25/01/18

Melhorou só um pouquinho




Depois de dois empates, finalmente o Botafogo venceu em 2018: 2 a 1 (Arnaldo e Brenner) sobre o Macaé. Resultado que levou o GLORIOSO para a vice liderança do grupo e mais próximo das semifinais do primeiro turno do estadual.

Eu confesso que não consegui acompanhar com atenção a primeira etapa, mas mesmo com alguns relances (além do segundo tempo inteiro), deu para perceber que foi a "menos pior" das três partidas até agora. O que não significa muita coisa, afinal, os empates contra Portuguesa e ECTD foram sofríveis. Hoje, apesar do triunfo, o time continuou bastante espaçado e sem tanta mobilidade/movimentação. Como falou o Jefferson no intervalo: Faltava "tesão".

Nos 45 minutos finais, marcamos um gol, sofremos o empate e desempatamos logo em seguida. Mas a qualidade do futebol ainda não agradou. Só no finalzinho do jogo, após as três últimas mexidas, quando tivemos mais campo para contra-ataque e um time veloz. Mesmo assim, faltou posse de bola e calma.

Enfim, ainda é o começo...
...mas alguns pontos não podem passar em branco, né? Entre eles, aprimorar a marcação, bolas aéreas e mais posse de bola.

Dá para melhorar? Não...é obrigação melhorar. 

No próximo domingo, em casa, precisamos ver alguma coisa diferente contra o Boavista.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 2 x 1 Macaé

1- Jefferson: Duas grandes defesas - 6,5

2- Arnaldo: Apesar do gol, é fraco demais - 4,5

3- Marcelo: Não comprometeu - 5,5

4- Rabello: Mesmo nível do companheiro - 4,5

5- Matheus Fernandes: Está sobrecarregado na marcação, mas jogou sério e firme - 5,5

6- Gilson: Não fedeu e nem cheirou - 5,0

7- Rodrigo Pimpão: Não marcou gol, mas hoje fez uma boa partida tática e também técnica - 6,5

8- João Paulo: É o cara que dita o ritmo do time - 5,5

9- Brenner: Um gol, ok...mas não pode ser o 9 do time - 5,0

10- Valencia: O toque para o gol do Arnaldo foi lindo, mas só fez isso de útil - 4,0

11- Luiz Fernando: Segue com alguns lampejos, apenas - 5,0

12- Kanu: Logo na primeira bola, falhou no gol do Macaé. De resto, se acertou em campo - 4,5

13- Dudu Cearense: Entrou para atuar como zagueiro e tirar a bola da defesa - 4,5

14- Luis Ricardo: Não conseguiu fazer nada diferente do fraco Arnaldo - 4,5

15- Ezequiel: Um pouco afobado para mostrar serviço logo - 4,5

16- Renatinho: Estréia empolgante. Deu dribles, arriscou chutes e mostrou personalidade - 6,0

Felipe Conceição: Continua insistindo com determinados jogadores e demorando demais para mexer. Precisa também ter mais pulso na beira do campo. Ainda não convenceu - 4,5

35 comentários:

Ezieljr disse...

O time ainda não esta bom mais hoje teve uma melhora... Mais acho que FC esta insistindo muito em jogadores ruins. Arnaldo tá difícil de aturar não dá ele é muito ruim. Na marcação mano a mano ele perde todas é impressionante. Ponto fraco na nossa defesa disparado.

Sobre a defesa na boa temos que melhorar muito. FC tem que treinar mais a defesa os caras são bons mais a bola alta continua sendo um pesadelo na nossa área. Isso tem ser treinado todos os dias pra melhorar nessa jogadas porque vai ser ruim tomar gols todos os jogos de bola alta na área.

Esse meio campo tem sofrer alteração pra ontem e digo mesmo paras as laterais.

Rodrigo Federman disse...

