16/01/18

Preparem os corações para fortes emoções




A temporada de 2018 promete...

Na sua estreia no campeonato carioca, o Botafogo não saiu de um empate de 2 a 2 (Brenner e Marcos Vinicius) com a fraquíssima Portuguesa, no Niltão.

Terça-feira, horário ingrato, campeonato falido...não era muito convidativo, mas se terminou de maneira ridícula, devemos agradecer por não ter sido pior. Isso porque, um golzinho salvador aos 49 minutos do segundo tempo nos livrou de uma derrota dada como certa para quem acompanhava o jogo e via o GLORIOSO apenas alçando bolas na área.

Diante do 0 a 2 no primeiro tempo para o 2 a 2 no final, ok. E nada mais.

Sobre o time, infelizmente não tem muito o que ser feito de diferente. Mas apesar do elenco limitado à sua disposição, o técnico Felipe Conceição precisa repensar as duas laterais e ataque. E com urgência. No que diz respeito ao esquema tático, hoje a parte defensiva deixou a desejar, mas ainda prefiro aguardar um pouco mais para opinar, pois sou favorável a testes. Principalmente no estadual, que deve ser utilizado justamente para isso.

Enfim, empate ridículo em uma apresentação "indefinida" do Botafogo. Uma estreia sem graça e nada animadora.

Agora é torcer para que haja alguma evolução técnica, tática e física para o clássico do próximo sábado, contra o ECTD.

Sei lá...eu confesso que termino o dia de hoje mais preocupado do que quando acordei.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 2 x 2 Portuguesa

1- Jefferson: Frango ridículo no segundo gol - 3,0

2- Arnaldo: Incapaz de correr e pensar ao mesmo tempo - 3,5

3- Carli: Vinha razoavelmente bem até se machucar - 5,0

4- Rabello: Um tanto lento - 5,0

5- Matheus Fernandes: Frouxo na marcação - 3,5

6- Gilson: O Botafogo não pode ter um cara desses como titular da lateral esquerda. É muito ruim - 3,0

7- Rodrigo Pimpão: Errou um monte - 4,0

8- João Paulo: Cresceu na segunda etapa, quando apareceu mais - 5,5

9- Brenner: Perdeu um gol que camisa 9 não pode perder. É fraco para ser titular - 4,0

10- Valencia: Considerei um dos  "menos piores" do time (enquanto esteve em campo) - 5,0

11- Luiz Fernando: Estreia discreta, sem empolgar - 4,5

12- Marcelo: Entrou um pouco nervoso - 4,5

13- Marcos Vinicius: Fez o gol, mas não acrescentou nada com a bola rolando - 5,0

14- Ezequiel: Ao menso foi incisivo e buscou a linha de fundo - 4,5

15- Lucas Campos: Procurou se movimentar pelo lado direito no pouco tempo em campo - 4,5

16- Rodrigo Lindoso: Em poucos minutos, a lentidão habitual - 4,5

Felipe Conceição: Resultado para sua primeira partida no comando foi ruim. A tentativa de mudar algo é válida. Agora precisa colocar tudo na balança (esquema e peças) para que possa ser melhor avaliado também - 4,0

36 comentários:

Anônimo disse...

E Felipe "Tigrão"já pronunciou como satisfeito com o elenco. Realmente um ano com fortes emoções, mais um por sinal...

Marcelo Lopes

Ricardo Rocha disse...

O treinador estava com esses caras ano passado. Não é um menino, tem que se posicionar e barrar os laterais e Brenner. Não vejo perfil para isso mas posso estar enganado.
Quanto ao presidente, vai trabalhar, achar um modo de trazer dois laterais e um goleador. Não será um ano fácil. Vinte e três anos...

Anônimo disse...

O QUE É QUE VOCÊ TEM CONTRA O MARCUS VINICIUS, O CARA ENTROU E MUDOU O JOGO; JÁ O VALENCIA NÃO VI NADA, UMA NULIDADE COMO TODO TIME ATÉ A ENTRADA DO MARCUS VINICIUS ÚNICA BOA COISA DO JOGO. USE O ÓCULOS E DEIXE SUAS PERSEGUIÇÕES A CERTOS JOGADORES DE LADO.
OPINIÃO CADA UM TEM A SUA, BOLA PARA FRENTE.

