06/04/18

Comandante do ataque




Se no meio de campo a dúvida é sobre o substituto do suspenso Rodrigo Lindoso, no comando de ataque, ao que parece, o técnico Alberto Valentim não deverá mexer.

Depois de começar a temporada como titular, o Brenner viu o Kieza chegar, logo assumir a posição e marcar alguns gols. 

Para o azar do atacante capixaba, se machucou e ficou um tempo fora. Durante esse período, a única opção era novamente o Brenner...
...que ao ser escalado, manteve a média de gols do companheiro, inclusive marcando em partidas importantes. 

Em teoria, nenhum dos dois tem bola para ser titular absoluto do Botafogo. Mas como a disputa está restrita a Kieza ou Brenner, comparemos: Velocidade e mais habilidade (Kieza) ou força e mais presença de área (Brenner)?

Por questão de justiça - e já que nenhum me enche os olhos -, eu manteria o limitado/esforçado Brenner no comando de ataque botafoguense para o jogo decisivo. Por mais que não gostemos, o que compete a um camisa 9, ele tem feito. 

Isso, é claro, considerando o baixíssimo nível de atacantes do atual futebol brasileiro.

E os amigos: Brenner ou Kieza?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

33 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Pra mim não tem diferença para jogo.Nosso maior problema está no meio campo, não pela falta do Lindosó, mas pela falta de opção.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Ricardo. Eu vejo diferença, inclusive, na proposta de fazer o time jogar. Um é mais dinâmico e o outro tem mais presença.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Vejo que o momento é do Brenner, além de estar fazendo seus gols, ele está se esforçando muito em jogadas de pivô e protegendo/segurando bola no campo de ataque. O problema é que Brenner é muito lento e quando sai da área para o Pivô ele não consegue chegar na área a tempo para receber um cruzamento, e devido à sua lentidão e baixo preparo físico que ele apresenta pra sua idade, ele também não consegue pressionar os zagueiros na saída de bola.

Eu começaria o jogo com o Kieza por ser mais leve e também não deixa a desejar em nada no jogo aéreo, que ao meu ver ele é o jogador que mais tem impulsão para tal fundamento no elenco.
Brenner ficaria como curinga, um jogador que podemos contar em um possível segundo tempo precisando desesperadamente por gol (tomara que não).

Mas como você disse, devido ao baixo nível do futebol atual, estaremos bem servidos de centroavante para a final desse Estadual. E outra coisa é certa, o campeão carioca vai ser o time que a zaga falhar menos em bolas aéreas.

Saudações Alvinegras...
Sr. Resende

Marcio disse...

Como um deles tem de ser escolhido, vou de Brenner, já que em três jogos contra o Vasco, marcou três gols; o problema é não permitir que saia da área, mesmo que não toque na bola uma única vez e faça somente para colocá-la dentro do gol.
Outro dia li uma matéria sobre o Ricardo Oliveira, onde constava que ele, no Atlético, recebe 250 mil fixos de salários e que pode chegar a 400 mil reais, dependendo de sua produtividade.
E pensar que pagamos, se eu não estiver enganado, 200 mil reais ao Canales, não faz muito tempo.
O problema é que a diretoria do BOTAFOGO "apenas" afirma e reafirma que não tem dinheiro e que se tivesse, traria Messi e/ou CR7; contudo não tem plano algum para apresentar para algum jogador razoável e nesse sentido o R. Oliveira, mesmo veterano, é melhor do que muitos que andam por aí.
Voltando a nossa realidade, hoje é o Brenner, amanhã o Kieza faz uns gols e retoma a titularidade; não existe vaga cativa para jogador algum no BOTAFOGO, pois não há quem faça a diferença. É tudo no curto prazo com esse elenco.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Resende, o problema que vejo em deixar o Brenner como "arma", é que o estilo dele pouco muda uma partida. A não ser que, no desespero, passemos a jogar bolas para área. O Kieza dá mais mobilidade, caso seja necessário. Mas ainda assim, prefiro aquele que julgo ter mais cacoete por gol. E no momento, o Brenner tem feito o que se espera dele (exceto quando resolve sair da área....rs).
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Marcio. O problema é que o próprio AV uma vez disse que o Brenner tem essa "característica" de sair da área. O que eu discordo com veemência. Ou então, realmente não enxergo nada.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, característica de sair da área ele não tem... O que acontece é que com essa conversa de que centroavante que fica na área não é "moderno", que precisa participar do jogo, todos tentam se adaptar ao "novo estilo".
E os "professores" parecem receosos a voltar ao velho estilo, impedindo que mo jogador faça o que não sabe.
Veja que dizem, por exemplo, que goleiro brasileiro não sabe sair do gol, o que não é uma mentira, mas isso não impediu que a o pais conquistasse 5 copas do mundo; e a conquistou, em sua maioria, com as melhores características da escola brasileira de futebol.
Nem tudo que é bom para A é bom para B.
Que se monte o melhor esquema para potencializar as virtudes dos jogadores.
O Brenner sai da área, mas os movimentos são forçados.
SA!!!

