17/01/18

Parte física e as duas laterais




Avaliação do técnico Felipe Conceição, após o empate de ontem:

"- A estreia foi além do que eu esperava. Sair com 2 a 0 contra e ter força de buscar o empate, apenas com 12 dias de trabalho, é formidável. E também foi importante a atuação dos jovens. Marcos, que fez o gol, não deixa de ser jovem. Ezequiel, Lucas, Marcelo..."

Na boa, eu entendo e reconheço que parte física é essencial no futebol moderno. Isso é inquestionável. Mas desculpem eu ser tão rabugento, mas considero inadmissível (mesmo com a questão física) um time com vários jogadores que ganham três dígitos não vencerem ou sofrerem para empatar com um adversário em que muitos atletas sequer terão trabalho (no futebol) daqui a dois, três meses. 

Por isso, até concordo com o Felipe, de que o Botafogo vai evoluir física, técnica e taticamente, mas não dá para considerar um 2 a 2 - em casa - com a fraca Portuguesa, como além do esperado ou formidável, né? 

Já sobre os jovens, que ótimo o FC tê-los destacados. Agora, eu só espero que ele observe esses jovens nas duas laterais. Um clube como o Botafogo não pode ter Arnaldo na direita e Gilson na esquerda. Testa logo o Yuri e assim que o Marcinho estiver 100% recuperado e disponível para atuar, que também seja utilizado.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

45 comentários:

Jorge Fs disse...

Depois de ontem, só, muito amor pelo glorioso! Vendo aquele uniforme, aquela estrela que brilha contra tudo e contra todos, me faz lembrar Baleia de vidas secas,(Graciliano Ramos) sonhando com as preás.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Jorge.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,início de ano esses vacilos acontecem,ainda mais agora que o nivelamento está por baixo.Sobre a partida,vou mais ou menos na mesma linha do PAULO FERNANDO,sem caça as bruxas,pois vi alguns pontos positivos e outros negativos.Enfim,é o inicio de um trabalho com o novo treinador,temos que aguardar,dar um tempo.
Aliás,como BEOCUTAS,sugiro a quem já está com os nervos a flor da pele,que deixe de assistir aos jogos do BOTAFOGO para não se estressar.Acreditar que um clube sem grana,irá contratar no Brasil ou na América "Latrina" 4 ou 5 cinco bons jogadores que irão alavancar o time,é o mesmo que acreditar em Papai Noel.Esses pseudo craques só existem em DVD de empresários,mancomunados com dirigentes esperto$$$.Para quem desconhece,vários jovens argentinos,uruguaios, chilenos,etc,estão indo para o exterior,assim como no Brasil.
Ontem estavam em campo 9 dos mesmos jogadores que entregaram a classificação para a LA,uns por incompetência,outros por fazerem corpo mole.Houve a estréia do LF,que a meu ver foi razoável e a tão aguardada,por alguns,volta do JEFFERSON,que retornou com uma falha grotesca para um goleiro experiente.
Alguns pontos positivos:
1.o treinador não escalou a trinca(LR,DUDU e LINDOSO)do grupo das PV,que mandavam e desmandavam,como titulares.Para mim,um bom sinal.
2.tentou,embora com pouco tempo de trabalho,esboçar um time jogando mais para a frente.Ficou difícil,pois tomou um gol logo de início.
3.fez várias substituições,dando oportunidade a alguns jovens da base.
Pontos negativos :
1.a ruindade dos atacantes BRENNER e PIMPÃO.A mediocridade do GILSON,que consegue errar passes de 10 metros.A falta de visão ou burrice do ARNALDO,que tem muita velocidade,tenta fazer a jogada,mas tropeça nas próprias pernas.Pelo menos é menos ruim do que o LE.
2.a máscara do MF,depois que foi considerado uma grande revelação em uma pesquisa.Atuação ridícula,errando quase tudo,pareceu-me estar preocupado apenas com o novo visual e não com a partida.
Acredito que o FC fará as modificações necessárias.Prefiro dar tempo ao tempo,pois é a nossa realidade no momento.
O meu temor é que mais umas derrotas e por pressão da torcida,queiram negociar e pagar uma grana para esses enganadores tipo GILBERTO,como salvador da pátria,o camisa 9 que precisamos,etc,e nem testem os jovens valores do clube.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Claro, Jota. Mas não houve caças a bruxas, né? Apenas relatamos aqueles que são fracos (e já sabemos de quem falamos) e melhor não esperarmos mais nada e os que podem dar alguma coisa. Agora, quanto ao resultado, independente de qualquer coisa, é inadmissível empatar em casa contra Portuguesa. Para isso, insisto, não há desculpa.
Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