MELO

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, ninguém em sã consciência deve falar isso a sério (sem mentir) quando lembra de Arnaldo, Gilson, Brenner e Pimpão de titulares. Prefiro acreditar que ele estava apenas não querendo se queimar antes do primeiro jogo com o grupo e diretoria. rs
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Daqui a pouco, aparecerá alguém do Clube (ou da imprensa)culpando a torcida,3...2...1...

Leonardo Germano disse...

Deus abencoe o Botafogo.

Anônimo disse...

Rodrigo.

Sobre o jogo de hoje, nada a declarar. Mas uma atitude tomarei a amanhã pela manhã, quando acordar antes mesmo do café matinal, irei a uma farmácia comprar o meu Lexotan. O ano promete !!!!
Se não vejamos.....Brener, Gilson, Arnaldo, Pimpão, Tigrão e outros, é dose. Eu tinha algumas expectativas sobre o Matheus Fernandes pela seriedade, mas depois dessa (não sei o que dizer) pintura no cabelo, parei.

Patinhas.

Ezieljr disse...

É a poderosa portuguesa quase saiu com a vitória... Ainda bem que não passamos esse vexame. Rodrigo esse estadual e muito fraco é um torneio que não tem nenhum atrativo interessante e ridículo ate levar a sério as partidas. Pra quê 5 substituições? Os caras querem reinventar as regras atuais do futebol. Pow e ridículo... Um torneio em que o time pode ser campeão dos dois turnos, porém pode perde o estadual se perde a final pow não dá pra levar a serio isso...

Agora sobre o jogo o empate foi injusto pro humilde time da portuguesa... Na boa Botafogo tinha que perde de cara logo pra ver se a diretoria toma jeito e faça logo algo pra mudar o time. Precisamos de laterais pra ontem e de um centroavante brenner e piada de mau gosto.

Rodrigo Federman disse...

Celso, também acho que ele precisa ter personalidade e barrar essas duas amebas das laterais.

Melo, curioso é que no final do seu comentário você diz que "opinião, cada um tem a sua". Pois é, fera. Basta respeitar, né?

É, Leonardo. Que ele esteja olhando com atenção para o Botafogo em 2018.

Patinhas, já renovei meu estoque para a temporada. hahaha! Sobre o cabelinho do Matheus, tô contigo. Gosto do estilo Telê, que proibia papagaiadas e babaquices de atletas idiotas e acéfalos até mesmo fora de campo.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eziel, mas convenhamos que empate com a Portuguesa (em casa e com gol aos 49 minutos do segundo tempo) também não deixa de ser um pequeno vexame, né?
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Uma pelada, o jogo dos 4 erros. Não fosse isso essa pelada terminaria 0X0. Pimpão, Brenner, Arnaldo e Gilson titulares é muito para o nosso visual, eles são muito ruins. O esquema me parece indefinido e os jogadores parecem desconhecer suas funções e um time bastante estático. Não consigo ver o LV como armador e dois atacantes abertos também não entendi, principalmente porque falta movimentação das peças. Fora isso, os erros de passes e a falta de jogadores de talento é preocupante. Apenas darei um pequeno desconto por ser o primeiro jogo da temporada e com apenas 12 dias de treinos. De qualquer modo não dá para ficar otimista. Sei reforços a coisa vai ser tensa. ABS e SB!

Marcio disse...

E um jogador da Portuguesa saiu de campo lamentando o resultado, "empate com sabor de derrota".
E o pior é não poder dizer que a visão que ele teve do jogo foi equivocada.
Primeiro tempo onde praticamente nada foi apresentado, ou melhor, foi apresentado muitos erros de passes, desorganização, espaços entre as linhas... Para completar, a defesa assistiu a bola cruzar a área no primeiro gol e no segundo, uma falha clamorosa do Jéfferson.
No segundo tempo, uma penalidade máxima bizarra cometida pelo adversário, aproveitada pelo Brenner, deu chance ao BOTAFOGO, de forma atabalhoada, buscar o empate, o que ocorreu no último lance do jogo.
O fato é que as laterias estão péssimas, o ataque é sofrível e o meio campo tenta alguma coisa de forma muitíssimo acanhada. Além disso, penso que a zaga precisará ser melhor protegida, não necessariamente jogando com três volantes; talvez três zagueiros melhore o cenário do setor.
A certeza é que o trabalho será longo e árduo, pois determinadas situações ocorridas eu não coloco na conta do inicio de temporada.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, apenas por ter sido o primeiro jogo, a parte tática ainda vou relevar um pouco antes de opinar com mais contundência . Mas concordo com você no que diz respeito aos jogadores que não podem ser titulares e o pouco talento no grupo.

