos de punho fechado e larguei um valeu garotada,VIVA O FOGÃO.Realmente,com essas justificativas não dá nem para discordar.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, mas eu até entendo esses dois exemplos. O Jeff não deve em nada para o Gatito. Na minha opinião, até melhor. Só que o momento do paraguaio hoje não permite sua saída. E quanto ao Roger, é aquele lance: Entre o que temos no atual elenco, é disparado o menos pior. Hehehe
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo de você eu nem falo, pois você vive se contradizendo, diz que o Lindoso não faz falta, mas quando ele joga, só dá boas notas pra ele, e outra o Jair já deu diversas oportunidades ao Matheus primeiro no lugar do Lindoso ( que você diz que não faz falta) mas aí teve que voltar com Lindoso, depois continuou dando oportunidades, ele não correspondeu foi obrigado a colocar o Vinícius, não sei se vocês já se perguntaram , mas o Jair pode não ter colocado o Valencia, justamente, porque o Matheus é ruim na marcação, é só foi bem ontem, porque tinha quatro volantes para ajuda-lo

Ricardo Rocha disse...

"MATHEUS FERNANDES: 7,5
Foi o melhor do time, com marcação, dinâmica, bons passes, dribles e desarmes" Fogaonet
Craque não existe no futebol brasileiro. Dentro da mediocridade, MF sobra.

Rodrigo Federman disse...

Tá bom, Ivo...tá bom. Se é o que pensa, ok. Discordo. E também continuo achando que foi uma ironia desnecessária com um amigo, apenas por ele não pensar igual a você.

Celso, concordo plenamente. É muito mais útil ao time do que o Lindoso.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Com quatro volantes pra marcar por ele, como ele não seria Celso, eu queria que ele fosse melhor jogador no jogo com o grêmio, quando ele não subiu com o atacante, no jogo com o flamengo, quando ele não acompanhou o Diego, aí é que eu queria que ele fosse não o melhor, mas bastava fazer essas coisas que pra mim tava bom, Agora contra o PIOR MANDANTE do campeonato, aí fica fácil, né Celso.

Rodrigo Federman disse...

Ivo, respeito, mas continuo analisando bem diferente.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Gosto do futebol do MF.

Marcio disse...

Os resultados obtidos até o momento parecem impedir que os problemas sejam identificados e corrigidos. Não por acaso, quando questionados, trazem imediatamente à tona o fato de que desde 1583 o BOTAFOGO não faz isso ou aquilo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eu também, Celso.

Exatamente, Marcio.

Abs e SA!!!

Ezaú disse...

Se não fosse pelas viradas sofridas contra São Paulo e Vitória-BA, como também a derrota para o Avaí, todas como mandante, estaríamos com 55 ou 57 pontos, lutando pelo título, já que o Corinthians está em pleno declínio.
Com esse plantel resumido, lutando em 3 frentes e escalando time mesclado em alguns jogos, e se ainda estamos buscando vaga na Libertadores, é porque o trabalho está sendo relativamente bem feito. SB

Anônimo disse...

Concordo com o Ivo. O Matheus está bem abaixo do início da temporada. Nas duas decisões (Grêmio e Lixo) pipocou feio e mereceu o banco de reservas. No jogo contra o galo, achei ele péssimo. Lento, não ganhou uma dividida e errou passes bobos toda hora, não sei, mas me pareceu totalmente desinteressado...quando perdia a bola, dava apenas aquela corridinha como que não está nem aí...acho que aquele papo de Barcelona mexeu com o garoto. Um recado pra ele...tira a máscara e joga bola, senão vai ser esquecido em breve filhão. abs e sa Jorge

Rodrigo Federman disse...

Ezaú, mesmo eu não gostando muito do JV, o trabalho de campo é bem feito. Os números não mentem. Mas o trabalho fora de campo (montagem do elenco) deixou muito a desejar.

Jorge, eu não senti essa máscara e muito menos achei a partida dele péssima ontem.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Penso que por estar na primeira temporada e logicamente podendo evoluir, o M. Fernandes é um dos menores problemas.
O que precisa ser perguntado é como um jogador como o D. Cearense, com carreira internacional efetiva, embora não tenha jogado nos maiores centros da Europa, não conseguiu assumir uma vaga nesse meio campo, mesmo depois de tantos problemas no setor.
O que adianta ter um jogador desse no elenco se na hora da decisão, quem vai a campo é o Lindoso, J. Paulo, M. Fernandes e outros "sem" bagagem em decisões?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, tô contigo. Se o maior problema do Botafogo fosse o MF, eu estaria bastante tranquilo.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Ivo, só você vê essa deficiência de marcação do Matheus. Acho disparado e junto com o Airton nosso melhor marcador. Ademais não vejo também essas qualidades no Lindoso. Acho um jogador comum mas como não se arrisca muito, vai passando despercebido com seus precisos toques laterais de meio metro...é quase um estatístico da bola esse Lindoso.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, minha avaliação é idêntica a sua. Sobre o MF e também sobre o burocrático (e que nunca se compromete) Lindoso.
Abs e SA!!!