15/05/18

O melhor esquema tático




Ontem, finalmente tivemos a estreia do Aguirre.

Pouco mais de 15 minutos em campo. Tempo ainda insuficiente para uma primeira impressão, pois o time já estava mexido, cansado e com o placar ao seu favor e adotando uma postura/tática de chamar o ECTD e explorar os espaços nos contra-ataques.

De todo modo, no seu primeiro toque na bola, o uruguaio quase saiu na cara do goleiro tricolor.

Questionado sobre os primeiros minutos oficias com a camisa botafoguense, o Aguirre falou:

"- Me senti bem, normal. Estava com um pouco de falta de ar, mas foram cinco meses sem jogar, e isso se sente".

Em seguida, repetiu algo que já havia falado dias atrás:

"- Sinto que posso dar o melhor de mim como centroavante, mas também posso ajudar a equipe jogando de extremo. Obviamente que cada jogador sabe onde pode dar 100% e onde pode ajudar, e eu me sinto como um nove".

Depois da "invenção" do Alberto Valentim no jogo de ontem (Kieza fazendo o lado de campo), acho que essa declaração do Aguirre merece ainda mais crédito, pois como já comentamos várias vezes, é legal um treinador ter o seu esquema de jogo preferido...
...mas nem sempre ele será adequado ao time. É preciso entender as características dos jogadores e escalar os onze melhores (disponíveis jogo a jogo) com a tática mais apropriada. 

Não adianta forçar uma situação. Principalmente quando o "pé de obra" e  a "inteligência futebolística" do elenco são claramente limitadas.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

45 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Acho que treinador tem que fazer o melhor com o que tem.
Ficar indicando joradores e depois sair afunda o clube.Vide JV

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, mas até onde sei, o AV indicou o João Pedro apenas. O restante já estava lá. Cabe a ele, escalar os melhores e de acordo com suas características.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo,o AV poderia escalar o Marcinho no lugar do LF e botar o Marcelo na lateral,Marcinho chega bem na linha de fundo,tem porte fisico,cruza e bate bem na bola e marca melhor também.. alguma mudança AV tem que fazer, Renatinho e LF NÃO dá,nao marcam ninguém e nao dá sequência na jogada.Esse 3-5-2 do Abel achei interessante, e nós temos dois alas fortes .. Moisés e Marcinho..acho que poderia tentar.

Anônimo disse...

Acho que estamos bem servidos no ataque. Sabemos que Brenner e Kieza não são excelentes, mas com o nível do futebol Brasileiro eles correspondem bem, já o Aguirre, apenas um toque na bola e já mostrou que é jogador de futebol, não gosto de me apegar em apenas um lance de estreia, pois o Renatinho em sua estreia contra o Macaé, driblou, deu caneta e quase fez golaço e hoje estamos vendo quem ele é, porém o Aguirre vem com muito mais credencial, jogador da Udinese, lembro que no primeiro jogo da Libertadores ele estava lesionado e as notícias eram que o botafogo deu sorte pois Aguirre (melhor jogador do Nacional) estava fora de combate, ou seja, Aguirre, Brenner e Kieza vão deixar o botafogo muito bem servido dentro da área.

O problema que eu vejo são os pontas e o meio central, está complicado, ninguém está rendendo.
Nas pontas o perna curta do Valência é o que mais rende, vejo Luiz Fernando (apenas 03 jogos bons), Pimpão e Ezequiel em um momento inferior ao do Chileno.
No meio Renatinho está errando tudo que tenta e até o que não tenta, o Camorto do ano passado estava rendendo mais, o Marcos Vinícius dispensa comentários.

Concluindo, não consigo enxergar que Renatinho e Luiz Fernando vão entregar mais do que estão entregando, e nossas alternativas vão ser mudar o esquema ou continuar com o esquema e torcer para o joão Pedro jogar mais que o Luiz fernando e o Leandrinho jogar, pois esse com sequencia e sem lesões é o jogador mais criativo que temos para o meio campo.

Resende

Anônimo disse...