Eziel, as duas laterais, reforço na marcação no meio e bolas aéreas...para ontem! E para começar. rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Considerando a situação na tabela de classificação e o tempo que não conquistava uma vitória, o resultado foi muito bom.
Analisando o jogo apresentado, mais uma vez não foi grandes coisas.
No primeiro tempo o BOTAFOGO, inciou tentando tocar a bola e mesmo conseguindo algumas oportunidades, mostrou-se um time muito espaçado em seus setores, baixa movimentação individual e, o que é pior, pouco ímpeto na busca pela vitória.]
No segundo tempo, o Time voltou sem alterações e continuou apresentando os mesmos problemas; contudo, em um excelente passe do Valencia, Arnaldo marcou o primeiro gol.
Entretanto a vantagem conquistada não foi suficiente para dar tranquilidade ao Time, que continuou cometendo os mesmos erros e foi castigado quando um cruzamento executado no setor do Gilson, a zaga, que vem falhando desde que começou o campeonato, permitiu o gol adversário.
E em uma noite de surpresas, Pimpão que também não fazia um grande jogo, mais um, fez um cruzamento na medida para o Brenner colocar definir o placar para o BOTAFOGO.
Não custa ressaltar duas defesas do Jéfferson, antes e depois do gol do Arnaldo, uma aos 4 e outra, espetacular, aos 9 do segundo tempo.
Uma coisa me pareceu clara, pelo que mostrou no tempo em que esteve em campo, Renatinho merece iniciar a próxima partida, não faltam candidatos ao banco de reservas.
Brenner deveria ser proibido de sair da área, a zaga precisa de atenção especial e, principalmente, pensar em opções para as duas laterias; o meio de campo precisa de movimentação, aproximação e criatividade; e para terminar, o Felipe demora muito para fazer as substituições, hoje poderia ter voltado para o segundo tempo com umas duas.
Espero que essa vitória permita tranquilidade e evolução consistente já na próxima rodada.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo muito quando diz que, antes de boa partida, era importantíssimo voltarmos a vencer. Feito isso, agora é hora de começar a mostrar evolução física, tática e técnica mesmo. Se comparado aos dois primeiros jogos, até houve...mas ainda muito discreta. Só discordo da avaliação do Pimpão. Hoje eu realmente gostei da partida dele.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Gostaria de complementar o que acho dos laterais.
Se houvesse uma ordem obrigatória para sacá-los do Time, o primeiro seria o Gilson e explico:
Ele por várias vezes quando sai para o ataque, não se posiciona de forma a possibilitar que se faça o dois contra um, ou um passe de quem efetivamente joga no meio, ele sai e se posiciona como um meia; quando ocorre da bola ser perdida, além de deixar, obviamente, espaço na lateral, volta andando.
Já o Arnaldo, que também está passando do tempo de ser titular, pelo menos se "comporta como um lateral, não se aventurando a fazer o que não sabe.
Os dois são ruins, mas o Gilson passa a sensação de que acha que joga mais do que joga.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo...a não ser quando o Arnaldo dá uma de "touro bravo" abaixando a cabeça e querendo romper leis da física. Pior que tem sido pelo menos duas dessas por jogo. hahaha
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Uma correção:
O Arnaldo está passando do tempo omo titular.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcio.
Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Cara se não fosse pelo gol Arnaldo seria pra o pior em campo. Sobre o valência não acho um jogador ruim, na verdade ele tem um passe muito bom o único defeito grave que vejo nele é que em boa parte do jogo ele se esconde. Sobre Renatinho o cara nos primeiros lance já mostrou rapidez de racionio e mostrou que pode ser muito produtivo no meio campo.

Lucas lima disse...

Bia noite amigos alvinegros , não assiti o jogo mas pelos comentários acho que melhoramaos em relação aos 2 primeiros jogos espero essa comstante , o time eh limitado mas o futebol brasileiro também eh ! Saudações alvinegras !

Rodrigo Federman disse...

Eziel, o Arnaldo foi dos piores mesmo. O Valencia tem sim, técnica, mas se esconde demais. Já me cansou também.

Sim, Lucas. Foi uma melhora bem pequena, mas, de fato, houve.

Abs e SA!!!

Lucas lima disse...

Rodrigo e amigos do blog pelo apresentado pelo valência , ele mostrou uma melhora em relação aos 2 jogos anteriores , e ao renatinho ele mostrou alguma qualidade ?

Abel Santos disse...

Ufa!! Ganhamos do "poderoso" Macaé !! Eu temia o pior... Mas, quanto ao futebol, continua uma tragédia sem esperança. E, sinceramente, em outros tempos Jefferson defenderia aquela bola.

Rodrigo Federman disse...

Lucas, do Valencia, não achei. Renatinho, sim.