Quando eu me refiro aos sonhadores, estou falando aos que sonham, para este ano, com um time melhor que aquele entre agosto/2016 e setembro/2017. Teremos saudades daquele time sim. Não o time de outubro a dezembro/2017, mas o anterior.
É duro pensar isto, mas é a realidade. Eu estou ciente disto e nada me surpreenderá este ano. A luta do Botafogo será somar 47 pontos e se segurar na série A. Se cairmos, a coisa vai tomar um rumo obscuro e arrepiante. O que já é terrível se tornará inviável.
Se você sai de um emprego ruim e vai para um pior, vai sentir falta do emprego anterior. Se tem um carro ruim e troca por um pior, vai sentir falta do anterior. Não adianta trocar nada por algo que tem os mesmos defeitos do anterior e ainda traz defeitos novos e insolúveis.

Rodrigo Federman disse...

Abel, continuo respeitando mas mantendo meu ponto de vista: dos resultados até julho/agosto do ano passado, ok. É uma coisa. Mas saudade do time, não. Até porque, são apenas três peças que saíram. Tudo é questão de esquema, desempenho e adaptação dos reforços para a comparação ficar mais justa.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,só para esclarecer,eu não disse que aqui houve caça as bruxas.Foi apenas uma expressão corriqueira que usei para justificar que eu não usaria esse procedimento,o que muitos fazem por qualquer descontentamento e para encontrar culpados.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Agora entendi, Jota. Valeu!
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Vamos ver até quando vão insistir com o Pimpão

Marcio disse...

A reação seria "boa", como disse o Felipe, se o BOTAFOGO tivesse entrado em campo com um Time todo renovado.
O gol sofrido na cobrança de escanteio não pode ser justificado nos doze dias de trabalho, já que a defesa que jogou está no clube há tempos; o frango do Jéfferson não necessita explicação.
Além disso, os constantes erros de passes também não se relacionam com os doze dias de trabalho...
A minha preocupação está no fato de não acreditar que mil dias de trabalho corrigirão defeitos de alguns jogadores, deste modo, já que a temporada está iniciando, sou amplamente favorável a que se teste outras alternativas. Não há esquema bom que suporte três, quatro nulidades.
SA!!!

Roberto disse...

Os dois laterais não levam à conclusão nenhuma jogada que participam. São mestres em jogadas perdidas!

Rodrigo Federman disse...

Não dá mais, Fatos.

Perfeito, Marcio.

Roberto, os dois são horríveis. Muito fracos mesmo. Se os da base são piores que Arnaldo e Gilson, ainda dá tempo de largar o futebol e estudar para outra profissão.

Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

Rodrigo... do time de 2016/2017 perdemos Camilo, Airton, Montilo, Sassá, Roger, Victor Luis, Bruno Silva, Cannales etc... Pimpão estava bem e agora está irreconhecível. Até nossos goleiros estão fraquejando. Não era grande coisa.. mas em relação ao time atual.. era uma seleção.

Rodrigo Federman disse...

Abel, não concordo. O Airton se machucou logo no início do BR e fase de grupo da Libertadores, Camilo e Montillo também saíram logo. Sassá, idem. Nos acostumamos a ver o time na maior parte da temporada sem eles. Ou seja, do time que jogou mesmo em 2017, três titulares saíram.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

Vamos voltar aos tempos de Blá, blá , blá e Mi, mi, mi. As desculpas se proliferando.

É tanta mediocridade, que tem andado sem vontade de comentar os jogos.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Enche o saco, né, Patinhas?
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Gostei das análises ponderadas do Paulo, na postagem de ontem, e do JOTA, hoje. E fecho com o Márcio quando diz que nem treinando 1000 dias determinados jogadores passarão a praticar algo assemelhado a futebol.
Ontem, vendo o jogo, pensei: "Pimpão é horrível !".
Trata-se, salvo melhor juízo, de bom rapaz, de bom nível cultural, jogador dedicado. Mas as jogadas com ele dependem do aleatório, da sorte, para terem alguma continuidade. Ora ele adianta demais a bola e perde seu domínio, ora erra o passe, ora tenta drible mal sucedido e até mesmo, pasmem, ora acerta e temos um lance de perigo que pode ou não redundar em gol.
Pimpão e Gilson juntos pelo lado esquerdo, definitivamente, não dá.
Será que nosso esforçado atacante , especialista em marcar laterais adversários não aprenderia e viraria ele um lateral ? Me ocorreu ontem. Pode ser sandice. Mas pior que Gilson eu duvido.
Yuri e Ezequiel pra ontem nesse time !
Abs.

Jonas disse...

Fala Jorge.

É linda e comovente a história do Baleia e toda saga daquela família.

Espero que a história do Bota, este ano, não seja tão triste.

Abraço e SA.

Lorismario disse...

