22/02/18

Sensível melhora















O Botafogo venceu o Nova Iguaçu por 2 a 1 (Kieza e Valencia) e começou com o pé direito a disputa da Taça Rio.

Aliás, importante era vencer...
...e, se possível, apresentar alguma melhora depois do péssimo início de temporada.

E além do triunfo, inegavelmente houve sim, essa evolução. Pequena, é verdade, mas deu para perceber um time melhor posicionado e bem menos confuso em campo. Por conta da limitação técnica, houve aqueles habituais problemas de toques, excessivos chutões, etc. Mas isso, infelizmente só vai mudar quando chegarem atletas mais tarimbados. 

De todo modo, as mexidas que o Alberto Valentim fez, surtiram efeito positivo. Principalmente na utilização dos lados de campo. Enfim, já sabíamos: O trabalho será muito difícil e o treinador precisará de tempo, inteligência e paciência para preparar a equipe, de modo que não passemos sufoco na Série A. 

Mas, continuamos precisando de reforços. 

E com urgência.

Vencer o Nova Iguaçu por 2 a 1 e passando os últimos dez minutos pedindo para o juiz terminar a partida continua não sendo normal e nem aceitável.

Agora vamos aguardar o domingo, contra a Cabofriense. Serão mais dois dias para o novo comandante pensar e preparar mais alguma evolução dentro das quatro linhas. 


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 2 x 1 Nova Iguaçu

1- Gatito: Sem culpa no gol, foi seguro em todas as (poucas) bolas em sua direção - 6,0

2- Marcinho: A melhor opção do time. E jogou com personalidade até sair cansado - 6,5

3- Marcelo: Joga sério - 6,0

4- Rabello: Não teve a culpa direta no gol do adversário, mas continua sendo driblado muito facilmente em alguns lances - 5,5

5- Rodrigo Lindoso: Aquela partida sem comprometer... mas também sem se destacar - 5,5

6- Moisés: Boa estréia na parte defensiva. Faltou se apresentar na frente - 6,0

7- Rodrigo Pimpão: Melhorou ao ser deslocado para o lado esquerdo - 5,5

8- João Paulo: É quem dita o ritmo e comanda o time em campo - 6,5

9- Kieza: Um gol feito e um perdido - 5,5

10- Valencia: Golaço de falta, mas errou todo o resto que tentou - 5,0

11- Ezequiel: Deu vida ao lado direito com o Marcinho. Merece continuar no time - 6,5

12- Arnaldo: Sua entrada matou o time. Só fez merda - 2,5

13- Luiz Fernando: Deu algumas ciscadas interessantes, mas não é dinâmico - 5,5

14- Dudu Cearense: Entrou em campo para levar cartão amarelo - 5,0

Alberto Valentim: Teve o mérito de mexer no time titular. Só isso já contou muito ao seu favor - 6,0

35 comentários:

Marcio disse...

