25/02/18

Vitória tranquila e organizada




No segundo jogo sob o comando do Alberto Valentim, a segunda vitória do Botafogo.

Desta vez, 1 a 0 (Kieza) na Cabofriense.

Apesar do resultado bem magrinho, serviu para reforçar a impressão da última quinta-feira. Ou seja, ainda falta muita coisa, mas é claro e cristalino que apesar da limitação técnica do elenco, hoje não vemos um time bagunçado e sem saber sequer como e para onde correr dentro de campo.

Muito dessa pequena evolução, se deve pelas mudanças de titulares. A começar nas laterais e também no ataque. Não que Marcinho, Moisés e Kieza sejam diferenciados. Longe disso, mas se comparados a Arnaldo, Gilson e Brenner, putz, anos luz de melhoria. Fora um ajuste no posicionamento do João Paulo, dando mais respaldo ao primeiro volante e a inversão do Pimpão para o lado esquerdo, onde notoriamente rende melhor.

O único "porém" que faço desse domingo a noite, é um pouco mais de falta de vontade em matar a partida. 

Começamos muito bem, fazendo uma blitz, arriscando e criando chances... até marcarmos logo o gol.   O problema é que a partir de então, passamos a "cozinhar" o jogo ao invés de continuar forçando a fragilidade do adversário. 

Repito: Diferente do que acontecia no comando do Felipe Conceicão, em momento algum levamos susto. Ok, isso precisa ser reforçado também. Mas faltou aquele ímpeto de marcar o segundo, terceiro, quarto e por aí vai. Até criamos na segunda etapa, mas não foi na base da pressão. E no futebol, gol não pode ser detalhe. Tanto que apesar das duas vitórias, hoje na tabela do grupo, perdemos no saldo para todos os adversários que têm a mesma pontuação.

Enfim, "apesar dos pesares", não é noite para ser lamentada. É para se comemorar, afinal, o processo de evolução engatinha para frente. E diante do quadro que tínhamos até uns dez dias atrás, devemos agradecer ao que o Alberto Valentim tem feito.

No sábado que vem, o primeiro teste de verdade: Flamengo.

Só tenho uma certeza: Não existe a menor hipótese de atuarmos tão mal como naquela semifinal da Taça Guanabara do sábado de carnaval.

Não mesmo!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 1 x 0 Cabofriense

1- Gatito: Praticamente não trabalhou - 5,5

2- Marcinho: Mais discreto do que no último jogo, mas não comprometeu e mostrou ter bom passe - 5,5

3- Marcelo: Parece um veterano, tamanha calma - 6,5

4- Rabello: Seguro e firme - 6,5

5- Rodrigo Lindoso: Boa partida, apesar de também não ter sido exigido na marcação - 6,5

6- Moisés: Segundo jogo e agora apareceu melhor no ataque - 6,5

7- Rodrigo Pimpão: Pela esquerda rende muito mais. Criou, concluiu e foi muito participativo - 7,0

8- João Paulo: É o mais regular do time. Ele comanda o meio de campo - 7,0

9- Kieza: A bola que chegou, ele marcou. Ainda quase deixou outros dois gols - 6,5

10- Valencia: Não falta luta e entrega. Não mesmo. Mas ainda briga com a bola, por mais fácil que pareça o lance - 5,0

11- Ezequiel: Não conseguiu se destacar tanto - 5,0

12- Luiz Fernando: Apareceu um pouco mais, porém, sem tanta efetividade também - 5,0

13- Luis Ricardo: Perdeu um gol e levou alguns bailes da bola - 4,5

14- Brenner: Praticamente não tocou na bola - Sem nota

Alberto Valentim: Começa a dar o mínimo de cara e organização para o time. Parece que gosta de criar situações que fogem do trivial. E sem ser "professor pardal". Isso é bom - 6,5

35 comentários:

Ezieljr disse...

Moisés melhor jogador hoje. Sem mais...

Rodrigo Federman disse...