Parte fisica e as duas laterais.E o frango? Loris

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, esse lado esquerdo realmente está sofrível. E sobre a sua ideia, olha, pensei nisso mais cedo. Tanto que o post de amanhã será mais ou menos (e indiretamente) sobre questões táticas também.

Valeu, Clovis.

Também, Loris. Falei ontem na avaliação do Jefferson, inclusive.

Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Pô. o Luis Ricardo mesmo mascarado, paneleiro, criador de caso é muito melhor , mas muitíssimo melhor que o Arnaldo.Se está no banco é porque pode jogar. Caramba. Lori

Rodrigo Federman disse...

Loris, tecnicamente ele é muito melhor mesmo. Se fosse humilde e deixasse de ser mascarado, jamais ficaria sentado no banco nesse Botafogo.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Rodrigo. Encontrei um jogador pior do que o Gilson. O Arnaldo. Loris.

Eduardo Samico disse...

Sobre o L. Ricardo, não sei, não. O retorno dele, creio que no 1o jogo contra o esgoto pelas semifinais da Copa do B, foi um desastre completo. Inseguro, errando os passes mais triviais, fraco no ataque e na defesa, e a velha máscara de sempre manifestada em toquinhos (improdutivos) de efeito e complicando lances simples.
Foi tão mal, mas tão mal que acabou barrado e seguimos com o velocista desmiolado Arnaldo.
Não foi assim ? (não consultei os dados das escalações do Botafogo, mas acho que foi dessa forma. Arnaldo não fora inscrito na CB, o LR entrou na semi, no 0 x 0, e depois fomos de Emerson Santos).
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Loris, coloco os dois na mesma prateleira. Aquela desprezível onde só guardamos coisas inúteis. Rs

Foi isso mesmo, Eduardo. Além de mal física e tecnicamente, o LR voltou com a velha máscara. Mas é fato que se ao menos jogasse com seriedade, é infinitamente superior ao Arnaldo.

Abs e SA!!!

Cleberson disse...

Benedetto Boca jrs, Blandi San Lorenzo, Sand Lanús, Mora universidade de Chile, paredes colo colo, mercado do cortulua da Colômbia, moreno Atlético Nacional, Jonathan alvez Barcelona, cifuentes universidad católica Equador, dinneno deportivo cuenca, Boselli do Léon mexico, hurtado do Monterrey, minha lista de atacantes sul-americanos.
No Brasil poderíamos tentar o André Sport Lucca Corinthians ou Mazinho ou henan que se destacaram na série b do brasileiro

Rodrigo Federman disse...

Cleberson, vários desses nomes são muito caros. Outros não conheço.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

O Arnaldo parece um cavalo disparando. Quem já disparou com um alguma vez na vida sabe do que estou falando...Ele corre tanto sem pensar e sem domínio da bola que beira um idiota, tipo FORREST GUMP. O Luis Ricardo tem muito mais bola do que ele e se a questão dele é máscara, isso tem cura, tanto quanto a do Matheus Fernandes: AUTORIDADE! Cabe ao Felipe Conceição usar a que lhe foi outorgada.
O Gilson não, a questão dele não é de inteligencia é de ruindade mesmo. Não existe nenhuma qualidade nele. Não defende bem, não ataca bem, não passa bem , não dribla, não faz nada direito, então porque usam esse cara?
O Pimpão me parece que está juntando tudo de ruim na fase atual, está mal técnicamente e taticamente não consegue se posicionar direito em campo. Já foi melhor. Na Libertadores mesmo jogou muito mais do que agora e em muitos outros momentos no clube ele jogou mais. Acho que um tempo fora do time pode dar mais tranquilidade pra ele recuperar um pouco da sua melhor fase, mesmo que não seja lá magnífica, dava bem para o gasto.
O Brenner até pode ser um bom reserva, já mostrou que sabe fazer alguns gols, o problema dele é falta de sombra. Se tiver alguém na cola pode render mais um pouco.
Agora, o Jefferson que me perdoem todos, tem crédito demais. Errou feio, mas continua no meu TOP 5 de goleiros que vi jogar. nem vou mais falar da falha de ontem porque me deixa constrangido.

Rodrigo Federman disse...

Boa, Paulo. Nessa eu concordo em 100% com o amigo.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Na boa!

https://www.facebook.com/botafogonatela/photos/pcb.1970886669900227/1970886569900237/?type=3

Rodrigo Federman disse...

Hahahaah! Vou até compartilhar no Twitter, Paulo. rs
Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

Ninguém aceita críticas a Jefferson. Estaria ele acima de tudo? Ele ganha R$ 400 mil e o time segue sem um matador, sem um jogador criativo no meio... sem quase tudo. E assim mesmo ele comete aquela falha bisonha.
O Flu está tomando de 3 do "poderoso" Boa Vista. O Botafogo empatou milagrosamente com a "poderosa" Portuguesa. O Vasco virou terra de ninguém. Infelizmente, o time da mídia plim-plim vai deitar e rolar neste campeonato fajuto, mesmo que use o time reserva.

