29/03/18

Um minotauro




Amigos, se tem uma coisa que adoro, é quando queimo a língua.

Por isso, o post de hoje é uma espécie de "retratação".

Gostaria de falar sobre o Moisés.

Primeiramente, deixo claro: Emito opinião sempre, respeitando todo mundo que pensa diferente. Assim continuarei sendo. Por isso, nada melhor do que vir ao mesmo espaço em que critiquei a contratação do ex-lateral (na época, segundo reserva) do Corinthians, para dar o braço a torcer e elogiar o jogador.

Desde a sua estreia com a camisa botafoguense, parece não ter sentido e não só se firmou, como hoje é um dos pilares da equipe. 

Mais do que técnica (e ele até mostrou que tem), o impressionante é a força física e vigor do Moisés. Parece que injetam testosterona de cavalo no cara. É rápido, com passadas largas e se impões no corpo.

O que o Moisés fez ontem pelo lado esquerdo do GLORIOSO foi assombroso. Por ali, ninguém se criou. Tanto que o Neguebinha começou o jogo por lá e com poucos minutos o técnico adversário trocou o "produto da mídia flamenguista" para o outro lado (onde também não fez nada). 

Absurda a partida do camisa 6 alvinegro!

Que não se machuque e nem seja suspenso nunca, afinal, a diferença dele para o reserva imediato é gritante.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

52 comentários:

Anônimo disse...

Passando somente para dar os parabéns ao time pelo jogo de ontem (falo mal quando tenho de falar e elogio quando os fatos se impõem. Coisas da minha idiossincrasia...).
Vi somente o primeiro tempo, mas gostei do que vi. Completamente diferente do que se tem observado. Até mesmo do Jefferson eu gostei (costumo criticá-lo por aqui), embora, sim, tenha se mostrado um tanto inseguro no início (o que vi dele depois, foi nos highlights).
Quanto ao Moisés, fiz o mesmo comentário com um amigo com o qual assisti ao primeiro tempo. Nada a acrescentar.
A zaga do Botafogo é boa com o Carli em campo. Sem ele, um desastre. A diferença chega a ser gritante.
Abraços.
Levi.

Rodrigo Federman disse...

Boa, Levi. É isso aí, não há problema algum em reconhecer erros ou mudar de opinião. O Moisés me fez rever os comentários iniciais que fiz quando foi anunciado.
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Creio que o Botafogo é o melhor revelador de Lateral Esquerdo do Mundo. Nilton Santos foi o precursor. Lembram do Marinho Chagas? Vamos pensar no passado recente só para encurtar, colocamos na mídia o Diogo Barbosa e Victor Luiz. Parece que tem algo mágico naquele lado do campo e lá na ponta direita.

Impressão minha ou é fato?

Sergio disse...

Não vi mas assino em baixo seu comentário, e digo que também queimou a minha língua e parece que pelo lado esquerdo no Moisés vai nos conduzir a terra prometida. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Enéias, isso aí.

Valeu, Sérgio.

Abs e SA!!!

jorgeFS disse...

O melhor em campo! Mais todo time jogou como esperavamos que jogassem sempre assim, com vontade e sem verem os dragões de papel, mesmo o Lindoso e todo o meio de campo jogaram de maneira diferente, deve ter o dedo do AV que deixou de lado a teimosia e retornou o JC para o lugar que é dele, o Marcinho também foi outro que com o passe na medida do RL soube o que fazer entregado na conta para o LF tirar um pouco da marra dessa neguebada.

Gernaldo Silva disse...

E isso aí, Rodrigo. Louvável o ato de reconhecer que "queimou a língua". Ser surpreendido é normal quando emitimos opiniões sem nem conhecer o jogador ... Ainda bem, pois ver Gilson é dose. Moisés é monstro.

Saudações Gloriosas

J A Pratti disse...

Minha preocupação é a avenida Marcinho. Umas aberracao marcando.