Ricardo
Sim Rodrigo.Por isso citei o JV.
Ele saiu por salário melhor e deixou as múmias no Botafogo, inclusive pedino renovagões de contrato de algumas delas.

Marcio disse...

O Técnico joga com o seu esquema preferido quando a Equipe tem jogadores com as necessária características. Com a embarcação navegando, o técnico tem a obrigação de montar um esquema que privilegie o que de melhor o grupo de jogadores oferece. Não é o Time do Valentim, do fulano ou beltrano; é o Time do BOTAFOGO.
Se o Aguirre pode render 100% de centroavante, qual o sentido de tê-lo a 80% em outra posição, para satisfazer a vontade do treinador?
E outra coisa, se o uruguaio é a contratação mais importante, como disseram, deverá prioritariamente jogar de centroavante e até, de certo modo, ter um esquema em que possa ser decisivo.
Posso estar enganado, mas a entrada do Kieza no lugar do Valencia é sintomática, além disso, quando o Aguirre entrou em campo, o próprio Valentim falou que ele, o uruguaio, foi jogar na "beirada" porque o Kieza ficou centralizado por estar mais desgastado.
o Valentim deve estar pensando e utilizar o Brenner com o Aguirre. Deve acreditar que podem alternar o posicionamento; em um momento o Brenner (Pasmem!) sai para ajudar na armação e o Aguirre fica na área e em outro o Aguirre sai para as beiradas e o Brenner vai para área.
Periga o Valentim perder-se nessas invencionices, de que jogador deve ser polivalente e outras coisas mais do tal futebol moderno.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo contigo, Leonardo.

Resende, penso igual em boa parte do seu comentário, mas divirjo quando diz que estamos bem servidos na frente com Kieza e Brenner. Infelizmente eu não vejo futebol em nenhum dos dois para atuar no Botafogo. Ambos, fraquíssimos, mesma na mediocridade do atual futebol brasileiro.

Entendi, Ricardo.

Perfeito, Marcio. Espero que o AV atente a isso. E seja humilde para reconhecer que essa mudança pode ser benéfica apenas para o Botafogo. O que, convenhamos, é o que realmente importa.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,sobre a partida de ontem não opino,pois não pude assistir devido a compromissos e melhores momentos não mostram a realidade.
Sobre esquema tático,infelizmente a maioria dos professores atuais não aceita pensar em mudar.Lembro que o TIM,para mim um dos poucos que sacava onde o atleta era melhor,ajudou a tornar o JAIRZINHO o grande atacante que foi.Treinador de visão,aproveitou a velocidade e os dribles do atleta,colocando-o na posição certa.O final da história todos sabem.
Quanto ao jogo de ontem,se foi ruim não é nada diferente do que vejo em times cheios de pseudos craques.Um time chuta 20 bolas em gol,a maioria atrasando para o goleiro,chutando onde ele está,passando sem perigo longe das traves,etc,etc.O outro time chuta duas bolas e faz o gol da vitória.Quem levou os três pontos ?
Aqueles que acreditam que irão assistir a algum time dando exibição é bom ver só o futebol europeu,pois aqui,com exceção do GRÊMIO algumas vezes,eu não vejo absolutamente nada ou melhor,vejo totalmente diferente da mídia orquestrada,dos locutores e comentaristas que tentam transformar merda em ouro e fazem a cabeça de muitos torcedores.Não sou pessimista,apenas caí na real de tanto assistir a N peladas de baixo nível e que os ame$trados dizem ter sido uma partida sensacional e emocionante.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, mas possa crer que ontem, os melhores momentos foram fiéis ao que aconteceu ao longo de todo o jogo. Hehehe! Marcamos duas vezes e tivemos um chute do Brenner perigoso. De resto, total domínio do ECTD e um Jefferson salvando tudo lá atrás. E, amigo, desculpe, mas tente ver o vt quando possível, pois foi ruim demais. Bem pior do que você diz que tem visto em times cheio de pseudo craques. Possa crer.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Meu caro RODRIGO,realmente BEOCUTAS,rsrsrs.
Acabei de ver os melhores momentos com mais calma.Devem ter sido editados por um botafoguense,rsrsrs,pois não vi esse massacre.Vi o jogador das flores,o MJ,perder um gol feito chutando por cima e uma única defesa difícil do JEFFERSON espalmando para o lado esquerdo um chute do SORMOSA( é assim?).
Vi o CARLI falhar no gol das tricoletes e o restante foi domínio de bola sem entrar na área e com chutes defensáveis para um bom goleiro.
Perdemos algumas chances também,quando o zagueiro tirou uma bola que o LF dificilmente perderia e em jogada pela direita,o LF cruzou o BRENNER tentou e a redonda passou raspando.
Meu caro amigo,respeito a sua opinião e a de todos,mas não consigo enxergar em campo esse pessimismo em relação ao time do BOTAFOGO.Parece que os adversários são top de linha e nós o "lixão da comlurb".
Queira-me bem,mas sou um eterno otimista - realista.Há 3 anos batemos na mesma tecla,o time é fraco,vai lutar para não cair,temos que fazer 45 pontos e blá,blá,blá.No final nada de ruim acontece.Aliás,qual a nossa classificação de momento ?
Prometo não perturbar mais,rsrsrsr.Um abraço do OTIMISTA JOTA,apesar das entregadas do AV na escalação.

