16/05/18

Evoluindo




Marcinho ainda é (em minha opinião, injustamente) um dos jogadores mais criticados do atual time titular botafoguense. E mesmo concordando com a dificuldade dele na defesa, o lateral está justificando a sua importância: É o líder de passes para gols no Botafogo.

Dos seus pés, saíram seis gols. Inclusive, os dois da vitória sobre o ECTD.

Perguntado a respeito do seu momento, o jogador falou:

"- Estou podendo contribuir de outra forma, acho que estou ajudando da forma que posso. Sempre tive uma boa batida na bola, então procuro fazer isso no jogo".

"- Tenho me dedicado muito nessa parte (marcação). Não é meu ponto muito forte, né? Mas ali com o Carli, que é muito experiente, o Jefferson também, eles têm me ajudado muito. Tenho só a cresce".

Concordo com o Marcinho. 

É bom quando um atleta reconhece seus pontos fracos e a necessidade de trabalhar em dobro para corrigi-los. E justiça seja feita, ele já melhorou consideravelmente lá atrás. Está sabendo dosar com mais inteligência o momento de subir com os de ficar mais preso. Bola ele tem. Idade para evoluir como jogador, também. Cabe ao treinador, orientar da melhor maneira sempre...
...e ao torcedor, um pouco mais de paciência, afinal, o Marcinho pode não ser o lateral dos sonhos, mas na realidade do futebol brasileiro, ele está longe de ser ruim.

Obs: Aproveito também para lembrar esta data! O dia do Botafogo! O dia de Nilton Santos! Aonde estiver, viva NS!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

29 comentários:

Sergio disse...

Realmente em termos ofensivos o Marcinho tem sido muito importante, mas defensivamente tem melhorado. Um dos melhores laterais que o Botafogo teve, o Marinho Chagas era muito criticado na parte defensiva, mas o que os técnicos faziam, montavam um esquema que desse liberdade a ele, pois ofensivamente era um jogador muito bom. Por que não fazer isso com o Marcinho? E é bem verdade que o Marcinhobtem evoluído muito defensivamente. Com mais experiência vai se tornar um bom lateral. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, eu acho que ele melhorou bastante na defesa.
Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Acho que o fato de ele ter melhorado na defensa tem um pouco do dedo de Valentim, pois ele também foi um lateral em tempos de jogador e com certeza ele deve ter dados una toques no menino. Mais de uma coisa tenho certeza e muito melhor que o LR. Outra coisa que observei no ultimo jogo Moisés estava no banco por que permanecer com Gilson titular?? Moises com uma perna e melhor que mensagem Gilson. No jogo contra os flores tomamos um baile no lado direito.

Rodrigo Federman disse...

Eziel, muito melhor. O LR tem técnica, mas se não conseguia nem ser titular com Arnaldo, é porque se acomodou e não quer mais ser jogador profissional. E incrivelmente o Botafogo premiou com renovação contratual.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Vou em linha contrária ao dessa pretensa maioria (nisso eu discordo, acho que a maioria considera ele titular absoluto), é o jogador que mais evolui tecnicamente do time. Aprimorou-se muito na marcação e do seu lado saem as melhores jogadas.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, hoje muita gente já mudou de opinião, mas ele continua sendo um dos mais cobrados. E para mim, injustamente. E sempre gostei dele também.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
No futebolá de antes atacante não marcava lateral.Hoje como dar liberdade ao lateral se os atacantes tem que marcar.E antes era um só cabeça de área. Agora
Temos 3 volantes.Não tem com dar certo se defender primeiro e depois atacar com jogadores medíocres. ..

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Ricardo.
Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Rodrigo tendo um time armado com três volantes (MF, Jean e Lindoso ou Gustavo) um meia de criação (Valencia ou Renatinho) com dois Atacantes (Aguirre,"Kieza ou Brenner") eu duvido que passaríamos perrengue na defesa e ainda deixaria pros caras de frentes preocupados apenas em atacar e fazer gols. Não sei porque o Valentim não testa essa formação. Insistir com LF e PIMPÃO é dose não dá. Com essa formação daria pra variar durante os jogos tirando um volante colocando um ponta... Enfim é testar e treinar pra ver o que acontece.

Rodrigo Federman disse...

Eziel, teoricamente ficaríamos mais resguardados mesmo.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Renatinho não dá mais. O LV não é nenhuma maravilha, mas não se esconde ao contrário do Renatinho. Eu gostaria de ver o Leandrinho novamente em ação. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, penso a mesma coisa nessa comparação Renatinho e Valencia.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

