28/02/18

Protagonista (?)




Com a mudança de comando técnico e, principalmente com a contusão do Matheus Fernandes, o Rodrigo Lindoso recuperou a posição de titular e foi bastante elogiado pelo Alberto Valentim:

"- O Lindoso está recuperando a forma, já chegou num nível de protagonista na profissão. Está treinando muito forte e tem se entregado muito. São números que a gente colhe da fisiologia, foi o que mais correu e mais distância percorreu contra o Nova Iguaçu. Teve muita intensidade. Além de jogar, procura nos ajudar na fase defensiva".

Rapaz, nível de protagonismo! A que ponto chegamos!

Mas enfim, respeito o Lindoso, mas no meu time, seria reserva. E para o próprio Matheus. Pelo menos eu gostaria de ver o MF atuando com essa nova formação tática e time montado pelo AV, afinal de contas, ele foi bastante criticado no início da temporada...
...mas não esqueçamos que na zona do Felipe Conceição, só ele marcava todos adversários. E ainda tinha Arnaldo e Gilson nas laterais. Ou seja, ali, amigos...qualquer um pagaria o pato.

Em igualdade de condições, eu até concordo que o Lindoso seja mais forte, porém, prefiro uma característica que vejo apenas no MF: A de não se esconder da bola, ou seja, não ter medo de arriscar.

Aos amigos, pergunto: Com Marcinho, Marcelo, Moisés e João Paulo um pouco mais recuado, qual dos dois vocês preferem? 


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

53 comentários:

Sergio disse...

Não sou fa do Lindoso, mas justiça seja feita: tá bem melhor que o MF que não ta jogando nada desde aquelas partidas da copa do Brasil contra os mulambos. Mas dizer que o Lindoso é protagonista aí é demais pro meu gosto.
Não variar o que aconteceu com o MF para estar tão mal, seja marcando e principalmente a inacreditável falta de precisão no passe. Deve ser a convivência com tantas barangas. ABS e SB!

Anônimo disse...

Ricardo
Pra mim, no futebol, o cara tem que correr o necessário, ser forte na inteligência e principalmente saber jogar bola.Coisas que o Lindoso passa longe.
Colocar em campo um cara que corre mais do que os outros e não chega em lugar nenhum e tentar enganar os outros.

Renan Bernarde disse...

Gosto muito do MF, porém ele tecnicamente ele é fraco, falta treinar alguns fundamentos: chutar a gol, passes longos e lançamentos. No entanto, o MF desarma muito mais que o Lindoso , faz uma proteção melhor. Além disso, tem um grande potencial de negociação.SA!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, discordo...e explico: Na reta final do ano passado, ninguém jogou bem. Nesse ano, vimos o Lindoso duas vezes (na chance que teve com o FG também foi muito mal) com o time mais arrumado do AV e o MF em todos os jogos foi jogado aos leões sem qualquer ajuda naquela zona do FC.

Ricardo, e até mesmo esse lance de correr mais eu contesto. O cara só se esconde atrás dos adversários e próprios companheiros.

Renan, eu sou muito mais o MF. Gostaria de vê-lo agora com esses novos laterais e o AV no comando técnico.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Impressionante como esses acéfalos do Botafogo como Gibson, Arnaldo, Lindoso e outros não se machucam.Talvez por isso seja raro ver o Botafogo ganhar uma dividida.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, hahaha. Faz sentido.
Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

Lindoso é agora protagonista? Bem, essa é a realidade...
Eu até me calei quanto ao time, estou esperando um teste válido para saber se houve da fato alguma evolução. Algumas peças parecem se encaixar, mas não houve um teste válido.
O jogo contra o Flamengo, seja lá qual for a escalação do adversário, é um bom teste. Estou aguardando ansiosamente este jogo e torcendo muito para que eu esteja totalmente errado no meu extremo pessimismo.

jorgeFS disse...

Espero ver MF e IR editarem o futebol do início do BR do ano passado, se conseguirem achar o que esqueceram não se sabe onde, seram titulares sem duvida, pelo menos no meu modo de ver, que não passa de mais uma opinião.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Abel.