Abel, gostei da partida do Jefferson.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

E sem esquecer que os resultados do carioca devem ser analisados dentro do contexto do próprio campeonato; para as fazes mais agudas da Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Sul-Americana o grau de exigência será bem mais elevado.
Tem de fazer uma análise muito criteriosa da tabela dos campeonatos a serem disputados, fazer uma avaliação criteriosa dos adversários conhecidos e possíveis e saber como aproveitar a parada para a Copa do Mundo para reorganizar e voltar firme para o restante da temporada.
Espero, sinceramente, que o BOTAFOGO tenha tudo muito bem definido em relação as variáveis que podem ocorrer.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu sinceramente não boto muita fé que exista tudo isso muito bem definido por lá.
Abs e SA!!!

Pedro Lima disse...

A defesaça do Jefferson teria sido inútil se o Brenner não estivesse ali de zagueiro para espanar a bola que havia sobrado para um jogador do Macaé. É como se o Brenner tivesse feito dois gols hoje.

VinnyMarques disse...

O Valência não jogava aberto no Palestino? Ontem, se não pelo passe, foi bisonho. Arnaldo, se não pelo gol, foi bizarro. Gilson é horroroso! Pimpinho foi inacreditavelmente bem. LF lampejos, e Brenner só fez o gol. A nossa proteção à zaga está horrível. Nossos laterais são duas mulas. E a esperança é o Renatinho e a chegada de pelo menos mais dois atacantes e a saída dos que sabemos que não jogam porra nenhuma, pra dar lugar aos da base, ávidos por umas oportunidades.

Pix disse...

5 substituições feitas e Lindoso não saiu do banco....

Rodrigo Federman disse...

Pedro, aí já acho exagero. Ele fez um gol e o Jefferson uma grã de defesa. Rs

Vinny, eu não conhecia o Valencia. Confesso não saber como ele jogava antes no Palestino.

Pix, graças a Deus.

Abs e SA!!!

Santos disse...

Já vi alguém jogar consigo, por falta de parceiro, mas, dialogar é algo inusitado. Merece por um freio ABS também.
SB

Ricardo Rocha disse...

Quem conhece Dori? Estudo de contrato de 3 anos. Será que 3 anos não pagaria 1 ano de um bom goleador?
Bom,vai que este é um craque "escondido" por SETE ANOS na China...

Rodrigo Federman disse...

Não entendi, Santos.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Celso, mais uma vez, empresários batendo na nossa porta com dvds editados.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Dizem os professores que o gol é apenas um detalhe. O LV não tava jogando nada, mas fez a jogada mais importante dele na partida: o passe para o 1º gol, mas isso é apenas um detalhe. Concordo que o LV não tá grandes coisas, inclusive porque está mal posicionado, ele não é armador, é atacante para jogar aberto como bem salientou o Vinny, mas os professores gostam de inventar e insistem no LV como um armador. Não é que ele se esconda, ele não sabe jogar no meio, não encontra o espaço. O Gérson, o grande Canhota de Ouro não jogava porra nenhuma na ponta esquerda, mas o flávio costa queria que ele fosse ponta, e aí o Gérson que tinha muita personalidade se recusou a continuar jogando na ponta. Longe de estar comparando o LV ao magistral Canhota, mas cabe ao treinador saber observar as características de seus comandados. É só recordar que a Holanda de 74 se classificou para a copa pela repescagem e, com Rinus Michels jogadores que não jogaram nada na fase de classificação na copa jogaram barbaridade, e olha que a maioria jogava junto o Ajax.
O Brenner é fraco, mas justiça seja feita: fez o gol da vitória e salvou o que seria o empate. O grande problema dele é que não se posiciona corretamente e não dá opção aos companheiros, além de ser um jogador de poucos recursos técnicos.
Sobre os laterais é chover no molhado: são muito fracos e comprometem a defesa.
Esse Renatinho me pareceu um jogador bem interessante, pois mostrou habilidade, coisa quase inexistente no Botafogo atual e muito importante: personalidade. Gostaria de vê-lo começando alguns jogos para poder avaliar melhor o jogador. Parto do princípio que não se deve julgar um atleta com poucos jogos.
Sobre o time em si do ponto de vista tático, o Márcio chamou a atenção de dois aspectos muito importante e que são evidentes: o espaçamento do time e a falta de movimentação das peças, o que acaba dificultando a progressão do time ao ataque e naturalmente compromete a defesa quando atacado.
Outro jogador que pode vir a dar alegrias é o Luís Fernando, mas também é cedo para julgá-lo. O problema é saber como se comportarão o Renatinho e o Luís Fernando enfrentando times melhores qualificados.
Acho que seria urgente a contratação de dois laterais e um centro avante mais qualificado que o Brenner, ou então procurar na base, por que com esses aí a coisa vai ficar preta, se é que já não está, talvez por enquanto seja apenas preta e branca. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, até concordo que pode ser questão de mal posicionamento em campo, mas então o Valencia precisa chamar o FC e conversar sobre o melhor local que gosta de atual, pois caso contrário, se queimará logo com a torcida e perderá a vaga de titular com muita facilidade, né?
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