Ricardo Rocha disse...

Uma correção: Não se falou que Moisés era ruim de bola. Questionou-se o fato de contratarem um reserva que o próprio Corinthians não aprovou.

Ricardo Rocha disse...

Quanto ao jogo de ontem, partida razoável. O time ainda precisa de,pelo menos , 3 reforços. Mas é claro que valeu pela eliminação do Império do Mal.
Mas queremos TÍTULOS.

alex disse...

Fala Rodrigo ...
Acho que o Buchecha joga muito mais que esse Marcelo...
Moises desde do primeiro jogo não sentiu o peso da camisa
Marcinho vem de uma cirurgia , mas acho que vai ainda melhorar ...
Falta um centrovante ....
O Carli não pode ficar de fora..da outra postura para o time ...
Abraços

Ezieljr disse...

Rodrigo melhor contratação esse ano disparado. Uma pena João Paulo ter se machucado. Esse meio campo depende muito dele. Me arisco a dizer que o meio campo ideal pro Botafogo hoje seria formado por MF e João Paulo na marcação... Com esse dois atuando na marcação e difícil de tomar gol..
Lógico com Carlo na zaga...

Defendi aqui algumas vezes a opção de AV por Marcelo na zaga mais tenho que confessar o carli não pode ser banco nesse time nunca mais. Dá pra jogar com os três Rabello, Marcelo e Carli. Basta tirar o Marcelo baiano e adianta o menino pra fechar o meio campo ajudando na marcação.

Bruno disse...

O Botafogo começou a vencer o Flamengo quando o técnico Alberto Valentim, humildemente, se rendeu ao óbvio. CARLI. O treinador, diferente de boa parte dos que andam por aí, não morreu abraçado as suas convicções.

Ezieljr disse...

"Lindoso: 35 passes, todos certos." nunca critiquei. rsrs

Rodrigo Federman disse...

Sim, Jorge. Só não gostei do Marcelo Baiano ontem!

Valeu, Gernaldo. Nenhum problema em mudar de opinião mesmo. Mas, que fique claro: As críticas que fiz ao Moisés (quando anunciado), foi também pelas duas partidas que havia visto dele no Corinthians. Em ambas, parecia ser pior ainda do que o Gilson.

J. A.Pratti, acho que ontem ele se saiu bem. E foram dois atacantes rápidos por ali.

Verdade também, Celso. Isso tem que ficar bem claro, para aqueles que agora tentam colocar dedos nas caras.

Alex, com certeza joga. Até porque, esse Marcelo Baiano é muito ruim. Fraco na marcação e sem qualquer habilidade com a bola nos pés.

É, Eziel. O JP faz muita falta ali. Teríamos um bom tripé com o Carli e Moisés atrás e o JP pelo meio. Sobre o Lindoso, aquela bola dele ontem foi linda. Mas muita calma com essas estatísticas modernas também, afinal, dos outros 34 passes, não lembro de um outro que tenha sido para frente. Mas tudo bem, o que foi, valeu muito! rs

Concordo plenamente, Bruno!

Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Tem razão.

Carlos David disse...

Parabéns pela eliminação do urubu carniça, mas vão sucumbir perante o GIGANTE da COLINA na final.CRVG

Rodrigo Federman disse...

Carlinhos, primeiro vocês precisam eliminar o ECTD. rs
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Como hoje é o dia da ressaca deles e da nossa redenção, vou aderir ao "MEA CULPA". Que partida do LINDOSO! O MOISES foi um tanque em campo, não deixou o Neguebinha fazer nada do lado dele e foi o destaque do jogo, mas o LINDOSO calou a minha boca ontem! Tudo bem que foi 1 partida em 100, mas estou quase perdoando ele pelas 100 partidas burocraticas. Jogou muito, fechou os espaços, fez a bola rolar, acertou todos os passes e deu um lançamento perfeito para o cruzamento também perfeito do excelente MARCINHO de ontem. Pronto, acabei de engolir 1 pato inteiro!