De fato o Marcinho está evoluindo enquanto lateral, mas considerando que é o lider de assistências e a comprovada inoperância dos que deveriam ser mais incisivos do meio para frente, penso que deveria ter a oportunidade de jogar mais adiantado.
Fazê-lo jogar de lateral, nesse momento, pode significar perder um meia atacante de melhor qualidade do que o lateral.
Se ele é o lider de assistência, com obrigação dupla onde a primeira é defender, não custa pensar que teria um rendimento melhor ainda se jogasse mais adiantado.
E se o Valentim não pensa em mudá-lo de posição, que se crie uma maneira de aproveitar melhor as qualidades do Marcinho, guardadas as devidas proporções, como ocorre com o Marcelo no R. Madrid e anteriormente com o Daniel Alves no Barcelona.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Vale a tentativa. Para tanto, teria que proteger mais lá atrás também.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o Valentim joga com o Lindoso e M. Fernandes encarregados da marcação (não estou discutindo a qualidade da marcação) e poderia, teoricamente, segurar mais o Moisés na marcação.
Como eu citei o Daniel Alves e o Barcelona, mais ou menos o que ocorria com o Abidal, que era muito bom lateral, porém mais contido no apoio. O problema, nesse caso, em comparação à equipe catalã, é que o Carli não tem a velocidade que tinha o Puyol, que fazia a cobertura às subidas do D. Alves.
Posso estar enganado, mas eu acredito que o Valentim não deveria se preocupar inicialmente em fazer o Aguirre jogar nas três posições de frente, Kieza revezar com Brenner, entre outras coisas; ele precisa criar meios do ataque ser miniado de forma constante e isso passa obrigatoriamente pelo meio campo, meio óbvio.
E se o lateral direito é o lider de assistências, duas coisas ficam claras, a qualidade ofensiva do lateral e a inoperância daqueles que são os encarregados pela criação de jogadas. Nessas condições, melhor potencializar as qualidades do Marcinho do que desperdiçar parte delas "obrigando-o" a ter dupla função.
SA!!!

Anônimo disse...

O que vc está achando do interesse do Grêmio no Carli?

Jota poderia falar algo?

André

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Estou de pleno acordo.

Calma, André. Para não desvirtuar muito do assunto. Mas esse que você citou está no meu radar para essa semana ainda. Rs

Abs e SA!!!

João disse...

Antes dele existem piores no elenco. Minha única bronca é que me parece um jogador meio molenga pra idade que tem.

Rodrigo Federman disse...

João, mas até nisso, tenho sentido uma melhora por parte dele.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

verdade seja dita o seu cruzamento é muito bom , sobre o esquema com 3 volantes não sei se daria o Valentim joga com pontas abertas pq n tem ninguem que saiba marcar e atacar por ali , o Bruno Silva sabia fazer essa função de lado de campo nossos volantes atuais não sabem por isso acho valida a tenativa de testar o Marcinho por ali concordo com o Márcio . Fabinho da kombi

Rodrigo Federman disse...

Fabinho, aí está: armar o esquema com características do grupo e não tentar adaptar ao esquema pré-definido.
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Eu já critiquei o Marcinho, mas hoje o vejo bem melhor que no inicio da temporada. Precisa melhorar alguns fundamentos, mas tratando-se de um jogador jovem e formado no clube, temos é que aplaudi-lo. São poucos os laterais que se destacaram neste início de campeonato brasileiro. Assim, tem todo o meu apoio. Saudações Alvinegras!!!

Marcio disse...

Comentei e esqueci de uma coisa muito importante.

Um agradecimento eterno ao Grande NILTON SANTOS, por tudo que fez e representa para o nosso BOTAFOGO.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Boa, J.Daniel, para o nível do que tem por aí, achamos uns 3 ou 4 melhores do que eles apenas.

Marcio, eterno Nilton Santos.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,estou meio afastado por motivo de viagem a trabalho.Respondendo ao ANDRÉ, digo o seguinte:não tenho nada contra um empregado querer ter o salário que julga merecer.Infelizmente,no futebol,o empregado há algum tempo orientado por pilantra$$ e,alguma vezes,mancomunado com dirigentes,exigem absurdos financeiros com a desculpa de que a torcida quer,é ídolo,mito,monstro,faz falta ao time e outras desculpas fajutas.
No caso em questão o AV não barrou o jogador,apenas foi informado que não deveria jogar por algum tempo.O clube cedeu a algumas reivindicações das PV do grupo e os que não são INOCENTES ÚTEIS perceberam e criticaram as renovações de contratos do grupelho.Captou a minha Msg ? Por esses motivos,etc,que o RENHA,um cara sério,prefere ficar na base,preparando o futuro do clube que gosta e sem participar dessas mutretagens.
Encerro dizendo que convivi com grandes craques alvinegros e só tenho respeito por dois:o eterno mestre NS e o canhota GERSON,que sem frescuras e historinhas do boi tatá,etc,dizia para o dirigente que queria renovar por X e fim de papo.Quer pagar,OK,não pode tchau e benção.Os falsos ídolos,mitos,que beijam camisa,etc,eu ignoro,pois o amor pelo clube é só para enganar os incautos,pois quem os orienta quer é grana.
Deixo bem claro que o atleta tem o direito de pedir o que julga merecer,mas discordo veementemente dos métodos aplicados por alguns.
Está respondido ANDRÉ,é como vejo o que vc perguntou.Não se surpreenda se ele assinar um pré contrato com o GRÊMIO,mas não havia necessidade de tanta palhaçada nas internas.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Jota!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Inclusive o Canhota nunca escondeu por qual clube torcia, feito muitos que se escondem atrás do chamado profissionalismo.
Concordo com o Jota, o jogador pede o que acha que deve pedir e o clube aceita ou não; sem drama e frescura.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio.
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Marcinho é muito bom lateral e acho válida a idéia de testa -lo mais adiantado,pra isso eu escalária o ótimo Marcelo Benevennuto na lateral direita e voptaria com o profeta na esquerda e pra não passar batido fico feliz em ver a garotada do botafogo mandando bem ,Marcinho ,Igor ,Mateus Fernandes,Buchecha o que comprova que a base é a solução para um clube sair do fundo do poço.