11/03/18

Ficou para a última rodada




De novo, dois tempos distintos do Botafogo.

No empate em 1 a 1 (Rabello) com o Volta Redonda, um primeiro tempo bem ruim e uma segunda etapa - na base do abafa - bem melhor. 

Resultado que leva a decisão das duas vagas do grupo nas semifinais para a última rodada. E o Botafogo não depende apenas de si. Precisará somar pontos no clássico contra o Vasco e torcer contra a Portuguesa.

Analisar o time tem sido "chover no molhado". Ou seja, percebe-me um time melhor posicionado em campo, algumas ideias do que tentar fazer...
...mas continuamos esbarrando na limitação técnica de alguns jogadores. Além, é claro, da falta de um cara que chame a bola para si nos momentos mais complicados. 

De resto, mais do mesmo. Hoje, no primeiro tempo, um gol em vacilo de marcação do meio campo e indecisão do bote por parte da zaga e um time estático e previsível. Na volta do intervalo, com uma mexida, já deu uma melhorada sensível. Mas, mais do que troca de atleta A por B, acho que a atitude foi tão determinante quanto. Passamos, aos trancos e barrancos, a buscar a virada na base da raça e disposição. Em alguns momentos, até desordenadamente, mas deu para sentir que havia indignação com o resultado parcial.

Uma pena que o goleiro do Volta Redonda esteve em ótima tarde e que nossas conclusões não foram bem executadas.

Agora não tem mais jeito: É vencer o primeiro clássico no ano para não ficar mal na fita.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 1 x 1 Volta Redonda

1- Gatito: Sem culpa no gol. Fez uma defesa de cinema no início do jogo - 6,0

2- Marcinho: Errou muito os últimos passes - 5,0

3- Marcelo: Gigante na velocidade e no combate um contra um - 6,0

4- Rabello: Boa partida, até arriscando subidas ao ataque - 6,0

5- Rodrigo Lindoso: Burocrático como de costume. Sem vigor para marcar e excesso de toques laterais - 5,0

6- Moisés: O melhor do time. Forte no apoio e seguro na defesa - 7,0

7- Rodrigo Pimpão: Mal a beça. Errou tudo - 4,5

8- João Paulo: Atuou sozinho na primeira etapa no meio de campo - 6,5

9- Kieza: Até tentou movimentar, mas a tarde não foi das melhores - 5,5

10- Valencia: Péssimo centralizado no início. Melhorou consideravelmente quando deslocado para a esquerda - 6,0

11- Ezequiel: Assim como o Pimpão, nada fez de útil - 4,5

12- Luiz Fernando: Não acrescentou muita coisa - 5,0

13- Brenner: Visto apenas quando perdeu um gol fácil de cabeça - 4,5

14- Marcos Vinicius: Inegavelmente melhora o passe no meio de campo e visão de jogo. Pena que tenha tão pouco fôlego - 6,0

Alberto Valentim: Arriscou tudo na segunda etapa. Agora já pode também ser cobrado e criticado por insistir demais na formação inicial do time em todos os jogos. Precisa mudar desde o início - 6,0

48 comentários:

Anônimo disse...

O maior problema do time está no lado direito. Alguem precisa iniciar o próximo jogo no lugar do Ezequiel (ele é bom, mas não esta mostrando tudo que sabe).
Acho que o Valencia pode até ganhar o lugar do pimpao, mas precisa acompanhar o lateral porque a nossa zona defensiva está muito exposta com o arame liso do Lindoso na marcaçao.
Fico animado com o técnico, mas desanimado demais com esse elenco.
Marcos Paulo

Lucas lima disse...

Boa noite rodrigo e amigos do blog não vi o jogo mas pela análise do amigo Rodrigo acho que não perdi nada de empolgante kkk , torço pra melhoras mas pelo visto jogo vem jogo passa , acho que falta alguem pra ditar o ritmo de jogo , pra fazer o bonde andar, achava que o valência ia conseguir mas pelo visto não , espero que o Renatinho consiga suprir , ou o jeito e ter que ir ao mercado ! Saudações alvinegras !

Pedro Lima disse...

Pro próximo jogo deve começar com Gatito, Marcinho, Marcelo, Rabello e Moisés; Lindoso, JP, MV, Valencia, Ezequiel e Kieza.

Pimpão excelente opção pro 2° tempo.
Luís Fernando nem isso. Não está merecendo nem ficar entre os 7 suplentes. Com Renatinho e MF de volta isso deve acontecer.