Jorge, mas não acho que o IR esteja mal. Da mesma forma que não vi essa queda toda apenas no MF.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,por essas questões prefiro sempre criticar ou elogiar após as partidas.O cara joga bem hoje e amanhã é um perebão.
Sobre o LINDOSO,na última partida jogou bem.Deu alguns bons passes longos,o que é raro,marcou como deve ser e deu um passe muito bom na cabeça do IR que cabeceou em cima do goleiro.Fiquei surpreso com a sua boa atuação,pois não o admiro como jogador.Caso jogasse sempre dessa forma,seria titular.Não tenho marcação com A ou B,nem fico ranzinza porque o cara que eu não gosto jogou bem.Também tenho as minhas preferências,mas tento sempre reconhecer quando o jogador que não admiro vai bem.
Quanto ao MF,depois que disseram que os espanhóis estavam de olho nele,ficou com uma máscara do tamanho da do atual reserva do Cruzeiro,que também se achava.JOTA.

Fabio Lucas disse...

Meu meio campo seria assim: Matheus Fernandes e Marcelo/Joao Paulo e Luis Fernando

Reservas mas quase titulares: Lindoso e G.Bochecha/ Marcos Vinicius e Renatinho

Rodrigo Federman disse...

Jota, também não tenho marcação. Mesmo sem gostar do Lindoso, no último jogo eu também disse que ele foi razoavelmente bem. Agora, sobre a tal máscara do MF, juro que não consigo ver assim,

Fabio, não tenho opinião sobre o Marcelo. Já o LF, não seria meu titular.

Abs e SA!!!

Lucas lima disse...

Boa tarde rodrigo e amigos do blog , quanto ao assunto abordado acho o Mateus Fernandes superior ao lindoso , mas não o escalaria como cabeça de área e sim como segundo volante ou alternando com um outro volante marcador e de bom passe o problema e achar um com essas caracteristicas no mercado dentro do nosso orcamento até agora não entendo pq não tentaram manter o Airton mesmo com as contusões quando atuava sempre se destacava nesses 2 fundamentos que citei , mas enfim são aguas passadas eu tentaria matheus Fernandes com o bochecha ou até com o lindoso para dar mais suporte a a marcação e ter uma saida de bola com qualidade o problema eh tanto o bochecha não ta sendo testado , como o matheus fernades parece que sentiu o peso da camisa e o lindoso eh de uma regularidade absurda de passes de 10 cm parece que tem medo de errar e fica sempre na zona de conforto dele assim não adianta ter uma dupla com qualquer um desses citados jogando o que estão jogando hj , espero que o valentim consiga extrair algo do bochecha e do mateusinho qualidades eu sei que eles tem , mas quanto ao lindoso já perdi as esperanças nele , 3 anos de time e não consegue uma estabilidade confesso que vi algumas poucas partidas boas algumas pessimas e e a maioria nessa mesmice de acertar passe lateral não fazer falta e se esconder do jogo ele ja devia ter saído do time ! Saudações alvinegras

Rodrigo Federman disse...

Lucas, acho válida essa ideia também. O problema hoje é o tal primeiro volante. Se não é o MF, definitivamente também não é o RL. Tomara que seja esse tal Marcelo então.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

o protagonismo do Lindoso está mais para antagonismo do que outra coisa...
Nesse último jogo, o Lindoso se apresentou mais para jogar, o que significa que o A. Valentim não deseja que o jogador fique guardando o seu posicionamento.
Já o M. Fernandes, mesmo considerando a bagunça do inicio dessa temporada e o final melancólico da anterior, caiu muito o seu jogo individual, pois está errando praticamente tudo; como é jovem e já apresentou um futebol melhor em algum momento, não custa receber uma nova oportunidade em uma Equipe melhor organizada.
pelo que observei nos últimos jogos de ambos, inicialmente manteria o Lindoso (que fase!) e o M. Fernandes aguardaria um pouquinho mais.
SA!!!

Lucas lima disse...

Rodrigo fugindo um pouco do topico , o João paulo se fosse intessificado no trablaho ofensivo acho que seria o camisa 10 ou 8 ideal pra nosso time , eh alguem que joga sério e sempre com vontade , se ele tivesse cacoete de armador seria o 10 desse time fácil , fácil !

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu daria uma igualdade de condições para os dois mostrarem quem está no melhor momento. Principalmente agora, com o time mais ajustado na parte defensiva e sem aqueles tumores nas duas laterais.

Lucas, eu o vejo como um bom camisa 8. A 10 eu acho que precisa ser de um cara mais diferenciado.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fora do tópico.