Marcio, seria revoltante ler/ouvir isso que o jogador da Portuguesa falou...se ele não tivesse com a razão.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Até corte de cabelo querem proibir...ainda bem que o poder de alguns aqui é so atrás da tela e digitar um comentário senão o pau de arara estaria em fila até hoje. O falso moralismo transborda pelo blog e é um belo afago no alto astral. Pra cima deles povooo e fogooo! Abs e sa Jorge

Rodrigo Federman disse...

Jorge, existe diferença de "querem proibir" com "eu proibiria". Fora isso, amigo, quem não curte ou consegue respeitar o que eu e alguns amigos escrevem, a alternativa é bem simples e indolor.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Quem inventou LÉo Valencia no Botafogo? Que desgosto um cara destes como nosso camisa 10
VOLTA PARA O CHILE, RESERVA EM MINHA PELADA.

MELO



Abel Santos disse...

Tenebroso. É o mínimo a se dizer. A diretoria parece burocrática demais e não sente vergonha do que está em campo. Se não podem fazer melhor, ao menos demonstrem estar com vergonha. Até nossos goleiros estão fraquejando. Que saudades daquele time que jogou de agosto/16 à setembro/2017. Era um time sofrível, mas eu sabia que sentiria saudades dele.

J. Daniel disse...

Time ridículo, fraquíssimo. Diretoria, agora não tem outra opção, ou arruma um time ou a temporada estará comprometida. Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

Ok, Melo.

Abel, achei péssimo também, mas não sinto saudade alguma do time de 2016.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, a desculpa da falta de dinheiro está pronta. Ou seja, esquece...eles não contratarão ninguém para chegar e logo ser titular indiscutível.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Antes que apareça alguém com saudades do Sr Everest, lembro que com ele perdemos na estréia do carioquinha...

Marcio disse...

E não podemos nos esquecer que dos onze que iniciaram a partida, apenas o Luiz Fernando não estava no Time em 2017, ou seja, a grande maioria e´sabe a forma que os companheiros atuam.
Assim, para ver as atuações pífias de Arnaldo, Gilson, Pimpão, Brenner e outros, melhor seria ter iniciado a partida com mais jovens em campo, já que seria praticamente impossível apresentarem um futebol pior.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Bem lembrado, Celso. E que também não conquistamos nada com ele.

Exato, Marcio. Entrosamento não pode ser desculpa.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Caramba, o grau de exigência tá forte por aqui! Primeiro jogo da temporada de 12 dias..
Calma gente! Prefiro procurar as qualidades, detectar os defeitos e ver se esses tem solução.

QUALIDADES:
- O time está mais leve sim, com mais opções ofensivas. O Léo Valencia, o Marcos Vinicius e o Luis Fernando com a munição do João Paulo (jogou muito em parte do segundo tempo), cada um em seu tempo, conseguiram gerar situações de mais ofensividade e contundência;
- O Ezequiel entrou muito bem, fazendo jogadas mais agudas e com melhores resultados, tanto quanto o Marcelo;
- Ainda veremos as estreias do Renatinho e do Leandro Carvalho.
- A Portuguesa fez 2 jogadas: uma falha da zaga e outra do Jefferson (fora da curva), mas o time teve poder de reação. Ano passado, quando dependíamos da força do ataque ficávamos a ver navios.

DEFEITOS:
- A lentidão da defesa em se recompor. Talvez a entrada do Marcelo no lugar do Carli dê mais velocidade e leveza a essa defesa. Mas não supre a falta de qualidade técnica das laterais;
- O Arnaldo é fraco pra médio, mas o Gilson é fraco pra péssimo. Não dá tempo pra tentar melhorar o que não tem solução. Se dá para testar bastante nesse modelo de 5 substituições, testa logo o jovem Yuri.
- O Brenner também é fraco. Tentaria o Pimpão centralizado. Não precisa de centro avante trombador e o Pimpão tem bom faro de gol, sabe chutar. Romário nunca foi trombador. Felipe Conceição não foi.
- O Lindoso conseguiu ser o mesmo ineficiente em 15 minutos de presença em campo.