Primeiro tempo onde o BOTAFOGO encontrou algumas dificuldades por causa da marcação adiantada do adversário, a falta de um toque de bola mais qualificado no meio campo e até uma certa precipitação em alguns passes e seus consequentes erros.
O que a Equipe apresentou de positivo foi uma maior entrega na disputa do jogo, uma melhor compactação entre os setores e uma melhora acentuada nas duas laterais, mesmo o Moisés tendo se preocupado muito mais com a marcação do que com o apoio.
O primeiro gols surgiu depois de uma boa trama entre o Marcinho e Ezequiel, pela direita, onde o último deu uma bola na medida para a conclusão do Kieza; o segundo gol surgiu em uma cobrança magistral de falta do Valencia, que fez um primeiro tempo de regular para fraco.
No segundo tempo o panorama não modificou-se muito e o BOTAFOGO alternou momentos de tentativas de ficar com a bola e outros com erros grosseiros, até que em um erro desses na defesa, passe do Arnaldo, que substituiu Marcinho, para o meio da área, pegou a zaga desatenta e gol do adversário.
Depois o lado mais forte do Time, o direito, foi desmontado com a saída do Ezequiel para a entrada do L. Fernando, e o rendimento da Equipe caiu; depois saiu o fraco Pimpão para a entrada do D. Cearense, que conseguiu levar um amarelo no pouco tempo em que ficou em campo.
Em resumo, olhando o que a Equipe apresentava com o técnico anterior, alguns pontos positivos foram apresentados; olhando para o futuro, muita coisa ainda precisa ser trabalhada.; alguns jogadores precisam ser sacados do Time “titular”, outros serem sacados do elenco e por último contratações.
Pensando pelo lado do novo Técnico, excelente resultado, pois a vitória sempre traz tranquilidade para a sequência do trabalho.
João Paulo foi o jogador mais regular e o lado direito formado pelos da base, Marcinho e Ezequiel, o melhor setor.
A zaga enquanto contou com o Marcinho na direita não teve trabalho, considerando que o Moisés foi muito mais marcador;
O meio campo, Lindoso apareceu mais para jogar e Valencia errou muito e acertou a cobrança de falta;
No ataque, Kieza foi centroavante, marcou um gol e perdeu outro, Pimpão muito fraco e Ezequiel com boa presença.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, além do lado direito, também achei o time melhor postado em campo. Enfim, se comparado à zona que apresentava até então, a melhora não pode ser desconsiderada. Agora, muita coisa ainda precisa melhorar, né? Principalmente no que diz respeito aos "pés de obra". Sem opções no banco ficará bastante complicado, por melhor e mais estudioso que o AV possa ser.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Rodrigo.Não concordo com a nota (2,5) dada ao Arnaldo. No jogo, a única coisa que fez foi dar o passe para o jogador do Nova Iguaçu fazer o gol. Teria que ser ZERO ou um 0,0. Vai ser ruim assim lá em Colatina. Forte abraço, Loris

J. Daniel disse...

Com as voltas de.MF e Renatinho, e com entrosamento, o time pode melhorar bastante. Mas, não me canso de falar, para disputar o Brasileiro, o plantel é muito fraco. Precisariamos de reforços, mas com essa diretoria amadora, vamos com o que temos e REZAR MUITO! Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Loris, bateu a pena. Isso porque ele ao menos não é mascarado. Dá para sentir que é um cara trabalhador e sério....mas não pode jogar no Botafogo. hahahaha

J.Daniel, tô contigo e não abro.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, jogador ruim em algum momento vai jogar e, por certo, comprometer o jogo; e foi isso que ocorreu com o Arnaldo e, pior, não fiquei surpreso.
E temos alguns ruins de bola e também ruins na leitura do que ocorre no jogo, sempre se posicionando de forma equivocada e/ou escolhendo as piores jogadas.
O meu sentimento é de que irão até o limite com esse elenco e contratarão no desespero se o fracasso se aproximar.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o meu sentimento é esse também. Por isso eu até comentei que torço para o AV continuar fazendo mudanças e melhorando o time de modo que ao menos não passemos muito sufoco no Brasileirão. Algo diferente disso seria(á) uma grande surpresa.
Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

Estava na faculdade na hora do jogo... não vi... vou tentar ver a gravação amanhã... mas fico até animado com os comentário de Rodrigo... embora Nova Iguaçu não seja parâmetro para nada...

Lucas lima disse...

Gostei das mudanças fizeram bem mais que os sacados, marcinho eh 1000 vezes mais jogador que o arnaldo , Moisés ainda quero uma sequencia pra ter uma certeza , mas o que mostrou jà merece a vaga , ezequiel foi mais dinâmico que qualquer outro , kieza mostrou ser a melhor opção pra camisa 9 , uma pena não termos uma opção melhor pra cabeça dw área pq tanto lindoso como o dudu não marcam nada , outro ponto negativo eh Valencia não consegue ditar o ritmo de jogo tem até uma boa técnica, mas falta saber qual a melhor jogada a se fazer , espero que o gol lhe dê mais calma e sensatez. Saudacões aos amigos do blog !

Rodrigo Federman disse...

Abel, acho que isso precisa ficar bem claro para todo mundo: Nova Iguaçu não é parâmetro para nada mesmo. Mas ao menos houve melhor distribuição do time em campo.

Lucas, faço as mesmas análises e avaliações. Quero ver com a volta do MF nesse meio de campo melhor postado. Acho que melhora ainda mais.