Rodrigo, você se lembra do goleiro da Venezuela, Fariñez, que fechou o gol no jogo contra a Argentina em Buenos Aires, pelas eliminatórias?
Lembro que chegamos a comentar por aqui... Assisti uns três jogos dele pela seleção venezuelana e o achei bastante promissor. Pois bem, foi contratado pelo Millonarios, Colômbia, é é titular por lá. Lembrando que só tem 20 anos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, ou seja: basta ter departamento de inteligência de verdade.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Matheus Fernandes com as pernas amarradas é muito mais jogador do que o Ruindoso.

PAULO FERNANDO disse...

Demorei mais para escrever do que para pensar nessa questão: MF é muito melhor que o Lindoso e sua tese sobre os 2 refugos metidos a laterais sobrecarregando o trabalho dele é perfeita. Acabou pagando o pato injustamente.

Pedro Lima disse...

Amanhã já é Março e Airton não jogou 45 minutos ainda

Rodrigo Federman disse...

Pedro, é o eu falei: Colocaria o cara para consultar com especialistas de fora do clube.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Também acho, Loris.

Paulo, além do JP que naquela maluquice do FC atuava aberto pela direita e pouco ajudando na defesa (como está agora).

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Então quer dizer que o mestre dos passes laterais de até um metro e meio -esses são os longos- atingiu o "nível de protagonista na profissão" ? Te cuida, Botafogo ! Já, já Real Madrid, Barcelona, Chelsea ou PSG entrarão em acirrada disputa pelo nosso maestro ! E parem o futebol que eu quero descer !
Falando sério, e o AV só pode estar soltando palavras ao vento para dar uma moral para o cidadão, prefiro o Matheus. Era promessa e demonstrava ter grande talento e potencial na base, tem personalidade, começou bem nos profissionais. E vou além; gostaria de vê-lo reeditando a parceria com o Gustavo, outro jovem de grande potencial.
O Moisés desconheço. Tomara que seja uma grata surpresa. Por ora é aposta. Mais outra do Cassino de General Severiano.
Abs.

Eduardo Samico disse...

Errata. Onde escrevi Moisés leia-se Marcelo.
Troquei as bolas.
Abs.

Marcio disse...

E o BOTAFOGO acertou a renovação do Patrocínio Master com a Caixa para esse 2018; o valor é de 10 milhões de reais, o mesmo de 2017.
Por causa da não classificação à Libertadores, a crise brasileira e o fato do banco ter reduzido o valor total destinado aos patrocínios, o que causou redução para alguns e não renovação para outros, internamente o acerto foi considerado uma vitória.

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/botafogo-acerta-renovacao-de-patrocinio-master-para-2018-por-r-10-milhoes.ghtml

Não custa perguntar:
Será que enquanto negociavam com a Caixa, se deram ao trabalho de buscar outros possíveis patrocinadores?
Ou por causa da crise, sentaram e aguardaram o desfecho com a Caixa?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, depois que reparei que o Lindoso foi o selecionado pelo clube para as últimas coletivas, cheguei a triste conclusão de que sim, ele é tratado como "protagonista" no Botafogo. Que medo disso!

Com certeza não, Marcio. Eles não buscam nada novo. Esse mkt do Botafogo é muito fraco.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

O BOTAFOGO empatou com o Vasco e está na final da Taça GB, sub-20.
O que ocorreu de bom, fora de campo, foi o fato do Alberto Valentim ter acompanhado ao jogo, junto do Anderson Barros.
Posso estar enganado, mas não me lembro de outro técnico ter se dado a esse trabalho.
O Valentim parece estar muito motivado com esse trabalho no BOTAFOGO, está espremendo o que pode para obter os melhores resultados.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Muito legal isso, Marcio. Bom o técnico acompanhar a base in loco.
Abs e SA!!!

Pedro Lima disse...

Os especialistas que ele tem se consultado são de fora do clube, pois atualmente ele está no fluminenC.


SA!

Rui disse...

Nada contra o MF, mas sejamos honestos, é franzino pra jogar de volante, e é um volante que NÃO PISA NA GRANDE ÁREA, não me recordo de um chute a gol sequer do Matheus Fernandes desde que estreou.
Acho Lindoso um jogador burocrático, pouco efetivo, mas tem jogado melhor que MF, isso é fato.
Mas de qualquer forma MF terá sua oportunidade quando estiver recuperado, e muito provavelmente num time melhor treinado. Aí poderemos cravar quem merece ser titular.

SA!

Rui disse...

Valentim inclusive fez questão de se aprofundar na história do Botafogo

Rodrigo Federman disse...