O Botafogo melhorou um pouco no jogo de ontem, mas não o suficiente pra dizer que este é o time que a torcida esperava. O Renatinho provou que pode ser titular fácil, enquanto Arnaldo, apesar do gol, Gilson e M. Fernandes como homem de combate e o Brenner, vão ter que jogar o dobro para me convencerem. O MF é bom jogador, mas como primeiro volante ainda está devendo. O Léo Valência, este não me convenceu desde que chegou. O Igor está sentindo falta do Carli, ainda não entrosou com o Marcelo. Com a contratação do centroavante, laterais, primeiro volante mordedor e um 9 autêntico, passo a acreditar numa boa temporada. Senão, teremos mais um ano de jejum. Minha opinião. Saudações Alvinegras!!!

Dedê Raposão disse...

Pq vcs chamam o time dos Flores de ECTD? O q significa isso?

Anônimo disse...

RODRIGO e amigos,algumas realidades,acredite quem quiser:
1.os que acham o nosso time horroroso,devem assistir aos jogos de outros campeonatos.Constatarão que,na maioria,a mediocridade é bem parecida.É a realidade do futebol brasileiro.
2.quando o FC começará uma partida testando substitutos para os 4 cavaleiros do apocalipse?
3.incluo mais um no seleto grupo acima,o LR.Renovar o contrato desse ex jogador por dois anos,deve ser dinheiro sobrando ou muita amizade com o seu "CUIDADOR".
4.o Renatinho,em pouco tempo,pareceu-me que poderá ser útil ao time.
Para encerrar,não pela suada vitória,mas achei o grupo,com exceção dos quatro CDA,menos ruim em campo.BEOCUTAS.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Dejair, Eterno Clube de Terceira Divisão.

Jota, tira-se uns 4 times e os demais são bem parecidos mesmo. E nivelado por baixo.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, eu já gostei do MF. Só acho que ele precisa de mais alguém para auxiliar na marcação, pois com Arnaldo e Gilson nas laterais, qualquer um fica sobrecarregado demais.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sinceramente, dentro do meu pouquíssimo conhecimento sobre futebol, penso que não temos armador algum no Time do BOTAFOGO e, pior, alguém que domine as necessidades do setor.
Sem absolutamente comparar jogadores, citarei dois exemplos atuais, Iniesta e Busquets.
O primeiro é um dos maiores que vi na função, qualidade técnica excepcional, visão de jogo e aquele que comanda; já o Busquets, que é muito bom jogador, sempre se posiciona de modo a ser o desafogo aos companheiros e faz um trabalho importante entre as intermediárias.
O Sabbato citou o Canhota, que em algumas entrevistas já disse que quando algum jogador de frente se aproximava muito do meio campo, ele, o Canhota, o mandava voltar para o ataque porque só iria atrapalhar. E é verdade, pois se o cara vem jogar próximo ao armador, como este fará o lançamento em profundidade se não há gente no ataque?

Contam que certa vez o Xavi, ainda criança, foi questionado pelo seu pai:

"Filho, por que você está aí parado e não vai ao ataque como os outros?"

E o Xavi respondeu:

"Porque se eu não estiver aqui, a bola não chegará até lá"

Futebol se joga com os pés e também com a inteligência e a resposta do Xavi, encontra segurança no que o Canhota pensava e pensa.

O jogo e a montagem do Time, não me passam segurança, muito trabalho e ajustes serão necessários. Por isso não sou adepto do que chamam de futebol moderno.
Nesse sentido, o BOTAFOGO deveria buscar um caminho independente, fazer diferente dos outros e já estar preparado para "fabricar" as peças adequadas ao seu jogo diferente.
Não se pode pensar o futebol com um manual de instruções aberto.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. Disse tudo o que penso. 100% de acordo.
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Rodrigo só eu acho que o Arnaldo é o novo Cafu?

Rodrigo Federman disse...

Longe disso, Tiago.
Abs e SA!!!