Sergio disse...

Que dilema: Brenner ou Kieza. O problema maior no Botafogo e seu meio de campo que marca mal e não cria absolutamente nada. Acho que se botasse o Romário ali na área e pobre ia se desesperar por não receber uma bola limpa pra finalizar.
No momento talvez seja melhor começar com o Brenner, mas que ele fique na area, pois quando sai é um desastre, pois é lento, visão de jogo e habilidade muito limitadas. Dependendo do meio que o AV escalar, domingo pode ser uma tristeza. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio. Tudo isso, reflexo e consequência da máxima do maldito futebol moderno de que o gol é apenas um detalhe! hehehe

Sergio, o pior é que essa é a nossa triste realidade! rs

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

Eu imagino o quanto foi dolorido e triste a formalização desse post. Escolher entre Brenner e Kieza, não é uma tarefa fácil e simples. Acho até que vc deve ter sentido uma dor no coração por medo de uma possível injustiça. rsrsrsr. Patinhas.

Marcio disse...

Sem levar em consideração os adversários, o fato é que o Brenner tem profissionalmente 97 jogos e 39 gols marcados, média de 0,40 gol/jogo.
No BOTAFOGO ele tem 34 jogos e 12 gols, média de 0,35 gol/jogo;
Em 2018 tem 15 jogos e 6 gols, média de 0,4 gol/jogo.
Só para efeitos de comparação, o tal do Roger saiu daqui com 48 jogos e 17 gols, média de 0,35 gol/jogo; especificamente no campeonato carioca, o Roger fez 10 jogos e 4 gols, média de 0,4 gol/jogo.
E o Brenner fez no campeonato Gaucho 2016, 7 gols em 12 jogos; o Roger no gaucho 2018, 2 gols em 12 jogos.
E o Roger era tido quase como insubstituível, não mudou rigorosamente nada, talvez o fato do Brenner ser mais barato.
Em resumo, nada de fazer pivô, acompanhar volante adversário, essas coisas; o negócio é trombar dentro da área.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Patinhas, caro amigo, você acertou em cheio.

Perfeito, Marcio.

Abs e SA!!!

Pix disse...

E o Brnner tem um detalhe: exímio cobrador de pênaltis, nunca desperdiçou uma cobrança. Num jogo decisivo pode ser importante. Sem falar que Kieza pode entrar e jogar pelos lados

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Pix.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Acho que no estilo de jogo do Botafogo o Brenner se encaixa melhor. Valência praticamente não faz infiltração. Só puxa pra direita e cruza. Kieza é mais móvel. Problema que quando o brenner sai da área ele não chega a tempo dos cruzamentos. Renato

Rodrigo Federman disse...

Renato, na verdade, o Brenner fora da área é uma nulidade quase completa. Rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,sem mais delongas,respondo direto a sua pergunta.
KIEZA,fácil,fácil,pois pelo menos consegue dominar a pelota.Não é grande jogador,mas é bem menos ruim que o horrível BRENNER.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, até concordo que o Kieza tenha menos dificuldade em dominar uma bola do que o Brenner, mas de camisa 9 eu só espero que empurre a bola para redes adversárias. E justiça seja feita, desde a saída do Kieza, o Brenner fez essa sua tarefa. Rs
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Para domingo, Brenner.

Mas foi muito bem lembrado em comentário acima, do jeito que nosso meio-campo cria, nem Romário, Gerd Muller, Túlio teriam grandes oportunidades.
Abs

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Verdade, Eduardo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E lançaram o Copo do Jéfferson, custará 13 reais e estará a venda no "new maracanã" no domingo.
SA!!!