Pedro, me refiro a especialistas mesmo e não apenas ortopedistas de clubes. Digo especialistas no topo de trauma que ele teve, etc...
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Rui, na reta final do ano passado, quando nada fazíamos, ele foi dos poucos a arriscar chutes. Sem pensar muito, me lembro da semifinal na Copa do Brasil quando nosso único lance da primeira partida. E contra o Grêmio pela Libertadores também.
Abs e SA!!!

Pedro Lima disse...

O cara joga a anos senão no primeiro, no segundo escalão (salarial) do futebol brasileiro.
E também não é a primeira contusão e nem no primeiro clube.
Se ele precisa, não procura um especialista top porque não quer.


SA!

Marcio disse...

Essa situação do volante, do que os técnicos costumam dizer que é moderno entrar na área é relativa; primeiro porque de novidade essa situação nada tem, quem viu o Falcão jogar, o Rei de Roma, sabe que ele já fazia esse tipo de jogada com a maior tranquilidade, se jogasse atualmente iriam colocá-lo de dez, tamanha a sua qualidade de jogo.
E o fato do jogador não entrar na área também não significa ser um jogador à margem do que se exige e cito como exemplo o Busquets, 571 jogos e somente 15 gols marcados; "faz" somente um jogo entre as intermediárias, só que está sempre próximo de onde a jogada se desenvolve. Ao receber a bola, sempre a passa a alguém com maior qualidade técnica e de organização, jamais está escondido durante a partida.
A questão é que no BOTAFOGO não há um jogador com domínio absoluto de suas funções de meio campo; além da técnica, é preciso ter a chamada inteligência futebolística.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Tá bom, Pedro. Me refiro ao clube que por ventura identifica nele futebol suficiente para também consultar com especialistas.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Matou a charada, Marcio. E gostei da lembrança do Busquets.
Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

O João Paulo tem a mesma habilidade do Douglas do grêmio e do Lucas Lima, igual o amigo em cima disse se intensificar o JP pra jogar de meia-atacante logo ele vai ser nosso camisa 10

Pedro Lima disse...

Não se trata de ser novidade ou não. Hoje no futebol o ideal é que todos os jogadores incluindo zagueiros e laterais tenham diversas habilidades, claro que se for um craque na sua posição isso fica secundário, mas um jogador, que joga no meio e "não pisa na grande área" (acho que expressão é do Abel Braga) e não finaliza, acho que alguém deveria conversar com ele, talvez evolua com Valentim. Quanto ao Busquets, além dos 15 gols imagine quantas assistências, boas finalizações, é até covardia comparar com Matheus Fernandes, o cara joga a tempos ao lado de Messi não é pra qualquer um.


SA!

Rodrigo Federman disse...

Pedro, mas não houve comparação entre eles. Houve sim, a citação do Busquets como exemplo do tipo de jogador que estamos falando.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fábio, discordo demais dessa comparação.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Li que simbolos do Botafogo foram retirados para o jogo de hoje. Estou envergonhado com esta diretoria.

Rodrigo Federman disse...

Celso, parece que aí era uma norma/regra da Conmebol.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não comparei jogadores, apenas procurei citar estilos diferentes, Falcão e Busquets.
Penso que um jogador não precisa se enquadrar em padrões para ser eficaz, nesse sentido o futebol é muito democrático, pode ser extremamente eficaz se minimizar os defeitos e amplificar as virtudes.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio. Foi bem claro.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Tem razão, Rodrigo. "Última forma".

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Celso.
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Acho que o Leandrinho quando voltar da lesão vai tomar conta do meio de campo não entendo porque várias pessoas que escrevem aqui falam mal dele.

Rodrigo Federman disse...

Tiago, eu não acredito que ele vá tomar conta do time, mas pode ser muito útil para o elenco. Eventualmente, brigar pela titularidade.
Abs e SA!!!

Pedro Lima disse...

Até pq seria maldade com o Matheus Fernandes.
Mas mesmo citar Busquets ou Falcão numa conversa sobre o MF já é fora de cogitação, tamanho abismo entre eles.
E não se trata de se enquadrar em padrões, mas como muito de nos criticamos o atacante Pimpão quando mais defende que ataca, mesmo se aplica a um meio campista que não finaliza e sequer entra na área adversaria.
Torço muito pro Matheus "amplificar suas virtudes" pq seu futebol em 2018 tem sido uma lástima.

SA!

Rodrigo Federman disse...

Pedro, mas é citando um exemplo...cientes do abismo que existe entre os dois citados e qualquer volante do futebol brasileiro na atualidade, não apenas o MF.
Abs e SA!!!