Rodrigo Federman disse...

Marcos, o problema é que por enquanto a direita não tem outra opção, já que o LF também tem sido uma lástima.

Lucas, de fato, nada empolgante. O segundo tempo até foi mais legal porque o time se lançou com vontade...mas falta qualidade.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pedro, darei meu pitaco sobre o próximo jogo no post de amanhã.
Abs e SA!!!

Mauro Tavares disse...

Rodrigo, o jogo de hoje trouxe algumas conclusões, pelo menos para mim. Primeiro, Marcinho é melhor que o Arnaldo, mas não dá para ser titular, depois dos primeiros jogos, onde nos deu algum alento, vem jogando de forma burocrática. Como o time melhorou jogando o Valência para a esquerda, com a saída do Pimpão, já que o Moisés passou a ter com quem dialogar. Com Renatinho no estaleiro, Marcus Vinícius precisa começar jogando urgentemente. Por último, Lindoso não dá!! Abraço a todos.

jorgeFS disse...

Nada muda! Até quando? Marcaram até razoável, mais não passou disso, não me recordo do último jogo em que o nosso Glorioso fez uma partida para pelo menos dizermos, essa foi uma grande partida, do meio de campo até a defesa escancarou e tomou o gol mais previsível desde o inicio da jogada,resumindo, o Botafogo só deve jogar aos sábados, para termos o Domingo para curtir a ressaca e tiração.

Rodrigo Federman disse...

Mauro, não vejo porque o Marcinho não possa ser titular. Tivemos tanta paciência com Arnaldo, Jonas...aí vem um cara que de todos é o que menos comprometeu e logo se conclui que não pode ser titular? Nessa eu discordo do amigo.

Jorge, não tem jeito. Sem mais qualidade técnica no elenco, fica muito difícil.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Primeiro tempo onde o BOTAFOGO teve a posse de bola e jamais soube o que fazer com ela.
E não soube fazer porque os jogadores não se movimentam e nem se aproximam um dos outros e assim não são opções de passes; além disso, quando a bola chega em condições razoáveis à intermediária ofensiva, confundem velocidade com pressa e invariavelmente as decisões tomadas são as piores possíveis.
Ezequiel, Pimpão e Valencia foram a demonstração desse primeiro tempo ruim.
No segundo tempo o BOTAFOGO já voltou com M. Vinícius no lugar do péssimo (um dos péssimos) Pimpão, Valencia foi jogar mais do lado esquerdo e melhorou seu jogo individual, e em 15 minutos de jogo o lado esquerdo de ataque e melhorou a sua performance, inclusive o Moisés encontrou espaço para subir e chegar à linha de fundo e criando oportunidades, esbarrou na dificuldade em concluir a gol.
Depois o Valentim colocou o L. Fernando no lugar do Ezequiel, o que não trouxe resultados visíveis e depois sacou o Lindoso e colocou o Brenner
Assim, com essa pequena melhora em sue jogo, o BOTAFOGO pressionou o adversário e demostrou toda a sua incompetência em fazer mais um mísero gol, o que não chega a ser uma novidade se olharmos todo o campeonato.
Em resumo, está claro que algumas peças precisam ser sacadas e até mesmo pensar em um esquema com quatro jogadores no meio campo.
Que fique claro que a melhora do segundo tempo não pode deixar de levar em consideração o primeiro tempo fraquíssimo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, 100% de acordo, cara. E vou além: Kieza de titular em estadual, ok. Brasileirão também não dá.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Não tem jeito: a limitação de alguns jogadores é gritante, e isso não há técnico que resolva. Concordo contigo, dois tempos distintos. No 1º tempo, PImpão, Ezequiel, LV e Marcinho um horror, no segundo a mexida do AV foi boa e o LV passou a jogar na sua posição, pois ele não é armador. Insistir com o LV de armador é jogar um tempo fora, que foi o que aconteceu hoje. Outro que está muito fraco é o Ezequiel, então, o AV terá que tirar o Ezequiel e o Pimpão que estão atrapalhando o time. O caso do Marcinho é a de uma burrice extrema, não tem percepção da jogada e opta sempre pelas piores jogadas. Não é de todo ruim, mas precisa pensar. O mais grave é que na reserva tem o possante Arnaldo e o ex lateral LR, aí é fogo. Em compensação, do outro lado o Moisés foi muito bem. Os dois zagueiros bem, embora no gol o IR pudesse tentar o bote. Outra decepção é esse LF. Pelo menos o AV deu uma cara de time ao Botafogo atual, mas falta talento, e sem talento é muito difícil. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Sérgio. Com o que tem à disposição, o AV está fazendo um bom trabalho. Mas é a melhor a diretoria dar mais e melhores opções, pois o BR é bem diferente do estadual.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,vi mais ou menos da mesma forma que o amigo.
PIMPÃO pode fazer um golzinho aqui outro acolá,mas é muito fraco,não pode ser titular.EZEQUIEL mal,não sei se é a sua posição original,mas no momento não pode iniciar como titular.
O VALÊNCIA mudou da água para o vinho no segundo tempo,jogando aberto pela esquerda.Com a entrada do MV o time melhorou muito e só não venceu porque o goleiro deles foi muito bem e nossos atacantes não souberam fazer gol.JOTA.