Marcio disse...

E o tjd concedeu efeito suspensivo ao Rildo e estará liberado já no dia 11 de abril.
Enquanto isso, não há efeito suspensivo da contusão do J. Paulo... Coisas do brasil, com minúsculas.

https://www.foxsports.com.br/news/352213-tjd-concede-efeito-suspensivo-e-rildo-ja-tem-data-para-voltar-a-atuar-pelo-vasco

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Já era esperado, Marcio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, para "inglês ver".
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Total, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo e turma.
Já postei aqui, quando iniciou o Brenner (por ser aqui de POA), que se tratava de um belo finalizador. Apenas finalizador, mas muito bom só em fazer isto. Que não se esperasse brilhatura, volta ao meio etc etc etc. Mas tinha um índice muito bom de finalizações corretas. Eu avisei e é isso que vemos em campo. Se fez 12 ou 13 gols no Botafogo (não sei), sei que não deve ter concluído mais do que 30 vezes em todos esses jogos (não passa de 40). O índice conclusões/acertos é alto. Disso tenho certeza. Se tens um jogador assim, tens que armar um esquema que favoreça o seu não desgaste fora da área. Até porque não adianta. Não podemos copiar europeus em tudo. Lá não jogaria um cara que quase não marca (só o Lewandowski, que ainda assim dá os seus carrinhos em zagueiros de vez em quando). Aqui, pela escassez, é possível. Então, deve-se usá-lo inteligentemente. Pode conferir meu post lá atrás, quando da contratação por empréstimo. E também recomendei aqui o Sasha como 9 móvel, quando pensaram em negócio por B Silva. No Inter nunca usaram assim. No Goiás foi goleador assim. No Santos, tá no sucesso.
Saudações
Paulo, de POA

Rodrigo Federman disse...

Paulo, eu até acho que ele perde muitos gols, mas inegavelmente tem ao menos deixado quase meio por jogo na média até aqui. Para o risível padrão do futebol brasileiro, algo aceitável.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E de fato o Brenner tem se mostrado da forma que o Paulo, de POA, o descreveu. E acrescento, até pelos números que mostrei em comentário anterior, que não está devendo nada ao outrora elogiado Roger e se voltarmos no tempo, melhor ou muito menos pior do que o Bill, o marcador de zagueiro.
E, sinceramente, boa atuação de centroavante se resume a gols, fez, ddecidiu jogos, está muito bom.
Vejamos o caso do Benzema no Real Madrid, sai da área, faz pivô e gol que é bom, nada; a sua titularidade está sendo contestada e quase que insustentável; o mesmo vale para o Higuain, que até faz os seus gols, mas na hora da decisão falha de maneira quase que absurda, passa também por ele a falta de títulos da seleção argentina.
Ou seja, de nada adianta um goleiro jogar bem com os pés, bater faltas, pênaltis, se levar gols defensáveis a 3/4 e centroavante que faz pivô, ajuda a marcar severamente e não faz gol; ao final de tudo, de modo bem simplista, a brincadeira consiste em fazer mais gols do que o adversário. Se puder apresentar um futebol vistoso, melhor; o que não pode é desejar apresentar performance além da capacidade natural.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Nisso eu concordo plenamente, Marcio: para mim, boa partida de camisa 9 é marcar gol. Se fizer isso, pode errar todo resto.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, neste exato momento está ocorrendo um grande exemplo.
O Manchester City dominou o United no primeiro tempo, fez dois gols e poderia ter feito outros e matado o jogo, não fosse a incompetência do Sterling em colocar a bola no fundo do gol, perdeu três oportunidades claríssimas.
Segundo tempo, o United já chegou ao empate.
Não adianta, pode correr, marcar o lateral, plantar bananeira e tudo o mais dentro de campo, mas sem gol, nada feito para um atacante.
Alguém imagina o CR7, Messi, Romário, Ronaldo, desperdiçando três chances claras em um jogo de futebol?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Estou assistindo. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
E como diz o Muricy Ramalho, no que concordo de forma absoluta,'A bola pune".
Para alguns, "gol é um detalhe".
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Marcio.
Abs e SA!!!