Achei o Pimpão, Eziel.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

No segundo jogo, fica comprovado o quanto o Time do Felipe não tinha organização; falta muito trabalho, claro, mas os adversários são semelhantes na qualidade.
O jogo foi conduzido como o BOTAFOGO desejou, embora deveria ter aproveitado as oportunidades criadas e assim não dar chances a chamada bola vadia; isso poderia ter acontecido e todo o trabalho ficaria comprometido.
E gostei da declaração do Moisés na saída do jogo, não desconsiderou o Carioca, falou em evolução e citou as competições que se aproximam.
Boa vitória e mais tranquilidade para o Valentim trabalhar a Equipe, além de poder analisar com quem poderá contar.
SA!!!

Anônimo disse...

Uma diferença que eu vejo, por mais incrível que pareça, foi a entrada do lindoso na frente da zaga. Está me parecendo mais seguro a proteção a zaga, mas tb com adversários fracos. Vamos ver contra um nível melhor. Mas estou gostando do time. Claramente um meia e um atacante de qualidade. Nós dariam um up bem melhor.

André

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio. O AV conseguiu em pouco tempo dar o mínimo de organização ao time. Isso é visível. E evidencia também a limitação técnica do elenco. Ou seja, com o que tem disponível, ele parece que vai conseguir fazer o limite. Só não devemos esperar mágica. hehehe

André, não vejo pela entrada do Lindoso, mas sim pelo novo posicionamento do JP, muito mais próximo do primeiro volante. Naquela doideira armada pelo FC, o MF ficava sozinho tendo que marcar todo mundo, sem o JP e com Arnaldo e Gilson nas laterais.

Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

De fato melhorou um pouco em relação ao time comandado pelo poste em tremedeira...
Mas, devido a extrema fragilidade do grupo B (4 pontos apenas em 30 possíveis), não consigo ter uma opinião contra um adversário que jogou 7 vezes e perdeu 5.
Vamos ver contra o Flamengo... mesmo que eles joguem com a mesma formação que tomou 4 do Fluminense... não importa... poderei fazer uma avaliação mais realista.

Sergio Di Sabbato disse...

Time melhor organizado, apesar do espaçamento e a falta de qualidade do meio. O time melhorou, mas infelizmente falta material humano. Apesar disso, o AV conseguiu algumas boas jogadas de linha de fundo. Destaques para o sempre regular JP, mas hoje fico entre o Pimpão e o Moisés como melhores do jogo. A zaga vai bem, o Kieza se coloca melhor que o Brener, mas repito: faltam 2 jogadores para o meio campo. LV muito afobado e fazendo umas bobagens que irritam, muito embora mais avançado tenha feito bons lances, mas o gol que deixou de fazer foi incrível, não sei se faltou fôlego ou habilidade, ou o mais certo: tocar para o LR. Emfim, fosse o time mais ambicioso e com mais categoria golearia. Estou gostando do trabalho do Valentim. Abs e SB!

Ricardo Rocha disse...

Perdão por discordar dos amigos, Lindoso não jogou nada,erra passes e deixa muito espaço. LV vai pelo mesmo caminho. O melhor? Destaco dois: Marcelo e IR.

Rodrigo Federman disse...

Abel, claro, não é para ter opinião definida e mesmo se empolgar. Mas é inegável que se houver comparação com o que o Botafogo apresentava, a chegada do AV, até agora, só fez bem.

Sim, Sergio. Agora está ficando mais evidente a limitação do elenco, pois parece que taticamente, está mais corrigido. Mas nos falta um cara que pense no meio de campo. E que crie.

Celso, eu sou um dos maiores (se não for o maior...hehehe) críticos ao RL, mas hoje eu confesso que gostei. Assim como gostei da dupla de zaga também.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Achei muito radical a atitude do técnico de barrar o Arnaldo até do banco,ele falhou tudo bem, rapaz sempre jogou com dedicação.
Gatito, como joga bem com os pés o Jeferson e na reposição de bola.
Boa vitória, gostei do Marcinho,João Paulo e do Moisés.
Não gostei do garoto Ezequiel, praticamente assistiu o jogo dentro do campo.

