09/05/18

Classificação sem graça




O Botafogo conseguiu a proeza de se classificar para a próxima fase da Sul-Americana e mesmo assim, sair de campo sob vaias.

Aliás, merecidas!

Ok, passamos de fase... mas é inadmissível empatar em casa (1 a 1 - Matheus Fernandes) em casa contra um equipe tão fraca como o Audax Italiano. E pior: Levando um sufoco no final do jogo.

Uma partida para ser esquecida. Me arrisco a dizer que foi a pior desde que o Alberto Valentim chegou. 

Um time espaçado, incapaz de criar ou agredir um adversário que está nas últimas colocações no fraco campeonato chileno. Uma equipe que disputaria o estadual do Rio de Janeiro para brigar contra o rebaixamento...
...e mesmo assim, o Botafogo não se criou em momento algum. E ainda se permitiu levar gol e sufoco nos minutos finais.

Os motivos? 

Sei lá, mas além da pouca qualidade técnica do nosso elenco (mesmo assim, deveriam golear um adversário ainda pior), a sensação de que entraram em campo com salto alto e um desleixo patético no final, desperdiçando três oportunidades reais cara a cara com o goleiro do Audax. Ou seja, somamos ruindade com máscara e deu nesse empate insosso e que ao invés de nos fazer dormir alegres, certamente nos deixará com a cabeça quente por algumas horas a mais.

E olha que nos classificamos, hein?

Desculpem, amigos...
...em jogos assim eu não consigo ver nada de positivo. Até a passagem para a próxima fase chega de maneira sem graça.

Há muita coisa a ser feita, melhorada, cobrada nas internas de General Severiano...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 1 x 1 Audax Italiano 

1- Jefferson: Falha feia no gol dos chilenos - 4,0

2- Marcinho: Bom primeiro tempo. Sumiu no segundo - 5,5

3- Carli: Não comprometeu - 5,5

4- Rabello: Mesmo nível do Carli - 5,5

5- Rodrigo Lindoso: Começou mal, mas melhorou no decorrer do jogo - 6,5

6- Gilson: Partida discreta, sem erros ou acertos relevantes - 5,5

7- Renatinho: Uma decepção. Só cisca, se esconde e nada cria - 2,5

8- Matheus Fernandes: O melhor do time. Se apresenta atrás, na frente, distribui jogo e ainda marcou seu primeiro gol como profissional - 7,0

9- Brenner: Irrita quando sai da área. E agora isso acontece toda hora - 5,0

10- Valencia: Erra bastante, mas diferente de outros, ao menos não se esconde - 4,5

11- Luiz Fernando: Em momento algum se ofereceu para o jogo. Mal - 3,0

12- Jean: Entrou meio na roubada com o time todo desarrumado - 5,0

13- Rodrigo Pimpão: Uma boa jogada e um gol perdido de maneira bisonha - 5,0

14- Kieza: Igual ao Pimpão - 5,0

Alberto Valentim: Não gostei de duas substituições. O trabalho é bom, mas começa a irritar com algumas insistências. Já está passando da hora de mexer - 5,0

27 comentários:

Ricardo Rocha disse...

Deprimente.

João disse...

Me desculpe o excesso de pessimismo (ou seria realismo?) mas na próxima fase se surgir um time mais arrumado é mais um campeonato que seremos eliminados.

Todo jogo é a mesma coisa:
- Gol sofrido
- Um completo caos e desespero em todo cruzamento
- Ineficiência ofensiva
- Substituições equivocadas

Sinto que se muita coisa não mudar esse ano vai acabar mal.

Rodrigo Federman disse...

Bastante, Celso.

João, principalmente se jogarmos como hoje, apáticos e com salto alto. Esse time, limitadíssimo, só consegue fazer frente se atuar 100% concentrado e com entrega. O problema é que eles fazem isso em um jogo e escolhem quando será o próximo, já que, sabem, não serão cobrados internamente.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Primeiro tempo onde o BOTAFOGO deu a impressão que pressionaria o adversário e só pareceu, pois praticamente não criou nada de perigo para o adversário. E o pior é que além de não criar, permitiu que o adversário, bem fraco, se assanhasse em algumas oportunidades e até algumas oportunidades de contra-ataques com superioridade numérica.
O maior problema é o meio campo, onde não houve criação, marcou-se pouco e, por consequência, não teve chegada no ataque; esse esquema que coloca um jogador em cada extrema de nada adiantou, pois eles não tem qualidade e nem velocidade para chegar à linha de fundo.
O zero a zero no placar do primeiro tempo foi merecido.
No segundo tempo, o BOTAFOGO não melhorou o seu jogo, pois continuou errando passes, marcação frouxa e pouca criação de jogadas, até que aos 13 minutos em um chute de fora da área de M. Fernandes, saiu na frente do placar.
Um pouco depois disso o Valentim colocou o kieza no lugar do Valencia, que não poderia sair antes do completamente inútil Renatinho, Pimpão no Lugar do L. Fernando e, mais tarde, Jean no Lugar do Brenner.
Antes de sair, o Brenner ainda acertou a trave em uma jogada do Kieza…
Só que nada disso melhorou o jogo do BOTAFOGO, que mesmo assim teve três oportunidades claríssimas de gol com M. Fernandes, Kieza e Pimpão, todas desperdiçadas de forma absurda; todavia, o M. Fernandes ainda tem uma certa compreensão porque não é atacante, já os outros na da justifica.
Ainda teve o Jéfferson levando cartão amarelo por fazer cera e um gol inexplicável, um frango, sofrido em um chute de longe, infelizmente está emitindo sinais claros de que está de fato no ocaso da carreira.
No fim, um sufoco desnecessário frente a um adversário apenas disposto, nada mais. A classificação veio, mas a forma não permite comemorações.
Creio que já está um tanto claro quem pode ou não vestir a CAMISA DO BOTAFOGO.
A minha sensação é que falta uma boa dose de cobrança, de fazer os jogadores entender o que é jogar no BOTAFOGO.
Hoje não foi nada diferente do ocorrido no jogo frente ao Aparecidense, trabalharam direitinho para colher um vexame.

