11/05/18

Acordar para a vida




Depois de um início promissor, várias idas para o departamento médico e irregularidade nas outras oportunidades no time titular.

Falar de Pimpão, Valencia, Brenner, Kieza, Lindoso já é rotina (para mim), mas confesso que se alguém anda decepcionando muito, esse é o Renatinho.

Eu não o conhecia do Paraná, mas veio com pompa de diferenciado e com a vaga de titular na criação do Botafogo. Até agora, mostrou ter habilidade, mas na maioria das vezes, de maneira improdutiva. Cisca bastante, produz efetivamente pouco.

Além disso, parece faltar ao Renatinho um "algo mais", como saber que tem uma chance de ouro (inclusive pela expectativa da diretoria, comissão técnica e torcida) de se destacar em um clube enorme como o Botafogo. 

Se continuar nessa "indiferença" e baixa produção, logo voltará a ser destaque em time pequeno de segunda divisão.

Repito: Expectativa, existe. Bola, parece ter. Falta acordar para a vida e demonstrar vontade.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

23 comentários:

Sergio disse...

O problema do Renatinho e a completa falta de sangue e firulas nos momentos desnecessários. Tem habilidade, mas sem sangue não vai a lugar nenhum, e sem sangue já basta o MV. ABS e t!

Rodrigo Federman disse...

Isso, Sergio. Rapaz bem apático. E parece um pouco mascaradinho também.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Carille colocou alguns jogadores do Corinthians, recém contratados,no banco para que os mesmos ,PRIMEIRAMENTE, compreendessem o que é jogar nesse Clube. Lá,o Roberto Carlos foi expulso pela torcida e eles conquistaram tudo ,depois disso. Falta botafoguense no BOTAFOGO.

Ezieljr disse...

Me parece Camilo em sua decadência nos seus últimos meses no Botafogo... Lembrando que no início Camilo foi mais regular que Renatinho...

Marcio disse...

O Renatinho, se não for alertado sobre o senso de urgência, trilhará o mesmo caminho de Élvis e Tomás Bastos.
Évis após a passagem pelo BOTAFOGO: Criciúma, Figueirense, Red Bull, CRB e Criciúma;
Tomás Bastos: J Malucelli, Ceará, J, Malucelli, Coritiba e A. Goianiense.
Ambos passaram pelo BOTAFOGO por empréstimo, mas também não despertaram interesse suficiente para que o próprio BOTAFOGO ou outro clube arriscasse uma contratação definitiva.
O cenário é muito parecido.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Celso.

Eziel, discordo. O Camilo era conhecido e quem o acompanhou antes, sempre soube que era um medíocre. Viveu 2 meses atípicos na sua carreira logo que chegou. O Renatinho, pouca gente conhecia. E chegou com uma expectativa que não existia no tal "mito".

Marcio, lembrei desses dois e do Diego Jardel também. Que o Renatinho não seja mais um caso similar.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre o Aguirre:

"...Valentim já avisou que pretende testar Aguirre de 30 a 45 minutos em sua estreia, por não estar no mesmo ritmo dos demais. Ou seja, o atacante sendo relacionado deve começar no banco e entrar no segundo tempo. Mas como o técnico pretende usá-lo taticamente em campo? Apesar da preferência do uruguaio pela função de centroavante, o comandante indicou que não quer ele fixo, citando como exemplos Willian e Keno..."

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/como-aguirre-vai-jogar-valentim-projeta-uruguaio-a-la-willian-e-keno-no-botafogo.ghtml

Coisas desse tipo é que eu não aceito.
Contratam o jogador, o cara informa que prefere jogar de centroavante e o técnico do alto de sua capacidade diz que não quer vê-lo fixo em campo, que quando o uruguaio estiver bem fisicamente vai usá-lo nas extremas e centroavante.
Faça o simples, Valentim!
Não comece a inventar, pois não está no Palmeiras e justamente por isso os jogadores são outros.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, esses "professores" do maldito futebol moderno...
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo, não se trata de imaginar uma possibilidade, caso o jogador mostre capacidade.
O Valentim fez uma afirmação... Ele não quer!
Ele fora da posição em que diz ter preferência vai melhorar a performance?
É por isso que concordei com o De Rossi quando não entrou em campo no jogo pela Itália, frente a Suécia pela repescagem das eliminatórias para a Copa do Mundo. Precisando vencer o jogo e o técnico quer coloca-lo em campo, sendo um volante...
Futebol é simples e adoram inventar; desde sempre a brincadeira é de fazer mais gols do que o adversário.
Também não suporto o tal futebol moderno.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

De acordo também, Marcio.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Técnico bom é aquele que monta um esquema de acordo com os jogadores que tem e não aquele que quer mudar as características dos jogadores para montar um esquema que tem na cabeça. Que o diga o Canhota, escalado na ponta esquerda pelo FC e preferiu nao jogar ali. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Com certeza, Sérgio. E voltando ao Renatinho, será que essa posição é a melhor para ele também?
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Renatinho foi o principal nome do Paraná na campanha do acesso ano passado. Tem potencial, mas, assim como todos os outros jogadores de linha desse elenco, precisa suar sangue em campo para realmente se destacar num clube grande.

J A Pratti disse...

Eu também observei o Renatinho e admito a minha decepção momentanea
Nem a bola parada que diziam ser o seu forte ainda não apresentou no Botafogo na minha observacao ele não sabe fazer ou pelo menos ainda não fez um lançamento apenas corre com a bola.
Com relacao ao Valentin no jogo contra o Audax Italiano fiquei revoltado o Botafogo parecia um time de várzea jogando parecia uma pelada sem comando.
Sinceramente fiquei em dúvida qto
a competência desse treinador.
Lembremos no início a sua invenção barrando o melhor zagueiro do Botafogo o Carli pelo menos esse erro ele já corrigiu.
Abs e Sds.