Rodrigo Federman disse...

Jota, como o amigo mesmo disse, melhores momentos nem sempre reproduzem o que, de fato, acontece(u) em partidas. Então posso afirmar categoricamente que esses melhores momentos que você viu foram editados por botafoguense. rs
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Esse esquema com dois pontas abertos que o AV quer insistir, um 4 3 3 nunca dará certo nesse elenco do Botafogo, ou ele pensa que tem o Roben e o Ribery! Para com isso Valentim, você tá treinando um elenco de mediano prá fraco. O melhor esquema na minha opinião são pelo menos 4 no meio, joga um 4 4 2 simples. EWu insisto que o meio deveria ser Jean pois marca bem e precisamos de um cão de gaurda, o MF e o Bochecha que se entendem bem, o Bochecha não pode sair desse time, e saiu só porque foi n[mal contra o Sport, mas tem jogador que vai mal 300 partidas e continuam tendo chances e deixava o Lindoso como 4º homem mais a frente. O Lindoso não é o jogador dos meus sonhos, mas nesse time tem sido útil. E no ataque eu colocaria o LV e o Aguirre. E rezemos para o Moisés voltar logo, porque o Gílson é dose. E incutir na mente desse elenco que sem muito suor e garra não há a menor condição de querer algo mais.
E o Jeferson hein, li críticas e mais críticas sobre ele, chamando-o inclusive de chilnelinho, mas amigo, o cara é um monstro e pela sua história no clube, tem que ser respitado.Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, esse esquema realmente não dá mais. Principalmente com o nosso elenco. Todos atacantes de lado são fracos, limitados. Tanto é verdade, que ontem sentimos falta (e, de fato, fez) do Valencia.
Abs e SA!!!

Ricardo disse...

O time do Botafogo todo jogou ruim com exceção de Jefferson.
Carli é monstro, e o Renatinho mascarado.
Brenner e Kieza não podem começar jogando juntos.
Aguirre bem fisicamente vai ser muito importante.
Essa molecada do Botafogo estábem Rabello, MF, Bochecha, Marcinho principalmente, estão evoluindo.
Não vi invencionices, Kieza sempre atuou tbm como atacante de lado, e tem treinado nessa opção. Entre os substitutos pro Valencia disponíveis, creio ter sido a melhor opção mesmo, além de tudo tbm tem boa bola aérea.
E com ele desgastado, normal o jogador ficar mais fixo. Acharia invencionice se começasse o jogo assim.