Para terminar, aproveito para falar da Torcida.
Reclamam do nosso não comparecimento ao Estádio, como já comprovamos em outras oportunidades que podemos fazer, mas o BOTAFOGO quase sempre falha em aproveitar as oportunidades de trazer o Torcedor para o seu lado, jogar, vencer e convencer.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo integralmente com o seu comentário. Inclusive no tocante à torcida. Eu estava decepcionado com a venda antecipada e mesmo com o público ao final do jogo, mas analisando a maneira que o time atuou hoje e o histórico recente, realmente o torcedor do Botafogo sofre demais com esses caras. E isso só vai mudar no dia em que a diretoria do clube chegar para eles e colocar o dedo na cara exigindo entrega, dedicação, compromisso e boa partida. Sem cobrança será o mais do mesmo. Ou seja, um bom jogo isolado, seguido de tantos outros ridículos, fracassos, etc.
Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

Eu disse que esperava uma vitória ou empate horroroso ou uma derrota humilhante para um time ridículo.
Os colegas postaram que ganharíamos fácil e outros disseram que jogando bem.
Como esse elenco pode jogar bem e considerar um jogo fácil? Esquecemos do Aparecidense? O elenco é o mesmo.
Eu sou realista... este time é de segunda divisão e sem garantias de ficar entre os 4 primeiros.
Vamos sofrer muito com este elenco horroroso. Veja aí o Vasco tomando goleada de todo mundo... não tem time para o brasileiro e ainda jogando Libertadores e Copa do Brasil.
Por isso eu digo que estarmos fora da libertadores e Copa do Brasil foi o que nos levou ganhar o estadual e pode nos salvar da degola.
O show de horrores de hoje foi uma cena chocante para mim.

Rodrigo Federman disse...

Abel, bom, eu imaginei que venceríamos tranquilamente. Mas sem show ou espetáculo. Só não esperava que fosse uma partida tão ruim e desinteressada do Botafogo. Uma lástima, mesmo classificados.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, além da forma que atuou e os fracassos recentes, ainda tem de enfrentar essa violência que assola a cidade.
SA!!!

Loris E, simonassi disse...

Meu Deus. Quanto jogador ruim. Não dá para aguentar este monte de cabeças de bagre que se dizem jogadores de futebol. Apontar nomes? Só se for para apontar que o Botafogo só tem, desses jogadores aí, 03 jogadores que podem jogar no Botafogo. Carli, Rabelo, Mateus Fernandes. Os demais não jogariam no meu time de pelada quando eu era jovem. E o Jefferson poderia desconfiar e pedir para sair. Que frangaço. Contra o Cruzeiro tomou um gol defensável pois a bola foi em cima dele. Deu um pulão para trás quando se ficasse parado a bola teria batido no peito dele. Duvido que o Gatito, que não é nenhuma maravilha, teria tomado estes dois gols. Nem rezar adianta pois os jogadores são muito ruins. tirando os aleijados , os contundidos, sobraram os tres citados. Ainda temos o Moisés, o João Paulo e só. Um time de 05 jogadores. Atenção: este Renatinho não joga porra nenhuma. Loris

Rodrigo Federman disse...

Marcio, ainda tem isso. Não dá para ser desconsiderado também.

Loris, fecho contigo. Exceto pela crítica ao Jefferson contra o Cruzeiro. Hoje, concordo: Frangaço.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Um Time que se diz profissional não pode perder os gols que perdeu e sofrer o que sofreu, não pode o Renatinho andar dentro de campo.
Falta mobilização, senso de urgência, saber o quanto é importante jogar com essa CAMISA, que o nível de exigência mudou.
O problema, me parece, é que deixam correr frouxo, fica tudo na dependência do trabalho do técnico... Falta dinheiro, falta qualidade e por isso vão aceitando tudo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é isso: Falta cobrança!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O pior é saber que tem 34 jogadores no elenco e as possibilidades são poucas.
Como podem pensar em montar um Time e negligenciar o meio campo? O fato é que não há um comandante no setor, onde a maioria não está acostumada a jogos com maiores exigências.
Me parece cada vez mais necessário adiantar o Marcinho para ver se o Time ganha mais força do meio campo para frente.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e que se somarmos esses 34 jogadores, ainda não conseguiremos montar um 11 suficientemente bom.
Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

Jefferson disse que não viu a bola no gol que tomou...
Dá para entender isso? A bola ficou invisível?