Anônimo disse...

Ótima análise Rodrigo. Todo jogo a culpa cai no Valencia,Pimpão ou Lindoso, e esquecemos de citar que os companheiros deles também não estão rendendo.

Renatinho é uma incógnita das grandes, como o amigo disse ali mais cedo, o cenário é igual se não for idêntico ao Thomas Bastos, que na ocasião também foi destaque de um clube da série B, meio campista, fazendo muitos gols, principalmente de fora da área e faltas. E até agora não vimos o Renatinho da um chute de fora da área ou assustar em uma falta, ou seja, nós criamos uma expectativa nos arremates, pois era isso que os famosos vídeos do Youtube mostrava e infelizmente isso ainda não aconteceu. Mas é importante destacar que esperamos de um armador(será que ele é ?) a criação de jogadas e lançamentos/assistências precisas, e isso não vimos nos vídeos, será que Renatinho tem essa qualidade?

Outro que queria fazer a mesma crítica (não é cornetagem) é O Luis Fernando, apenas 03 bons jogos nas Semis do Carioca, seu campeonato inteiro não foi bom, tava sim mostrando evolução, mas sei lá, acho muito pouco para um cara que o botafogo teve que pedir 2,5 milhões emprestado para comprar 50% de seu passe...

Resende

PAULO FERNANDO disse...

Tenho a mesma impressão, mas acrescento em sua defesa a questão do diálogo de bola. Tá difícil para ele conseguir jogar com qualquer um do ataque. Se ao menos o João Paulo estivesse no time ele certamente já teria com quem fazer sua chuteira conversar. Imagina você tenta passar a bola e o cara não se desmarca, você dá um passe e recebe uma bomba. faz um lançamento e o cara devolve a bola para o Carli que passa para o Igor e .....bomba pra frente!! Claro que ele precisa mostrar mais personalidade, mas tá difícil ser tenor com tantos contrabaixos nesse time.

Renan Bernarde disse...

O Renatinho esta sobrecarregado, se analisar com calma o Renatinho em algumas situações está marcando junto com o MF. Creio que o fraco poder de marcação do RL esteja sobrecarregando o Renatinho e o MF. Outro ponto importante, o nosso ataque é muito estático, não há troca de posição, não existe tabela, os jogadores jogam muito isolados.O time está muito previsível.Creio que seja melhor o AV pensar em um esquema para o Botafogo, ao invés de tentar encaixar o Botafogo no seu esquema. SA!

Marcio disse...

Sinceramente, eu duvido que saibam realmente como atua cada jogador; quando surge a necessidade de contratar para determinada posição, contratam o disponível e sem levar em consideração as suas qualidades e defeitos.
E mais, com tanto jogador inexperiente dentro de campo, o próprio Renatinho, L. Carvalho, L. Fernando, Marcinho, M. Fernandes e outros, acham normal que alguns experientes fiquem somente no banco, fazendo papel de bastidor, unindo o grupo.

A quem interessar possa:

"Botafogo recorre ao STF em processo contra o Porta dos Fundos."

https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2018/05/11/botafogo-recorre-ao-stf-em-processo-contra-o-porta-dos-fundos.htm

Lembrando que o BOTAFOGO foi derrotado em segunda instância e condenado a pagar as custas do processo no valor de 1,2 milhão de reais.

SA!!!

Pedro Lima disse...

LF se lesionou (ou Melhor, lesionaram ele) no seu melhor momento no time. Mas mesmo ainda nitidamente fora do ritmo ideal ainda está anos-luz a frente do Pimpão.

Rodrigo Federman disse...

Fatos, aí está: Destaques de times de série B, já vimos um monte. E vários não vingaram, justamente por se acharem craque em clube grande, sem suar em dobro. Espero que não seja o caso do Renatinho. Depende apenas dele.

De total acordo. J.Pratti.

Pois é, Resende. Esses que você citou estão mal marcados. Até mesmo, porque, diferente do Renatinho, pouco passam pelo DM. Talvez por isso sofram mais críticas (justas). Mas agora que o Renatinho está atuando, precisa acordar para a vida e ser cobrado igual aos outros.

Paulo, será que é só isso? Pergunto, porque ainda não tenho a certeza se o Renatinho é "tão diferenciado" assim nesse elenco. Não ao ponto de não ter com quem "converse no mesmo nível", entende?

Renan, para mim, ninguém está mais sobrecarregado do que o MF. Precisa marcar por ele e Lindoso e ainda se apresentar na frente por ele e o Renatinho.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, isso é clara falta de planejamento. Nada além disso.

Pedro, sim, até concordo...mas também sem esquecer que esse "melhor momento" do time (e do próprio LF) também estava muito fresco e sem grande sequência quando se machucou, né?

Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

Não tenho ânimo de falar desse elenco. Montamos um elenco com restos perdidos no mercado. Até mesmo Aguirre veio porque todos sabiam de suas condições físicas.
E o Botafogo vai, de forma ridícula, ao STF, contra o Porta dos Fundos. A diretoria está humilhando a instituição centenária.
Esse processo jamais resultaria em nada. E o pior: O Botafogo foi condenado a pagar R$ 1,2 milhão de custas e honorários advocatícios.
A diretoria conseguiu eternizar aquela palhaçada e ainda fez o clube arranjar mais uma enorme despesa sem sentido. Estamos em direção ao buraco. A diretoria poderia ser chamada de "Os trapalhões".

Rodrigo Federman disse...

Abel, causa perdida. Mas eu brigaria até a última instância, agora que já está na justiça mesmo e, nós, com a obrigação de pagamento.
Abs e SA!!!