SAN

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, eu achei invenção o Kieza pelo lado. Até porque, nesse esquema, exige-se marcação ao adversário de quem joga por lá. E o Kieza, em toda a sua carreira apenas mediana (com boa vontade), nunca precisou acompanhar laterais rivais. Ele ficou torto e perdido. Além de fraco, que naturalmente já é.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Qual a diferença das opiniões do Márcio e Do Federman,parece que eles conversam antes de escrever no blog, se um disser, vermelho é vermelho,se disser branco é branco.
Que harmonia suas opiniões um parece o porta voz do outro.


Marcos Moreno

Rodrigo Federman disse...

Marcos... e? Te incomoda? Se sim, meus pêsames. Se não, cago e ando mesmo assim.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Marcos, é sério isso?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Marcio, temos um fã!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Há um fator que precisa ser considerado pelo treinador; "Treino é treino, jogo é jogo", como dizia o Mestre Didi.
Disse o Valentim sobre as participações do Kieza e do Renatinho: "...O problema é que nossa fase defensiva era para o Kieza acompanhar, fazer uma linha, ora 4-1-4-1, ora 4-5-1, bem fechadinho.... Aconteceu que o Kieza ficou o tempo todo fazendo o segundo atacante, e o Renatinho fazendo a beirada. Não treinamos isso..."
O treinamento é importante, óbvio, só que existem variáveis em um jogo que não podem ser desconsideradas, o jogo do adversário e o rendimento dos próprios jogadores.
O Abel foi para o jogo com um 3-5-2 e deste modo sempre teve superioridade numérica no meio campo e ele, Valentim, deveria perguntar ao Kieza e ao Renatinho o que ocorreu para que se posicionassem de forma diferente daquela que havia sido treinada.
E como escrevi anteriormente, se era para acompanhar, melhor seria ter utilizado o Pimpão (eu não gosto de atacante que volta muito) que tem entrosamento com o Gilson e com o Brenner.
Como a vitória veio, tudo fica meio escondido e passa a ser um erro de posicionamento; eu queria ver se o Fluminense tivesse eficácia nas oportunidades que criou, como seria o pós jogo.
Uma coisa é colaborar, outra é fazer bem a função, ou seja, pelas palavras do Valentim, ele perdeu dois jogadores, já que o Kieza e o Renatinho não apresentaram o rendimento que ele esperava.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, além disso, com 20 minutos já dava para identificar o que estava sendo feito diferente do treinado ao longo da semana. Logo, ele deveria cobrar mudança ou mexer na equipe antes mesmo do intervalo.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Acho, e simplesmente ACHO, que poderia ser assim: Jeff. Marcinho, Carli,Rabelo, Moisés. Mateus Fernandes, Jean, Bochecha, Ruindoso. Leo Valencia e Aguirrre. Só ACHO pois eu só assisto aos jogos. Não treino os jogadores. Loris. PS 2 x 1 e 6° lugar.

Rodrigo Federman disse...

Loris, meu time seria quase esse. Só trocaria o Lindoso por Marcelo.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Esse time que o Loris escalou é o mesmo que o que sugeri. Nunca colocaria o Marcelo de volante pela simples razão que nunca jogou nessa posição, seria um teste, além do que, nos últimos jogos que atuou me pareceu extremamente afobado. Melhor seria escalar o Marcelo na LD e colocar o Marcinho no meio, pois esse rapaz tem bom passe, mas ainda prefiro a formação do Loris qe é a minha. Aliás já vi essa sugestão em outro sites. Abs e SB

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, mas é o que eu faria. Marcelo na lateral, Marcinho pelo lado direito no meio, ao lado de Jean, Bochecha, Matheus e Valencia.
Abs e SA!!!

Soares disse...

Não tenho procuração para defender Lindoso, mas, a tua implicância com ele, e com outros que já passaram pelo FOGÃO e padeceram da tua antipatia foi/é de doer.
Concordo com Marcos Moreno, e acrescento que quando as participações no blog não decolam, aí, "convoca-se" Márcio, que além da concordância de opiniões, de diferente mesmo, só o fim dos textos,que no teu caso é Abs SA!!! e o dele, apenas SA!!! rsrsrs.

Rodrigo Federman disse...