Marcio disse...

Está na hora de cobrarmos aqueles que dão as cartas no futebol do BOTAFOGO
Com a contratação do Aguirre, o elenco principal contará com exagerados 32 jogadores, ou seja, um completo absurdo, já que todo jogo é preciso trocar o A pelo B, o B pelo C e o C pelo A.
Ficamos nessa ciranda e não temos onze titulares.
Dizem que o problema é financeiro, só que não é somente financeiro; não temos planejamento, um estudo profundo sobre as necessidades e possibilidades do Elenco.
O A. Valentim não pode servir de escudo para elenco mal montado, o Time tem pouca capacidade ociosa.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Jota.

Márcio, e desses 32, ainda não conseguimos montar um bom time titular. Que não joguem toda responsabilidade de mudança da água para o vinho nas costas do Aguirre.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

MARCIO e RODRIGO,o que mais me revolta é a diretoria ter aceitado o que as PV malditas fizeram no final do ano passado e início de 2018,exigindo renovações absurdas,a permanência de ex jogadores em atividade,com contratos renovados e aumento salarial,além de pagar pelo possante GILSON.Por isso temos 3 times e alguns "come e dorme",que não servem para nada.
Não preciso citar nomes,pois com a chegada do AV nem no banco estão mais ficando.Periga um insucesso qualquer e alguns "diretores" colocarem a culpa no treinador,exigindo que voltem os famigerados DUDU,GILSON,LR,etc.
PQP,e houve um período em que eu acreditava no CEP,que sumiu e ninguém sabe e ninguém viu.Desculpe o palavrão.JOTA.

VinnyMarques disse...

Tiro o peso do Marcinho porque não tinha ninguém pra tabelar com ele. De resto, mais do mesmo... Pimpinho Lindoso, Ezequiel foram péssimos. Valência merece um asterisco, pois quando na esquerda, melhorou muito e teve o bom Moisés pra dialogar. Marcos Vinícius entrou bem. E Brenner e Kieza foram bem ridículos. Ruins demais! Temos que enfrentar o Vasco sem Pimpinho e Lindoso... No mínimo. Não dá mais.

Marcio disse...

Rodrigo, o Aguirre poderá até de fato alterar o panorama e torço por isso, mas a probabilidade dele ser mais um no bolo não é remota.
Ele vai jogar a Sul-Americana e o Brasileiro, onde, em tese, as coisas são bem mais complicadas; além disso, ainda tem a possibilidade dele não se adaptar de imediato ao futebol praticado no Brasil e especificamente no BOTAFOGO.
E o Aguirre não tem influência nas escolhas de jogadas dos seus companheiros... Os jogadores não serão precipitados e escolherão as melhores alternativas de jogadas?
Vão melhorar o percentual de acertos nos passes?
O que ví do futebol do Aguirre, não foi muita coisa, já que assisti somente na libertadores/2017, não me faz acreditar totalmente nessa possibilidade; ví mais força do que técnica.
Deste modo, prefiro aguardar o uruguaio entrar em campo e que comprove o que dizem do seu futebol.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jota, por isso eu não aceito a justificativa de poucos recursos. A verdade é que administram pessimamente o que é disponível. Péssimos gestores.