PAULO FERNANDO disse...

Carlinhos, se ficar muito por aqui vou acabar te acusando de amor platônico!
Quando vejo o pessoal de outros times em comentários de Botafoguenses digo que são vítimas de um estuprador Botafoguense e que estão por aqui procurando o "violentão"! Hoje e no seu caso vou relevar....acho que é amigo do Rodrigo.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, calma, não dá para perdoar ainda não. Parabéns para o Lindoso, mas o saldo ainda está negativo! hahahahha Sobre o torcedor do Vasco, nem conheço, mas até achei que o comentário não foi ofensivo. rs
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Se não é seu amigo deve ser saudade do grandão!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Paulo!
Abs e SA!!!

Pedro disse...

Podem mudar os elencos. Podem criar um abismo entre ambos nas cotas de TV. Podem colocar Marcelo de Lima Henrique para apitar. Podem dar soco na barriga dentro da área e nada acontecer. Podem ser ampla maioria na arquibancada.

Muito se falou durante a semana. O poderoso Flamídia, com a vantagem do empate, apenas cumpriria tabela contra o fraco e combalido Botafogo na semifinal geral. Se perdesse, inclusive, “seria uma vergonha”, segundo Mauro Cezar Pereira da ESPN. O queridinho da imprensa brasileira já estava na final, só faltava jogar. Mas aí a bola rolou....

PUBLICIDADE


inRead invented by Teads
A bola rolou e o Botafogo, mesmo que por apenas 90 minutos nesse ano, esboçou ser aquele Alvinegro aguerrido, competitivo e brigador que tivemos o prazer de curtir na Libertadores do ano passado. Bem posicionado, disputando cada bola, sabendo explorar as fraquezas do adversário e lutando por nosso manto com sangue nos olhos.

Rodrigo Federman disse...

Boa, Pedro! Valeu!!!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E depois do jogo deu uma entrevista e me pareceu um rapaz centrado, conhecedor do que precisa fazer para se firmar na carreira, além de ter mostrado conhecimento do LENDÁRIO NILTON SANTOS, que é dono da posição. Isso vale muito!
Fez um jogo soberbo e tem um comportamento em campo que julgo o correto, primeiro se preocupa em cumprir as suas obrigações defensivas e depois, se tiver oportunidades, apoiar.
Uma diferença colossal entre ele e o antigo titular, Gilson; que se aventurava como lateral e meia e não cumpria adequadamente nenhuma das funções.
E o melhor de tudo é que a cada jogo está dando sinais de que vai melhorar ainda mais a performance.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, vi essa menção dele ao NS. Realmente, muito legal.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Consegui ver o VT e realmente o Botafogo foi bem taticamente e principalmente na disposição. Claro que ainda temos muitos problemas, porém, acho que a entrada do Carli melhora muito o posicionamento da defesa e o Renatinho melhorou a marcação no meio pois com o MV nosso meio fica aberto pois o cara parece uma preguiça. Boa partida do Lindoso, Moisés, LF. O Marcinho precisa ser orientado sobre a marcação, e isso poderia ser papo do AV com ele, afinal, o AV foi LD e foi bom lateral.
Entre outras cosias o que mais sinto falta nesse time é de um centro avante que saiba se colocar e dominar a bola, que imponha um mínimo de respeito , e isso o Brenner está longe de conseguir, é brigador, mas é muito fraco.
Outra cosia que eu não consigo entender é esse Pachu ter oportunidades e o Buchecha não. Aliás, acho que o Buchecha deveria entrar no lugar do Marcelo volante que pelo que vi até agora é bem fraquinho. Outro problema é o LV, que não se omite, briga, mas sempre faz a jogada equivocada. Prá mim entrava com o MF e o Buchecha nesse time. Porém, a diretoria precisa reforçar esse elenco, pois o brasileiro o buraco é mais em baixo.
Sobre o Moisés, se mostrou conhecimento sobre o maior LE da história do futebol, nem preciso citar quem é, muitos pontos para o Moisés. Só lembrando que o Botafogo teve além do gigante Nilton Santos, dois LE fantásticos: Rildo e Marinho Chagas, esse sensacional.
Mas passada a euforia não nos iludamos: o time precisa de reforços. E outra, o JP faz muita falta. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