VinnyMarques disse...

Olha... Poucas vezes vi algo tão ruim. Deprimente, nojento.
Essa linha de frente com ValencVa, LF, Pimpão e Renatinho tá difícil de aturar. Sem vontade alguma de assistir esse show de horrores pela TV, que dirá ir ao estádio. Um salve aos que foram e comeram esses bostas na vaia. Ser eliminado na Sula é questão de tempo. Time escroto do carai... Se o AV não se tocar que esse time tá um lixo, nem vai ter mais vaca pra ir pro brejo. E ah... Tomando raiva desse Renatinho... Jogador de time pequeno mesmo. Idem pro LF.

J. Daniel disse...

Que partida horrorosa. Temo muito pelo futuro do fogão no brasileiro. Não tenho muito a comentar, depois do que vi ontem. Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

Abel, não dá para acreditar, né?

Também acho, Vinny. Vai ter que mudar muita coisa.

J.Daniel, foi sofrível mesmo.

Abs e SA!!!

alex disse...

Antes tivesse jogado com jogadores reservas ou que não estão jogando para testar...
Esta muito claro que precisamos de um camisa 10 urgente e um 9 tambem ( cade o Aguirre)...

Eduardo Samico disse...

Bom dia Rodrigo e amigos do Cantinho. Tive vontade de ir ao jogo ontem. Mas optamos, eu e minha filha,por ir ao cinema. Melhor coisa que fizemos. Os ingressos custaram menos da metade do que pagaríamos pelo jogo, não gastamos dinheiro de passagem (o cinema é perto) e dormimos bem mais cedo. E o mais importante: não nos aborrecemos. Nem na tv assistimos o "espetáculo" proporcionado por Botafogo e Audax.
Sábia decisão. E depois ainda querem falar da torcida, de quem não é ST, de quem cobra um mínimo de eficiência e profissionalismo.
Em tempo, somos ST.
Abs.

Sergio disse...

Time espaçado, marcando mal, ineficiente na criação e nulo no ataque. Fora esses recorrentes defeitos, a falta de categoria na definção em gol foi e é sofrível. Não é possível se perder 3 gols do jeito que perderam ontem. Vou perguntar pela enésima vez: o que fez o Renatinho? Se estava em campo eu não vi. Exibição deprimente do Botafogo ontem. ABS e SB!

jorgeFS disse...

Da diretoria ao ponta esquerda,(sou do tempo de ponta esquerda) para serem ruins,terão que melhorar muito.

Sergio disse...

Um detalhe: esse esquema com dois jogadores abertos de forma quase fixa daria certo de esses jogadores tivessem velocidade e categoria, porém, os caras jamais conseguem nada de efetivo, e o meio campo deveria ser com 4 jogadores, com 3 com essa falta de categoria dos jogadores não da. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Alex, o que os caras fizeram ontem foi imperdoável mesmo. E olha que estamos falando de uma classificação conquistada, hein?

Eduardo, entendo perfeitamente. Realmente, o Botafogo não sabe aproveitar um momento e resgatar de vez a confiança com seu torcedor carioca. Sempre que parece que vai, eles tremem e/ou falham.

Sergio, é preciso repensar no esquema tático também. Não adianta insistir em uma formação que não dá liga. É preciso que o AV saiba utilizar os melhores jogadores de acordo com suas características.

Muito mesmo, Jorge.

Abs e SA!!!

Fatos disse...

Renatinho de fato andou em campo. Decepcionante.

Marcio disse...

O Valentim falou que é preciso melhorar a finalização...
Sem desconsiderar essa afirmativa do Valentim, torço para que seja somente uma declaração protocolar, para o público consumidor, pois há também a necessidade de olhar o sistema defensivo. Mais de um gol por jogo é muita coisa.
Embora o jogo só acabe com o apito do árbitro e justamente por isso não importa se o gol sai no primeiro ou último minuto, algumas coisas precisam de reflexão em relação aos últimos jogos.
1- Gol da vitória na final contra o Vasco saiu na última bola;
2- Gol de empate contra o Palmeiras saiu, digamos, na penúltima bola;
3- Gol da vitória no primeiro jogo frente ao Audax saiu praticamente na última bola;
4- Gol da vitória frente ao Grêmio saiu na última bola.
Ainda teve a derrota para o Cruzeiro e o empate de ontem frente ao Audax.
Em todos os jogos, fora o do Vasco, sofremos gol e em muitos os gols que definiram o placar saíram no final do jogo.
Os gols no final dos jogos são de fato virtudes, mas mostra que há um longo caminho até alcançar uma performance consistente.
SA!!!




Rodrigo Federman disse...

Fatos, falarei sobre ele no post de amanhã.

Marcio, tem que ser protocolar. Ele não pode estar falando sério.

Abs e SA!!!