CONCLUSÃO: Não dá para ter nenhuma conclusão séria nesse inicio de temporada. 12 dias são pouco tempo tanto pela condição física, quanto técnica, quanto tática. mas certezas existem: 2 laterais fracos, 1 centro avante fraco e o fraco Lindoso que não acrescenta nada.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, lógico que é cedo (eu também frisei isso), mas o nível de exigência em um clube grande como o Botafogo tem que ser sempre alto. Se não, amigo, desculpa, mas corre o risco de aceitarmos de vez o papel de coadjuvante eterno, tamanha passividade e conformismo de muitos dos nossos torcedores. Primeiro jogo da temporada, pouco tempo de treino, mas mesmo assim, é sempre inadmissível empatar com Portuguesa...em casa. Eu não consigo achar normal ou aceitável.
Abs e SA!!!

alex disse...

Bom dia a todos, fala Rodrigo !!
Sinceramente esperava mais do time , porque manteve a maioria dos jogadores em campo ( sem bruno e o roger).Tinhamos sem dúvida mais entrosamento , mas vem com essa conversa de 12 dias de treinamento , um saco ...apesar de fracos , eles desaprenderam a jogar ?
Sinceramente , tem jogador do ano passado que não dá para ser titular, o tecnico Felipe vai ter muitoooooo trabalho.
Vou aguardar mais jogos para comentar ...

Rodrigo Federman disse...

Grande, Alex. Quanto tempo. Cara, saí com a mesma sensação. E também tinha a mesma esperança antes do jogo começar.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rapidamente, relativo ao comentário do Alex "eles desaprenderam a jogar?", digo que não se desaprende aquilo que nunca se soube.
Pimpão, Gilson, Brenner, Lindoso por exemplo raras vezes apresentaram muito mais que ontem.
São fraquíssimos.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Pior que é verdade, Eduardo.
Abs e SA!!!

Leo disse...

MV não mudou o jogo. Aliás mal pegou na bola. Atuação abaixo do Valência, que pelo menos participava do jogo. MV achou o gol de empate no último lance e nada mais

Rodrigo Federman disse...

Também achei isso, Leo.
Abs e SA!!!

Leo disse...

Estava lendo os comentários e pensando a mesma coisa. Parabéns pela linha de comentário, e pela análise coerente.
O time está mais leve sim, o problema são as peças. Antes era o jeito de jogar E as peças. Muitos ajustes precisam ser feitos, ontem por exemplo no 1° tempo ele tinha MF, JP e Valência, com Matheus mais atrás, a frente da zaga.
No 2° tempo, JP jogou ao lado do MF.
O mais importante de 17 pra 18 em minha opinião é que saiu um volante e entrou um meia no time, ponto. Isso soltou o time. A entrada do LF vai melhorar nossa linha de frente e o conseqüente recuo do Valencia vai melhorar o meio. Pena que foi o Bruno Silva que saiu, imagina se essa mudança de posicionamento fosse saindo o Lindoso.
A questão como disse acima, são as peças. Pimpão tá mal demais. Gilson tá mal demais. Continuam mal, na verdade. Yuri e Ezequiel/Leandro devem ser testados, com o passar dos jogos será impossível pro FC continuar com os atuais titulares. Arnaldo também abre brecha para testar Luis Ricardo, assim como Matheus que parece desligado em momentos da partida. E esperemos o aguardado camisa 9 chegar, pois Brenner é um bom reserva e excelente conbrador de pênaltis.


SA!

Leo disse...

Questão dos 12 dias creio ser mais física, no que se refere.


SA!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Leo. O FC não poderá perder muito tempo em testar mudanças no time titular.
Abs e SA!!!

Jessé disse...

Valencia n foi o pior em campo, foi um dos q mais levou perigo, foi um dos q mais correu junto do JP, LF e Ezequiel quando entrou, arriscou uns 3 chutes perigosos de fora da area e varias viradas de jogos ou lancamentos longos, n teve grande destaque, mas n foi dos piores em campo

Rodrigo Federman disse...

Concordo contigo, Jessé.
Abs e SA!!!