É, Sérgio. O Carli passa segurança para toda a zaga. E além de um bom atacante (será o Aguirre), também sinto falta daquele meio campista que sabe a hora certa de cadenciar jogo e fazer o mesmo correr. O cara que pega a bola e coloca debaixo do braço.
Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

Analisar o jogo em VT, já sabendo o resultado, não dá a real dimensão da partida. É como ver um filme de suspense já conhecendo o final dele.
Estou muito alegre com a vitória e a classificação para a final. Pelo menos serviu para aliviar os impactos da vergonhosa eliminação da Copa do Brasil e das humilhantes derrotas para o Flamengo (3x1) e Fluminense (3x0).
Mas precisamos voltar à realidade. Fizemos um primeiro tempo primoroso (dentro da capacidade do elenco). Mas o segundo tempo escancarou a disparidade de qualidade do elenco em relação ao adversário.
Continuo seriamente preocupado com a série A. Temos que beliscar essa taça para elevar o ânimo dos jogadores e da torcida.

Anônimo disse...

Grande RODRIGO,tenho aparecido pouco pois o amigo sabe que estou acompanhando meu neto,que joga futebol sete pelo IATE,na GO CUP,em APARECIDA DE GOIÁS.São escolinhas de diversos SUB,de 19 estados brasileiros e 14 países,inclusive a RÚSSIA enviou time.
São jogos das 9 até as 16 horas,uma overdose de futebol.Ontem,foi um dia maravilhoso,pois a escolinha do nosso BOTAFOGO enfiou 4x0 na mulambada Sub 10.Assisti a partida com torcedores alvinegros e vibramos muito.À tarde,o time do meu neto,Sub 9,também empurrou 4x0 na mulambada.
As escolinhas do GOÍAS,GRÊMIO,SANTOS e PALMEIRAS estão com times fortes e devem levar alguns títulos.Olheiros dos principais centros estão a caça de moleques bons de bola.Tem um camisa dez do GOIÁS que joga demais,garoto quieto,calado,mas quando entra em campo é uma ferinha.Bati um bom papo com o pai,que disse já ter proposta para sair do Brasil.As finais de todas as categorias serão no sábado.
Quanto ao jogo contra os mulambos,não pude assistir,pois houve um jantar em GOIÂNIA para a comitiva do IATE CLUBE DE BSB. Mas,antes de sair,li diversas mensagens aqui e fiquei preocupado com o pessimismo de alguns.Parecia que jogaríamos contra o BARÇA,que o nosso time é fraquíssimo e todos os times brasileiros são muito melhores.
Como não me emprenho pelos ouvidos,continuo na minha tese de que não há nada demais por aí.O time da mídia e da "grobu",que tantos enaltecem,só tem grandes jogadores nos programas esportivo$$$.
Já assisti aos melhores momentos,o que não da para falar muito e opinar.
Sobre o MOISÉS,parabéns por reconhecer a sua avaliação digamos precipitada,por isso espero algumas partidas.
Quanto ao LINDOSO,acho que esse ano fui o único a defendê-lo aqui.Não é um GRANDE JOGADOR,mas o escolheram para "couro de pica" injustamente,tudo que sai errado é culpa dele.Depois da chegada do AV,ele está jogando bem,marcando e até fazendo bons lançamentos,como ontem.
Com alguns acertos de posicionamento e a volta de um ou outro contundido,jogando com disposição,penso que não correremos riscos e poderemos surpreender,POIS NÃO HÁ TIMAÇOS IMBATÍVEIS NO ATUAL FUTEBOL BRASILEIRO.
Torço para que a final seja contra o VASCO,pois também não suporto as flores.
Desculpe a "CARTA",mas tenho aparecido pouco,rsrsrsrs.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Abel, a preocupação com a Série A continua, mas sobre o segundo tempo de ontem, achei estratégico.