Vinny, concordo com a sua observação sobre o Marcinho também.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. O problema é que ele é mais finalizador. Precisamos muito também de uma alma criativa ali. E que seja dinâmico também.
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Pelo que vimos hoje, se o Botafogo não fizer contratações em algumas posições carentes, vamos sofrer muito no brasileirão. Na minha opinião, lateral direito, primeiro volante centroavante matador e meia armador, são as posições que precisam de reforços. Hoje, em determinados momentos do jogo, a defesa teve que se virar, porque o meio não marcava, E o gol do VR saiu numa falha de marcação do meio campo. Marcinho, é melhor de todos da posição, mas falta-lhe experiência. Teríamos que dar sorte na contratação de um atacante, como tivemos na vinda desse Moisés. Conclusão: Lindoso, Ezequiel, Pimpão, Marcinho (pela inexperiência) e Kieza para o Brasileiro, definitivamente, não dá. Saudações Alvinegras!!!

Marcio disse...

Rodrigo a expectativa em dias melhores no meio campo está toda com o Renatinho... Essa semana que passou até fizeram uma ação de marketing, com o jogador ligando para os sócios e tudo o mais.
Não vou negar que no pouco que esteve em campo ele se apresentou muito bem, só que é bom, mais uma vez, um pouco de cautela, pois ainda não sabemos se ele tem a bagagem suficiente para suportar comandar o meio de campo do BOTAFOGO.
Ele jogou, pela ordem, no A. Paranaense, Ferroviária, Foz do Iguaçu, Campinense, Operário Ferroviário, Mirassol, Guarani e paraná; espero que aos 26 anos esteja uma curva de fato ascendente.
O BOTAFOGO tem muito para caminhar e melhorar e no momento não é o Carioca que me preocupa; claro que a obrigação é jogar para ganhar, mas não custa olhar objetivamente o futuro próximo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, experiência se adquire com tempo. Buscar outro lateral direito tendo renovado os contratos de Arnaldo e LR em dezembro passado seria continuar queimando dinheiro.

Marcio, isso só comprova o que falamos: falta-nos talento, já que a esperança está toda depositada nas costas de uma aposta.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Jota, e no fim a culpa será nossa, da Torcida.
SA!!!

Marcio disse...

E ainda tem o Fernando para receber oportunidades na lateral... E também porque se forem contratar, buscarão um lateral do arranca toco, destaque do campeonato local.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sempre, Marcio.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Falta de planejamento profissional resulta nisso. Para cada 5 ou 6 contratações no escuro vem um Moisés no meio. Melhor agregar o investimento de 5-6 “apostas” em uma única peça com baixa probabilidade de decepcionar.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Guga.
Abs e SA!!!

Ivan disse...

O time melhorou em relação ao que vinha apresentando com o Felipe Conceição. Valentim parece entender bem. Mas, ao meu ver, falta talento e jogadores a disposição do treinador.
Triste ter um departamento médico que não recupera os jogadores machucados. Sempre que alguém se machuca, sabemos que vai demorar bastante pra voltar. Será que Renatinho, leandrinho e os outros vão demorar tanto assim pra voltar? Será que ninguém da diretoria se incomoda com essa situação?

Rodrigo Federman disse...

Ivan, caramba...juro que tinha até esquecido do Leandrinho. Você disse tudo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

O João Paulo, cérebro do time (segundo alguns torcedores) não se cansa de atrasar bolas e dar toques improdutivos pros lados. Se o "craque" está assim, o que esperar dos outros?

Lindoso, Pimpão, Ezequiel, L. Fernando, Léo Valência, Kieza e outras sumidades em um time só. Ninguém aguenta.

Tá brabo, amigo !!!!

Patinhas.

Marcio disse...

E o Chefe do Departamento Médico é o Ortopedista João Grangeiro, que foi diretor médico do COB e da Rio-2016.
Pelo menos há notícias dando conta de que o BOTAFOGO anda se preocupando em entrar na vanguarda no que diz respeito a tratamento; foi noticiado que firmaram um convênio com um grupo empresarial americano, especializado em medicina regenerativa; Concentrado do Aspirado de Medula Óssea, BMAC (sigla em inglês para Bone Marrow Aspirated Concentrated).
Segundo as mesmas noticias, Cristiano Ronaldo e Rafael Nadal já fizeram uso de tal tratamento.
Nos EUA utilizam esse método há mais de dez anos, por aqui ainda precisa ser regulamentado.

https://globoesporte.globo.com/sp/futebol/noticia/grupo-americano-oferece-terapia-usada-por-cr7-e-nadal-para-clubes-do-brasileirao.ghtml

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, mas no caso do JP, eu desconto, pois é o único que corre o tempo todo, que visivelmente de incomoda em campo.
Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