Antonio

Ezieljr disse...

Concordo com Celso lindoso e lv estão acabando com meio campo. Repito apesar de ver o valência esforçado meio eu restaria outra peça como leandrinho... Hoje percebo o quanto nosso setor defensivo melhorou com as entradas de Moisés e Marcinho... Como pode jogadores tão superiores não tiveram oportunidade com FC incrível logo ele que treinou e acompanhou esse meninos da base algo que não consigo compreender... Hoje Ezequiel não fez uma partida boa.

Também tive a percepção de que as alterações realizadas pelo AV deixaram o time pior. Esquisito.

Rodrigo Federman disse...

Antonio, eu não achei. O cara é dedicado, mas queremos, antes de tudo, um bom jogador. Se está mal, sai. E tenta-se outro. Não podemos ser reféns ou sermos eternamente gratos à atleta algum.

Eziel, nenhum dos dois seria meu titular. Hoje, não gostei do LV, mas gostei do RL.

Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Rodrigo não enchendo a bola de Moisés mais ele tá queimando a lingua de muita gente inclusive a minha. Achei ele hoje muito seguro na lateral e outra dificilmente erra passes e sai afobado com a bola... Pow hoje o cara deu dois chapéus não perdeu nenhuma na marcação por ali. Se ele fizer uma boa partida no clássico já vou que o Botafogo fez um ótimo investimento.

Rodrigo Federman disse...

Eziel, ainda acho precipitado. Lembramos os adversários. E lembremos também o parâmetro de comparação do outro lateral que estava jogando. Não estou criticando o rapaz (até gostei dos dois primeiros jogos dele), mas prefiro ter mais calma e paciência antes de cravar minha opinião.
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Pelo jeito o Luiz Ricardo vai ser reserva no meio. Não na lateral.

Rodrigo Federman disse...

Enéias, ele devia ser dispensado, isso sim!
Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Luiz Ricardo perdeu o futebol em 2016. Sinceramente é difícil de entender esse rapaz no Botafogo.

Rodrigo Federman disse...

Eziel, e a renovação dele serve para que não caiamos na desculpa da falta de dinheiro.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Continuo com a mesma opinião.
Se as críticas ao Time do F. Conceição eram mais do que justas, considerando o nível das equipes enfrentadas, agora os elogios à Equipe do A. Valentim não podem ganhar dimensão exagerada, já que o nível dos adversários não modificou-se. Continuam sofríveis, todos.
O BOTAFOGO saiu de zero organização para, digamos, uma organização mínima; o Valentim está fazendo o trabalho que deveria ter sido feito na pré e inicio de temporada, o que não ocorreu e custou muito caro ao BOTAFOGO.
Na minha modestíssima opinião, o BOTAFOGO precisa de três jogadores para jogar e resolver entre os onze, principalmente no meio campo; além disso, muitos não podem figurar nem no banco de reservas, já que jogador ruim em algum momento acabará jogando, não acrescentará rigorosamente nada e ainda poderá comprometer um resultado.
receio a diretoria se esconder atrás do trabalho do A. Valentim, como se tivessem feito uma montagem de elenco perfeita, o que definitivamente não ocorreu.
SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Quando o LR se contundiu era um dos melhores do time e o desafogo da defesa para o ataque. A contusão muito séria acabou com o futebol dele. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, onde assim? Concordo integralmente.