Legal, hein, Soares? Ainda assim, seu comentário é indiferente para mim.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Soares, ao concordar com o Marcos Moreno você acaba de comprovar que não há problema no fato de Rodrigo e eu concordarmos.
E para não perder o costume...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, nem perca seu tempo, companheiro. Rs
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Meu time não foge muito ao da maioria, mas tenho cá minhas sugestões e explico em seguida: Jefferson, Marcinho, Carli, Rabelo e Moisés, Bochecha, Matheus, Leandrinho e Luis Fernando, Kieza e Aguirre. Bochecha e Matheus pela questão técnica e entrosamento. Leandrinho pela técnica. Luis Fernando porque acho bom debola, mas que precisa de uns 3 a 4 jogos para voltar ao ritmo. Finalmente o Kieza parece ser o melhor parceiro do Aguirre porque joga também pelos lados e o Valencia só sabe jogar em quadra de futebol de salão.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, eu sinceramente não acho que Kieza saiba jogar em posição alguma. Hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

A escalação do Paulo Fernando é boa, mas pelo lado do campo eu gostaria que fosse escalado um jogador mais incisivo; como não vejo no elenco um jogador de frente com essa capacidade, volto ao que já comentei por aqui, avançaria o Marcinho e colocaria outro para fazer a lateral.
O Marcinho é o único que tenta ir ao fundo e tem um cruzamento razoável, além de ter sido meia atacante até 2015; fatalmente não esqueceu.
Aliás, pelo que tenho visto dos últimos jogos do Marcinho, penso que estão desperdiçando algumas qualidades que tem.
Se o Valentim já disse que não deseja ver o Aguirre fixo em uma posição, dentro desse pensamento, não seria absurdo avançar o atual lateral direito.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é uma pena que o mascarado do LR não queria mais ser um jogador profissional, né? Essa vaga ali pela direita no meio de campo tinha tudo para ser dele (analisando apenas futebol).
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Verdade, o L. Ricardo seria o indicado...
Será que o questionam sobre tudo isso que está ocorrendo?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, nada. Renovaram com o cara para ficar parado e apenas onerando os cofres do clube.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Vai entender essa do Luis Ricardo! Ele e o Dudu viraram bobos da corte? Que coisa maluca, no mínimo idiota! Eu tenho apoiado muito essa diretoria e com elogios mesmo nos momentos difíceis, com paciência e preservando a instituição. Acho que muitos dos problemas do clube se deram pela falta de unidade política, mas essa história dos contratos do Dudu Cearense, Luis Ricardo e até mesmo do Arnaldo e do Gilson mereciam explicações mais contundentes. O Arnaldo e Gilson não entendo como é que renovam com tanta deficiência técnica! Nós, meros torcedores, já tínhamos identificado isso, eles que vivem do futebol não viram??? Mais grave é o Dudu e o LR que são ex-jogadores em atividade recreativa sendo pagos e onerando muito nossa folha. Para um clube com uma linha bem fina de possibilidade de erros, isso fica bem mal na foto....

Rodrigo Federman disse...

Paulo, ex-jogadores em atividade. E incrivelmente a diretoria renova com os dois...contratos bons ($), diga-se de passagem. Mas só para eles. Não para o clube. Imperdoável.
Abs e SA!!!

Ricardo disse...

Quem ficou encubido de fazer essa marcação pelo lado foi o Renatinho.

Ricardo disse...

As variáveis também devem ser treinadas.

Fatos disse...

Kkkkk

Fatos disse...

Marcelo e Moisés nas laterais seria como se "passasse a tranca" e jogasse a chave fora

Fatos disse...

E Marcinho mais avançado pela direita, claro.
O esquema com 4 volantes dos amigos não me agrada.


SA!

Fatos disse...

O Dudu é demais. Tipo relação públicas.kkk
Gilson e Arnaldo(Ceará) ao menos entram em campo, Dudu e LR no máximo completam treino.

Fatos disse...

Leandrinho é de vidro..

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Fatos. Só servem para onerar nossa folha mensal.
Abs e SA!!!