Abs e SA!!!

Lucas lima disse...

Rodrigo Quanto ao matheus fernandes não o acho um grande marcador mas dentro do atual elenco eh o melhor , acho que ele pode render melhor ao lado de um volante mais marcador ele tem mais recursos do que mostrou até aqui , mas acho que a obrigacão de ser o marcador principal esta interferindo no seu rendimento , penso nele como um volante que pode pisar mais na área adversaria quem viu ele na base sabe do potencial ofensivo dele, outro que poderia render mais eh o joão paulo se tivesse alguem pra comandar a cabeça de área ele poderia aparecer mais pro jogo.

Enéias Teles Borges disse...

Conheço o trabalho do Valentim, aqui de SP. AV é técnico que bota o time no ataque sem medo. Gosto disso, mas temos que ter paciência. Não é covarde, mas precisa de material humano. Ele gosta de marcar no campo adversário, posse de bola. É um novo estilo, bem ao contrário do que tínhamos. Por isso precisaremos de jogadores velozes no ataque e na defesa. Recomposição precisar sem a mil por hora.

Acima de tudo: vamos deixar que desenvolva o trabalho.

Rodrigo Federman disse...

Lucas, mas naquela zona do Felipe Conceição, ele que mais sentiu e sofreu. Com a maior facilidade que o AV tem para montar e posicionar um time, penso que pode favorecer bastante ao MF.

Enéias, acho que ele não fará isso aqui. Até porque, parece ser inteligente e já ter sacado que não tem material para isso.

Abs e SA!!!

Christiano disse...

Arnaldo.....o que dizer deste jogador?

Ricardo Rocha disse...

Dois laterais razoáveis. Dentro do padrão Brasil. Falta um 10.

Rodrigo Federman disse...

Christiano, o mais correto seria perguntar: Arnaldo é jogador? hehehe

Celso, o Marcinho conhecemos mais...e concordo contigo. O Moisés, apesar da estréia regular (mas muito superior ao Gilson), prefiro aguardar e ver mais dois ou três jogos para tomar essa conclusão. Afinal, não podemos esquecer que estava na reserva da reserva e o Corinthians mesmo assim não quis ficar com ele por lá nessa temporada.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

Estava na rua a caminho de casa e só vi a parte final do segundo tempo. Achei o jogo muito fraco, e o time como sempre dando inúmeros passes improdutivos para os lados, e algumas atrasadas pro Gatito. O passe dado pelo Arnaldo, nem em pelada de várzea vc vê aquilo, um horror.
Passar os últimos 10 minutos rezando pro juiz terminar o jogo, é simplesmente cruel.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, não foi um primor de jogo, mas você pegou a pior parte dos 90 minutos. Foi justamente após a merda do Arnaldo entrar. hehehe
Abs e SA!!!

Mauro Tavares disse...

Quando o Botafogo colocou dois laterais em campo, pela primeira no ano, o time se mostrou minimamente competitivo. Longe do ideal ainda, mas não dá para exigir muito com uma semana de gestão do novo técnico, mas a melhora, do time, foi perceptível.
Agora, Arnaldo é um capítulo a parte, falta ao rapaz capacidade de raciocínio, é um mistério como se tornou profissional!
Abraços.

Rodrigo Federman disse...

100% de acordo, Mauro!
Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Botafogo ainda precisa de jogadores para ser titulares e comandar essa cambada de jogador dentro de campo

Rodrigo Federman disse...

Sim, Fábio.
Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Rodrigo gostei da postura do time e a filosofia que AV esta implementado. Na dupla de zaga por exemplo Marcelo e Igor notei em alguns momentos que a zaga estava um pouco adiantada em momentos de ataque acho que por isso que optou pelo Marcelo pela fato se ter mais rapidez de recomposição, porém uma coisa que não foi testada hoje foram os jogos aéreo... Onde nosso time e muito fraco era nisso que eu queria se teve evolução mais com adversário como NI não deu pra ver.

Agora fazendo uma observação por que renovaram com Luis Ricardo?? Há alguem lucrando com essas renovações não possível. O cara não conseguiu ser a segunda opção e ridículo com currículo que ele tem.