Sérgio, mas além da contusão, a impressão que dá hoje, é de que ele não faz o menor esforço também para recuperar o futebol e posição.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,ontem foi a primeira partida que assisti com o AV de treinador.Concordo com a maioria de suas observações.Como BEOCUTAS,vejo o futebol atual da seguinte forma.Os times brasileiros atuais possuem jogadores bons,regulares e medíocres.Só para a mídia movida a $$$ temos jogadores fora de série,etc.O nosso Botafogo estava jogando com alguns medíocres em campo,titulares absolutos,e isso fazia a diferença em um futebol nivelado por baixo.
Perdemos N oportunidades de gol claras,não corremos riscos e gostei do seguinte:
1.MARCINHO,MOISÉS e KIEZA,considero bons jogadores para o nível atual.Moisés,mostrou intimidade com a bola e acabou com a avenida pela esquerda.O fato de ser reserva do lixo paulista para mim não diz nada,pois lá também tem panelinha e o LE titular não é nenhum craque.
2.Um goleiro que sabe sair jogando é outra coisa.GATITO foi pouco incomodado e só deu dois chutões.Um foi praticamente passe em profundidade,que o nosso jogador fez falta.O outro,foi no sufoco e o zagueiro adversário cortou.Parece-me dedo do treinador,aproveitando o fato do goleiro ser bom com os pés,colocar sempre um jogador em condições de receber a bola.
3.Vi algumas jogadas planejadas e gostei da participação do PIMPÃO,que não tinha que voltar para ajudar o LE o tempo todo.Fez boas jogadas.
Não gostei:
1.O garoto EZEQUIEL,destoou do time,particularmente no primeiro tempo.No segundo, foi bem melhor.Parece-me ter potencial e pode melhorar muito.
2.A entrada do LR,uma das PV,foi ridícula e desnecessária.Não fez absolutamente nada,perdidão em campo.UM INÚTIL TOTAL.
Vamos aguardar os próximos capítulos e esperar que certos dirigentes FDP não queiram "SUGERIR" ao AV a escalação de uns e outros,como acontecia recentemente.
Um abraço do JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, o problema ali era o banco, pois o LF já tinha entrado e a única opção do setor era o Dudu ou improvisar LR (como aconteceu) ou Gilson.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Eu daria 7,0 para o Igor Rabello ele amadureceu muito nesse ano

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Fábio.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Marcelo é esperado até terça-feira no Rio para fazer exames e assinar contrato com o Botafogo

Rodrigo Federman disse...

Ok, Fábio.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Ele improvisou pq Renatinho e Leandro Carvalho estão lesionados, e Marcos Vinicius com problemas de asma.
Se passava pela cabeça do Valentim usar o LR em qualquer posição, deve ter desistido após o que viu ontem.

Rodrigo Federman disse...

Fatos, LR nunca mais.
Abs e SA!!!

Depoiseuconto disse...

Acho que o lateral Moisés merece um credito extra. alem do bom futebol mostrado, sua vontade de vestir o manto, entrar em campo sem o minimo de entrosamento (dois dias), de um empréstimo/contratações suspeitas como a grande maioria feitas por essa diretoria. Em compensação, Ricardinho e L.Carvalho a mais tempo no clube mas com poucos minutos em campo, já no chinelinho... Aí pode se notar as atitudes de quem realmente vem para acrescentar e quem vem pelo salário.

Rodrigo Federman disse...

Depoiseuconto, eu não consigo tratar jogador com tanta parcimônia não. Para mim, foi contratado e está fisicamente liberado, deve ser relacionado ou jogar sem desculpa alguma. Acho que o Moisés não fez mais do que a obrigação (nesse ponto).
Abs e SA!!!

Pedro Lima disse...

Fato, Moisés não fez favor algum. E os lesionados são avaliados pelos médicos do clube, que no caso de "chinelinho" estariam sendo coniventes.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Pedro.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Caros botafoguenses. Serei eu a voz discordante nos seguintes pontos: 1- Os jogadores não se agrupam para trocarem passes em progressão. É certo que isto deve ser treinado. 2- Não consigo gostar do Lindoso, pois não progride com a bola. Toca muito de lado. 3-Como o meio de campo ( que é muito fraco) não se apresenta, a zaga fica trocando passes inúteis. 4- O Valentim viu que o Luis Ricardo é habilidoso e vai aproveitá-lo no meio. Ele iniciou a carreira como centro avante. Gostaria que aqueles que criticam o LR contassem os passes errados dele. E olha que ele sempre procura tocar sempre para frente.

Rodrigo Federman disse...

Loris, eu concordo muito sobre o Lindoso, mas apesar de reconhecer que o LR é técnico, ontem ele mal conseguiu dominar bolas. Rs
Abs e SA!!!