Jota, apenas discordo quando diz que era pessimismo exagerado. Era real e fazia sentido com a situação do time até ontem. Da mesma forma que é, penso, absolutamente normal afirmar que o elenco do Flamengo é muito superior. De resto, críticas e elogios sempre que forem necessárias e merecidas. No caso do Lindoso, elogio por ontem, mas continuo achando jogador muito aquém de ser titular para Botafogo.

Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

Rodrigo, concordo com seu pensamento. Mas, se tivéssemos um elenco melhor, teríamos aproveitado pelo menos uma das dezenas oportunidades de contra-ataque que o adversário, em desespero, deixou acontecer.

Unknown disse...

Rodrigo, eu concordo. E para ser justo com o Moisés, ele não tem sido Cinderela de um jogo só. Desde que chegou, se impôs e a casa jogo está melhor. Veio com raiva do Cortinthians, que é o melhor tônico para um jogador que sabe que o seu potencial está sendo desperdiçado. Vamos ver se a nossa diretoria amadora de futebol trate-o com o profissionalismo devido já que vai voar urubu no nosso quintal logo logo.

Rodrigo Federman disse...

Ah, sim, Abel. Mas aí é questão de qualidade técnica do elenco mesmo.

Sim, Guga. Só na final da TR que ele não foi tão bem. De resto, é uma grata surpresa.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Pois e, Rodrigo. Todos nós temos um dia ruim aqui e ali. O importante é a trajetória como um todo.

Ailton disse...

Bom jogo contra o Framengo. Laterais atuaram bem e tivemos uma pitada de sorte, pois não houve muitas chances claras, e contamos também com erros bizarros do ataque do outro lado. Mas sorte também faz parte do jogo! Que a diretoria e comissão técnica não se iludam com o resultado, pois há ainda muito a evoluir e contratar. Quando o Botafogo faz um jogo assim, aplica tanta energia que parece ficar três pra se recuperar. Dessa vez, precisamos que a recuperação seja rápida pra uma nova boa atuação na final, pois agora vale título. Que venha o Vasco, porque pegar o Abel de novo não vai ser bom.

Anônimo disse...

Realmente Moisés tem jogado bem, mostrando técnica e preparo físico. O time em geral, jogou bem e mereceu a classificação.
Alguns jogadores se recuperaram na partida de ontem. Jefferson acabou com a apatia dos últimos jogos, ele próprio reconheceu, Lindoso foi bem nos passes, Marcinho diminuiu os espaços e não deixou os jogadores do Flamengo se criarem por ali. Lembrando que o Carpegianni colocou o Everton como lateral para explorar ainda mais as "deficiências" do lado direito do Botafogo.
Revendo a partida no VT, o Brenner jogou bem, em momentos complicados, distribuindo bem a bola.
O time ganhou equilíbrio com o Carli. Não pode sair do time.
Chama a atenção, um aparente preparo físico deficiente do Botafogo. Não consigo precisar se é impressão ou realidade.
SAN,
Lincoln.

Rodrigo Federman disse...

Claro, Guga.

Ailton, só não vi assim uma noite tão ruim dos atacantes deles. As oportunidades reais que permitimos foram poucas. Mérito do sistema defensivo.

Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

O jogo de ontem guarda uma certa semelhança com o famoso jogo da invencibilidade em 1979. Na época eu tinha apenas 10 anos e ouvi no rádio.
Não entendia muita coisa, mas vi os mulambos ficarem loucos ao perderem a invencibilidade de 52 jogos. No ano anterior o Botafogo havia também ficado 52 jogos sem perder.
Estava vendo, no YouTube, os melhores momentos daquele jogo memorável, quando vencemos por 1x0, gol de Renato Sá no primeiro tempo.
No segundo tempo levamos um tiroteio comandado por Zico e Júnior. O time segurou bem, com mais qualidade que o de ontem. E teve uma defesa memorável do grande Borrachinha.
O Público pagante no Maracanã naquele jogo: 138.000

https://www.youtube.com/watch?v=_-xqvd7yGLo

Rodrigo Federman disse...

Lincoln, concordo com tudo o que você comentou.

Abel, possa crer!

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Com o devido respeito ao que os amigos postam, gostaria de fazer uma ressalva.
O fato do BOTAFOGO ter deficiências claras e de fato as tem, não transforma o adversário de ontem em um time muitos furos acima dos outros.
Eles venceram de três daquele Time bagunçado do Felipe Conceição, depois nos venceram por um a zero com influencia da arbitragem e foram derrotados neste último jogo; fizeram dois jogos contra o fluminense e foram goleados quando utilizaram os reservas e com titulares empataram, tudo isso, verdade seja dita, com eles montando o elenco aos trancos e barrancos;
E no único jogo que tiveram contra o vasco, apenas empataram.
E não vamos nos esquecer de que quando o jogo estava empatado, uma penalidade máxima favorável ao BOTAFOGO não foi marcada.
Que o BOTAFOGO passe a ser mais cirúrgico em suas contratações e eles continuem errando e achando que estão acertando.
Para terminar, se lembram do que disse o Pratto, depois do jogo pela Libertadores?
SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Assistindo ao jogo do Vasco contra o Clube da série C. Difícil aceitar que o Botafogo tenha perdido por 3 a 0. Jogo sofrível.

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Marcio.

É verdade, Celso. Também estou assistindo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Também estou vendo o jogo; muita vontade, tudo na base do "Vamos lá!"
SA!!!

Abel Santos disse...

Bem, lá vem o Vasco em mais uma final conosco... perdemos duas em 2015 e 2016 ... Será que vamos mudar essa história? Desde 2007 temos 6 vices...É hora de acabar com esta maldição...

Rodrigo Federman disse...

Marcio, verdade.

Acabará, Abel.

Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Melhor pegar o Vasco, tem jogo da Libertadores no meio de semana, mas o Botafogo tem que corrigir os erros do meio de campo, que ainda não se acertou após as perdas de BS e JP. A defesa com Carli fica mais sólida, mas os volantes não podem dar espaços, como tem acontecido. O Vasco pode ser inferior, mas tem um time mais experiente. O Fogão tem que ir com tudo no primeiro jogo.Nao podemos vacilar, é a temporada de 2018 que está em jogo. Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso, J.Daniel.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Palavras de Abel, na coletiva pós jogo: "...o Vasco foi melhor..."
Por isso ele é diferenciado.

Marcio disse...

Iniciando com a quebra do jejum, chegamos em 1989, 1990, 1997, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2012, 2013, 2015, 2016 e agora em 2018; são 13 finais em 30 temporadas, uma frequência de 43% nas decisões, considerando que há 4 grandes equipes, não é pouco.
O problema é que Vencemos somente em 1989, 1990, 1997, 2006, 2010, 2013, agora em 2018 é hora de vencer e melhorar a performance.
São apenas números, mas mostra que um pouco de precisão nas tomadas de decisão, poderíamos ter ultrapassado o vasco no números de títulos estaduais, pois estão com 24 e nós com 20.
Mais do que isso, também confirma que há assiduidade na disputa desse campeonato, sem discutir se é bom ou ruim, e que faltou ao BOTAFOGO, desde 1989, encontrar o caminho para ultrapassar as fronteiras.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Celso.

Isso aí, Marcio.

Abs e SA!!!