E outra observação Marcinho e titular fácil nessa lateral como pode FC não ter visto isso? AV fez apenas o simples desfez a panela e o time melhorou impressionante...

Rodrigo Federman disse...

Eziel, não vou dizer que gostei. Prefiro dizer que houve melhora. Hehehe. E, cara, as renovações de LR, Dudu, Arnaldo e Gilson....com certeza tem $$ nisso.
Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Outra coisa que eu queria citar é que valência ainda não mostrou o que se espera... To achando ele muito fraco tecnicamente mais assim ate vejo uma boa vontade dele... Quando assisto os jogos com ele em campo ate tenho essa impressão de esforço em alguns momento, mais sinceramente ele esta acabando com nosso meio campo. Hoje o lindoso se apresentou mais do que ele no meio campo. Acho que esse time deve render melhor com Renatinho ou MV no meio.

Alguem sabe o que aconteceu com Leandro carvalho??

Rodrigo Federman disse...

Eziel, o Valencia é esforçado mesmo. Mas realmente, apesar do gol, é uma das grandes decepções. O tal do Leandro se machucou e parece estar liberado para o domingo. Mas não sei...não coloco fé alguma. Rs
Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Esse time do Botafogo esta parecendo o de 2015 quando teve que ressuscitar Daniel Carvalho pra da mais classe ao elenco que tinha jogadores bons mais nem um que se destacava

Rodrigo Federman disse...

Fábio, não acho. Aquele era mais fraco (minha opinião).
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Rodrigo eu gosto muito do Marcinho acho que pode virar um ótimo lateral discordo de vcs quando falam que ele é apenas razoável acho que ele tem uma técnica apurada, gostei da estreia do Moisés que é mil vezes melhor que o Gilson, acho que ainda falta dar chance pro bochecha e poderiam testar o Yuri no meio pq ele é muito habilidoso, e como sempre falo aqui acho que na base tem muito jogador bom basta dar chances pros garotos hoje mesmo começou com quatro jogadores oriundos da base e que pra mim foram os melhores em campo ao lado do JP acho que o Botafogo tende a evoluir e chegar mais pronto no Brasileiro,Abraços a toda a nação botafoguense.

Marcio disse...

O Valencia está errando muito e poderia ser testado em outra posição, fora do meio campo, lembrando que também não tenho certeza de que o Renatinho é o jogador de organização de jogo
Aliás, dependendo de como retorne o Leandrinho, penso que pode ser um jogador aproveitado mais recuado no meio campo, como estava acontecendo um pouco antes de se contundir.
SA!!!

VinnyMarques disse...

Agora só falta tirar Valência e Pimpinho. Nas laterais, a melhora foi visível. E olha que nenhum dos dois são sumidades. Eu voltaria com Carli na zaga (nossa bola aérea está bisonha), MF e Bochecha no meio. Lindoso me cansa...
Apesar de não estar bem faz tempo, ainda queria ver o Pimpinho pela esquerda...
Valência só fez o gol de falta... Mais nada.
Mas como parece que finalmente temos um técnico, ficou um pouco mais tranquilo. Ansioso e curioso pra ver novas peças e formações, mas tranquilo.

Rodrigo Federman disse...

Tiago, mas eu sempre disse que o Marcinho é talentoso. Hehehe

Sim, Marcio. Também não tenho essa certeza sobre o Renatinho, mas o Valencia, sei lá, para mim já deu.

Vinny, concordo integralmente.

Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

E o golaço de falta do Valencia pelo menos ficar no banco ele merece ne

Rodrigo Federman disse...

Fábio, por falta de opções, sim.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Rodrigo, hoje o Valencia não faz por merecer vaga no Time titular, talvez no banco de reservas seja uma opção... Só que mesmo que no banco, penso que não pode ser opção para o meio campo; nesse setor a dinâmica do jogo é completamente diferente. Ontem em duas oportunidades ele pegou a bola na entrada da área e preferiu o chute, não o critico pela tentativa, mas se fosse jogador de meio campo, de pensamento, talvez segurasse a bola a espera de uma melhor jogada.
SA!!!