Rodrigo Federman disse...

Abel, quando você diz "ninguém", você generaliza. Eu sou fã do Jefferson e critiquei o frango homérico de ontem.
Abs e SA!!!

Cleberson disse...

Esses são os destaques da América do sul

Rodrigo Federman disse...

Ok, Cleberson.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Comentar sobre o Botafogo é simples: basta copiar e colar os comentários dos últimos anos e veremos sempre a mesma coisa. Sobre ontem, passo. O que falta é talento, e isso não há treinador no mundo que possa dar jeito, mas pelo menos poderia treinar fundamentos, pois os da maioria dos jogadores desse elenco é péssimo. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Infelizmente é isso, Sérgio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

É preciso lembrar que os outros países da Amárica do Sul também sofrem com a saída dos seus melhores jogadores, além disso, não tenho certeza absoluta, parece que as multas rescisórias não relacionam-se com os salários.
Mais ou menos como ocorre em muitos países da Europa, exceto Espanha, onde a decisão de incluir ou não o valor de multa cabe ao clube e jogador.
Entretanto não quero dizer que o BOTAFOGO não deve procurar jogador em outros centros, até mesmo na América Central se preciso for.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É verdade, Marcio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mufarrej

"Vocês sabem que é muito difícil hoje um camisa 9. O departamento de futebol está procurando, continua essa busca, por ser muito difícil. Mas acredito que, no decorrer do campeonato, nós possamos ter uma boa novidade para toda a torcida botafoguense"

https://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/presidente-do-botafogo-diz-que-ainda-busca-um-camisa-9-mas-sem-luxo.ghtml

Se está difícil e não duvido que esteja, já que não há dinheiro e os que estão por aí também não são grandes coisas, não custa nada testar um esquema sem esse nove típico e/ou testar os que estão subindo da base.
O que não deveria acontecer é emprestar os jovens, sem que sejam testados, na expectativa de que no ano de 3863 eles retornem e possam dar resultados... Só esquecem-se que até o retorno, é preciso que alguém resolva o problema do BOTAFOGO dentro das quatro linhas.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. Essa eu também não consigo entender...e nem aceitar.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Botafogo não busca substituto para Rony e observará Lucas Campos e Ezequiel.

"...De acordo com Anderson Barros, não existe a possibilidade de o Botafogo receber outro jogador do Cruzeiro por esta negociação. O dirigente explicou também que não está em busca de um reforço para substituir Rony. A ideia é observar os garotos Lucas Campos e Ezequiel no Campeonato Carioca e, só após o Estadual, avaliar se será necessário buscar uma peça para o setor..."

http://folhanobre.com.br/2018/01/17/botafogo-nao-busca-substituto-para-rony-e-observara-lucas-campos-e-ezequiel/69343

O que não é muito lógico é terem emprestado o Gorne, 21 anos, para ganhar rodagem e observar o L. Campos, 20 anos, no carioca.
Não demora alguém chamará o "planejamento" à tona.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, curioso que agora eles mudam discurso e planejamento, né? Curioso também que não temos camisa 9 fora o Brenner e além de emprestaram o fraco Tanque, não pensaram da mesma maneira no que diz respeito à um jovem para disputar posição ali.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, ontem assisti parte da partida dos mulambos contra o Volta Redonda. Time composto por maioria (ou todos) vinda da base deles. Os garotos não se intimidaram, partiram para cima, dominaram o time do Volta Redonda, e ganharam 2x0. Ora, pelo que me lembro o time da base do Botafogo jogava de igual para igual com o do Flamengo. Se um clube como o Flamengo, que tem dinheiro para contratar bons jogadores (assim como fez ano passado), dá chances para os garotos da base, por que o Botafogo, que não tem dinheiro, dá poucas oportunidades? Prefere contratar jogadores fracos e medianos como Arnaldo, Gilson, Brener, etc. Será por causa da "experiência"? Bem, se for por isso, realmente esses jogadores contribuem com a grande experiência deles em perder gols feitos, errar passes, errar dribles, etc.
AC

Rodrigo Federman disse...

Pois é, AC. No Botafogo, consideram jovens (com a mesma idade e inexperiência) de outros clubes muito mais preparados. E os nossos são tratados como menininhos indefesos que precisam adquirir experiência em clubes de baixíssimo nível técnico e só voltarem quando a casa dos 30 anos estiver próxima. Aí sim, estarão prontos.
Abs e SA!!!