Meu pessimismo aumenta a cada dia...
Os mulambos colocaram time misto contra o Fluminense... tomaram 4 ... fizeram o mesmo contra o Macaé, perderam...
O Botafogo ganharia? Tenho seríssimas e dolorosas dúvidas. Pensando bem, acho que não.
Fizemos 5 míseros gols em 5 jogos ... O Vasco e Flamengo, mesmo com libertadores e times mistos, fizeram 9 e 8. O Fluminense fez 12...
Enfrentamos ontem um time que ganhou apenas 1 partida em todo o campeonato.. ficou em último no primeiro turno e está em penúltimo no segundo terno (sem ganhar 1 jogo sequer)...
E, jogando com força máxima, apenas empatamos e corremos o risco de eliminação humilhante...
E vocês ainda acham que temos time para a série A?
Não temos time para a série A... é a realidade...
Estamos penando neste campeonato ridículo... vamos sofrer aguras em um campeonato longo e difícil...
O técnico não é culpado... ele não é milagreiro...

Ely Márcio. JF disse...

Eu só seu uma coisa não adianta ter quantidade sem qualidade

Este João Paulo não é isto tudo que fala dele, eu acho ele meia boca, para não dizer bem ruim.
Desculpa aos companheiros que gosta dele.

Rodrigo Federman disse...

Menos mal então, Marcio.

Possa crer, Abel.

Ely, é a sua opinião e tem o nosso respeito. Eu já acho que nesse elenco do Botafogo, ele escolhe camisa.

Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

O que levou a diretoria a investir 2,5 milhões na contratação de LF, quando alega que não tem recursos? Essa foi uma tremenda bola fora.O cara não está jogando nada. Para o Brasileiro, novas contratações são necessárias, pelo menos 3 jogadores, se quiserem continuar na série A em 2019. Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, neste caso eu até entendo, pois diferente de Leandro Carvalho, por exemplo, o LF foi observado no ano passado e fez bons jogos. Foi uma aposta, mas infelizmente está provando ser bom jogador para Atlético/GO mesmo. Nesta, investimento e risco eu até aceito.
Abs e SA!!!

Gernaldo Silva disse...

Moises foi o melhor ontem... Tem efetividade no ataque e sabe cruzar. O João Paulo é monstro, ao meu ver, disparado o melhor jogador do elenco.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Gernaldo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Nesse esdrúxulo regulamento do Carioca, o fato do BOTAFOGO ficar fora da semifinal da Taça Rio não significa que estará fora da semifinal do Campeonato Carioca.
Para a semifinal do campeonato, estarão classificados, além dos campeões de cada turno, os dois melhores colocados na classificação geral.
As hipóteses para a semifinal e final do campeonato carioca são as seguintes:
1- Equipes diferentes conquistando os dois turnos enfrentarão os dois melhores colocados na classificação geral, com vantagem do empate para cada campeão de turno. A decisão será em dois jogos

2- Mesma Equipe conquistando os dois turnos (Taça Guanabara e Taça Rio), vai direto para a decisão do campeonato. Neste caso, os outros quatro melhores colocados na classificação geral farão uma semifinal e final para ver quem enfrentará a Equipe que venceu os dois turnos na decisão do campeonato, que será em jogo único.

https://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/carioca-2018-arbitral-define-datas-de-seletiva-e-segunda-fase-veja-1-rodada.ghtml

O que não vai significar que o planejamento do BOTAFOGO foi bom, mesmo que conquiste o campeonato sem vencer turno algum.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, mas não é impossível ficarmos de fora das duas, dependendo da combinação dos resultados. Ou seja, olho vivo e faro fino completos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Rodrigo, pode acontecer e nesse caso, seria piorar o que já está ruim.

Quanto tempo gastaram para fazer esse regulamento?
Os caras são bons mesmo...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, esse país é uma piada pronta.
Abs e SA!!!

Uendel disse...

Mal desde o primeiro toque na bola com a camisa alvinegra

Daniel BFR disse...

Um dos regulamentos mais bizarros que já vi, não se sabe como será a final, depende de como será o andamento do campeonato, e mais bizarro, dependendo do caso serão N jogos sem valer absolutamente nada pra ser decidido tudo em apenas um jogo, e mais bizarro ainda, o campeão dos dois turnos pode sair como vice. Um prêmio pra esses idiotas.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Uendel.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Daniel, só não surpreende e nem assusta, afinal, essa merda é Brasil.
Abs e SA!!!